2011AplicativosARQUIVOCuriosidades

Impressione seus amigos com um wallpaper animado no seu iPhone, iPad ou iPod touch

Para uma maior segurança, a Apple não permite que desenvolvedores alterem funções do sistema do iPhone e é por isso que não temos na App Store aplicativos para bloquear chamadas ou alterar automaticamente a imagem do fundo de tela. Com isso, ela impede que gente maliciosa crie apps que prejudiquem o sistema ou instale vírus, tornando o iOS o sistema móvel mais seguro da atualidade.

Mas os desenvolvedores sempre encontram gambiarras que, de uma maneira ou de outra, executam funções que a Apple não permite (como o caso dos atalhos para os Ajustes). Alguns descobriram que podem usar as funções do player multilídia do aparelho para fazer aparecer imagens animadas na tela bloqueada.

Normalmente quando escutamos uma música no iPhone, iPod ou iPad, a capa do disco aparece na tela bloqueada do aparelho. A Apple fez isso para que pudéssemos visualizar o que estamos ouvindo, mesmo com o aparelho em repouso. Usando esta “brecha”, alguns desenvolvedores criaram aplicativos que tocam músicas e, ao mesmo tempo, apresentam imagens ou vídeos na tela bloqueada, provocando um efeito que muitos gostariam que tivesse já no sistema: wallpapers animados. Um deles é o Live Wallpapers.

Para fazer funcionar, basta rodar uma vez o aplicativo, que ele a partir daí deixará a tela bloqueada com uma animação a sua escolha. Você pode também criar algumas animações (de número limitado) com alguma imagem que você tenha em sua biblioteca de fotos.

Confira um curto vídeo demonstrativo:

YouTube video

A parte ruim disso é que, como é uma gambiarra, ele não é perfeito. Assim que você tocar uma música, ele encerra a animação. Além disso, se você deixá-lo sempre ligado, isso gastará mais rápido a sua bateria. É um inutilitário que serve apenas para impressionar amigos ou fazer alguma gracinha para alguém, não servindo para nada mais. Para muitos, o aplicativo será inútil, mas o intuito aqui é apenas informar que, com algumas gambiarras, é possível driblar as limitações que a Apple impõe no sistema. ;)

O Live Wallpapers está em promoção de $0,99 e pode ser adquirido na App Store (link). Funciona com iPhone, iPad e iPod touch.

Botão Voltar ao topo