Curiosidades

[análise] Qual capacidade de iPad comprar? 16, 32 ou 64GB?

Se você é um dos que pensa em adquirir um iPad nas próximas semanas, talvez uma das primeiras dúvidas que surja na sua cabeça será: Que tamanho de iPad eu compro? 16, 32 ou 64GB?

Esta questão é muito comum entre nossos leitores, pois é daquelas que a gente pode se arrepender no futuro, se não nos planejamos bem. O problema é que é uma questão realmente difícil de responder, pois cabe a cada um decidir suas necessidades.

Há quem não goste de se preocupar em ficar trocando constantemente sua biblioteca musical no iPad e prefere colocá-la toda ela no tablet. Ou quem gosta de andar com diversos álbuns de fotos de viagens para sempre mostrar aos amigos.

Já outros preferem economizar mais no preço do aparelho, não se importando ter que organizar, de tempos em tempos, o que tem dentro dele.

Analise o seu uso de acordo com o que mais consome espaço no seu iPad, com algumas dicas de economia:

Filmes:
Se você gosta de carregar mais de 4 filmes no seu iPad, para assistí-los na cama ou em uma viagem, saiba que eles ocuparão grande parte do espaço interno dele. O ideal é manter apenas aqueles que você realmente vai assistir em breve, apagando logo depois.

Fotos:
Ter fotos sempre à mão para mostrar para a família ou amigos é muito legal, mas isso também ocupa bastante espaço. Tente manter álbuns só das fotos que realmente valham a pena mostrar. E se você tira muitas fotos com a câmera do iPad, faça uma limpa do que você realmente quer deixar ali. Muitas fotos a gente nem gosta muito e só ficam ocupando um precioso espaço no disco interno.

Músicas:
Ok, você quer ter todas as suas músicas sempre à mão no seu aparelho, mas colocar toda a biblioteca ocupa muito espaço, ainda mais considerando que nem todas serão ouvidas. Considere fazer uma seleção semanal com o que você está afim de escutar naquela semana e deixe só elas no aparelho. Isso irá reduzir bastante o espaço ocupado. Ou, como alternativa, você pode assinar o serviço iTunes Match, e ter a música que quiser da sua biblioteca, onde estiver.

Revistas e eBooks:
Se você for leitor de revistas digitais ou de pesados eBooks, talvez deva mesmo pensar em comprar um iPad maior. Quando as revistas nacionais forem adaptadas para a tela Retina, a tendência é ocuparem ainda mais espaço no tablet.

Falando em tela Retina, alguns aplicativos estão realmente ocupando mais espaço para poderem suportar os gráficos maiores. Mas isso não significa que todos são obrigados a comprar um iPad maior, principalmente se seguirem as dicas acima.

O iPad utilizado aqui no Blog, por exemplo, é um com 32GB de capacidade. Temos nele aplicativos comuns, com jogos e utilitários, mas mesmo não possuindo nenhuma música ou filmes, ele está já com 22GB usados.

Comparando com o iPad 2, com os mesmos aplicativos, notamos algumas diferenças no uso do disco em aplicativos especialmente adaptados para a tela de maior resolução. Confira:

Ou seja, tudo depende do que você usa.

Qual a conclusão?

A conclusão quem tira é você mesmo, que é o único que sabe do que precisa. Nossa sugestão genérica é: se você tiver dinheiro, invista no modelo de maior capacidade que puder, pois espaço é sempre bom. Mas se seu orçamento não permite fazer grandes abusos nas compras, um modelo de menor capacidade não é nenhum problema irreversível que estragará completamente sua experiência de uso. Com você viu neste artigo, há diversas dicas que permitem aproveitar ao máximo o aparelho.

A certeza é uma só: seja qual for a capacidade escolhida, você dificilmente se arrependerá de comprar o iPad. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Higor

    Oloco! Se eu fosse comprar um, com certeza seria um de 64GB. Já tenho o iPad 2 de 32GB e só tem 0,6GB livre e já que o Novo iPad tem os aplicativos maiorias, sem sombra de dúvidas que seria um de 64GB.

  • Philippe Latsch

    hahah o GPS e o NFS agora ocupa menos espaço que esntranho!!!! mas eu pretendo compra a de 64GB com WiFi e 3g-4g o problema e que eu queria compra na festa de langamento mais ate agora nao apareceu nenhuma noticia

    • Eduardo

      Eu tambem queria vomorar hoje ou amanha, mas nao acho nada falando do lancamento…

  • Philippe Latsch

    ***lançamento*****

  • TiãoGavião

    De 32Gb para cima, no mínimo 😉

    • Copeta

      2

      • Lui Alexandre

        3. Meu iPhone 4 de 16gb vive lotado… –‘

  • Israel

    Eu tambem queria comprar no lançamento mas aqui no shopping iguatemi de Floripa tambem n vai ter nada de festa de lançamento. Será que o melhor é comprar na apple store online mesmo?

  • Monty

    16 GB é pouco.
    32 GB é bom.
    64 GB é folgadão.

  • SYN G.

    32GB pra mim são suficientes…

  • Sara

    Ahhh! Eu nunca nem tinha cogitado a ideia de comprar um maior de 16 gb com 4g, até ler esses posts…. mas o preço me impede de ter um maior então… iPad 3, 16 gb, wi-fi, me aguarde.

    • Henrique

      Fica tranqüila! Tenho o ipad2 16Gb e acabei de conferir: apenas 9,1Gb usados! Isso porque tenho o Asphalt 6 instalado (aqui só ele ocupa 1,7Gb). Tenho umas 300 musicas selecionadas, poucas fotos. Só deixo instalado apps que realmente uso! Enfim… Isso depende do perfil de uso de cada um! Atualmente eu não compraria um acima de 16Gb, pois estaria pagando por algo que eu nao usaria! 🙂

  • Depois do meu iPad 1 de 64GB não compraria nenhum outro com capacidade menor que essa.

  • Luiz Ferreira

    Acho o de 64 gb essencial mesmo

  • Paulo

    16 GB já é o suficiente, 5 Jogos TOP’s + músicas + alguns aplicativos. O resto é nuvem.
    Não tem necessidade de encher o iPad de jogos, se você no final vai jogar mesmo no máximo 3 constantemente, e depois você pode deletar quando zerar, não tiver mais graça ou sair uma nova versão do jogo e assim sempre ter espaço de sobra.

    Se eu hoje fosse deixar no meu iPad 2 de 32GB só o que eu realmente uso (alguns jogos, apps e músicas), daria para sobreviver com 16GB sem problemas, isso é até bom para evitar acumular aplicativos lixos que você instala e nunca mais usa.

  • Luciano Alencar

    O meu iPad2 é de 64GB. Dá para não passar aperto. Na troca, sem dúvidas, vou manter os 64GB. Prefiro só Wifi também.

  • Valter

    Com iCloud, skydrive e dropbox não sei se é tão necessário pensar em capacidade….

  • Teta de Frango

    Pra caber toda a coleção da revista playboy de 1975 até hoje, só serve se for o de 64Gb. =D

  • Luís M.

    iLex vc esqueceu de avisar que as vezes um aplicativo pode armazenar mais dados do que em outro igual (ex: o Sygic que ocupou mais espaço no iPad 2 do que no “iPad 3”, outro exemplo é um aplicativo de fotos que em um aparelho vc pode tirar varias (ocupando mais espaço) e em outro aparelho menos fotos (ocupando menos espaço))

    • Nos exemplosm usados, ambos aparelhos possuem os mesmos dados.

      • Luís M.

        Ok.
        Obrigado
        (não quero dizer o contrário mas eu acho que é meio difícil fazer isso, mas acredito que vc conseguiu!)

  • Cristian

    Não gosto de games, logo, o 16GB sempre foi suficiente pro meu uso.

  • Raphael Vinicius

    Gente, lembrem que existe hoje um HD externo que conecta com o iPad\Iphone. Ou seja, possu usa-lo e conectar com o IPAD (via wifi) e ter uns 500 GB livres.

    Vale a pena comprar um desse.

  • acho q o q eu fiz foi o melhor: comprei um de 16 gb, mas com 3g
    o 3g é mt importante, uso bastante, já que wi-fi liberado só em casa
    mas tem que reconhecer que 32 gb é bem mais folgado.. nao precisa apagar apps, musica, filmes
    quem trabalha e pode pagar seu ipad pode ir de 64 tranquilo

    • Denise

      Eu preferi exatamente o contrário: abrir mão do 3G (posso tetherizá-lo com o meu cel Samsung, se extremamente necessário), e investir no de 64Gb.

      Não me arrependo, posso baixar vários Apps e ir testando com calma, as vezes vários parecidos p/ decidir qual gosto mais. Posso baixar todo o material da faculdade e estudar off-line (não levo mais caderno o facul), e só pretendo fazer a limpa no final do semestre. Baixar cursos no iTunesU, etc.

  • Paulo

    Acho que vou comprar o de 32GB, porque compensa mais e você não se preocupa com a capacidade de espaço que tem dentro do tablet, ainda mais eu que não sou muito de comprar apps XD

  • Marcus Malacarne

    Quando eu comprei meu iPad 2, acabei optando pelo de 32gb, nunca tive problema com espaço, mas assim como o iPad do blog, eu não tenho nenhuma música ou vídeo, apena aplicativos.

  • anderson

    eu comprei o meu novo ipad 1 mes atras em cancun, peguei o wifi + 4 g de 32 g, paguei 780 doalres!!!
    barato!!!

  • Sem falar em alternativas como o DropBox que te dá um fôlego adicional…

  • Eduardo Coelho

    iLex,

    Já existe algum post específico a respeito do iTunes Match?

    []s

  • Daniel Gmrs

    Nossa! 32GB acaba ficando 22GB.. eu sabia que não é exato, mas perder qse 1/3 é sacanagem.. Sem duvida tem que ser 32GB pra cima pra mim..

    Meu iphone 4 de 16GB vive com menos de 1GB.. e já tentei retirar diversas coisas, mas não dá..
    Comprando meu primeiro iPad espero equilibrar as coisas.. 🙂

    • Túlio de Oliveira

      Amigo, você se confundiu…
      Está aparecendo 22gbs utilizados e ainda estão livres 5,9gb. Ou seja, quando você compra um ipad 32gb, ele tem um armazenamento útil de aproximadamente 28gb.

      16gb – 14gb úteis
      32gb – 28gb úteis
      64gb – ???

      • Daniel Gmrs

        vlw kra, vou comprar meu iPad hj e decidi vim aki pra ver denovo o artigo.. vou comprar 32GB entao..

    • Túlio de Oliveira

      Ah, e para quem já tem aparelho com plano de dados “ilimitado” e com função de compartilhamento da rede 3g do aparelho celular, recomendo só os modelos com wifi. Você economiza uma grana na diferença do wifi/3g.

      É o que eu pretendo fazer se eu for realmente adquirir o meu.
      Como pretendo viajar com ele, devo utilizá-lo como câmera também, aí já estou pensando no modelo de 32gb mesmo….

      Ah sim, desculpem o double post, se a moderação puder editar e anexar juntamente com o outro, eu agradeço!

      • Maurício Fortes

        Cara, pensei exatamente isso.
        Tenho iPhone 4S e pensei usar a internet compartilhada dele, já que tenho plano de dados ilimitado.

        Mas será que não vai fazer falta o GPS ?

        • Vinicius

          Me falaram que o sinal gps é compartilhado junto. Mas acho que o maior problema disso é gasto de bateria do celular!

  • Paula

    Quantas fotos cabem em um Iphone com capacidade de 32gb?