Acessórios

[Acessório da Semana] Tivizen permite assistir canais digitais de TV no seu iPhone ou iPad

Já falamos aqui ainda em 2010 do Tivizen, um acessório externo que transforma seu iPhone, iPod touch ou iPad em um receptor de TV digital móvel. Desde então, ele evoluiu e diminuiu de tamanho, transformando-se eu um simples adaptador muito mais prático e portátil. Vamos falar hoje do Receptor de TV Digital TivizenSBTVD para iPhone, iPod e iPad.

O que é o sinal 1-seg?

O 1-seg (ou 1SEG) é uma tecnologia de transmissão digital de TV para dispositivos portáteis. Ele foi criado para permitir que celulares e mini-TVs portáteis captem sinal digital de televisão (imagem e som) sem a necessidade de internet. Como consequência, não dá para esperar uma imagem de alta resolução, pois o foco dele é a mobilidade.

O padrão 1-seg é baseado no sistema japonês e é o que funciona no Brasil.

Existem muitos telefones xing lings que já vem de fábrica com esta compatibilidade, mas por serem produtos de baixa qualidade, eles dificilmente duram mais de três meses. Muitos usuários sonham com o dia que o iPhone ofereça esta função, mas dificilmente a Apple disponibilizará isto um dia.

Adaptador TivizenSBTVD

O Tivizen foi criado para adicionar aos dispositivos móveis da Apple a compatibilidade a esta tecnologia. Ele é uma anteninha um pouco maior que um pendrive, que se encaixa no conector de 30 pinos do iPhone, iPod e iPad.

A instalação não poderia ser mais fácil e intuitiva. No momento que se conecta o acessório pela primeira vez, ele pede para instalar um aplicativo especial (e gratuito) para captar os canais. É só instalá-lo e começar a usar. Depois disso, bastará encaixá-lo no conector para que o iOS abra automaticamente o TivizenSBTVD app.

A recepção dos canais vai depender do sinal digital que as emissoras disponibilizam na região que você estiver. Em cidades como São Paulo, é possível captar quase todos os canais abertos da TV brasileira, sem problemas. Já no interior ou em cidades mais afastadas, é bom conferir como é a qualidade do sinal antes de investir em um acessório destes. A Globo geralmente pode ser captada em grande parte do país.

Alguns canais disponibilizam também a grade de programação, para você saber que horas começa o programa que você quer assistir.

A qualidade da imagem, como já foi dito, vai depender da força do sinal de onde você estiver. Mas que ninguém espere uma imagem HD, pois não é esta a proposta. O 1-seg foi projetado para permitir que pessoas assistam TV em movimento, quando não puderem estar no conforto da sua casa, ou em momentos importantes que não podem perder (partidas decisivas de futebol, por exemplo). Ele não foi feito para substituir a sua TV de LED FullHD que você tem na sua casa, e sim para um uso de apoio, como distrair as crianças em uma viagem, por exemplo, ou então assistir os Jogos Olímpicos no intervalo do trabalho.

Um recurso bem legal do receptor TivizenSBTVD é que ele permite gravar programas de TV para assistir depois. Muito legal. Porém, a gravação só acontece se o aplicativo estiver aberto. Você não pode abrir outros apps enquanto grava e nem deixar programado para gravar um programa em um horário específico.

A autonomia dele é de 4h, podendo ser recarregado através de um cabo mini-USB (que vem na caixa). Como tem bateria independente, ele não descarrega a bateria do iPhone ou iPad, a não ser que você permita isso. Ele sempre pergunta quando sua autonomia estiver chegando ao fim.

Pontos fortes:

permite assistir canais de TV onde você estiver
não precisa de conexão internet
possibilidade de gravar o programas que está assistindo
portátil e de fácil instalação
não precisa da bateria do iPhone ou iPad para funcionar

 Pontos fracos:

imagem não é em alta definição
bateria dura apenas 4 horas
depende do sinal digital oferecido pela emissora na região

Funciona perfeitamente no iPhone, iPad e iPod touch, inclusive no futuro iOS 6 (segundo nossos testes). Para quem não gosta de perder nenhum momento na TV quando está se deslocando para um lugar para o outro, é o acessório perfeito.

O Receptor de TV Digital TivizenSBTVD custa R$259,00 e pode ser encontrado nas melhores lojas de acessórios. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • @ReiVersuri

    “…nas melhores lojas de acessórios” = BDIStore

  • Ednaldo Brasil

    Comprei um e estou muito satisfeito, recomendo.

  • Thiago

    Estava realmente com vontade de comprar, mas com a provável alteração de conectores dos próximos aparelhos da Apple, fiquei na dúvida… Acho que vou aguardar mais um pouco

    Abs

  • Breno Giesen

    estou juntando dinheiro para o Iphone 5 a vista.
    vi algo parecido no paraguay eu pensava que era falso

  • Fernando

    Comprei um deste ano passado, mto bom, prático e fácil de usar, só lembrando que nos pontos fortes que diz que o aparelho não usa bateria do iPhone/iPad, realmente não usa porém se a bateria da antena acabar ele da a opção de usar a bateria do “console” para reproduzir as imagens. enfim produto muito bom, da pra curtir alguns jogos das olimpiadas enquanto trabalho hehehe.

  • Melo Júnior

    iLex, o acessório estando em funcionamento, ele pode ser recarregado?

    • @deza

      Pode sim. Eu mesma usei ele no carregador do carro e funcionou sem problemas.

    • Sim. 🙂

    • Fabricio

      Olá,

      tenho o Tivizen ha mais de 1 ano, acho sensacional, mas eu nunca consegui carregar o Iphone enquanto assisto a TV.

      se alguem conseguir ou tiver uma luz por favor me ajude?

      Muito Obrigado

      Parabens pelo blog Ilex sou leitor assiduo

      • João Pedro Vianini de Paula

        Ele falou que o acessório pode ser recarregado.

        • Fabricio

          então, o “acessorio” pode ser recarregado, mas é muito chato vc estar assistindo alguma coisa e a bateria do seu Iphone e Ipad acabar, seria bacana se tivesse a opção, e faz muita falta isso, de vc deixar ele carregando sem interromper o que vc está assistindo.

          isso faz muita falta e quando fui comprar o vendedor disse que sim, q era possivel, e é bom que as pessoas saibam disso e nao sejam enganadas como eu fui porque eu perguntei isso antes.

  • Magno Sales

    Show !!

  • Leandro

    Eu tenho e recomendo. Funciona muito bem…recursos excelentes, ótima qualidade. Só peca por ser um pouco grande e desajeitado de utilizar quando no iphone, e a “antena” que é esta alça, parece ser bem frágil. Deve-se ter certo cuidado.
    Mas o acessório é realmente muito útil e vale o preço.

  • Guilherme Henn

    Um dos melhores acessórios que já comprei. Vale demais a pena. Sou médico e levo sempre ao trabalho quando o plantão está calmo pra dar uma espiada num jogo que esteja passando. Caiu como uma luva durante a Eurocopa e me ajudará bastante durante os Jogos Olímpicos. Causou surpresa também o fato de que o consumo da bateria do gadget (no meu caso, testei com o iPad) é muito pequena, mesmo quando vc autoriza o uso da bateria do gadget. Recomendo!

  • Ikarus

    Você deveria dar 50% off para as primeiras vinte pessoas que comentassem 😀 kkkkk

  • Felipe

    Podia ter um receptor de rádio, para ouvir rádios locais sem o uso de internet. Seria prático,… pelo menos pra mim. Se tiver um irei comprar.

  • José Moraes

    Olá, eu comprei e adoro o acessório, mas encontrei outro ponto fraco; não é possível carregar a bateria iPhone/iPad ao mesmo tempo que assiste a TV. Para um programa como uma partida de futebol ou um filme, será fácil ficar sem bateria.

    • José, funciona sim. Fiz até uma foto para provar pra você:

      • Alexandre

        “Boa noite”

      • Carlos Vinicius Gouveia Mendes

        Mas essa foto está o carregador do acessório, ele está carregando o iPhone tb?

        • Não. Acho que isso seria pedir demais, né?

          Em nenhum momento o acessório recarrega o iPhone, nem quando está fora da tomada. Se alguém estiver pensando nele como carregador alternativo de bateria, pode esquecer.

          • Marcos

            Eu nao entendi. Carrega o Tivizen e nao carrega o iPhone? Se nao da manter o iPhone ligado na eletricidade a bateria pode acabar durante um jogo de futebol por exemplo, mesmo com uma tomada por perto? O conector HDMI para iPhone da Apple, por exemplo, permite que o iPhone seja carregado enquanto se assiste um video na TV, nao permitindo que a bateria acabe.

            • Marcos, se o acessório não tiver a função de passar energia ao iPhone, como é o caso das baterias externas ou as capas com carregador embutido, não tem como o acessório carregar o iPhone. Isso é com QUALQUER acessório. É uma questão de eletrônica, nao de funcionalidade.

  • Fábio Luiz

    “…Ele não foi feito para substituir a sua TV de LED FullHD que você tem na sua casa…”

    Sei que o foco do post não é esse, mas só pra não passar em branco:

    A tecnologia LCD-LED está longe de ser a “bam bam bam” das tvs na qualidade de imagem. Das 5 melhores tvs do mundo no mercado hoje, só uma é LCD-LED.

    Esta única LCD-LED que figura entre as 5 melhores tvs do mundo, reúne tudo de melhor da tecnologia e por conta disso, custa o dobro ou mais que as outras 4 tvs que figuram o Top5. E ainda assim, não é a primeira.

    Agora voltamos à nossa programação normal =D

    • Danilo Matos

      Nao é qrendo defender, mas nao me lembro de ter lido na matéria, que LCD Led (painel de LCD iluminada por LEDs) é a tecnologia mais avançada! Mas bele…

  • iAdeildo

    Aproveitando….
    Alguém sabe por que não temos nem Tv nem Radio, funções facilmente encontradas em muitos celulares básicos?
    Agradeço desde já.

    • Ikarus

      Porque meu caro a tv e radio que você encontra com facilidade na concorrência é um modo de tentar atrair consumidores e mesmo assim é muito falho, esse não é o foco da Apple pelo menos não ao consumidor de baixo nível que adora ver tv no celular, a tv e radio da concorrência é de péssima qualidade, se um dia a Apple decidir disponibilizar esses serviços nos seus produtos você pode ter certeza que será o melhor do mercado com antena interna dedicada ao radio sem a necessidade de ser obrigado a usar o fone de ouvido para servir como antena e na questão tv ainda é inviável tendo em conta que os produtos da Apple são de circulação mundial, quase todos os usuários de iPhone e iPad viajam para fora do pais e utilizar a tv seria quase impossível já que existe quatro padrões de tv digital “padrão japonês, padrão americano, padrão europeu e o padrão brasileiro” que são padrões distintos cujo a tv digital que funciona aqui no Brasil não vai funcionar nos demais padrões e isso vale para todos, a Apple teria que fabricar um produto para cada região ou fabricar para todas as regiões o que seria inviável das duas formas já que isso iria encarecer o produto final e não seria vantajoso para o consumidor, mas isso é descartável tendo em vista a tecnologia 4G de alta velocidade onde você poderá ver tv de qualquer lugar do mundo em alta qualidade e para o radio vale o mesmo.

      • Ikarus

        Esqueci de mencionar que até o Tivizen tem um dispositivo para cada região e cada um funciona apenas na região para o qual foi fabricado 🙂

      • João Paulo

        A sua racionalização e extremamente falha, começando em 4G, que é atualmente (pela Apple) só suportado nos EUA/Canadá (logo completamente inútil no Brasil), e em assumir que a Apple faria imediatamente o melhor receptor de TV e rádio (sem antena!), quando nem o iPod nano, que já tem Rádio FM não tem isso.

        • Ikarus

          E onde exatamente você iria ouvir o radio no iPod nano sem os fones? Logo não sendo necessário por uma antena interna, dã, e o 4G é uma evolução inevitável não importa se ainda não tem no Brasil o que importa é que o 4G virá para o Brasil, e eu tenho certeza que se um dia a Apple decidir por tv digital em um iPhone, iPad ou iPod ela ira sim por o melhor receptor existente pois ela investe em desenvolvimento e so usa as melhores tecnologias existentes. Por acaso você tem alguma explicação melhor?

          • Vitor

            Não se esqueça que tecnologia se copia. Eu uso o tivizen e acho legal, mas meu filho comprou um celular com TV digital e a imagem é perfeita. Detalhe: Custou R$150,00. Para assistir TV digital é ótimo pois mantendo na tomada o celular não descarrega.

  • Calvinista

    Eu já adquiri o gostei, cumpre o que promete.

  • @djbira

    4 horas de duração? nao vale a pena. Isso é pro iPhone ou pro iPad? Porque se for pro iPhone compro pro iPad mais se o iPad nao durar muito nao vale a pena!

    • Ikarus

      4h de duração da bateria do Tivizen ou seja gastar absolutamente nada da bateria do iPhone, iPad ou iPod, mas quando a bateria do Tivizen acaba ele pergunta se você quer que ele use a bateria do iDevice e pode usar tranquilo que ele não consome quase nada, eu já usei ele totalmente descarregado, usando a bateria do meu iPad que estava com uns 70% e assiste tv nele das 23h até as 5h e usando fone Bluetooth, foi durante um apagão que teve no bairro onde moro 😛

  • Marcelo Brant

    Mas funciona com legenda (Closed caption) ?????

  • Juliano

    Não vejo necessidade se assistir TV em TODO lugar, mas algumas pessoas curtem, parece interessante só um pouco feio.

  • Ikarus

    Tenta reiniciar seu iDevice, isso já aconteceu comigo aí eu reiniciei e voltou a funcionar normalmente 🙂

    • Eduardo

      Eu tentei mas não funcionou :/

      • Ikarus

        Então se o erro continuar tente restaurar ele, isso com certeza vai funcionar 🙂

        • Eduardo

          E você acredita que também não funcionou?

  • Dexter

    Vou dar a minha opinião, tenho um já fazem uns 6 meses +-, e nem sei onde eu deixei, pois aqui em Curitiba ele funciona muuuuito mal, o unico canal que funcionava direito era a BAND pois a Globo nem sempre estava disponivel, e olhem que eu moro praticamente no centro de Curitiba, ou seja, sinal deveria ter rsrsrs, talvez agora até funcione bem, mas na epoca da minha aquisiçao so passei raiva.

  • Augusto

    Comprei o aparelho no Paraguai (em loja “quente”, teoricamente original, todo em português) mas NÃO funciona de jeito nenhum! Alguém teve experiência negativa também?

  • André

    Tenho e recomendo.

  • Rodrigo Cáceres

    PODERIA FAZER UMA MATERIA COM O ERRO DO BANCO ITAU ESTA DANDO PARA ENTRAR COM A INSTALAÇÃO DO MOUNTAIN LION ! NAO ENTRA DÁ ESSA MENSAGEM

    Aviso: Acesso não permitido

    As funcionalidades do Itaú 30 horas na Internet são baseadas nos navegadores (browsers) oficiais, excluídas as versões betas e similares.

    Confira abaixo a configuração mínima de navegadores compatíveis com o Itaú 30 horas na Internet:
    – Internet Explorer 6.0 – Mozilla Firefox 3.0 – Google Chrome 9.0
    – Safari 3.2 – Opera 11

    * Em caso de dúvidas ligue para:
    4004 4828 Capitais e Reg. Metropolitanas
    0800 970 4828 Demais localidades

    Em dias úteis, das 7 às 22h e em finais de semana e feriados, das 8 às 22 h.

    • Roberto Narciso

      Concordo.
      Liguei para o Itaú e informaram que estão estudando uma solução.
      De qualquer maneira a solução é ativar o modo desenvolvedor (Preferências->Avançado->Mostrar menu desenvolvedor), navegar para a página do Itaú, e no menu Desenvolvedor opção Agente do usuário escolher o Firefox 11.0 – Mac.

      Só que é essa solução é temporária, toda vez que reiniciar o navegador terá que repetir a operação. Se alguém reclamar publicamente, como no blog, talvez eles “consigam” encontrar uma solução mais rápida.

      Abraços…

  • Fabio

    Ilex,

    tem legenda ?

    pois sou surdo q eu preciso ler uma legenda !!

    • Vitor

      Ele transmite o que os canais de TV estão transmitindo.

  • Leonald

    Estes dias em uma premium resseler ( assim q escreve? ) vi um outro acessório, chamado de búfalo. Não me lembro exatamente mas ao que eu entendi ele recebe sinal de tv digital…
    Mas o preço e moto mais Salgado. 300 reais pra cima

  • Marlon

    iLex!
    Comprei o meu nesta madrugada e estou ansioso para que chegue logo e eu possa assistir do meu iPad. Espero que em Brasília funcione bem. Foi inaugurada recentemente uma torre de TV digital e acredito que o sinal seja bom.
    Abraços

  • André Jardim

    Gente estou estudando esse acessório a uns dois meses mas não decidi ainda se vou comprar, 250,00 não se acha Facil.

  • Alan Cardeque

    Bem que podia ser Full Seg… Ainda sim, melhor isso que nada.

  • iBruno

    Olá, iLex (ou alguém que saiba), boa noite. Desculpe se estou sendo repetitivo ou desatento, mas a TV dele pega sem QUALQUER sinal de Internet? Não precisa de wi-fi? Li aqui que não, mas no ML diz ora que não precisa de internet, ora que recebe sinal via wi-fi (que, claro, é uma conexão). Ou seja, se eu estiver na rua sem qualquer conexão de dados, ele transmite a tv sem problemas somente pela antena? Sei lá, na praia, na rua, na chuva, na fazenda, numa casinha de sapê, se quiser assistir tv, vou precisar ou não de conexão? (preciso só dessa resposta pra comprar). Grato pelas ajudas! 🙂

    • Funciona em um iPad Wi-Fi, em um carro andando. Ou seja, não usa internet MESMO. 🙂
      Eu nunca confiei no MercadoLivre. Tem sempre que tomar cuidado de quem se compra.

      • iBruno

        Ah, ok, então no Iphone não precisarei nem de wi-fi, nada, ele capta na antena o sinal necessário? Digo isso porque tenho wi-fi em casa, sem problemas, mas não seria conveniente (nem prático) procurar sinal wi-fi na rua só pra assistir tv nele, né?
        Em tempo, ML é um perigo mesmo, tem que saber comprar lá, senão vira presa fácil de golpista. Mas acredito que vou comprar na BDI store mesmo!! Obrigado!

  • Madmediphone

    Dei um para minha esposa e cumpre o que promete. Ela usa com freqüência . Também ajuda o sinal digital das emissoras terem ótima qualidade em Teresina , me parece que só um canal não transmite em 1 seg.

  • Ivone Tinoco Mury Picanco

    Eu comprei semana passada. Ele funcionou mal, pois na minha cidade so tem a Globo digital. Em Cabo Frio e Campos dos Goytacazes – RJ, é bobagem comprar. Imagem ruim. Deve ser útil para a cidade de São Paulo.

  • Luciano

    Alguém sabe me dizer se funciona normalmente no iPad3? Segundo site do fabricante, a compatibilidade é com iPad e iPad2. Fiquei na duvida antes de pedir um….obrigado!

    • Funciona, Luciano. A primeira foto do artigo é de nosso iPad 3 branco. 🙂

  • Paulo Roberto – DF

    Alguém já testou o receptor Bufallo, que é concorrente de Tivizen???

  • Márcio Araújo

    Já tive, mas já fiz um upgrade para o Wi-fi tivizen, posso usar outras baterias de backup,
    não preciso ficar com aquela gambiarra pendurada, gambiarra mesmo !!! Se precisar ficar ligado o tempo todo, sem problemas, pois não preciso conectar ele no conector do dispositivo a qual estiver assistindo, funciona perfeitamente no iPad, iPhone, inclusive no so do google. Recomendo.

    • audrar

      Marico, bom dia, o tivizen wi-fi que voce comprou é aquele que tem preto branco e rosa? e tem uma antena e bateria removivel? parece que ele conecta com 3g, é isso? dá para navegar na internet ao mesmo tempo com a tv no canto do monitor? onde comprou. ufa, agradeço pela atençao. audrar

  • Vinícius

    Como o próprio post diz, o propósito é assistir como apoio quando não se está em casa, por isso é 1-Seg, mas será que a Tivizen lançaria um Full-Seg? Seria ótimo poder assistir ou gravar com mais qualidade, já que a tela de um iPhone ou iPad é inifitamente mais nítida e com mais pixels do que um xingling, logo, a gente consegue ver mais pixelizado.

  • Guilherme

    Onde posso comprar? Alguém sabe me informar o valor?

    • A última linha do artigo responde todas as suas perguntas. 🙂

  • Danilo Villa Nova

    comprei e recomendo!

  • JVAX

    Ele funciona no iphone 4s quais são as cidades com sinal compatível?Tem nos USA?

    • Vitor

      Funciona sim. Você precisa comprar aqui no Brasil pois tem que ser compatível com nosso sistema de TV digital. Nos EUA é outro sistema e não funciona aqui.

  • Iary Santana

    Olá, acabei de perder o cabo que carrega o aparelho TIVIZEN, alguem consegue me ajudar? consigo comprar só o cabo? Ou me ferrei de vez mesmo!? rs

    • Vitor

      Você pode usar qualquer cabo comum MICRO USB.

  • Murai

    Olá Galera do forum, eu tinha um tivizen para iphone 4, troquei de iphone agora estou com um iphone 5. Atualizei meu aplicativo de assistir tv, comprei o adaptador e o dispositivo nao funciona, alguem poderia me informar se ele realmente nao tem como funcionar no iphone 5?

  • Railton

    Ola adquirir um desse aparelho (tivizen) para usar no meu iphone 4 , mas nao consigo selecionar canais. Sera que nao tem sinal na minha cidade?

  • Thomaz Angelo

    Comprei recentemente no shopping china no Paraguai Coreano um tivisen sbtvd modelo IBZ-100 e foi testado na entrada do USB do computador da loja e ele fez aquele ruído característico no computador ai o vendedor disse pode levar sem susto. Quando cheguei em casa (Salvador-Ba) carreguei, e o mesmo, quando ficou com a luz verde (carregado), fui usar no meu iphone 4, mais não obtive nenhuma resposta. Coloquei na entrado do meu computado ele acende a luz vermelha e logo apos a verde mais não da nenhum sinal de ruído. Me ajude. Que devo fazer? Obrigado

    Thomaz Angelo

  • Marcelo

    Encontrei em alguns sites dois modelos do TIVIZEN: IBZ-100 e IBZ-200.
    Alguém saberia me explicar qual a diferença entre os dois modelos?
    Obrigado

  • Jhonata

    Muito bom mesmo!

    Alguém sabe como passar os programas gravados para o computador!

    O formato que ele grava é .ts

    Me ajudem por favor!

    OBRIGADO

  • leozita7

    serve para iphone 5S?