2012ARQUIVOCuriosidades

Patente da Apple volta a prever interface 3D para o iOS

O visual do sistema iOS (aquele que equipa o iPhone, iPod touch e iPad) possui ainda hoje a mesma estrutura que aquela apresentada 5 anos atrás: quatro coluna de ícones em 2D, com um dock abaixo com outros quatro ícones. Desde então, a Apple nunca mudou isso, e ainda por cima alguns setores da concorrência ainda copiam. É bem prático e intuitivo (prova está que é o celular de mais rápido aprendizado por usuários menos experientes), mas já estaria na hora da interface receber uma evolução mais interessante.

Isso talvez demore ainda para acontecer, mas a Apple já está estudando maneiras “futuristas” de melhorar a interface, como prova uma recente patente que prevê um sistema em 3D para dispositivos iOS.

O efeito em três dimensões seria do tipo “sem óculos”, usando os sensores existentes no aparelho para determinar o ângulo de visão e os movimentos das imagens. Algo parecido com que já existe em alguns jogos atuais, como o Labyrinth, cujas paredes se movem de acordo com o movimento do dispositivo.

Não é a primeira vez que ela faz isso. Antes mesmo de mostrar o iPad, ela já tinha registrado uma patente de sistema com interface em três dimensões.

Resta esperar para saber QUANDO e SE a Apple irá adotar esta tecnologia. Afinal, há tantas patentes que a Apple depositou e nunca usou, como a adição de números de contatos na tela inicial, um PhotoBooth para iPhone ou até mesmo um detector de frequência cardíaca no aparelho…

via Patently Apple

Botão Voltar ao topo