2012App StoreARQUIVO

Enganação na App Store: aplicativo finge ler mãos do usuário pelo iPhone

Alguns acreditam em quiromancia, que é a capacidade de ler as mãos de uma pessoa e dizer a personalidade dela. Nosso objetivo aqui não é discutir se este tipo de leitura é ou não válida, mas sim chamar a atenção para um aplicativo da App Store que tenta tirar dinheiro dos usuários tentando iludí-los com a técnica. O nome dele é Tenda de Leitura de Mãos.

O aplicativo já está entre os 15 apps grátis mais baixados no Brasil e sua colocação está subindo porque muitos continuam acreditando que ele realmente lê mãos. A versão gratuita só permite a leitura de 3 pontos, induzindo o usuário mais empolgado a comprar a versão completa ($0,99) para ter uma leitura “mais precisa”.

Nós fizemos alguns testes para provar o quanto ele não passa de charlatanismo.

O aplicativo primeiro pede para o usuário mostrar a palma da mão direita na câmera traseira do iPhone (ou iPod touch), para tirar uma foto dela para que “seja escaneada”.

Depois, ele cria umas animações para impressionar, como se tivesse realmente analisando a imagem para definir as linhas da mão específicas do usuário.

Aí ele começa analisando cada ponto, mostrando a linha e explicando o que significa. Fantástico, não?

Não.
No exemplo acima, ele já começou errando e apontando um lugar onde não existe linha nenhuma (a linha do coração seria aquela bem mais acima).

Conforme você toca em “Continuar a análise”, ele vai mostrando outros pontos e explicando o que significa. Mas a versão gratuita só faz isso com três pontos; se quiser mais, tem que pagar.

O que acontece é que este tipo de técnica (assim como o horóscopo dos jornais) é algo completamente sugestivo e quem tiver disposto a acreditar, irá aceitar qualquer coisa que estiver escrita. No caso do aplicativo, basta uma das supostas leituras coincidir com a situação do usuário (ou dizer o que ele quer ouvir) para que ele acredite na ferramenta e pague pela versão completa.

O problema é que o aplicativo é falso e só engana quem compra. Fizemos testes com a mão ao contrário, o que impossibilitaria a leitura das linhas, caso o aplicativo realmente fizesse uma análise real da palma da mão fotografada. Ele funcionou normalmente, como se estivesse lendo a mão do usuário.

Ou seja, vigarice das grossas.

A descrição até coloca lá no finalzinho, entre parêntesis, que o aplicativo “é só para entretenimento“, mas depois de dar a entender que a “precisão é assustadora” e que ele realmente funciona. Isso não deixa claro para o usuário que ele não diz o que promete.

Há muitos aplicativos na App Store que não são sérios e tem o objetivo de apenas entreter os usuários (como um que dizia adivinhar onde a pessoa estava apenas digitando o número do celular dela). Mas visto que este das mãos está ganhando cada vez mais destaque na lista dos mais baixados, tentando induzir os usuários ao erro, achamos melhor alertar nossos leitores para que não caiam nessa.

Afinal, nos comentários do aplicativo já tem gente dizendo ter “conhecimentos isotéricos” (sic) aprovando a ferramenta, o que mostra que muita gente tem tendência a ser ludibriado por este tipo de app.

Botão Voltar ao topo