Notícias

FIFA quer proibir uso de iPad e iPhone pela equipe técnica durante as partidas de futebol

A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) não gosta de tecnologia e nada que possa modernizar os jogos de futebol. Além das várias oportunidades em que provou isso, agora é a vez de atacar os gadgets do momento: o iPad e o iPhone. A Federação quer proibir o uso deles pela equipe técnica dos times, durante as partidas.

Para os dirigentes, os treinadores poderiam usas os aparelhos para rever imagens da partida, inclusive em câmera lenta, algo que é proibido pelo regulamento retrógrado da instituição.

Há tempos que a FIFA luta contra as novas tecnologias no futebol, tornando-o um dos únicos esportes que não usa instrumentos eletrônicos para ajudar no julgamento dos lances do jogo. Pelo que parece, a federação acha que impedimentos mal marcados ou gols anulados injustamente provocam mais conversas nos bares e mantém o interesse pelo esporte.

O jornal italiano Corriere Della Sera destaca bem o fato que, se não fosse pela televisão, a cabeçada que Zidane deu em Materazzi na final da Copa de 2006 provavelmente passaria despercebida e vista por poucos. A insistência da FIFA em se recusar a usar o suporte eletrônico para uma maior precisão das regras coloca até em questão o quanto a federação quer ou não que elas sejam realmente cumpridas. Esportes como basquete e tênis usam há tempos a tecnologia e nem por isso deixaram de atrair milhares de fãs.

fonte Corriere Della Sera, via Melamorsicata

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    Qual é o problema do técnico da equipe usar um iPad para rever um lance… isso se chama scouting…

  • Marcus Mendes

    Enquanto os tomadores de decisão forem da geração que vê a tecnologia como um perigo, ou um risco à preservação das tradições, esse tipo de iniciativa vai continuar aparecendo. Só o tempo vai levar esse povo embora, dando lugar a quem já nasceu entendendo que a tecnologia não é inimiga da tradição.

    • Felipe Drumond

      Não é em nome da tradição que a FIFA não quer adotar a tecnologia para melhorar o esporte. Ela faz isso para que em qualquer lugar do mundo as pessoas possam praticar o esporte. Basta 1 bola de meia e 2 pares de havaianas e pronto, o povo da Somália pode se divertir. Essa é a justificativa da FIFA, não fazer com que a prática do esporte seja inviável em países pobres e possa ser realizado em qualquer campinho de terra.

      Não que eu concorde. Pelo menos nos torneios onde rola muito dinheiro deveria sim terem recursos eletrônicos.

      • Bruno

        Eu dificilmente comento por aqui, mas após o seu comentário, precisei retrucar.

        Veja, o que você disse não tem a mínima lógica,
        ela não mantém o esporte longe de tecnologia por esta questão,
        e sim para que possa existir métodos obscuros de se comprar um juiz, ou um jogador etc.

        Mesmo se for empregada tecnologia em grandes torneios,
        as peladas de rua continuarão acontecendo, com uma bola, e 2 pedrinhas formando o gol.

        • Timoteo Bandeira

          Sinceramente isso me cheira a jogada comercial das concorrentes da Apple.. Deve ter rolado uma grana pra que Nao fosse permitido.. A Fifa é corrupta.

        • Rafael

          O motivo pelo qual a fifa não adere às novas tecnologia é para permitir que os campeonatos nacionais e regionais sigam a mesma regra do maior torneio de todos, a copa do mundo. Hora, o campeonato leoes do sol na somália certamente não tem recursos para instalar tais tecnologias.

          • Renan

            É totalmente diferente algo permitido e algo obrigatório, obviamente campeonatos na somaria nao precisariam de ipads, sensor no gol, coisas como estas deveriam ser usadas em campeonatos que o futebol gere muito dinheiro, como no brasil e na europa, para que tudo ocorra com limpeza total, mas a fifa parece que tem medo de perder o controle das coisas, nao poder manipular algo aqui e ali.

            Tão achando que o futebol é deles

        • Shaw

          A fifa não coloca tecnologia nos jogos para poderem roubar mais e pagar bola, etc.. Ou seja, roubar mais e mais. Pois no momento que tiver tecnologia em um jogo, como existe em todos, eles não vão mais poder pagar juíz para roubar ou jogadores

        • Ruy

          Concordo inteiramente com você. E ainda existem cronistas esportivos que utilizam esse argumento do internauta acima . É por essas e por outras que dou inteira razão aos americanos por não gostarem de futebol.

      • Rafael Araújo

        Seria interessante que Felipe explicasse melhor o que ele quis dizer no seu comentário.
        Está na internet para quem quiser ver, que a FIFA, a CBF, a UEFA estão envolvidas em gravíssimas acusações envolvendo resultados adulterados, anulação de gol’s, compra de árbitros, venda ilegal de ingressos…
        (in)felizmente as notícias estão na internet e elas não vão procurar você pra se mostrar. É preciso procurar, buscar informações para criar suas próprias conclusões a respeito dos fatos e não apenas repetir informações. Mas isso é outra história.
        Enfim, a FIFA quer, em minha interpretação, unicamente esconder suas roubalheiras e canalhices os olhos da população.

      • Daniel Pinho

        Dentro desta tese, qualquer pessoa do subúrbio tem acesso fácil e instantâneo árbitro, assistentes de arbitragem, gandulas, etc. Não é? Pois se o problema é ter tecnologia, presume-se que todo o resto arruma-se fácil. Patética essa argumentação da FIFA.

      • Na verdade a justificativa da FIFA é que eles não aderem a regras que não podem ser aplicadas em todos os jogos da copa do mundo (inclui eliminatórias). Tem eliminatórias na África com campo de terra (sem grama).

        O Futebol Americano usa a tecnologia direto, os juízes podem rever as jogadas sempre que quiserem durante o jogo (exceto situações de faltas). O equipamento de proteção é pesado e caro. Nem por isso a moçada deixa de jogar na rua.

    • Alexandre Braúna

      Bem que dizia o Steve: “a morte é a melhor invenção da vida”.

    • Jones

      Futebol infelizmente envolve dinheiro, e muito! Por que será que quem vence a copa do mundo sempre é o país que está em crise???????????????????????????

  • Vitto

    A FIFA quer manter o controle “mais humano” sobre os lances, para permitir a manipulação de resultados, que tanto se alastra pelo futebol!

    • Anderson Pereira

      Falou e disse tudo! Era exatamente o que eu pensava… já que como por exemplo ganhamos as olimpíadas 6 meses antes de sair o resultado!

    • To contigo Vitto…
      A Fifa quer os resultados interessantes pra ela, pessoas são facilmente compradas e deixam menos “logs” que tecnologia…

      auhauahua

    • Victor Kzam

      Isso mesmo!

  • Danilo

    Ah, menos mal que só ipad e iphone, outros tablets e smarts estão liberados…:P
    Mas é burra essa Fifa.

    • LeoToneto

      Você tá de sacanagem né cara?!?!?!?!?

      • Brunov305

        Liga não cara. A interpretação de texto passa longe hoje em dia nas escolas….

  • Galaor

    FIFA BURRA, FIFA BURRA

    • Marcelo Seidel

      FIFA BURRA, não! FIFA MUUITO EXPERTA!!! Parece po-lítico brasileiro! Não é atoa que um certo “BRASILEIRO” (todo mundo sabe de quem estou falando) está louco pra assumir a presidência da FIFA!

  • No Futebol Americano, a partir desse ano, toda pontuação tem que ser revista por regra pelos juízes da cabine eletrônica. E é um dos esportes mais populares dos EUA…

    • Edmilson Brandão

      Na moral eu acho que a tecnologia deveria ser usada no futebol, porem com moderação, por exemplo um chipe na bola para detectar quando ela ultrapassa a linha de gol, mas esse negocio de ficar parando o jogo pra ficar olhando replay para decidir um lance eu sou contra, eu acho um saco, e esses exemplos de esportes dos “states” não gosto, pois um país que gosta de uma porcaria chata como o baseball, pra mim não interessa, como diria milton leite meeeeu Deus.

  • Nossa, como esses caras são ridículos.

    Dinossauros escrotos.

    Se bobear, isso é inconstitucional inclusive.

    A FIFA tá cavando a própria cova.

  • Gregorio

    A questão aqui, acho eu, é diferente. Os times aceitaram o regulamento da FIFA. Portanto, se a proibição de iPhones, iPads, ou qualquer outro tipo de gadget é amparada pelo regulamento, ela é legal e quem o aceitou deve cumprí-la. Ou, neste caso, recusar-se a aceitar e lutar pela mudança nas regras. Também acho que o futebol em geral seria beneficiado se recursos eletrônicos fossem usados, mas quando se entra num jogo, aceitam-se suas regras.

    No fim, a questão ababa por ser econômica. Roger Waters já resumiu bem isso quando escreveu Can’t you see? It all makes perfect sense. Expressed in dollars and cents. Pounds shillings and pence. Vamos ver, caso essa proibição seja mesmo enfrentada pelos times, quem tem maior “poder de fogo em $$”.

  • Cristiano

    Com a tecnologia as pessoas veriam o bando de merdas que são alguns desses jogadores hoje em dia e poderiam abandonar os estádios para se interessarem por esportes onde o cara num finge ter tomado uma cotovelada, ou que não faz falta e levanta os bracinhos igual a uma bailarina pra MENTIR que não fez nada…

    Cambada…

    Abraço a todos do blog!

  • janisonjunio

    Engraçado querem manter a tradicao mas o principal que e o amor pelo futebol quase nao existe mais, o que interessa mais sao os bilhoes que rola fora, mafiosos.

  • Henrique

    que palhaçada!
    proibir de roubar dinheiros ele não quererem né?

  • Thiago A.

    Pois é, no futebol americano, tênis, baskete, volei, beisebol, já existe o recurso de revisão de lances por replay, além de possuirem mais de um arbitro para as analises… A FIFA tá de palhaçada já! Evitaria vários resultados injustos e acredito que violência entre torcidas por causa de lances banais, (claro que ainda vai rolar violência por que o ser humano é muito idiota), mas acho que diminuiria. A FIFIA é o cancer do futebol, com seus dirigentes arcaicos e mediocres, por isso perco a cada dia o interesse por esse esporte!

  • Ike

    Eu entendo a posição da FIFA.

    É complicado exigir suporte eletrônico num esporte que tem o alcance que o futebol tem.

    Imagina exigir câmeras de alta velocidade? Fácil para a Copa do Mundo, ou para a Copa da UEFA. Mas e a Série D do Brasileirão? E a segunda divisão do Campeonato Goiano? Provavelmente as federações menores não terão dinheiro para comprar esse suporte e aos poucos teríamos dois “futebois”: um dos pobres e outro dos ricos.

    Resumindo: futebol tem que ser futebol, em qualquer lugar. Do campeonato de várzea de Contagem à Liga Feminina dos EUA.

    • Roberto Nunes

      Falou tudo Ike… É isso mesmo…
      Os esportes citados pelo pessoal que fazem uso do recurso eletrônico como basquete, futebol americano, e outros ai, realmente tem um público de milhares e milhares de pessoas….
      O futebol possui milhões e milhões de pessoas como público…

      Outra coisa, não é por que nesses esportes há o recurso eletrônico que não tem corrupção… Só muda quem é comprado, no futebol o alvo na maioria das vezes é o juiz, onde há o recurso eletrônico o alvo são os jogadores…

    • Bruno

      Pensamento sem muita lógica.

      Seguindo esse pensamento, deveriam jogar só em campos ruins, com uniformes baratos e chuteiras comuns.

      Nivelar por baixo é pensar muito pequeno e não querer evoluir.

  • Ednilson Rosa

    Que babaquice!! Quer dizer então que vão proibir qualquer tipo de smartphone e laptop, também, pois todos podem acessar a Internet e ser fonte de vídeo para rever os lances? Enquanto pessoas caquéticas como Joseph Blatter e Ricardo Teixeira estiverem à frente de entidades como a FIFA e a CBF, o futebol só tem a perder!!

  • Alex Ribeiro

    O fato da FIFA não querer usar equipamentos eletrônicos tem um nome, se chama “manipular resultados”.

    • Phillip mazziro

      #fato
      Ricardo teicheira e a cambada de corvos do futebol iriam viver do que ? Do miserável salário de R$100.000,00

      • Phillip mazziro

        Perdão, *Ricardo TeiXeira.

    • Samih

      O fato da FIFA não querer usar equipamentos eletrônicos tem um nome, se chama “manipular resultados”. [2]

      #FATO

  • Francisco Junior

    Segundo parágrafo na segunda linha esta escrito “usas” não seria “usar”?

  • É bem chato ver que eles não querem evoluir mesmo. Mas por outro lado, pode-se dizer, acho eu, que essa “emoção”, de discutir os lances e tal, da muito ibope, e faz dinheiro. Não é a toa que é um dos esportes mais populares e bem sucedidos do mundo, se não o maior, daí o motivo de se continuar com a tradição.

  • Gian

    Futebol de verdade é o que se joga nos campinhos de bairro. Isso daí é política. Nunca vão querer vigilãncia eletrônica em tempp real. Como irão manipular as partidas? Futebol deixou de ser esporte faz tempo. E ainda dizem que o tiro esportivo é perigoso, mas nunca se viu assassinatos entre atiradores esportivos ou entre a torcida deles. Agora na torcida de futebol isso já é comum, são um bando de arruaceiros.

  • Hilton

    Isso serve mais mesmo é pra manipulação de resultados, futebol é um dos negócios mais rentáveis do mundo, nada mais lógico do que dirigentes que não deveriam nem se envolver com esporte ( algo que não é raro ) mexerem seus pauzinhos nos bastidores pra fins lucrativos, enquanto nós torcedores, somos feitos de trouxa

  • Ciro

    O que tem que proibir são esses ladrões de administrar o futebol mundial!

  • Juliano do Prado

    O q q esses jogadores tão rindo tanto do iPad? o.o

    • Francis

      Acho que estão rindo tanto PARA o iPad porque ele simboliza os contratos milionários deles no futebol europeu. Mero palpite meu.!!

  • A única FIFA que presta é o jogo de videogame…

    • SamuEX

      huahuahuaua
      falou tudo!!!

      Fifa, só no playstation-tion! Só no playstation-tion!!
      (Sim, é nojento cantar isso mas não pude me conter)

  • Bebeto

    Negar o uso da tecnologia é inexplicavelmente retroceder.

  • José Augusto

    A falta de transparência, facilita e favorece a corrupção, esporte no qual a FIFA é campeã.

  • SamuEX

    Por isso a CBF é o lixo que é. Tendo como exemploa FIFA, é claro que ela não poderia ser muita coisa.
    O futebol está a cada dia mais sem graça por estar sujo, manipulável e adminstrado por pessoas que, de futebol mesmo, não entendem nada.

    Saudade de um tempo que não vivi…

  • Francis

    É impressionante o que essa turminha braba faz para manter o status quo. Parece coisa de máfia. Querem até adaptar a Constituição brasileira para a conveniência deles. FIFA e CBF, tudo a ver!!!

  • Thiago

    Ainda nao vi nenhum treinador aqui no Brasil usando um. Mas sempre que um juiz comete um erro, o técnico do time fica sabendo, tendo iPad/iPhone ou nao, pois sempre terá alguém vendo o lance pela tv e informa se ocorreu o erro. Portanto mais uma medida inútil.

  • Cristiane

    Eu não entendo nada de futebol, mas proibir o uso de gadgets parece uma medida sem nenhum lógica.

  • Rodrigo Ribeiro Santos – Maceió-AL

    Retrógrada é a palavra certa p/ FIFA… qdo o cara acha q já viu de tudo eles vêm e nos surpreendem (nagativamente) de novo!!

  • Renato Faria

    Eu acredito que não tenha nada a ver com regras ou uso de equipamentos eletrônicos.
    É o simples fato de não gerar propaganda gratuita para a Apple, simplesmente isso. Pois, como na foto postada pelo iLex, está claro que existem jogadores famosos, de um time famoso segunrando um produto que todo o mundo sabe o que é… isso é propaganda gratuita! E na FIFA meus caros, tudo deve ser negociado e gerar receita para a entidade.

  • Lucas

    Sou brasileiro e não gosto de futebol; sim isso é dificil de se achar mais, Sim como esta escrito no fim do artigo tem outros esportes que o usam e ainda tem milhares de fãs, como em um comentario do Alex Ribeiro isso tem nome:
    “Manipulação de Resultados”

    Doque vai adiantar tirar? em NADA; Deixa la como ta quieto.

    OH WAIT;
    sera q eles querem banir so pq eh so iPad’s? FIFA = SAMSUNG?
    xD

    • Juliano

      Pode ser porque a Apple nunca botou um tostão no bolso dos cartolas kkkk

  • Patrick

    POR FAVOR BDI ME AJUDA !

    Eu vi aqui as maravilhas do IOS 5.0. Pois bem eu atualizei !!

    Agora meu 3G não funciona da VIVO. da um erro no atunes assim: ( O iTunes não pode buscar uma atualização para os ajustes da operadorado seu Ipad. Ocorreu um erro desconhecido (1635).

    Já redenifi os ajustes de rede e também já tirei e re-coloquei o CHIP !!

    Poe favor eu realmente estou desesperado, vou viajar e onde vou não tenho PC para fazer quaisquer tentativas.

    Administrador do site só quero uma dica se possível, agradeço muito.

    Patrick

  • Vocês acham que a FIFA quer fazer merchandise da Apple de graça… 😛

  • Eu acho que isso e uma vergonha, fica até parecendo que os jogos são manipulados, tem e que rever os lances mesmo e punir os juízes, igual quando e feito com os jogadores quando cometem erro!

  • Thiago

    Nao sou contra o uso de tecnOlogia, mas ao falar de mostrar o replay do lance acho correta a posição da fifa.

    Pois isso pode colocar um pressão exagerada sobre o juiz podendo interferir em suas tomadas de decisão .

  • Daniel Alencar

    Ai que bando de ratardados!!! Esses caras nao têm o que fazer mesmo, viu? Qual é o problema dos técnicos usarem os iGadgets? Assim o jogo nao será mais julgado corretamente, e poderá causar muitos desentendimentos em discussões entre torcedores!

  • A FIFA nao mtem nada oque fazer e fica falando porcaria, e se o tecnico de um time tiver um iphone? ele nao poderá usar? realmente ridiculo R I D I C U L O

  • clístenisCanuto

    Isso se chama “interesse”
    a FIFA tem muita coisa a esconder principalmente certos “acertos” com alguns times.
    só pode ser isso!
    com o uso da tecnologia, não teria como deixar nenhuma partida previamente combinada. rss

  • FIFA = Máfia. Bando de *&^%$%^&*!!!!!

  • Pedro

    É por essas e outras razões que ninguém vive prar sempre! Já imaginou esses velhos com 500 anos???? Já imaginou o Ricardo Teixeira com 2678 anos!!! Estaríamos na idade da pedra. É por isso que o mundo gira em torno de dar lugar aos novos e irmos embora.

  • Rafael

    Bruno disse:
    27 de outubro de 2011 às 11:10
    Eu dificilmente comento por aqui, mas após o seu comentário, precisei retrucar.

    Veja, o que você disse não tem a mínima lógica,
    ela não mantém o esporte longe de tecnologia por esta questão,
    e sim para que possa existir métodos obscuros de se comprar um juiz, ou um jogador etc.

    Mesmo se for empregada tecnologia em grandes torneios,
    as peladas de rua continuarão acontecendo, com uma bola, e 2 pedrinhas formando o gol.

    Concordo plenamente, como forjar um resultado se há possibilidade de rever um lance e anular o que foi marcado. Querem continuar fazendo tudo por debaixo dos papos sem preocupações.

  • Rodrigo

    Alguem que já comprou iphone nos EUA poderia me responder se comprando um iphone lá desbloqueado eu posso instalar o IOS5 em portugues? obrigado!

  • JanjaBoy

    Vamos assistir um clássico?
    Não, obrigado!

  • Raphael Lins

    Frescura!

  • joao ribeiro

    jogadores podem ser odiados por causa de uma marcaçao de falta errada… mas nem ligo mt detesto futebol -q

  • Isto vem para provar que ignorância nada tem a ver com classe social, como muitos acham.

  • Brayan Schroeder

    Bom, não gosto de futebol, mas, é uma pena 😀

  • Armando Soares

    Concordo, jogar futebol é jogar futebol, brincar de tecnologia fica pra depois do jogo. Se alguém quiser tecnologia de ponta e tudo que ela proporciona, vão assistir e acompanhar F-1. Futebol sempre vai ter pancada, impedimento, tornozelo torcido, gol frango e juíz ladrão. Se querem ver os mínimos detalhes de um jogo o tempo todo, deixa de ser futebol e vira The Sims.

  • Júlio César

    Só eu achei meio bizarro o Blog querer comparar a quantidade de fãs que tem o Futebol com os fãs que tem o basquete e o Tênis? Sério, basquete e tênis são esportes praticamente de nicho se comparado ao Futebol que é extremamente popular na Europa e na América do Sul. Basta comparar qual evento tem mais audiência na Televisão, o mundial de basquete ou o de Futebol?

  • Juliano Araújo

    Por essas que muitos americanos criticam o futebol como “aquele esporte onde o resultado as vezes não depende dos jogadores”… Fica na mão de um juiz ou bandeirinha.

  • Alexandre Luna

    Acho que tem a ver com propaganda gratuita mesmo. Pq só durante as partidas?? então no intervalo tá valendo é?? estranho!!!

  • Vinnye

    Isso éé Bullyng com o futebol!…HAUEhuhAEuhUAHEuHAE

  • Alan Gabriel

    Frescura.

  • Thiago Dalsoto

    Se não querem viver com a tecnologia, acabem com o futebol, e levem para dentro dos museu, pois coisa velha o lugar é lá… futebol esta se tornando uma coisa velha.

  • Acho uma bobagem!!!!

  • Danrley Capdeville

    Concordo com todo mundo! E além disso tudo, acho que a FIFA quer barrar estas ajudas tecnológicas, porque se ela regulamentar o uso disso nos torneios, vai ter que exigir dos países mais pobres nos seus campeonatos também o uso. Mas ela não tá preocupada com os países pobres, ela tá preocupada é que não vai poder levar a parte dela nos lucros dos eventos que não poderiam ocorrer por não estar dentro do regulamento da FIFA.

  • JV Chequer

    Essa atitude imbecil da FIFA de se manter totalmente “na idade das cavernas” que me fez perder parte da minha paixão pelo futebol.

  • E android vai poder usar?

  • Dorinhavasc

    Particularmente não sou fã de futebol, gosto mais de uma F1.
    Mas acho que estamos mais do que na hora ( até digo atrasados), desta FIFA mudar seus conceitos e rever essa lei de regulamentos digo até “arcaicos”.
    Pois ajudaria e muito se usassem a tecnologia e os torcedores, fãs vão é adorar.

  • Jrbs

    Na realidade A FIFA não quer utilizar porque ela não conseguiu arrancar um quinhão dos fornecedores, fato.

    Nunca vi uma entidade tão esnobe, corrupta e atrasada.

  • LucasM

    Que besteira!

  • Ludtke

    Já não acompanho esse esporte a mais de 20 anos, quando descobri que o jogo não se ganha em campo, mas fora dele. No dia em que o Ricardo Teixeira sair da CBF e a tecnologia fizer parte do futebol eu volto a assistir.

  • A FIFA vai proibir os jogos da EA para o iPad e iPhone também? ;P

  • Leonardo A.Goss

    Nunca vi uma entidade tão esnobe, corrupta e atrasada. [2]

  • ruan

    dai o ipad quebra com uma bolada, igual aconteceu no volei e o tecnico fica na mao… O dia q fizerem algo mais resistente, quem sabe liberem.

  • Felipe Goes

    É a forma da FIFA de conseguir controlar os resultados dos jogos… tão simples quanto isso.

    • Ângelo Paulo

      Exato! Há muito mais corrupção do que se imagina no futebol.

  • Ângelo Paulo

    É isso mesmo! Há muito mais corrupção do que se imagina no futebol.

  • Rodrigo

    Obvio que eles não vão querer pois ai vai ficar dificil manipular resultados e titulos como eles sempre fazem

  • Lu

    Acho que a postura da Fifa em não aceitar a ajuda da tecnologia não tem nada a ver com a “tal discussão em bar”. O problema para ela seria a dificuldade em manipular resultados, o campeonato italiano já passou por esse tipo de denúcia, o campeonato brasileiro vira e mexe também é acusado. Pra mim a Fifa tem os resultados na mão, a tecnologia só iria atrapalhar.

  • Ridícula a postura da FIFA. #simplesassim

  • Nazareno Augusto

    Por mim o futebol poderia acabar.

  • Adriana Seixas Horta

    Falando em jogos, fiz o download de um jogo chamado BirdMission HD (apenas 1 dolar) que é mesmo muito legal. Acho que é só para o iPad. O link é:
    http://itunes.apple.com/pt/app/bird-mission-hd/id471285842?mt=8
    O jogo usa o acelerometro do iPad para direcionar um passarinho que tem de salvar os ovos e levar até a mãe passarinho… Falando parece facil, mas com o acelerometro torna muito mais dificil… 🙂
    Bom jogo e beijinhos para todos!
    Adriana Seixas Horta.

  • Jose

    Queria saber porque raios os jogadores na fotos estao olhando para traseira de um Ipad!!!!