Notícias

Hackers liberam Absinthe, jailbreak completo também para iPhone 4S e iPad 2

Ontem, revendo alguns artigos antigos aqui do Blog, me deparei com um de fevereiro de 2008, mês em que o Blog foi ao ar. O texto falava de um jogo de Blackjack para iPhone, que podia ser baixado pelo Installer, velho instalador oficial de programas do Jailbreak. Encontrar este artigo me fez reviver uma época gostosa, em que a comunidade se unia para tornar o iPhone um celular ainda melhor.

Na época, não existia App Store. Aliás, nem era possível (oficialmente) instalar aplicativos no iPhone, porque a Apple não permitia; tínhamos direito a apenas 16 aplicativos nativos que vinham com o aparelho (no iPod touch era menos ainda). Imaginem um iPhone sem jogos, sem programas para editar fotos, nem nada extra.

Felizmente havia a comunidade jailbreak, formada por desenvolvedores ávidos para aproveitar toda a potencialidade daquele revolucionário celular multi-touch. E rapidamente se percebeu que ele poderia sim ser transformado em um micro-computador de bolso, facilitando realmente nossa vida. Destravando o aparelho, era possível instalar novos aplicativos e jogos, potencializando muito o iPhone.

A Apple percebeu logo que tinha perdido o controle e que era muito melhor um aparelho com inúmeras possibilidades, ao invés de bloqueá-lo com pouquíssimas opções. Foi então que, naquele ano, liberou um SDK oficial para desenvolvedores produzirem seus aplicativos e disponibilizá-los naquela que se chamaria App Store.

Infelizmente, esta magia e romantismo que havia antigamente, se perdeu. Hoje, a maioria dos usuários de jailbreak não o fazem mais para melhorar seu aparelho, mas simplesmente para piratear aplicativos, usá-los sem pagar nada para quem o fez. E o discurso aqui passa longe de ser capitalista, defendendo grandes instituições (também somos contra o SOPA): diferente da grande indústria de música e filmes, a App Store é feita, em grande parte, por desenvolvedores simples, que criam programas legais para iPhone em suas horas vagas. A maioria tem emprego paralelo, pois não consegue viver só da venda de apps, mas mesmo assim é movido pela paixão, criando coisas legais para usarmos.

Mas não há nada mais frustrante que ver seu trabalho sendo roubado e distribuído ilegalmente para todo mundo. Horas e horas de programação e dedicação, colocadas no lixo. Isso desanima qualquer um. Qualquer um.

Foi por isso que o Blog do iPhone escreveu, ainda em 2009, uma carta aberta contra a pirataria de aplicativos, se tornando o primeiro site brasileiro a colocar o assunto na mesa (quando na época, 90% dos blogs sobre o iPhone incentivavam isso). Piratear apps significa desincentivar os pequenos desenvolvedores a continuar fazendo coisas legais para nós. Aí se torna um círculo vicioso: apenas as grandes empresas continuarão no ramo, impondo, como sempre, suas próprias regras, justamente aquelas que tanto se combate hoje em dia.

Antes era divertido falar de jailbeak. Hoje, acabou perdendo a graça. Apesar de muitos continuarem usando-o de forma legal, aproveitando ainda as vantagens funcionais que ele tem (como bloquear chamadas, SBSettings, etc), infelizmente a maioria hoje só quer saber de usar aplicativos sem dar nada à pessoa que o criou. Ou seja, quebrando as pernas de muitos desenvolvedores pequenos.

Neste fim de semana, os “hackers do bem” conseguiram finalmente uma maneira de aplicar o jailbreak nos dispositivos com processador A5 (iPhone 4S e iPad 2) e tenho certeza que quem é realmente interessado nisso já soube e já o fez. Mas para nós aqui do Blog, isso já perdeu um pouco o sentido, servindo mais para o mal que para o bem. Hoje a Apple correu atrás e já incluiu no sistema diversas funcionalidades cobertas antigamente apenas pelo jailbreak. Claro que ainda há coisas bem legais que falta a Apple adotar, mas pelo que percebemos pelo feedback de nossos leitores, a maioria já não sente tanta necessidade de destravar seu aparelho, pois está bem com o iOS 5.

Há o que melhorar? Sim. Existe ainda coisas legais no jailbreak? Sim. Mas com o passar do tempo, a tendência é o iOS ficar um sistema mais completo, anulando completamente a necessidade de alterações.

O jailbreak possui uma grande história e foi muito importante para termos o que temos hoje. Por isso, nutrimos o maior respeito por aqueles que continuam fazendo o jailbreak exclusivamente para aproveitar as melhorias que ele traz ao sistema (sem usá-lo para cometer atos ilegais). Se você é um deles, parabéns.

Quem quiser saber como fazer para aplicar o jailbreak para fins honestos e legais, pode visitar a página do greenp0ison e conhecer o novo Absinthe, uma solução para Windows e Mac. Mas como sempre, aconselhamos a esperar um pouco até que outros usuários descubram se há bugs e falhas nesta solução. Quem tem o aparelho bloqueado com operadora estrangeira, também deve respeitar alguns cuidados.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Viva o livre arbítrio 😉 .

    Abraços

  • Matheus Augusto

    É um asunto delicado , que realmente o blog sabe discutir !

  • Naim Simas

    Fantástico seu texto, adoro esse blog pois suas postagens são sempre informativas e contundentes.
    Concordo plenamente no que foi falado acima e é um fato que o Jailbreak mais cedo ou mais tarde vai ser tornar apenas uma opção usual e é uma pena a galera que usa desse método para se aproveitar das App que seriam pagas, essas pessoas não tem noção o que é ficar digitando infinitas linhas de códigos…
    ótimo post….

  • Sonia

    Tenho um iPhone 4, um iPod Touch 4 e um iPad 2, não fiz jailbreak em nenhum dos 3, pra mim nao tem necessidade, talvez teria se tivesse, nao se tem, é um modo de bloquear o botão home do iPad para que a gente não o aperte sem querer quando esta segurando o iPad em horizontal. 😉

    • Eduardo

      Existe sim! Chama incarcer app!!

      • Paulo Cotta

        Acho que a Sonia vai descobrir o mundo Jailbreak. HEHEHE

  • João

    Já fiz o Jailbreaj e depois de tanto tempo sem, sabia nem mais o que fazer. Até que achei um tweak ainda em fase inicial mas com enorme potencial que já me surpreendeu. Chama VoiceUtils , e serve para ampliar os comandos do Siri. No momento apenas reiniciar o aparelho, o springboard, modo segurança e desligar estão funcionando mas o desenvolvedor já anunciou que estará emplementando a possibilidade de abrir aplicativos e outros comandos em breve, como por exemplo ativar o modo avião ou a rede 3G. Achei muito bom e estou ansioso para tornar o Siri o que ele deveria ter sido deis do inicio. Dêem uma olhada, é de graça e vale a pena

  • Danilo Fonseca

    Época romântica foi engraçado!

  • Junior

    Muito boa a colocação , eu pessoalmente já fiz pra usar o sbsettings mas tive alguns problemas e tive que fazer o restore e agora nao faço mais.

  • Alexandre Braúna

    ESSE JB LIBERA O CELULAR PRA OUTRAS OPERADORAS E EH UNTHETERED?
    ABRAÇOS A TODOS E VIVA O BLOGDOIPHONE!!!!!!!!

    • Leonardo Negrisoli

      O jailbreak não quer dizer que seu iPhone esteja desbloqueado, mas através dele vc pode fazer o desbloqueio por um outro programa caso esteja disponível.

    • ξdïnhö☠

      Brother nao escreva tudo em caps fica desagradavel a leitura
      Respondendo sua pergunta jailbreak não tem nada haver com desbloqueio de operadora
      São coisas diferentes…
      Como o próprio texto do blog recomenda na ultima linha
      Quem tem aparelhos bloqueados devem tomar cuidados ou seja e melhor vc aguardar mais informações sobre isso.

    • Leonardo Negrisoli

      Meu primeiro iDevice com iOS foi um iPod Touch 1st gen. com iOS 1.1.4…
      Eu achava demais só pelo fato de ter aquela tela MEGA sensível ao toque, até então todas as telas que eu havia visto funcionavam sob pressão e não pelo calor.
      App Store? O que era App Store na versão 1.1.4, nem existia. Logo que ganhei o iPod fiz uma conta brasileira no iTunes e poucos meses depois a tão linda versão 2.0 tinha sido liberada!!!! Quando eu fui atualizar eu tive que pagar US$ 10,00 por isso…. fiquei meio irritado, mas era tudo para o bem do meu iPod. Fiquei suuuuper frustrado que não tínhamos jogos na App Store e com uma frase dessas “como colocar jogos no iPod” que eu descobri que no jailbreak dava. Lotei o iPod Touch com jogos, free e pagos como Super Monkey Ball, Bejeweled, Luxor entre outros… Fiquei nessa até meados de maio de 2009 que foi quando comprei meu 1º iPhone, um 3G de 8GB. Depois que comprei o iPhone me livrei de qualquer aplicativo pirata que eu tinha no meu iPod e disse a mim mesmo “Chega de Apps piratas”.
      Achei o blog do iPhone quando eu estava procurando uma solução para habilitar o “Tethering” no iPhone da Vivo e achei aqui um APN fantástico. Depois disso não deixei de ler o blog um dia se quer pela qualidade das notícias. Foi então que descobri aqui que uma conta na Argentina poderia fazer com que eu comprasse toooooodos os jogos que eu tinha vontade, e eu o fiz. Comprei Super Monkey Ball, Luxor, Bejeweled e todos os outros que eu tinha baixado de forma ilegal.
      Cheguei a fazer jailbreak nos meus iPhones, 3G, 3GS e 4, mas foi para testar o SBSettings, MakeItMine, Notifications e tudo mais. Não usei nunca mais para instalar apps de forma ilegal.
      Fiquei muito contente que ganhamos iTunes Store aqui pois parei também de baixar músicas de site ilegais e comecei a compra-las, digo o mesmo para filmes.

      Agradeço ao blog sempre pelas dicas e informações e agradeço à Apple por ter me ajudado a deixar de lado qualquer prática pirata que um dia eu já tive.

      Abraço a todos da comunidade iPhone.

      Leo

      • Daniela

        Adorei seu comentário.
        Meu iPhone é bloqueado e não sinto falta de jailbreak. Mas entendo que foi o jailbreak que estimulou a criação de vários apps. Usar para o bem ou para o mal vai depender de cada um.
        Abraços.

    • Victor

      ja fiz aqui no 4S e é untethered 🙂

    • Carlos Eduardo

      Alexandre, jailbreak e desbloqueio são coisas diferentes.

      Para desbloquear, por exemplo um celular comprado nos EUA bloqueado pela AT&T, primeiramente você precisa fazer o jailbreak e depois, caso o firmware do seu iPhone permita o desbloqueio, poderá fazer o download do aplicativo e desbloquear para usar com qualquer operadora.

      As últimas versões do iOS, até onde eu sei não permitem desbloqueio para uso com qualquer operadora, senão a operadora onde ele foi comprado.

      No caso de iPhones comprados no Brasil este problema não existe, pois todos os aparelhos são e/ou devem ser desbloqueados quando solicitado pelo cliente.

  • demohill

    O texto está completo. O Jailbreak é responsável pela evolução do iphone. A pirataria está na nossa cultura e cultura não muda do dia para noite. O trabalho desse e de vários outros blogs, em informar que o pequeno desenvolvedor é o maior prejudicado, tem mudado a cultura das pessoas.

  • Pedro Principe

    Pois é, é complicado…

  • Herbert

    nunca tive coragem de fazer o jailbreak e ainda mais agora que ta mais para ilegal do que legal.

  • Freitas

    iLex, esta versao de JB é comparivel com o 4 ?

    • Mike Willian de Assis

      Freitas, bom dia
      Para o iPhone 4, basta utilizar o redsn0w disponível no blog do Dev Team

    • Cristiano

      Somente 4S e iPad2, é um (A5 untetherd jailbreak)!

  • Lair Sampaio

    Parabéns!!!
    Concordo com tudo o que vc escreveu.
    Abraços e continue ajudando os desenvolvedores

    • Antonio S Pastous

      2

  • Nunca tentei fazer o jailbreak, tenho preguiça de ter que aprender como mexer e medo de ter problemas, sei lá

    • Gastrinho

      Não sabe o que está perdendo.

      • Rakdos

        Hoje em dia? Nada…

  • Thales

    Não acredito que o iOS vai se transformar em um sistema completo e perfeito. Novas demandas vão sempre surgir. No momento, a bola da vez são os tweaks pro Siri. Quanto à pirataria, acredito que também existe aqui aquele fenômeno de que a própria pirataria ajuda os apps a se popularizar, e inevitavelmente aumentar suas vendas, assim como ocorre na indústria musical. Quantos artistas pequenos conseguiram tirar proveito da fama obtida pelos seus cds piratas vendidos no camelô? Até pouco tempo atrás, o aplicativo WhatsApp era free para android e pago para iOS…

    Além disso, sempre tem aquele tipo de app que você nunca gastaria seu dinheiro para comprar, mas que baixaria de graça (ou pirateado), apenas para rechear seu iPhone. Nestes casos, não piratear não influi…

    • maria

      Esse seu comentário é uma piada. Defender a pirataria com um argumento idiota desses eh ridículo. O que adianta algo se popularizar, mas a pessoa q deveria receber algo por isso nao conseguir nada? Pirataria so tem vantagem pra gente metida a esperta, q so quer se dar bem em cima do outro.

      • Rafael Silva

        eu acho q tem todo o sentido sim Maria… quando eu tinha um iPod touch 1g todos os meus apps eram piratas… agora q eu comprei o touch 4g apaguei todos os apps e comprei todos aqueles q eu gostava.. ou seja… se não tivesse a “oportunidade” da pirataria para eu ter conhecido o app todo (e não uma mísera versão demo).. com certeza não teria comprado.. pelo menos pra mim q só compro uma coisa quando a conheço 100 %…. sei q não foi a coisa certa a ser feita, mas pra mim aconteceu desse jeito e hj possuo o jailbreak só por causa dos tweaks do cydia e não tenho mais nenhum app pirata =)

  • Adilson

    Já realizei o JB a 2 dias atras, tanto no iPhone 4s como no iPad2.
    100% seguro, simples e perfeito.
    No iPad2 tomem apenas o cuidado de se você estiver com 4.3.3 JB, retirar o JB antes de atualizar para 5.0.1 e então fazer o JB.

    Agora só esperando sair o UNLOCK da operadora no 4s.

    PS.: O Blog do iPhone demorou pra postar essa notícia…

  • Wellington

    Desde meu Iphone 3G sempre fiz o Jailbreak. Aprecio algumas funcionalidades, que hoje a própria Apple vem mudando e acrescentando ao SO. Quando faço download de app, utilizo, e se realmente atende minha necessidade, faço a compra pela APP Store e, também tenho addons comprados e doações realizados ao Cydia.

  • André Louro

    Vocês do blog sabem discutir. Eu fiz jailbreak no meu iOS para baixar o lockscreen 20,(programa que diminui o tempo que o dispositivo tem para ligar e desligar) e por causa do SBSettings. Pretendo tira-lo quando a Apple lançar o iOS 5.1, pois eu mesmo vivo bem sem ele.
    E eu já nos meus 2 anos com dispositivos apples nunca achei,até hoje um blog que saiba discutir um assunto assim, com tanta facilidade. Entendo o lado de muitos e vejo até o lado do blog. Existem desenvolvedores do “bem” e desenvolvedores do “mal”. Aqueles que criaram o JB procuraram o melhor e procuraram botar suas genialidades a todos. Mas, do mesmo jeito que existe esse desenvolvedores do “bem” existem aqueles que procuraram por onde avacalhar ao máximo o trabalho dos outros sujando a imagem de algo que foi feito para ajudar e melhorar algo que já e bom. Eu também aprendi que existe aqueles consumidores que procuraram usufruir do melhor sem avacalhar com o mesmo. Mas, existe aqueles que já fazem o contrario. E assim que muitos pensam que o mundo vai para frente. Aí chega aqueles defensores dessa atitude tentando corrigir o que já e errado.
    Antigamente como você mesmo disse no blog, devia ser momentos legais, onde o JB era conhecido por “adicionar funções boas ao seu Idevice” .
    Espero que um dia essas pessoas botem a mão na cabeça e digam “isso nao está certo”

  • Michel Marques

    Quando atualizei para 5.0.1 não sentia falta do JB, tinha muitas funções novas, e isso me preenchia, mas depois de um tempo comecei a sentir falta, principalmente do Activator, sei lá não consigo mais ficar sem JB.
    Tomara que sempre tenham “hacker do bem” para esse aparelho, mas tbm sou realista pois a Apple esta dificultando cada vez mais o para o JB.

  • Milton

    O problema da pirataria e resolvido com a apresentação de serviços interessantes aos clientes. E muito mais pratico – sem querer entrar na ética aqui – ver filmes no netflix ou iTunes, do que; procurar torrents, torcer p não vir corrompido, procurar uma legenda…. E mais pratico baixar apps da AppStore do: esperar soluções JB p cada versão de iOS, que cada vez mais tem ficado melhor…
    Além da ética – não usaria JB para pirataria – não faço JB pq estou satisfeito com serviço oferecido e tenho paciência para aguardar as atualizações, apesar de se tir vontade de PQP a Apple quando ela não cumpre as expectativas…

  • Dr. Branco

    Com o Jailbreak tem como instalar no iPad 2 3G aquela função de fazer ele receber e fazer ligações ? Qual o nome do tweak ? Valeu !

    • Leonardo

      Se chama phoneitpad mas para min ele dava crash na sb

      • Dr. Branco

        Legal, se eu fizer o jail vai ser pra testar esse tweak ! Valeu !

    • Antes de instalar certifique-se que ele é compatível com o seu iOS, e lembre ele custa $19 na CydiaStore

  • Henrique Pinheiro

    Alguem que tem o 3GS com o IOS 5 ja tentou fazer ? funfou ?

    • Alan

      Sim, mas com o redsn0w, não com o absinthe que é só pros A5

  • Luan Carlos

    Eu faça diferente, caso eu tenha jailbreak no meu aparelho, eu “pirateio”,maaaaaaasssss se ele funcionar como prometido na descrição e eu usar bastante ele, eu excluo o pirateado e compro o origonal dando os devidos creditos aos autores. Pois como eu compro de vez em quando gilft cards nao posso comprar qualquer app que eu ache que eu vou usar pra depois so excecuta-low 2 ou 3 vezes e depois nunca mais usar. Me desculpem se eu tiver errado., mas eu penso assim.
    TODOS os apps que tenho no meu iPhone/iPad são originais e foi seguinto essa metodologia que fiz isto.
    E posso garantir so tem apps que uso bastante.
    Vlw iLex e xcelente post explicativo sobre o jailbreak.

  • Mauro Elias

    Jailbre… O quê? Nem lembro o que é isso!

  • Junior

    Sou daquela opinião … Pagar 2 mil e tantos reais em um iPhone pra usar apps pirateados ? Nao vale a pena a maioria dos apps são baratos e valem café centavo gasto eu tenho jailbreak para tornar meu iPhone melhor no uso do dia dia …. Mas cada um é cada um parabéns Ilex pelo post !

  • Luiz

    Eu tenho o iPhone 4 e o meu velho bom 3G, no i4 não uso jailbreak, por não ver necessidade. No 3G, PRECISO de jailbreak, pois comprei o aparelho nos eua, atrelado ao plano da AT&T e até hoje as operadoras daqui não me permitem desbloquea-lo. Utilizo o Jailbreak apenas para instalar o desbloqueador de operadora, sou totalmente contra a pirataria de apps pelos mesmos motivos do texto desse blog: desmotivação dos pequenos desenvolvedores.

    A propósito iLex, bom texto, porém, não concordo que aquela época era “gostosa”, me sentia um prisioneiro da Apple, era como se tivesse uma Gallardo, e a Lamborghini colocasse uma trava no motor, me obrigando a andar no máximo 40 Km/h, sorte termos esses reacionários, senão poderíamos estar presos até hoje.

  • Junior

    Café não cada centavo …. Hehe corretor automático as vezes nos prega uma peça

  • Natal

    Tenso…

  • Sara

    Boa tarde.

    O jailbreak para o ipad2 desabilita o ibooks?

    Ja testaram? Porque no meu iphone 4 nunca funcionou com jailbreak.

    Cumps obgada

    • Tá funcionando normal, pode fazer utilizando o Absinthe.

      • Iago ortiz

        O chara, onde baixo ??

        • Jack Sparrow

          O Ibooks sempre funcionou, mas atravéz de um fix, procure na net pois não lembro o nome exato

    • Gastrinho

      Na versão Beta 4 do redsnow esse bug do ibooks foi corrigido, inclusive funcionando no novo ibooks 2.0.

    • Eduardo Gomez Coelho

      Sara,
      Eu li em outro blog que realmente da pau no iBook, só nao sei como resolver o problema. Essa foi uma das razoes que eu voltei meu iPhone ao normal

  • Talissonf

    Olha tenho um iPod touch 4 comprei já com o iOS 5 e já tive antigos também, pra falar verdade foz jailbreak no primeiro que tive, abria o cydia una vez no ano . Meu iPod não é jailbreak e sinceramente não vejo necessidade.

  • Fabio Medeiros

    eu fui um vivido usuario se jb.. desde que comprei o 4s bloqueado pela sprint eu perdi a vontade de usar iphone 🙁 so uso qndo tem wifi por perto..

  • iMax

    Não vejo hoje necessidade alguma de fazer uso do jailbreak!! Como foi muito bem escrito pelo iLex, a Apple disponibiliza quase tudo para os usuários de iOS…ainda busca melhorar a cada dia…cabe a cada um ver sua necessidade…vamos utilizar com consciência…vc poderia ser um desses desenvolvedores que vêem seus apps roubados e/ou pirateados…como vc se sentiria???

  • Já fiz no meu iPad, assim que ele saiu ontem, está tudo ok, sem bugs, pelo menos eu não tive.

    Sou dos tempos sombrios do iPhone, sem apps, e a nossa única solução era o JB. Cheguei a utilizar apps crackeados uma época, quando não podia comprar na app store, pela falta de cartão, mas hoje sou ‘limpo’ e só utilizo apps comprados. O JB serve para adicionar mil funcionalidades mas algumas pessoas só utilizam o método para cracker, triste, pois perder coisas incríveis como IntelliScreenX, InfiniDoc, e por aí vai. O mais interessante que os próprios hackers que são as lendas do JB por nos permitirem fazermos ele, são contra a pirataria, e hoje nas principais sources não temos nenhuma menção disso. Entendo que não queira usar JailBreak, mas não entendo quem se diz contra, o JB tem tantas funções, mas são as pessoas que vão atrás das piores.

  • Raphael

    Há um ano, num outro blog sobre iphones bem famoso que tem por aí, postei uma opinião bem parecida com a sua, iLex. Resultado: fui execrado publicamente e chamado de ignorante. Esse foi um dos episódios que me faz cair de para-quedas por aqui: eu queria uma pagina que soubesse discutir o assunto sem partidarismo algum.

    Não faço jailbreak, e sempre fui contra o mesmo. Acho que um produto Está protegido pelo direito intelectual de seu fabricante, e isso deve ser respeitado. É a minha opinião. Sinto falta de algumas coisas? Claro, eu adoraria por exemplo atalhos para configurações na central de notificações. Mas a Apple tem incorporado TANTA coisa, como já foi dito, que essas ausências vao sendo aos poucos cada vez menos sentidas 🙂

    • Thy

      Se vc visse o SBsettings integrado a tela de notificações, iGotya que funciona perfeitamente e impede de o aparelho ser desligado quando bloqueado, iBlacklist pra parar de receber sms spam mesmo se vc descadastra o seu número. Vc iria mudar esse discurso sem argumentos…

      • Meu amigo, eu já vi tudo isso. Conheço e estou familiarizado com todas essas ferramentas. O que você chama de “discurso sem argumentos”, eu chamo de OPINIÃO – e adivinha só, opinião é JUÍZO DE VALOR, ela não precisa ter argumento se não quiser.

        Agora, se você quiser argumentos, tudo bem, só lhe dou um: apesar de o iPhone ser um produto, ele possui um sistema operacional, o iOS, e o iOS você não “compra”, você adquire a LICENÇA DE USO, o famoso EULA, ou End User License Agreement, você já deve ter ouvido dele, com certeza, afinal você o lê toda vez que atualiza o IOS ou quando monta uma conta no iTunes. Se você ler com bastante atenção o contrato de licença de uso – algo que quase ninguém faz -, você notará uma clausula padrão em que voce se compromete a não alterar o software no todo ou em parte. Resumindo, você descumpre uma clausula contratual.

        Mas quem liga pra isso nos dias de hoje, né?

        *esperando discursos sobre downloads e hipocrisia em 3, 2, 1…*

        • Thy

          Fiquei um pouco confuso, vc diz que não faz jailbreak depois se diz familiarizado com os recursos citados. A apple pode colocar o que quiser nos termos (que eu não leio completamente, assim como 99,9% dos usuários) mas o fato é que a justiça americana (que nesse caso é a que importa pois é onde a apple está localizada) considera o Jailbreak legal, viva a democracia e viva a liberdade…

          • Eu sou um curioso, meu amigo, e para isso leio artigos, vejo vídeos, converso com amigos que têm o JB em seus iDevices… É a epistemologia eletrônica por assim dizer, hahahaha

            Não confunda a decisão americana com o que consta num contrato: a Apple tentou proibir o Jaibreak com o argumento de violação de patentes. Isso não significa que violar os termos de uso de um software seja válido. A EEF, autora do pedido, argumentou que o Jailbreak poderia ser liberado se DENTRO DOS LIMITES dos termos da Apple, e foi sob ESSA CONDIÇÃO que o autor da decisão, James Billington, deliberou.

            A Apple argumentou sobre a licença de uso, mas Billington decidiu contra a Apple com base em uma dúvida, dizendo que os termos “não eram claros quanto à modificar o sistema”. Hoje eles são.

            Resultado: você pode fazer jailbreak? Pode. Mas a Apple pode se recusar a lhe dar qualquer garantia sobre o aparelho se o procedimento for identificado. Simples assim. a questão não será discutida penalmente, mas as consequencias cíveis estão todas lá para quem quiser.

            Nessas horas eu costumo recomendar que as pessoas leiam a sentença INTEIRA, e não só os trechos escolhidos convenientemente por algumas páginas.

    • Infelizmente, Raphael, hoje em dia quem tem opinião diferente do “cardume”, é execrado mesmo. Não pense que este texto também não está sendo atacado por alguns. Mas é isso aí, quem tá na internet é para se molhar. 🙂

    • Rafael Nogueira

      Respeito sua opinião Raphael, mas veja bem…
      Grande parte das funções incorporadas pela Apple, se deve à comunidade (do bem) Jailbreak.
      A princípio, as funções do iPhone, quando funcionam de forma exemplar no Jailbreak, foram em seguida adicionadas ao sistema. Grande exemplo disto, é a loja como bem mencionada neste post.

      Enfim, eu como usuário Jailbreak desde o iPhone Classic (por necessidade) e depois nos demais (por preferência), sei aproveitar de forma legal esse excelente método destes Hackers!

      Sei que a Apple faz um excelente trabalho. Mas se o iPhone é ótimo, iPhone com Jailbreak é incomparável e deslumbrante.

      • Sim, eu sei que o Jailbreak permite explorar a totalidade do potencial do aparelho. Minhas ressalvas se dão por conta das instabilidades que isso provoca e por conta da pirataria, ponto. É legal ter atalhos rápidos na Central de Notificações? É ótimo, e como já disse, eu adoraria isso vindo da Apple, oficialmente. Uso a alternativa legal que o iLex botou por aqui, e que no 5.1 infelizmente vai parar de funcionar. Só que eu, em particular, sempre peso comodidade e o que eu julgo certo, e eu (de novo, particularmente) não acho legal o Jailbreak. Não tiro absolutamente NENHUM mérito do que ele representou no passado, não ignoro em NADA o que ele trouxe pro iPhone. Só acho que hoje, nas novas geraçoes, ele vem se tornando cada vez menos necessário, e aqui concordo veementemente com o iLex, HOJE, por conta das pessoas, e NÃO do processo, o Jailbreak foi reduzido a uma alternativa para se baixar coisas de graça. Quem sai perdendo? O desenvolvedor. E convenhamos, ninguém aqui trabalha de graça, né?

        Aliás, essa é uma dúvida que eu sempre tive: se o Jailbreak serve para incluir funções que o iPhone não tem, por que raios ele permite que se instalem aplicativos da App Store de graça? Por que ele não se limita a aplicativos não-autorizados, como emuladores de video-games, e tweaks, como o SBSettings, ou seja, por que ele não se resume apenas ao que NÃO está na App Store? É uma dúvida sincera, não é uma provocação nem nada, e adoraria que alguém me explicasse.

  • Eduardo Gomez Coelho

    Bom dia a Todos!
    Tenho o iPhone 4 e essa semana realizei o jailbraek. Sou novo nesse assunto mas sempre tive a consciência de que pirataria não é legal, sou meio careta do tipo “o crime nao compensa”. Fazer jailbraek para baixar apps grátis não serve para mim.
    Estava interessado em 2 apps, o my 3G para poder poder usar o FaceTime da rua e um app que tira a foto da pessoa quando digita a senha errada.
    Como eu já havia utilizado esses 2 apps no inicio do ano passado no jailbraek do iOS 4.3.3, tinha me esquecido que a licença havia expirado, só me lembrei disso depois de ter reinstalado ambos. Resolvi então voltar o processo pois acho a loja Cydia muito confusa e chata.
    Que dor de cabeça eu arrumei. Fiz o back up antes de formatar iPhone e voltar, mas para a minha surpresa vários dos apps pagos quebeu tinha eu nao consegui coloca-los de volta no meu iPhone, que raiva!

    • 1- Qual é esse app que tira a foto?

      2- Tu deve ter feito algo errado na restauração, pois todos os apps pagos ficam ‘salvos’ na sua conta da App Store, daí é só entrar nela e baixar de novo. Lembre-se que o Backup não salva os Apps ele salva as configurações, ou seja, é necessário ter os Apps no iTunes ou baixá-los novamente no seu iPhone/iPad

      • JanjaBoy

        O app que tira a foto é o iGotYa, paguei €3.99 o preço é de €4.99, mas no dia tinha promoção.
        Não sei se ainda está por €3.99 mesmo por €4.99 é barato. O programa é fantastico, tinha que fazer parte do sistema.

        • Thy

          Fantastico mesmo e vc viu que tem a função que previne o aparelho de ser desligado e ainda tira foto se o gatuno tentar desligar? testei de todas as formas e sempre funcionou perfeitamente…e detalhe vc instala o trial e se gostar paga pois esses desenvolvedores sabem que nada mais justo o usuário poder testar o app COMPLETO antes de pagar… 5 obamas mais bem pagos da minha vida…

          • JanjaBoy

            Testei TUDO!
            Até uma coisa que eu não sabia. Minha mulher (Dorinhavasc) aqui no interior, trocou o chip por um da região e recebeu um e-mail com a foto!!! Ou seja, se o sacana trocar o chip mesmo tendo a senha para desligar, voce vai levar a foto na delegacia! 😉
            Também acho que foram 9 dilmas bem pagas.

            • Dorinhavasc

              Aprovadíssimo mesmo, o app iGotYa é o Bixo de bom, muito eficiente e deveria ser obrigatório fazer parte do sistema. Não fico mais sem. 🙂

              P.S.; eu adoro o JB, tem muitas coisas interessantes e úteis para o dia a dia. Para mim e para a minha família JB está longe de ser sinônimo de pirataria.
              😉

            • Paulo Pagotto

              Espetacular essas funções que vocês estão descrevendo… Pena que eu só estou lendo isto hoje, um dia depois de ter perdido meu iPhone4 num taxi do Rio de Janeiro… Nunca pensei em JB por achar que o iOS servia às minhas necessidades!
              Quando percebi (5 min depois de ter descido do taxi), voltei correndo pra casa pra tentar o App Busca meu iPhone mas foi em vão!
              O celular foi localizado na entrada da Rocinha e 10min depois perdeu o sinal.. Já era!
              Se tivesse essa função no iOS original, eu teria um foto do taxista e do “comprador” e poderia tentar alguma coisa na Policia (que por mais incrível que pareça – apesar de ser a função dela – se dispôs a me ajudar caso eu consiga alguma informação da localização do aparelho)

              A duvida agora é: vou comprar iPhone outra vez? Se sim, vai ter JB?
              Coisas para refletir nos próximos dias, já que R$2000,00 é uma quantia bem alta no meu caso!

            • Thy

              Depois de ler isso já fui na vivo pegar o código para desbloquear o iphone, pois imagino que se estiver bloqueado e o chip for de outra operadora não vai dar samba….a não ser que o safado coloque um pré sem crédito rss

          • Sara

            Instalasse no cydia?

            Da me um erro:(

          • Sara

            No cydia da um erro nao cnsgo fazer download
            Nao da para adquirir gratuitamente?

      • Eduardo Gomez Coelho

        Ola Iago,
        O app chama-se iGotYa …
        Na app store não tem nada parecido. Caso vc venha perder seu iPhone e alguém tentar acessa-lo, ai digitar a senha errada esse app tira a foto da pessoa, manda para o seu email com a localização do gps e horário. Ele tem uma versão trial por um mês acho eu, depois tem de pagar.
        Se alguém conhece algo parecido na app atore me avisa.
        Abs

        • Muito obrigado a todos que responderam, já irei atrás de comprar esse app na cydia store.

          Eduardo, com certeza não existe nenhum app semelhante na App Store, mas pode ser que apareça um dia.

  • Lucy

    o iPhone 4S é meu primeiro iDevice. Optei por ele depois de muito pesquisar. Desisti de um Galaxay SII para ficar com o produto da Apple. E desde o princípio o que me levou a isso foi a imensa quantidade de aplicativos interessantes e programas que transformavam o iPhone em um verdadeiro computador pessoal. Fiz o jailbreak, mas nem por isso vou começar a piratear programas, pago pelos aplicativos que uso e acho um absurdo quem faz o jailbreak para roubar o trabalho dos outros. Aliás, pago por músicas e filmes também. Tenho asco a quem “baixa” música de sites sem pagar nada por isso e se diz fã de fulano e siclano ou então que vai “baixar só aquela mesmo”. Roubo é roubo em qualquer midia.

  • Fiz um tempo atrás o JB no meu iPhone 4 e confesso que achei a experiência horrível, deixou ele lerdo e todo bugado!!
    JB só era bom no iOS 4 pra baixo!!!
    Eu usava aplicativo pirata mas vi que isso era bobagem, estou contente em manter o sistema original!!!

  • Francisco Junior

    Eu tirei o jailbreak do meu iPhone desde quando o teclado virtual parava de aparecer e não vou fazer mais. O que é a SOPA? É a lei que é contra a pirataria e quer acabar com a pirataria?

    • O SOPA era o Stop Online Piracy Act, um projeto de autoria do congressista Lamar Smith que visava o combate à pirataria online. Era polemico pois previa sanções sem a necessidade de um processo legal. Felizmente o projeto foi arquivado no dia 19 ultimo, junto com o Protect IP Act (PIPA) depois de fortes pressões populares, uma ameaça de veto da Casa Branca e depois do próprio autor desistir dos dois. A discussao agora gira em torno do ACTA, mas esse já tá sendo debatido desde 2006…

      • Francisco Junior

        Eu ate posso apoiar a SOPA, mais nao quero que ela funcione. É bem melhor baixar na internet do que ir na loja para comprar. E tem coisas que só tem na internet para baixar.

  • Eu acho realmente desnecessário Jailbrake! Se você não quer o telefone do modo que ele é, não compre, faça esse favor! Eu acho que o blog deveria se concentrar mais em notícias importantes do que em incentivar essas praticas, isso só serve pra mostrar a falta de caráter de algumas pessoas. Lamentável.

    • Você reclama que o Blog incentiva estas práticas. Já outros reclamam que o Blog está sendo mole, devendo postar mais artigos para esclarecer o que é o jailbreak sério.
      Como cada um quer uma coisa diferente, decidi que escreverei como EU GOSTO (até agora tem dado certo). Quem quiser, tem toda a liberdade de montar o próprio blog, do jeito que auiser. 🙂

      • iLex, eu pessoalmente fiquei muito feliz quando vi o post aqui no blog. Sei da sua posição quanto a apps crakeados, mas gosto de blogs que permitam o leitor escolher seu lado, mostrando tudo sem excluir ou algo do tipo. Queria deixar claro também, que a pessoal que é contra jailbreak nunca tem um argumento válido, porque não há porque ser contra, você pode não querer fazê-lo mas não pode querer que os outros deixem de fazer, os benefícios são enormes e vai do interesse de cada um. Jailbreak há algum tempo deixou de ser sinônimo de app crackeado, os próprios chefões deixaram de disponiilizar as ferramentas.

  • Rael Rogowski

    Eu já fiz uma vez no meu iphone 4, mais para ver como era do que por precisar.. confesso que instalei alguns jogos, mas mais para testar e ver, fiquei 01 semana instalando milhares de jogos e deletando, restaurei o iphone e comprei os que mais gostei. Única que coisa que me faz muiiiiita falta é i iblacklist.. de resto, apesar de bacana, é tudo dispensável (pelo menos para mim).

  • Lucas Ramos

    Lembro dessa epoca! Usava o Jailbreak mas hoje em dia não sinto tanta necessidade , o IOS 5 está muito bom, estou satisfeito; quanto a pirataria, isso sempre vai existir, mas temos que lutar contra isso!

  • SamuEX

    O iLex mandou bem nesta matéria.
    Foi simples, direto e falou tudo:
    Jailbreak é coisa séria!

    Porém devo discordar de algo:
    NUNCA o Jailbreak perderá seu espaço e a Apple nunca conseguirá, mesmo porque não quer, ter um sistema que atenda todas as nossas necessidades.
    Digo que ela não quer por sua política muito chata de, por muitas vezes, liberar um recurso para um iDevice novo e travá-lo no antigo. (ex: funções multi-touch no iPad 2 que só depois foram liberadas por iPad 1; Siri; etc…)

    Vida longa ao jailbreak. Sem pirataria, mas com muitas funcionalidades.

  • JanjaBoy

    O pior é que os dois lados tem gente de caráter duvidoso.
    Tem o carinha que faz jailbreak para ROUBAR o trabalho dos outros, e tem desenvolvedores que fazem programas como o famoso “I Am Rich” e o “Camera+” por exemplo, para ROUBAR o dinheiro do “carinha”! 😉

  • Algus Helm

    Logo logo a Apple deve lançar o 5.1…

  • Eduardo Gomez Coelho

    Isso é verdade, concordo com o JanjaBoy e com o SamuEx.
    Eu preciso na verdade tomar umas aulas sobre o Jailbreak, que funcionalidades legais ainda podem ser úteis, sem correr o risco de piratear o meu iPhone.

  • Maico G.

    And God said, “Let there be jailbreak,” and there was jailbreak.
    Testado e aprovado.

  • Na boa tem uns desenvolvedores que abusam também né.
    $499 num app médico, só com umas fotos de casos clínicos mal feitas ainda.
    Esses merecem o JB.

  • Carlos

    Curti o post, muito bom msmo…..

    Como disse em outro, acho q as In App Purchases se forem usadas de maneira coesa pelo desenvolvedor vão se tornar bem comuns e ai esse lado escuro do jailbreak se enforcará sozinho

  • Lucas Leite

    Meu primeiro iDevice foi quando tinha por volta de 14 anos, foi um iPod Touch de 3ª geração. Eu fazia Jailbreak, com a intenção de instalar os aplicativos piratas. Não sinto orgulho do que fazia, pelo contrário, gostaria de pagar pelos softwares, porém não tinha como. Tinha 14 anos, sem cartão, nem um meio de pagamento, meu pai, que não entendia desse assunto, nunca que ia me dar o cartão dele para cadastrar numa “loja online” na qual todos os leigos acham perigoso. Então não tive opção. Queria ter aqueles jogos pagos, mas não tinha opção de comprar, então tive que partir pro jailbreak pro uso “do mal”. Tenho certeza, que boa parte do seus leitores, é o público adolescente, que se interessa pela Maça. Tenho certeza, que o iDevice desse público, foi conquistado com muita insistência, para seus pais comprarem. Assim como foi na época pra mim. Acho que, muitos não tem saída, e a gente acaba tapando o sol com a peneira, sem ver o ponto de vista deles, do “por que você fez jailbreak para o uso ilegal?”. Na minha opinião, só poderemos cobrar de 100% do público para que comprem aplicativos, quando a Apple lançar os chamados “Gift Cards” aqui no Brasil, visto que é um meio muito fácil, e que qualquer adolescente pode comprar um cartão de R$15. Hoje, tenho 17 anos, e pago pelo software pelo cartão da minha irmã, que entende mais desse assunto. Enfim, só quis dar um ponto de vista. Deixo claro que não apoio a pirataria, porém, o que a Apple tem que fazer, é dar condições para que 100% de seu pública compre os aplicativos. Coisa que hoje, ainda não é uma realidade.

    • Mario

      Comentário bem colocado cara ^^

    • Andre Cesar

      Eu concordo plenamente!

    • Luan Carlos

      Eu era quase assim tambem só que com uma pequena diferença eu tive que insisti com meus pais para me deixarem comprar um iPhone 3GS com 15 anos(2010). Dai insisti tanto que ele deixaram, paguei ele em 10x, mas como no comeco não conhecia os gifts cards achava que nao tinha como comprar apps alem de cartão internacional, pedi imprestado o cartão da minha mãe para comprar mas ela se negou desconfiando da loja mesmo eu dando provas que ela era honesta. Por isso, tive que optar obrigatoriamente ao jailbreak. Instalava todos os apps piratas e nao dava o minimo credito aos desenvolvedores até que descobri os gifts cards. Contudo minha mae nao deixava eu compra-los mesmo explicando a situação, portanto tive que continuar com o jailbreak. Aos 16 anos(2011) Adquiri um iPad 2 que foi outra luta, pois eles perguntavam: -voce ja tem um iPhone e um notebook pq vc necessita de um iPad?
      Mas no final consegui convence-los, mas ainda estou pagando em 10x, enfim minha mãe deixou eu comprar os gifts card, hoje nao tenho mais nenhum app pirata instalado nos meus idevices, enfim, foi uma luta conseguir esses dois devices e comprar gifts cards. Por exemplo, semana passada paguei 2,6 o dolar no mercado livre por um gift card de 10 doletas, um absurdo, eu so compro deste meio pois é o unico que consigo pagar.

  • Fábio Jorge Conceição Sousa

    A minha opinião é igual à do Blog Do iPhone. Aprecio muito a vossa sobriedade em relação a este tema. É por isto que eu visito e leio o Blog do iPhone várias vezes ao dia.

  • Gabriel Amorim

    Sem xiitismo, ok?
    Uma coisa que gostei muito do meu android, e que infelizmente meu ex-iphone nao pode me proporcionar é justamente a questão da customização. Um mal proveniente das duras epocas de firmwares para motorola v300, v525, v600.. hehehe
    Hoje troco de firmware n vezes durante a semana, bricko e arrumo meu celular quantas vezes precisar
    Porque? Porque é divertido, acho legal e me faz bem tudo isso.
    Quando tive iPhone só podia mexer em poiucas coisas, tecnicamente falando…

    Abraço a galera do blog, abordagem muito boa sobre o assunto!

  • Iphone4S

    Olá colegas do Blog do Iphone,

    Estou adquirindo um aparelho Iphone 4S dos EUA que é factory unlocked da Sprint (aqueles lançados no início, antes de 11 de Novembro, data em que eles começaram a comercializar os aparelhos bloqueados). Gostaria de saber se de posse deste aparelho poderei utilizá-lo no Brasil com todas as operadores normalmente, ou há a necessidade de algum tipo de ativação para as operadoras daqui. Se alguem já tiver lido a respeito, ou possuir um aparelho deste tipo que puder esclarecer, agradeceria muito. Um abraço a todos e parabéns ao iLex pelo excelente blog e post sobre o JB.

  • Joao

    Eu não faço jailbreak por que tenho meda da apple vir atras de mim e mandar me prender além de me processar por uso indevido dos aparelhos fabricado por ela, mesmo eu já tenha pago por ele.

    • Thy

      Ahahaha vc tmb usa aqueles capacetes de papel alumínio pra previnir que leiam a sua mente?? Rs

      • Eduardo Gomez Coelho

        Kkkkk, essa foi legal!!!

    • Solrac

      HAHAHAHAAHAHA Rachei aqui, cara a apple perdeu na justica e o jailbreack nao e contra termos de uso e pirataria! 🙂

    • Alan Gabriel K

      O aparelho é teu, você quem pagou por ele, você faz o que quiser com ele. Agora se eu ficar revoltado com meu iPhone, pegar um martelo e querer destruir ele, vou ficar com medo da Apple vir atrás de mim e me prender por maus-tratos?

      • Paulo

        sim

    • Icarla

      aahhahha eu sou como vc..tambem moro de medo de um dia a PF bater na minha porta por ter usado o JB e ainda confiscar meu Iphone !!!
      ahahhahaa essa foi boa!!!
      Mas existem coisas tao pequenas e simples que a Apple poderia incluir/ dar uma melhorarada como o delivery report pra mensagens SMS(nao no IMensage) nem todo mundo tem/ou gosta do Iphone!!

      Amo o Steve, mas esperamos que o Tim tenha uma visao mais aberta e comercial!!!

  • rock

    qdo a apple lancar um iOS que permita bloquei de chamadas (iBlackList), atalho para aplicacoes (SBSettings), gestos multitoque (Zephyr), configuracao de acoes (Activator), gestos para notificaoes (ipsum).. ai pensarei em deixar de fazer o JB… quem ja testou esses programas sabe a utilidade dos mesmos… como a apple solta as novidades em conta gotas.. talves la pelo iOS 9 ou iOS X eu pare de fazer JB…

    • @AndreScalzer

      Exatamente! jailbreak é fundamental.

  • Solrac

    Excelente REPORTAGEM!!!

  • Eric

    É simples de resolver… Primeiro, desinstale o iBooks e o instale de novo… MAS NÃO O ABRA. Entre no Cydia e puxe o iBooksFix. Instale e abra o iBooks. Assim resolveu pra mim. Mas primeiro desinstale, pois se nao da um pau nervoso. Ai pra desinstalar o iBooks so com iFile ou similar pois o App vai pra pasta Stash.

    • Jack Sparrow

      tão em baixo assim do comentário do cara ele não vai ver NUNCA

  • avafonso

    Uso jailbreak, experimento o app por 30 dias, se gostar compro.

    • Andre Cesar

      Minha mae me proíbe de comprar apps. Tive que partir para o jailbreak.
      Nao apoio a pirataria e um dia, quando for desenvolvedor, eu nunca gostaria de ver meu app pirateado. Por isso eu apoio a opniao do BDI e por isso meu considero um leitor do BDI. Muito obrigado iLex, por todas as suas dicas e adoro ler o BDI.

      • Andre Cesar

        desculpe, era para ser um comentario normal.

    • Filipe Fonseca

      Eu também faço isso, mas não por 30 dias D:

  • Usei Jailbreak durante um bom tempo com intenção de ter apps Free ( pois sou novo e nunca tive money para comprar) mas ano passado ao ganhar o novo iPhone parei para pensar, e se fosse meu trabalho se do pirateado, depois disso , desde musicas e apps que quero eu compro, e nao uso mais jailbreak . Acredito que valorizar os produtores de jogos é muito importante , eu atualmente já gastei mais de 100$ com apps e musicas, e procuro sempre ir atras das promoções que as produtoras fazem , fazendo com que nao gaste muito.

    Por isso a única utilidade de se fazer jailbrek é colocar funcionalidades como o SbSetings que são úteis mais a Apple nao disponibiliza

    Muito boa a matéria

    Grato
    Vinicius Eloy

  • @AndreScalzer

    Ilex, corrigindo, vcs podem ser contra “o” SOPA, que é um ato. E nada devem temer ou ter contra a sopa. Eu adoro sopa.

    • Monty

      André, por incrível que pareça você está errado. “Act”, neste sentido, é um falso cognato, e NÃO significa “Ato”, e sim “Lei”, que é feminino. 😉 iLex, portanto, está correto!
      Estamos igualmente discutindo a “Lei Geral da Copa”. Lá provavelmente se chamaria algo como “(General) World Cup Act”.

      • @AndreScalzer

        Se vc observar The Stop Online Piracy Act (SOPA) is a United States Bill. E Bill neste contexto significa um proposed law, que por sua vez pode ser entendido como projeto ou proposta de lei. Logo, “o” ou “a” SOPA não deve ser apoiado.

        • Monty

          Eu dei o exemplo da Lei Geral da Copa, justamente por ser também um projeto de lei, pensando que alguém poderia vir com esse pseudo-argumento. A Lei Geral da Copa é um projeto de lei, nem por isso as pessoas dizem “o Lei Geral da Copa”. O André é uma pessoa, nem por isso é chamada de “a André”.
          Se você quiser te ajudo a achar outros substantivos masculinos, como “O instrumento jurídico”, mas nada disso muda o fato de você ter traduzido “Act” com “Ato” sendo que neste caso é indubitavelmente “Lei”. 😉

          • Monty

            Sendo mais claro: se a SOPA fosse aprovada, e virasse lei mesmo, continuaria sendo SOPA. E você mudaria o gênero só porque foi aprovada? 😉

            • @AndreScalzer

              Concordaria se tivesse dito que, caso “o” projeto de lei chamado SOPA for aprovado, virará umA Lei.

              Aí sim com pronome feminino “a.”

              Com certeza eu altero os pronomes para concordar com os substantivos. Não deve ser assim? Um projeto não pode se votado, vencido e sancionado se transformando em uma Lei?

            • Monty

              André, aí você alterou foi o substantivo também, de projeto para lei… Pela última vez vou tentar me fazer entender: o negócio não era SOPB (de Bill) e virou SOPA (de Act), sempre foi SOPA, o nome da coisa é Lei (Act), mesmo não sendo aprovada ainda, como a Lei da Copa. Fora disso é “forçar a barra”.

  • @AndreScalzer

    “Antes era divertido falar de jailbeak. Hoje, acabou perdendo a graça.”

    Pra vc cara pálida. Pra mim e um tanto de gente falar e fazer jailbreak é fundamental.

    Sem ele não consigo bloquear chamadas e mensagens, não posso mudar os efeitos de transição das páginas do SB, não posso adicionar diversos temas interessantes e tornar o iphone mais bonito, colocar 5, 6 ou infinitos icones in dock, etc.

    Então, essa ofensiva de desincentivar o uso do jailbreak encabeçada pelo Blog pode ser apenas uma tentativa de se aproximar da Apple e não de querer o melhor para os usuários.

    Assim como você que lê essa mensagem, eu também tenho minha opinião e espero que possa respeitá-la. 🙂

    • Opiniões são respeitadas, o que não quer dizer que não possam ser contra-argumentadas, afinal para isso que serve um espaço de discussão democrático, não é mesmo?
      Você foi egoísta e viu apenas seu lado de usuário, esquecendo de ler a parte final do texto, onde digo que respeito quem usa o jail de forma honesta.
      Você não escreve em um blog, portanto não sabe o que é falar de jailbreak. Ou você acha que me referi em falar em um bar com os amigos?
      Eu sou “obrigado” a falar para um grande número de pessoas sobre ele, por escrever em um site de informações. Mas perdi o tensão, pelos motivos já expostos.

      • Eliane

        Matou a pau kkkkkkkkkk

      • @AndreScalzer

        Sem dúvida é um espaço democrático.

        “Você foi egoísta e viu apenas seu lado de usuário” suas palavras.

        Exato! Fui egoísta pensando no bem dos seus milhares de leitores. E você?

        Mas egoísmo mesmo é usar a sua “obrigação” de falar “para um grande número de pessoas” e transmitir uma mensagem defendendo aquilo que não é melhor pra elas e sim para poucos.

        • Você é muito ruim de argumentação. Não rebateu com nenhum argumento o que eu disse, e na minha opinião, respondeu de forma infantil. Faltou me chamar de feio, bobo e chato.

          • Anderson

            E o pior não é nada, além do cara realmente não ter argumentos, não sabe nem do que está falando. Pois a muito tempo atrás (lá pelo iPhone 3G) saiu um pesquisa sobre usuários de jailbreak, e, naquela época em todo o mundo, menos de 15% dos donos de iPhone faziam jailbreak. Digamos que nos dias de hoje esse numero cresceu, mas duvido muito, que tenha passado dos 25 ou 30%. Isso quer dizer que “a maioria” que o sujeito se refere, só ele consegue ver.

            • O Saurik tinha divulgado 8% há dois anos, mas pessoalmente acho que isso diminuiu, pois o número de usuários novos aumentou e os novos iOS não dão grandes razões para quem é novo se aventurar nisso. Na última pesquisa feita aqui no Blog, mais de 65% declarou que não fazia jailbreak com o IOS 4, por não sentir mais necessidade.

  • Leandro Romeiro

    Tomara que agora saia o Celeste compatível com iOS 5.

  • wellington

    Boa tarde.
    Nao sou a favor da pirataria porem fico indignado com os precos praticados em jogos , aplicativos e etc , no Brasil . O jailbreack ate hoje so tem saldo positivo ja que a propria aplle ja disse que menos de 10% dos usuarios do ios realizam o jailbreack . Com todos esses discursos do blog do iphone sobre jailbreack parece que o jailbreack so tem prejudiacado e nao favorecido a todos nos ( os usuarios que somos os mais interesados ) . e claro nao podemos esquecer que todos os anos somos esquecidos pela aplle que deixa sempre milhoes de usuarios dos aparelhos mais antigos nao mao ( sem atualizacoes do ios ou mesmo sem a possibilidades de adquirir aplicativos novos ) , e so com a jailbreack isso e possivel.
    OBG….
    TCHAU.

    • Realmente, $0,99 é um preço absurdo.

      O que mais me deixa indignado é a pobreza na argumentação de quem quer defender a pirataria.

      • Pois é. Ninguem é obrigado a comprar um app / jogo no lançamento, tem trocentas promoções diversas vezes por ano. Jogos da EA e da Gameloft direto entram em promoção de 99 centavos – tenho todos os Need for Speed pro iPhone e iPad, e devo ter gasto nem 7~8 dólares pra isso. Além das promoções, tem ainda o App 4 Free Day, dias da semana em que jogos podem ser adquiridos gratuitamente.

        É como uma charge que vi uma vez: sujeito gasta 1000, 1500, até 2000 num iphone, e na hora de comprar um jogo, regula 5,99… Hahahahaha

      • JanjaBoy

        Pode ser que seja caro na Aplle, aquela empresa lá de c”upertinho”. 😉

    • Alan Gabriel K

      O preço é o mesmo, em todos os países, apenas reajustado em outros países, seria anti-ético vender um App nos EUA por US$0,99 e vender aqui no Brasil por R$0,99.
      Concordo com o iLex, mas nem todos os Apps são $0,99, você pode acabar pagando $9,99 por um App que você provavalmente nem irá gostar ou usar. Para isso existe as versões Trial, mas não são todos que tem isso, como por exemplo o Infinity Blade, vendido por $6,99.

      • Não acho que o sistema da App Store seja perfeito. Eu mesmo já paguei caro por aplicativo que não mostrou ser tudo o que parecia. Acho uma falha não poder testar os aplicativos, ou, como manda a lei brasileira do consumidor, ter direito de devolver em 7 dias (aliás, a Apple mesmo negando este direito, sempre devolveu o dinheiro para quem pediu).
        Também fico chateado com o fato de não ter jogos na App Store brasileira, muito chateado.

        Mas não acho que isso justifique usar arquivo pirateado, até porque quem pirateia jogos, pirateia também outros aplicativos que estão sim disponíveis no Brasil.
        A questão é que, como o texto afirma, a pirataria faz os desenvolvedores fugirem da plataforma, o que a médio prazo é terrível para todos nós.

        • Carlos Leonardo

          iLex, se você compra um app e não gosta dele você pode devolver ele e pegar o dinheiro de volta! eu mesmo já fiz isso algumas vezes, comprei um app que eu achava que era pra uma coisa mas não era, pedi o dinheiro e devolveram.

          • Anderson

            Carlos, como você pediu o reembolso? Por email?

    • Carlos Leonardo

      Amigo, é Apple e não aplle!
      Escrever é uma arte, pena que algumas pessoas não tem talento! rsrs
      Jailbreak legal é legal, pirataria não amigo, mesmo em pequena quantidade. fica a dica!

  • TiãoGavião

    Assino em baixo desse artigo. ILex disse tudo

  • Arthur Filipe

    Pessoal, meu iphone esta na versao 4.2.1 e com firmware 05.15.00, eu queria atualizar ele para a versão mais recente do ios, visto que tem muitas funcionalidades novas excelentes, mas posso fazer isso sem travar meu aparelho?

  • PauloDuarte

    Por causa desse jail a apple já lançou uma atualização do iTunes, logo teremos novidades.

  • Renato

    Ótimo post!

    Srs fiz o jailbreak no meu iPhone 4 e no iPad 2 logo depois percebi que no iPhone os sons de mensagens não estão funcionando. Alguém teve esse problema, sabem como arrumar isso?

    Abraço!

    • Adahilton Magalhaes Maciel

      no meu ipad 2, o som dos jogos deu problema. estranhamente, agora, o programa nativo de musicas está sem audio. resumo: instabilidade. prefiro voltar pra jaula a ter que voltar pra época da tela azul da morte.

  • Edguitarra

    Consigo habilitar o Siri no iphone 4 com o jailbreak?

  • rodrigo

    eu fiz o jailbreak no meu primeiro ipod e o enchi de aplicativos e jogos. Depois de um certo tempo percebi que eu não usava nem a metade. Hoje tenho um ipod 4, sem jailbreak e paguei pelos aplicativos e jogos que eu sei que vou usar.

  • Sysber

    Olá,

    Eu fiz o Jailbreak por 2 motivos: A versão atual 5.0.1 não oferece nenhum recurso igual ao SBSettings e também não tem nenhum recurso para bloquear o acesso a determinados aplicativos (Applocker).

    Além disso utilizo também o Infinidock pra colocar 5 ícones na dock principal.

    Se o iOS tivesse esses recursos certamente nem teria feito o Jailbreak.

    Sinceramente é uma sacanagem a Apple não ter algo semelhante ao SBSettings, hoje em dia queremos praticidade e agilidade.

    Abraços !

    Sysber

  • Daniel Guimarães da Mota

    O que ainda faz o Jailbreak no iPhone valer apena é os tweaks como ..

    -Zephyr: gestos multitarefas que espero que a apple implemente!

    -SBSettings que é ágil e ajuda muito!

    E o Spire é uma boa prova que a apple pode disponibilizar o siri para o iPhone 4 e 3GS! 🙂

  • Jairo Castro

    Já fiz jailbreak e baixei uma enxurrada de app’s que entulhavam na minha springboard. Não usava nem 10% deles. Dei um restore e comprei os aplicativos que achei essenciais pra mim…que não custaram nem 30 reais. É uma questão de preferência, mas pela qualidade dos produtos que temos eu sinto uma certa satisfação em pagar por eles.

  • João Antonio

    Eu uso o JB para testar jogos e programas antes de compra-los. Se eu gostar do que eu testei, eu compro. Se não, eu apago e pronto. Simples assim. E claro, o JB oferece opções que a Apple ainda não disponibiliza na sua forma nativa.

  • Salvador Sapia

    Desabafo: Ilex, cade os games na AppStore do Brasil?

    Estou cansado de esperar por uma coisa que aparentemente nunca vamos ter, fiz uma conta no us compre Gift Cards, mas quer saber, o installus é muito mais pratico. Sei que não é certo, mas até aí mentir o meu endereço no cadastro também não é.

    Você entra em uma loja qualquer para comprar um iPad e olha aquele monte de jogos que simplesmente não temos direito. Isso para mim é errado.

    Sou totalmente a favor de comprar os jogos / aplicativos, mas farei isso somente quando a Apple permitir, que eu brasileiro consiga comprar.

    Só parar finalizar, como o Android consegue colocar os games a venda no Brasil e a Apple não?
    Grande abraço, o seu blog é ótimo.

  • Bruno

    E ai, esse JB funciona no iPad2 3G? Tentei fazer no meu e não completa o processo, dá que a Microsoft encontrou um erro e precisa ser fechado! Dá uma abjudica ae Galerinha! Boa noite

  • Monty

    O texto foi muito bom. Mudar de opinião é demonstração de inteligência.
    JB sempre vai suscitar discussões apaixonadas, mas os FATOS são:
    1 – A grande maioria que o usa, pirateia;
    2 – Há coisas incríveis no JB (muitas das quais a Apple nunca implementará, como bem disse o SamuEx);
    3 – Piratear é igual dirigir depois de beber: você pode até fazê-lo, mas não tem como argumentar que é certo.
    Usar ou não, incentivar o uso ou não, vai de cada um, e cada um vai ter algum argumento. A discussão é boa justamente por isso.

    Pessoalmente, concordo com o iLex. E vou além, superando a parte da pirataria, mesmo para os raros que o usam só para o “bem”: analisando de maneira egoísta, individual, é claro que é bom para você, e você não está cometendo nenhum crime, mas como existe mundo além do seu umbigo, é preciso analisar de maneira holística, global, e aí constata-se que para você ter um SBSettings (que é excelente), milhares de devs estão sendo roubados. Alguém poderia argumentar “Então vamos fechar a internet porque há redes de pedofilia”. O ponto é que se deve ponderar os benefícios e malefícios. Na internet os benefícios são claramente superiores, enquanto no JB nota-se que o peso da pirataria é altíssimo. É a mesma coisa de você ser CONTRA pirataria de música mas defender o Napster porque VOCÊ só o utiliza para compartilhar músicas de bandas independentes que abrem mão do direito autoral, então não está fazendo nada errado. Vendo o global, está defendendo uma ferramenta usada basicamente para pirataria.

  • Alexandre Bucci

    Estou com uma duvida, estou com o iOS 5.0.1 porem quando vou restaurar coloca para fazer o download do iOS 5.0.1 dnovo, tem como pular?

  • Thiago Liberati Azevedo

    Sou adepto do jailbreak, e não vivo sem.

    Leio todos posts do blog, mas tenho percebido que o blog vem falando o mínimo possível sobre jailbreak a algum tempo já.

    Isso realmente me deixa muito triste. Antigamente, cada novidade era noticiada, e hj os posts são cada vez mais raros.

    Pena q as pessoas só o usam para a pirataria.

    Ilex, volte a noticiar os avanços, e os tweaks lançados!

    Abraços

    • iLex, acho que um modo de você poder falar de jailbreak sem que as pessoas sejam influenciadas a usar apps cracked, é você deixar de citar isso nos posts. Por favor, não estou reclamando, mas pode ser que se você deixar de falar dessa vergonha, que são os apps craked, as pessoas esqueçam ou não vão mais procurar. Existem milhares de tweaks extremamente funcionais, você poderia comentar eles.

    • Bruno

      Thiago me dá uma mão, tenho ipad23G mas não estou conseguindo fazer o processo completar, dá um erro da microsoft e tenho que fechar o Absinto…. Já tentei de tudo e nada… Alguma sugestão?

  • Júlio

    Jailbreak?
    Já experimentei,sim…
    Mas juro que não traguei!!!

  • Bruno Araujo

    Sim, concordo que existem métodos ilegais no jailbreak, mas também existem inúmeras vantagens com o uso do jailbreak. Li vários comentários daqui do blog de pessoas que tiveram pouca experiência ou nenhuma do mundo jailbreak relacionando o mesmo como pirataria. Para ter uma ideia eu aprendi muito sobre iOS usando o método do desbloqueio. Agora estou pensando em passar para a próxima etapa o de desenvolver. Sei que tenho muito para aprender ainda, mas a verdadeira essência do jailbreak é incentivar a conhecer um pouco melhor o seu dispositivo e mostrar o que o sistema é capaz de fazer e o que você pode fazer para melhorar ainda mais!
    Existem vários tweaks que são interessantes como:
    *Barrel
    *FolderEnhancer
    *iGotYa
    *Speed For Maps
    *Speed intensifier
    *entre outros…
    Por isso não se deve julgar o jailbreak pela má utilização de poucos.
    Acredito que o blog do iPhone tem um grande potencial e admiro muito o trabalho de todos os envolvidos, podendo assim mostrar para seus leitos um outro lado do jailbreak, ou seja, fazer com que os seus leitores possam reviver era do romantismo rsrs….

    • Monty

      “Por isso não se deve julgar o jailbreak pela má utilização de poucos.”
      Bruno, concordo com tudo que você disso, se fossem realmente poucos. É inegável que há vantagens. A questão basicamente é saber se são realmente poucos ou muitos que o usam e têm apps piratas.

      • Bruno Araujo

        Monty, observe a imagem que você utiliza. Este personagem faz parte de um seriado famoso chamado Os Simpsons. Creio que para usar estas imagens independente de sua finalidade deve ter direitos ou autorização sobre ela (Direitos autorias). Se você não tem, isso também não é pratica de pirataria?

        • Monty

          Bruno, seu ponto é interessante, mas duas coisas:
          1 – Sinceramente, acho difícil algum tribunal julgar o uso do avatar como pirataria, mas mesmo que o fizessem, não estou causando prejuízo a ninguém, não há dano, e isso é importante. Mais do que isso, caso me mostrassem que há, eu mudaria na hora;
          2 – Eu nunca me posicionei como “deus infalível da ética”. Eu, como creio que todos aqui, tenho mp3 pirata, e se você procurar bem fundo aqui no BDI vai ver que já falei isso. Mas nem por isso tenho orgulho ou não quero trabalhar por um mundo melhor, buscando espalhar os valores nos quais acredito. Tampouco sou inflexível, penso que há uma zona nebulosa no meio do caminho. Aceito, por exemplo, que um estudante ou recém-formado em arquitetura não pague R$15 mil por um AutoCAD e instale um pirata. Agora alguém que tenha um iPhone piratear apps e jogos de US$0,99 ou US$6,99 não acho razoável mesmo.

    • Claudia

      Concordo plenamente!
      Sinto falta de ler sobre os tweaks e apps interessantes.
      Acho que seria legal incentivar isso, em vez de ficar nesse papo de que o povo só usa p/ pirataria.

  • Mauricio

    Acabei de fazer o JB no iPhone 4S 5.0.1 e esta tudo certo, a nao ser pela homescreen que sumiram 3 icones, mas ja baixei de novo. o cydia esta funcionando perfeitamente. parabens pelo post e pelo blog iLex!

  • Edguitarra

    Consigo habilitar o Siri no iphone 4 com jailbreak?

    • Rafael Nogueira

      Sim…
      Mas vc precisa de um endereço proxy para ter acesso aos servidores da Apple.
      Instalar o Siri se faz com um click.
      Mas para ela autenticar com o servidor (conseguindo um endereço proxy confiável), é um tanto quanto complicado.

    • JanjaBoy

      Tem como. Só não passo o endereço, procure.

    • JanjaBoy

      Você encontra tudo pronto por R$19,99/mês.

  • Bruno

    E ai, esse JB funciona no iPad2 3G? Tentei fazer no meu e não completa o processo, dá que a Microsoft encontrou um erro e precisa ser fechado! Dá uma abjudica ae Galerinha! To quebrando a cabeça e nada!

    • Andri

      O meu ipad2 ta com JB, deu certinho. veja videos no youtube que eh facil

  • Raphael Barbosa

    Tem iFile na applestore?

    • TiãoGavião

      Não!! Infelizmente como tbem não tem o SBSettings unica coisa que sinto falta no IOS 🙁

  • Bruno Lima

    Excelente texto, iLex., no começo realmente exisia esse romantismo. Ter o JB por causa de algumas funções que não são nativas do aparelho é legal, mas pra usar apps sem pagar eu acho o cúmulo, até porque os Apps são normalmente super baratos e, com certeza, quem tem um iPhone pode pagar por esse preço. Parabéns BDI.

  • Rafael Goiânia

    Cara, tenho um 4s e o Jailbreak Me faz tanta falta pela opção de usar o iBlacklist! Pura, Me salva de cada uma!! Valeu pelo Post iLex, o Blog esta a cada dia mais interessante!

    Só uma idéia:

    Vcs poderiam dar mais dicas de como usar o editor de informações de musica no iTunes…. Vejo que uma grande maioria de usuários do iPhone e afins, rs, tem sua biblioteca de musicas bagunçado ou faltando informações!

    Agradeço a oportunidade!

    Abx!

  • Marcelo

    Soh pra relatar dois bugs.
    1o: Fiz o jailbreak e utilizo iTunes match, e as musicas pararam de tocar. Tive de desligar o iTunes Match colocar as musicas pelo iTunes manualmente como fazia antes, dai funcionou blz.
    2o: Outro bug que constatei eh que as vezes os ícones dos apps oficiais do cel (agenda, filmes, stocks, etc) as vezes ficam todo branco. Dando respring voltam ao normal. Mas o evento volta a ocorrer as vezes…

  • danie

    No momento q instalo absinte e abro ele, dá erro no meu MAC.. O QUE ACONTECE ?

  • Paulo Moretto

    Belo artigo. Como gosto de segurança, deixo meu iPhone 4 com o IOS original !

  • Matthews Santos

    Antigamente, jailbreak era sinônimo de liberdade. Hoje, tem mais gosto de prisão..

  • SandraMarize

    Parabéns iLex, suas colocações foram precisas e claras. Não considero como partidária de nenhum dos lados..

    Conheci outro dia uma pessoa que “confessou”, sem nenhuma culpa, que utiliza o JB para “adquirir” apps de graça.. E que “gostava de ter em seu aparelho um app como o tom tom ( que custar cerca de R$49,99??) sem pagar um centavo por ele!”..
    Ah! E ele só lamentava não “poder ficar atualizando os novos recursos toda hora”..

    Sinceramente?! Não emiti nenhum comentário, porque para mim, cada um é responsável pelos seus atos.. Os meus, eu respondo. Não uso JB porque não acho interessante e ponto.

  • Bernardo

    Parabens ao blogueiro.
    Sempre repassando informações maravilhosas.

  • Fernando

    No meu pc tava fazendo jailbreak no meu iPad 2 e derrepente parou o programa agora eu estou tentando refazer e só da que o programa esta recuperando os tais arquivos o que fazer?

  • Marcelo

    Jailbreak pra mim eh:
    Sbsettings, bitesms, signify, cyntact! Deixa o telefone muito bacana! Completo

    • daniel

      nao consigo baixar o absinte. da erro no MAC

      • Marcelo

        Fiz o meu pelo mac e funcionou normalmente.

  • Andri

    Primeiramente, uso o JB para tweeks como o SBSettings, five doc icons, e no ipad o Retinapad.
    Uso o instalous para experimentar alguns apps e quando eu realmente gosto eu compro.
    Pois se nao comprar , quem garante que teriam novos apps e atualizacoes.

    sou 100% a favor do Jailbreak.
    Mas com moderacao.

  • JP

    Acabei de fazer o jailbreak e deu tudo certo. Sentia muita falta do 5 icon e do tab+..
    Ah, e também fiz uma doação de U$ 2,00 para os criadores. Eles merecem. Estão sempre correndo atrás para lançar novas versões do jailbreak.
    Sugiro que o pessoal aqui faça o mesmo. É o mínimo que podemos fazer para ajudar…

  • Jrbs

    iLex,

    Seja livre e não se importe. O blog é seu!

    Não tenho Jaibreak nos meus dispositivos, mas gosto de ler sobre isso.

    Parabéns pelo post, continue assim.

  • iLex,

    Concordo contigo em QUASE tudo.

    Quando você fala do “SOPA”, precisamos pensar da MESMA FORMA.

    Há bandas, grupos, cantores, empresas pequenas de filmes, que não conseguem se manter no mercado porque não têm recursos para isso.

    E a pirataria atrapalha, sim, estes que estão “no começo”, da mesma forma que acontece com quem desenvolve jogos e apps para o iOS.

    Não é porque você não é músico, que precisa pensar diferente. Você é inteligente!
    Hehehehe

    Abraço e parabéns pelo BLOG! Entro várias vezes por dia!

    • Rafael, não confunda as coisas. O SOPA engloba muito mais do que só bloquear sites de pirataria de música. Em nenhum momento eu falei que era válido piratear música, não entendi seu comentário.

      • Você disse:

        “E o discurso aqui passa longe de ser capitalista, defendendo grandes instituições (também somos contra o SOPA): diferente da grande indústria de música e filmes, a App Store é feita, em grande parte, por desenvolvedores simples, que criam programas legais para iPhone em suas horas vagas. A maioria tem emprego paralelo, pois não consegue viver só da venda de apps, mas mesmo assim é movido pela paixão, criando coisas legais para usarmos”.

        Dá pra entender que a indústria de música e filmes, por exemplo, não passa por problemas e não sofre com a pirataria e com o que querem fazer com o SOPA…

        • A grande indústria de filmes e música cresceu tanto que se tornou uma máfia, e se você é músico, sabe disso.
          Produtos de qualidade muitas vezes são deixados na gaveta, por não venderem tanto quanto outros mais medíocres. Basta você ligar o rádio hoje e você terá uma amostra prática do que eu digo.
          As grandes indústrias demoraram muito para oferecer alternativas para comprar músicas e filmes em formato digital. Hoje quem pirateia um filme possui muito menos propaganda e avisos ameaçadores do que quem compra um DVD, que nem sempre vem com a legenda que queremos. Continuo não aprovando a pirataria nesse caso, mas é claro que por muito tempo foi mais fácil baixar da net que comprar, por culpa da própria indústria. A iTunes Stpre tentou mudar isso, oferecendo uma maneira fácil e rápida de adquirir filmes e musicas.
          A grande indústria é burra sim, mas esta é outra discussão que não cabe em um blog sobre iOS. 😉

  • Rodrigo Cesar

    Depois de ficar muito tempo sem postar ( pois estou sem meu iphone ), tive que vir para postar o pq de ler o blog, o Jb realmente se tornou algo do “mau” devido a “esperteza” de algumas pessoas, sorte que ainda temos pessoas que fazem do JB a evolução do iPhone, e a essa devemos grande parte do que temos em mão hj, que fique claro quem usa para baixar os apps sem pagar, esta roubando da propria comunidade, enfim é como trabalhar o mes inteiro e no dia do pagamento levarem seu salario embora.
    Esses dias inclusive falando em romantismo, estava mostrando ao meu primo o blog, pois ele ganhou um iPod touch, e fui lah na primeira pagina do blog, para ele ir se familiarizando com dicas e tal, dei muita risada das materias, nossa como evoluiu nossos gadgets!!!! E os comentarios nos posts, eram 20 e poucos nu maximo no começo!!!!!! Isso mostra como o blog cresceu junto e como aprendemos ( meu caso) com o blog!!!! Parabens pelo post e pelos serviços prestados a todos os apaixonados pela maça.

  • Guilherme

    Galera, me ajudem.. tenho um ipad 2 e eu destravei ele, ate ai tudo bem.. So que atualizei meu iphone 4 pra versao nova, vi que eh uma maravilha.. Eh possivel atualizar o ipad sem problemas? Tenho medo pois ele eh raquiado.. Alguem me ajudaaa, abracos.. Qualquer coisa… [email protected]

    • Mauricio

      é só vc ao invez de atualizar seu ipad pelo itunes, vc restaura e ai ele vai perguntar se quer atualizar, ai é só esperar baixar a nova versao e fazer o JB de novo =)

    • Mauricio

      iLex vc podia fazer um post com os melhores cydia apps, os mais funcionais, pras pessoas nao baixarem nada que va estragar o iDevice.

  • Vinícius

    Assim como o Blogger citou “a maioria dos usuários de jailbreak não o fazem mais para melhorar seu aparelho, mas simplesmente para piratear aplicativos, usá-los sem pagar nada para quem o fez.”

    Então… Me enquadro na minoria e as novas versões de aparelhos e IOS podem ter acrescentado e melhorado muito sim, com coisas que antes só se conseguia jailbreaked. No entanto, existem muitos outros bons tweaks além do clássico “SBSetting” que a galera não vive sem para continuar fazendo o JB.

    Com esses outros tweaks, cada vez menos preciso ligar meu Desktop ou Notebook, pois estes pequenos complementos que melhoram o app nativo de email, por exemplo, fazem toda a diferença para trabalhar com meu iPhone.

    Enquanto existir novos iOS, irá existir JB. Felizmente para alguns e infelizmente para outros.

  • Henrique

    Ótimo post iLex!

    Eu uso o JB apenas por causa do SBsettings xD, acho sacanagem os caras usarem como forma de pirataria dos jogos, se fossem jogos ruim… mas grande parte deles é excelente!

    Abraço a todos.

  • Denis A. Ozorio

    Bom dia !!!

    Bom, a questão do jailbreak é bem complicada, pois o BRASIL em especial, em sua maioria, usa para user app´s pagos. e isso realmente deveria ser combatido de alguma forma.

    Mas os lados positivos ainda me fazem muito fã do jailbreak, com apenas um app de alguns KB`s, já consegui adicionar novas funções ao Siri por exemplo.

    O jailbreak serve e muito para apple, é nele que desenvolvedores fazem suas melhores modificações no sistema, dando assim, ótimas ideias para a Apple evoluir o iOS.

    • Concordo contigo, Denis!

      Você disse em “adicionar novas funções ao Siri”… Poderia me explicar? Gostaria MUITO de fazer em meu iPhone 4S e desconheço!

      Ele já está com JailBreak e rodando bastante coisa legal “extra”, como SBSettings, etc.

      Muito obrigado.

      Abs!

  • Renato Bonfim

    iLex,

    Há muito que sempre uso o blog do iPhone como informação e acho que é o mais relevante em português, e simplesmente achei a teu ponto de vista coerente! O Jailbreak hoje é usado pela grande maioria para piratear programas! Mas será que o próprio Cydia também não tem uma pequena parcela de culpa, permitindo que seja adicionado o repositório do Installous?

    De toda forma fica a dica a todos: Se você quer Jailbreak para ter aplicativos não é tão necessário assim, imagino que tem dinheiro pra comprar um iPhone também tem pelo menos R$ 35,00 para comprar uma vez por mês um Giftcard! Os aplicativos não são caríssimos! E vale muito, muito a pena!!!

    Forte abraço a todos

    • Ale

      Concordo plenamente!

      Não entendo como as pessoas tem dinheiro para comprar um I Phone pagando no minimo R$ 1800,00 (se comprado aqui no Brasil) ou um I Pad e não tem (ou não querem) pagar por aplicativos que custam USD 0,99 como preço base.

      abs

  • Rodrigo

    Pessoal bom dia,
    olha essa…

    Fiz o JB no meu 4S… iOS 5.0.1.
    Restaurei o backup pelo PKGBACKUP ( Backup criado do meu IPHONE 4 ).
    Agora qualquer programa que eu abro o iphone da RESPRING !
    Será que alguma coisa que veio do backup do iphone 4 não está compatível com o 4S ?
    Alguma dica pra mim ?
    Obrigado !!!

  • Pedro Capita

    Eu pago um aplicativo com o maior prazer do mundo! Muitos deles com preços quase de graça U$ 0,99
    estranho pessoas terem dinheiro para comprar um iphone e não terem para comprar esses aplicativos, mania de brasileiro mesmo, querer se dar bem em tudo, pirateando e ROUBANDO! Parabéns pela matéria Ilex!

  • Modanez

    Viva o livre arbítrio

  • Ola, tenho um iPhone 4S, um iPad 2 e um Ipod Touch e nao uso jailbreak em nenhum deles. Pago pelos meus apps sem reclamar, até porque a maioria custa $0.99 e nao precisa de tantos assim. Ta certo que uso conta no Uruguai, mas das maneiras que existem de conseguir apps essa é a mais “legal” ! É questão de consiência.

    • Pedro Matulino ComDúvida

      Como você faz Facetime via 3G e como você baixa apps com mais de 20MB?

      • Marco

        Que eu saiba, não o facetime só pode ser usado via WiFi e para carregar mais de 20 MG idem.
        Tenho um ifhone 4 (com Jaibreak) e acabei de comprar meu novo 4s.

  • Andre K.

    Fiquei muito contente em ler neste blog novamente sobre o Jailbreak.

    Respeito a opinião de todos, mas particularmente sou contra a utilização do Jailbreak para a utilização de aplicativos pirateados.

    Mas há leitores como eu, que utilizam o Jailbreak exclusivamente para fazer o desbloqueio de operadora (unlock) em aparelhos comprados principalmente nos Estados Unidos antes da Apple disponibilizar em suas lojas os aparelhos desbloqueados de fábrica.

    Adquiri recentemente um iPhone 4S e um iPad 2 nos Estados Unidos que passarão longe do Jailbreak. Por outro lado, meu iPhone 3GS, comprado bloqueado pela AT&T, que usava anteriormente,possui Jailbreak e continua na versão 4.0.1 por medo de atualizar, fazer algo errado e perder o desbloqueio.

    Os tutoriais que encontrei são confusos e me deixaram inseguros e atualizar meu 3GS para o iOS 5.

    Não sei se foge da pauta do blog, mas fica aí uma sugestão de tutorial!

    Abs

  • Rodrigo

    Não irei fazer no meu IPad pois no meu IPhone, qualquer coisa que eu baixava no cydia era compatível somente com o IOS 4.X e zoava o springboard, tendo que reiniciar no safe mode pra apagar o que eu tinha baixado… Tá faltando os Hackers do Bem adaptar várias e várias coisas do cydia pro IOS 5, quem sabe assim eu volte a fazer o JB…

    • Alex

      Isso já faz tempo, né? Praticamente todos os tweaks populares já tem suporte pro iOS 5… Desde o lançamento do primeiro untethered (p/ iDevices com A4), que a maioria já é compatível!

  • Junivaldo

    sou contra pirataria. o jailbrake é uma alternativa para conseguir jogos que nao temos em nossa appstore. infelizmente ilegalmente

    • Jack Sparrow

      Errado, é justamente pra conseguir os que estão na App Store, de graça.

  • Anderson

    Concordo com o texto, eu não faço Jailbreak desde o iPhone 3G! Na verdade, somente fiz o jailbreak no iPhone Classic porque ele não era vendido no Brasil. Depois dele, fiz em aparelhos de amigos que não tinham coragem ou são um pouco leigos em informática, mas nos meus aparelhos, não.
    Ainda tenho meu iPhone Classic em perfeito estado (zerado!) com jailbreak para funcionar com operadoras brasileiras, mas tenho um iPod Touch 4, um iPad 2 e 2 iPhones (4 e 4S) da minha esposa e meu. Todos sem jailbreak e simplesmente não vejo vantagem alguma em fazer.
    Mas é isso, cada um escolhe o melhor pra si. Eu optei por não fazer.

  • Regiane

    Eu instalei o cydia e agora? nao sei o que eu faço!!! me ajudem!!!!

  • Pedro Matulino ComDúvida

    Finalmente posso voltar a baixar apps, podcastas e fazer facetime via 3G. Fora que posso assistir youtube com qualidade boa via 3G também. Quem não faz Jailbreak está perdendo tempo.

    • Jack Sparrow

      qual o nome do aplicativo de facetime via 3G ?

      • Pedro Matulino Flatulento

        Tem o 3G Unrestrictor (que eu uso) e tem o My 3G.
        Devem ter outros também.

  • Rafael

    Finalmente saiu pro A5 (iPad2 e iPhone 4S) !!!!

    Demorou mas apareceu !! Obrigado ao blog por sempre nos deixar bem informados!

    abcs

  • Alan Cardeque

    Agora sim, eu compro o iPhone 4s. Viva o Jailbreak!!!! Viva a liberdade dos Tweaks trials!!!

  • Michael

    Sei que o assunto não abrange o tema… Mais estou no primeiro iphone.! Estou chateado que o iphone não permite encontrar aparelhos que não seja da apple..

    Alguem conhece algum app que resolva esse problema, lembrando que o meu não está com JB, é o iphone 4S.! Se não vou ter que apelar para esse JB.!

    Abraço.!

    • Michael

      Explicando melhor..

      Meu iphone não encontra aparelhos no bluetooh que não seja da propria marca apple, alguem conhece algum app para solucionar esse problema?

      Grato.!

      • Alan Cardeque

        Rapaz, até a versão do Ios 4.3, o “celeste” liberava o bluetooth do iphone para fazer qualquer operação de transferência de arquivos. Música, vídeo, fotos, texto… vai tudo por bluetooth com o “celeste”. Infelizmente, a partir da versão 5.0, os desenvolvedores não conseguiram implantar o suporte para o “celeste”, mas alegam que estão trabalhando nisso.

        A Apple entende que você poderia piratear músicas ou videos, por bluetooth, em um ciclo vicioso. Complicado…

  • Fellipe

    Só uma pergunta: Meu iPhone4, foi desbloqueado pela própria Vivo, liguei pra lá, e eles disseram que colocaram não sei o que num Servidor, e quando pluguei no iTunes, desbloqueou meu iPhone.. Pois bem, se eu fizer o JB, perderei o desbloqueio?

    • iDanine

      Amigo

      Fique tranquilo, esse “bloqueio” da vivo é via software e basta restaurar o iPhone pelo iTunes que seu aparelho estara igual a um modelo normal sem bloqueio. Faça essa restauração e pode fazer o JB sem problemas.

      Abraço

  • Aisse

    Soh fiz jailbreak pra poder instalar o IGotYa… depois q perdi o meu iPhone e não me entregaram e o “Find my iPhone” não funcionou, permitindo q o cara desligasse o aparelho… senti muita falta de um app q tirasse foto caso a senha seja digitada incorretamente e não permitisse o desligamento do aparelho.

    • Adriano

      Problema é se a bateria acabar, ai fudeu! rsrsrs

  • D4ni3lXclio

    iPad 2 jailbreak feito 100% funcionando,quem quiser fazer não tenha medo,esta totalmente seguro este jail,corrigido erros e bugs pelo grupo Chronic Dev Team…Vida longa ao jail e aos Hackers!!!

  • Ricardo

    Olá Pessoal fiz hoje pela manhã o Jailbreak no meu ipad 2 correu tudo certo mas agora a noite vi que o icone nativo do ios FACETIME ficou branco ! liguei e desliguei o ipad mas nada ele fica branco ! aconteceu com mais alguém ? como faço para resolver ? valeu fico no aguardo…

  • Flavio

    Fiquei muito na duvida de fazer ou nao o JB…
    Resolvi fazer pela facilidade que tenho com o SBSettings… que estava me fazendo muita falta….

    Resolvi dois problemas com isso: a desativação do 3G é possivel com SBSettings, acabando com meu problema de bateria….

    FMZ!!!!

    abracos

  • BIGcastaldi

    Eu baixava muitos apps craqueados… Mas esse artigo me ajudou a ver que isso não é certo, além de prejudicar os criadores dos mesmos. Muito obrigado. Um abraço!

  • O que me deixa mais indignado são esses filhinhos de papai de 14…15 anos
    que já tem um iPhone e fica batendo boca com o iLex dizendo “Jailbreak é legaaaals, seu bobo, chato! Feio!!”
    kkkk… aiai…

  • Jr

    1) Não sei se foi após o jailbreak no meu iPhone4, mas quando tento atualizar qualquer aplicativo na App Store (no iphone) sempre entra minha ID argentina (hotmail). Já fiz de TUDO (em ajustes, em destaques, etc) , para usar a ID do Brasil (gmail), porém mesmo com o aplicativo comprado com a ID do gmal, quando tento atualizar ele já pede a senha da ID agentina.
    Até já mudei o pais dessa argentina pra Brasil e nada! Qualquer app que tento atualizar ele pede a senha da ID com hotmail. Alguem tem solução para EXTINGUIR pra sempre essa minha ID alternativa dos registro do meu iPhone ?
    2) Alguém já achou uma solução mais simples para o iBooks funcionar após jailbreak ?

  • Carlos

    Oláa… eu fiz o jailbreak do meu iphone 4s.
    so tem umas coisa me incomodando.. os ícones dos aplicativos Mail e Game Center estão cinza sem o desenho deles.. e nao sei se isso e culpa do jailbreak ou as vezes acontece com iphone mesmo. Ja desliguei ele e nao volta.. Ja aconteceu com alguem ai?
    obrigado

  • Tricia

    Olá boa tarde…Tenho uma dúvida…Comprei um iphone 4 de portugal,ele veio desbloqueado com o cydia instalado;mas ao fazer sincronização pelo PC o itunes fez a atualização p o IOS 5.01,não sabioa q não podia fazer… 🙁 Agora gostaria de saber se esse novo desbloqueio serve p o iphone 4 ou só p o 4S?
    Grata Tricia

  • André Vinicius Monteiro

    PELO AMOR DE DEEEEEEEEUS!
    quero fazer o Jailbreak mas to com problema. iPad 2 16gb
    Dá erro na url ‘o url não pode ser aberto’ ai eu vou abilito o APN ai da erro tmbm, gente me ajuda,o q eu faço?

  • Márcio Babsky

    Amigos… estou com um problema que talvez alguns de vcs possam me ajudar!
    Sou novato no mundo Apple, então perdoem a ignorância. rs

    Bom, tenho um iPad 2 Wifi+3G. Umas 2 semanas atrás fiz o Jailbreak e desde então o 3G já era (quase não uso, mas como sou fotógrafo é importante).
    Lembro q uns 2 dias dps de fazer o Jailbreak, li em algum lugar falando sobre esse problema com o 3G e o jailbreak do iPad 2, mas não dei mt atenção e agora não acho mais.

    Hj cedo fiz uma restauração nele e nada… Ao q parece o 3G continua morto! Ele detecta o chip TIM… mas o icone 3G não aparece, consequentemente ele não navega. Achando de ser problema de sinal, coloquei um celular com chip TIM ao lado e o Cel tava com 3G normalmente.

    Refiz o Jailbreak com a versão 0.4 do Absinthe e nada!

    Alguém pode me dar uma luz? Será q ferrei com o 3G do iPad? Se for isso… to ferrado :/

    Desde já obrigado a todos!

    • Concurseiro

      Olá Márcio,

      Aconteceu o mesmo com o 3G do meu iPhone 4S neste instante… alguma solução?

  • Carla

    Estou com um Iphone 4s americano bloqueado. Alguém sabe me dizer se fazendo esse novo JB ele desbloqueia? Existe algum risco? Obrigada.

  • Europa

    Ola pessoal olhe como minha letrinha esta pequena aqui, tudo mudou depois que eu aceitei
    Um video ou seja um sait que uma pessoa me passou, eu tenho um ipad 2 eu abrir o sait de por no, depois que desliguel as letras ficaram asim pequenas diferentes de antesm o meu msn fico negro de um lado, mas depois eu desliguei meu iapad e voltou ao normau , mas fiquei preocupada de que a pessoa que estava comigo no msn fosse um raker de meia tigela, bom me responde se ipad 2 pose algum reker entrar nele?? Estou triste