2012ARQUIVOiPad

[análise] Qual iPad comprar? Modelo Wi-Fi ou o WiFi + 3G/4G?

Está na dúvida qual o modelo de iPad é melhor para você? Não se preocupe, muitos como você estão na mesma situação. O que vale mais a pena, pagar um pouco mais por um modelo com conexão à rede 3G ou ficar com o mais econômico, que só se conecta com a rede WiFi?

Fizemos uma comparação entre os dois modelos, para você decidir qual se adapta melhor às suas necessidades. :)

Ambos os modelos tem as mesmas funcionalidades principais (tela Retina, processador A5X), mas a versão 4G vem com alguns detalhes a mais. Veja quais:

Possibilidade de colocar um chip de operadora

A versão WiFi+4G do iPad possui uma gaveta lateral que permite colocar um cartão micro-SIM (chip igual ao do iPhone 4/4S) de operadoras brasileiras, tendo assim acesso à rede 3G que conecta o tablet mesmo quando você não está em casa. É ideal para viagens, mas obriga a você a ter custos extras com a operadora, pois precisa contratar um plano separadamente (nem que seja pré-pago).

Há quem prefira não investir em um modelo 3G/4G porque já possui um iPhone com plano de dados e usa a internet dele para conectar o iPad na rua, através do Acesso Pessoal, que transforma o iPhone em um ponto de acesso Wi-Fi ou Bluetooth. Com isso, até um modelo só WiFi consegue se conectar à internet onde quer que esteja.

Vale lembrar que no Brasil não temos ainda uma rede 4G compatível com o novo iPad. Mas ele funciona perfeitamente com as atuais redes 3G e inferiores existentes no país.

GPS embutido no aparelho

Somente a versão WiFi+4G possui um chip GPS interno, que permite usar aplicativos de navegação curva-a-curva, como o TomTom ou Sygic. A versão só com WiFi é como o iPod touch, só consegue ser localizado quando conectado na internet, o que não é nada prático se você está com o seu carro perdido na rua.

Claro, se você já tiver um iPhone, pode achar que não precisa de um iPad como navegador GPS. Mas a tela maior pode ser um grande diferencial (leia “O iPad 3G pode se revelar o melhor navegador GPS em uma viagem de carro“).

Mais pesado

Se você se preocupa com alguns graminhas a mais, então isso poderá ser um fator de decisão. A versão WiFi + 4G é cerca de 10g mais pesado.

Mas se apenas 10g (!!!) for algo tão importante para você, então avalie a possibilidade de comprar um iPad 2, que pesa 50g a menos. Mas leve em conta que o novo iPad é ainda mais leve que o primeiro iPad.

Confira outros detalhes do novo iPad

Confira nossas primeiras impressões sobre o novo iPad para saber se vale a pena ou não trocar o iPad 2 que você já tem. ;)

Botão Voltar ao topo