Notícias

Steve Wozniak critica Siri e navegação do iOS, mas ainda prefere o iPhone (atualizado)

Chamar a atenção de leitores em títulos de artigos de jornais (e recentemente de sites de internet) é algo que os editores sempre prezaram. Mas alguns preferem fazer isso de forma mais sensacionalista, mesmo distorcendo informações, pois isso faz chamar mais atenção que a notícia simples e correta. É o que aconteceu ontem, quando Steve Wozniak, co-fundador da Apple, falou da relação que ele tinha entre seu iPhone e seu celular com Android (ele é usuário dos dois).

Woz (como é carinhosamente chamado) é um dos caras mais legais do mercado atual de tecnologia, um gênio que ajudou a revolucionar os computadores e possibilitou termos os PCs/Macs que conhecemos hoje. Graças aos seus conhecimentos técnicos e a visão mercadológica de Steve Jobs, o mundo conheceu a popularidade dos primeiros computadores pessoais.

Mas Woz sempre foi muito mais tranquilo e desencanado que Jobs, fazendo as coisas pelo coração. Marketing nunca foi a praia dele, e se não fosse por Jobs, os computadores poderiam ainda funcionar por linha de comando (sem ícones e gráficos, só texto), que Woz não iria reclamar. Um nerd nato, que construiu já aos 13 anos o seu primeiro computador.

Para Woz, pouco importa se um celular tem a interface gráfica amigável para o usuário comum, o que ele prefere para uso próprio é um aparelho que ele possa acessar o diretório root por linha de comando e instalar o que quiser. Se o sistema emperrar, ele sabe como fazê-lo funcionar de novo, sem precisar chamar nenhum técnico.

Por causa disso, ele se acha muito limitado com o iPhone. O iOS não foi feito para nerds ou técnicos e sim para o público comum, que só quer usar os benefícios de um micro-computador de bolso sem se preocupar com a parte técnica. Com isso, o sistema é mais fechado, sem possibilidade de instalar qualquer coisa (o que o faz, consequentemente, mais seguro).

Woz deu uma entrevista ontem falando nisso: que gostaria que o seu iPhone permitisse fazer tudo o que o seu Android faz, ou seja, alterar e instalar o que ele quiser, sem limites. É totalmente compreensível isso para quem entende da parte técnica, e é por isso que o jailbreak do iOS é tão popular.

Infelizmente, a parte medíocre da mídia preferiu noticiar o fato com a manchete sensacionalista “Para Steve Wozniak, Android é superior ao iPhone“, o que fez vários fandroids terem orgasmos múltiplos, com um motivo para trollarem os usuários de iPhone.

Só quem não sabe inglês e não leu a entrevista original pode acreditar nisso. Entrevista, aliás, dada a um crítico ferrenho da Apple, o jornalista que encarnava o perfil Fake Steve Jobs anos atrás.

Woz destacou que seu telefone principal continua sendo o iPhone, mas gostaria que ele fizesse coisas que o Android atualmente faz.

Ele fez algumas críticas bem válidas a respeito do iOS. Primeiro, reclamou do fato do Siri depender da internet, coisa que também reclamamos aqui (ele só esqueceu que o reconhecimento vocal do Android também precisa da internet). Com o antigo Controle por Voz, era possível pedir para o aparelho ligar para alguém sem precisar de internet. Com o Siri, se você estiver sem conexão, não consegue nem perguntar as horas. Nisso, temos que concordar com ele.

Ele também reclama que, com o tempo, o Siri está ficando mais burro. Perguntas mais complexas que ele fazia no começo (como “quais são os 5 maiores lagos da Califórnia”) agora não obtém a resposta certa como antes. Mas talvez seja por isso que seja um serviço ainda em fase beta.

Outro ponto que Woz diz que o Android possui de melhor é a navegação integrada ao sistema. O Google possui um serviço chamado Navigation que incorpora uma navegação curva-a-curva no aplicativo Mapas. Infelizmente ele não disponibiliza isso para o iPhone, para manter a vantagem estratégica do Android.

A bateria é outro ponto negativo do iPhone, coisa que, aliás, todos reclamamos. Mas a minha impressão é que isso é uma coisa temporária, pois no iPhone 4 com iOS 4 isso não era tão grave quanto hoje. Esperemos que a Apple solucione isso logo.

Por fim, Woz reclamou da rigidez na aprovação da App Store. Mas convenhamos, isso não é a área dele. Se ele estivesse no lugar de Jobs quando o iPhone foi projetado, teríamos hoje um iPhone com uma cara muito mais rígida e técnica, igual ao que o mercado já fazia na época. Por não ser de marketing, Woz não entende que essa rigidez na liberação de aplicativos (que às vezes é realmente irritante) é o que faz o iOS ser um sistema seguro e protegido. Basta ver os noticiários: o Android Market precisa tirar diariamente do ar dezenas de aplicativos maliciosos e com vírus, justamente por não ter nenhuma rigidez na publicação.

Para quem é mais técnico e gosta de fuçar nos códigos de seu aparelho, realmente o iPhone não é o celular ideal. Em compensação, quem prefere ter um aparelho agradável de manusear, com o sistema intuitivo e que simplesmente funciona, aí não há melhor atualmente que o iOS.

Outro dia entrei em uma operadora brasileira para perguntar se tinha o iPhone 4S. A vendedora me respondeu que estava em falta, mas tinha disponível o Galaxy S2, que é “pau-a-pau” (sic) com o iPhone. Eu, educadamente, sorri e respondi um “Não, obrigado“. Há muito interesse atualmente em promover celulares com o Android, pois as operadoras não querem perder oportunidades de venda. E é por isso que, de tempos em tempos, aparecem matérias levemente distorcidas na mídia, para tentar convencer que o Android é melhor que o iOS.

A dica é: não acredite em títulos de artigos. Leia sempre todo o texto e procure a fonte original da notícia. Só assim você terá condições de tirar uma conclusão mais realista do que se lê por aí. 😉

ATUALIZAÇÃO (13h43):

O Woz confirmou hoje pela manhã em sua página no Facebook que o próprio jornalista para quem ele deu a entrevista já distorceu a notícia ao publicar algumas alterações no que ele tinha dito.

O jornalista original exagerou, publicando partes fora do contexto, e outros jornalistas exageraram ainda mais em manchetes enganosas, que não eram verdadeiras. Para mim, a honestidade vem em primeiro lugar na vida. Engraçado é que, se você conversou com pessoas ao meu redor, dificilmente se lembrará das vezes que eu respondi uma chamada com um Android, ou fiz uma ligação com um Android, ou fiz algo com Android diferente de usar o navegador [GPS]. Mas esses artigos fazem parecer que eu desisti do meu iPhone. Ha ha.

Resta ainda alguma dúvida? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo Marinho

    Ainda Bem que você já esclareceu toda essa porcaria que estavam noticiando por aí…

    Valew mais uma vez BDI, 😉

    • Joao

      Sei não…

  • Pepe

    Ufaa.. Terminei de ler isso 🙂

    • Gregorio

      Exatamente! Chega a ser engraçado!!! 🙂

      • Gregorio

        Opa! A resposta acabou no comentário errado. Chega a ser engraçada essa briga Android – iOS 🙂

  • JP

    A eterna briga…rs

    • Gregorio

      Opa! A resposta acabou no comentário errado. Chega a ser engraçada essa briga 🙂

  • Silvio Siravegna

    Hoje entendo a necesdidade de ser como o Iphone é protegido, minha esposa tem um galaxy e alterei o sistema dele, resumindo, nunca mais o celular prestou. Apesar q por ser android nunca ia prestar mesmo.

    • Paulo Leising

      Com o perdão da palavra, mas é estupidez dizer que o “Android não presta”. Se não presta, por que será que há tantos usuários do Android e por que a Apple considera a plataforma seu principal concorrente?

      Tive a oportunidade de utilizar por um bom tempo o iOS e Android. Não sou “fã” nem de nenhum, e, recentemente quando fui comprar um novo celular optei por um Android por questões de praticidade, e estou muito feliz pela aquisição.

      • Luis

        Android e jailbreak e para pessoas que não encontra o que fazer e quer ficar mudando seu fundo de imagem toda a hora. um smartphone ja faz mais do que um celular. quando e dasd fotos e porque um faz melhor do que o outro. (compra uma nikon). Quem usa jailbreak pega tudo o que tem de apps usa uma semana e acaba por esquecer. ios e um sistema fechado e rigoroso mas mesmo assim com a maioria de aplicativos. se a tecnologia nao avanca-se tao rapidamente hj em dia as pessoas ainda estariam fazendo chamadas de um celular com ecrã verde e letras pretas, jogando snake e feliz da vida.
        sou fã da apple, mas ja a critiquei muito, sei o que tem de bom e de ruim. passo raiva com meu iphone muitas vezes, mas afinal ele foi descoberto por humanos que todos os dias tentam dar seu melhor para nos contentar. (o que muitos adoram criticar)

        cada um com seu celular

        • Raphael

          O android é uma ótima plataforma. As os hackers conseguem modificar e experimentar novos conceitos e programas, permitindo a eles uma liberdade confortável para testar programas com o usuário final, que também ajuda a desenvolver o software. Essa é a parte boa dessa plataforma livre da qual os fãs de android gostam. Por isso vários programas de android são ‘ruins’. Como esse não é o espírito da apple eles fazem esse rigoroso processo seletivo dos apps para que o usuário não tenha e não deva se preocupar com nada além de usar o app.

      • Alex

        Tenho um Android e todo o resto Apple (Roteador, iPhone 4S, iPad, Mac, Apple TV)

        Conlusão Android = LIXO

      • Silvio Cesar

        Respondendo, quantidade não é QUALIDADE, vista que tem muita porcaria no mercado chineses xing-ling que só usam o tal sisteminha android…

    • Marcel

      Você faz besteira e a culpa é do S.O.? kkkkkk.

      • Silvio Siravegna

        Kkkkk Não fiz besteira, os androidizinhos vagabundos so autorizam uma ou duas atualizações, mesmo q o SO esreja apresentando algo errado, como era o q estava no aparelho, travando sempre, atualizei por outra não autorizada, agora trava toda hora….

        • lucas

          Entao da pra sua mulher um celular bom, um S2 pra vc ver se ela vai querer outro

          • Silvio Cesar

            Então guri, me disseram que este celular que vc indicou é muito bom, fizeram filas por todo mundo pra comprar um, teve até confusão na China de tanta gente querendo o celular…. A não, as filas eram para o Iphone…puxa desculpa…

          • Silvio

            O negocio é o seguinte: NÃO sei o que este pessoal que defende o sisteminha android fica olhando o BDI, vão catar coquinho. Sistemenha de xing-ling

    • Túlio Tadeu

      kkkk realmente… e nego fica tirando onda ainda… como se alterar o layout de todo o aparelho fosse realmente algo vantajoso!!!

      • Raquel

        Dependendo do que você vai fazer com o layout, pode muito bem ser BEM vantajoso.
        Acho engraçado este seu comentário sendo que o Steve Jobs foi uma das pessoas que sempre falou tanto

      • Raquel

        (foi mal, esbarrei no enviar)
        Acho engraçado este seu comentário sendo que o Steve Jobs foi uma das pessoas que sempre falou tanto que “layout importa”.
        Se a possibilidade de alterar layout não existisse, não existiria o iPhone e nem suas melhorias que, em algumas ocasiões, foram mesmo “copiadas” do Android.
        Além disso, acredite: as mudanças que se faz em sistemas abertos vai MUITO além de simples layout ou interface.

        No fim das contas, concordo em gênero, número e grau com o iLex: são telefones diferentes para públicos diferentes, assim como sempre foi na briga PCxMac (que, aliás, nem briga deveria ser, né?). Um nerd como o Woz nunca ficaria satisfeito em simplesmente “ter um telefone”: ele quer é fuçar nas coisas. E, eu, por exemplo, por mais “nerd” que seja (e adore fuçar no meu PC), não tenho tempo, nem paciência, nem vontade de ficar perdendo meu tempo tentando fazer um Android fazer “tudo”: quero algo que funcione, seja seguro e acessível e, por isso, não tenho qqer intenção de voltar a ter um telefone que não seja iPhone… e reservo minha nerdisse para o meu PC!

        Então, o ponto é: não quer perder tempo (ou não entende como fazer) com o telefone? Compre um iPhone, porque, para outros SOs, tem que saber mexer! E isso leva tempo, é muito dispendioso e necessita dedicação e, sem isso, não vai funcionar.

        • J\o/ao Roberto

          Concordo, em gênero, numero, letra, inteligencia e grau ´´,

    • Renan

      O SO não tem culpa se o dono dele resolveu modificá-lo, além disso, basta alterá-lo novamente, o android permite que isso aconteça, talvez até seja por isso que o android seja o preferido de muitos, já que sempre há uma versão modificada que atende às espectativas do usuário se a original não o agradou. Tenho um galaxy e um ipod, gosto dos dois SOs sendo que cada sistema é mais vantajoso para certa situação, essa briga de plataformas já passou da hora de acabar, a melhor plataforma é aquela que você possui e que lhe fornece as ferramentas, e é exatamente isso que Wozniak quis dizer, que dependendo do usuario, a melhor plataforma pode ser qualquer uma das duas, então , por favor, chega dessa eterna luta de Android com Apple.

  • Vale citar, que WOZ faz o que fanboys e haters não fazem. Ter uma visão analítica até do produto preferido.

    Torcer e admiriar a evolução do concorrente é garantir a qualidade de seu produto preferido.

    Mandar um e-mail pra Apple dizendo: “Ei… o Android tem widgets para desligar wifi e bt.. .porque o meu iPhone não tem” é muito mais inteligente e eficaz do que defender cegamente seu produto preferido.

    E nisso Woz dá uma lição..

    • Otavio

      Perfeito o comentário. Eu uso iphone 4s, ja tive o 4, 3gs, mac, ipod, ipad e outros trecos da Apple e sao superiores em hardware e software, mas, isso nao significa que eles nao tenham que evoluir no sentido de atender nossos desejos e necessidades. Até a cópia descarada que a samsung faz tem seu ponto positivo, faz a apple seguir desenvolvendo para estar a frente e isso resultaem melhores produtos pra nós. Eu sou adepto do jailbreak apenas por causado iblacklist. Se nao fosse por ele nao faria JB. É verdade que a apple peca em certas permissoes, poisela mesma acaba forçando o JB em casoscomo o meu, que se houvesse um blacklist jamais teria feito jailbreak.

      • Renan

        Se o senhor gostasse mesmo do iOS e achasse que ele supre todas as suas necessidades nao faria o Jailbreak e sim esperaria a Apple fazer as modificações

        • Otavio

          gosto sim, porém, o aparelho que comprei é meu e posso fazer com ele o que eu quiser e aquilo que for atender minhas necessidades. paguei, nao ganhei!!! a Apple é ótima, mas nao perfeita…. se for esperar posso estar no iphoe 300 e eles ainda nao terem permitido um simples blacklist. nao instalo programas ilegalmente, eu pago! meu blacklist foi devidamente pago, pois felizmente tenho esta condiçao, mas, o que nao posso aceitar sao algumas limitaçoes impostas equivocadamente pela apple. com a desculpa de segurança acabam ficando de fora ótimos aplicativos. bastava estar a appstore e pronto. a corrida contra o jailbreak é como a sony fazia por causa da música. nao há como vencer… só quem vence sao os hackers que ganham fama, notoriedade e dinheiro para quebrar o sistema. vc tem carro? imagina se a ford proibisse de vc ir a tais lugares, ou de instalar som no seu carro, ou botar outra marca de pneus que nao as que ele sai de fábrica? imagina se a gasolina tivesse que sem sempre ipiranga? ou que na sua tv fosse proibido o canal numero X? sao tolices que mais cedo ou mais tarde caem por terra e no processo sao gastos milhoes que poderiam ser destinados a pesquisa ou até mesmo reduçao do valor dos dispositivos…. entao, dar amem a tudo que a apple acha certo nao é nada inteligente, pois apesar de tudo, sempre sao razoes comerciais e nao emocionais como alguns fãs pensam.

        • Thy

          Que comentário FAIL esse…

    • Joyce

      Concordo plenamente com vc! Toda vez q uma discussão sobre tecnologia entra no campo iphone x android acaba o diálogo, cada lado se agarra ao seu smartphone e é incapaz de assumir q o outro tenh vantagens. Fiquei aliviada depois q li a entrevista do Woz Doi uma das primeiras vezes que li comentários baseados em fatos e dados concretos e não na paixão ( q todos temos pelos nossos igadgets).

  • Danilo Villa Nova

    Tinha um Galaxy S, troquei por um iphone 4, e agora tenho um 4s
    Android: Não Obrigado

  • Eu não entendo porque o povo reclama tanto dos sistemas fechados da Apple, é por causa deles que eu sou usuário da marca.

    • Fernando

      Você, eu e mais milhões pelo mundo afora…

  • João Paulo

    Ontem eu li a noticia na Info com o título manipulado

  • Luiz

    Android é pra quem gosta de fuçar.

    iPhone é pra quem gosta de usar.

    FIM

    • Cristian

      Um ótimo resumo.

    • Pietro

      Perfeito resumo

    • Renan

      O android permite o uso tão bem quanto o iphone, não é porque o sistema é aberto que ele não seja útil, agora depende do consumidor escolher aquele que ira satisfazer suas necessidades, não porque gosta de fuçar.

      • Alan Gabriel K

        Pra quem gosta de pegar vírus ele também é muito bom!

  • Fabrizio

    “Android melhor que iPhone”

    ou seja, um OS sendo melhor que um aparelho (wtf??). Se quem veiculou isso colocasse iOS em vez de iPhone, não teria tanto impacto… o negócio desse pessoal pouco sério é aparecer mesmo

  • Marcio Araujo

    Já repararam que o Woz lembra aquele bicho do Yeti Sports?

    Piadas a parte, quando sai do meu N95 pro iPhone tb me senti limitado. Tanto que optei por fazer o Jailbreak. Mas com o tempo, o iOS evoluiu tanto, e as frescuras da Apple diminuíram um pouco, que hoje não sinto a necessidade do Jailbreak. A unica palhaçada é a loja não permitir todos os aplicativos disponíveis em todas as lojas, tipo, não posso comprar um app que está na loja japonesa na minha conta brasileira. Isso sem falar na questão dos jogos, que até hoje pra mim não passa de babaquice, uma vez que pagamos em dólar, ou seja, a loja não está no Brasil, não tem que atender as exigências de nossas leis (na do Android é o mesmo caso).

    • Joyce

      Ou vc como eu se acostumou a viver sob o jugo da apple. Qdo troquei meu Xperia por um iphone passei uma semana arrependida (Como assim? Só pelo itunes? Sem acesso root? Como desligo o wifi? Sem widgets, sério? Mas pq?) Depois fui me acostumeando e cheguei a conclusão que a longevidade dos aparelhos e o suporte (em termos de upgrade do iOS) faziam valer a pena eu me amarrar à apple. Mas ainda sinto falta de várias coisas q meu Android fazia….

  • Thiago Hyppolito

    Eu me caguei de rir com a frase: “Woz não entende que essa rigidez na liberação de aplicativos (que às vezes é realmente irritante) é o que faz o iOS ser um sistema seguro e protegido”. Pra quem disse que Woz é um gênio, acho um pouco pretencioso o iLex escrever o que o Woz não entende. Por mais que ele não entenda nada de marketing, o que eu não acredito ainda mais tendo convivido com um mestre, ele sabe mais que todos nós. Juntos.

    • Se você está dizendo que o fato do Woz ser um gênio da eletrônica faz ele entender também de marketing, então não perderei tempo tentando explicar. Você não entenderia. 🙂

      • Então vou trancar minha faculdade de Marketing e ler os livros sobre Job… vou economizar muito tempo e dinheiro, a faculdade não serve para nada mesmo 😛

      • Thiago Hyppolito

        iLex, o que eu quero dizer é que Woz sabe perfeitamente a intenção desse protecionismo. Você acha que um cara que viveu o que ele viveu, além de gênio que é, não entende isso? Se eu e você, meros mortais, entendemos, você acha que ele não entende? Ninguém precisa fazer faculdade como o amigo aí de cima, pra entender isso.

  • Ronald

    Por ser um sistema fechado, é que os macs, IPADs e Iphones, não pegam virus. Sempre trabalhei com pcs, mais sempre fui um fã dos produtos da Apple, a mais ou menos 1 anos estou trabalhando com mac, não troco o mac pelo pc, tenho um Iphone 4S, meu próximo brinquedo será um IPAD e se der tudo certo, compro um Imac. A Apple revolucionou o mundo dos computadores, os concorrentes tentam e até conseguem coisas melhores, mas a Apple e Jobs sempre serão lembrados, como os outros que criaram alguma coisa (como o telefone, a lâmpada, o avião).

    • Renato

      Amigo… não é por ser um SO fechado que os sistemas da apple não pegam virus… vírus exploram falhas…. e vc acha mesmo que o IOS não tem falha? O que muda é o foco. O windows é muito focado… por ser o mais utilizado e consequentemente é criado mais vírus para esse S.O…

      • bom pra comecar tem uma “pequena” diferenca entre o Ios e o mac os x

        o ios é o sistema operacional de ipods iphones e ipads e para ele realmente nao existem virus , (apesar de vender milhoes de unidade)

        o mac os x ( como o nome ja diz roda em pcs/ macs) apesar de ser muito mais seguro que o windows , poucos sao os hackers que estao tentando desenvolver virus para o mac os pq INFELIZMENTE vende muito menos que o windows e tem uma parcela menor do mercado

        e o ios vende tanto como o android virus pro ios nunca vi para android …

    • Renato

      Sinceramente? Acho uma besteira ficar dizendo que um S.O é melhor que o outro… Creio que vc escolhe o celular de acordo com as necessidades…
      Eu tenho um Galaxy S2 e meu irmão tem um Iphone 4. A estabilidade do IOS é muito interessante, porém ainda prefiro meu galaxy pelas funcionalidades.
      Problemas com a bateria os dois tem, pois tenho que andar frequentemente com o carregador em meu bolso… Esse é o preço da quantidade de funcionalidades que foram embutidas nos celulares (antigamente os celulares duravam mais por ser somente celular rs)
      Enfim eu queria um celular que tirasse uma boa foto (odeio carregar camera e celular), que eu pudesse colocar mais memória, e instalar aplicativos que pudessem ser instalados para uso no meu trabalho.
      Acabei optando por um celular com android.
      Meu irmão pelos motivos dele escolheu o Iphone.
      No futuro, quando trocar de celular pode ser que o iphone tenha “n” funcionalidades e sei la o quê, que me façam despertar o interesse de compra. Acho besteira ser fanboy nesse quesito… afinal se qualquer empresa lançasse algo inutil, você a defenderia mesmo assim?
      Acho que deveriam existir criticas sim… mas construtivas.
      Afinal é sempre bom novas tecnologias, independente da marca.

      • Tonyalves

        Concordo plenamente. Já utilizo o IOS há mais de três anos, tenho Mac, iPad e tbm uso Android. Não sou fanboy, procuro aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer, assim como no Linux, Mac OS e Windows….se fosse optar por um, optaria pelo que mais me traria beneficio.
        Quanto ao fato de poder modificar ou não o software, isso vai de cada um. No Android é tranquilo, no IOS tem Jailbreak pra isso mesmo…

      • Tonyalves

        Já ia me esquecendo. Parabéns pelo post!

  • Steve deve estar se retorcendo de raiva no Além…
    Woz sempre foi polêmico justamente por falar algumas verdades. Desta vez não foi diferente, apesar de acreditar que o “pacote” do Iphone é mais seguro e completo..

    O Android exagera na oferta e agente acaba ficando é perdido, sem saber qual APP usar com segurança..

    VErdade seja dita. Nosso Iphone precisa evoluir pra uma tela maior, melhora no consumo de energia..etc..etc…etc..

    • Eduardo Diniz

      Caro Hardweb,

      Eu tinha alguma coisa contra a bateria do iphone até receber um galaxy SII da empresa. Vc não sabe o que é bateria ruim.No galaxy com meia hora de uso da Internet a carga vai para o espaço. Sem contar o quanto o telefone esquenta. Tela maior? Compre um ipad.

    • Geeklan

      Para mim o tamanho de tela está perfeito. Não quero andar com um tijolo no bolso ou ligar de um aparelho tão grande quanto um dos primeiros celulares Motorola. Se quer tela maior, vai de iPad.

      #ficadica

      • Alan Gabriel K

        Tela maior? Mostrei meu iPhone pra uma tia minha esse final de semana e ela já achou enorme!

  • iEmerson

    Não importa o que falam sou Apple e não tem Android ou qualquer outro que faça eu mudar de idéia.

    • Valberg

      Falou pouco mais falou bonito.
      Tô dentro e não abro mão. Se puder pagar sempre pela qualidade da Apple eu teria toda a família. Engraçado que fui trollado essa manhã inteira por pessoas que não tem nem IOS nem Android no cel. Vai entender esse povo.
      Parabéns pelo artigo BDI.

  • Bruno Guaitanele

    Finalmente alguém com algum senso. Ontem lendo as notícias sobre Wozniak fiquei com raiva em ver como as pessoas publicam matérias sensacionalistas. Inclusive cheguei a comentar com os colegas de trabalho exatamente o título de uma delas, onde a primeira linha do texto já ia contra o título. Parabéns pelo ótimo trabalho em divulgar as notícas de forma correta e com respeito ao público!

  • Cesar Augusto Maia

    Gostei muito da matéria.

    Mas tenho um celular android e um iPhone 4. Meu android não é um celular dos mais caros como o Galaxy S2, mas custa em média R$ 900,00 sem planos nas lojas de operadoras de celular. Minha mãe também tem um celular android (Galaxy S). O interessante é que tanto o meu quanto de minha mãe o consumo de bateria é algo impressionantemente desprezível. Não consigo deixar um dia sem colocar ele para carregar.
    Outro ponto horrível de meu celular é que se uso o Google Maps e depois “fecho” ele o android fica praticamente inutilizável de tão lento. Para reestabelecer sua performance satisfatória tenho que “matar” o processo do Google Maps e tudo volta ao normal. O problema é que não é algo da versão do android ou do Google Maps, pois ambos estão mais do que atualizados.

    Dito isso consigo falar para os fandroids que este sistema não se compara com o iOS. De tudo que eles reclamam do iOS, como bateria, no android é potencializado.

  • Querem empurrar o Android pra vender celular.
    Para o que tinha antes concordo que o Android é uma ótima opção agora. Mas não é todo mundo que quer fuçar no celular e sabe. A maioria das pessoas só quer usar e pra isso o iphone é perfeito!

  • Cristian

    Eu faço parte desse grupo, descrito pelo iLex: “Em compensação, quem prefere ter um aparelho agradável de manusear, com o sistema intuitivo e que simplesmente funciona, aí não há melhor atualmente que o iOS.” E sim, eu também vi uns quantos blogs do robozinho, se achando por causa destas palavras do Woz! 😉

  • Eduardo Pegorer

    Obrigado pela explicação !!!! Por isso que acompanho diariamente o Blog do iPhone

  • Monty

    “…o que fez vários fandroids terem orgasmos múltiplos.” hahahaha, rachei aqui!

    E como sempre, análise sensata do BDI. Infelizmente, é uma minoria da mídia que realmente quer informar com credibilidade. A prioridade da maioria é audiência a qualquer custo, aí a mediocridade prevalece e vemos estas chamadas… Diga-se de passagem, só funciona, e realmente funciona, por conta da mediocridade do público, mas aí já é outra discussão…

  • Bruno Guaitanele

    Inclusive o que o Woz fez, foi uma coisa completamente normal. Todos vemos vantagens e desvantagens nos SO presentes. O android, sem dúvida traz várias inovações e funcionalidades legais que não estão presentes no IOS, assim como o Windows Phone que está chegando com tudo com várias ideias invejáveis. Creio que seja ser muito cabeça fechada achar o IOS melhor em tudo, ou o android, ou o Windows Phone. O melhor é escolher o que mais te agrada para o que você pretende fazer com o seu smartphone.

    • Novelli

      Concordo! Só os tolos não mudam de opinião…

  • João Diego

    Percebi isso ontem mesmo lendo a matéria. Título totalmente falso e sensacionalista. Woz afirma que o Iphone ainda é o principal e que gostaria que o Iphone tivesse certas coisas “específicas” do Android. O que descaracteriza completamente o título.
    Muito triste ver os títulos de matérias distorcidos servindo apenas de chamariz para clique no link da “notícia”. Está se tornando comum isso.
    E desejo que o Android continue evoluindo mais, ele é o único concorrente ao Iphone. De certa forma, ajuda em muito à estimular melhorias em nosso Iphone

  • Já fui usuário android e hoje sou IOS e concordo que o Iphone é um mundo diferente e eu nunca mais trocarei ele pela android. Mas analisando a notícia tecnicamente, na minha opinião, Woz deu um vacilo enorme no quesito marketing. Tenho certeza que, pela percussão, ele se arrependeu ou se arrependerá de algumas coisas que ele disse. O mercado não perdoa e tudo que você disser pode ser jogado contra você, mesmo que não seja bem aquilo que você quis dizer.

  • Max

    Uma coisa que um usuário por aí falou e que eu concordo é que bem que o iOS poderia ter um file system melhor que permitisse compartilhar dados entre diversos aplicativos, como por exemplo a possibilidade de se abrir uma planilha do DocsToGo em outro local. Sei que a Apple quer que utilizemos o Cloud computing pra isso, mas ficamos excessivamente dependentes da rede. Talvez no mundo ideal onde o 3G é rápido e ilimitado funcionasse, mas como ainda não é assim…

    • Rafael Nogueira

      Não acho necessário para o iPhone, contudo, no iPad eu sinto muita falta de um gerenciador de arquivos!
      O iFile (do Jailbreak) do iPad dava um gostinho da experiência, se a Apple introduzisse, com certeza multiplicaria a experiência do iPad, já que todos os Apps iriam explorar esse ponto também.

  • André

    Justiça seja feita – o Woz não diz no artigo que o Android não precisa de conexão com a internet. O que ele disse foi que seu aparelho Android nunca retornou com a mensagem – “não foi possível acessar a internet.”

    “Worse, a lot of the time Siri says it can’t make a connection to the back-end servers that power the system. … I’ve never had Android come back and say, ‘I can’t connect over the Internet.’”

    Eu estou muito feliz com o IPhone 4 mas só agora que instalei o JB e adicionei atalhos para 3G, WiFi, etc.. na central de notificações. É chato demais ficar navegando pelos menus toda vez que quer alterar alguma coisa.

    Agora hoje tem duas coisas que me irritam e que eu não tinha problemas. Uma começou com o iOS 4.x – toda vez que estou compartilhando 3G com o computador e eu pressiono a barra de status para subir para o topo dos contatos (por exemplo) o iPhone captura o toque como se eu quisesse alterar o Acesso Pessoal (irritante demais). O outro problema começou com o iOS 5 e 5.1: a cada vez que conecto o iPhone no PC ele cria uma nova conexao pessoal. Já passa da conexão de número 100. Infelizmente encontrei diversas pessoas com o mesmo problema mas sem nenhuma solução ou workaround. Alguém?

  • Leonardo F. M.

    Eu concordo em tudo com que foi dito, até hoje a maioria das pessoas, que eu conheço, que fizeram críticas ao iOS, são pessoas que gostam de fuçar nos aparelhos. E aquelas que não sabem fuçar técnicamente nos aparelhos acabaram migrando para os idevices.
    Eu tenho um amigo que até o ano passado ficava se gabando do seu Galaxy e agora ela acabou comprando um iphone e um ipad!
    Por isso eu acho que o texto está corretíssimo, aqueles que sabem e gostam de fuçar nas entranhas dos aparelhos acabam ficando com o Android, mas para o usuário leigo e que quer apenas “curtir” o aparelho, seja para ver um vídeo ou música, fazer trabalhos do dia-a-dia seja em casa ou no trabalho, ou ainda usar seu iphone para gravar o percurso da corrida, deve ficar mesmo com os iOS.

  • Rafael Barbosa

    Só podia ser o iLex ! Não há ninguém que escreva um texto com tanta qualidade como ele.

  • Eliane

    O BDI tem compromisso com a verdade. É por isso que admiro se trabalho iLex, valeu pelo esclarecimento.

    • Eliane

      Correção: Seu trabalho

  • Eduardo

    Oi iLex.
    Nesses últimos anos eu tenho me interessado cada vez mais na tecnologia desses smartfones e por essa razão eu venho lendo diariamente alguns sites e blogs que teoricamente são especializados no assunto.
    Estou passando por um processo de “aculturamento digital”, o que não é fácil, porque nossas fontes de informações vem da internet e infelizmente esse mundo esta repleto de pessoas sem imparciabilidade, levam aquele fanatismo do mundo futebolístico para o mundo digital. Acho que isso esta impregnado no DNA dos brasileiros.
    Quero dizer que mesmo tomando todo o cuidado com as informações se bobiar você acaba sendo enganado, mas hoje me vejo em condições bem diferentes do que a pouco mais de um ano.
    Com relação a matéria acima, já havia lido em outros sites. A matéria de capa sempre é colocada de forma sensacionalista do tipo, “até o cara da Apple se rende ao Andróide”, o que não é verdade. Ele simplesmente fez uma critica construtiva, fui obrigado a concordar com ele em alguns aspectos e com você iLex.
    O que mais me irrita são os fanáticos, não se limitam a defender o Andróide, como se isso fosse a razão da vida dele. Esse mundo capitalista é tão volátil no que se diz respeito a mudanças. Hoje estamos falando de um assunto que esta na moda, amanhã só Deus sabe.
    Abraços e parabéns pela forma que conduz esse blog!

  • Carlos Felipe

    Isso foi até bom essa enxurrada de manchetes sensacionalistas. Assim pude distinguir quais jornais, revistas e blogs são realmente sérios. Uma pena que sobrou um ou outro, rs!

  • O pior é chegar amigos e parentes vindo a mim (sabendo que gosto da Apple) e mostrando a notícia com a maior troll face do mundo! QUE ÓDIO MORTAL!

  • Solidônio Lima

    Pois é o sensacionalismo! Já diziam que só escutamos o que queremos escutar, e para qualquer crítico qualquer comparação já vira vantagem!

  • Rafael Nogueira

    A parte da Siri, bem que a Apple poderia corrigir nesse próximo update!! Já que quando desabilitamos o assistente ele retorna ao sistema antigo, sem a necessidade de conectar à internet para os serviços básicos. Ou seja, tem as duas opções no aparelho, basta ele distinguir a necessidade da conexão! Com certeza faria muita diferença!!!

    Mas é muito bom ver como esse cara tem a mente tão aberta. Por isso consegue tecer críticas tão construtivas e não aquele mimimi de sempre.

    • Paulo Leising

      O problema é que o SIRI utiliza inteligência artificial e redes neurais para reconhecer o que é falado e executar o comando correto. Colocar toda a base de dados dinâmica no iPhone poderia fazê-lo funcionar mais rápido, mas, além de consumir muito espaço, consumiria mais bateria e não tiraria do SIRI a capacidade de dar respostas surpreendentes.

      • Rafael Nogueira

        Por isso especifiquei “para os serviços básicos”.

        Ligar para, tocar música de, que horas são. Utilizam dados apenas dos aparelhos e não precisam de qualquer complemento, já que esses entendimentos funcionam offline quando o Siri está desligado.

        Serviços que dependem de internet e comandos não compreendidos entre os possíveis em offline, obviamente conectariam à internet.

  • Parabéns. Excelente texto! Muito esclarecedor.

  • Cléber Oliveira

    A regra é: Nunca acredite em tudo que vc lê, inclusive no blog do iphone

  • Daniel Gmrs

    “A vendedora me respondeu que estava em falta, mas tinha disponível o Galaxy S2, que é “pau-a-pau” (sic) com o iPhone. Eu, educadamente, sorri e respondi um “Não, obrigado“. ”

    Aconteceu o mesmo comigo, no meu caso foi com iphone 4 ano passado, que teve a audácia dizer que Galaxy S era infinitamente superior ao iPhone, muito mais moderno.

    o.O

    Eu Ri e disse “só serve iPhone” 🙂

  • Roney Cezario

    Desconfiei desde o princípio.

  • Thiago Nunes

    é nessas horas que o Steve Jobs faz falta.
    Esse gordo é um puta recalcado pelo fato do Steve Jobs sempre ter deixado ele para escanteio. Sempre fez palhaçadas contra a Apple. Tá na biografia. Um iphone é um iphone e uma cópia mesmo com recursos oportunistas a mais nunca deixará de ser uma cópia. Vai trabalhar pras droidbitches de uma vez baleia. Kkkk já sabemos quem é o espião do google e samsung dentro da apple.

    • Renato Faria

      Quanto ódio no seu coração… rsrsrsrs

    • JanjaBoy

      Manda um e-mail para a Apple contando quem é o espião, quem sabe você não pega um cargo na segurança. 😉

  • Marcelo

    Gostei do texto, apesar de pender para o lado Apple Fâ. Sou usuário dos dois sistemas (iOS e Android) no caso com um iPhone 4 32Gb e um Sony Xperia ARC S, smartphones de configurações semelhantes em termos de Hardware. Gosto muito do meu iPhone, da velocidade dos processos, de quase nunca engasgar ou travar e da interface muito agradável e sempre atualizada, mas sinto falta de algumas funções como poder trocar arquivos livremente (independente da segurança ou não) Sinto falta da função em si. Gostaria de usar Widgets que são bem legais e alguns bem úteis… Recentemente ando chateado com a Apple por conta da APPStore Brasil, pois agora não posso comprar jogos ( sei que a formas de fazer isso) mas digo.. a Apple não faz tudo fechadinho e contra pirataria e ilegalidade.. então eu Brasileiro residente no País deveria poder usufruir de todo conteúdo legal de uma forma legal, assim como posso comprar qualquer APP no meu Android.

    Sobre questão de bateria… ai por experiência própria digo que o iPhone 4 e iOS 5.0.1 são muito superiores, o conjunto hardware e software otimizam muito bem a bateria, dura bem mais que a maioria dos Aparelhos com Android e mais importante carrega muito mais rápido que qualquer outro. O que acho fenomenal… então se o que mais incomoda a todos que é bateria durar pouco a Apple está na frente… porque não incorporar mais funções interessantes ( como a cortina de notificações que veio no iOS 5) para que o iPhone agrade também os NERDS e afins como citados no texto.

    Os 2 sistemas são muito bons… não vamos ficar puxando para nenhum lado, acredito que todos aqui conseguem enxergar que cada sistema e aparelho tem suas vantagens e desvantagens.

    É só minha opinião por ser usuário dos dois sistemas.

    Parabéns BDI, acompanho diariamente o trabalho de vocês.

  • DIogo

    Na hora que saiu essa notícia recebi uns 4 e-mails dos meus amigos droidbitches me trolando. é impressionante a necessidade de mostrar que “o meu é melhor que o seu”.

  • Matou a pau no post!

  • Jorge Henrique

    Sem o iOS as pessoas que gostam do Android nunca usariam algo descente hoje.
    Outro ponto, antes eu tinha dó do Woz hoje tenho pena.

  • diego

    pq responder às críticas do iWoz? A Apple deixou alguns de vcs cegos…

    • O cego talvez seja você, que não viu que o texto concordou com o Woz. Cuidado, você pode ser um hater e não sabe.

      • Daniel Alencar

        Realmente… As pessoas leem as coisas mas nao prestam atencao e ja param no meio do caminho tambem pra comentar besteira. ;/

      • Rafael Nogueira

        Ou é e sabe….. rsrs

  • Woz tem propriedade para falar mais do que qualquer outra pessoa (viva).

    O que ele fez foi uma crítica ao fato do Android ser um SO com o perfil geek (como o dele). Algo que é VERDADE.

    Isso não o faz ser um produto BOM para a maioria dos consumidores, até mesmo por isso, várias distribuições e instalações Android são fechadas, tendo seus bootloaders “travados”..

  • JULIO MORBECK

    Recentemente um vizinho me perguntou se eu preferia o sistema iOS ou o android, eu levei ele na minha casa e mostrei pra ele meu produtos da Apple, ele olhou e disse, não precisa responder. Então meus amigos independente de opiniões pessoas ou deturpadas que alguns venham a ter eu prefiro meu iPhone. Estou feliz com a maçã e pronto.

    • Alex iPilot

      É a essa “confusão” a que me refiro… Seu vizinho te perguntou sobre o software e vc lhe mostrou o hardware… 😉

  • JULIO MORBECK

    Quanto ao post do pessoal do blogdoiphone, parabéns!

  • Daniel Alencar

    Realmente iLex. Ainda bem que vc esclareceu tudo. Eu me revolto quando o assunto é iPhone x Android. Pq muitos nao entendem. Como vc disse: Infelizmente, a parte medíocre da mídia preferiu noticiar o fato com a manchete sensacionalista “Para Steve Wozniak, Android é superior ao iPhone“, o que fez vários fandroids terem orgasmos múltiplos, com um motivo para trollarem os usuários de iPhone.”
    Enfin… Nao tenho nada a dizer sobre. Essa confusao nunca ira acabar. ;-(
    Valeu BDI mais uma vez pela iniciativa de esclarecer mais uma noticia! 😉

  • Alex iPilot

    Continuo com o que escrevi em outro post: o que realmente admiramos nos iPhones/iPads é o HARDWARE, não o iOS, que ainda possui limitações e conta com o JB como solução para muitos usuários.

    Reparem que gostamos da tela Retina, da sensibilidade dos multitoques, acelerômetros, giroscopios, design, camera (4S), poder de processamento/video… Tudo hardware! O que gostamos e que deve-se, unicamente, ao iOS? A inexistência de vírus? Pensando bem, nem isso, porque essa “imunidade” é fruto da política da Apple, fechando o acesso ao sistema…

    E se o iPhone rodasse Android? Se o meu iPad rodasse Windows XP (todos os seus programas, sistema de arquivos permitindo HD externo, etc) eu seria (ainda) mais feliz. Eu abriria mão da App Store, sem remorsos…

    • Raquel

      Eu discordo disso em parte. Realmente, o hardware do iPhone é muito bom e bem construído, mas se fosse a simples questão de hardware, há parâmetros do Galaxy S2 que superam o iPhone, e MUITO. (a câmera, por exemplo, é um deles)

      O iLex chegou a comentar sobre isso uma vez e eu concordo com ele: o interessante do iPhone é a COMBINAÇÃO Hardware X SO que, por ter sido feita de forma fechada e exclusiva para esse Hardware, tira uma melhor performance dos parâmetros do que um SO feito para 30, 40 (ou 200) hardwares diferentes.
      Eu, pessoalmente, não vejo grandes vantagens em comprar algum dispositivo Apple se não for para usar o SO construído para ele, pois ESTA é a vantagem dos produtos oferecidos pela Apple: um pacote fechado, que é muito bom e vai funcionar perfeitamente enquanto estiver com esta ‘integridade”. Se for para alterar os parâmetros iniciais, melhor comprar um PC, que lhe dá a oportunidade de mudar as coisas da forma como achar mais interessante.

      Para mim, a grande questão problemática do iPhone não é necessariamente do iPhone, e sim da política da Apple, e que desde quando entendo “apple por appple” sempre foi assim, que é a questão da segurança, pois não tem como: segurança em computação, assim como na vida, é criar barreiras entre o ladrão e aquilo que ele quer roubar, e isso significa criar barreiras também para o usuário. Por isso a grande ‘limitação’ dos dispositivos da Apple, pois ela sempre colocou segurança em primeiro lugar.

      Eu penso que, se a questão é liberdade, realmente, a Apple não é a melhor empresa para a pessoa. Agora, se a prioridade é acessibilidade e “garantia” de funcionalidade, aí sim… Tudo uma questão de “o que você mais preza/precisa/gosta?” e do que está disposto a abrir mão por isso.

    • Rafael Nogueira

      Viagem total amigo!!!

      O que menos tem na Apple é hardware exagerado. Vários, digo VÁRIOS smartphones e tablets possuem configurações imensamente maiores do que os da Apple. A distinção está exatamente no SO.

      Existem tablets e smartphones com processadores dual core de 1.5 quando a Apple ainda trabalhava com single core. E o 4S ainda não tem isso!! RAM de 1GB (o nosso possui 512), câmeras de 12MP lentes Carl Zeiss e por aí vai.

      Agora quando juntamos o Hardware + SO, eu e a maioria do mundo (as vendas falam por mim, não preciso provar isso) demonstram que a Apple está à frente. E tendo em vista os comparativos de hardware, percebe-se que é o iOS quem manda!

      • Rafael Nogueira

        *”Não tem isso” que me refiro é 1.5 e não o disponível dual core.

      • Alex iPilot

        Não confunda quantidade com qualidade… O hardware da Apple não é bom porque tem os numeros maiores, é bom porque é BEM FEITO, funciona. Exemplo: a camera tem um numero menor de Mpx mas a qualidade final é melhor.

        O iOS 5 trouxe muitas novidades, algumas do JB… Mas quantos usuários (com capacidade para criticar um SO) ja declararam que não comprariam o iPhone se não fosse o JB? Isso é satisfação com o SO? Não é.

        Temos que reconhecer o que é muito bom e também o que é muito ruim… Não podemos ser cegos, a Apple até hoje, na versão atual do SO, não resolveu o problema do despertador! No meu 3G, que não tem mais nem correção de falhas no iOS, não consigo mais usar o alarme… Apos varios testes, descobri que em modo avião (como sou obrigado a usar metade do mês) o alarme tem falhas com o iPhone em repouso. Isso é qualidade fantástica?

        • Rafael Nogueira

          O Hardware “da Aplle” é da Samsung, é da Omnivision e por aí vai. Quase todo Smartphone do mesmo nível é igual. (perde em design e outros detalhes, mas não é aí que mora a GRANDE diferença da experiência).
          Óbvio que são excelentes hardwares, mas o que manda é o conjunto. Instale um Android nele e ele vira uma carroça, afinal, Android consome mais hardware, justamente por ser “desenhado”para rodar em diversos e diversos aparelhos e marcas diferentes. É impossível ter uma experiência tão “lisa” quanto em um iOS especialmente feito para aquele determinado hardware… É muito mais fácil torná-lo quase perfeito.

          Bem.. nem discuto sobre isso! Pra quem falou em colocar Windows XP no iPad ficaria mais feliz…. não tem como discutir. Existem diversas tablets com XP, só que JAMAIS terás a experiência de um OS touch em um sistema desenhado para teclado e mouse!! Novamente… o que vale é o CONJUNTO!! Só com Hardware a Apple morria de fome, já que seu melhor atrativo não é o preço.

  • Mauro Elias

    Alguém sabe qual é o celular dele?

    • Joyce

      Um iPhone 4s, um Razr e um Nexus (em ordem de preferência segunda ele mesmo)

  • Karol

    Notícia sobre a Apple (boa ou ruim) sempre atrai leitura. Com uma pitada de sensacionalismo então…

    Mas ontem, quando vi a reportagem no outro site, antes de abrir, vim no BDI pra ver se tinha alguma manifestação a respeito (como de costume). Como não tinha nada, nem li a reportagem. Se o BDI não publicou nada naquele sentido, não deveria ser nada de tão importante (costumo dar crédito à imparcialidade do BDI, que fala mal e/ou bem, oportunamente).

    Hoje a manifestação do blog saiu. E como de praxe, devidamente fundamentada. Assim vale à pena ler.

  • Joyce

    Discordo de vc iLex, acho q Woz sabe perfeitamente pq o processo de aprovação dos apps é tão lenta. Só acho que:
    1. Como vc mesmo disse ele é um nerd hacker q se vira sozinho com o celular, segurança não deve ser uma preocupação pra ele.
    2. Ele quis cutucar mesmo, por mais necessário q o processo seja, sempre é possível melhorar e simplificar a vida dos devs, e conseqüentemente a nossa.

  • Joe

    Aff nada a vê hein, realmente pessoas leem matérias pelo titulo, e não pelo o texto, só alguém falar que o iOS é ruim aqui e ali, que as pessoas interpretam como ” ah então você gosta do Android ” tenso isso viu.

  • SamuEX

    Os androidiotas já são uma classe chata e irritante.
    Agora com esse falso alarde de muitos sites, teremos que aguentá-los até o fim de 2012.

  • Juliana

    O interessante é que Woz “ainda” prefere o iPhone. Ainda…

  • Cristian

    1-Você gosta do Android, por que ele faz isso, aquilo, e aquele outro? OK.
    2-Você gosta do iOS, por que ele faz isso, aquilo, aquele outro? OK.
    Agora, ficar batendo boca porque “o meu faz isso aqui ó, e o teu não faz!”…é coisa de criança. Use aquele que você gostar, e PRONTO, FIM DE PAPO. 🙂

    • [2]

      • Joe

        [3]

        • Paulo

          [7]

  • Aplausos!!! 🙂

  • Não da pra discutir fãndroids.
    Esses dias um me reclamou que meu iPhone não enviava nada por bluetooth.

    Meu irmão!, estamos usando smartphone, temos e-mail, temos browser pra download.

    Vai ficar passando toque de celular por bluetooth e para de me irritar.

    “Tem pobre ligando pra mim, tem pobre ligando pra mim”

    • Alex iPilot

      Luis, sinto muito, mas essa impossibilidade de trocar arquivos por Bluetooth é um dos pontos que devemos abaixar a cabeça e engolir em seco, hehehe…

      Usando para “brincadeira” e trocar toques é uma coisa, mas faz MUITA falta em ocasiões importantes… Fazer o que? Esse “smartphone” não faz… É abaixar a cabeça e sorrir amarelo…

  • Marcio

    Que briguinha feia, cada um usa o que acha melhor e pronto, pra que ficar discutindo.

  • Luã

    O iPhone é otimo para o que foi feito.

    O WP7 é otimo para o que foi feito.

    Pelo jeito o Android também é otimo para o que foi feito (ser um sistema aberto).

    É como nos computadores, tem o Mac OS X, com uma interface super amigavel. Tem o Windows, que é a mesma coisa. E tem um Linux da vida, um sistema mais aberto para quem gosta. Cada um escolhe o seu e vive feliz =D

  • DCarreiro

    Ok, e se o Android for melhor que o iPhone, qual o problema?
    ps. antes que falem besteira, tenho iPhone 4, iPad 2, iTouch 4 e Macbook Pro. Mas confesso que ultimamente tenho pensado em adquirir um android. Gosto muito de ver meus vídeos no cel e assistir RMVB no iPhone é um martírio – não me interessa a ‘qualidade’ do RMVB, me interessa que, se o filme que eu quiser assistir só estiver nesse formato, gostaria MUITO de não ter de passar por um conversor. E olhe que já comprei uns 5 a 6 apps de vídeo. Para RMVB, os melhores são o GPlayer – o que uso hoje em dia – e o OPlayer. O Resto simplesmente não funciona. Tudo isso por causa do overclock do iPhone e 800. Custava por 900? Já melhorava, garanto a vcs. Mas aí tem a bronca da bateria… e o círculo vicioso continua.

  • Thiago Henrique Zanchi de Souza

    Acho que é uma questão de preferência. Eu prefiro um sistema bom, mais simples de mexer e que não precise digitar linhas de comando, desde que seja mais seguro como é o iOS. Se meu iPhone da problema (o que é muito raro) apenas restauro a instalação no iTunes e tudo volta ao normal.

    “Cada macado no seu galho”. Só espero que o Woz não resolva fazer uma revolução no iPhone e transforma-lo em um Android!! Jobs deve estar se revirando uma hora dessas na “tumba”… Por mais Woz diga que ainda prefere o iPhone, as críticas ao sistema não foram nada sutis…

  • k

    aplausos ao BDI!

  • Marco

    Cada um tem um gosto,como diz a matéria: “Para quem é mais técnico e gosta de fuçar nos códigos de seu aparelho, realmente o iPhone não é o celular ideal.” Ok.. eu prefiro o iPhone…. quero praticidade e facilidade de uso,não curto ficar “fuçando” no aparelho e tal… mas é foda…..sempre distorcem as coisas,a entrevista original é clara: o cel principal dele é o iPhone..mas e daí? Se não fosse?
    Se você precisa da opinião de uma pessoa famosa para legitimar o que você gosta,pára neh.Use o que faz mais sentido para as suas necessidades.

  • SergioPG

    Então, da próxima vez fale menos Woz

  • O importante é o “Sensacionalismo”, conseguem visitas, conseguem visibilidade, tentam ganhar dinheiro com isso e são os trouxas dos leitores que contribuem também sem fazer nenhum tipo de pesquisa ou filtro.

    Vide o caso do estupro no BBB, pq vcs acham que a Globo deixou a noite rolar? Eles poderiam ter interferido na mesma hora mas o que vale é o “IBOPE”.

  • Bom, o que Woz reclamou do iOS mesmo, é apenas a falta de um aplicativo nativo de navegação por GPS (No caso do Android, o Navigation), mas claro, contornemos este pequeno problema com algum aplicativo da TomTom, ou até mesmo, da Sygic. E a outra reclamação do Woz é a respeito da/do Siri, por apenas funcionar com uma conexão com a Internet, o que não acontecia antigamente, quando por exemplo, pedíamos para tocar uma música de um determinado artista. Claro, ele também reclamou que antigamente quando ele perguntava dos lagos na Califórnia (apenas um exemplo), o sistema responderia o que ele queria ouvir, mas claro, nós sabemos que o sistema de reconhecimento de voz do Android não chega nem perto. E por fim, a ultima reclamação, seria da bateria, todos nós sabemos que a bateria dos smartphones atualmente não são tão duráveis como deveriam, mas cá entre nós? De acordo com o AnandTech a bateria do iPhone 4S por enquanto é a melhor bateria encontrada em um smartphone, chegando em alguns casos a até 4 horas de diferença (http://images.anandtech.com/graphs/graph4971/41743.png).

  • Viper

    Na boa, não tolero essa atitudezinha mediocre de “ser um fanboy” seja de android x iphone, pc x mac, mega drive x super nintendo e etc…..

    as pessoas tem que deixar a infantilidade de lado e saber o que lhe mais supre a necessidade naquele momento, sem se prender pro resto da vida a uma marca que de uma hora pra outra pode não ter mais nada do que vc precisa e ainda assim vc o compra.

    Até eu q não sou fanboy já me ferrei com isso, quando após meu n95 se aposentar, ainda acreditei no symbian e peguei um sony ericsson vivaz pro….. quanto arrependimento….. depois peguei um galaxy s e hoje ao invés de pegar um s2, peguei um iphone 4s

    tanto android quanto ios são excelentes OS, pegando qualquer um dos dois, dependendo de suas necessidades, vc não irá se arrepender.

    • Dexter

      Bem isso, ambos sao bons (vejo pessoas comentando o outro lado “android”), acredito que ambos vao suprir as necessidades, o que nao se pode fazer é bater pino e “acreditar” somente numa unica coisa.

      O mundo mudou….tudo muda.

    • Dexter

      Outra coisa…no ramo onde eu trabalho, ja aprendi que 95% ou mais das reportagens nunca…jamais…nem em pensamento chegam perto da verdade.

      Tem que tomar muito cuidado quando vc le uma reportagem, tenha certeza que no minimo 50% dela alguem viajou na maionese.

  • Rejane Strottmann

    O autor da entrevista é declaradamente anti-apple, acha que todo usuário é fanboy e utilizou tudo fora de contexto conforme o próprio Wozniak.

  • Daniel Alencar

    Sem comentarios. Que absurdo… 🙁 Indignado.

  • Como diria Woz, ha ha!

  • Jorge Henrique

    Não acho que Woz atualmente represente tanta coisa na informática hoje, pra mim um estatua representaria mais seus feitos hoje do que suas frases.

  • Eu li ontem essa matéria em inglês no Linked In, inclusive mandei alguns links pra vc iLex…
    O fato é que uma coisa os usuários de Galaxy SII têm razão: nossa camera frontal é em vga e a deles é de 2.0MP 🙁

    • E?
      Quantas vezes você usou a câmera frontal este mês?

      • Várias vezes…praticamente todos os dias eu uso o Facetime com minha namorada!

      • -Flawless Victory!

        Odeio o pessoal puxando saco do iLex. Mas eu tive que comentar isso!

      • Juliana

        Tente tirar uma foto de uma criança de 2 anos com a camera traseira, depois de ela já ter descoberto que a imagem dela aparece no visor quando você está enquadrando…

  • Leandro Lemos

    Não é atoa que eu acompanho o BDI diariamente!

    As matérias do iLex me surpreendem a cada dia!

    Parabéns pela transparência e qualidade no conteúdo do blog!

    • Leandro Lemos

      Cool!

  • Simplesmente é assim:

    O IOS é para usuários comuns, pois ele é um sistema rigido desenvolvido para um tipo de aparelho. É mais seguro e bem simples ( na minha opinião)
    Jáz o Android é um SO que foi feito para rodar em vários aparelhos, e com isso tras consigo muita falha na segurança, mas é um celular para quem gosta de “fuçar” em seu sistema modificando todo.

    Apesar que com um Jailbreak vc pode “modificar” seu IPhone como pretender (como fiz com meu),

    Esta comparação é meu ponto de vista apenas. Dois sistemas operacionais para dois tipos de clientes. E acredito que a Apple poderia aproveitar a situação e começar a pensar em mudanças e sair na frente como sempre, inovando.

  • Vinicius

    BRIGA eterna como sempre teve no futebol..vai ter entre sistemas iOS e Android. Eu torço pro iOS !! rsrs

  • “o que fez vários fandroids terem orgasmos múltiplos, com um motivo para trollarem os usuários de iPhone.” HAHAHAHA, muito bom iLex…

  • Luket

    Ao ver esse artigo eu vejo claramente um exemplo de como uma informação pode ser distorcida. A culpa não é do iOS, a culpa é do woz, quem mandou ele ser tão nerd assim. Se vc é um nerd, ou um hacker, use o android.

  • Dexter

    Eu sou fã da Apple, ja fiz estagio nela em 2002/03, tenho um iMac 333 de 1998 com 256mb e um HD original de 6GB, ate com o mouse rodinha que funciona perfeitamente, ja me salvou muitas vezes, tenho 1 macbook, 4 ipads (contando com todos da minha familia), iMac i5, todos os modelos de iphones desde o 2G ate o 4S, mas sinceramente?????

    O iphone fez seu nome, é ainda um sucesso sem precedentes, ele vai ser lembrado daqui 1000 anos vao falar dele, pois virou historia nesse mercado, mas….INFELIZMENTE acho que a onda do iphone “esfriou” um pouco, logicamente que so esfriou e nao desapareceu.

    Mas a tendencia é essa em tudo, porem as inovaçoes vao estar ai a todo momento.

    Eu conheci uma pessoa que tem um galaxy e tinha um iphone, ele disse que o iphone foi superior, mas hj “pra ele” o galaxy é mais.

    Mas concordo plenamente com a reportagem, para usuarios comuns o iphone é melhor, mas para usuarios mais “anormais” o galaxy pode sim ser uma otima opçao.

    obs: eu nao tenho galaxy algum ou qualquer outro sistema que utilize android.

    • Bona

      Compra um então…

  • Bona

    iPhone rules, baby!

  • Bruno Couto

    O pessoal tem de ter senso crítico.
    Tenho iPhone e prefiro o iOS ao Android, mas existem muitos usuários de Android que são felizes com ele. Não me atrevo a dizer o qual OS é melhor, mas recomendo que cada usuário busque o que for compatível com seu perfil de uso.

  • Braulio Barcellos

    Sugestão de matéria para o Blog do iPhone:

    “Para Steve Wozniak Android só serve para navegação GPS”!!!

    huahuahuahuaha

  • Henrique Silveira Baloneker

    Agora ficou tudo esclarecido para todos! Menos pra Luíza, que tá no Canadá…

  • washington junior

    ilex vc disse tudo. vlw

  • Clovis

    Que análise sensata, iLex.

    Lendo alguns blogs de fanboysmo dá impressão de que não posso gostar de mais de um sistema. Isso é totalmente sem noção.

    Legal a opinião de um cara autêntico como Woz. O bicho é muito boa praça.

  • mídia… sempre distorcendo a realidade.

  • TiãoGavião

    Meu Deus!! 🙁
    Que perda de tempo, explicações daqui, dali, muita explicação para pouco assunto 😉

  • Joao

    Gostaria que minha namorada fizesse o que a outra faz, mas vou ficar com a minha por enquanto…sei viu…pra bom entendedor meia palavra basta..

    Até o Woz que não está no Canadá!!!!

  • Eduardo

    iLex, pela primeira vez o Safari travou umas 10 vezes e fechou ao fazer o load desse post.
    Foi preciso reiniciar.
    Ah, só nesse post.

  • Jack Sparrow

    olha a cara de MEME dele na fora só falta a frase UI, O SIRI DO IOS TÁ ANDANDO DE LADO

  • Mario

    O pior, é que na propria fonte da notícia, o título da notícia diz a mesma coisa que os outros sites estão falando: “Even Woz Thinks the Android Bests the iPhone”