2011ARQUIVONotícias

Adobe lança preview de ferramenta para criação em HTML5. Flash subiu no telhado?

Parece que a carta aberta que Steve Jobs escreveu no ano passado está se revelando profética. Na briga entre HTML5 e Flash, o último vem perdendo pontos a cada dia. Um dos mais fortes golpes está sendo da própria Adobe, que está lançando uma versão prévia da sua mais nova ferramenta de animação para web: o programa Edge.

O Edge será capaz de criar animações para sites, usando HTML5, CSS3 e JavaScript de maneira fácil e precisa, dentro do futuro padrão pregado por Jobs. Isso permitirá que o conteúdo seja acessível não apenas em computadores, mas também em dispositivos móveis (e nem estamos falando só de Apple).

A insistência da Apple em não adotar o Flash no iPhone e no iPad (por causa do descomunal consumo de processamento que ele causa) acabou mudando o perfil do mercado. Hoje em dia, por mais que se defenda o Flash, dificilmente quem chefia um grande projeto irá apostar suas fichas na tecnologia da Adobe, quando pode criar tudo em HTML5 que é mais universal. A tendência na formação de novos profissionais de webdesign é procurar por algo mais compatível com as novas tecnologias. Ninguém sensato hoje em dia vai perder tempo em uma formação em Flash, quando o mercado começa a caminhar em uma direção diferente.

Claro, muitos profissionais mais antigos que ainda trabalham com Flash irão reclamar, como sempre fazem. Mas a própria Adobe está dando o braço a torcer e reconhecendo que é inútil ficar dando soco em ponta de faca. Ou ela abraça estes novos padrões, ou repetirá o erro dos seus antigos concorrentes, que morreram por não entender a onda de mudanças que vinha em direção a eles.

O Flash foi muito importante nas décadas de 90/00 e realmente revolucionou a web. Mas ele não evoluiu no mesmo passo que ela e agora já ficou muito para trás. Novos tempos, novas tecnologias.

Adeus Flash. Foi muito bom enquanto vivemos juntos. Descanse em paz.

Botão Voltar ao topo