Notícias

O que a compra de parte da Motorola pela Google tem a ver com o iPhone?

A notícia da compra da parte mobile da Motorola pela Google foi, sem dúvida, A notícia desta segunda-feira na blogosfera tecnológica. É ainda muito cedo para dar qualquer opinião mais sensata do que pode acontecer, afinal, nem todos os pontos do acordo foram esclarecidos. Mas pelo número de leitores que nos perguntam sobre os riscos que esta união pode trazer para o domínio do iOS, é possível pelo menos fazer um apanhado geral sobre alguns pontos interessantes.

Por que a Google comprou a parte mobile da Motorola?

Muitos se precipitaram em dizer que agora a Google vai entrar com força também no hardware e se transformar em uma grande potência, destruindo a concorrência (leia-se iPhone). Calma lá, não é bem assim que a banda toca.

Ao que tudo indica, a intenção da Google não é criar uma super empresa de celulares, até porque a sua atual fórmula para ter uma grande participação de mercado é justamente a parceria com diversos fabricantes, disponibilizando de graça o sistema. A Samsung ou HTC não iriam gostar nada se o seu parceiro de anos simplesmente escolhesse agora um só fabricande e deixasse os outros de lado.

Ou seja, na teoria, nada vai mudar muito: vários fabricantes continuarão usando o sistema Android em seus aparelhos, podendo adaptá-los como eles quiserem. Nem mesmo o smartphone Nexus (celular planejado pela Google, sem a intromissão de ninguém) terá fabricante certo. A Motorola, se quiser, vai ter que brigar junto com os outros para conseguir fabricar o aparelho de terceira geração.

Mas então, por que pagar a estrondosa quantia de 12 bilhões de dólares? (como diria o Saraiva, “12 bilhões é muito dinheiro!“).

Guerra de patentes

A explicação mais lógica até o momento para esta compra gigante seria a aquisição automática de aproximadamente 25.000 patentes relativas a tecnologias móveis, o que é bem estranho, visto que semanas atrás a própria Google estava de mimimi dizendo que não queria entrar nessa história de briguinha por patentes (até porque, com o que ela copiou do iOS, não teria como ganhar).

Pelo que parece, o mimimi é só quando ela perde. Quando ela ganha, aí pode.

E o iPhone e iPad, serão ameaçados com esta união?

Ameaçados pela Motorola? Há!

O tablet Xoom foi um verdadeiro fracasso de vendas, mesmo usando já o sistema Android. E o pessoal da Motorola não vai mudar a curto prazo, ou seja, continuaremos a ver o mesmo tipo de produto de hoje, sem muitos avanços (a não ser o fato de rodar Flash!).

A jovem “energia” do Google é bem diferente daquela da Motorola, que tem décadas de vida. Não é com uma simples compra que, de um dia para o outro, uma vai se tornar a outra. E o lance da Google não é fazer hardware; se ela resolver mudar isso agora, estará entrando em uma área que não conhece, o que sempre é arriscado no mercado competitivo de hoje.

Só a Google pode não ser suficiente para transformar a Motorola. Um exemplo claro disso foi a parceria que a própria Apple fez com a empresa em 2005, lançando o Rokr, o primeiro celular com iTunes. A tentativa era fazer um celular que tivesse o mesmo sucesso do iPod na época, mas não funcionou. A Apple teve que ela mesma criar seu hardware (o iPhone) para colocar toda a inovação que queria.

Então, o que vai mudar?

Eu não ficaria surpreso se, na prática, nada mudasse. A Google continuará com a parceria com vários fabricantes diferentes, o que significa que o Android continuará um sistema segmentado (justamente por essa liberdade dada aos fabricantes, que podem alterá-lo como querem).

Talvez mude apenas na guerra das patentes que, sinceramente, não diz respeito a nós, consumidores, que queremos apenas o produto pronto na prateleira, para decidirmos se compramos ou não.

Para usuários de iPhone, iPad e iPod touch, nada muda, pois felizmente contamos com uma empresa criativa e inovadora, que sempre nos surpreende com novidades a cada produto que lança.

A compra pela Google não mudará o fato de que a Motorola continuará tendo que correr atrás do atual sucesso dos dispositivos da Apple. 😉

Imagem: BGR

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André

    Googorola lol

    • Wellington

      Googorola lol²

  • Wellinton

    Legal, Apple sempre na frente! Todos competem com ela! Estão dizendo que o iPhone 5 não saira esse ano :O

    • leo

      disseram pq nego eh retardado, da msm forma que falaram que o ipad 3 sairia esse ano, tem cada pessoa q n da pra entender, sai esse ano sim , fica sussa

      • Ana

        Sai n Leo… esse ano n tem iphone! E querer comparar as estórias do ipad 3 e a novidade da apple em relação ao iPhone isso sim eh ser “nego retardado”!!! Fica sussa ai kra… abs

        • Ana, vai sair iPhone 5 este ano sim. Posso apostar com você.

          • Ana

            Na china já saiu! Mesmo assim… Te digo que nao sai! 🙂

  • Também acredito que nada mude do lado da maçã. Nem teria porque, né?
    Duvido um pouco, mas gostaria que o Google desse uma injeção na Motorola pra ver se ela acorda e faz jus ao Android.

    • TormenT

      tinham que dar um jeito na bateria da motorola isso sim, desde do razr v3 ja era uma merda, imagina com esse novos smartphones com wifi 3g etc…

      • Já fui um (infeliz) usuário de Milestone. Te garanto: a bateria só piorou.

        Sem exagero: a bateria vai de 100% até 40% em 4 horas EM IDLE! (sem hackear o telefone, com overclock e outros hacks chatos pra caramba esse número deve ir para umas 5 ou 6 horas, mas continua muito ruim hehe)

        • Acho que uma coisa que a Apple devia se inspirar em outros celulares para melhorar é a altura do som do iPhone. Os Nokias tem um som bem alto e bom, já o iPhone eu me decepcionei um pouco com a altura do som. Tive um Nokia 6265 e ele tinha um som bem alto, ainda mais se tapasse com a mão…

          • Leandro

            acredito que não, porque parte da cultura dos usuários do iPhone vem do iPod, usando assim um fone do ouvido. se quer um som alto compra um desses radinhos que vendem na feira, pra poder ficar ouvindo no onibues ou na rua andando… bem alto!

            • SandraMarize

              [2]

            • Não estamos falando de Cultura. Estamos falando de evolução e adaptação.

            • Bem Alto LOL!

          • Walter

            O Iphone quer, queiram ou não, foi feito para pessoas de bom gosto, tanto visual, tecnológico, quando execelente player que tem uma fidelidade jamais vista em um smartphone, se é que classificá-lo assim acho mero desmerecimento.O que esse super computador de bolso, faz entre milhares de outras coisas é reproduzir o som com uma pureza incrível, agora se vc quiser ouvir bem alto coloque um amplificador.
            O Iphone, como o Ipad, e qualquer produto da apple segue uma linha de pensamento simples, qualidade aliada à simplicidade e liberdade de escolha, o que muitos acham estar presos á um padrão, não passa de controle de qualidade.Só o Fone de ouvido do IPHONE já dá show com qualquer outro player.

            • iKoala

              Não estou falando só de ouvir musica, digo pelo fato de muitas vezes eu estar longe do iphone, receber chamadas e não ouví-lo.

            • Rodrigo D. Oliveira

              Logo se nota q vc ou não tem um iPhone, ou tem uma audição duvidosa.

              O fone q vem nele é ridiculo, tenho um Fone Philips desses de R$70,00 q é muito melhor q o original, e olha q estou falando de um fone barato.

              E o som externo é fraco mesmo, não sei, mas acredito q é pelo fato do smart ser bem fino, e por ter apenas um auto-falante, mas isso é chato nas ligações viva-vós ou nas chamadas q as vezes não se ouve.

            • Esse sistema de comentários! Nunca entendo pra quem foi a réplica!1! :@
              Mas respondendo o Rodrigo –
              Não entendi direito, o que você quis defender Rodrigo, você disse que quem não ouve o iPhone pode ter algum problema de audição mas no final diz que o som dele é baixinho mesmo… 😛
              Sobre o fone de ouvido eu acho ele bom até, principalmente pra trocar as músicas, tem um som bom, mas pra quem gosta de ouvir ALTO o fone de ouvido, arrebentando tudo os timpanos (não sei como escreve ayushgydgas), ele não é bom. Defendo o fato de o aúdio externo dele poder ser melhor em relação à altura.
              Só que fiquei na dúvida se a réplica foi pro Walter ou pra mim :S

            • Rodrigo D. Oliveira

              Foi pro Walter hehe. Ele diz q o fone da um show, e eu já acho ele ruim. Não sei se é pq eu to acostumado a ouvir em fones bons, mas eu acho ele fraco e caro.

              E tbm concordo com vc q deveria ser um poquinho mais alto o som externo dele.

    • Ai é a parte que eles dizem:
      – Maldito Steve Jobs! Mal podemos prever seus movimentos!

      • Rodrigo D. Oliveira

        kkkkkkkkkkk

        Kakaroto

  • DougCaragua

    Hahahahaha, perfeita a visão… Isso é o que de fato vai acontecer… Nada…

    E continuaremos felizes com nossos iGadgets superiores… 😀

  • “Apple que se cuide”

    Eu escutei e li isso o dia inteiro, se cuidar do que? São eles que estão se cuidando e tentando se preparar para algo que nem eles sabem direito como concorrer.

  • André

    Sinceramente acho que A notícia do dia mesmo foi o lançamento do app do Santander 😛

    • Caio

      AUHAUHAUHA concordo plenamente, com certeza foi o lançamento do app do Santander, tava faltando mesmo ! UHAHUAHUAHUA

  • Ruan Luiz Bernardo

    Ótima matéria! Ótima crítica! É claro q a Maça é megaaa superior! Por isso eu amo Titio Stev….rsrsrs…. :p

    • José Augusto Moreira Antunes

      Af… tranca a porta minino!!!!

      • JanjaBoy

        Hahahahahahahahahahahhahahahhahahhhahahahhahhaha……

        • Ruan Luiz Bernardo

          Hahahaha!!!! Totalmente irônico! A pessoa podia colocar essa ironia toda na inteligência,viver mais tranks sabe….ai ai….

  • Virtuamigtec

    A curto prazo ( 1 ano ) eu creio que nada mude, mais a longo prazo o Google terá nas nãos a possibilidade de fazer uma frente muito maior para a Apple. Eu vejo o iOS como o Lione do MAC e o Android como o Windows da Microsoft, onde o que vende muito mais pode nao ser o melhor e o que vende menos pode ser superior em diversos aspectos. Esta aí algo que eu nunca imaginei !!! Espero que isso só aumente o lado criativo da Apple.

    • Virtuamigtec

      Eu quiz dizer Lion do MAC e não lione ( maldita correção ortográfica ) !!!!

      • Marcus

        Sinceramente, eu prefiro q seja assim. O iPhone não precisa ser mais vendido pra ser o melhor, assim como o Mac. Deixem a maioria se batendo com o android e o iPhone como um produto mais exclusivo, seguro e, claro, muito melhor.

        • Cristian

          Bem lembrado Marcus ! Divido a mesma opinião.

    • iKoala

      Só vendem mais Android porque é um sistema livre pra qualquer um. Já o iOs é exclusivo para aparelhos Apple.
      Android – 49% das vendas
      iOs – 19% das vendas.
      Agora imagine se o iOs fosse vendido em qualquer aparelho, seria pelo menos 60 – 70% das vendas…

      • 60 – 70% bondade sua. Se iOS fosse livre pra qualquer um ia ser tudo iOS. Tá pensando que ia existir android ainda. O sonho de todo robo verde é morde uma maça!

  • Marcos

    “(como diria o Saraiva, “12 bilhões é muito dinheiro!“).” Risos.

  • Virtuamigtec

    Não acho que devemos torcer para que a Motorola não consiga evoluir após esta fusão e sim para que a Apple melhore ainda mais ao ponto de não receber investidas da concorrência, pois isso só força uma reação por parte da Apple que deve melhorar ainda mais e entregar algo ainda melhor do que sempre foi bom !!!

  • Talvez o q mude é a questão da atualização do Android nos celulares Motorola. Ou estou sendo mto otimista? Bem, p mim tanto faz. O q me importa é que o iOS 5 tá chegando!!! 🙂

    • Mônica Rangel

      Normalmente sou somente uma leitora anônima do BDI e quase nunca comento. Mas, depois que te axei aqui tive que escrever Robson ! Pode ser que a atualização do Android nos celulares motorola melhorem sim.

      • Opa! Valeu! 🙂
        E eu que quase nunca comento em posts, dessa vez comentei e ainda voltei p/ ler o resto dos comentários.

        Acho que custa mto pouco p/ a Google quebrar esse “galhão” para os usuários Motorola.
        A questão bateria, ficaria mais difícil, já que “teoricamente” Hardware não é a praia dos caras.

        MAS… como acompanhamos tudo isso de longe, tranquilos no iOS (em breve o 5), não muda nada. rs

        T+

  • Allan T

    Me desculpem, mas Flash não é avanço, é atraso!

    • Walter Martinelli

      Viva o HTML5!!!

  • Daniel Alencar

    Gostei do Googorola!

  • Nilo

    Se a Motorola melhorar, ótimo.
    Se as outras se mexerem, se o windows der certo em smartphones, tudo ótimo; nesse mercado, concorrência forte é saudável.
    É bom fungarem no cangote da Apple; teremos, sempre, coisas melhores e mais opções.

    • Alberto

      Uma pena que a grande maioria aqui não consiga enxergar isso amigo…
      Concorrência é a melhor coisa para nós, usuários finais.

  • Murilo Souza

    Pessoal, Lembrem-se que a Motorola foi pioneira em transmissões para celular e nos primórdios eles tinham os melhores aparelhos. Quem não lembra do velho “PT 550”. Aquele “tijolo” era o iPhone 4 da época. Outro fato é que a Motorola tem a melhor, ou talvez, seja a única a usar a tecnologia de rádio em seus aparelhos, como a tecnologia do Nextel. O fato é que a Motorola tem uma grande tecnologia em transmissão móvel. Foi pioneira e pode ter muita coisa boa nessas patentes…
    Acho que o Google esta antecipando uma grande manobra. Primeiro, adquirindo todas essas patentes, o Google pode “travar” alguma tecnologia, já patenteada pela Motorola, que a Apple esteja interessada em colocar nos próximos iPhones. Segundo, ela está de olho nessas patentes pra algum lançamento próprio ou em conjunto pra fazer frente ao iPhone. Discordo do iLex nesse ponto.
    Ninguem dá 12 bi de graça. Nesse mato tem cochorro… hummm…

  • Lukas

    Sabe qual o problema? è que eles criaram o android somente para competir e lucrarem.
    Jà o Iphone,foi feito com inspiração,dedicação,e tudo bem pensado,não é um modelo igual o android que foi feito de noite pro dia para competir,isso è que importa e tem graça.

    Eu particularmente prefiro o IOS mil vezes,a Apple è a única empresa que inova,e eu não quero fazer parte de android,tal sistema sem graça nenhuma,sò foi feito da noite pro dia.

    Quem sabe o Windows Phone da microsoft,esse sim,eu compraria para fazer companhia para meu Ipod Touch 4g. 😀

    • Virtuamigtec

      Poxa, dizer que a Apple é a Unica empresa que inova. Espero que vc não utiliza nenhum serviço do Google ( Gmail, Google Search, Youtube, Orkut, Google+, Google Earth, Maps, Blogger, Latitude e etc…. ) eu gosto muito da Apple como sistema operacional do MAC e do iOS e tb dos hardware mais no mundo da internet eu gosto pacas do Google.

      • Pierre Freire

        Eu concordo em dizer que a Apple não é a única que inova ( Eu acho que é que mais inova ) , mas vale dizer que o Google também não é o poço de criatividade que tanto falam.

        Youtube: Comprado
        Blogger: Comprado
        Admob: Comprado
        FeedBurner: comprado
        Gizmo5: Comprado ( serviços de telefonia )
        Android: Comprado

        Eu acho o Google fantastico mesmo é nas buscas. Não estou dizendo que o Google é ruim, muito pelo contrário, mas muita coisa foi comprada e não criada em Mountain View, e isto tudo graças ao sucesso das buscas.

        • Eles criaram também todo um sistema de publicidade na net que, mesmo se não foi ideia original deles, foi a galinha dos ovos de ouro. Hoje em dia grande parte da internet é financiada pelo Google e nisso eles fizeram história.

      • Rodrigo D. Oliveira

        Dizer q o Android foi feito da noite para o dia é um comentário infeliz. O Google comprou em 2005, isso significa q antes já tinha um bom tempo de desenvolvimento, e só foi lançado em 2007, e se não me engano foi só em 2009/10 que o android começou a fazer um barulho. Se isso é da noite para o dia. O que seria o iPhone, que se iniciou em 2005 e em 2007 já estava no mercado?

        • “Se não me engano” não serve como argumento.
          O projeto do Android foi alterado consideravelmente depois do lançamento do iPhone.

          • Rodrigo D. Oliveira

            Ta bom, “se não me engano ” não te serve como argumento, então com certeza em 2010 o Android começou a se consolidar, e fazer barulho.
            A questão não é essa na conversa, mudanças até o iOS já sofreu desde 2007, prova disso é o iOS5.
            Oq eu quis dizer q o android não foi criado da noite para o dia como o amigo ali em cima disse.

    • jean_ricart

      ” foi feito de noite pro dia” se informe mas sobre o android, não diga besteira ele foi feito 1 ano antes do iPhone

  • Gabriel Quadros

    Espero que a parceria de muito certo, que surjam produtos inovadores e de ótima qualidade. Assim a concorrência tem que correr atrás e o consumidor é quem sai beneficiado.
    Não consigo entender a visão de algumas pessoas que adoram fervorosamente a Apple e negligenciam as outras empresas.
    Existe um horizonte grande de novas idéias por aí, e saber reconhecer não diminui em nada a qualidade dos produtos da Apple, diminui sim, o seu conhecimento e sua experiência tecnológica. 😉

    • Concordo plenamente! Uma parceria dessas aumenta a concorrência e faz com que novas idéias sejam criadas de ambas as partes. Se o mercado estagnar, corremos o risco do iPhone se tornar o proximo IE6.

    • Tepple

      Concordo plenamente!
      Algumas pessoas colocam a Apple no céu, já fui usuário de Android em um Milestone 2,e minha namorada possui um galaxy s 2 que por sinal é super aparelho,alias chego até a achar que ele deixa meu iPhone 4 no chinelo.
      Não troco meus igadgets por nada,mais me irrita ver alguns imaniacos que nem sequer conhecem produtos de outras marcas criticando tudo que não é criado pelo titio Jobs!
      Pessoal a comida do vizinho as vezes também é boa!

      • Bom, sua relação com o seu vizinho é assunto particular, nós aqui não temos nada a ver com isso. 😛

        • Tepple

          Bela resposta!
          Ilustrou bem meu comentário!

          • Alexis

            se ainda fosse relacao com a vizinha poderia nos contar …

          • Tepple, não seja tolo de considerar uma brincadeira com fanboysmo. Acho que este Blog já provou que está longe de considerar a Apple santa ou perfeita, vide os inúmeros problemas que fazemos questão de apontar aqui (se não se deu conta, é porque não é leitor assíduo).

            Concordo que há comentários aqui um pouco descabidos, de gente que realmente gosta dos produtos da Apple e exagera na hora de expressar sua opinião. Mas você também teve espaço para expressar sua. Democracia é isso.

            • SandraMarize

              iLex,
              Parabéns pela clareza do seu posicionamento!

  • Gustavo

    Sou Apple fan, com vários produtos, inclusive o iPhone. E torço para que a concorrencia evolua. Que ganhara com isso seremos nos consumidores!

  • TiãoGavião

    Sempre quando surge uma dúvida, eu me pergunto?? O que eu faria!!
    Ir pra cima da Apple, seria minha resposta.
    É natural que isso aconteça, com a força do antigo nome da Motorola uma empresa Americana(eles adoram isso,kk) mais o Google que tá mandando nas buscas e o Android que tá começando a ficar maduro, não dúvido nada que a Apple em 2 ou 3 anos vá ter problemas bem sérios. Outra dica, comecem a comprar ações da Motorola.. 😉

  • Marceloooo

    Na própria página inicial do google, o mesmo se chama de homem:
    SOBRE O GOOGLE
    Parem de chamar o google de mulher!

    • Vá se informar melhor antes de cantar de galo. Senão pega mal para você, menino.

    • Virtuamigtec

      Poxa, em um assunto tão bom quanto esse para que todos possam dar suas opiniões e traçar idéias e tem gente tentando criar polemica por causa de um artigo ” O ou A ” Google não é homem e nem mulher o Google é uma empresa !!!! Uma empresa !!! Uma empresa …

    • Luís

      A Google = A Empresa Google
      O Google = O Buscador Google

      Assim fica mais fácil pra vc entender.

    • Thy

      O que será que O Microsoft pensa a respeito disso tudo?rs

  • Daniel

    Também acho muito estranho “a Google”.

    Antes que falem “mas é a empresa Google”, não acho que seja justificativa. Afinal, alguém aí fala “a carrefour”?

    • Sinceramente eu também acho. Mas nós aqui não temos nada a ver com isso, até porque o Blog é sobre iOS. 😉

      • Daniel

        Sem dúvida, iLex.
        E mesmo assim, prestigio muito o blog.

        Continuem o excelente trabalho! 🙂

    • Felipe Ferreira

      Talvez pq ele seja UM e não UMA supermercado.

  • Vladimir

    o celular da motorola feito em parceria com a Apple foi o ROKR E1 e nao o RAZR, ele vinha com iTunes e podia tocar somente 100 musicas, por causa do acordo feito com a apple para nao atrapalhar as vendas do iPod.

  • Cristian

    Podem comprar o que quiserem…eu continuo usando iOS 😉

    • É, errei nos trocadilhos. 😛

    • Maycon

      (2)

  • Phelipe

    O primeiro celular com itunes se chamava ROKR, eu sei porque tinha um. Nunca funcionou direito com o iTunes.

    http://www.gsmarena.com/motorola_rokr_e1-1273.php

  • TiãoGavião

    Deu a noticia agorinha no jornal da Globo que a(o) Google afirmou que a intenção é o mercado de telefonia, portanto…

    • Se deu na Globo…

    • Phelipe

      A globo noticiou corretamente, pois a Motorola é uma empresa cheia de divisões, e no caso o google levou a Motorola Mobility onde ficam os produtos para consumidores finais que conhecemos. Portanto a divisão de radios corporativos, antenas e infra-estrutura, continua tudo separado.
      Faz sentido comprar a Motorola, afinal Samsung é grande demais para o Google ( e não está a venda), e a HTC já tem dono: Microsoft.

    • TiãoGavião

      So repassando o que deu na(no, ne, ni, no, nu) Globo!! Devem ter checado a informação com a( e, i ,o ,u) Google, 😉

  • Luis Henrique Mello

    Ótima matéria. Concordo com tudo dito, acho bastante difícil o Google jogar pra escanteio as empresas que fizeram hoje o Android ser o sistema móvel predominante.
    E iLex, uma pequena correção somente: o celular da Motorola com iTunes foi o MotoROKR, que por sinal eu tive, na esperança de ter um celular com iPod 😛

  • “A explicação mais lógica até o momento para esta compra gigante seria a aquisição automática de aproximadamente 25.000 patentes relativas a tecnologias móveis” agora eu tenho que decidir em quem acreditar no bdi ou no jornal nacional que disse que são 17 mil patentes, ta confuso mano :/

    • É, quem tem que decidir é você.

    • Quem diabos é o “Jornal Nacional” para contestar o blog! As operadoras são um ÓTIMO exemplo de como as pessoas erram no quesito tecnologia, o próprio “Jornal Hoje” (da Rede Globo) chegou a dizer que quase TODAS as páginas .php eram vírus!

      • Tá, não é bem assim também.
        Os dois estão certos. Mas o Blog incluiu, além das 17.000 que a Motorola JÁ TEM, mais as 7.500 patentes que ainda estão em andamento esperando aprovação (mas que a Google está de olho). 😉

  • Mamede

    O que nunca vou entender são as pessoas que dizem: – ACHO O GALAXY S2 MELHOR QUE O IPHONE 4. Sejamos racionais, se vc esta comparando um aparelho lançado em 2010 com outro Dual Core 1.2 tela 4.3 e blá blá blá, lançado em 2011, já se sabe que o i4 e muito superior. O correto seria esperar pra comparar com o i5, mas aí nem o S3 será superior 😛

    • Tepple

      Não é uma comparação!
      Apenas acho que outras empresas também produzem gadgets com qualidade e inovação!

  • Acho que jamais vai parecer e muito menos superar o sistema iOS ;D

  • Milena

    Li em algum lugar. Falando sobre essa compra, já começava falando que o IOS em alguns anos vai estar ultrapassado! Que a plataforma do futuro vai ser a do android! oO

  • Leandro 222

    Pra mim o google vai entrar sim no mercado movel pra valer, já compraram a Motorola,se fizerem um
    acordo com a galera do DEV-Team ai sim vai vim um super sistema movel que nem a apple vai entender.
    O IOS é muito bom no presente será que vai ser imbativel no futuro?

  • dinho

    Eu recebi uma corrente dizendo que se eu não passar uma corrente para 300 pessoas o google vai dominar o mundo com a motorola assim como ele tentou com o Buzz, google wave, orkut…..

    • Marcel

      Acho que você nunca usou o buscador do Google nem o Google Maps, né?

  • Thiago

    “…continuaremos a ver o mesmo tipo de produto de hoje, sem muitos avanços (a não ser o fato de rodar Flash!).” Ri muito com essa colocação.
    Quanto sarcasmo… huahuah.
    Excelente matéria iLex.

  • Alex iPilot

    Ninguém gasta tanto dinheiro para não mudar nada… Nem o/a Google…

  • Ruan Bernardo

    Tá galera,com todo esse blá,blá,blá sobre a ou o Google,estamos perdendo um pouco o foco q seria Apple pow….pra mim,não interessa se a Google vai virar um monstro do Vale do Silício ou uma porcaria de fundo de quintal,minha expectativa é o novo IOS 5 e continuar comprando produtos da Maçã,já tive Android,Symbiam e o único q presta é o IOS!

    • Aniello

      Ah, sim, quanto ao reto da matéria, concordo perfeitamente. Não é a aquisição da Motorola que vai fazer o Android superar o iOS. Mas com certeza vai servir para melhorar o android.

      E a Google não é uma empresa que para quieta. Vai continuar investidno no android, e pesado. E isto é ótimo para qualquer usuário de smartphones e tablets, não importando qual a empresa de preferência.

  • Gabriel

    qm sabe a google nao lance algum celular com mais novidades, e isso faça com q a apple crie um iphone com essa funçao AINDA melhor do q o q a google criou..

  • Jayme

    Acho , que a curto prazo não muda muito, porém essa aquisição , poderá ser muito bem aproveitada pelo Google . Tenho iPhone desde seu lançamento , e ate hoje sem duvida e o melhor , já ate experimentei galaxy s , e vi evoluções na concorrência , e pra isso que torço , ou seja o que me importo na aple

  • Cristiane

    Bom, eu não entendo nada disso tudo, mas a impressão que tenho é que a concorrência é um ótimo combustível para as empresas se mexerem e produzirem produtos cada vez melhores para nós.

  • Clovis

    No fim das contas, todos ganham com isso.

    Já esse negócio de liderança e qualidade garantidas, sei lá. Pode ser, pode não ser. Essas coisas mudam muito rápido. “Maldito mercado, mal posso ver seus movimentos”.

  • Marcel Souza

    O Google não fez uma compra dessas sem um plano de pelo menos 10 anos. Aguardem um bombardeio pra cima da Apple. Anotem esses nomes, Larry Page e Sergey Brin: um dia vamos nos ajoelhar perante eles!!

  • Milena

    Off-topic; alguém viu a promoção da Tim? Por 127,00 ou algo perto disso, mensais claro, vc leva o IPhone 3GS de graça!

  • Fabiana

    Olha,

    Tenho dois iPhone 4 (branco e preto), um IPad 1 e um Galax S e, na pratica, não vejo diferença entre os dois sistemas não… A velocidade de entrar na net, baixar arquivos se existe diferença é imperceptível. A única coisa que tenho a falar eh que: quando estou naquele engarrafamento entediate ou numa fila de espera, com o Galax S tenho um a TV para me distrair rsrsrsrs

    • Com o iOS você tem um sistema beeeeem mais intuitivo e um número maior de apps! Pra mim, isso já é um “Fatality!”.

  • Aniello

    Realmente não entendi o tom de “fiquem tranquilos, nada vai mudar para nós usuários de iOS”. Nenhum monopólio é bom, pois acaba sendo um fator que estagna o mercado, mesmo um mercado tão dinâmico quanto o de tecnologia.

    Eu gosto da Apple muito antes do iPhone, e considero uma das empresas mais interessantes e simpáticas do mercado. Mas também gosto da Google, uma empresa jovem que tem um perfil inovador similar ao da Apple.

    O suceso do Android foi muito bem vindo. Sim, o Android é um sucesso, e bem grande, em especial no mercado de smartphones de menor custo. O iOS continua liderando o mercado de portáteis, mas o Android rapidamente assumiu o segundo lugar, atropelando os veteranos Windons Mobile e Symbian. E se não fosse por isto o maior concorrente do iOS ainda seria o iOS jailbroken, e teríamos muito mais lentidão nas inovações. Quando a maior ameaça ao iOS era o jailbreak, vocês se lembram como demorava para a Apple “fazer o óbvio” e liberar funções como copy e paste?

    A diminuição do monopólio da Apple no mercado de portáteis está sendo tão sadia como a diminuição do monopólio do Windows nos PCs. Com o recente fortalecimento do MacOS e Linux tivemos uma pressão sobre o Windows que levou a boas melhorias (e também o lançamento errado do Vista, mas o Windows 7 ficou fechadinho).

    E se o Android ficar mais forte, se a Google usar a Motorola para gerar uma boa concorrência ao iOS, isto será ótimo para nós. Não me interessa ter um produto com maça atrás nem ter um produto da empresa líder. E empresa não é time de futebol para termos fidelidade.

    Que venha os googorola vitaminados! E se forem melhores que um iPhone, maravilha. Se o melhor smartphone do mercado não tiver a maça mordida, isto por mim não será um problema. E só o fato de podermos escolher entre Android e iOS já é um senhor avanço.

    • iJE

      Concordo, uma concorrência saudável e equilibrada é sempre benéfica para o consumidor.

  • Oliveira

    Duvido que eles investiriam 12 Bi para nada mudar , a apple e lucrativa e eles querem uma fatia desse mercado , mais para isso precisam parar de apenas fazer copias das idéias Apple .
    Se isso for para aumentar a concorrência sera bom para nos , os consumidores .

  • Wasgner

    O quê 12 bilhões? E fazer com que A ou O Google chegue aos pés da Apple em telefonia? “Fazia não Saraiva… Fazia não?!”

  • Wagner Carvalho

    Tiro meu chapéu pela sua eloquência (apesar de não usá-lo) e concordo com cada palavra sua. Nada muda. O grande sucesso da Apple é a exclusividade. E tenho dito!

  • Thy

    Pessoas preocupadas com os riscos que isso pode trazer para o iOS? Pelo amor de deus quem mandou e-mail ou está preocupado com o futuro do iOS tem que tomar rumo na vida..é brincadeira, não é possível..(a não ser que estas pessoas sejam acionistas, o que é improvável) Acho que ganham iDevice do papai, são fãs de Restart e chamam os amigos de miguxo, só pode ser…Não se esqueçam…somos CONSUMIDORES!!! É cada uma…

  • b3ck3r

    Tem muita gente cega e de mente fechada pessoal, não dá pra dizer que o Android não inova tbm, já tive um milestone claro com hardware inferior ao iPhone 4 meu atual aparelho que por sinal me satisfaz muito e me surpreende na qualidade e criatividade dos apps, porém graças a concorrência Android, que já tem a muito tempo atualizações OTA que iremos ter no iOS 5, pq depender do computador pra atualizar o sistema convenhamos que não é nada inovador… Torço para que a concorrência seja forte para termos cada vez mais um iOS com medo em busca de novidades e melhorias! Abraço

  • Eddie

    Offtopic -> “A Google” soa pra mim exatamente como quando se referem a um certo carro como “A UNO” : Bizarro.

    Ontopic -> Motorola? A marca de celular mais porcaria que já existiu. Tenho aversão à. Sistemas horríveis (Android é coisa nova), bateria que não dura NADA e aquele barulho super incômodo de bateria fraca (que tocava por horas) que era impossível de desabilitar. Tenho pena de quem precisa usar Nextel que, por muitos anos, foi sinônimo de só poder usar motorola.

  • Marcel

    Tenho iPhone, Macbook, acho os produtos da Apple superiores, mas vejo muita gente cabeça fechada demais comentando… Santo pai… Entendam pelo menos que a concorrência é boa para todos. Se o Google ameaçasse a superioridade da Apple, melhor ainda para os usuários de iPhone. Estar no topo sem ameaças não traz grandes revoluções.

    Quanto ao texto, não concordo muito com essa parte: “Pelo que parece, o mimimi é só quando ela perde. Quando ela ganha, aí pode”. iLex, sei que na guerra do mercado vale tudo, mas seria melhor a Apple melhorar o seu produto (que já é superior) do que ficar tentando derrubar o Android. Além disso, o Google reclamou, claro, mas convenhamos que burrice maior seria ficar de braços cruzados esperando o Android acabar. Você nunca reclamou de algo e depois entrou nas regras do jogo?

    É isso… Espero que o Android, a Googlerola e o que for venham com tudo, porque aí o iPhone fica ainda melhor… A galera aí fica só preocupada em ter o melhor celular pra mostrar pros amiguinhos do que melhorar o que já tem.

  • Paulo Cysneiros

    Só é bom pra gente, imagina um Android bem melhor. Essa manobra provou que a Nokia não devia ter se rendido ao Android e foi o que fez, quer queira ou não, foi uma rasteira pra Sansung agora que a Google irá botar o time da casa pra jogar.

  • Lucas

    Vocês do Blog disseram que o Android copiou, mas acredito que há coisas que serão o inverso.. rsrs o OTA, iCloud já existe no Android..

    • iCloud no Android, fandroid? Não exagere. 😉

      E como já foi dito aqui, os fandroids todos estão felizes da vida que a Apple resolveu adotar algumas ideias SÓ AGORA, depois do Android ter se reconstruído todo em cima do iOS. Isso não apaga os pecados do passado, gafanhoto. 😉

      • Eric

        Não sei se vcs sabiam. (Apesar de ter um iPad e iPhone) o Android já tem um serviço beem similar ao iCloud. Sincroniza tudo na nuvem em sua conta do Google. Beeem antes q o iCloud.

        • É diferente, Eric.
          O que o Android sincroniza são as contas do Google: contatos, calendários e email. Mas isso o iPhone (com contas do Google) já faz bem antes do Android. 😉
          O iCloud vai um pouco mais além, aconselho você se informar melhor, porque ele é bem interessante. 😉

          Sabe, não acho o iOS perfeito e ainda tem muito que melhorar. Mas aí crucificá-lo e ficar achando desculpinha furada para dizer que está copiando do Android, aí já é um pouco demais. Aconselho também estudar sobre a história do Android, e ver como ele estava planejado ser antes do lançamento do iPhone. Talvez você se surpreenda com o que verá. #ficadica

          • Eric

            Da pra sincronizar apps, e fotos inclusive… Musicas… E tem ums vantagem, não precisa puxar a musica toda… Da pra ouvir em streaming… Eu tbm não sabia disso… Fiquei sabendo esses dias…

            • Eric

              Conheço bastante a história dos sistemas, tenho um iPad, tive um iPhone 3GS e meu iPhone4 vendi essa semana. (Aquele do Gevey lembra?) Vendi para nao perder muito valor e comprar o iPhone5 um tempinho depois q lançar..
              Na minha opnião, o iOS é ótimo porém o Android também é, não da pra despresar mais não.
              Uma coisa q tem q melhorar no iOS é o multi-tarefas. No Android a fragmentação tem q acabar e algo do tipo (que algum profundo conhecedor do Android deve saber).
              Abraço.

  • iJE

    Espero sinceramente que com essa compra a Google “arrume a casa” da Motorola e a faça recuperar a imagem de inovadora que ela teve na época dos celulares analógicos.

    Comprei um Milestone e fiquei decepcionado com a quantidade de bugs que o aparelho tinha. Mas o que me espantou mesmo foi o descaso da empresa em relação aos defeitos (querem correções? Compre o Milestone 2). E também com a política da empresa de não atualizar os aparelhos, como se ainda estivéssemos na época dos firmwares que nasciam e morriam junto com o celular.

    Enfim, foi graças à Morolora que eu estou desistindo do Android e indo para o iOS (estou só esperando sair o iPhone 5 para isso).

    • Cara, quando comprar seu iPhone 5, dá uma “mudada” nessa foto… Muito feia 😛

  • Bruno Ferrari

    Olha, pra ser sincero, acho bom todos prestarem atenção numa coisa: essa história de patentes é bullshit! É como uma empresa comprar a Apple e dizer que era só por causa da arte das caixas, que sao bonitas e nao podem ser copiadas. A Motorola ja foi varias vezes a maior fabricante de celulares do mundo, inclusive sendo a primeira a fabricar aparelhos de fama internacional, como os antigos tijorolas, os startaks e etc. A Google lança na emprensa essa história de patente OBVIAMENTE para acalmar os outros fabricantes de androids, maiores parceiros de seu braço mobile, mas é infantil demais achar que, tendo todo o know-how da motolora na mão, podendo fazer um hardware que trabalhe perfeitamente com o software, como é o maior concorrente deles, a Apple, eles vao deixar essa chance passar!

    Pode anitar aih pq esse post é uma profecia: dentro de um ano e meio veremos:

    – Googlorola com o “iPhone Killer” definitivo,

    – Samsung e demais migrando para Windows Phone 7

    – Compra do Symbiam por alguem e tentativa de revitalização desse

    – Apple ainda na frente com o iPhone 5.

    E tenho dito!

    • Lucas

      Concordo com sua parte final.. gosto do google.. só acho ele pela sua historia um pocuo “traira” onde faz milhares de parcerias, e do nada adquiri uma empresa e comeca a fazer por conta.. Nao duvido que ela tente fazer como a apple .. um sistema final com aparelho proprio rodando perfeitamente como ios.. deixando claro nada contente uma samsung e demais empresas que utilizam o android.. masss .. vamos ae esperar o ios 5 com icloud e iphone 5 …

  • Leandro222

    Motorola vai vim o aço
    Aguardem

  • Ryu

    Sério!

    É muita inocência achar que o google comprou a motorola por comprar. Podem esperar que o Google vai sim, investir pesado em tecnologia móvel.

    Não é “se cuida Apple” é “se cuida todos”

  • Aniello

    Sobre o debate de gênero (o Google ou a Google) a primeira coisa a lembrar é que Google nāo é nem “he” nem “she”, é “it”. Mas como no português nāo temos o terceiro gènero, temos que dar algum “sexo” para o troço. Como a princípio Google nāo é nem masculino nem feminino, o que vai definir o gênero é o costume.

    E aí a coisa varia. Mas normalmente nome de empresa vai pro feminino mesmo. A Apple, a Microsoft, a IBM, a Motorola, a Nokia, a Intel, a Ford, a Volkswagem, a Ambev, etc. Porque seria entāo o Google?

  • Estevão

    A única ameaça em potencial que eu acho para o iPhone é o Sansung Galaxy e o Galaxy 2. Se o Google tivesse comprado a Sansung ai sim dava pra sentir um certo medo de superioridade por parte da Sansungoogle.

    Lembrando que até a Apple compra produtos da Sansung para usar nos iPhones, iPads, etc…

    Mas ainda fico a pensar no que a Motorola e o Google podem trazer de bom para nós consumidores, além do que eles já tem feito até o presente momento. Vamos esperar pra ver!!!

  • Renan

    Adoro ler o blog, mas acho que as vezes os comentários são extremamente tendencionistas!

    A APPLE tem medo da concorrência sim, senão ela nem se preocupava em brigar com a samsung por algo tão besta. A concorrencia é ótima pra nós usuários e faz com que a apple evolua sim, ou acha que a ideia do NOTIFICATION do iphone5 veio da mente poderosa do nosso ditador JOBS?

    Eu sou usuário de ANDROID e iOS! Ambos tem suas vantagens, acho que devemos abrir a mente pra tudo, quem está por cima hoje, pode estar por baixo amanha.
    Não podemos ter todos os ovos num mesmo cesto. E temos que incentivar a concorrência sim, para que tudo tenha sua evolução, pois se a APPLE nao tivesse concorrência à altura, estariamos parados na versão 2 do iOS…. 😉

  • Rodrigo

    Bom, para mim faz pouca diferença. Hoje para mim, o iPhone atende melhor minhas necessidades. Mas se amanhã a Google ou Motorola ou quem que seja entregar um produto melhor simplesmente troco de aparelho.

    • Rodrigo D. Oliveira

      Será? Vc conseguiria abandonar todos os seus aplicativos e musicas do iTunes?

  • Raphael Braga

    Enquanto isso os consumidores ficam para trás… Lançam um aplicativo, você tem um celular de ponta, mas olha só: teu sistema operacional não é atualizado nos conformes do mundo iOS.

    “Caramba! Milestone 2 com android 2.2 fail! Sorte que começaram a alterar a rom com android 2.3! Enquanto isso vou tentar usar no cel da minha esposa!!”
    http://www.ovelho.com/content/minecraft-para-android#comment-34101

    É…

  • b3ck3r

    Acredito que justamente pelo milestone ter decepcionado alguns usuários de Android devido aos seus crashes e bugs que foi um dos motivos de eu migrar para o iOS que a Google deve ter despertado o interesse em comprar a motorola, afinal quanto mais leve o sistema puder ser melhor ainda será seu desempenho em celulares com hardware superiores como é o caso do samsung galaxy. Com certeza, a Google esta interessada em ampliar seus horizontes e entrar firme no mundo mobile afinal a samsung já mostrou ser aliada da google a tempos naquela briga de patentes com a Apple afinal ela que produzia toda tecnologia para a Apple com a Foxconn. Claro que a Apple sempre nos surpreendeu com o seu design inovador e minimalista, assim como melhorar algumas idéias já existentes fazendo com que muitos achem que a idéia veio do titio Jobs… Pois é tiro meu chapéu pra Apple até pq gosto muito dos seus produtos, mas não a idolatro tanto pois curto e muito o que a Google faz Tbm… Cada empresa tem seus méritos, mas com eh impossível todas se unificarem espero que continuem sejam brigas saudáveis e todas continuem proporcionando ótimos produtos como atualmente!!!

  • Fabio

    O Google está de olho é no mercado de TV a cabo dos EUA, filhotes.

    Todo decoder é Motorola. Agora é só trocar o firmware dos bichinhos e passar a resgatar dados dos assinantes.

    Nao estranhem se em alguns anos tivermos AdWords como de youtube no meio da sua serie.

    Abs,

    • Rodrigo D. Oliveira

      Se eu não me engano a Google só comprou a parte Mobile da Motorola.

      • [2]
        Que eu saiba também ela comprou só a Mobile Motorola e não ela por completo também… 😛
        Se fosse ela inteira por só 12 bilhões teria sido barato demais hein…

  • Sou Apple maníaco desde meus antepassados. Mas todos nos temos que admitir, falta muito pouco para o android dominar o “mundo” a Google já era dona dos maiores serviços do mundo(YouTube,Gmail e etc…), tem um sistema (android) que é +ou- mais já é o 2 melhor na minha opinião. Tem muito dinheiro e são criativos. Com mais algum tempo eles já estão melhores. Torço para que apple não pare de inovar e surpreenda no iPhone 5 e iPad 3. A Google esta crescendo absurdamente!

  • Sniper

    O modelo da Google para o Android sempre foi um #epic #fail e o que eles estão tentando evitar eh o fracasso completo, ou o holocausto: http://bit.ly/nnPyE6