2012App StoreARQUIVONotícias

Falsas avaliações na App Store agora atingem consumidores brasileiros

O problema das falsas avaliações na App Store sempre atingiu o mundo inteiro. Alguns desenvolvedores inescrupulosos criam diversas contas diferentes para avaliarem falsamente seu aplicativo ruim, para ver se crescem na classificação e iludem os consumidores. E agora que temos a categoria Jogos, o Brasil passou a ser um mercado importante para este tipo de golpe.

Um belo exemplo é o jogo Sonic X, que se utiliza de uma dezena de reviews falsos para enganar os brasileiros. No dia 7 de abril, o desenvolvedor Le Thi Tuyet postou 18 avaliações falsas (em inglês) dizendo que o jogo era maravilhoso. Tudo falso para subir no ranking e iludir centenas de brasileiros que pagaram $0,99 para não verem o Sonic, que é propriedade intelectual da SEGA e só ela pode vendê-lo.

Mas por que estas avaliações falsas estão no início da lista?

Porque o próprio golpista avaliou as suas resenhas como “Úteis“, subindo assim a importância delas. Como os brasileiros ainda não avaliam os comentários individualmente, os falsários ganham vantagem.

Como fazer para evitar esse tipo de golpe?

Cada um de nós pode ajudar para que a classificação da App Store não seja adulterada desta maneira. Basta ir na página do jogo no iTunes do computador e, nas avaliações, indique que o comentário falso não foi útil. Se a Apple receber muitos assim, o comentário vai para o final da lista e não influenciará mais na compra do aplicativo. Neste jogo, faça isso com todos que estiverem em inglês indicando  5 ou 4 estrelas.


Ajude a desmascarar o larápio e vote você também!

Se você foi um dos que comprou o jogo falso, o que fazer?

– Dê uma avaliação negativa (1 estrela) para o falso jogo. Isso ajudará a fazê-lo cair no ranking.
– Peça reembolso para Apple o mais rápido possível, como explica este tutorial.

Como se prevenir de golpes na App Store?

Antes de comprar, analise sempre a descrição do aplicativo. Leia todas as avaliações e procure distinguir o que parece um relato verdadeiro e o que cheira a falsidade. Se for um jogo famoso, confira se o desenvolvedor é mesmo o proprietário daquele jogo (SEGA no caso do Sonic, Rovio no caso do Angry Birds, etc).

A Apple deveria arranjar uma maneira de evitar este tipo de golpe, logo ela que protege tanto a sua loja, impondo regras rígidas de tudo quanto é tipo. Este aplicativo que usa ilegalmente a imagem de propriedade da SEGA nunca deveria ter sido aprovado.

Botão Voltar ao topo