Notícias

Começam a aparecer na iBookstore estrangeira livros brasileiros feitos com o iBooks Author

Em janeiro, a Apple lançou o iBooks Author, uma ferramenta própria que permite qualquer um criar facilmente livros interativos para o iPad. E não só isso: ela também facilitou a publicação de livros na iBookstore, permitindo que qualquer um disponibilize ao mundo inteiro suas obras literárias.

E começa, aos poucos, aparecer alguns títulos feitos por brasileiros na loja de livros da Apple.

Um deles é do médico ortopedista Bruno Gobbato, que lançou seu livro gratuito Ombro e Cotovelo. Nele, Bruno mostra, em um livro muito bem ilustrado, detalhes da anatomia e doenças do ombro e do cotovelo. Ele só pode ser baixado com uma conta estrangeira, porque a Apple ainda não disponibiliza novos livros na iBookstore americana. Para baixá-lo no seu iPad, basta tocar na imagem abaixo.

Um outro exemplo é do leitor Lucas Maia, que lançou um livro todo em inglês, chamado A Basic Introduction to Astronomy. Lucas nos disse que já tem uma versão em português do livro, mas aguarda que a Apple comece a publicar novas obras também na versão brasileira de sua loja.

Infelizmente, no Brasil a iBookstore ainda não está de fato ativa, apresentando apenas algumas obras de domínio público. Por causa disso, mesmo os livros feitos por brasileiros ficam disponíveis apenas nas lojas dos países onde a iBookstore já vende livros.

Mas torçamos para que este quadro mude logo logo. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • lecal

  • Mateus Nascimento Guerra

    Nosso país evoluindo
    Parabéns

  • Pedro

    iLex, já sabe como publicar livros pagos na iBookstore?

    • Lucas Maia

      Você tem que criar uma conta na iTunes Connect dos EUA. Você marca as opções: Publicar livros, depois se vai publicar livros grátis ou pagos. Caso marque a a opção pagos, você vai ter que digitar o número da sua conta bancária, para que o valor dos livros vendidos seja depositada nela. Mas uma vez você tenha selecionado livros pagos, você só poderá publicar livros pagos. Se quiser publicar algum gratuito, tem que criar uma nova conta iTunes Connect. =)

      • Antonio Paim

        É preciso também ter o ISBN, que é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Você faz o ISBN de um livro aqui: http://www.isbn.bn.br/

        • Lucas Maia

          Bom lembrete, mas para livros digitais gratuitos não é preciso ter ISBN. =)

      • Sergio

        Não é tão simples assim… É preciso ter uma ID TAX americana, coisa q só residentes nos eua conseguem

  • Excelente iniciativa!!!!

  • Copeta

    Só esses dois Brasileiros consseguiram fazer livros para a gente?

    • Alexandre

      Eu estou querendo criar um, mas ainda falta saber o que vou escrever, na minha mente só aparecem memês haha

      • Lucas Maia

        Porque tu não tenta um livro didático. Astronomia. Biologia. Ciência da Terra. etc.

  • Francisco Assis de Mesquita Junior

    “Ele só pode ser baixado com uma conta estrangeira, porque a Apple ainda não disponibiliza novos livros na iBookstore americana.” não seria “na iBookstore brasileira”. o cachaça de sabado!!! 😛 brincadeira.
    ja vou baixar.

    • Marcus Vinicius Malacarne

      Tambem notei isso…. Sera que eu nao sei mais interpretar texto, ou sera que esta errado? rsrsrsrs….

  • Jordany Arcanjo

    “Para baixá-lo no deu iPad, basta tocar na imagem abaixo.” iLex corrige o DEU iPad.. acho que deve ser no SEU iPad… =)

  • Jordany Arcanjo

    Bela iniciativa dos brasileiros! Vou baixar o que esta em portuga, será muito útil para mim!

  • Bruno Serrão

    Minha opinião é: o iBooks não passa de um “power point” enfeitado., parece livro para crianças.

    • Bruno Serrão

      correção: iBook

    • Sigma7

      Ambos são ferramentos, é o produtor quem decide se será apenas “enfeitado” ou com conteúdo relevante.

  • dr Bruno Gobbato

    Fazer livros no iBook Author é muito simples e intuitivo e as primeiras obras servem como teste da aplicação. Alguns recursos no meu livro são “perfumaria”, mas os leitores devem entender que é importante para o desenvolvedor testar todas as possibilidades.
    Publicar o livro gratuitamente na iBooks Store foi muito difícil. Levei quase mais tempo tentando publicá-lo do que escrevê-lo.
    Para livros pagos, é quase impossível!! Além de ter o ISBN que é registro internacional de livros (custa cerca de US% 100) você precisa ter uma declaração de bens pela receita federal americana. Li vários post de desenvolvedores estrangeiros (maioria da Inglaterra e Alemanha) que não conseguiram fazer !!!
    Com certeza vai demorar muito para termos livros didáticos brazucas para compra!
    Abraço aos leitores.

    • Lucas Maia

      É doutor, realmente é simples e intuitivo, mas a aprovação da iTunes Connect não é tããão intuitiva assim. Tive que esperar 10 dias para que o meu livro estivesse na iBookstore.

      • Bruno

        Exatamente Lucas, inclusive tive que fazer outra conta de desenvolvedor para postar livros já q a conta d aplicativos não pode ser a mesma. A Apple que tem fama de facilitar as coisas para o usuário, mas tem outro tipo de tratamento com o desenvolvedor, tudo é difícil e nada lógico e intuitivo !
        Postar aplicativos no Xcode muda a cada mês o jeito de fazê-lo !!!

  • Dinha

    Parabéns aos dois, Sr.Lucas e Dr. Bruno sei que ñ é fácil, mais com certeza valerá o esforço. Li os livros e adorei os dois.

  • Olá pessoal;

    Acabei de publicar o livro ” Redescobrindo a Amazônia” através do iTunes Connect e confesso ter ficado surpreso ao perceber, já no final do processo, que o Brasil não consta da lista de países para distribuição!!!
    É realmente uma pena! Vamos ver até quando os brasileiros vão ter de fazer “gambiarras” para poder baixar livros e jogos de sua preferência nas lojas da Apple…

    Meus outros livros chegam ao meio digital por meio da Smashwords e da Amazon, que fazem um excelente trabalho. Fica o link para quem quiser conhecer os livros ou publicar por estes canais.

    http://www.smashwords.com/profile/view/rayel

    http://www.amazon.com/s/ref=ntt_athr_dp_sr_1?_encoding=UTF8&search-alias=digital-text&field-author=Ráyel%20G.%20C.%20Barroso