2011ARQUIVONotícias

Governo argentino bloqueia a importação de iPhones no país (atualizado: é mentira)

ATUALIZAÇÃO: Argentino gosta de ser diferente até mesmo em datas universais. O tradicional Dia dos Bobos (o nosso 1º de abril) na cultura hispânica é no dia 28 de dezembro. Ou seja, a história de que os iPhones foram bloqueados na Argentina é falsa, até porque não teria como tal coisa acontecer com os iPhones sendo fabricados no Brasil, conforme questionamos no artigo. Porém, como desde o meio do ano havia boatos de que esta possibilidade poderia acontecer (e na época não existia fabrica brasileira), a notícia agora parecia real. Pedimos desculpas aos nossos leitores por termos caído nessa brincadeira.

A coisa está complicada no país hermano. Já se desconfiava há algum tempo que isso poderia acontecer e agora é oficial: a importação de iPhone está temporariamente bloqueada no país.

A decisão é uma tentativa de salvar a economia interna, aplicando uma política protecionista de vetar produtos que não são fabricados em território nacional. Com isso, aparelhos que não são produzidos na Argentina não podem ser comercializados no país, o que não acontece com Samsung, Motorola e Nokia, que possuem há algum tempo fábricas lá. O BlackBerry também está sendo vítima desta decisão.

Ainda não se sabe se o fato da Apple começar a fabricar iPhones no Brasil possa reverter este quadro, visto que os acordos do Mercosul não permitem barreiras entre manufaturas dos países aliados. Esta ainda é uma esperança para as operadoras e usuários hermanos.

Ainda bem que o Brasil não precisou adotar estas práticas tão radicais (e apelativas) para conseguir sua fábrica da Apple.

via AppleInsider

Botão Voltar ao topo