2012ARQUIVONotícias

Jogos já dominam as listas dos mais baixados na App Store brasileira

Os desenvolvedores brasileiros de iOS agora enfrentam uma nova realidade na App Store. Se antes era relativamente fácil colocar seu app na lista dos 10 aplicativos mais baixados no Brasil, depois que a categoria Jogos entrou na loja nacional, quem conseguir figurar entre os 100 já pode se considerar um caso de sucesso.

Os jogos dominam hoje a App Store brasileira. É bem verdade que a ansiedade contida por três anos sem a categoria em nossa loja está fazendo todo mundo correr atrás do atraso e comprar todos os jogos que sempre desejou ter em seu aparelho. Mas a tendência dos games roubarem espaço nas listas dos mais baixados é mundial e se repete em diversos países que há tempos já possuem acesso à categoria.

Hoje, depois do primeiro fim de semana da estreia dos jogos, apenas um não é um jogo na lista dos 10 aplicativos pagos mais baixados. Até mesmo entre os aplicativos mais rentáveis de toda a loja, apenas os caros navegadores GPS e o bravo WhatApps Messenger conseguem ainda se manter entre os 10. O resto é jogo.

A Apple deve estar se perguntando: “Por que é que não liberamos os jogos antes? Estes brasileiros adoram gastar!” :P

Pode-se dizer que agora temos uma lista mais de acordo com a realidade. Antes, muitos baixavam jogos por contas estrangeiras, o que mascarava a lista brasileira. Com muitos usuários passando definitivamente para contas nacionais, as listas refletirão com muito mais fidelidade o que o público brasileiro está baixando.

A tendência é que este fenômeno diminua um pouco, mas continue assim, ficando mais difícil para os desenvolvedores brasileiros emplacarem seus aplicativos. Por um lado, isto é ruim, pois já é difícil conseguir destaque em uma loja com milhões de aplicativos. Por outro, isto pode dar uma sacudida na produção brasileira, pois agora só quem for realmente bom é que terá destaque. Não bastará fazer um aplicativo com sons de peidos ou engraçadinhos, é preciso criar ferramentas realmente úteis para os usuários, sob pena de ficar no esquecimento.

Por isso, desenvolvedores, ponham sua criatividade para funcionar, pois agora ela é mais necessária que nunca. :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo