Notícias

Jogos já dominam as listas dos mais baixados na App Store brasileira

Os desenvolvedores brasileiros de iOS agora enfrentam uma nova realidade na App Store. Se antes era relativamente fácil colocar seu app na lista dos 10 aplicativos mais baixados no Brasil, depois que a categoria Jogos entrou na loja nacional, quem conseguir figurar entre os 100 já pode se considerar um caso de sucesso.

Os jogos dominam hoje a App Store brasileira. É bem verdade que a ansiedade contida por três anos sem a categoria em nossa loja está fazendo todo mundo correr atrás do atraso e comprar todos os jogos que sempre desejou ter em seu aparelho. Mas a tendência dos games roubarem espaço nas listas dos mais baixados é mundial e se repete em diversos países que há tempos já possuem acesso à categoria.

Hoje, depois do primeiro fim de semana da estreia dos jogos, apenas um não é um jogo na lista dos 10 aplicativos pagos mais baixados. Até mesmo entre os aplicativos mais rentáveis de toda a loja, apenas os caros navegadores GPS e o bravo WhatApps Messenger conseguem ainda se manter entre os 10. O resto é jogo.

A Apple deve estar se perguntando: “Por que é que não liberamos os jogos antes? Estes brasileiros adoram gastar!” 😛

Pode-se dizer que agora temos uma lista mais de acordo com a realidade. Antes, muitos baixavam jogos por contas estrangeiras, o que mascarava a lista brasileira. Com muitos usuários passando definitivamente para contas nacionais, as listas refletirão com muito mais fidelidade o que o público brasileiro está baixando.

A tendência é que este fenômeno diminua um pouco, mas continue assim, ficando mais difícil para os desenvolvedores brasileiros emplacarem seus aplicativos. Por um lado, isto é ruim, pois já é difícil conseguir destaque em uma loja com milhões de aplicativos. Por outro, isto pode dar uma sacudida na produção brasileira, pois agora só quem for realmente bom é que terá destaque. Não bastará fazer um aplicativo com sons de peidos ou engraçadinhos, é preciso criar ferramentas realmente úteis para os usuários, sob pena de ficar no esquecimento.

Por isso, desenvolvedores, ponham sua criatividade para funcionar, pois agora ela é mais necessária que nunca. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo de Araújo Garcia

    Botei fé!!!

  • Ainda não usei a AppStore brasileira. Me da uma impressão de incompletude. To errado?

    • Não pesquisei mas parece que os jogos mais violentos ficaram de fora. Ou foi apenas impressão?

    • Edu

      A impressão que tenho é que a categoria de jogos está igual a da appstore Argentina… A maioria dos jogos estão lá, apenas os mais violentos que ficam de fora, tipo os GTAs, Doom, Rage, Duke Nukem 3d etc..

      Motivo suficiente para ainda ter a conta americana. Mas a maioria dos games já dá pra comprar pela brasileira..

      • Simeão Castro

        É verdade Edu! não achei o “Gangstar Rio” na app Brasileira

        • American Afro

          queria tanto GTA 3 🙁

  • Max

    Bom ponto de vista, iLex.

  • Como consumidor adorei a novidade, já gastei horrores esse fim de semana. E como dev agora vou precisar ralar bem mais. Mas vale o desafio: derrubar Angry Birds 🙂

  • DanielBG

    Titulos como o gta 3 da 10ª edição de aniversario e gangstar:(todos os títulos) ainda nao chegaram na AppStore brasileira.
    Como disse Renato Pessanha

  • Leandro.ES

    Todos os jogos que procurei na AppStore BR eu achei fácil, incluindo dois que só havia encontrado na loja americana. Pelo que parece, a loja brasileira tá bem interessante e muito melhor que a da Argentina.

  • Ricardo

    Agora só falta melhorar os reviews e a classificação dos apps que hj em dia tem pouquíssimas opiniões ou são totalmente abandonados, situação bem diferente do que na conta americana onde a classificação e os reviews são bem utilizados e nos dão uma referencia para saber se o app é bom ou não.

    • Lucas Maia

      Realmente concordo com você Ricardo. Nossa App store precisa ré reviews e mais avaliações. Para nos dar uma boa referencia sobre o App.

  • A minha conta é Americana, vou esperar mais um pouco para migrar para a Brasileira, tenho bastante jogos e aplicativos, no momento não vou comprar nada, então o melhor é esperar e ver como vai ficar, se vamos ter todos os jogos ou não, e se vamos receber varias promoções.

  • Xay

    “Não bastará fazer um aplicativo com sons de peidos ou engraçadinhos”…. chorei de rir agora….
    Mas passei o final de semana vasculhando a loja e, lógico, gastando muito… ai ai ai meu credit card!!!!! rsrsrs

  • iMax

    Quando vamos ter “Guitar Hero” disponível na App Store???

  • Afinal quem cedeu, a Apple em colocar classificação ou a legislação brasileira? A Apple certo? Só não entendo por que demorou tanto para se abrir a esse mercado. Mesmo com a “mascarada” ela devia sim perder algumas vendas de apps.
    Detalhe: muitos apps brasileiros de game já estavam sendo vendido como “entretenimento” na loja a tempos..

  • Luiz Felipe S Cristofari

    Uso a appstore americana desde o lançamento do iphone 3g. Ja torrei muito dinheiro nela e hoje pela manha quando fui dar uma olhada na brasileira surgiu uma dúvida.

    O valor do jogo Epic Astro Story é $3,99 na loja americana e na loja brasileira também. Isso quer dizer que os jogos tem seus valores em dólares na appstore brasileira? Então toda transação feita incide o IOF?

    Sorry, nunca comprei na brasileira então to tentando entender pra ver se vale a pena pq sempre comprei giftcards pelo wallmart ou buyfrompowerseller.

    • Marcelo

      Os valores são os mesmos.. em dolar e com IOF… acho que a vantagem é poder usar cartão de credito… coisa que normalmente não da pra fazer na americana…

      • Luiz Felipe S Cristofari

        Saquei, então como exemplo, um app de $0,99 sai por quanto no final das contas em real?

      • Luiz Felipe S Cristofari

        É verdade, uso o cartão pra comprar meu giftcard então o mesmo iof das compras de apps vai incidir no valor total que paguei no giftcard, acho que acaba sendo a mesma coisa no final das contas.

    • Leonardo Negrisoli

      Se você é como eu que usa cartão de crédito brasileiro na App Store Americana, vc paga IOF anyway. De qualquer forma… o valor é tão baixo que não faz tanta diferença 🙂

  • Juliano do Prado

    Bom é que talvez incentive os desenvolvedores brasileiros a investir em jogos…
    iLex, quando o Forum vai voltar a funcionar?
    Alguem sabe onde eu posso comprar um bom par de fones Bluetooth pro meu iPhone ? gosto de fazer corrida, e um fone sem fio seria mais pratico…

  • Leonardo Negrisoli

    Neste momento a Argentina/Uruguai e os Estados Unidos estão sofrendo um déficit de Apps baixados na categoria jogos…. pq será? 😛

  • Rodrigo Diniz

    Olá iLex!

    Vc viu que o site do Extra está vendendo iPhone 4S de 16Gb desbloqueado por R$1.979,00? Não estou fazendo propaganda, mas é que eu achei interessante isso, e está mais barato do que a própria Apple Store. Esse preço é o preço com desconto por email.

    Fica a dica! 🙂

    Abração…

    • Juliano do Prado

      Esse valor é no pagamento a vista =/

    • Carlos

      Nossa, que promoção….
      Na TIM é R$ 1.899,00 e ainda parcela em 3 vezes, se eu não me engano.

  • Marcos

    Eu gostaria de fazer compras também, mas, por um motivo que eu desconheço, o iTunes não aceita meu cartão de crédito, sempre diz que o meu código de segurança está errado sendo que não está, já aconteceu com alguém?

  • Marcio

    Muito show, só falta os gift cards pra quem não tem cartão internacional.

  • José

    Muito bom o artigo , realmente ia brasileiros desenvolvedores deverão melhorar bastante

  • E você iLex? Pretende usar somente a conta BR agora? ou fazer o que muitos ainda fazem: utilizar duas contas.

  • Fabricio Silva Lima

    iLex será que vale gift card comprado nos sites gringos serem inseridos creditos na app store brasileira?

  • Uma das coisas mais esperadas pelos usuários da App Store Brasileira sempre foi a categoria Jogos. E finalmente é realidade. Eu sempre mantive minha conta brasileira pra todos os aplicativos e uma americana apenas para jogos. Depois que a nossa App Store e iTunes Store ficaram praticamente completas, abandonei definitivamente a conta americana. Compro minhas musicas na conta BR, alugo filmes e agora os jogos.
    Acho que é algo que todos deviam fazer, pelo simples fato de consumir na loja do seu próprio país, atraindo mais ainda a atenção da Apple pra cá. Gastando nas lojas estrangeiras fará com que a loja brasileira faça menos sucesso.

    • Luiz Felipe S Cristofari

      Até concordo com você mas o leque de opções não se mostrou tão atrativo quanto a loja americana ainda proporciona ao meu ver. Bom, vou esperar um pouco mais para transferir minhas compras. Se tivesse adquirido meu iphone a pouco tempo acho que daria preferência a loja brasileira. Fui correndo no app Banca para ver se achava umas revistas que eu curto mas só achei revistas americanas, =/

      • MMarcius

        Como o iLex mesmo já falou, a revista Carta Capital já é compatível com a Banca. Como já foi dito aqui, eu também acho que é questão de tempo para tudo isso, apps, revistas, etc chegarem de modo full aqui na loja BR.

        Pelo menos assim espero 🙂

        • Luiz Felipe S Cristofari

          É algo que ia curtir muito, sei que tem várias revistas que já tem na versão mas não fazem uso da Banca em si. Bom, fico no aguardo também.

          • Em relação a banca, o maior impasse são as editoras que não querem aderir ao novo modelo de negocio da Apple e abrir mão de 30% do faturamento das vendas. Simplesmente ganância das editoras. A banca está lá pronta pra ser usada. Nós não temos opções na banca do Brasil por culpa das editoras. Mas vamos aguardar e torcer para que essa situação mude.

            • Profeloy

              Entendi perfeitamente seu comentário, mas convenhamos, 30% é bastante. Se é possível não pagar essa taxa vendendo fora da banca e baixando num app, acho que qualquer um de nós faria o mesmo.
              Abs!

            • Se pensar só nisso, realmente tem sentido. Mas é pensar pequeno.
              A mídia impressa está com os dias contados. Se ficarem de frescura para se adaptarem de vez ao formato digital, perderão o bonde.
              Fora do país já se deram conta disso e de quanto é vantajoso oferecer preços melhores na Banca. Só no Brasil ainda que não, justamente por pensarem pequeno.
              Mesma coisa para a iBookstore.

      • Concordo com você em relação a variedade de jogos e aplicativos, comparando a americana e a brasileira. Infelizmente ainda sofremos as consequências da imagem não muito lucrativa que o Brasil tinha a algum tempo atrás. Ainda bem que a situação mudou e agora todo mundo quer investir e trazer novidades pra cá. Acho que as coisas virão aos poucos. Veio a iTunes Store, vieram os jogos… quem sabe as séries de tv também venham e assim por diante. E quanto mais comprarmos na loja brasileira, mais atrativa e lucrativa ela será. 🙂

  • Puding

    Tomara que a apple mande para o ministério todos os jogos que ela tem na app store, ai sim quero ver a canseira que eles vão ter em aprovar cada um. Talvez quem saiba abrir uma exceção ou melhorar o sistema de aprovação.

  • Beaguinho

    Acho ótimo isso, hora de ter Apps com mais qualidade e úteis.

  • Gonuki

    É possível transferir apenas alguns aplicativos de uma conta para outra?

  • Diego

    Marcos
    O meu cartão de credito tambem aparece sempre que o codigo de segurança não é valido,e como você disse está tudo certo,gostaria ds alguma orientação pois a´té agora só tenho jogos free.

  • charles

    Sei que os desenvolvedores brasileiros irão se empenhar ao máximo no desenvolvimento de apps mais elaborados.

  • Carlos Roberto

    Ilex, que capa é está que você está usando no seu ipad, estou procurando uma para o meu.

    • Você não vai acreditar…
      Amanhã eu conto. 😉

      • Dorinhavasc

        Rsrsr ….

  • Marcelo Andrade

    Show…

    Eu sempre mantive minha conta Brasileira como principal (vai fazer 1 ano que tenho meu Iphone 4). Adorei a novidade dos jogos e eu e minha esposa (que tb tem um branco de 16 GB) ja compramos varios.

    Detalhe. Temos 2 iphones 4 com Jailbreak e sim, compramos jogos e apps da Store com muito gosto pois utilizamos o JB so para os tweaks, nada de pirataria. Alias o TOP 1 da lista foi o primeiro que comprei

    O bom é que agora que a apple esta olhando para nos brasileiros talvez esteja percebendo quanto de dinheiro perdeu. Nem todos compravam apps nas contas americanas, argentinas e afins.

    Esse problema do cartao de credito inclusive esta sendo relatado em varios lugares. Ilex, é bom fazer um post sobre isso se possivel. Tem muita gente reclamando que nao ta aceitando o codigo de segurança do Cartao. Eu nao tive problemas pra comprar….

    Abraços!!!

    • É porque tem gente ainda tentando cadastrar cartões que não são internacionais e aí não rola mesmo.

  • Alessandro Fernandes

    Agora so faltam os livros. Alguem sabe se há previsão de ebooks na loja brasileira?

  • como faz pra po na apple store americana?apos por na apple store americana tem como volta pra brasileira?

  • Daniel

    Muito Legal .. + mais eu já tenho todos .. E tenho 300 jogos no meu iphone !!