2011ARQUIVONotícias

Descoberto bug no iOS 5 que pode permitir o jailbreak completo

O jailbreak (também chamado carinhosamente de jail ou JB) é um processo que libera o seu iPhone, iPad ou iPod touch para que se personalize melhor o sistema e faça coisas que a Apple não permite. A maioria dos usuários prefere não fazê-lo, porque estão contentes com a comodidade do sistema oficial, que atende todas as suas expectativas. Porém, alguns preferem alterar o sistema para poderem realizar funções inexistentes, como bloqueio de chamadas e acesso rápido aos Ajustes. A lista de benefícios no passado era bem maior, mas a Apple adiciona mais e mais funções a cada atualização do iOS, tornando o jailbreak cada vez menos necessário.

Para a felicidade de muitos, acaba de ser descoberto um bug no iOS 5 que permite o JB completo (untethered) e que poderá ser implementado no futuro.

Atualmente, o iOS 5 só permite o JB incompleto, ou seja, aquele que não se pode desligar o aparelho, senão tudo trava. Ele é chamado de tethered, pois precisa estar conectado no computador para reiniciar o dispositivo. É o pior tipo de jailbreak, porque limita demais o usuário, fugindo um pouco da filosofia de “liberdade”. Até já há uma solução chamada de “semi-tethered“, em que é possível reinicializar o aparelho através de um tweak do Cydia, mas isto não serve para todas as situações. Se a bateria acaba ou você é obrigado a desligar o iPhone, não conseguirá ligá-lo sem a ajuda de um computador.

Para quem espera o jail completo (untethered, que pode desligar o aparelho sem bloquear nada) a notícia é boa: o hacker Pod2G, membro do grupo Chronic-Dev, anunciou esta manhã em seu Twitter que um bug no atual iOS permite o jailbreak total.

A ferramenta para isto, no entanto, não virá tão rápido. Eles precisam agora explorar mais o bug e torná-lo utilizável por qualquer pessoa, com toda a segurança necessária para os usuários. Além disso, a Apple já se prepara para a liberação do iOS 5.0.1 e qualquer vazamento de informações permitiria a ela arrumar a falha e impedir o jailbreak.

Mas para quem está esperando, a novidade é animadora. :)

Botão Voltar ao topo