Notícias

[jailbreak] Aplicativo engana usuários prometendo melhorar a bateria do iPhone

Não é só a App Store que apresenta, vez ou outra, aplicativos que enganam os usuários. No mundo jailbreak (onde as chances são ainda maiores), isso também acontece. É o caso de um tweak que promete consertar o problema do alto consumo de bateria do iOS 5, mas que na realidade não faz nada.

O problema é que ele é pago: US$4,99. À venda na Cydia Store, o “iOS 5 Battery Fix” promete melhorar o consumo da bateria com o novo sistema, assunto bastante comum em diversos fóruns de discussão entre usuários de iOS. Mas alguns desenvolvedores ficaram intrigados com a promessa e foram analisar como era possível um aplicativo fazer isso.

Conclusão: o aplicativo é um “placeboware“. Não faz nada efetivo no sistema, só conforta psicologicamente o comprador. Felizmente, não foi encontrado nenhum código malicioso nele.

É importante tomar cuidado ao instalar qualquer tweak disponível no Cydia. Como o jailbreak “quebra as amarras da Apple”, deixa também o sistema vulnerável a aplicativos maliciosos. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. 😉

A Apple promete arrumar diversos problemas do consumo de bateria na próxima atualização do iOS 5.1.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados