iPadNotícias

iPad ainda domina (de lavada) o mercado mundial de tablets

Quando o primeiro iPad foi anunciado (no dia 27 de janeiro de 2010), muita gente não entendeu o produto, dizendo que “ele já tinha nascido morto” (confira alguns comentários feitos por leitores na época). Aí ele foi lançado e todos ficaram maravilhados, mas isso não impediu que “analistas” (aquele tipo de profissional que é pago para chutar o futuro) dissessem que a Apple logo seria superada, pois a concorrência vinha com tudo para cima.

Chegaram a dizer que 2011 seria “o ano do tablet”, com mais de 100 opções oferecidas pela concorrência. Até quando a Amazon lançou o seu Kindle Fire, ouvimos muitos dizerem que agora a Apple seria “obrigada” a lançar um iPad menor e mais barato, para conseguir sobreviver…

Tudo papo furado: depois de 2 anos, o iPad da Apple é ainda líder absoluto em um mercado que ela mesmo criou.

Os números não deixam dúvida: em um total de 18,2 milhões de tablets vendidos no último trimestre, 11,8 milhões eram de iPads, ou seja, 2/3 do mercado. Em um distante 2º lugar, vem a Samsung com 12x menos de vendas. Só em terceiro vem o “ex-candidato a killer”, Kindle Fire (cujo fogo se apagou depois do lançamento).

E a tendência não deverá mudar no futuro. Quando perguntados qual será o próximo tablet que comprarão, 73% dos entrevistados respondeu que vai de iPad, segundo o ChangeWave Research. É muita coisa.

Não existe um mercado de tablets, existe o mercado do iPad.

Uma das coisas que ajuda nesses números, que é algo que a concorrência parece ainda não ter entendido, é o alto índice de satisfação de quem usa o iPad. Enquanto a concorrência quer só lançar logo um produto que tente derrubar o líder, a Apple foca, como sempre, na qualidade da experiência do usuário. É por isso que quem compra um iPad, não quer saber de outra marca.

Ou seja, nem sempre os que arriscam a comprar outras marcas ficam satisfeitos com o uso no dia-a-dia, tanto quanto quem compra um iPad. E a diferença de experiência de uso é, sem dúvida, gigante.

Isto com certeza não será o fim dos “analistas” que tentam prever o fim do reinado da Apple (afinal, todos os anos é a mesma coisa), mas serve para que percebamos que nem sempre o que se lê na mídia dita “especializada” (e no Brasil há muitos sites da grande mídia) pode-se levar em consideração… 😉

Fonte: ChangeWave Research e ABI Research

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Matheus

    “Confira comentários feitos por leitores na época”. É agora que a diversão começa!

    • Vini

      É até engraçado como a maioria criticava o iPad como um produto que não tinha nda de diferente para oferecer, “era como um iPod touch gigante… “

      • Luiz Ferreira

        Era isso que ue ia falar

  • klimberg

    Até o presente momento, foi a melhor aquisição que fiz nesse ano…

  • Lucaspedroso

    Como é engraçado ler os comentários antigos, hoje em dia todos q falaram mal tem ou querem um iPad!!

    • Alcides

      Comprei um Idolian que foi pro lixo com Andróide e tudo. O playbook, vendi. Boa maquina, mas vendi pelo office que tem planilha que não congela painéis (Docs Togo). Comprei o IPad 3 e estou esperando um tablet com w8 que, certamente, terá que ter o office completo rodando. Os oficies disponíveis para IPad não estão prontos. Nem mesmo o IWork da Apple que tem uma planilha apurada! Acaba que os tabletes com w8 estão chegando. Vou ver como são, se Ródão bem o office. Rodarão! Então, meu iPad 3 terá um destino, acho.

      • Alcides

        Não tem planilha apurada, corrigindo.

  • Eduardo

    Mesmo assim, ainda nao é uma coisa que me agrade completamente, posso dizer q o fato da comodidade e particidade de um tablet em vista de um notebook são infinitamente maiores, mais os recursos acho q ainda nao são equivalentes.

    • klimberg

      O iPad me agrada muuuito… Mas, não adianta comparar tablet com notebook…
      Eu não consigo me ver sem notebook, uso muito a gravadora de dvd.
      E tbm é muito mais prático fazer trabalhos no office pelo notebook, no tablet também é bom, mas no notebook é bem mais prático. Preciso dos 2.

      Quem sabe num futuro próximo isso acabe, ou não… hehe

      • iRon

        Talvez o ideal pra você seja um ultrabook.
        Os ultrabooks tem telas sensíveis ao toque, comandos por reconhecimentos de voz, maior autonomia de bateria e um preço competitivo. Quem sabe a Apple caminhe nesse rumo também numa combinação de MacBook air com IPad.

        • Eduardo

          Exatamente iRon!

          Acredito que o próximo passo serão os ultrabooks!
          Ai sim seria uma combinação perfeita entre tablet e notebook!

      • NoStack

        “…uso muito a gravadora de dvd…” Serio? Está na hora de se atualizar.

      • Aleh

        Que tal comprar os app iWork? Certeza que sua experiência no iPad será mais bacana.

  • Copeta

    Toda vez é assim no pró e pós-lançamento existem 3 fases:
    1- os rumores pegam fogo e o pessoal diz que vai revolucionar e cada um dá seu palpite de como ele será
    2- depois da apresentação, começam a surgir os boatos de coisas ruim alegando que ele será um fracasso
    3- nas vésperas do lançamento, formam filas e mais filas na esperança de adquirir o produto que tanto reclamaram antes de ser realmente tocado por mãos humanas

  • Samhpl

    O iPad é um produto revolucionário, e sempre foi!!! O que faltava era um ponto de vista diferente, que já foi alcançado atualmente!!! Steve Jobs sempre teve fé no que ele criou.

  • Fabrício

    Sempre fui amante de tecnologia e fui um dos que embarcaram no Tablet PC. Era maravilhado com a possibilidade de tocar na tela e escrever com uma caneta. Mas quando toquei na tela de um iPhone, vi a quantos anos luz a Apple estava da concorrência. Até minha esposa que não é ligada em gadgets, se encantou com a fluidez e precisão do dispositivo da Apple. Com a chegada do iPad, fui um pouco cético, pois acreditei que ele seria apenas um iPhonão. Mas estava completamente errado :D. Sou um feliz proprietário de um iPad e sei que meu filho, que está pra nascer, fará um ótimo uso dele. Vida longa ao iPad!

  • Diego Resende

    O dia que a concorrência entender que o que importa não é o peso, tamanho, cor, espessura e demais características físicas e focarem mais no Sistema Operacional quem sabe UM DIA eles consigam diminuir o “reinado” do iPad.

    As características físicas de um tablet não adiantam de nada se na funcionalidade e usabilidade não agradar, e o que falta pra concorrência é a fluidez e demais qualidades do iOS que até agora é imbatível, eu particularmente não troco por nenhum aparelho com Android ou qualquer outro sistema operacional, não importa quão melhor seja o Hardware.

    Opinião minha.

  • Fabio

    Hahahahahahahahaha! Cliquei nos “comentários” do lançamento do iPad… Comecei a rir do inicio ao fim. Como pode o povo ver aquilo daquela maneira? Eles duvidam de uma força que esta muito além da suas pobres compreensões…

  • Interessante, os comentários no início. Foi a melhor compra que fiz em 2012 New iPad!

  • julio doro

    e desde qdo reinado absoluto de uma única marca é bom? qto mais concorrência melhor para nós consumidores…

    • Não é bom, não.
      Mas reforçamos uma tecla que já estamos insistindo faz tempo: enquanto a concorrência só se preocupar em “correr atrás do iPad”, sem propor coisas novas, nada irá mudar.

    • Márcio

      Concordo com você Júlio.

  • Rael

    Eu comprei o ipad 3 wifi, 32gb.

    Comprei meio que por impulso.. tinha muita curiosidade.. de primeiro momento, fiquei meio.. ah, meu 4s faz isso.. não precisava do ipad..

    Agora já estou me acostumando bem, e meu iphone já virou meu mini ipad para os momentos em que não estou com o ipad.. ahuashsa inverteu totalmente meus hábitos..

    Instalei o netflix nele, e embora todo mundo falando que ela só tinha filmes velhos, achei um acervo de desenhos que eu adoro, além das séries.. e passo tempão me divertindo.. além claro dos games, internet, e por ai vai..

    Sempre que posso (e a mulher não me roubou ele) estou grudado.. haha

  • Raphael Lins

    Meu pai tem um tablet aqui com android ,e vou falar pra voces ,é um lixo, trava muito!

  • Ernandes

    O problema dos outros tablets é o Android. A Google bem que tenta, mas o SO do robozinho é muito cheio de menuzinho escondido, widget para lá e para cá, submenus, botões pequenos, etc. Muito trequinho que só faz poluir e dificultar a interação: Uma zona!

    Viva o iPad com o seu super harward e o iOS com a sua eterna simplicidade. Que o iOS nunca perca a sua essência de ser app centric.

    Só troco o meu iPad 2 pelo New iPad. heheheh

  • Master

    Mas a decepção inicial se justifica, pois o primeiro ipad era muito limitado, nem câmera tinha.

    O produto “cresceu” com o tempo, foi isso que surpreendeu o mercado.

    • joao Victor

      Decepção inicial ?
      Sabe quantas unidades do primeiro iPad foram vendidas?

  • Teta de Frango

    A variedade de modelos de tablets realmente impressiona. A FNAC tem uma mesa gigante com diversos modelos expostos para apreciação. Somente a Apple tem uma mesa exclusiva, o resto fica tudo na mesma bancada.

    Engraçado é que muito antes da popularização dos tablets, já existia um modelo de notebook da HP com o nome de tablet, ele tinha uma tela sensível ao toque e virava a tela 180• dobrável virando uma espécie de caderno. E já nessa época havia um rumor que este modelo especifico da HP esquentava demais e reiniciava do nada, devido a um defeito de produção no encaixe do processador.

  • Rangel

    O ipad tem muitas coisas legais. Ele trouxe uma proposta inovadora e executou bem. Mas acho que muita gente que comentou sobre ele la no passado, podia ter razao também.

    Ele de fato não tem o melhor formato para filmes (sem contar que gosto demais de cinema para assistir algo com uma experiencia tao limitada em uma tela pequena e com som stereo apenas), não tinha uma webcam no 1o modelo e isso foi uma limitação grande, continua sendo um aparelho ruim para leituras prolongadas, principalmente em ambiente externo em função da sua tela extremamente reflexiva. Esse aspecto da leitura é importante para muita gente, o que explica os percentuais bastante significativos do produto da Amazon.

    Hj eu acho que o ipad, para mim, iria sanar uma necessidade que eu simplesmente não tenho. Mas a apple é boa nisso, criar esse tipo de necessidade. Ponto pra ela. Outro ponto forte da apple é o marketing. Creio que muita gente que respondeu que compraria o ipad, sequer sabe da existencia de outros tablets, pior, chama qualquer tablet de ipad.

  • Moisés

    Comprei o iPad 1 em 2011 e agora estou com o New iPad, e digo que vale cada centavo, meu filho que o diga… lá em casa dá briga para usar o iPad, isso que ele tem só 3 anos… hehehe

    Acredito que vai levar um bom tempo para a concorrência chegar perto do que o iPad tem para oferecer, mas até lá, a Apple já inovou de novo!!!

    Abraços.

  • Eduardo

    É impressionante a sensação que temos quando tocamos a tela de um dos iprodutos, parece que ela não pesa nada enquanto dos concorrentes para que pesa 1 kg.

  • Tarley

    Comprei o ipad 3 32GB esse fds passado e creio q chegue essa semana ainda! Tenho o iphone 4 a mais de ano e não desfaço dele! Eh incrivel como os produtos da apple tem uma qualidade tão superior aos outros, tanto em hardware como em software! Mem considero q exista concorrência no momento!

  • Juliano do Prado

    Help Off Topic:

    Eu fiz backup do meu iphone antes de atualizar, atualizei restaurei mas as fotos do “Rolo da camera” não vieram no backup, o rolo da camera ficou vazio….

    Alguem tem idéia do que fazer? a maioria das minhas fotos ficava la. 🙁

    • Teta de Frango

      Pelo seu relato parece as fotos foram perdidas, hein!
      Dê uma verificada na pasta Música\iTunes do PC onde é feito o BKP do iTunes. Em último caso verifique se por acaso não foi parar no BKP do iCloud.

      • Juliano do Prado

        Não esta na pasta iTunes, que foda cara, não tenho nenhum backup antigo pra restaurar as fotos, não sei o que aconteceu que as fotos não vieram…
        Valeu a tentativa amigo.

  • Danielson Araújo

    Cara?! A galera aqui do Blog caiu matando quando o iPad foi lançado em 2010. Hahahahahaha… Hoje, estão eles aí… Idolatrando seu precioso iPad!

  • JanjaBoy

    Eu não botava fé no iPad, hoje tenho o 2 e Dorinha tem o new.
    Confesso que mordi a língua! 🙂

  • Matheus Passos

    iLex, permita-me “corrigir” sua frase. Em vez de “É por isso que quem compra um iPad, não quer saber de outra marca.”, eu diria: “É por isso que quem compra um iPad, iPod, iPhone, MacBook (Air) e/ou qualquer produto da Apple não quer saber de outra marca.”

  • Francisco Vorcaro

    Um ultra-mega-maravilhoso Ipod Touch gigante =p

    Todo mundo quer e eu também quero =D

  • Nicolas

    Depois que comprei meu iPhone há 2 anos que fui entender realmente o que era a Apple e seus produtos.
    Sempre ficava comprando celular, de 6 em 6 meses.
    Não é questão de ser puxa-saco da Apple ou não. Os caras são bons e ponto final.

    A única coisa que tenho a reclamar, mais uma vez, foi devido a minha primeira compra no site da Apple. Comprei um iPad, diga-se de passagem no dia 29/05 (lembrando que eles reduziram o prazo para 3 dias úteis), a péssima transportadora Direct Log (me assusta muito a Apple trabalhar com essa transportadora) entregou 2 Airport Extreme (roteadores) e não entregou o iPad.
    Entrei em contato com a Apple e a previsão de chegada do meu iPad é dia 12, ou seja, quase 1 mês depois.
    Ontem vieram retirar os roteadores.
    Se Steve Jobs tivesse visto o carinha que veio retirar, ele desceria na Terra na hora.
    Cara com um puta bafo de leão, não sabia o que vinha retirar, não sabia onde eu tinha que assinar e falou pra eu não ligar não que era o primeiro dia dele na transportadora.

    Tentei algum contato de sugestões na Apple, mas não achei.
    Fica a dica.
    Hoje comprei uma Apple TV, pessoalmente na FastShop.

  • Diego Carreiro

    iLex, me permita uma correção: ao invés de “73% dos entrevistados respondeu que vai de iPad” é “73% dos entrevistados respondeRAM que vÃO de iPad”. Nem é uma questão de percentual, mas do termo que se segue ao percentual: como é “entrevistados”, no plural, o(s) verbo(s) vão para o plural. Se fosse, por exemplo, “73% do grupo”, aí o verbo ficaria no singular. Ok? Parabéns pela matéria, é por aí.

  • Sonia

    Aí como eu amo o meu iPad =p

  • @iPauloED

    Quando eu decidi que eu iria comprar um ipad eu coloquei em mente que eu o queria pra logo. comprei, e confesso que me surpreendi com os ótimos resultados e experiências únicas que com ele obtive. não me arrependo em momento algum em ter comprado ele.

    Eu fiquei tão empolgado com o iPad, que esse ano eu comprei meu celular, e, adivinhem o novo brinquedo que comprei? – sim, iPhone 4S.

    Eu sou um cara um tanto quanto exigente e quero tudo com perfeição. estou profundamente satisfeito com os meus igadgets e eu não troco eles por nenhum outro existente simplesmente por serem os melhores do mercado.

    Ah, voltando ao assunto, quanto ao iPad penso da mesma forma que um amigo meu um dia falou:
    “as pessoas não querem um tablet. elas querem iPad…” e é a verdade.
    😉

  • Tainan

    Boa iPodão!!!

  • Cláudio Zago Belem

    Os comentários do post sobre o lançamento hoje parecem engraçados. Mas oq me espanta e me fez rir é o povo que hoje entra nesse post antigo e fica sacaneando com as pessoas e seus comentários da época. LOL