Notícias

Lapso do iOS (e do Android) permite qualquer aplicativo ter acesso às suas fotos

O problema não é nada novo, mas pode ser considerado um lapso, principalmente para a Apple que sempre procurou defender a privacidade do usuário. Por um problema de conceito no iOS, qualquer aplicativo pode ter acesso ao álbum de fotos do usuário caso este permita o acesso à geolocalização.

A Apple sempre foi “chata” com privacidade (e isso é bom), fechando o sistema e obrigando os aplicativos a sempre pedirem permissão ao usuário cada vez que eles tentem acessar dados pessoais, como endereço, localização e fotos. Mas por alguma estranha razão, os aplicativos que ganham permissão à localização conseguem, automaticamente, acessar o álbum de fotos, sem avisar o usuário. Ou seja, você pode estar dando bem mais autorizações ao aplicativo do que gostaria.

Eu mesmo já tinha percebido isso uma vez, quando tentei enviar uma foto a outro iPhone através do aplicativo Bump. Primeiro ele perguntou se eu permitia compartilhar minha localização e eu neguei, por considerar que ele não precisaria saber onde eu estava no mundo para funcionar. Depois disso, não consegui mais compartilhar nenhuma foto até eu habilitar manualmente a localização. Na época, não achei que o fato fosse grave.

O sistema de localização sempre esteve atrelado às fotos desde o iPhone 3G, pois todas as fotos tiradas no aparelho recebem uma tag de localização.

A Apple parece já estar ciente do problema e tentará arrumá-lo.

O roubo de fotos por um aplicativo de terceiros parece ser algo não muito concreto, pois ele precisaria enviar para o servidor uma enorme quantidade de imagens (geralmente entre 5 e 8 megapixels, dependendo do aparelho), o que significaria um custo gigantesco para o desenvolvedor, cuja maioria das imagens talvez não servisse para nada. Questionável a utilização desta falha.

Seja como for, é uma falha e a Apple deve se esforçar para arrumá-la. O sistema Android possui o mesmo problema, com o agravante que ele nem sequer pede autorização para nada. O pessoal do Google nem pretende mudar isso, pois diz que adotaram o mesmo princípio dos sistemas de computador, em que os aplicativos não pedem permissão para acessar fotos.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • O Android não pede autorização, fato. Mas sempre que um aplicativo é instalado, há uma lista de coisas que o aplicativo pode fazer com o celular.

    • Guilheme Melo

      Isso é pedir autorizacao.

      O usuario ve as permissoes que o aplicativo quer e rejeita se nao quiser.

      Mas nunca vi um aplicativo pedir autorizacao para acessar fotos, nem no android nem no ios.

  • Rodrigo

    Por isso que só habilito a localização de 4sq e Google Maps 🙂

  • clístenisCanuto

    Vamos aguardar pra vê se vão resolver. rss

  • Lucas Bassi

    Bem, no caso do Bump, salvo engano, ele depende da geolocalização para formar a “conexão segura” com o servidor dele (sem a geolocalização, ficaria bem mais impreciso, para não dizer impossível, a concretização da conexão entre dois dispositivos, pois ele utiliza aqueles dados e o da proximidade com o movimento similar do acelerômetro, para tanto).

    Enfim, em específico o Bump depende(ia) da geolocalização para estabelecer a conexão segura entre dois dispositivos e o seu servidor – claro, essa afirmação não contradiz a falha apontada pelo Blog, mas justifica a exigência inicial da permissão do acesso da geolocalização do usuário.

    Ah, parabéns pelo excelente trabalho!

  • Elccin

    Sempre fui de analizar, como cidado pelo iLex no post. Se o app não precisa saber onde estou pra funcionar, pra que autorizar o serviço de localização..!

  • Dorinhavasc

    É… este mundo está cada dia mais Matrix 😐

    • Victor Sabioni

      E será que já nao é? Hehe

  • Copeta

    eu sempre habilitei e nunca tive problema com roubo de fotos. Mas oque é um aplicativo de terceiro?

  • Gabriel gomes

    Por isso que eu uso um “secret folder” pra guardar todas as fotos e deixa o album padrao vazio

  • RiiCk

    Outra prova disso é o proprio iMovie; que não acessa as fotos caso a “Localização” não estiver habilitada! Ou estou enganado?

  • Luiz barros

    Fugindo do assunto, preciso de ajuda , formatei meu micro onde sincronizava o meu iphone 4 , quero atualizar para o ios 5.0.1 Mas nao quero perder todos meus app comprados, meus contatos etc! Como fazer?????

    • Uai, se ele está com o iOS 5, é só atualizar pelo próprio iPhone. Mas acho que mais cedo ou mais tarde vc vai ter que sincronizar com um novo computador…

  • TiãoGavião

    Por isso que minha localização fica “sempre”desativada, depois sou eu que tenho mania de teoria da conspiração 😉 .
    Antes mesmo de saber desse tipo de “””” falha, não confio em algo que denuncia minha localização, não sei quem ou para que esta sendo usada esse tipo de informação.
    Legal é aqueles que gostam de fotos intimas com suas esposas/namoradas tendo sua vida exposta….

  • Thiago

    Eu acho que é um mal entendido. Talvez quando ele peca permissão para acessar a localizacão, ele esteja se referindo à informacão de localizacão contida em determinada foto. É como se ele avisasse que ao utilizar a foto, estará automaticamente sabendo a localizacão dela.

  • gabriel

    percebi a alguns dias um bug no ios 5 no meu iphone 4s no aplicativos musicas eu consegui visualizar e controlar os meus filmes e videoclipes através da lista do aplicativo em que meus vídeos apareciam na lista pode ser realizado tanto no iphone através da lista adicionados recentemente copiando para outra lista permanente quanto no itunes do mac não testei no itunes do windows.espero que continue com esse bug pois adorava o aplicativo ipod no iphone 4 ios 4.obs em não destravei o meu aparelho.

    • Rodrigo

      Mas quanta falta de vírgula! Parei até de tentar entender…

      • Dick Vigarista

        Ri demais!!!

  • Fabiolin

    Jahahhagahah

  • Fabian
  • Tenso!

  • Arthur

    Mais um ponto para o Windows Phone.

  • Leandro Salina de Melo

    Uma vez desativei a localização do facebook e nao conseguia postar nenhuma foto, mesmo usando o próprio FB pra tirar a foto, depois de um tempo que percebi que era isso, porem nao queria que o FB saiba onde estou.

  • Eduardo Abreu

    É um imenso bbb. Estamos sendo observados, há muito já?! #conspirationfeelings…

  • Antonio Carlos

    Pior é a cara de pau de certos aplicativos que tendem a não funcionar caso você não permita sua localização