Notícias

A “escola do futuro”, com livros no iPad, era um projeto de Steve Jobs

Se alguém pensa que as novidades apresentadas na quinta-feira não possuem o dedo de Steve Jobs, se enganou. Segundo o chefão da editora McGraw-Hill, tudo o que vimos a respeito dos novos iBooks veio da cabeça do ex-CEO da Apple.

Terry McGraw deu uma entrevista para o AllThingsD, em que afirma que tudo o que foi apresentado no evento sobre educação foi idealizado por Jobs.

Sentado e ouvindo tudo isso, eu desejei que Steve Jobs estivesse aqui. Eu estive com ele em junho do ano passado, e conversamos sobre algumas coisas que estávamos tentando fazer juntos. Ele deveria estar aqui. E provavelmente está (gesticulando com as mãos). Esta foi a sua visão, foi a sua ideia e tudo tinha a ver com o iPad.

Obs: Será por isso que Phil Schiller parecia tão triste na apresentação?

McGraw também se diz muito empolgado com o projeto, que promete ser uma nova revolução na educação. Ele acha difícil que os concorrentes consigam “copiar” a ideia em pouco tempo, com tamanha qualidade.

Ontem outra curiosidade surgiu: a de que Steve Jobs em pessoa tenha pedido para a Push Pop Press não usar o formato da Apple em livros interativos. A empresa (fundada por um ex-funcionário da Apple) ficou famosa ao lançar o livro Our Choice (em forma de app para iPhone e iPad), de Al Gore. Até questionamos aqui o fato do formato ser exatamente igual aos novos iBooks da Apple, mas pelo que parece, a criação foi mesmo da Maçã. A Push Pop foi misteriosamente vendida para o Facebook, anunciando que não iria mais lançar livros do tipo, o que na época, ninguém entendeu. Apenas com a apresentação da nova solução da Apple é que a história ficou um pouco mais clara.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo Piau

    Ele é o cara

    • Alan Gabriel K

      Apesar de estar morto, suas genialidades continuam…

  • renato

    ainda vai aparecer muitas coisas que o Steve Jobs deixo ai pro pessoal ir lancando com o tempo!!!!
    se duvidar ele deixo ate o IPhone 6 pronto pro pessoal!

  • SamuEX

    A ideia é fantástica e realmente útil para o aprendizado.
    O iPad é uma ferramenta prazerosa para muitas coisas: Ler livros/revistas, ver vídeos/filmes, ouvir musica, navegar (a melhor parte), jogar e agora estudar!

    Esse bixinho está a cada dia se tornando mais inseparável.

    Escola do futuro? Que nada… Agora é Escola do presente!!

  • Isto sim é genialidade: mesmo depois da morte, continua nos influenciando.

  • Cristian

    Fico pensando: quantos rascunhos Jobs deixou para os próximos anos? 🙂

  • Cleberson Pertile

    Deve ser incrível viver em companhia com pessoas que mudam o jeito que interagimos com nossa própria cultura, e com coisas sensíveis como aprendizado e escolaridade.

    Pelo jeitão do Steve, não duvido que ele deve ter pego alguma apostila de um dos filhos pra ajudar com tarefa, ou até mesmo para dar uma olhada, e falado: “Mas que coisa besta! Quem vai aguentar ficar olhando pra figuras estáticas? Olha o peso dessa apostila! Ah não, vou ter que inventar alguma coisa pra mudar isso.”

    Tecnologia é incrível.

    • Facasan

      … a não ser pelo fato de ele ter sido bem ausente com os filhos. SJ não concordava com o método tradicional de ensino (tanto q largou a faculdade) e acho q daí veio sua motivação. Entretanto, ele não largou os estudos, pois assistia freqüentemente a aulas como visitante e gostava de conversar com pessoas que considerava terem bastante conhecimento para passar. Na minha opinião, seu problema com o método vigente era a forma “engessada” de passar o conhecimento e a incapacidade de cativar e é justamente neste ponto q ele revoluciona mais uma vez!
      BRAVO!

      • Marcel

        Que ele era ausente é fato. Mas era mais com as filhas. Com o filho a relação era, aparentemente, muito boa.

  • Criar conta na iTunes BR pra ter vários desses livros e revista no meu iPad. E que apareçam mais obras!

  • Criar conta na iTunes BR pra ter vários desses livros e revista no meu iPad. E que apareçam mais obras.

  • Jrbs

    Existe um gap muito grande entre a tecnologia e o modo de ensino. Ainda adotamos a pedagogia de 60 a 40 anos atrás. Os professores precisam ser atualizados e não terem medo/vergonha de tecnologia. Por isso, aqui no Brasil, eu ainda sou a favor de aplicar esforços no professor para que possamos expandir o conhecimento aos alunos. (VALORIZE O PROFESSOR)

    • David

      Pois é, existem muitos professores que ainda não se renderam a tecnologia e acompanhamos como as crianças usam essa mesma tecnologia (navegando,jogando,usando redes sociais) mas sem saber transformar INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. Acredito que essa barreira precisa ser quebrada.

    • Israel santos

      Esse”atualizados” ira esbarrar numa questão muito delicada (R$$$ salarios baixos) admiro muito os professores e acho que para se atualizarem teremos que mudar o modelo educacional desse país e valorizar mais esses mestres que matam um Leão por dia. E por falar em mestre essa mente brilhante pensou em tudo mesmo,sem duvida um grande visionário mestre jobs mudou o mundo.

    • Thiago

      É imensurável o tamanho deste gap, porém acredito que estejamos caminhando para o lugar certo, mesmo que devagar. A principal reciclagem é na formação destes professores, no período universitário deles. Já foi comprovado por A+B, que o lúdico, o divertido, o etc., é muito mais eficaz e efetivo que aquela aula maçante somente no quadro negro.

    • JanjaBoy

      É verdade, não basta “só” tecnologia!
      Temos que ter professores bem preparados, e escolas bem equipadas.
      Assim as escolas sairão da idade média. 😉

  • Eliane

    A criatividade de Steve Jobs é única. Seu legado é eterno. Vamos continuar nos surpreendendo por muito tempo ainda, com suas idéias, seus projetos, inovações, suas visões para tornar nossas vidas e das gerações futuras mais significativas, interativas, repletas de conhecimento. Basta apenas que cada um esteja disposto a experimentar e descobrir que é impossível viver sem algo da essência de um gênio do nosso tempo.

  • Priscilla

    Bom dia,

    alguém sabe que apps eu baixo, para poder baixar um documento do word no meu e-mail??

    Obrigada

    • Oliveira

      O app pages da Apple faz isso

      • Priscilla

        Obrigada!!

      • Priscilla

        Tem que baixar o apps?
        não entendiii e não achei nada ;/

        eu configurei meu e-mail no iphone só que os arquivos não abrem ;/

  • joey

    Nossa, fui assistir agora a apresentação… O Phil realmente tava bem mal… foda…

  • marciou

    Steve nao era o Cara,ele eh o CARA.

  • Jonathan

    De acordo com a biografia dele, essa ideia já era pensada desde 1985.

  • Gênio.

  • Igor Lara

    Aqui em brasilia tem um colegio que retirou os livro fisico, agora os livros são todos virtuais para tablet pra serem usados em sala de aula

  • eu previ todos os acontecimentos desse lançamento do novo ibooks num comentário e eu ache legal isso