2012ARQUIVOCuriosidades

Desenvolvedor descobre uma maneira para denunciar clone de seu aplicativo

Uma coisa triste no mundo dos desenvolvedores é quando você passa meses criando uma base de dados para o seu aplicativo e aí vem um malandrinho e pega seu trabalho, vendendo-o com outro nome. Este tipo de coisa já aconteceu no Brasil e em outras partes do mundo, mas na Itália, um clone para Android foi desmascarado roubando informações de um aplicativo para iPhone.

O iFarmaco é um aplicativo em italiano, com uma gigante base de dados contendo todos os medicamentos existentes, equivalente ao brasileiro Guia dos Remédios, que é uma mão na roda para médicos. Mas ele era exclusivo para iPhone; no Android Market não havia nada parecido. Até que surge o Farmacoid, similar (até demais) com o aplicativo para iOS.

Os desenvolvedores logo perceberam que a base de dados era idêntica nas duas versões, desconfiando que era um caso de roubo de propriedade intelectual. Para provar sua teoria, resolveram criar uma armadilha: lançaram uma atualização do aplicativo original incluindo remédios que não existem, na esperança que os ladrões continuassem roubando também a base de dados das atualizações. Dito e feito: algum tempo depois, o clone para Android já mostrava os medicamentos fictícios, como o Copiator 10mg e o Ladran gotas. :P

O truque foi fazer com que o aplicativo original escondesse estas palavras extras na visualização para o usuário, coisa que a cópia não sabia. Com isso, eles puderam contatar o Google Market e provar o roubo, fazendo com que o clone fosse retirado da loja.

Fica aí a dica para os desenvolvedores que passam horas a fio criando seus aplicativos e querem se precaver do roubo de quem acha que a vida é fácil. ;)

fonte: iPhoneItalia

Botão Voltar ao topo