Curiosidades

Prova de conceito: desenvolvedores conseguem rodar aplicativos de iPhone em uma Apple TV

A Apple TV, segundo palavras do próprio Steve Jobs, é ainda um hobby para a Maçã, o que faz atualmente o aparelho ter algumas limitações, como por exemplo, não rodar aplicativos externos, mesmo rodando um sistema iOS igual ao do iPhone e do iPad. Mas alguns desenvolvedores estão tentando provar que seria perfeitamente possível rodar apps na TV com o sistema atual do Apple TV.

Tudo ainda é uma prova de conceito (tentativa de provar que é possível) e não quer dizer que eles consigam deixar a utilização tão fácil e intuitiva quando seria uma solução oficial. Mas foi com experiências assim que a Apple foi forçada a mudar de ideia na época que o iPhone não rodava outros aplicativos que não fossem os que vinham de fábrica, o que originou na loja de aplicativos chamada App Store (que acabou revolucionando o mundo dos celulares).

Eles já chegaram a um ponto em que estão rodando alguns aplicativos nativos do iOS em tela cheia na TV (em alta resolução 720p). Os desenvolvedores Steven Troughton-Smith (autor de vários projetos e que já foi entrevistado por nós no passado) e Nick conseguiram inclusive conectar um teclado e um MagicPad pelo bluetooth, transformando a configuração quase em um computador que roda iOS. Confira o vídeo que eles fizeram (em inglês):

Por enquanto é apenas uma demonstração do que pode ser feito, podendo no futuro ficar disponível para usuários do jailbreak. A esperança é que a Apple se sinta pressionada e libere logo a sua própria solução, para que todos tenham acesso a mais funções em seus dispositivos.

Se você ainda não viu, confira o nosso review sobre a Apple TV.

via 9to5Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luís Felipe Tomazini

    Quero ver o que vai ter no Apple TV 3 agora!

    • João Pedro Vianini de Paula

      Acho que vai ter uma tv da Apple sim, não só o aparelho, mas uma TV inteira, já que a Apple gosta de controlar a experiência do usuário completamente.

      Então acho que não vai ter Apple TV 3, quem quiser os recursos depois, vai ter que comprar a TV da Apple.

    • João Pedro Vianini de Paula

      Talvez o controle remoto dela seja algum tipo de iPod touch?

      • Guigos

        Controle vai ser o siri ;D

        • João Pedro Vianini de Paula

          Sim, pode ser, para trocar de canal etc. Mas, e para apps e jogos?

  • Raphael

    Nice!

  • Vitor Rigoni Cavessana

    Muito bom! Parabéns aos desenvolvedores!!

  • Andrea

    Interessante. Mas, certamente, não está nos planos da Apple lançar uma espécie de Mac mini que rode iOS. Aliás, por que iríamos querer um?

  • Carlos

    Ue, quer uma tv interativa com software melhor que IOS?

    • James

      Sim,uma TV 3D Full Hd de 72 polegadas.

      • João Pedro Vianini de Paula

        Ou uma TV 4K 65″ , com a marca Apple, com iOS e 3D sem óculos com qualidade de Real D 3D

        #SONHA

        • Carlos

          Vcs são bem humildes eim hahaha

  • Diego Azevedo

    Como prova de conceito, interessantíssimo… Como utilização prática, ainda falta caminhar um pouco

    • Marcelo

      Por isso que o nome é prova de conceito!

  • Rafael Barbosa

    Este é o primeiro post do ano ! Que o BDI continue liderando ! Feliz 2000 e sempre !

  • SamuEX

    Sinto que a folha de pagamento da Apple vai aumentar consideravelmente no ano de 2012…
    Né não?

    🙂

  • Dr. Branco

    Comprei um Apple TV nesse Natal e me decepcione com o espelhamento via AirPlay feito de um iPad 2 . Os jogos mesmo o RC 2 da umas travadas e os outros não ficam em em tela cheia e travam muito, deve ser por conta do A4 do Apple Tv . A resolução também deixa a desejar e com o cabo e adaptador VGA fica muito melhor e tudo em tela cheia e sem travar, o único problema é o peso do cabo que fica meio desconfortável . Então só fica 100% para vídeos e fotos, espelhamento é bem ruim e o cabo VGA ainda é a melhor opção por trazer uma resolução ótima e em tela cheia e sem tratamentos que incomodam muito !

    Fora isso o aparelho é realmente bem legal, principalmente por ter rádios online com muitíssimas opções de estilos e centenas de estações para cada e assistir vídeos no YouTube também é bem legal .
    O que a Apple poderia ter colocado nele de App do iOS é pelo menos o Safari para navegação, só ele já seria fantástico, mas isso acho que só no 3 .

    • Italo

      Comprei uma ontem, mas não acho que o problema seja processador. Pelos sintomas apresentados por aqui (os mesmos que os seus), estou suspeitando mais de algum problema de rede e não de processador.

      • Dr. Branco

        Acho que não porque meu roteador está bem próximo do Apple Tv e do iPad e minha banda é de 20mb ! Com o cabo VGA fica excepcional todas as funções, principalmente espelhamento, eu esperava isso do Apple Tv !

    • RoSevenX

      Vc tem um trafego de banda monstro neh… Seu roteador nao esta limitando?? O ideal seria um que rode em N a 300

      • Dr. Branco

        Então o roteador se não me engano vai até 54mb/segundo, acho que é o suficiente . Mas ainda acho que a limitação é o chip A4 do Apple Tv mesmo !

        • felipe cruz

          Cara! o meu roda perfeito. Jogo real racing 2 com 3 ios devices ao mesmo tempo e fica redondinho. O que difere é que tenho um router de 300 mbps. O meu de 54 travava até os filmes com bitrate alto.

        • Só deixando claro… essa nomeação de 54MB/s, é na verdade mal interpretada. A velocidade real, é de apenas 5,4MB por segundo :).

          Para um bom desempenho (que posso provar com a rede que fiz aqui em casa), é tendo routers de 300megabits por segundo (padrão N ou N+)

          Abs e feliz 2012 😀

          • Dr. Branco

            Hrum, será que é isso mesmo ? Pq quando rodo o App Speed Test da sempre por volta de 18mb/s . Se o roteador fosse só até isso ele daria esse resultado ?
            Valeu e Feliz 2012 pra você também ! 😀

            • Marcelo Monteiro

              Seu AppleTV ta conectado por cabo ou por Wi-Fi no roteador? se tiver por wi-fi tenta conecta por cabo pra testa.. se tiver facil.. pelo q eu sei o sinal wi-fi é compartilhado por todos os dispositivos conectados.. então esses 54mbps (que são teoricos.. o real nunca chega a isso) seriam pra envia os dados do iPad pro roteador e depois envia os dados pro AppleTv

              E existem outros aparelhos conectados por wi-fi nesse roteador em outros pontos da casa? Wi-Fi tambem tem o problema de nivela por baixo a velocidade de conexão.. se tiver um aparelho conectado a uma velocidade bem lenta ele deixa a rede toda lenta… Tanto é que existem até uns roteadores mais avançados que geram 2 redes, uma pra conecta as coisas que precisam de mais velocidade e outra pros outros dispositivos..

            • Dr. Branco

              O que me realmente incomodou foi o fato de não ser possível fazer espalhamento em tela cheia ! Espelhamento em só parte da tela beira o amadorismo, gambiarra e é muito ruim mesmo ! Vamos ver se no Apple Tv 3 isso se resolve …

  • Elioborges

    muito boa a ideia, vamos ver o que acontece para 2012.

  • Leandro Salina de Melo

    Nossa! Hoje nao da pra abrir um site pelo Apple TV? Tipo um UOL ou mesmo meu hotmail?

  • Muito legal!!

    Sempre me perguntei qual a diferenca do ios da ATV e dos idevices..

    Pelo visto ha mais poder de fogo sob o capô da Apple TV..

  • Muito legal mesmo, grupo hacker já começando o ano com pé direitaço!

  • Ricardo Godoi de Toledo Goulart

    “mac mini 2012” hehehehe ( ps: estou digitando do 2011)

    curti, muito legal, pra se pensar e pegar um se isso vingar!

    ah, tenho um nokia n8 e ele faz isso tudo ai

  • Monty

    A Apple realmente deveria abrir a Apple TV para desenvolvedores, é algo que seria, além de bom para nós, também lucrativo para ela. Tudo bem que não é exatamente o iOS do iPhone/iPad, porque há a enorme limitação de não ser touchscreen (e o controle tem só 3 botões + direcional, sem nem teclado), mas isso é algo para a criatividade dos milhares de devs resolver!

    • Ramsés Junior

      Mas isso eh fácil de resolver com o app Remote. A grande maioria das pessoas, senão todas, que tem ou quer ter uma Apple Tv tem um aparelho com IOS.

  • Marcelo

    Não acho q a Apple va libera uma loja de apps pra Apple Tv.. no maximo uma App Store paralela só pra players simples de conteudo da internet (tipo os Apps que vem na AppleTV)..
    Quanto a apps mais incrementados.. tipo jogos… acho q a ideia deles é fazer o pessoal usar o espelhamento ou o AirPlay dos outros aparelhos…

  • Henrique Silveira Baloneker

    Nossa, com que força ele pressiona o botão “return/enter”…
    kkk
    Fiquei bem contente com essa notícia, ela é perfeita pra começar o ano!

  • João Paulo

    Isso lembra de quando instalaram o OS X Tiger numa Apple TV antiga (que era basicamente um Mac Mini com outro nome).
    Espero que isso faça como o jailbreak original no iOS 1.0 e force a Apple a criar um SDK e aplicativos de verdade pra Apple TV.

  • D4ni3lXclio

    Parece ser bem interessante e muito bom esse conceito,comprei uma Apple TV ontem vou testar ela hj…minha Workstation Appple esta crescendo…

  • Marcio

    Galera,

    Ja tentei exaustivamente fazer um JLBreak do Apple TV 2 sem sucesso. Tem muitos recursos interessantes que já podem ser explorados com o JLBreak, mas a forma do destravamento parece simples, mas é um verdadeiro inferno.