Notícias

[rumor] Fábrica brasileira de iPhone/iPad já estaria pronta, esperando apenas a autorização do Governo

Após ter espalhado o rumor de que a fábrica brasileira de iPads iria atrasar, parece que a revista Veja mudou o discurso, noticiando agora que tudo estaria dentro do prazo na fábrica da Foxconn, ‘a ponto de começar a produzir’. Segundo a matéria, só falta uma autorização do Governo Federal para o início da produção.

Esta autorização enquadraria a fábrica no Processo Produtivo Básico (PPB), permitindo que a redução fiscal na fabricação de tablets. Outras empresas concorrentes já receberam a certificação.

O discurso da revista agora bate com aquele que publicamos aqui na última terça-feira, afirmando que, para a Foxconn, tudo está correndo dentro do prazo previsto, com o treinamento e seleção de profissionais para a fábrica, com alguns sendo capacitados na China.

Agora, deixando a Veja de lado, vamos tentar tirar nossas próprias conclusões: a Foxconn precisa que o Governo aprove a fábrica para a produção de tablets, mas nada impede, na teoria, que ela comece a já fabricar iPhones, pois eles não fazem parte da medida provisória.

Com a mudança de calendário de lançamentos este ano, a Apple tem como desafio abastecer a maioria dos países com o iPhone 5 até o início de dezembro, para a época de Natal (maior data comercial do ano). E só aumentando a produção (com uma fábrica complementar no Brasil) é que ela conseguiria dar conta.

Começando a produção brasileira em setembro, daria tempo para começar a abastecer o mercado internacional já a partir do fim do mesmo mês, ou início de outubro, o que evitaria as tradicionais faltas de estoques em épocas de lançamento. A parte ruim é que o Brasil não estaria necessariamente no primeiro lote de países, devendo receber mesmo só no final do ano.

Seja como for, tudo é rumor, até porque a Apple costuma mudar de planos antes de confirmar algo. Não temos outra alternativa a não ser esperar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados