iPad

[análise] Qual iPad comprar? Modelo Wi-Fi ou o WiFi + 3G/4G?

Está na dúvida qual o modelo de iPad é melhor para você? Não se preocupe, muitos como você estão na mesma situação. O que vale mais a pena, pagar um pouco mais por um modelo com conexão à rede 3G ou ficar com o mais econômico, que só se conecta com a rede WiFi?

Fizemos uma comparação entre os dois modelos, para você decidir qual se adapta melhor às suas necessidades. 🙂

Ambos os modelos tem as mesmas funcionalidades principais (tela Retina, processador A5X), mas a versão 4G vem com alguns detalhes a mais. Veja quais:

Possibilidade de colocar um chip de operadora

A versão WiFi+4G do iPad possui uma gaveta lateral que permite colocar um cartão micro-SIM (chip igual ao do iPhone 4/4S) de operadoras brasileiras, tendo assim acesso à rede 3G que conecta o tablet mesmo quando você não está em casa. É ideal para viagens, mas obriga a você a ter custos extras com a operadora, pois precisa contratar um plano separadamente (nem que seja pré-pago).

Há quem prefira não investir em um modelo 3G/4G porque já possui um iPhone com plano de dados e usa a internet dele para conectar o iPad na rua, através do Acesso Pessoal, que transforma o iPhone em um ponto de acesso Wi-Fi ou Bluetooth. Com isso, até um modelo só WiFi consegue se conectar à internet onde quer que esteja.

Vale lembrar que no Brasil não temos ainda uma rede 4G compatível com o novo iPad. Mas ele funciona perfeitamente com as atuais redes 3G e inferiores existentes no país.

GPS embutido no aparelho

Somente a versão WiFi+4G possui um chip GPS interno, que permite usar aplicativos de navegação curva-a-curva, como o TomTom ou Sygic. A versão só com WiFi é como o iPod touch, só consegue ser localizado quando conectado na internet, o que não é nada prático se você está com o seu carro perdido na rua.

Claro, se você já tiver um iPhone, pode achar que não precisa de um iPad como navegador GPS. Mas a tela maior pode ser um grande diferencial (leia “O iPad 3G pode se revelar o melhor navegador GPS em uma viagem de carro“).

Mais pesado

Se você se preocupa com alguns graminhas a mais, então isso poderá ser um fator de decisão. A versão WiFi + 4G é cerca de 10g mais pesado.

Mas se apenas 10g (!!!) for algo tão importante para você, então avalie a possibilidade de comprar um iPad 2, que pesa 50g a menos. Mas leve em conta que o novo iPad é ainda mais leve que o primeiro iPad.

Confira outros detalhes do novo iPad

Confira nossas primeiras impressões sobre o novo iPad para saber se vale a pena ou não trocar o iPad 2 que você já tem. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Osmar Junior

    \o/

  • PS

    duvida cruel meu Deus.

    • André Sotéro da Silva

      Para mim é simples:

      Se você:

      Já tem um iPhone 4 ou 4S com plano de dados = iPad WIFI

      Não tem iPhone 4 ou 4S OU não tem plano de dados = iPad 4G

      Acho que é isso..

      • o ruim é q o acesso pessoal do iPhone consome uma bateria empurrada! rss

        • Théo

          exato!

        • Tiago tozetti

          Concordo!

        • André Sotéro

          Boa colocação!! Mas cara, eu uso TIM, e é triste a qualidade..só funciona bem em casa, e aí eu uso o WiFi…
          Mas se vc ficar duas horas no hotspot, drena muita bateria mesmo…

      • Babbi

        Só para informar não é só o iPhone que serve como roteador, eu fiz o teste na loja com meu celular android da samsung e o 3g funcionou no iPad 4 até melhor que no meu aparelho.
        Mas mesmo assim ainda estou muuuito em dúvida de pegar um com 4g ou não, pois estou querendo comprar somente pra ler ou ver algum filme, nada muito importante, fora que o preço sobe pra mais 300 reais.
        Me ajudem!!!

        • A principal diferença do modelo 3G é o GPS. Mas se você não usa e só quer para ler e ver filme, o WiFi está de bom tamanho.

          • Babbi

            Obrigada! Mas vou acabar comprando o com 4G mesmo… Eu não sei se foi o dia dos namorados, mas pelo menos na minha cidade o modelo só com wi-fi esgotou e não tem previsão de chegar, rs =)

  • Henrique Bertsch

    Tenho o iPad 2 3G e não me arrependo nem um pouco de ter pago mais, uso o plano 3G pra caramba! A única coisa em que me arrependi, foi ter pego o modelo de 16GB. Tinha que ser no mínimo 32GB. O ideal seria o de 64GB…

  • Guilherme Acacio

    Acho que vale mencionar a importância do “Find my iPad” na versão 3G/4G.
    Apenas Wifi deve ter, acredito, assim como o macbook, mas acho que fica restrito se a pessoa tiver conectada, ne? Pouco útil enquanto o meliante foge com seu aparato =\

    • Raukiano

      Amigo, nesse caso o 3G/4G não seria melhor? por ele ter GPS embutido pode ser achado onde estiver, e na versão só com Wifi tem que esta conectada a uma rede.

    • Eduardo Camolez

      Boa Acácio!

      Sem falar que se você for usar seu iPhone como “hotspot” para o seu iPad através do Acesso Pessoal é melhor que esteja próximo a um fonte de energia e com seu carregador, já que a bateria do iPhone morre em 4 ou 5 horas com essa função ativa.

    • daniel

      Mas se eu não me engano na versão 3G/4G e iphone o Find my iPhone também só funciona se estiver conectado à internet.

  • Max

    O problema é essa obrigação de ter que contratar um plano de dados. Bem que as operadoras poderiam permitir compartilhar os dados do plano de telefone.

    • Valerio de Vito

      Eu uso um chip da Claro pré-pago sem qualquer plano de dados, usando apenas aquela internet de R$ 0,50 por dia.

      • Julio Morbeck

        Vc poderia me orientar a usar um chip pré pago no New iPad?, pois estou com um da claro com $30,00 de crédito e não entra na internet, não sei porque. Obrigado.

        • É só você ligar pra CLARO e solicitar a contratação de uma das opções de plano de net pra linha PRÉ. Também uso no meu Ipad2 o acesso pessoal do Iphone4 com o plano pré da claro e me serve ótimamente gastando R$ 11,90 por mês apenas. Claro que o desempenho varia de acordo com a região mas acredito que a da CLARO seja a “melhorzinha”.

      • Leandro

        Sem quere querendo vc acabou tirando minhas dúvida vlw msm mano

  • Eu ainda acho que se você não for utilizar o seu Ipad fora de casa ou trabalho é mais economico você comprar o só com WI-FI mas se você for utilizar ele em locais com 3G é melhor comprar a versão com o 4G (Que não existe no Brasil, mas funciona com redes 3G) . Mas lembrando que se você não comprar o 4G por achar que a internet é muito lenta, um dia o 4G vai chagar no Brasil.

    • Andre Reis

      Ixi… até lá já se foram mais umas 3 gerações de iPad… hehehe

  • Jeferson

    Tendo um Iphone é só compartilhar a internet e conectar quando preciso! 😉

  • Felipe

    Eu sei qual comprar só falta a grana!!! 🙂

  • Lucas

    E eu que comprei um ipad 2 3g em junho passado e hoje ele se transformou em wifi?

    Cortei um chip da tim, que ficou preso na bandeja, o que não era um problema pois funcionava mesmo asssim, porem posteriormente foi bloqueado porque errei o pin varias vezes…

    • Com iPad 2 na mão vai cortar chip?

  • Lucas

    A idéia de compartilhar a internet do iPhone (via Acesso Pessoal) é bem interessante mas o meu dilema é o seguinte:

    Todos meus conhecidos usam TIM, então o plano de voz e mesangens da TIM é de longe o mais vantajoso para mim. Porém a internet deles é simplesmente uma porcaria!

    Não vejo outra saída senão comprar um iPad 4G e assinar um plano de internet para tablet da VIVO ou Claro.

    =/

    • Vivo 3GPlus é muito bom !!!!

      • Ê parceiro (:

        Fiquei sabendo que a VIVO 3GPlus é boa mesmo, e estou com a Claro Max (:

        Recomendo pra galera também (:

        Isso tudo, usando o iPad 3 com 4G (:

      • Ê parceiro (:

        Fiquei sabendo que a VIVO 3GPlus é boa mesmo, e estou com a Claro Max (:

        Recomendo pra galera também (:

        Isso tudo, usando o iPad 3 com 4G (:

    • Andre Reis

      Usa um plano da Vivo no iPhone e compra um celular peba de 99 reais pra usar o chip da TIM pra conversar e torpedar com os amigos!

    • Renato

      Amigo, uso no meu iPad 2 o esquema da claro pré pago, 0,50 centavos por dia, e 300mb de trafego por mês! Para emails, redes sociais é mais que suficiente cara! E em casa uso wifi ! Coloco sempre uma recarga claro de 17 reais e já era! Só isso!

  • Raphael Vinicius

    Detalhes que se pode levar em consideração:

    – Tenho iphone 4 com 3G (é da tim, é uma merda né, mas eu tenho e as vezes fica boa).
    – Basicamente meu itinerário é o seguinte:
    Casa -> Trabalho -> Pós graduação -> Casa (nas segundas e quartas)
    Casa -> Trabalho -> Casa (no resto dos dias da semana)
    Casa -> casa da namorada -> sair para algum canto -> casa (FDS)

    Em casa, no trabalho e na faculdade eu tenho internet wi-fi e posso conectar. Na casa da minha namorada não tem, mas pra que vou ficar na internet quando estou com ela? Quando ela precisa, ela usa a net do iphone para entrar no facebook…

    Ou seja, preciso muito pouco de um 3G\4G a mais…

  • Daniel

    Faltou só a grana!! Excelente tópico.

  • Madmediphone

    Duvida cruel , compro ou fico com iPad 2 mesmo. Talvez fosse mlehor investir num Macmini já que só tenho iPhone e iPad 2
    Vou aguardar chegar nas lojas de varejo aqui em Teresina -PI e sentir ao vivo a diferença na tela pois no momento é meu único estimulo de troca.
    Rede 4G , Vai levar uma vida para chegar , vai custar caro e ainda tem grande chance de não ser compatível com o sistema americano.
    Mas ficar lendo os artigos do ILex , meche com o emocional e com o bolso.

  • Durepox

    Eu tenho o iPad 2 só wi-fi e me arrependi de não ter comprado o 3G. O problema é que toda vez que preciso checar um e-mail “rapidinho”, preciso parar tudo e conectar o wi-fi. Ele não conecta automaticamente, precisa abrir o compartilhamento todas as vezes que for preciso utilizar e isto se torna um pouco chato.
    As vezes ele entra em stand by no meio de uma reunião e quando preciso olhar se chegou um email novo, lá vamos nós outra vez ligar o compartilhamento.

    Quem não se importa tudo bem, mas eu acho isso meio irritante…

    • Julio Morbeck

      Colega, se vc entrar com a senha da rede wifi de um lugar toda vez que vc chegar proximo o iPad vai reconhecer a rede e entrar automaticamente, fora nos casos de vc redefinir as configurações de rede aí sim ele vai solicitar de novo a senha. Eu faço e isso e sempre funcionou.

    • Marcos P

      Olha, optei pelo Wi-fi 32GB e não me arrependo. Não sofro do seu problema com a internet pois ele fica o tempo todo conectado na minha rede wi-fi sem cair e o faz automaticamente quando saio do modo avião todo dia de manha.
      Optei pelo wi-fi por duas questões básicas. Estou colado no meu iPhone, então se precisar eu compartilho a internet. Só uso em casa ou no escritório onde em ambos tenho wi-fi. Dificilmente levo para passear, afinal estou no BR. e mesmo pq o iPhone resolve qualquer “emergência virtual”.
      Compartilhar pode drenar a bateria, mas nem sempre você usa pois se tem o iPhone e está tudo sincronizado, só vai compartilhar se realmente precisar fazer algo diferente/específico ou mais confortável no iPad.
      O 3G/4G eu recomendo para quem não vive grudado no seu iPhone ou não tem um, ou ainda vai utilizar bastante fora de redes wi-fi de confiança. Ao menos essa é a minha sugestão.

      • thiago r.

        Hey, gostei de tua resposta! ate agora uma das mais claeras!!! Era uma duvida cruel a minha, ate pq pra nao extrapolar o limite de 500 dolares e assim não cair na fila da receita! ja q o ipad so com wi-fi ta por 499. Vlw!. P.s tenho iphone4s;)

  • Rangel

    “algumas graminhas a mais”. credo…o ipad vem com grama de jardim?

    imagino que seja *alguns* graminhas a mais entao.

    • MARCO

      Será que é compatível com cortador de gramas????kkkkk

  • Renato

    Recursos a mais sempre são bem vindos, afinal, nunca sabemos quando precisaremos, mas sabemos que teremos la se esse dia chegar! O duro é um dia por qualquer razão um dia precisar e vc não ter o recurso, ai sim, vc ficará muito puto!

  • 10g a mais só incomodam dois tipos de pessoa: quem trabalha em farmácia de manipulação e quem vende cocaína.

    • Andre Reis

      kkkkkkkkk

    • Rangel

      Olha, incomoda quem compra também hein! 10g deve dar uma bela de uma carreira 🙂

      • Paranoico

        Aí gosta hein…gosta mais do que lasanha…ave…r.s….

  • Rangel

    Será que teremos ipad com um preço menos ladrão, finalmente? Aguardemos amanhã. Dadas as ultimas experiencias, ainda espero o pior dessas operadoras.

  • Wilson

    Tô querendo o wi-fi 3G/4G dessa vez. Se é pra gastar, vamos gastar logo pra ter todos os recursos possíveis, incluindo aí o GPS embutido.

  • Teta de Frango

    Pergunta: o Micro-SIM pra usar no modelo Wi-Fi+4G precisa ser EXCLUSIVO de DADOS ou eu posso retirar o micro-SIM de voz/dados do meu iPhone pra usar no iPad também?

    • Blade Runner

      eu sempre quis saber isso tbm… tem alguma gambi q faz funcionar isso?

      • Renato

        pode sim, se retirar do seu iphone 4/ 4s e usar no ipad, funcionará, apenas fique atento com o trafego de dados, de acordo com o seu plano!

    • @Teta de Frango

      Eu fiz o teste tirando o chip do meu iPhone 4 e coloquei no meu iPad 3 com 4G (:

      Fincionou tranquilo (:

      • Teta de Frango

        Obrigado!

  • Jonathan

    É alguns graminhas, o grama. Abs!

    • Leonardo Negrisoli

      Estava prestes a escrever isso 🙂

  • Igor Machado Pimentel

    compra logo o completo pra não se arrepender heheheh

  • Sara

    Nem que eu não queira, eu tenho que comprar o Wi-Fi. O preço me obriga. E eu nem nunca cogitei a ideia de comprar um com 4g.

  • Alan Gabriel K

    10g , NOSSA, se eu levar um iPad 4G na bolsa nas costas é capaz de mim ter um problema de coluna!

    • Breno

      É capaz de MIM ter?

      que legal, até os índios estão comprando o Ipad! 😀

      • Jordany Arcanjo

        Ri muuito alto agora! KKKKKKKK

  • Nossa, 50g vai me cansar bastante hein. Ainda não entendo até hoje como vi por ai gente exaltando toda essa tonelada de peso.

  • Cristian

    Escolher a capacidade e com 3G ou não, depende muito das suas “necessidades”. Eu sempre fui de iPad 16GB e sem 3G. Mas tem pessoas que compram o 3G/64GB e ainda falta espaço.

  • Leandro

    Comprei meu IPad em Londres, será quando tiver 4g aqui vou conseguir usar, ou mesmo o vendido na Europa tem o padrão americano, que não será compatível com o brasileiro..?

  • Joao

    Uma duvida surgiu, está muito se falando sobre a rede 4G, mas ela vai funcionar no iPhone 4?

  • Rodrigo Diniz

    A diferença do wi-fi para o 4G é de R$300,00. Para quem tem iphone 4, pode usar o compartilhamento, e usa esse R$300,00 para comprar uma Apple TV. No Brasil está custando R$399,00, mas, se comprar fora (US$99,00), pode chegar a aproximadamente R$200,00 ou R$240,00 (considerando a média de 20% de “ágio” cobrado pelos “sacoleiros” que trazem produtos dos EUA).
    Além disso, como disse o Marcos P, não dá para dar sopa com o iPad na rua, né?!
    Porém, na minha opinião, o que mais instiga a comprar um 4G é o GPS. Principalmente isso.

    • alexandre

      iPhone como GPS é o suficiente. os carros também ja possuem central multimídia c/ GPS, não precisa fazer gambi p/ pendurar um iPad no painel. pra falar a verdade eu nem saio c/ o iPad por aí, fico c/ ele no sofá da sala, na cozinha tomando o meu café, e no jardim navegando.

  • alexandre

    R$ 450 a diferença entre wi-fi e 4G no modelo top 64GB.

  • Guilherme

    eu peguei o de 32 gigas com wifi porque nao jogo jogos pesados apenas casuais e ja tenho plano de dados no 4s

  • Guilherme

    Algumas graminhas ou alguns graminhas?

  • Ricardo

    Acabei de chegar dos EUA e trouxe um iPad (novo modelo) wifi-4G.
    Ate o momento não ativei o 3G ate mesmo porque não fiz um plano com operadora e vou avaliar realmente esta necessidade, ainda mais que posso utilizar o meu iPhone 4 como modem.
    Estou adorando o novo iPad.
    Comprei o de 32GB, pois vou usar muita foto nele.
    Antes não gostava muito da Apple não, mas agora não vivo sem um iPhone, iPad e iPod!

  • Fernanda

    Tenho uma duvida: Eu poderia comprar um iPad wifi + 3G e usá-lo normalmente sem um pacote de dados? Assim, eu poderia ir usando somente no wifi e se houvesse necessidade, contrataria um pacote de dados. Eu também tenho medo de me arrepender. Obrigada!

  • Diogo

    Mais vale o 3g mais wi-fi

  • eu

    Boa tarde! Comprei um IPad mini 16GB 3G e Wi-Fi Branco, gostaria de saber se ele tem a bossibilidade de usar o chip? Obr