Aplicativos

Aplicativo brasileiro lista procedimentos a se tomar em casos de emergências médicas

Emergências que envolvem perigo de vida são caso sério, onde qualquer minuto perdido pode significar a morte de um necessitado. Por isso, é muito importante estar sempre atualizado com os mais variados procedimentos a se tomar em cada caso e é por isso que a MedPhone, empresa especializada em aplicativos médicos, desenvolveu o Suporte Avançado de Vida.

O aplicativo lista uma série de procedimentos a tomar em caso de emergências médicas, explicando exatamente o que fazer em casos como arritmias, hipotensão, asma, acidente vascular encefálico e outros problemas.

     

Ele é voltado para profissionais de saúde (até porque indica medicinas a serem usadas em cada caso), mas contém uma área dedicada para não-profissionais, chamado de Suporte Básico da Vida, em que aconselha como agir em caso de parada respiratória de crianças ou adultos.

Importante ter sempre um desfibrilador por perto. 😉

Suporte Avançado de Vida está disponível na App Store (link) pelo preço de $5,99. Possui versão universal, se adaptando à tela do iPhone, do iPod touch e do iPad.

Se você estiver lendo este artigo assim que ele foi publicado, poderá tentar usar o código promocional KR3FTRPH39W6, e se for o primeiro, o aplicativo é seu. Se você ainda não sabe como usar os códigos promocionais, não deixe de conferir nosso tutorial.

Temos mais códigos, que distribuiremos em nosso Twitter. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tuaregue

    Se é para salvar vidas, devia ser grátis!

    • É, assim como os planos de saúde. Oh, wait…

      • Tuaregue

        Planos de saúde não salva vidas, só põe é a sua carteira mais vazia 😛

      • Leandro

        Plano de saude eh para matar, nao para salvar…

    • Francis

      Também acho, mas temos que olhar para o trabalho de quem fez por merecer o valor pedido.

      • Tuaregue

        DE acordo, ainda bem q muita gente não pensa assim, como aqueles jogos free bem elaborados e complicados de fazer q andam pelo applestore…

        • Infelizmente vivemos em um mundo que fica muito difícil comer sem ser remunerado pelo seu trabalho.
          O dia em que todos colaborarmos uns com os outros, o dinheiro for extinto e o seu trabalho for pago com a colaboração dos outros, aí sim teremos uma grande evolução moral e tecnológica, de graça. 😉

          • Tuaregue

            Pois é, espero q a pessoa não tenha o cumulo do azar de ter um acidente (toc toc toc) e ao pé dele estão pessoas com iphone sem esta app pq n compraram. 😀

            • Aconselho a quem quiser aplicativos gratuitos, que comprem um Android.
              Lá, o número de apps grátis é bem maior, o que está fazendo muitos desenvolvedores não investirem na plataforma, por não dar retorno financeiro.
              No mundo atual, é o dinheiro que manda, até mesmo para comprar uma coxinha de galinha no bar da esquina.

              Pedir para que o app seja de graça porque salva vidas é como achar que livros de medicina devam ser gratuitos e faculdades grátis para médicos, pois a comparação é a mesma.

              Gastem o protesto de vocês para lutarem por uma saúde pública decente, e não fantasiando que todo o aplicativo da App Store deva ser gratuito. Garanto que a briga será muito, mas MUITO mais nobre e proveitosa para todos.

            • Gigante.BA

              Caraça iLex disse tudo agora.

              Eu tb n entendo essa concepção dos usuarios de iPhone, iPads, iPods e MACs. A galera paga 800 reais num player de música e n quer pagar 2 reais em um programa! Que coisa ilógica e irracional é essa?

              Se quer chorar miséria e quer programas grátis, vá o Android, afinal tem aparelho de R$200,00 e uma pá de programa grátis.

            • Uia! iLex para presidente!!! ehehe

            • iLex,

              Concordo plenamente. Todo trabalho deve remunerado e de forma justa.

            • Felipe

              iLex.. eu acho que você está falando de algo que desconhece.. esses protocolos de emergências médicas, principalmente o BLS e ACLS são grátis, você pega o PDF facilmente na internet, assim como as diretrizes brasileiras de cardiologia e medicina de urgência.. Quanto ao seu discurso sobre capitalismo e faculdades e livros grátis prefiro nem comentar..

            • Felipe, já que você é tão sábio, pega todo esse material grátis da net, faz um aplicativo (pois ficou claro que você sabe como fazer, devido ao seu enorme conhecimento) e coloca o aplicativo de graça! Fácil!
              Ah, não sabe como fazer um aplicativo? Tem cursos que ensinam, 3.000 reais o básico. Ah, e você precisa também se inscrever como desenvolvedor, 99 dólares. Ah, e precisa ter um Mac, viu, porque não dá pra fazer aplicativo no Windows.

              Não vejo a hora de você lançar logo esse aplicativo gratuito, farei um grande artigo para promovê-lo. Ah, e não vou cobrar nada por isso, é de graça. 😉

            • Felipe

              Concordo que deva ser pago … Mas deveriam ter feito um free só com o suporte basico de vida eu baixaria só por isso mesmo..

          • Eduardo

            O mundo de Star Trek,criado por Rodenberry,é exatamente asiim!

          • iLex, eu como desenvolvedor sofri e ainda sofro com brasileiros que tem esta mentalidade que tudo tem que ser de graça, … Para eles, basta ter uma conexao de internet onde “baixa tudo de graça”, e a um passo de mágica o aplicativo está pronto… Por isso que nós desenvolvedores estamos cada vez mais animados com o mercado brasileiro … 

    • HAHAHA Que ridículo… falso moralismo 😉

    • JanjaBoy

      Os médicos também trabalham de graça quando salvam vidas?

      • Guelli

        As vezes sim. Um exemplo é o acidente que ocorreu agora na imigrantes, vários médicos que estavam no local foram salvar vidas e se não o tivessem feitos poderiam responder por neglicencia e, se fizerem algo errado, podem responder por imperícia ou imprudência. Outro exemplo é o médico que trabalha para o SUS ou até mesmo alguns planos de saúde, pois estas instituições nunca pagam o valor referente ao total de pessoas atendias , sempre de negam a pagar uma coisa ou outra.

    • Lucas Barbosa

      A fonte do texto voltada aos cidadãos não-profissionais de saúde é da American Heart Association. Totalmente gratuito e disponível com certeza em TODAS as línguas. Para quem ficou muito chateado de não ter o app e quer muito saber do que se trata, aqui vai (em inglês):

      http://circ.ahajournals.org/content/122/18_suppl_3/S685.full

      O nome dele é BLS (Basic Life Support, para adultos).
      Leia com cuidado e um dia alguém poderá ter a vida salva por você.

      Está com preguiça de ler? Sugiro a todos então que olhem apenas esse fluxograma simples. Espero que nunca precisem usar, mas realmente pode ajudar alguém, inclusive da sua própria família.

      http://circ.ahajournals.org/content/122/18_suppl_3/S685/F1.expansion.html

      • McKoe

        Grátis x Não grátis, não entendo.

        O app custa o preço de uma revista, que todo mundo compra sem pensar ao passar no caixa do supermercado. Joguinho que custa 0,99 é caro, “vou esperar ficar free”.
        Realmente não entendo. Pagou 1200, 1900 pelo celular, plano de dados, e todo o resto é caro…

    • Petronio Melo

      Medicina é uma das coisas mais caras da atualidade…
      Você tá por fora dizendo que “salvando vidas tinha que ser de graça”
      Qualquer livro de medicina BEM meia boca é mais de 200 reais

  • Só promoção de agilidade como essa que eu consigo, porque contar com a sorte não dá resultado. 😛

  • Richard

    quem usou o cod?

    • Tuaregue

      Eu usei no iphone e parece q passou, mas não descarregou nada, tb foi a 1 vez q usei uma promo…

    • Eu. 🙂

  • Poxa! Manda outro código promocional que fui o segundo!!! 🙂

    • José Henrique Kracik da Silva

      Como tu sabes q fosse o segundo ou não centésimo?!

  • Legal o app, bem til nunca se sabe quando vai precisar!!

  • Iuri Revez

    Vim tarde para usar o códico, mas mesmo assim obrigado. E concordo com o Tuaregue.

  • Vou começar a carregar um desfribilador no bolso…

    • Lucas Barbosa

      Olha, todo o conteúdo é baseado num grande “guideline” vastamente conhecido por médicos. O aplicativo nada mais é do que uma ótima organização e sistematização das ações a serem tomadas.
      Ligar para o 190 é a MEDIDA MAIS IMPORTANTE, pois é o desfibrilador que salvará a vida do paciente dependendo da arritmia que ele desenvolveu. As massagens e demais procedimentos servem para manter o paciente vivo com o mínimo de seqüelas possível.
      Ironizar o desfibrilador só atrapalha o entendimento das pessoas e dificulta que mais algumas vidas sejam salvas. Não é para ter um no bolso, mas saber que ligar para o 190 fará ele chegar até o doente e salvá-ló, quando possível.

      • Oxiela

        Liguem para 193 (bombeiros) ou 192 (ambulância/SAMU).
        190 é Emergência Policial.

        • Lucas Barbosa

          Sim, 193/192, mandei errado mesmo. Apesar de que deve haver alguma interligação entre todos.

  • Não consegui o código, mas já comprei o meu!
    Um aplicativo como esse é importante ter no iPhone, tipo o Socorro.
    Nunca usei (nem quero usar), mas se um dia precisar…

    • Fernando Itocazo

      Em alguns países os serviços de emergência são centralizados num único número, como o 911. No Brasil há estados que apesar de terem os mesmos números separados no padrão nacional (190 para PM, 192 Samu, 193 Bombeiro, 197 Civil, etc) todos levam a um mesmo centro de atendimento, como no Ceará, mas em São Paulo é tudo separado ainda, com pouquíssima troca de informação entre eles ainda. Que isso mude em breve.

  • Luiz André

    Realmente um app muito útil que ao meu ver cm todo app bacana tem ki ter o seu valor …. E eu nunca usei o código promocional kem sab um dia vcs colocam um pra todo mundo “tipo pra mim” poder experimentar o tal redem”código promocional” ner..?? Se ñ for please ajudem sou novo no mundo da maçã….

  • Alexandre Luna

    Vc compra o app e tá na rua caminhando, ae te dá uma nesgueira e vc cai no chão! o que fazer??

    • Chame um médico, ora! 😛

      • Alexandre Luna

        Só se for o SAMU, pq médico fica complicado. Mas esse é o ponto iLex, onde fica a utilização do app nesse caso? eu comprei pra ajudar alguém. pra mim só se estiver em casa, no trabalho entende? Mas como a vida nos prega muitas peças, vai ser justamente na rua, no meio da galera! outra: Valeu por me responder!!! vc nunca “falou” comigo. Sou seu fã iLex. 🙂

        • E eu sou o seu. 😛
          Começo a pensar que talvez eu não tenha sido claro no artigo, o que é preocupante. O app é para os profissionais da saúde revisarem seus conhecimentos, não é para eu e você (parti do pressuposto que não és médico) vermos alguém na rua e já meter o Ipad (desfibrilador) na pessoa.

          • Alexandre Luna

            Vc acertou! não sou médico, mas agora entendi sua mensagem!!! Obrigado por tudo.

          • Alexandre Luna

            Vc acertou! não sou médico. Mas agora entendi finalmente a sua mensagem!!! Pena que não tenho cartão internacional, por isso gostaria que tivesse uma versãozinha free. Obrigado pelas palavras.

          • Dorinhavasc

            Complementando que… ainda corre o risco de ser roubado 😉

  • Overlord

    Espero, sinceramente, que o conteúdo deste aplicativo não tenha sido apenas traduzido e tenha passado pela revisão de um profissional da área da saúde.

  • Carlos

    So de curiosidade… “Sugere medicinas” não seria “sugere remédios”? 🙂

    • Perguntas são feitas no fórum.

      • André Sotéro

        Rá!

      • Dorinhavasc

        Eira que essa foi boa!… 🙂

  • Alexandre Luna

    Só pra constar, o app realmente é útil num caso desses. E vale a pena pagar por ele. Mas numa situação dessas, não vai servir nunca.
    apenas a minha opinião. me corrijam se for o caso. 🙂

  • Vitor Wilher

    Boa tarde iLex, é isso mesmo to contigo em sua sabias palavras, e obrigado pelo promocodigo.

  • Pessoal,

    prestem atenção ao que está escrito no texto: o app é voltado para profissionais de saúde!
    Esse aplicativo resume protocolos médicos que não podem e nem devem ser utilizados por leigos porque dita condutas médicas, ou seja, quais medicamentos dar para o paciente, quais exames pedir. Como o próprio nome do app diz, “Suporte Avançado de Vida” é o que é feito pelos profissionais de saúde após o “Suporte Básico de Vida”, este sim o primeiro socorro prestado a uma pessoa na rua.

    O objetivo desse tipo de aplicativo é ajudar a nós médicos na hora de lembrar do “decoreba” da medicina: doses de medicamentos, algoritmos, sequência de exames, etc. Mas para se utilizar desses detalhes é preciso ter um conhecimento prévio, bem como estar em ambiente hospitalar.

    Sobre o preço do app, para um aplicativo médico esse até que é bem barato! Muitos aplicativos americanos ficam na faixa de 39,99 a 79,99 dólares! E às vezes comprar o app por esse preço ainda vale a pena porque é mais barato do que o livro impresso e os apps permitem você ter vários “livros” que cabem no bolso da bata/jaleco.

    Bom, é isso!
    E parabéns a iLex pelo blog: acompanho sempre! 🙂

  • Lucas Camargo

    Pô pessoal, esse app custa em média R$ 12,00, mais barato que um Big Mac, vale a pena pagar!!

    • JanjaBoy

      Concordo com você, mas para o pessoal médico ou estudante de medicina.
      Eu que trabalho com música, não faz o menor sentido comprar um aplicativo desses, mesmo que custe 1/2 sanduba.

      • 2, rs… Mas se saísse um Logic Studio para o iOS (sonhar é bom), seriamos os primeiros, rs.

  • Leandro

    Quero comprar esse app
    Mais onde comprar o Gift Card?

  • Cristiane

    Eu sou médica e gostaria de fazer uma crítica médica ao aplicativo.
    O atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória segue diretrizes internacionais conhecidas como ABC, sendo A=airway

  • Cristiane

    Continuando (publiquei o comentário incompleto): A=airway, B=breathing e C=circulation. Ou seja, os passos no atendimento devem obrigatoriamente seguir essa ordem: primeiro você verifica se a pessoa não tem obstrução das vias aéreas, depois reestabelece a respiração e por último a circulação. O guia do aplicativo está claramente fora dessa ordem, pedindo para iniciar a massagem cardíaca antes da desobstrução de vias aéreas e respiração. Eu não concordo com isso. Tenho outros aplicativos desenvolvidos pelo Renato Maranhão e sei que o trabalho dele é excelente e gostaria de ouvir dele o motivo dessa inversão. iLex, você teria um contato?
    Sinceramente, eu acho muito difícil para um leigo fazer um atendimento adequado a uma pessoa em parada cardiorrespiratória e minha opinião é que pessoas sem treinamento não devem tentar usar um desfibrilador. A coisa toda é muito mais difícil do que parece.

    • Carvalho

      Novas diretrizes sobre RCP de 2010 inverteu a sequencia do BLS para CAB (ao inves de ABC)… pois eh mais importante manter o fluxo atraves da massagem cardiaca ate verificar vias aereas…

      • Oxiela

        Sou PM de Minas Gerais e no nosso último treinamento nos foi ensinado que foi realmente invertido para CAB. Ressalto que o nosso treinamento é o BLS.

    • Henrique

      O leigo tem q apreder o BLS… e axo q todas as pessoas deviam fazer! E hj a sequencia eh CAB!!

      • Cristiane

        Ok, meu ACLS tem 15 anos, vou verificar! :P. Pessoalmente, não sei se concordo com essa nova diretriz. Mas a Medicina é a ciência das verdades transitórias…

        • Henrique

          Cristiane isso mudou pq hj se sabe que eh mto Mais importante vc suprir o cerebro com sangue do que perder tempo com ventilacao! Foi um estudo do american heart asso iation que definiu isso! Fiz o curso acls em agosto! Vale a pena vc fazer a reciclagem! Um abraco

    • TiãoGavião

      Eu nao tento nada, em lugar nenhum, nem diante de nada!! Nao sou médico.
      Diante do sangue ou do dito cujo tendo uma coisa:
      1. Correr..
      2. Cair duro
      3. Dedilhar no iPhone emergencia 190
      4. Espera ai, com sua artéria jorrando sangue que ja volto!!
      5. Te encontro na outra vida.
      🙂

    • Olá Cristiane, em 2010 a American Heart Association (AHA) que é a associação que desenvolve e aprimora o ACLS (advanced cardiovascular life support), alterou a ordem de A-B-C (airway, breathing, circulation) para C-A-B (circulation, airway, breathing), pois foi visto que o mais importante e que diminuia a mortalidade eram as massagens cardiacas. Além disso, a frequencia das massagens agora é de no minino 100 por minuto. Fora isso, tiveram mais algumas alterações, como a saída do uso da atropina, a saída do “ver, ouvir e sentir”…

      Eu recomendo você entrar no site do CIRCULATION e procurar o ACLS novo, as novas recomendações realmente são bem interresantes. De qualquer jeito, se tiver alguma dúvida pode entrar em contato conosco pelo [email protected]

      Obrigado a todos e espero que gostem, foi feito com muito carinho para sistematizar essas novas recomendações.

      • Madmediphone

        Vou comprar e me atualizar pois como a Cristiane meu ACLS esta defasado.

        • Gustavo

          Rs Quem postou foi da própria empresa?

  • Matheus

    Off-Topic
    Não era hoje que sai o beta 8 do iOS 5? Parece que aquele rumor não era de nada.

  • Henrique

    Sou medico e este aplicativo eh mto bom! Sei tudo que esta nele por anos de estudos mas ter sempre a mao foi um grande passo! Mto util para os estudantes de medicina! Parabens ao criador!

  • TiãoGavião

    Louvável e útil!!
    Legal fazer uma Traqueostomia com uma caneta no pobre coitado, kkkk

  • Claudio

    Comigo houve um problema quen nao estou conseguindo solucionar. Comprei a versão para ipad do app, fiz o download diretamente no iTunes ,porém aontentar sincronizar , só consegui transferi-lo para o iPhone. O que pode ter acontecido? Já chequei todas as id’s e a versão realmente era para iPad. Tentei comprar novamente , mas surge a mensagem de que a app já foi comprada e que devo sincroniza-lá pelo iTunes.
    Gostaria que me sugerissem alguma solução , pois realemente gostei muito do aplicativo e queria te-lo também no IPad.

    • TiãoGavião

      Tem alguma coisa estranha acontecendo com o iTunes esses dias, tbem me aconteceu algo parecido, depois foi normal. Outro, App Store for Mac, bugado que Deus me livre, aguardando a Apple!! 🙁

    • Cristiane

      Você tentou baixar através do Purchased?

      • TiãoGavião

        Piorou mais ainda;
        ele diz que ta instalado e nao baixa. No Mac, ele quer baixar ate o Lion novamente. Ta uma bagunça a App Store.
        Nessas horas nem me stresso, semana que vem olho pra ver como esta, kkkkkkk 🙂

  • Cheguei agora para minhas leituras (sim muito atrasado) e não posso deixar de parabenizar o iLex com essa forma de presentear seus leitores oferecendo um código promocional de surpresa.

  • Não vou precisar já tenho um desse que ganhei de graça.