App Store

Enganação na App Store: aplicativo finge ler mãos do usuário pelo iPhone

Alguns acreditam em quiromancia, que é a capacidade de ler as mãos de uma pessoa e dizer a personalidade dela. Nosso objetivo aqui não é discutir se este tipo de leitura é ou não válida, mas sim chamar a atenção para um aplicativo da App Store que tenta tirar dinheiro dos usuários tentando iludí-los com a técnica. O nome dele é Tenda de Leitura de Mãos.

O aplicativo já está entre os 15 apps grátis mais baixados no Brasil e sua colocação está subindo porque muitos continuam acreditando que ele realmente lê mãos. A versão gratuita só permite a leitura de 3 pontos, induzindo o usuário mais empolgado a comprar a versão completa ($0,99) para ter uma leitura “mais precisa”.

Nós fizemos alguns testes para provar o quanto ele não passa de charlatanismo.

O aplicativo primeiro pede para o usuário mostrar a palma da mão direita na câmera traseira do iPhone (ou iPod touch), para tirar uma foto dela para que “seja escaneada”.

Depois, ele cria umas animações para impressionar, como se tivesse realmente analisando a imagem para definir as linhas da mão específicas do usuário.

Aí ele começa analisando cada ponto, mostrando a linha e explicando o que significa. Fantástico, não?

Não.
No exemplo acima, ele já começou errando e apontando um lugar onde não existe linha nenhuma (a linha do coração seria aquela bem mais acima).

Conforme você toca em “Continuar a análise”, ele vai mostrando outros pontos e explicando o que significa. Mas a versão gratuita só faz isso com três pontos; se quiser mais, tem que pagar.

O que acontece é que este tipo de técnica (assim como o horóscopo dos jornais) é algo completamente sugestivo e quem tiver disposto a acreditar, irá aceitar qualquer coisa que estiver escrita. No caso do aplicativo, basta uma das supostas leituras coincidir com a situação do usuário (ou dizer o que ele quer ouvir) para que ele acredite na ferramenta e pague pela versão completa.

O problema é que o aplicativo é falso e só engana quem compra. Fizemos testes com a mão ao contrário, o que impossibilitaria a leitura das linhas, caso o aplicativo realmente fizesse uma análise real da palma da mão fotografada. Ele funcionou normalmente, como se estivesse lendo a mão do usuário.

Ou seja, vigarice das grossas.

A descrição até coloca lá no finalzinho, entre parêntesis, que o aplicativo “é só para entretenimento“, mas depois de dar a entender que a “precisão é assustadora” e que ele realmente funciona. Isso não deixa claro para o usuário que ele não diz o que promete.

Há muitos aplicativos na App Store que não são sérios e tem o objetivo de apenas entreter os usuários (como um que dizia adivinhar onde a pessoa estava apenas digitando o número do celular dela). Mas visto que este das mãos está ganhando cada vez mais destaque na lista dos mais baixados, tentando induzir os usuários ao erro, achamos melhor alertar nossos leitores para que não caiam nessa.

Afinal, nos comentários do aplicativo já tem gente dizendo ter “conhecimentos isotéricos” (sic) aprovando a ferramenta, o que mostra que muita gente tem tendência a ser ludibriado por este tipo de app.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Galaor

    Mas tem que ser muito bobinho pra acreditar numa coisa desta.

    • José Adolfo

      Concordo!

    • Luiz Ferreira

      Acho que tem muito + bobinho

    • DiogoRenan

      Daqui a pouco alguém lança um aplicativo com a cara do Edir Macedo promentendo tirar o demonio do corpo pelo iPhone se voce tirar uma foto da pessoa plantado bananeira… e o cara vai comprar e reclamar que não funciona. uahUASHuashu
      Não sei o que é pior, o cara ganhar dinheiro com a ignorancia do povo, ou o cidadão ficar revoltado porque o iPhone não le a mão dele de verdade… Hahahah, Eu ainda preferiria acreditar que o iPhone leria minha mão do que a cigana que passa na minha rua pedindo 1kg de açucar.

      • Pedro

        Ummm… boa idéia…. rs..

      • Pedro

        Ta vendo iLex, esse que é o mal de tentar ajudar os outros.. deixe que sejam enganados.. merecem..

  • Dalmir Reis Júnior

    “isso non ecziste” – Padre Quevedo

  • Ricardo

    Tem também um app pago que é o CS 1.6 (Counter Strike) que engana os usuários.
    Poderiam fazer um post sobre ele

  • Danilo

    “Nosso objetivo aqui não é discutir se este tipo de leitura é ou não válida”

    Meio contraditório isso pois foi justamente isso que discutiram:

    “O que acontece é que este tipo de técnica (assim como o horóscopo dos jornais) é algo completamente sugestivo e quem tiver disposto a acreditar, irá aceitar qualquer coisa que estiver escrita”

    Em suma, post totalmente desnecessário.
    Ah, e não, eu não acredito, sou cético pra essas coisas.

    • André Moreira

      Nossa Danilo, como esse comentario seu foi desnecessario.
      O iLex quis dizer que o que é sugestivo é esse tipo de tecnica… Você coloca frases aleatorias e as pessoas acreditam. ASSIM COMO NOS JORNAIS..

      E o post não é pra discutir se isso EXISTE ou não. É só pra alertar as pessoas que esse programa não vai ler sua mão.. Ele vai tirar uma foto e colocar FRASES ALEATORIAS. E não é isso que está escrito na descrição. Ou seja. Aplicativo falso, com um propósito falso pra ganhar dinheiro facil.

      Fico pensando quão atoa a pessoa é pra vim aqui e falar isso.. o cara faz na maior boa vontade do MUNDO, (claro que está ganhando dinheiro e tudo mais), mas parabens ao bdi. Admiro a força de vontade de continuar trabalhando mesmo com idiotas tentando reprimir..

    • Ei Danilo, hora de estudar um pouco mais.
      Quiromancia não tem nada a ver com horóscopo de jornal. Se informe mais e você será mais feliz. 🙂

    • Peter

      Concordo Danilo. Apoiado!

  • Kevin Costner

    Aff, velho.
    Face Palm

  • Edson Rodrigo dos Santos Vieira

    Conhecimentos Isotéricos.. Hilário…

    Seria essa uma pessoa especialista em normatizações ISO????

    Bom Alerta iLex.

  • Ricardo

    o app é esse aqui, só ler os comentarios pra ver
    http://itunes.apple.com/us/app/cs-1.6/id522412823?mt=8

  • Mvcmendes

    Ha ha ha. Conhecimentos isotéricos. Me admira não estar escrito com Z.

  • Iago

    kkkkkkk só de ler o nome do app já sabia que era falso. argh, odeio estes aplicativos sem fins úteis. Outros exemplos sao aqueles apps que fingem ler as digitais para desbloquear o iDevice

  • Julio Morbeck

    Kkkk, eu não acredito nisso na realidade muito menos em um app. Obrigada por chamar nossa atenção para mais este charlataniamos.

  • iulo
    • Juma

      Falou e disse, Efeito Forer clássico (tanto no app, quanto nos horóscopos de jornais!)!

    • Juma

      Aproveitando, a propósito do Efeito Forer, vou fazer uma análise sobre a vida de todos vocês! Leiam com atenção!
      “Você tem uma necessidade de ser querido e admirado por outros, e mesmo assim você faz críticas a si mesmo. Você possui certas fraquezas de personalidade mas, no geral, consegue compensá-las. Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor. Disciplinado e com auto-controle, você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro. Às vezes tem dúvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa. Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória. Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si para os outros. Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade.” (Bertrand Forer, 1948)
      Deu certo pra mim! Incrível! hehehe

  • Putz iLex sacanagem com o pessoal que nao entende… Mais a App Store poderia fazer um tour antes de liberar os apps 😉

  • Igor Camilo

    Ah sim, porque quem lê mãos ao vivo está realmente prestando um excelente serviço. Aham, sei…

  • Luiz Henrique Castelan Carlson

    Perfeito!!! Parabéns aos desenvolvedores por arrancar dinheiro fácil dos otários que acreditam nestas crendices isotéricas. Nunca tive pena que quem cai no golpe do bilhete premiado, terei menos pena ainda em quem paga para este tipo de aplicativo.
    Os desenvolvedores não estão fazendo nada de errado, estão vendendo um app para um público que existe e está disposto a pagar e acreditar neste app.
    Na App Store da Apple também vale a lei da evolução de Darwin, os mais espertos sobrevivem e não caem nesta armadilhas, já os trouxas são fisgados facilmente (e tristemente também sobrevivem).

  • Gabriel Hernandes

    Realmente esses aplicativos que abusam da boa vontade e da ingenuidade de alguns clientes da App Store é um reflexo da falta de vergonha na cara de certos desenvolvedores.

    PS. Detalhe na hora do iPhone 🙂

  • Pipo

    Isso é coisa do Igor Cigano…

    • Guilherme Marques

      O nome do lutador é Junior velho não Igor haha

      • Dalmir Reis Júnior

        O Igor Cigano foi um personagem da famosa novela “Explode Coração” (1996).
        ps: não sou noveleiro! 😛

  • Anderson

    Amigo, tb concordo que esse post no final das contas por mais boa vontade que se tenha nele em evitar que alguém caia nessa NÃO VAI ADIANTAR NADA !!!

    É fato que esse tipo de coisa existe e a ao meu ver era OBRIGAÇÃO da Apple ficar de olho nisso mas como não fica vai do bom senso de cada um.

    E mais uma coisa só acredito em uma coisa, vcs já viram aqueles cartazes que se colam no post escrito assim “Trago pessoa amada em 7 dia !!!”, então quer trazer a pessoa amada em 1 segundo ???? SIMPLES, mostre um extrato bancário com + ou – uns US$ 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000, mais uma Bugatti Veyron 16.4 Super Sport e uma MANSÃO em uma ilha particular em angra com no mínimo 5.000 hectares e ai sim amigo VAI TER A PESSOA AMADA QUE VC QUISER !!! ahsuahsuashauhsauhsa

    • Peter

      Descordo. Nem todo mundo se vende!

      • Neozinho

        discordo, tudo mundo TEM um preço!

  • Aretusa

    conhecimentos ISOTÉRICOS HAHAHAHAHAHAHA

    já definiu o app só pelo comentário da criatura.

  • Henrique

    Nem precisava de tantos argumentos para mostrar que é enganação. Só o nome do App já denuncia isso. De qq forma é sempre bom avisar, pois tem bobo que acredita nisso tudo. Já foram divulgadas dezenas de entrevistas com ex-redatores de horóscopos de jornais que afirmaram que inventavam todos os textos divulgados e, ao longo do ano, embaralhavam as previsões para não precisar ficar inventando coisas novas todos os dias. Só não enxerga quem não quer!

  • Overlord

    Precisão assustadora: “Sua mão tem 5 dedos!”

    • Felipefp

      Quero ver o teste com o Lula.

  • MMarcius

    Se formos nos levar por certos comentários aqui, em última instância, vamos tirar também os anúncios dos cigarros, afinal de contas todos sabem que faz mal e quem quer fumar, fuma. Mas cada um com seu pensamento.

    iLex,
    informação nunca é demais, valeu o post, muito bom deixar o alerta. 😉

    • Henrique

      Nada a ver. Todos os fumantes que eu conheço têm plena consciência de que o cigarro faz mal para a saúde. Fumam por que querem, mas não porque são enganados. Já o caso que estamos discutindo no post, o desenvolvedor do app induz as pessoas a acreditarem que está lendo as mãos usando técnicas de quiromancia. Acreditando ou não em quiromancia, o app é fajuto, pois nem é capaz de escanear uma mão! 😛

      • MMarcius

        Gostaria que o Sr. relesse o que escrevi, estamos falando a mesma coisa. Você que não entendeu e/ou não leu direito.

        • Henrique

          Ok, devo ter entendido errado então.

  • Maciel Meireles

    Gostei do post..

    • Francis

      Eu também, mas não devemos esquecer que nesse mundo tem bobo prá tudo.!!

  • Anderson

    Infelizmente tem gente que quer ouvir mesmo, porque tem a ansiedade de saber das coisas antes de acontecerem ou achando que um pessoa ou até mesmo um aplicativo trará suas respostas. Vejo como um covarde que não quer ir atrás de suas respostas, talvez porque nunca se questionou.
    O que dá raiva é que tecnicamente (falando em programação e submeter o app na loja) o cara não fez nada errado, usou a camera do iOS para “brincar” e com isso, o app foi aprovado pela Apple. Porém ele agiu com muita má fé, já que, o app não é ilegal, mas é imoral. 🙁

  • Christiano

    Tem bastante “gente” aqui que engana os outros com comentários fakes.

  • Arthur

    O aplicativo CS 1.6 também é uma enganação.

  • Felipe

    App típico para os mais descrentes de sua inteligência.. Mesmo assim nao vejo crime e é sempre bom ficar atento as letrinhas do rodapé 🙂

  • Nene

    Alguem sabe pq no iOS5.1.1 do iPhone 4S o 3G é sempre ligado quando vc reinicia o iphone? Bug ou foi inteligentemente pensado para acabar com a bateria rapidamente?

  • Rodrigo

    Deixem os trouxas gastarem dinheiro a toa, não tenho dó de quem acredita nessas tonteras.

  • Sandra Marize Oliveira

    iLex, concordo com Marcius..
    Informação nunca é desnecessária..
    Obrigada pela preocupação com os seus leitores!
    Mesmo não utilizando e sequer gostando desse tipo de App, penso que o post serve como aviso.
    Valeu!

  • Luigi

    Minha professora que veio de uma família cigana falou que leitura da palma da mão não passa de uma traPassa

  • Geraldo

    What if I told you… there’s no such thing as palm reading?

    Cara, na boa, que compra merece ser roubado.

  • Alan Cardeque

    O padre Quevedo é que vai gostar desse app!!!! hiahjiahjiahiahaihai!

  • Marcus Malacarne

    Rsrsrsrs….. Eu jamais gastaria meu dinheiro com isso.
    Nem no app nem na vida real, sou totalmente cético.

  • Rejane

    Assustador é que alguém pague por isso, escaneando ou não, em 2012. Seria enganação de qualquer jeito mesmo.

  • TiãoGavião

    A adivinhação feita pelos mais diferentes métodos é prática na Humanidade desde a Idade da Pedra. As ais diferentes religiões e culturas (inc. mais “avançadas” tem seus adivinhos e xamãs. O tempo tem mostrado que tais “práticas” são coisas sérias, haja visto a Acupuntua como prática médica até pouco tempo era considerada xamanismo. Acredito que tudo tem o seu tempo para ser provado pela ciência e muita coisa ainda tem de ser explicada porque, na prática funcionam. Agora, quanto ao aplicativo sem dúvida é uma enganação. Porque essas práticas, até onde sei, exigem a presença física da pessoa próxima ao adivinho. O fato de sermos usuários Apple do terceiro milênio não nos faz alienados à realidade aqui fora.

    • TiãoGavião

      Correção:
      – Acupuntua leia-se Acupuntura.
      – äis”leia-se mais.

      • Edgar

        Tião, Acupuntura é considerada como Medicina alternativa…longe de ser curandeirismo, charlatanismo e afins – práticas tipificadas no Código Penal!
        Acho mais apropriada uma comparação com Horóscopo ou Cartomante…q em minha modesta opinião são práticas enganosas, diga se charlatãs…há quem acredite q as cartas ou fases da lua entre outras crendices possam de alguma forma revelar algo intríseco a alguma pessoa!
        Se existe o corrupto é pq existe o corruptor – se existe pai de santo, cartomante ou horóscopo é pq tbm existe quem acredite nisso cegamente…
        A maioria dos lugares em q as crendices são levadas a sério não são culturas avançadas – mto pelo contrário – são povos iludidos e manipulados pela falta de cultura…vide a maioria dos países islâmicos…

      • Rejane

        O fato de acupuntura ser considerada xamanismo, não significa que era, pelo contrário. Diferentemente, partindo da argumentação inversa para considerar quiromancia como não sendo xamanismo é que o absurdo. Enquanto uma coisa talvez tenha explicações da ciência, como pontos energéticos, nervosos, de circulação sanguínea, querer convencer alguém de que a leitura de linhas (ou de qualquer outra coisa, conchinhas etc.) tem algo de científico é coisa para maluco, mas sempre tem alguém que acredite, mais do que isso, queira argumentar. Mas é aquilo, tem quem acredite que farinha é bom para queimadura, vai convencer que não, cada um acredita no que quiser (e arque com as consequências).

    • Juma

      Acreditar que os desenhos da mão de uma pessoa determinam fatos em seu futuro ou características de sua personalidade é o fim da picada. Nenhum argumento lógico justifica isso. Típico caso de Efeito Forer!

  • bernard

    acho que o único problema é não deixar claro que o programa é uma brincadeira….

    mas também culpado é quem deixa-se levar por tais afirmações….

    Efeito Forer…..

  • Johannes

    iLex.. só pra descontrair!

    Ironic Mod On

    É sério que a dona Lydia(das resenhas dos apps), tem conhecimento “ISOTÉRICO”?
    Putz.. agora sim eu to muito mais aliviado e sei que as leituras do app funcionam! hahahaha

    Ironic Mod Off

    Ai ai… cada coisa que eu vejo!

  • Teta de Frango

    Putz! Com a mão virada da o mesmo resultado, aí forçou amizade!!!

    Eu já baixei app “pulse-o-matic” que promete ler os batimentos cardíacos através da câmera do iPhone.

  • Guilherme Malacarne

    rsrs…cada coisa q aparece pra querer enganar usuários, n sei se é engraçado ou trágico as pessoas q caem nessa enrolação…=/

    • Guilherme Malacarne

      não tenho nada contra as pessoas q acreditam nesse negócio de leitura de mãos mas acreditar q um app vai fazer isso… –‘

  • Bruno Sá

    Esse app é tão foda que ele leu as linhas do piso hahhahahha

  • Wallace Mc

    Fala sério vai, tem coisa bem pior que isso aí na App Store e ninguém fala nada.

  • Wallace Mc

    Fala sério vai, tem coisa bem pior que isso aí na App Store e ninguém fala nada.

  • Arnon Rodrigues

    No mínimo essa tal da Lydia Sepulveda deve ser alguma amiga do desenvolvedor do app, eu digo isto pela data do comentário dela, quando o app ainda não fazia muito sucesso.

    iLex, agora fala a verdade… O boneco do Steve foi só pra fazer inveja nos leitores, agora que a venda foi proibida, né?!

    😉

  • Pedro Gondim

    Pegadinho do Malandro!

  • guidson

    Será que ele faz leitura de outras partes? :D…. É cada coisa que agente vê por ai…..

  • Alexandre

    O BDI tá sem assunto mesmo hein?
    Post totalmente desnecessário…

    • Marcos

      Não concordo. Achei o post bem útil, acho que temos que combater esses app enganadores. Eu por exemplo uso a app store Pra ter mais segurança e não gosto dessas esganações, dessa coisa de ter que ficar lendo a letra miúda. Neste caso é um app que não me interessa, mas vira e mexe apetece outros fakes. Sempre é bom alertar! Valeu iLex!

      • Roberto Vargas

        Não é bem assim amigo, o APP é gratuito, e não estava enganando os leitores, sendo que na própria descrição está falando que é apenas para diversão. Assim como aqueles que tiram um raio x, etc.

        • Marcos

          Pior ainda, se faz de gratuito, depois cobra por uma versão full, nestas in app purchases . Claro que Pra quem é super atento não tem problema, dda mesma forma que se tidos fossem assim não existiriam vírus, fishing, e etc. Garanto que 90% do lucro destes caras vem de pessoas que acreditaram que o app era real.

  • Marcos

    Algumas definições:
    1) esotérico=tolo
    2) isotérico=tolo igual
    3) homoterico= parecido
    4) heteroterico= tolo de um jeito diferente.
    5) endoterico= tolo introvertido (pros romanos intraterico)
    6) exotérico = libera tolices quando em contato com outro esotérico
    🙂

  • Jefferson

    Gostei da posição do BDI, isso mostra que vocês prezam pelo bom conteúdo e acima de tudo o bom senso!
    Isso se chama respeito pelo leitor!

  • Alexandre

    Leitura de mãos por si só já é charlatanisse, seja com app ou sem.

  • Douglas

    Isotérico, pqp HASUDSAHOUIDHAIUSHAIS.

  • Tomaz Antônio

    Olha, a próprio descrição do app diz que ele é apenas para entretenimento! Lembro que na época que o Battlestar Galáctica estava no auge, havia um app (ou ainda há) que “descobria” se você era ou não um Cylon! Acho que você levou a sério demais a coisa iLex!

  • Juliano

    Pra mim não passa de mais de um app de realidade aumentada, assim como nud it, x-ray entre outros que já vimos por aqui ;).

  • Marcel F

    Brasileiro gosta de avacalhar mesmo!

    Será q existem apps fake assim na App Stores de outros países?

    • Rejane

      Sim.

  • Guilherme Ramires

    Conhecimentos Isótericos foi o MELHOR !!!! Salvou Minha Segunda – Feira !!!

    • Bianca R. de Albuquerque

      Curti!

  • Bianca R. de Albuquerque

    Tem gente que pede para ser enganado não é mesmo!

  • Anderson Santos

    Isotéricos porque quando alinham-se com as curvas isocerâunicas, trazem de volta um futuro que nunca foi passado! KKKKKK Eu rio, tu mar e eles oceano toneladas!

  • Paulo Coelho

    Então os apps de Bíblia são uma enganação?! Great Scott!

  • Carlos Eduardo

    Quando li o post pensei em comentar que era um post desnecessário, mas depois de ler os comentários postados, da pra ver que pra ter tanta gente perdendo tempo discutindo sobre um app que não serve pra absolutamente nada, fica claro que este tipo de post tem que ser mais frequente mesmo.

    O povo que discute sobre isso é tão ou mais trouxa do que os que baixam o app.

    • Marcel F

      Inclusive os q postam apenas para ofender gratuitamente os demais, não é mesmo?
      Parabéns, vc é demais!

  • valter

    Pode tirar foto de qualquer coisa, q o app le como se fosse mao, e mostra a leitura. haha

  • Igor Abreu

    Acho Justo!
    A pessoa que compra um app desse merece ser enganada.

    • Paulo Arthur

      kkkkk, apoiado!

  • Viegas

    Quem estiver duvidando, pode falar com a Lydia Sepulveda! o conhecimento dela é ASSUSTADOR! kkk