2012ARQUIVONotícias

Tela Retina do iPad poderá aumentar consideravelmente o tamanho dos aplicativos da App Store

Não é novidade que a nova tela Retina do iPad exigirá que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos com imagens 4x maiores, aumentando também o tamanho dos arquivos. Mas se tomarmos como referência os novos aplicativos da Apple já adaptados para a nova tela, veremos que o espaço interno do iPad pode se tornar um problema.

Na semana passada, a Apple atualizou todos os seus principais aplicativos, como Numbers, GarageBand e iMovie, para ficarem adaptados à nova tela Retina. O grupo de vietnamitas que recebeu mais cedo o novo modelo, conseguiu comparar os tamanhos dos arquivos das novas versões dos iApps com as antigas, e pode constatar que o tamanho mais que dobrou. Confira:

App iPad 2 Novo iPad
Keynote 115MB 227MB
Numbers 109MB 283MB
Pages 95MB 269MB
iMovie 70MB 404MB
iPhoto 129MB

Até já vimos que a Apple aumentou o limite máximo de downloads através da rede 3G, para se adaptar à nova realidade. Mas o considerável aumento de tamanho pode trazer problemas a curto prazo por quem optar por aparelhos de 16GB de capacidade.

Mas isso não significa que tudo está perdido (alguns até dirão que a Apple está fazendo isso só para forçar a compra de iPads com mais capacidade). Há de se considerar que os aplicativos mais antigos, como Keynote e iMovie, foram apenas readaptados às imagens maiores. Talvez, se eles fossem desde o início planejados já para a tela Retina, eles poderiam ser mais otimizados, como foi o caso do novo iPhoto.

Usar imagens bitmap é a maneira mais fácil de se construir a interface de um aplicativo. Os desenvolvedores agora terão que se empenhar a usar menos imagens bitmap e mais vetores na interface de suas obras, para que o seu app não fique muito grande.

Mas será que todos se darão o trabalho de investir tempo nisso? Só o tempo dirá.

via Cult of Mac

Botão Voltar ao topo