2012ARQUIVONotícias

Apple suspende push email do iCloud na Alemanha, por causa da guerra de patentes

A partir desta sexta-feira, a Apple suspenderá a possibilidade de avisos instantâneos de chegada de emails (chamado de notificação push) do iCloud e do MobileMe para usuários alemães, devido a um processo legal movido pela Googlerola Motorola naquele país. Segundo a justiça, a tecnologia da Apple fere uma patente que pertence hoje à concorrente.

O push de contatos e calendários continua funcionando normalmente, assim como aqueles emails de contas Exchange. A Apple comunicou os usuários em uma página no site alemão, assim como no americano, para quem for viajar para a terra do chucrute.

A notícia merece destaque, pois pode ser um precedente perigoso para outras ações do tipo no resto do mundo, inclusive no Brasil.

A Motorola, comprada recentemente pelo Google, entrou na guerra de patentes contra a Apple, para tentar fazê-la desistir de processar fabricantes que usam Android e que utilizam diversas tecnologias tiradas do iPhone. A própria Microsoft já está chamando a Motorola de patent troll (empresas que tentam lucrar mais com processos de patentes do que com venda de produtos) que pode, perigosamente, barrar diversas tecnologias hoje consideradas padrões.

Eu me pergunto se esta decisão não acaba queimando a imagem da Motorola entre os usuários alemães de iPhone, que se encontram agora sem um benefício por causa da guerra de patentes.

via Engadget

Botão Voltar ao topo