Notícias

Apple suspende push email do iCloud na Alemanha, por causa da guerra de patentes

A partir desta sexta-feira, a Apple suspenderá a possibilidade de avisos instantâneos de chegada de emails (chamado de notificação push) do iCloud e do MobileMe para usuários alemães, devido a um processo legal movido pela Googlerola Motorola naquele país. Segundo a justiça, a tecnologia da Apple fere uma patente que pertence hoje à concorrente.

O push de contatos e calendários continua funcionando normalmente, assim como aqueles emails de contas Exchange. A Apple comunicou os usuários em uma página no site alemão, assim como no americano, para quem for viajar para a terra do chucrute.

A notícia merece destaque, pois pode ser um precedente perigoso para outras ações do tipo no resto do mundo, inclusive no Brasil.

A Motorola, comprada recentemente pelo Google, entrou na guerra de patentes contra a Apple, para tentar fazê-la desistir de processar fabricantes que usam Android e que utilizam diversas tecnologias tiradas do iPhone. A própria Microsoft já está chamando a Motorola de patent troll (empresas que tentam lucrar mais com processos de patentes do que com venda de produtos) que pode, perigosamente, barrar diversas tecnologias hoje consideradas padrões.

Eu me pergunto se esta decisão não acaba queimando a imagem da Motorola entre os usuários alemães de iPhone, que se encontram agora sem um benefício por causa da guerra de patentes.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • TiãoGavião

    Um grande problema tanto para a Apple como para MotoGoogle 🙁
    A questão é:
    Quem tem telhado de vidro não atira pedra no telhado do vizinho 😉

    • WRS

      perfeito o comentário. pau que bate em miguel bate em manuel.

      • Patent Wars !

        Com ou sem razão, a Apple está provando um pouco do próprio “remédio”.

        Afinal, nessa guerra não tem santo

  • Jota Liza

    Realmente, a Motorola já foi mais respeitada no passado, devido aos seus produtos…
    Mas hoje, virou isso que está aí… 🙁
    E o Google, sinceramente, não precisava entrar nessa! Tem espaço no mercado para suportar IOS e Android…( sem entrar no mérito dos sistemas em si. Pq a Apple tbm ” força” com essa implicância de alegar ser o Android

    • Alexandre

      Bom não acho que o Google entrou nessa primeiro a Apple está querendo que suas patentes sejam respeitadas e está certa por outro lado todas as outras empresas tem o mesmo direito não? Ou vale só para o lado da Apple? Se for assim ficou fácil também a patente perde o seu sentido e mais prejudicial será a falta de investimento por não ter garantia do retorno ou que pelo menos não será copiado. Quando o Google copia está errado e quando a Apple copia está errada também. Um tem que pagar para o outro o investimento.

  • CristianTM

    Brasileiros NA Alemanha sao afetados? (ou seja, o efeito é por territorio onde está sendo feito o uso ou por territorio de origem da conta), vc sabe?

    • A decisão afeta a todos que se encontrarem no território geográfico alemão, por isso o aviso da Apple para quem for viajar para lá, conforme informado no artigo.

  • Jota Liza

    Opa…
    Terminando:
    Alegar ser o Android uma cópia descarada de seu sistema!
    Em todo caso, se vê que nessa briga não tem santo nem trégua: É um pega pra capar sem escrúpulos entre gigantes…

  • Apple e Microsoft só são estão recebendo o mesmo troll que eles provocaram… Eu acho é pouco

  • Elccin

    Se virar moda essas guerras de patentes, num vamos poder nem usar a “tecla verde” pra fazer chamadas, pq foi patenteada por sei lah quem…. #fear

  • Essa moda de patentes so vai prejudicar, nao so usuarios de iPhones e Android, mas todo consumidor que sembre foi beneficiado pelas implementacoes de novas tecnologias no seus produtos!

  • Leandro Salina de Melo

    Alguém já viu caso de patente aqui no Brasil? Nunca vi nada do tipo, será que por isso a Apple vai ter produtos made in Brazil? Até julgarem um processo de patente e nossos juízes estudarem isso a Apple lança outro idevice. 😉

    • Marcelo

      Tem sim. Há um tempo atrás o grupo Tchan (aquele da Carla Perez, Jacaré, etc) teve que mudar o nome pois já tinha um outro grupo com o mesmo nome. 🙂

  • Vitor Souza

    Desculpem a ignorância, mas o que exatamente essa função push faz? Hoje no meu aparelho ela está desligada e uso a configuração de 15 em 15 minutos para verificar as caixas de email, não é a mesma coisa?

    • Não, não é a mesma coisa, o serviço push quando habilitado, mostra os avisos praticamente na mesma hora, por exemplo, quando voce recebe um email no servidor ele te avisa no mesmo instante.

      • Vitor Souza

        Muito obrigado, boa oportunidade pra testar então!

  • João

    quem bate esquece, quem apanha NUNCA esquece… isso aí NUNCA vai terminar, vai ter sempre uma probleminha entre as duas… é como Flamengo x Vasco, Corinthians x Palmeiras, Grêmio x Internacional… já virou rivalidade… quem manda mais, quem pode mais, quem tem mais… só esqueceram de pensar nos consumidores deles mesmos…

  • righi

    Putz

  • Marcelo

    A verdade é que as patentes estão ficando muito genéricas. Não podiam deixar patentear coisas simplórias.

    • Eduardo

      Essa é a Apple…

  • Puding

    A alemanha ainda vive a doutrina Hitler, odeiam estrangeiros (leia-se latinos e americanos), bloqueiam tudo no youtube, ha uma barreira na apple agora. Alemanha eh o fundo do poco da europa, Russia tem mais liberdade do que ela. Ja fui pra la e conheco gente que mora la ha anos, entao nao falo brsteira nenhuma. Ainda estou surpreso que p2p funcione ainda. Paizinho ruim, prefiro Brasil ainda.

    • Hugo Machado

      Estava lendo o Tópico só por ler… Mas diante de tanta besteira dita por vc, precisava falar alguma coisa…
      Se vc foi para lá e pensa assim, vc deve ser um cego… Falar q a Alemanha vive a doutrina Hitler é no mínimo ignorância, pois o próprio povo alemão evita usar palavras que façam alguma referência a esse período de sua história, mas talvez vc n saiba disso por seu olhar cego. A Xenofobia (Aversão a estrangeiros) praticamente não existe mais, sendo vista no máximo em pessoas muito mais velhas que a geração atual.
      Antes de falar sobre uma nação, seja ela qual for, tenha certeza do q está falando para não falar esse monte de besteiras que você fez questão de escrever aqui.
      Detalhe: Chamar a Alemanha de fundo do poço da Europa é só mais uma das maiores besteiras que você disse… Se existe um país que sustenta a Zona do Euro, esse país é a Alemanha…
      Auf Wiedersehen,

      Hugo Machado

      • Marcus

        Boa!

        Visitei a Alemanha no ano passado e poucas vezes fui tão bem recebido em um país estrangeiro.

        País fantástico, bonito, povo educado, organizado e muito esforçado para entender o que você quer, quando você não fala alemão e eles não falam em inglês.

        As mulheres perdem das Tchecas, mas ainda assim são fenomenais.

        E, como o Hugo Machado disse, é quem sustenta a Europa hoje. País que deu certo (de novo) enquanto outros afundam na crise.

    • rafw

      Vou te contar… é cada uma que parecem duas. Moro na Alemanha, meu caro, e posso lhe dizer: você visitou outro país.

  • Alexandre

    A Microsoft não tem direito nenhum de chamar ninguém de Patent Troll. Ela própria se gaba de ter licenciado patentes para 70% Androids fabricados, e ela cobra taxas ainda maiores do que as que a Motorola quer cobrar (e ao contrário da Motorola, nem divulga abertamente quais são as patentes que o Android supostamente infringe). Ela lucra muito mais com a venda de Androids do que com o Windows Phone, por causa dessas patentes. Como ela se dá ao direito de chamar alguém de Troll nessa situação?

    Essa cruzada da Motorola é simplesmente uma resposta aos processos da Apple e ao “bulling” que a Microsoft faz com os fabricantes de aparelhos Android (ameaçando processar quem não licencia as patentes dela).

    Ninguém ganha com essa briga, então eu acho que foi um erro enorme começá-la (e definitivamente, não foi a Motorola que começou, foram Microsoft e Apple, nessa ordem). As três empresas tem muitas patentes (A Google não tinha, mas resolveu isso muito bem comprando a Motorola), e com certeza as 3 utilizam tecnologias patenteadas pelas outras duas, e tem munição e saúde financeita pra brigarem por anos em todas as cortes do mundo.

    Pros usuários que não são fan-boys de ninguém, o resultado final ótimo seria essa briga parar, com os 3 lados percebendo que só tem a perder e começando uma trégua. Até isso acontecer, vão aparecer várias notícias de funcionalidades removidas por causa de patentes…

    • Souzabsb

      De fato é isso que acontece, e do jeito que está, o Departamento Jurídico das empresas está crescendo mais que o de desenvolvimento, o que poderá acarretar em atraso no desenvolvimento de novos produtos.

  • Bruno Cordeiro

    Boa Hugo Machado!!!!

  • Renaldo Freire

    No meu iPhone a conta padrão do gmail não estava funcionando a notificação push, eu tive que configurar minha conta por Exchange pra ficar normal.

    • Alexandre

      Não tem relação com essa notícia, sempre foi assim mesmo.

  • Marcelo Leite

    Bem pessoal

    Quando as patentes da APPLE são “quebradas” as outras empresas simplesmente estão “copiando”, “não inovam”, não isso e não aquilo. Agora quando a APPLE faz isso é essa conversa ? Fiz o jailbreak do iphone 4 e instalei o spire justamente para poder executar o SIRI no meu aparelho, a APPLE sabe que é possível executá-lo neste dispositivo mas simplesmente quem quiser esta nova tecnologia tem que comprar o novo aparelho ? A APPLE não é uma empresa santa ok ? Aliás ninguém é santo principalmente nesse jogo. Com certeza se conseguirem manter a visão que “SJ” tinha, desenvolverão novos produtos que farão histórias, mas não vamos agora crucificar a motorola independentemente de ter sido comprada pela Google, ela fez muita história nessa área. Quem acha que o celular é um produto da apple está enganado ok ? Quem desenvolveu a tecnologia precursora de telefonia celular foi justamente um funcionário da MOTOROLA chamado Martin Cooper.

    Se é para ser imparcial que sejamos com todos.

  • Eu acho que com isso a Apple pode renovar o mercado para ela não ser mais processada. E como sabemos o potencial da Apple, as inovações dela são impressionantes. Acredito que vem muita coisa nova por ai graças a esses processos.

  • Copeta

    porque que é sempre a apple que é processada?

    • marcel

      acho que vc só anda vendo as notícias quando são contra a apple…

      como já foi falado aqui, não tem santo nessa guerra não. A apple já processou tbm.

  • Marcelo

    iLex, voce sempre é um cara muito ponderado e com opniões bem conscientes na maioria dos posts aqui do blog…

    Porem vim comentar nesse post especifico porque doeu na alma esse seu comentario… Criticar a Motorola, sendo que a Apple faz/ja fez a mesmissima coisa diversas vezes, sendo que voce nunca criticou a Apple neste ponto, é no minimo muito injusto e parcial…

    Se voce vai criticar a Motorola nesse ponto não tente puxar sardinha e fingir que a Apple é coitadinha nessa historia… 😉

    • Marcelo, releia o texto: quem criticou foi a Microsoft, não eu. Eu nem dei minha opinião sobre o caso, se você reparar bem.
      Vá reclamar com o Balmer, não comigo. 😛

  • Alessandro

    Sou novo em iPhone (comprei e ainda nem recebi o aparelho) mas gostei muito desse site e gostaria de saber se esse icone do Blog do iPhone ao lado do icone do Mail logo no inicio desse topico, é um aplicativo do blog do iphone ou é um link para acesso ao site, etc ???? se for aplicativo, como baixa-lo ?? Obrigado a todos.

  • Guilherme

    Eaí iLex beleza? Só abrindo um parentese aqui nesse post… você sabe se tem algum rumor sobre a próxima geração de MacBook vir com leitor de Blu-Ray. Eu tava pensando em comprar mas é um item que faço questão. Por conta disso tava pensando em outras marcas. Eu pesquisei sobre isso mas não achei nada atual. Se puder responder eu agradeço. Valeu!

    • Marcus

      É mais fácil vir sem nenhum leitor ótico (como os MBA) do que com leitor de Blu-Ray.

      • Guilherme

        Na minha opinião já deveria ter até nos Positivos… No MacBook então não preciso nem falar. Eu quero comprar um notebook que rode razoavelmente por pelo menos uns dois anos, e sendo o Blu-Ray a mídia que já domina e tá começando a acontecer por aqui também deveria ser obrigatório. Vou pensar no que fazer.. valeu pelo comentário.

    • Marcelo

      O proprio Steve Jobs ja falou que >>NUNCA<< a Apple iria desenvolver leitores de BluRay para qualquer produto da companhia… Isso porque ia, na visão dele, dificultar muito a vida do usuario ( na verdade isso era estrategia de forçar o consumidor a usar a iTunes Store para comprar filmes em HD)…

      E se voce pensar: então vou comprar um drive externo de BluRay, desista… A Apple sequer produz drivers para o reconhecimento de BluRays, ou seja, em qualquer computador e notebook da Apple que voce pluge o drive externo o sistema operacional não vai reconhecer ele…

      Resumindo, quem quer BluRay tem que fugir de qualquer produto da Apple ( que nem eu que tenho um notebook da LG com leitor de BluRay… )

      • Paulo Coelho

        O que é uma pena, visto que na parte de edição de vídeos profissional, usa-se muito Mac. Imagina você produzindo um documentário e tendo que renderizar o filme pra depois levá-lo a outro computador só pra gravar uma mídia. Tenso.

      • Guilherme

        Valeu pela resposta… apesar de ter sido um banho de água fria. hehe

  • JanjaBoy
    • Paulo Coelho

      Recomendo também RIP: A Remix Manifesto. Pode-se doar qualquer valor e baixar o filme em 480p no site do projeto.

  • Cirio

    Acho que o Google começa a se tornar uma empresa perigosa para um futuro próximo.
    Alguém ainda lembra de como era nossas vidas antes do iphone?? Eu trocava de aparelhos todo mês em busca de algo que realmente suprisse minha necessidade.. E nada, nada mesmo chegava perto do que foi meu primeiro iphone..
    Bom aí vem o Google copia, repito copia descaradamente o melhor sistema do mundo, da de graça para empresas que nunca fizeram nada de revolucionário, compra uma empresa de telefone e tenta fazer com isso que quem criou algo realmente revolucionário pare de evoluir..
    Quer realmente voltar a andar de fusca??
    Então continua defendendo o Google..
    É simples temos que parar de usar seus serviços … Esse é o medo deles só isso

    • Rodrigo

      Empresas que nunca fizeram nada de revolucionário? A Motorola inventou a telefonia móvel! Ô gênio!!!