Notícias

Tela Retina do iPad poderá aumentar consideravelmente o tamanho dos aplicativos da App Store

Não é novidade que a nova tela Retina do iPad exigirá que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos com imagens 4x maiores, aumentando também o tamanho dos arquivos. Mas se tomarmos como referência os novos aplicativos da Apple já adaptados para a nova tela, veremos que o espaço interno do iPad pode se tornar um problema.

Na semana passada, a Apple atualizou todos os seus principais aplicativos, como Numbers, GarageBand e iMovie, para ficarem adaptados à nova tela Retina. O grupo de vietnamitas que recebeu mais cedo o novo modelo, conseguiu comparar os tamanhos dos arquivos das novas versões dos iApps com as antigas, e pode constatar que o tamanho mais que dobrou. Confira:

App iPad 2 Novo iPad
Keynote 115MB 227MB
Numbers 109MB 283MB
Pages 95MB 269MB
iMovie 70MB 404MB
iPhoto 129MB

Até já vimos que a Apple aumentou o limite máximo de downloads através da rede 3G, para se adaptar à nova realidade. Mas o considerável aumento de tamanho pode trazer problemas a curto prazo por quem optar por aparelhos de 16GB de capacidade.

Mas isso não significa que tudo está perdido (alguns até dirão que a Apple está fazendo isso só para forçar a compra de iPads com mais capacidade). Há de se considerar que os aplicativos mais antigos, como Keynote e iMovie, foram apenas readaptados às imagens maiores. Talvez, se eles fossem desde o início planejados já para a tela Retina, eles poderiam ser mais otimizados, como foi o caso do novo iPhoto.

Usar imagens bitmap é a maneira mais fácil de se construir a interface de um aplicativo. Os desenvolvedores agora terão que se empenhar a usar menos imagens bitmap e mais vetores na interface de suas obras, para que o seu app não fique muito grande.

Mas será que todos se darão o trabalho de investir tempo nisso? Só o tempo dirá.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Elccin

    Já era imaginado, soh não pensei que fosse tanto assim o aumento…

    • Robertao

      Eu ainda me questiono se o novo ipad supera o anterior.
      Mesma quantidade de memoria com apps maiores.
      Aumento de performance questionavel (2x mais GPU com 4 vezes mais pixels pra processar?? sounds failing…)

      • Marcos

        Concordo 100%. A Apple fica pressionada a sempre inovar, em 1 ano apresentar tela de retina, não aumentar preço , não aumentar espessura ou peso, da nisso

  • Betinho

    Olá,

    e aí, vem minha reclamação : por que não pularam logo para 128GB ? Será que a Apple, com o propósito de manter o preço básico em $499, teria que abdicar do 4G LTE para poder iniciar com o mínimo de 32GB ?

    • Otavio

      pra nao concorrer com macbook air

    • Overlord

      Deixarão a versão de 128 Gb para o novo novo iPad (new iPad 2 ou sejá lá qual será o nome)…

      • LTerassi

        Vai se chamar iPad apenas, assim como esse novo de agora. Não sei de o de vocês tiram que o nome dele é “new iPad”

    • JanjaBoy

      O nome disso é: obsoletismo programado. 😉

    • Max

      Porque a Apple quer que utilizemos o iCloud. Com ele não é necessário ficar guardando muitas coisas no aparelho.

      • Leo Koester

        Besteira. iCloud faz apenas o backup na nuvem. Todos os aplicativos vão ocupar o espaço no iPad do mesmo jeito, assim como os arquivos baixados por eles, como imagens, vídeos e revistas.

        • Max

          Cara, difícil ter e usar mais de 64GB de aplicativos. E com o iCloud e iTunes Match vc não precisa se preocupar em perder espaço com músicas, filmes e fotos, que geralmente ocupam a maior parte da memória. Portanto, 64GB dá e sobra. Pense e raciocine um pouco antes de falar que é “besteira”.

          • Maycon James

            É, mas se for pra depender de iCloud aja dados..

            • Max

              Mas para a Apple, o mundo ideal é um iPhone/iPad etermanemnte conectado à internet e com dados ilimitados e disponíveis a qualquer momento.

          • Leonardo Negrisoli

            Como assim cara?
            iTunes Match vc continua com as músicas no seu aparelho, a menos que as delete.
            Vc não consegue fazer a reprodução das músicas pelo iCloud né? Precisa baixá-las, não?

            Se eu estiver correto seu argumento não procede.

            • Monty

              Leonardo, é quase isso. No iTunes Match ele sincroniza com a núvem todas suas músicas que tem no seu PC/Mac (não necessariamente estão no iDevice). Então você fica com um mundo de música lá na iCloud, e pode não ter nenhuma no iDevice. Se quiser tocar alguma no iPhone/iPad, ele até toca por streaming, só que fica gravada depois (ou seja, ele toca enquanto baixa e não apaga automaticamente). E se quiser liberar espaço, pode deletar depois. A tendência, claro, e só deletar no dia que faltar espaço mesmo.
              Na AppleTV, aí o iTunes Match é 100% streaming.

          • Pedro Silva

            Concordo totalmente que é besteira! Eu uso o IPad basicamente para diversão e vários jogos ultrapassam 1,5GB de tamanho. Considerando um proporcional baseado nos valores da matéria isso significa que ultraje destes jogos podem facilmente atingir 3,5GB, considerando que um IPad de 64gb te deixa livre para uso apenas 50Gb reais. Isso significa que se vc não colocar nenhuma música, livro, vídeo ou foto, você poderia instalar apenas 14 jogos e hoje em dia qualquer usuário que gosta de joga tem muito mais que isso em seus aparelhos.

            • Max

              Quantas pessoas no mundo baixariam e jogariam com frequência 14 jogos de 3.5GB? Um dos jogos mais baixados da AppStore, o Angry Birds, tem pouco mais de 20MB. Em um iPad de 16GB da pra instalar 800 jogos como Angry Birds. Depois que você compra um jogo, você pode baixá-lo quantas vezes forem necessárias, todos sabemos disso, e se o desenvolvedor do jogo coloca suporte para iCloud, se tiver vontade de jogar, baixa denovo e recomeça o jogo de onde parou. Por isso que não entendo todo esse mimimi por conta de um iPad de 128GB.

          • Javar

            Cara, vc só fala besteira! Não sabe de nada e fica aí falando como se conhecesse!

            • Max

              Com certeza vc sabe mais pois argumentou com bases bem sólidas. Pelo menos eu apresentei um ponto, concorde ou não. Mas fica aí esperando o iPad de 128GB. Mas espera sentado…

          • Leo Koester

            Pensar e raciocinar? OK.

            Tenho um jogo no iPad de 16GB que ocupa 1.5GB (digamos, Bards Tale). Meu iPad esta entupido de revistas baixadas (cada uma com seus 250/300MB). Vou fazer uma viagem e resolvo apagar um jogo grande para colocar um filme em “HD” do iTunes (perceba que as aspas significam “HD nem aqui nem na China”), afinal o iCloud faz o backup dos documentos dos aplicativos, certo?

            Quando volto da viagem, resolvo reinstalar meu jogo de volta e voilá! Meus dados não são restauráveis! O iCloud apagou tudo no momento que desinstalei o jogo!

            Uau! Quanta usabilidade! Quão Apple-like!

            Vai me desculpar, mas seu sacrossanto iCloud é praticamente inútil na falta de espaço físico.

    • Também achei mancada isso. Quem usa muito o iPad como eu, já sente muito a necessidade de mais espaço.

      Com a tela retina o tamanho dos apps vai crescer, mas as opções de armazenamento não.

      • Copeta

        Não espere a apple fazer milagres

  • A média de aumento do tamanho destes está em 3,29x, ou seja quase 4 vezes o tamanho, perdendo deste valor apenas os arquivos que não são imagens.

    Porém é compensatório, já que teremos resoluções 4 vezes maiores. Agora o mais difícil é arrumar espaço para isto tudo!

  • JP

    Puxa vida…será que os apps universais aumentarão mesmo quando instalados em outros dispositivos?

    • Pedro Silva

      Sim! Pode ter certeza disso! Sou desenvolvedor IOS é as interfaces(telas) de todas as versões são enviadas no pacote de uma Apple universal, logo elas vão aumentar de tamanho sim.

  • Elccin

    Quem tem o iPad 2 terá esse aumeto no tamanho dos apps ou na hora de baixar a appstore identifica qual o iDevice e direciona o app indicado pra cada????
    Eu questiono, pois não justifica os tem um app que ocupa mais q o dobro de espaço num dispositivo que não tem a tela com tal resolução….

    • Apps universais são únicos para ambos os dispositivos, Não há essa separação.

    • Prevejo gente dando graças a Deus quando o TweetBot para iPad for otimizado para Retina.

      • Ops, lugar errado 😛

  • Marcelo

    Não acho que a diferença vá ser tão grande assim nas versões novas dos Apps… Pq tem que lembra que os Apps da Apple alem das imagens em alta resolução tambem receberam novas funcionalidades… o iMovie por exemplo tem os “trailers”.. ai alem das imagens novas pras animações tambem recebeu um video demo de cada trailer.. por isso teve esse aumento todo no tamanho…

    Acho que pra ter uma ideia melhor do quanto os arquivos vão aumenta.. teria que pega o ibooks e compara o tamanho das versões…

  • Perilesjr

    Dúvida bem Mobral:
    Qdo atualizar esses aplicativos no meu iPad 2 virá essa enxurrada de MB?

    • Sim. Apps universais trazem o pacote completo (o que é uma pena).
      Mas talvez dê para liberar espaço após a instalação/atualização usando apps como o iFunBox (que não exige jailbreak pra isso) para excluir os gráficos Retina.

  • Harlane Castro

    Eu tenho 221 aplicativos no meu iPad de 64 GB e mais um tanto de coisa, meu medo agora é eu ir atualizando os aplicativos e o espaço acabar. Eles deveriam ter pensado em baixar as imagens grandes somente no novo iPad, pois para usuários do iPad 1 e 2 não vai servir de nada este aumento no tamanho…

  • Como os comentários acima me lembraram, nada nos impede de usar apps como o iFunBox para apagar as imagens Retina dos dispositivos onde elas são desnecessárias. Creio que não afeta em nada, pois as limitações do dispositivo não deixam o app sequer carregar os arquivos de que não precisa. 🙂

  • Beaguinho

    Está na hora da Apple inventar algo para tornar a vida do desenvolvedor mais prática.

    Tipo, ao desenvolver um App Universal, tem que se colocar todas as imagens dentro do App, ou seja, vc que baixa para iPad acaba tendo as imagens para o iPhone 4 e assim por diante.

    Poderia ter um esquema inteligente onde ao fazer download do App ele só baixava o conteúdo específico pro dispositivo, assim o desenvolvedor só tinha que travar em uma pasta do dispositivo as imagens e a Apple fazio o controle do que baixar.

    • Pedro Silva

      Acredito que isso não seja possível. Pois uma Apple universal só assume o tamanho adequado durante a execução e quando se baixa o arquivo a App não sabe onde ela vai rodar. Além disso a Apple teria que ter um servidor capaz de fazer uma copia da aplicação, remover os arquivos inúteis e depois baixar. Para uma App não seria complicado, mas para centenas de apps baixados ao mesmo tempo sim. A solução possível seria no dispositivo durante a sua primeira execução ser identificado pelo IOS e aí sim o IOS apagar os arquivos desnecessários. porém essa solução não resolve o problema de baixar coisas desnecessárias.

  • Diego

    16 GB é muito pouco, por isso que eu esperei 2 meses a mais só pra pegar o iPhone de 64 GB. Valeu a espera pois não preciso me preocupar com espaço. Me preocupei com isso depois de ver que pra iPhone tem jogo de mais de 1GB de tamanho, imagina pra iPad.

  • Cristiane

    Meu iPad de 64G já está pedindo espaço, imagina agora! Eu estou contente com meu iPad2, mas consideraria trocar se houvesse uma versão com mais espaço. Quem sabe o próximo…

    • Cristiane, fiquei curioso agora. Me diga o que geralmente você coloca no seu iPad, porque encher 64GB eu considero como algo excepcional.

      • Dorinhavasc

        Pois é fiquei aqui espantada •.•

      • renan

        com um monte de filmes no ipad 64Gb vai rapidim

      •  Novelli

        Normal, meu iPod Classic de 160Gb, tem 110Gb ocupando-o só de músicas…mais de 40.000…rsrsrsrs

    • Jeff

      Provavelmente tem muita coisa que nem usa ou o faz esporadicamente. Uma “Limpeza” é indicado ou iCloud “neles.

    • Harlane Castro

      Estou na mesma situação. Meu iPad 2 de 64 GB tem menos de 15 GB de espaço pra ficar lotado. Com as atualizações com certeza vai lotar.

  • O que eu acho mais interessante nisso tudo é que, apesar dos pesares, a Apple não moveu uma pena no sentido de aumentar a capacidade interna dos seus aparelhos. Agora, mais do que nunca, faria todo sentido um iPad de 80 ou 120Gb, pq não dá pra viver de iCloud na hora de trocar ou instalar aplicativos, principalmente se você depende de internet móvel.

    • clístenisCanuto

      pode ser muitos filmes e músicas no iPad. eu tenho o 1 de 64gb e ainda tenho mais de 20gb disponíveis. e olhe q coloquei minha biblioteca de música toda pq quase sempre to usando ele pra tocar como DJ. rss
      mas topar 64gb de dados…! só se tiver usando ele vô
      o HD externo! rss

  • DIogo

    A Apple é esperta, não aumentou o tamanho do iPad por que.

    1. Para não aumetar o preço.
    2. Para vc assinar o iCloud, ou o iTunes Match.

    Essa é a minha impressão. vcs concordam ?

    • Max

      Penso a mesma coisa. Ela quer empurrar o iCloud goela abaixo. Ela não vai aumentar a capacidade do iPad e iPhone em mais de 64GB. Pelo menos não tão cedo.

    • A memória SSD ainda é muito cara… E olhe que a Apple já consegue preços *baratíssimos*, dizem.

      Eles tiveram que escolher entre 4G e SSD de 128GB, acho eu.

      • Marcelo

        Acho que o chip 4G nem é tão caro até pq se fosse o modelo wi-fi seria + barato… o que mais deve ter pesado mesmo no custo do novo iPad foi a tela… se for leva em conta a exclusividade e a dificuldade que deve ta sendo pra produzir com essa qualidade.. a Apple não deve ta pagando pouco por ela não…

    • O iCloud não permite instalar aplicativos nele. Ainda é necessário espaço no aparelho para fazê-los funcionar.

      • DIogo

        Ah sim, Brother, sabemos disso.
        Mas, vc concorda que se vc ocupar metade do SSD de aplicativos, vai sobrar menos para fotos, músicas e vídeos ?
        Aí onde vc coloca isso ? na nuvem é lógico. rs.

        Sei lá, é muito maquiavélico? ahaha bom é só a minha opinião.

      • Max

        Sim, iLex, mas você concorda que 64GB de aplicativos é algo um pouco surreal? Você até pode instalar tudo isso, mas dificilmente utilizará nem metade disso. Na filosofia da Apple, você carrega apenas o essencial na memória do dispositivo, e o restante fica lá na nuvem. Se precisar, você baixa denovo. É questão de tempo para começarem a armazenar inclusive os saves de jogos e tudo mais, para que vc possa reinstalar o jogo a qualquer momento, e recuperar o histórico do mesmo do iCloud. Eu mesmo depois que assinei o iTunes Match baixo apenas as playlists que ouço com mais frequência. Com isso, economizei cerca de 20GB no meu iPhone. Se quero ouvir alguma música que não está na minha playlist, baixo a mesma direto da nuvem.

        • João Carlos

          20 GB de música?o_O

          • Max

            Sim, é o que eu carregava comigo no iPhone antes do iTunes Match…. Agora carrego apenas 2GB de músicas.

  • Vinicius

    To querendo vender o novo Ipad por 2000 reais quem quer?

    • Alex Retamero Dias

      Promoção isso? Eu quero ué, quantos GB? kkkkk

  • Alexandre Carvalho

    Eu prefiro MAIS ESPAÇO do que uma tela com resolução melhor… Ponto para o iPad 2! Mais 1 motivo para pensar 2 vezes em comprar o New iPad. Para quem vai ficar jogando e vendo filme em 1080p, vale a pena.

  • Kartmanjp

    O new iPad até agr soh vai funcionar a rede 4G nos EUA e canada eu acho. Pela freqüência que eles usam lah. Já na Europa e japao já usam 4G mas na freqüência diferente. Me falaram mas nao sei se eh verdade. Que mais pra frente eh soh a Apple lança uma atualização do iOS. Para se adaptar na freqüência da rede 4G dos outros países. Isso eh verdade ???? Ou a freqüências seria soh modificação via hardware.

  • Monty

    Gostei muito do novo iPad, especialmente da tela, mas a questão de chamá-la de ‘Retina’, como o iLex tinha até comentado antes, chega a ser engraçada. Eles justificaram que é ‘Retina’ porque a uma distância normal de uso não se percebem os pixels. Ok. Mas se for assim, minha TV de plasma de 50″, cuja distância normal para assistir é de 3m, também é Retina! (e ‘mais Retina’ do que o iPad, basta ‘do the math’) 😉

  • Fabio Rocha

    Esperava um iPad com 32, 64, 128GB. Agora então, queria mais ainda.

  • Matheus

    Eu tenho uma dúvida, se tenho um iPad 2, os aplicativos que irei comprar que já estão adaptados para a tela retina do novo iPad são os mesmo para o iPad 2. Quer dizer, não existe uma versão para o novo iPad com um tamanho “x” e para o iPad 2 com outro tamanho, como acontece com as atualizações do iOS?

    • João Pedro Vianini de Paula

      Aí você teria que compra ele duas vezes. O aplicativo recebe uma atualização que o optimiza para Tela Retina

  • Alex Retamero Dias

    Quero ver como vai ser uma resolução de tela bem maior no iPad 2! Será que vai rolar mesmo?

  • EFrota

    Então quem comprar o de 16gb ta ferrado..

  • Master

    Sem dúvida deviam ter aumentado para 128GB no mínimo, sendo ideal 256GB.

    O iPad hoje perde feio para qualquer netbook barato do mercado nesse aspecto.

    • João Pedro Vianini de Paula

      256 GB????? sério???? Ia ser muito caro! Pq o iPad usa memória flash, não um pequeno HD como no iPod Classic. Olha a difernça de preço do Mac Book Air de 128 para 256Gb!!!

      • Monty

        Concordo com o João, e mais do que o custo (se alguém argumentar na linha de ‘paga quem quiser’), a Apple tem que fazer produtos para o ‘grosso’ da população, não para 1 em 10.000. Hoje, 64GB são mais que suficientes, para pessoas ‘normais’. Não posso nem falar que você está errado em falar que o ideal são 256, mas, se pra você é assim, você é a exceção da exceção.

        • Monty

          So para colocar sob perspectiva, em 256GB daria para instalar 1.000 (?!?) Keynotes (Retina) de 227MB e ainda sobraria um iPad de 32GB livre.

        • Henrique

          Meu iPad é de 16Gb e ainda tenho uns 40% de memória livres!
          Sei que isso é perfil de uso e não posso criticar quem acha que precisa de 128Gb. Mas eu estou satisfeito com os 16Gb (atualmente)! Tenho uns 3 jogos de mais de 1Gb. O resto dos apps é tamanho normal, que dificilmente ultrapassa os 100Mb.
          Uma coisa que sempre faço é apagar os apps que não uso! E também não deixo 10mil músicas inúteis no iPad. Deixo apenas uma seleção de umas 500 músicas que realmente gosto e ouço.
          Filmes: curto! Passo pro iPad, assisto e depois deleto os que já assisti!
          Acho que muitos (não todos) que reclamam de espaço está apenas precisando fazer uma faxina nas coisas inúteis!

    • Harlane Castro

      Acredito que 256 GB pode demorar a chegar, mas concordo plenamente com você. E embora sejamos minoria, acredito que somos nós, usuários exagerados, que usamos todo o potencial do iPad e impulsionamos ele a mostrar mais rapidamente o espaço que pode ocupar na vida das pessoas. Obviamente quem usa só para o básico não vai entender quando falamos em falta de espaço.

  • Leonardo Negrisoli

    Não comprem iPad de 16GB… foi a pior coisa que fiz… Ja começa que o que vem mesmo são 13, alguma coisa e acaba rapidinho :S

    • Monty

      16GB também concordo que é fria. Já tive e acaba rapidinho mesmo (olha que nem gosto de jogos…).

      • Leonardo Negrisoli

        To na mesma que vc 🙁
        A única coisa que justificaria eu trocar meu iPad 2 é a memória, de resto estou mega feliz com ele =)

  • Pelo visto a combinação perfeita no momento é iPhone 16GB + iPad 32GB, no mínimo…

  • Considerável foi até bondade! Aumentou demais! E eu pensava que sairia uma versão com mais de 64GB.

  • Jailson Junior

    a pessoa que precisa de mais de 64Gb num iPad precisa ter uma vida…

    • Leonardo Negrisoli

      [2]

    • Cristian

      Verdade. O meu 4S tem 16gb, tenho músicas, alguns games, e uma boa quantidade de apps para produtividade…e ainda tenho bastante espaço, em torno de 5-6gb! Eu tenho só o que realmente preciso, não fico instalando tudo que vejo! 🙂

      • Jailson Junior

        o meu é de 32 e tá com 10Gb livres… mas é que eu coloco meus DVDs preferidos pra assistir nele quando viajo 🙂

        • Jailson Junior

          * o meu não é 4S não, é um iPad 2 wifi/3g

  • Leonardo Godoy

    Então… esses aplicativos da Apple não foram só atualizados… O iMovie por exemplo, pulou de 70 para 400 porque recebeu vários recursos novos, como os trailers! Sao vários modelos diferentes pre-editados (musica+imagem) e que certamente ocupam muito desses novos 360mb. Cada modelo daquele deve ter uns 50mb. Sao uns 6 diferentes…

  • Madmediphone

    Tô me coçando para não comprar. A tela retina foi o que mais me atraiu. Minha vista tá um pouco ruim para leitura.
    Talvez seja melhor usar óculos , ficar com iPad 2 e economizar uma grana.

  • Francisco Junior

    Meu próximo iPad e iPhone vao ser de 64gb

  • Matheus

    Um iPad de 32 GB é suficiente? Varia muito (tipo uns 400 mb) o tamanho dos App do iPhone pro iPad?

  • Daniel Gmrs

    Fiquei curioso agora sobre a tal da Smart cover 2.0 que foi dito no blog.. alguma chance de apple realmente lançar isso?

  • Jailson Junior

    sei não… a antiga continua sendo mostrada no site da apple com o novo iPad

  • Nicolas Meireles

    E eu com meu iTouch de 8Gb? Só o iMovie já arrancou uma lasca da memória…

  • Luiz Paulo

    vixi,to lascado o de 16gb é justamente oq eu vo comprar!

  • Pabloabugo

    Esqueceram que ele grava em FullHD, então precisa de bastante espaço livre se você quiser gravar algum vídeo com 1h de duração, ou 2h.
    Como exemplo do iPhone 4, grava em HD (720p) e já precisa de vários GBs pra gravar 1h. Imagina o iPhone 4S, que grava em FullHD (1080p).
    Isso vai começar a ser um problema até pros nossos HDs em casa, armazerar tanta coisa.

  • Rodrigo Paiva

    Pessoal isso chega a ser um problema pra gente aqui do Brasil pois o que mais me preocupa é o 4G. Lá fora o iPad pegando em 4G os serviços de nuvens funcionaram tranqüilamente em qualquer lugar, mas e para nós ainda no 3G baixar apps, atualiza-los ou descarrega-los da nuvem será mais complicado! E previsão de 4G móvel só no final de 2013!