Opinião

[opinião] John Gruber admite: supor que haveria um iPad 3 em 2011 foi um erro

Rumores fazem parte do folclore da Apple e inclusive ajudam a promover a marca. Afinal, que mal tem em imaginar situações e saber de conversas de corredores, mesmo que depois não se realizem? Inclusive, muitos acham que, se tiver escrito a palavra ‘rumor‘ no título, pode-se escrever o que quiser, pois o leitor estaria ‘avisado’.

O problema é quando os boatos começam a tomar ares de notícia e até a imprensa começa a repeti-los. E um boato repetido diversas vezes, pode tomar formas de verdade.

Talvez nem todos se lembrem, mas em fevereiro deste ano haviam dois rumores fortes: um iPhone nano (o eterno rumor) e o lançamento de um iPad 3 ainda em 2011. Este último nos pareceu tão absurdo, mas tão absurdo, que até escrevi um artigo opinativo sobre isso. Como que alguém poderia considerar como sério um boato sobre o iPad 3, se nem mesmo o iPad 2 tinha sido ainda lançado?

Alguns sites que se dizem especializados até chegaram a cogitar um iPad 1,5, mostrando que a imaginação psicodélica não tem limites.

Claro, tudo surgiu por causa de algumas previsões de John Gruber, um conceituado formador de opinião, conhecido por ter bons contatos dentro da Apple. Ele realmente já acertou várias vezes, mas é importante que profissionais da informação avaliem sempre uma notícia antes de publicá-la, mesmo quando ela vem de alguém conceituado.

Infelizmente não foi o que aconteceu. Os canais de imprensa (principalmente a brasileira) descobriram o filão que são os rumores sobre a Apple, que atraem milhares e milhares de leitores de fraca memória, que certamente esquecerão na semana seguinte o que é publicado hoje. O que vale é o clique que se recebe na página e não a qualidade do que está escrito nela.

“Será que isso tudo faz algum sentido? Quem se importa! Estamos nessa pelo esporte.”

Por desprezar este tipo de atitude, o Blog do iPhone (BDI para os íntimos) procura sempre filtrar as notícias para que nossos leitores recebam informações que realmente acreditamos terem certa credibilidade, pois consideramos que isso é respeitar o leitor que nos procura. O que realmente importa não é publicar 18 artigos quaisquer em um só dia, mas sim dar valor mais ao conteúdo que à quantidade.

Quando faço estes desabafos opinativos, sempre há quem pense que estou me referindo a algum blog específico. Não estou. Acho que qualquer um de vocês é capaz de listar em 3 minutos uma série de sites, blogs e até portais que entraram na rotina de apenas repetir qualquer rumor que aparece, sem tentar averiguar antes o quanto aquela informação faz ou não sentido.

Basta colocar no Google “iPhone 4S” para comprovar isso.

Tenho orgulho em dizer que este Blog interpreta as notícias que repassa, e tem a tradição de ir contra a corrente quando acha que ela está errada. Como foi o caso do antennagate, (no qual, desde o começo, chamamos internamente de death grip hysteria) em que praticamente toda a imprensa dizia que o iPhone 4 não prestava, pois tinha um defeito de fabricação (alguém lembra quando diziam que se deveria fazer um recall?). Ou no caso do iPhone branco ser maior que o preto.

Não é fácil ir contra o que o mundo inteiro está dizendo. Muita gente lhe chama de fanboy, ou até mesmo prepotente. Outros, na preguiça de pensar, apenas dizem que é mais um #mimimi.


Clique na imagem para ler os comentários da época

Voltemos à história do iPad 3. Hoje John Gruber, em seu blog, admitiu que sua “suposição estava obviamente errada“. A lógica de lançar um produto importante no final do ano até tinha sentido (tanto é que parece que a Apple acabou seguindo-a com o iPhone 5), mas dizer que haveria dois modelos de iPads no mesmo ano, foi um erro. Erro este que toda a imprensa seguiu e publicou, sem questionar.

Mas como questionar um rumor, se ele é só um rumor? Bem, se algum profissional acha que rumores sem sentido mereçam o mesmo espaço que as notícias reais, então talvez o conceito de jornalismo tenha mudado bastante nesses últimos anos. E como determinar se um rumor (que é algo que ainda não existe) tem sentido ou não? Bem, conhecendo bem o assunto no qual se é especialista. No caso da Apple, basta conhecer a história dela para imaginar o que é ou não provável, como fizemos aqui.

O problema da internet é que tudo é livre, todos tem voz e as notícias voam. Com isso, todo o site quer ser o primeiro a publicar o que aparece por aí, exatamente como fazem alguns indivíduos que possuem o estranho prazer de escrever FIRST nos comentários. A cultura do ‘first’ é um dos maus da internet hoje.

A intenção deste texto fortemente opinativo (que não deixa de ser um desabafo também) não é dizer que o BDI tem razão e os outros não. Longe disso. É mais um apelo aos colegas jornalistas e blogueiros, para não caírem no caminho fácil de só repetir boatos, sem analisá-los. O leitor não merece tamanha desconsideração.

E você, leitor, deve também fazer a sua parte. Analise, critique, processe a notícia que lê. Não acredite só em manchetes e procure ler todo o texto antes de retuitá-lo.

Pronto, já falei demais. 😛

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wagner

    Você tem toda razão iLex…

    No twitter, quando eu vejo RUMOR, eu já nem leio o resto, mas quando é do BDI eu leio, parece que é automático… É cada bobeira que agente vê cara…

    Parabéns pelo blog de sucesso, você merece demais, é uma coisa beirando a perfeição…

    • André Guimarães

      BDI RULES!!!!!!!!!!

      • Fabio R

        [2]

        e…
        Felipe Bastos LOOSER!!!!

        hahahha

  • mvcmendes

    O que me incomoda hoje é a política do rumor seguido da fonte. Aquela coisa da noticia dizer ïPhone 5 será gratuito e poderá ser impresso em casa”, e a notícia tratar de trazer logo de cara o disclaimer que diz “Segundo o site CrazyAppleFacts…”.

    Dar o crédito a uma informação é absolutamente necessário. O problema é quando esse crédito parece servir como desculpa para fazer um novo post sem pé nem cabeça.

    Mesma coisa com notícias que contém a palavra ‘analista’.

  • É por isso que o meu “Jornal Virtual” é o BDI, a minha página favorita, primeira página do Safari, eu adoro cada publicação, cada detalhe e cada experiência que vocês compartilham com nós leitores fieis! E não é fácil ir de contra a maré, nunca foi! E vocês fazem isso com classe! Grande abraço a todos! E mais uma vez PARABÉNS!

    • robert

      concordo plenamente 🙂

  • Brunolv

    Tinha muita gente enchendo o saco mesmo com essa historia de iPad 3. Parabéns pelo texto iLex!

  • Tiago Corrêa

    18 artigos em um dia é pouco, pelo que andam publicando por aí.

  • Dino

    Concordo. Plenamente. E é por isso que esse é o único blog de iPhone que eu leio. Não tenho muito tempo disponível e ter um site como o BDI, que não publica uma quantidade absurda de artigos, pra mim é perfeito.
    Parabéns e continue assim!

  • Arthur Simon

    Longe de dúvidas vocês serem o melhor site sobre o iPhone, e nem digo só do Brasil não. Vocês tem um conhecimento, uma ética e um padrão superiores aos outros. Parabéns!
    Obs.: tenho grande necessidade em saber uma previsão na data para o iPad 3, se alguém souber pela cultura da Apple mais ou menos a época, por favor…

    • nynrod

      Se seguirmos a tradição será em maio de 2012….

  • Ale

    Nervosinho esse tal Felipe Bastos, nao?

    “quem e vc para bla bla bla…”

    Isso nao é um mala, é um container!

    • Phelipe

      Otimo comentário! hahahahahaha

      Rachei de rir do conteiner.

  • Henrique S. Baloneker

    iLex, suas opiniões são a base do meu conhecimento!
    Vc está completamente certo, e a prova disso está aí, acabou de aparecer…
    Tenho orgulho de dizer que sou fanboy da Apple, mas tenho mais orgulho ainda quando digo a um amigo:
    _Eu sigo o BDI…
    Obrigado por todo o carinho e consideração que vc e sua equipe tem, para conosco!
    Nunca abandonarei vocês!

  • Henrique Galo

    Por essas e outras que eu só confio no Blog do iPhone quando vejo [Rumor] antes do título. Existem blogs que publicam até rumores se baseando em fabricantes chinesas de cases, o iPhone Mini é um grande exemplo desses rumores sem pé nem cabeça. 😉

    • marcos

      Eu leio varios blogs de android/iphone, e em TODOS eu nunca leio noticias com a tag rumor, e depois de ler seu comentario, percebi que assim como voce, o BDI é o unico blog que me faz ler esses tipos de noticias… E outra, eu nunca havia postado um comentario aqui, mas este artigo fez eu tirar 5 minutos do meu tempo pra fazer esse comentario e agradecer ao iLex por manter a credibilidade e a confiabilidade do BDI

  • Stefano Angelo

    Infelizmente, é a política do número de acessos. Pouco importa se a matéria é digna ou não de seriedade. O blog tem toda a razão em sempre bater nesta tecla. Assim como nos constantes alertas para nós leitores, ficarmos de olho nas falsas promoções que pregam a distribuição de produtos da maçã que visam tão somente os famosos acessos. Parabéns ao blog pela postura.

  • Henrique

    Ilex, vc acredita que já tendo notícia do Ipad 4?Porra!Tão até especulando o que vai vir no Ipad 4, sendo que nem sabem o que vai ter no Ipad 3, tampouco quando vai ser lançado!Procurem Ipad 4 no Youtube.”Não compre o iPad 3, o 4 será excelente!”……….depois vamos ter: “Não compre o iPad 4, o 5 será excelente! etc.

    • Henrique

      *No youtube não, no google rsrsrs

    • Henrique

      *além de falarem em resoluções para Ipad absurdas senão impossíveis atualmente.

  • Junior He.

    Nunca escrevi um comentário em alguma notícia deste blog, mas eu o leio desde o momento m que comprei o Iphone 3GS, pois foi o único com informações que realmente me ajudaram a entender toda a “experiência” que a tecnologia do IOS oferece. Desta vez tive que escrever porque fiquei indignado com os comentários que o tal Fabio Bastos fez acima que, para não falar umas verdades, foi com total falta de respeito. Sem demagogia, tenho 31 anos, casado e com uma filha maravilhosa de 7 meses. Tive uma vida sofrida e com fé em Deus tive que correr atrás para oferecer uma vida melhor para minha família. O correr atras inclui saber diferenciar tudo aquilo que passa diante de nossas vidas incluindo informações. É engraçado como algumas pessoas ainda pensam e falam de uma certa forma como se fosse normal jogar lixo na rua e fazer de conta que nada aconteceu. Que o pessoal do BDI continue fazendo o trabalho que sempre fez. Quem tem informação de qualidade e credibilidade não precisa se justificar para ninguém. Mesmo porque, independente do que digam, quem gosta do blog continuará sempre o lendo. Quem lê e não está de acordo com alguma coisa, simplesmente entre em outra página ou crie seu próprio canal de informações.

  • Danilo Fonseca

    Como é bom provar que está certo!

  • Fernando Ferreira

    Bom, o conceito básico do jornalismo é noticiar. Na notícia o jornalista não deveria emitir opinião ou qualquer tipo de julgamento. Ele precisa apurar o fato e transcrever o acontecimento. Se um rumor vem de uma fonte confiável isso é notícia, ponto.

    Blog é uma coisa diferente, é mais pessoal. Em sua grande maioria quem escreve não são jornalistas. A característica básica desse meio é a opinião. O único formato onde é permitido o jornalista expressar o que acha são os artigos. Tanto que não existe artigo sem ser assinado, a todo o momento é deixado claro que é aquilo é a opinião de quem escreve. Palavras com “acredito”, “acho”, “penso” são permitidos.

    Nos blogs há uma mistura do conceito de artigo com o de notícia. Eu leio o BDI porque quero ver notícias interpretadas. O que busco são opiniões sobre o que acontece. O BDI não é a minha única fonte de informação sobre iPhone. Lendo as notícias de múltiplos sites é que tiro o meu pensamento sobre tal fato.

    • Rogério Cidade

      Você é um leitor inteligente, Fernando.
      Todos nós deveríamos ler várias fontes de notícias (entre elas o BDI) e formar nossa própria opinião sobre os assuntos, para podermos distinguir o que é rumor e o que é fato!!

  • Warley

    O pior é quando um amigo chega falando que vai ser lançado um iphone 5 em agosto e que vai ter isso e aquilo, ai vc diz que não é assim, que está por dentro das notícias lendo sites e blogs, e ele fala mais alto dizendo que leu em tal lugar e que é certeza e talz.

  • Perfeito! Acho seu posicionamento corretissímo. E por isso que o BDI é um dos poucos sites sobre notícias Apple que eu acompanho. Conitinue assim!

  • Ruan Bernardo

    Òtimo post! Ótimo desabafo! Conheço um site sobre a Apple q lançam mais ou menos isso mesmo aì,18 posts por dia e sò de informações inùteis e rumores sem pè nem cabeça,confesso q tenho vontade de postar o site aqui,mais seria mt anti-ètico,infelizmente! As pessoas hj em dia só olham pro seu umbigo,elas acham q o q elas gostam e pregam è a verdade generalizada e querem impor elas sobre as pessoas,aì entra em cena a crìtica ao fãn-boy e atè ao usuàrio comum! Continue assim iLex,sua ironia,verdades e sutilezas fazem a diferença! Como diz Madre Tereza de Calcutà: Eu sei que meu trabalho è uma gota no oceano,mais sem essa gota o oceano seria menor.
    Td de bom aì a galera do blog q vejo os comentàrios todo dia e me divirto com eles! Td de bom iLex!

  • Obisponegro

    Arrebentou cara. é isso aí. Li o que esse rapaz escreveu á época e o achei bem exagerado em sua defesa. Taí quebrou a cara.

    Abraços.

    Obispo!

  • Cristiane

    Concordo com tudo o que foi dito no artigo. Parabéns pelo BDI (acho que posso me enquadrar na categoria “íntimos” ;))! Gosto da maneira como os assuntos são tratados, gosto do fato de que as coisas são expostas de maneira clara – rumor é rumor, opinião é opinião, pode parecer bobagem, mas considero essencial essa separação -, gosto do fato de que os leitores com pouco conhecimento técnico (eu) são bem vindos e tratados com respeito. Espero que você continue fazendo esse trabalho, iLex! Obrigada.

  • Diego Diniz

    Mais um belo post iLex.
    Concordo com tudo que vc disse no post, e acho que é válido sim esse desabafo.
    Como foi falado aí em cima, pra mim o BDI já se tornou leitura diária, até mais do que os tradicionais jornais, eu até tenho alguns sites sobre iPhone nos meus favoritos, mas assim que vejo noticias neles, corro pro BDI pra ver se é verdade, até por que aqui eu tenho certeza que estou lendo uma matéria verídica e com conteúdo relevante, só tenho uma critica a fazer, faz mais matérias mesmo iLex, pq somos loucos pelos iPhone e sempre queremos saber notícias dele. rs
    Abraço

  • Dea.R Brasil

    Será que o “estagiário” do Gruber teria alguma hombridade para se retratar?

    Comprei meu iPhone 4 na metade deste ano e por indicação de meu irmão, passei a ler o BDI e realmente notei que possuía menos notícias que outros sites, mas eram e continuam sendo as melhores e mais importantes! No mais não preciso me estender pois o texto já diz tudo.

    Parabéns pelo BDI iLex 

  • Thom

    “noticias velhas e requentadas do estrangeiro que fazem esse blog sobreviver” virei fã desse Felipe Bastos!!!!!

  • Daniel

    Desculpe iLex, não sei se deveria citar nomes aqui, mas antes de ler Globo, Uol, Terra e tantos outros sites quando saem notícias sobre FUTUROS lançamentos da Apple, antes, já venho ao BDI para conferir se tem procedência. Não digo que fecho os olhos para os outros sites e só acompanho por aqui…. mas só para constar, já está mais ou menos assim -> BDI 8 x 0 Demais sites citados. sem exageros.

  • Edsel

    Esse Felipe Bastos deve estar no momento enfiando o dedo no … e rodando. Pelo menos vejamos se ele é homem o suficiente para pedir desculpas e assumir que nem tudo que falam por aí é verdade, mesmo que seja o Glub-Glub…

    Abraço a todos e parabéns ao DBI.

  • Yuri

    Meu caro, nobre!!! Sou vendedor no MercadoLivre e o que fico mais feliz lá não é quando vendo algo, mas sim quando recebo uma tremenda qualificação positiva com o cliente expondo toda sua satisfação. Creio que você sente isso sempre que lê os comentários com nexos do BDI (desculpa, já dou íntimo). Meu amigo, meus parabéns! Até hoje aguardo encontro do Blog no Nordeste (seja onde for, eu vou). Abraços visssssssseeeeeeee!!!

  • JanjaBoy

    O Felipe Bastos deveria saber que ali não deveria ter crase.

  • Essa neura por rumores é muito chata, ainda mais por que a maioria não se concretiza. Eu já parei de acompanhar outros blogs da Apple por causa disso.

    Continue assim iLex.

  • Eduardo Serra

    Concordo com cada palavra. Se o blog fosse uma M… Eu na acessava ele pelo menos 5 x por dia 7 dias por semana.

  • Jose

    Ilex você deveria saber que o iPad3 já existe só não está disponível ainda para nós, só os estados unidos tem acesso a ele, é segredo para o resto do mundo e agora o Gruber publicou isso para dificultar a descoberta deste modelo.

    O Felipe Bastos estava certo. Não discorde, aceite tudo que lê e não questione nada.

    E como observação final: só acesso esse blog todos os dias e indico para amigos pois já está no favoritos do browser. Se não tivesse…

    Abraços.

    • dinho

      É verdade né josé eu fiquei sabendo de um primo de uma amigo da prima do meu tio de segundo grau que em cupertino já estão com o iphone 8 lá, mas para o resto do mundo só vai sair em 2014 para o resto do mundo, eu falo isso mas ninguém acredita 🙁

    • Tom

      Eu não acredito no que eu li, amigo é lógico que a Apple tem um ipad 3, ou sei la o que, pois sendo um produto em desenvolvimento pode ter vários nomes como disfarce, como por exemplo, n94 que é o nome do protótipo do iPhone 5, caso você não percebeu a Apple lança um aparelho de cada modelo por ano, se vai ser lançado um iPhone 5 em outubro é por que eles já o estavam testando ou você acha que um aparelho com esse porte tecnológico é criado em uma semana? Acorda amigo, pois enquanto você esta dormindo a Apple esta criando um produto inovador!

      • tomMartins

        Nossa meu comentário ficou pior do que o do Jose, to parecendo um lunático..ahauhaua

  • Roderick

    A pergunta que não quer calar: CADE O PREGO DO FELIPE BASTOS AGORA?
    Nada como um dia após o outro, hahahahaha. 🙂

    • Alexandre Luna

      Deve ser ele ae no post acima, (Jose) Felipe Bastos. KKKKKKK

      • robert

        Deve ser ele ae no post acima, (Jose) Felipe Bastos. KKKKKKK (2)

  • Alexandre Luna

    Então “Desfavorize” fera.

    • Moreno Assis

      “Desfavorize” Fera!

  • Moreno Assis

    ilex, parabéns e vou TE dizer + , nem procuro outros blog e sites sobre o IPhone e iOS. Leio vcs desde o 3GS e vejo que e com muita seriedade que você trata todos seus leitores. Temos apenas que lhe agradecer por nos passar informações preciosas sobre a experiência de viver a Apple. Obrigado!

  • Carlos Eduardo Nunes

    Não querendo defender um ou outro, mas este é um dos grandes erros do ser humano, quando ele considera uma fonte de informação confiável ele NUNCA a questiona. A pessoa pode fazer as maiores cagadas, mas como ela tem um bom histórico de acertos então vamos confiar 100% nela independente da bobagem dita. Independentemente se foi John Gruber que publicou, se foi o Papa que disse, o Barack Obama que decretou algo ou até mesmo a opnião do iLex procuro sempre mais de um ponto de vista.

    Devo admitir que considero a qualidade deste blog muito boa, tanto é que ele é uma das minhas fontes de informação sobre iPhone, mas nem por isso deixo de pesquisar em outros blogs, jornais, revistas para avaliar vários pontos de vista. Devo admitir que costumo ver no BDI sempre mais imparcialidade (por mais incrível que isso possa parecer para alguns) quando se trata dos assuntos sobre iPhone.

    Não considero o iLex um fanboy, mas definitivamente ele é um grande defensor da tecnologia desenvolvida pela Apple e isto o torna um formador de opnião que por enquanto está se saindo muito bem, pelo menos na minha opnião.

  • Carlos de Paula

    Ilex, concordo plenamente com vc, porém ate hoje tenho duvidas de se realmente sairá um iPhone 5 esse ano ( não saiu nem um protótipo kkk), fico tentando imaginar que melhorias no hardware poderia vir, alem do tão falado processador A5, acho que nesse ano só sai o iOS 5.
    C poderia falar das melhorias de hardware que poderiam ter no novo iPhone 5 😉

    Um grande abraço.

  • Francis

    O BDi é viciante. Freqüento várias ao dia e não me canso. Pode?.

  • Fco

    Só queria dizer a você que não permita que comentários como o do tal Felipe Bastos te desvie de sua missão. Tomei conhecimento do Blog do iPhone a cerca de 2 anos através de uma busca no Google e, desde então, me tornei leitor assíduo. O BDI fornece informação de qualidade, além de ser um site agradável aos olhos. Continue com o bom trabalho, não desanime!

  • Alberto

    iLex… Simplesmente ignore a existência humana deste ser… São pessoas mal informadas estilo Nelson Rubens,.

  • Madmediphone

    Por isso que sempre recomendo para amigos que estão entrando no mundo iOS o BDI.

  • dinho

    Se até Jesus Cristo sofreu de #mimimi, um blog criado por um mero mortal também irá sofrer. Hoje eu acesso três blogs específicos sobre Iphone/iOS.

    Eu frequentava muito um blog americano que postava coisas interessantes só que do nada o cara começou a querer advinhar o futuro, do nada ele jogava um post com uma data de duas semanas depois querendo advinhar um desbloqueio ou um jailbreak, como se o ilex hoje postasse um tópico com data do dia 30 e dizia “devteam promete para hoje o jailbreak do iphone 7” baseados em rumores pelo mundo e esperando que no dia 30 fosse sair mesmo esse jailbreak, o mais “bacana”é que ele ia fazendo outros post normal em baixo desse como se esse fosse fixo até a data “crazy”. Isso foi ficando tão ridículo que o blog mesmo tendo coisas interressantes ficou chato e parei de acessar.

    Criar rumor todo mundo cria, ter coragem de “peitar o rumor”e mostrar por A mais B o pq dele pode ser sem nexo e que é difícil, e nisso admiro o BDI.

    Eu posso esquecer de ler um e-mail, mas não esqueço de fazer a visitinha matinal do BDi, parabéns pelo blog.

  • Posso não concordar com tudo que o BDI diz, mas tô aqui pra defender o direito da opinião de vocês!

    Nesse caso, eu concordei com o iLex. Pra mim também era óbvio que não haveria outro iPad no mesmo ano: esse já é um dos motivos os usuários da maçã criticam as outras empresas! A Motorola, por exemplo, lança uma enxurrada de aparelhos Android todos os dias nas prateleiras. Você não consegue ficar um ano com o aparelho top da empresa, porque logo depois vem outro top.

  • Alex iPilot

    Proponho uma campanha nacional: ONDE ESTÁ FELIPE BASTOS ?

    • Kleyson Klesller

      kkkkk… Gostei da idéia!
      CADÊ VOCÊ, FELIPE BASTOS ???

  • Spilger

    Eu cheguei a relutar em comprar o iPad 2 com esses rumores sobre iPad 3 com tela retina. Mas bastou 15min de reflexão para que minha decisão de comprar o meu novo iPad fosse feita.
    Nao esperei e tenho ele desde o lançamento e conheço algumas pessoas que estavam aguardando (desde fevereiro!) o iPad retina ou “Made in Brazil” (ou ambos).
    Sinceramente: precisa ter uma mistura de ingenuidade com ignorância para acreditar nestes dois rumores. Ingênuo por achar que teríamos iPads brasileiros no meio do ano (desde quando algo bom acontece rápido no Brasil?). E ignorante em tecnologia para pensar em iPad retina – tem noção do hardware necessário para rodar uma resolução tão alta??
    Aos que esperaram lamento…

  • Igo

    Quando vejo em qualquer site alguma postagem sobre rumores, eu nem abro…
    Prefiro esperar pra ver e ai sim dar a minha opinião!

  • FBI
    Procurado: Felipe Bastos
    Crime: Ofender um blog, e com isso todos os seus leitores
    Pena: ter que usar android até o ultimo dia de sua vida
    Prêmio a quem acha-lo: iPad 3 que foi lançado secretamente esse ano.

  • Alexandre Luna

    #KDFELIPEBASTOS

    • Henrique Ribeiro

      #KDFELIPEBASTOS

      Sensacional! huauhahuahua Valeu BDI!!!

  • Ederlon Soares

    Parabéns BDI é assim que se vê jornalismo de qualidade lol

  • Palhano

    Hahaha, acho que alguém foi trollado aqui.
    Caraca, que bafafa que tá rolando isso. Pô, rumor é rumor, não tem o que discutir.
    Felipe Bastos levou um chute nas partes íntimas depois dessa, deve tá até com dor.

    Mas não sei porque tanta confusão em cima disso, pra falar a verdade.
    Curtam o iPad 2 galera, vamos deixar o fanatismo pra outros sites 😉

    Abraços

  • Alexandre Alvarenga

    Prezados,

    Fico muito feliz ao identificar tamanho respeito com leitores. Também sou jornalista e prezo muito por todos os valores citados.

    Acompanho sempre o BDI e com certeza é um espaço de credibilidade. Estou sempre atendo as informações do universo da Apple e vocês são sempre um excelente fonte.

    Vocês estão de parabéns pelo trabalho.

    Abraços

    Alexandre Alvarenga

  • Pedro Matulino

    Uhuuuu!!!
    E tudo isso com mais de 25% do ano pela frente ainda hehehe

  • Monty

    Incrível que o único comentário desse Felipe Bastos na história do BDI foi para proferir esta m…
    #kdFelipeBastos

    • kwan

      kkkkkkkkk é msm, cade o felipe bastos 😛

  • André

    Já que o Gruber já veio dizer que estava equivocado, eu gostaria de saber QUANDO o Felipe Bastos vai aparecer para dar a opinião DELE.

    😉

    • Daniel Alencar

      Também gostaria de saber! :-p

      • robert

        somos (2) então. 😛

  • Alexandre Luna

    Fiquei sabendo que ele está secretamente escondido junto com o iPad 3 lá nos EUA, mas o resto do mundo não sabe ainda!!!
    #kdfelipebastos

  • Daniel Alencar

    Parabéns iLex! Sempre acreditei neste Blog! Eu me lembro muito bem, como hoje, do dia em que começaram a falar que o iPhone não presta. Todos diziam a mesma coisa, não tinha um site(dos que gostam de falar da Apple para ganhar…. Aquele nome lá de acessos) que não dizia que o iPhone tem problema de antena e que deveriam fazer o recall. O iPhone não tem problema de antena, ele apenas é interferido facilmente. Depende muito do local onde vc esta, e da cobertura de sua operadora. Acompanhei o vídeo que o Blog postou daquele teste com as operadoras, e sei muito bem como funciona essas interferencias.
    Agora o cara chegar aqui, e sem nem siquer ter postado nada no Blog(aposto), e dizer que é apenas uma máquina de repetições, é com certeza uma “estupenda genialidade”.

  • Nestor

    KD Felipe Bastos? (2)

  • Quando é BDI e é Rumor já sei que vem certeza e credibilidade na informação. iLex não brinca em serviço!

  • dinho

    no twitter? #CadeVoceFelipeBastos

  • Waldomiro Reis

    Olá todos, olá iLex. Muito bom o texto, concordo com quase tudo.
    Infelizmente tenho que duvidar de você não ser um fanboy da Apple.
    Veja o seu Blog. Independente de ser sobre um produto da Apple ele segue algumas regras da empresa.
    Qualidade acima de tudo, só publica o que parece ser certo, não fica enchendo de penduricalhos e coisas inúteis nos posts para “mostrar serviço”.
    Posso até estar enganado quanto a vocês do BDI serem fanboys da Apple.
    MAS EU SOU FANBOY DO BDI.
    Abraço
    Obrigado pelo tudo que o Blog fez e faz até hoje.

    • Posso estar enganado, mas um fanboy da Apple NUNCA teria feito campanha para fazer ela olhar para nós e enviar os Bumpers, nem ensinado maneira de consegui-los via Portugal.

      O problema é que o pessoal acha que falar bem de alguma coisa é ser fanboy. Mas acho que pensar assim é muito limitado.
      Talvez confundam pelo fato de eu só falar de Apple aqui. Mas isso não tem nada a ver com “amor cego” e sim com foco, que é um dos segredos deste site ter chegado onde chegou.
      Gosto de outras marcas, como Canon, Coca-Cola e até sou fã do Google, se você quer saber (que é uma grande empresa e faz coisas muito legais). Mas nunca irei falar deles aqui enquanto não estiverem relacionados com o assunto principal do site: iOS.

      Pena, pena mesmo que a há quem não entenda isso, e se limite a achar que é fanboyismo…

      • robert

        cara e isso ai nossa que orgulho de frequentar esse blog #BDI (sou fanático por duas coisas Apple+BDI=♥)

      • robert

        blog com filtro + foco (ps: sem fanatismo) = BDI

  • Daniel

    iLex, você mudou radicalmente o contexto de “suposição estava obviamente errada”. Ele se referia à primeira suposição, de que a Apple lançaria um iPhone novo em junho. Não havia informação alguma (que eu me lembre) sobre um atraso do iPhone na época, e ela só está “obviamente errada” AGORA, que o mês de junho se passou. Ela está errada por observação de consequências, não por achismo ou análise de rumores.

  • Junior Busico

    iLex parabéns mais uma vez pelo excelente post. As vezes fico pensando o que pessoas como esse Felipe Bastos tem na cabeça. Eu posso discordar de uma opinião pessoal sua, o que é perfeitamente normal, mas ser agressivo em um blog, que o principal interesse é nos ajudar nesse mundo do IOS, não entendo. Sou fã do blog há muito tempo. Baixo vários programas e jogos para meu iPad 2 e meu iPhone 4 graças às excelentes matérias que você faz. Eu só tenho a agradecer a você. Não sei se você ganha alguma coisa com seu blog, além dos donativos que as pessoas fazem para manter o site no ar, mas se você ganha, faz por merecer, se não ganha, deveria, pois acredito que muitos aqui são cada vez mais fãs da Apple graças a você. Parabéns mais uma vez.

    Um abraço

    Junior

  • PG

    Ilex, parabens como sempre! O BDI continua sendo uma fonte confiavel de informacoes de qualidade sobre o mundo do iOS!

    Hoje mesmo um conhecido disse que eu nao deveria comprar o ipad 2 pq o 3 ja estaria saindo. Minha resposta? “visite o blogdoiphone.com.br e se informe por favor”

  • Clovis

    Belo texto, iLex. Mesmo às vezes discordando de coisas pontuais, não se pode colocar em dúvida a seriedade desse blog. Parabéns.

  • Francisco junior 

    Eu leio 99% das notícias do blog do iPhone, enquanto dos outros sites eu leio uns 10% das notícias. faz uns 30 post mais a maioria na minha opinião nao serve para nada. Eu comecei a ver o BDI a mais ou menos um ano e consigo contar nos dedos de uma mão as notícias inúteis(inúteis para mim, mais úteis para outras pessoas), foram umas três. [me imagine agora com uma mão de 26cm batendo em uma
    mesa barulhenta]

  • Felipe Bastos (Fake)

    Eu tô aqui e reafirmo tudo que eu falei sim, esse blog não é de nada!

    Eu sei o que eu falo porque sou filho do Steve Jobs e ele já me deu o Ipad 4,75 de aniversário! E vocês aí da terrinha ainda vão demorar pra conhecer o Ipad 3 (que tem abridor de lata e detector de fumaça como diferencial, vai ser um sucesso, eu sei porque tenho todos os modelos, um em cada cômodo da minha casa!)

    Quem são vocês pra falar alguma coisa? Eu sou filho do Jobs! #prontofalei

  • iLex, BRAVO!!! (aplausos)