2012ARQUIVONotícias

Futuro sistema Mountain Lion deixará o Mac ainda mais parecido com o iPad

Hoje a Apple anunciou uma prévia da futura versão do Mac OS X, chamado de Mountain Lion (“leão da montanha“), fortemente inspirado no iPad. Com isso, a empresa segue em sua tendência de deixar o sistema de seus computadores cada vez mais próximos do iOS.

Com isso, a ideia lançada em 2010 com o “Back to Mac” (levar todas as inovações criadas para o iPad de volta para o Mac) continua com toda a força, com várias novidades que surgiram no iOS 5 do iPhone e iPad sendo transferidas para o Mac. Com isso, a integração entre iDevices e computador aumentam ainda mais.

E não são poucos os recursos adotados. O mais esperado deles finalmente ganha vida: iMessage para Mac, permitindo que as mensagens do iPad, iPhone e iPod sejam lidas e escritas também do computador. Uma versão beta pública já está disponível e você pode baixá-la direto do servidor da Apple.

Outra função típica do iOS ganha o Mac: a Central de Notificações, com banners que aparecem e desaparecem a cada aviso de algum aplicativo. O Growl subiu no telhado.

Lembretes, NotasGame Center ganharão uma versão desktop, sincronizando todas as informações entre dispositivos móveis e computador. Até o Twitter ganhará integração ao sistema, como acontece no iOS. O botão de compartilhamento também estará em diversos programas do sistema, para publicar facilmente nas redes sociais, como acontece no iPhone/iPad.

Uma coisa muito legal que o Mac também irá herdar é o Espelhamento de tela via AirPlay, que permitirá visualizar a tela do computador na TV HD, como acontece hoje com o iPad 2 e o iPhone 4S.

Confira um vídeo tour das novidades:

YouTube video

Com essa estratégia, a Apple tem em vista duas coisas: atrair para o Mac os atuais usuários de iPad e iPhone (muitos deles já entraram no mundo Mac por causa dos dispositivos iOS) e preparar para um possível futuro em que o Mac e o iPad rodarão uma espécie de “iOS X“, com aplicativos compatíveis entre si. Pelo menos é o que eu acredito. :)

Confira mais detalhes das novidades na página oficial do Mountain Lion (em inglês).

Botão Voltar ao topo