Quem usa máquinas fotográficas DSLR (também chamadas de Reflex) da Canon ou da Nikon, vai gostar de saber que é possível controlá-las à distância através do iPhone e até mesmo do iPad, com o aplicativo DSLR Camera Remote, da onOne Software.

Com o aplicativo, o iOS se transforma em um verdadeiro controle remoto da máquina. É possível não somente tirar a foto, mas visualizá-la e realizar ajustes como foco, asa, abertura do diafragma, exposição, balanço de brancos e alguns outros, sem precisar estar atrás da câmera.

Ele funciona pela rede Wi-Fi, através de um programa servidor instalado no computador (compatível com Windows e Mac OS). A máquina é conectada ao PC, o que permite a manipulação pelo iOS.

A função Live View permite que você veja na tela do iPad/iPhone a imagem da câmera, em tempo real, para que você tenha certeza que está tudo certo antes de tirar a foto. O Live View também funciona com vídeos, o que é ideal para quem precisa filmar a si mesmo e ter controle da máquina.

Há diversos outros ajustes que os fotógrafos mais profissionais poderão aproveitar, como fotos em série e em intervalos pré-definidos. Ele é compatível com diversos modelos de câmeras, cuja lista pode ser vista aqui.

O aplicativo não é Universal, tendo uma versão HD especialmente para o iPad. Obviamente, por possuir uma tela maior, o iPad acaba sendo uma ferramenta melhor como controlador da câmera, mas a versão para iPhone/iPod touch também funciona perfeitamente, com todas as funções da versão para o tablet.

As aplicações para a ferramenta podem ser das mais variadas possíveis, como por exemplo, este fotógrafo que tirou fotos de um casamento de um ângulo completamente diferente. E ainda podia controlar a máquina mesmo estando fora do prédio. Confira (em inglês):

DSLR Camera Remote está disponível na App Store em duas versões: a Professional Edition ($19,99 – link) para iPhone/iPod touch, a versão HD ($49,99 – link) para iPad. Quem quiser testar, há uma versão gratuita (link), mas não possui o Live View e nem é possível alterar os ajustes, porém já serve para dar o gostinho. 😉

O preço não é dos mais baratos, mas sem dúvida vale muito a pena para quem trabalha com fotografia.