2011AplicativosARQUIVO

Aplicativo permite controlar sua câmera DSLR direto no iPad ou iPhone

Quem usa máquinas fotográficas DSLR (também chamadas de Reflex) da Canon ou da Nikon, vai gostar de saber que é possível controlá-las à distância através do iPhone e até mesmo do iPad, com o aplicativo DSLR Camera Remote, da onOne Software.

Com o aplicativo, o iOS se transforma em um verdadeiro controle remoto da máquina. É possível não somente tirar a foto, mas visualizá-la e realizar ajustes como foco, asa, abertura do diafragma, exposição, balanço de brancos e alguns outros, sem precisar estar atrás da câmera.

Ele funciona pela rede Wi-Fi, através de um programa servidor instalado no computador (compatível com Windows e Mac OS). A máquina é conectada ao PC, o que permite a manipulação pelo iOS.

A função Live View permite que você veja na tela do iPad/iPhone a imagem da câmera, em tempo real, para que você tenha certeza que está tudo certo antes de tirar a foto. O Live View também funciona com vídeos, o que é ideal para quem precisa filmar a si mesmo e ter controle da máquina.

Há diversos outros ajustes que os fotógrafos mais profissionais poderão aproveitar, como fotos em série e em intervalos pré-definidos. Ele é compatível com diversos modelos de câmeras, cuja lista pode ser vista aqui.

O aplicativo não é Universal, tendo uma versão HD especialmente para o iPad. Obviamente, por possuir uma tela maior, o iPad acaba sendo uma ferramenta melhor como controlador da câmera, mas a versão para iPhone/iPod touch também funciona perfeitamente, com todas as funções da versão para o tablet.

As aplicações para a ferramenta podem ser das mais variadas possíveis, como por exemplo, este fotógrafo que tirou fotos de um casamento de um ângulo completamente diferente. E ainda podia controlar a máquina mesmo estando fora do prédio. Confira (em inglês):

YouTube video

DSLR Camera Remote está disponível na App Store em duas versões: a Professional Edition ($19,99 – link) para iPhone/iPod touch, a versão HD ($49,99 – link) para iPad. Quem quiser testar, há uma versão gratuita (link), mas não possui o Live View e nem é possível alterar os ajustes, porém já serve para dar o gostinho. ;)

O preço não é dos mais baratos, mas sem dúvida vale muito a pena para quem trabalha com fotografia.

Botão Voltar ao topo