Notícias

Testamos um curso de desenvolvimento de aplicativos iOS, em Belo Horizonte

Na semana passada, pegamos um avi√£o e fomos para a bela capital de Minas Gerais, conferir de perto um curso para desenvolvedores de iOS, a convite da IDS Tecnologia. E depois de 6 dias intensivos, podemos dizer que gostamos muito do que vimos. ūüôā

A IDS é um Centro de Treinamento Autorizado e certificado pela Apple, com diversos cursos como Mac OS X, iWork e Final Cut. E foi justamente por ter este respaldo oficial que quisemos conferir de perto como era o treinamento deles para desenvolvedores, tão raro de se encontrar no Brasil.

O iOS Development Training Program é um curso intensivo de 6 dias, divididos em 3 módulos voltados para quem quer entrar de cabeça no mundo da App Store, abordando desde a lógica de programação (com Objective-C) até a publicação final na loja.

O curso atrai interessados de todo o Brasil. Havia alunos de diversas regi√Ķes do pa√≠s (como Porto Alegre, Goi√Ęnia e Macap√°) que buscavam dar o primeiro passo como desenvolvedor. O p√ļblico-alvo n√£o est√° limitado apenas a desenvolvedores, apesar de ser necess√°rio alguns conhecimentos pr√©vios de l√≥gica de programa√ß√£o. Entre os colegas do curso, havia estudantes, profissionais de design, programadores de outras linguagens e at√© mesmo um analista judici√°rio.

A estrutura do curso é muito boa: cada aluno tem à disposição um Mac e um iPad para o desenvolvimento e testes de apps, o que permite uma certa agilidade no aprendizado. A experiência e competência do instrutor foi evidente desde o início, explicando com clareza todos os pontos e respondendo a qualquer pergunta sobre o tema. De fato, Cláudio Pinto ajudou a desenvolver diversos aplicativos que hoje se encontram na App Store.

No primeiro m√≥dulo, conhecemos todo o ambiente de desenvolvimento, assim como as ferramentas e linguagens necess√°rias. Tamb√©m √© apresentada a import√Ęncia do gerenciamento de mem√≥ria nos aplicaitvos, que √© um dos principais culpados dos crashes que incomodam os usu√°rios.

No segundo m√≥dulo, colocamos a m√£o na massa. Em cima de um projeto real, cada aluno descobre os elementos visuais de um aplicativo, como exibi√ß√£o de textos, imagens, mapas e outros tipos de interatividade. O objetivo √© ter condi√ß√Ķes de ser capaz de ter um aplicativo pronto no final do curso (claro, nada muito elaborado).

No terceiro e √ļltimo m√≥dulo, a brincadeira come√ßa a ficar boa, com o aprendizado do uso de elementos interativos, como o aceler√īmetro, geolocaliza√ß√£o e a c√Ęmera do aparelho. Tamb√©m se aprende no√ß√Ķes de compras in-app e uso de banners de publicidade.

No final, j√° t√≠nhamos todas as no√ß√Ķes b√°sicas para come√ßarmos a criar nossos pr√≥prios apps. Claro que, mesmo que o curso seja completo e intensivo, n√£o √© poss√≠vel virar um desenvolvedor experiente de uma semana para outra. Mas sem d√ļvida o curso deu todas as condi√ß√Ķes b√°sicas para todos ali iniciarem muito bem uma carreira na App Store. Foi como mostrar o caminho das pedras, onde cada um deve continuar estudando e buscando mais conhecimentos para crescer como desenvolvedor.

√Č bem verdade que, em alguns momentos, o conte√ļdo pareceu um pouco corrido para o curto tempo que se tinha. Mas no resultado final, ele se demonstrou um dos mais completos que existem hoje no pa√≠s, cumprindo totalmente o objetivo a que se prop√Ķe.

Para quem quer começar com o pé direito a desenvolver apps para o iPhone e o iPad, é um excelente começo.

O curso tem o seu custo, que está dentro da média do mercado: R$3.000 (parcelado). Porém, é voltado para quem realmente está interessado em entrar profissionalmente neste promissor mercado de aplicativos; é um investimento para o seu futuro.

Agradecemos ao pessoal da IDS Tecnologia, que nos permitiu fazer este testdrive do curso e relatar aqui para voc√™s como ele funciona. Quem estiver interessado, pode obter diretamente no site da empresa todas as informa√ß√Ķes referentes a este e outros treinamentos.¬†A pr√≥xima turma come√ßa no dia 15 de agosto, e as vagas s√£o limitadas.

Bons estudos! ūüôā

Conte√ļdo original ¬© Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Henrique S. Baloneker

    Eu quero muito ser desenvolvedor, tenho ideias ótimas, mas não sei nada de inglês…
    ūüôĀ

    • Diego Azevedo

      Se vc quiser mesmo programar, em qualquer linguagem que seja, aprenda ingles, pq 99,9% da literatura vai ser nessa lingua. O básico você consegue aprender em pt mesmo, mas quanto mais você se aprofundar, mais escassa vai ser a literatura em pt.

    • To na mesma situacao que vc, mas n sei nd de programar tbm…hahahahha

      Mas eu ja pensei nisso, com um curso de dois anos de ingles e um de programacao ja da para ter uma ideia basica, e esses n sao caros, dai vc ja pode estudar o material que a Apple da gratis, e um curso igual a esse do post, ja da para comecar a fazer apps.

    • @EdnilsonRosa

      Uma coisa que sempre disse a meus alunos quando dava aulas em cursos de TI em faculdades: estudem Ingl√™s!!! D√° pra ser um profissional de TI no Brasil sem saber Ingl√™s? At√© d√°! Mas pra se destacar e ter uma boa perspectiva de futuro profissional nesta √°rea (assim como em muitas outras), o ingl√™s √© OBRIGAT√ďRIO!

      • Thiago

        Eu diria que não só pra TI, mas pra qualquer profissão o inglês hoje é fundamental.
        Com o mundo globalizado, ela é verdadeiramente a língua universal.

    • Jonne

      Programador que n√£o sabe ingl√™s √© igual engenheiro que n√£o sabe/gosta de matem√°tica, se voc√™ tem boas id√©ias seja gestor delas e procure programadores especializados para realizar as aplica√ß√Ķes. VCaso o contr√°rio, prepara-se para ser no m√≠nimo fluente na leitura da l√≠ngua inglesa.xD

  • bruno lopes

    bem legal, eu quero mt ser desenvolvedor

    • Mari

      Ent√£o corra atras do seu sonho. Digo que vale a pena

  • edu

    Muito bom,mas com tres mil compro meu mac e aprando eu mesmo ;P

    • Rene

      Acho que não é assim fácil não!

      • Jp

        Claro que √©…mas com muita dedica√ß√£o.

        • Discordo que seja f√°cil.

          Objetive C é um linguagem muito chata (assim como todas derivadas de C), e a Apple ainda conseguiu complicar mais, quer um exemplo? vide o modo de criação de Invoke de métodos!

          • √Č apenas uma forma diferente de analisar a linguagem. Voc√™ tem que entender como deve pensar no ObjectiveC, a partir dai √© muito mais simples e intuitiva do que v√°rias outras linguagens ditas como linguagens de alto n√≠vel.

          • Gabriel

            Não acho isso. Se uma pessoa quer realmente saber, ela consegue. Precisa de ter força de vontade.

            Abra√ßos! ūüėČ

            • Alberto

              Vocês vão me desculpar: Objective-c é uma linguagem complicada >b>sim, porém com muita dedicação a pessoa já está fazendo belos aplicativos. (Sabendo também que o ingles é muito necessário!)

    • Huang

      +1

    • Eu quero muito um macbook, e este valor seria a conta rsrsrs…
      criar app temos o google hehehe!!!

      • Diego Azevedo

        Se fosse f√°cil assim, qualquer um era desenvolvedor. N√£o nego que vc consegue achar o que quiser no google, mas alguns conceitos mais complicados (tipo ponteiros) s√£o muito mais bem utilizados quando alguem que conhece te explica.

      • Lucas Costa

        Senhores. Quem tiver habilidades para auto aprendizado. √ćndico uma bibliografia muito did√°tica e acess√≠vel. Use a cabe√ßa desenvolvendo para iPhone – Dan Pilone e Tracey Pilone. Aconselho a buscarem por Programming um ObjectiveC . H√° muitos ebooks que sr destinam a inser√ß√£o ao mundo da programa√ß√£o para iOS. Quem quiser ir estudando em casa e um bom passo. Depois disso acho valido um curso avan√ßado.

        • William de Oliveira

          Valeu Lucas pelas dicas. Eu já tenho um MacBook e gostaria muito de ser um desenvolvedor, mas confesso, não sei nada de programação. sniff

          • Kawakami

            Penso o oposto, aprendo inglês com dedicação e pago um curso pra desenvolvedor!

  • Me contento a aproveitar as maravilhas realizadas pelos desenvolvedores.

  • Gustavo Luz

    Também tenho varias idéias de jogos mas faço inglês, espanhol, e futuraMente italiano ;D

    • Alberto

      Como assim “mas” ūüôā Se voc√™ sabe todas essas linguas, o primeiro e grande passo j√° est√° dado! Leia e aprenda inicialmente linguagens f√°ceis, como HTML, PHP, JavaScript, Ajax, e depois entre para o mundo de Desenvolvimento, seja para Windows, para Mac, iPad, iPhone… conhecimento nunca √© demais.. ūüôā

  • Ô£ŅTi√£oGavi√£o

    Muito bom!! Excelente dica!!

  • Mateus Lima

    Aqui em sp tem algum?

    • Rodrigo Sampaio

      Em Sao Paulo tem um muito bom também. Chama IAI РInstituto de Artes Interativas (http://iai.art.br/) o ILex jah fez um post sobre esse curso aqui no blog.

      Boa ilex, mais uma op√ß√£o pra galera aew… Vlw.

      • Mateus Lima

        Opa, valeu

      • Na trainnig tamb√©m tem o curso de desenvolvedor, e pelo que vi do conte√ļdo deste apresentado √© melhor pois tamb√©m engloba base de dados , xml web services e o pre√ßco √© menor tamb√©m R$ 2500,00

  • esse tambem √© um problema para mim . O fato de eu nao saber muito ingles dificulta tentar aprender , mas afinal , eu ainda tenho muito tempo pra aprender sobre desenvolvimento (e ate mesmo ingles) afinal so tenho 13 anos ūüėõ
    Mas acho muito bom ter coisas deste tipo aki no brasil , ajudara varias pessoas interessadas ūüėõ

  • M√°rio J

    Excelente mat√©ria, h√° alguns dias estava pensando nesse curso, mas s√≥ l√° pro ano que vem mesmo! ūüôĀ
    valeu BDI ..

  • Bruno Frizzo

    Acho que em Curitiba nao tem senao eu faria com certeza ūüôĀ

  • Coyote

    Qual desses é o ilex?

    • Rodrigo Sampaio

      rsrs behind the scene.

    • Michel Pilla

      2

    • Gabriel

      Muito provavelmente o que estava tirando a foto.

  • N√£o acho que seja o caminho certo para um iniciante. Um curso de R$3.000 que s√≥ d√° NO√á√ēES do B√ĀSICO.
    Os vídeos no iTunes da universidade de Stanford, ou então os vídeos da Apple do WWDC são um começo muito melhor.
    √ďbviamente, isso √© a minha opini√£o.

    E os que não sabem inglês e querem trabalhar com desenvolvimento para iOS: use esses R$3.000 em um curso de inglês, pois é o pré-requisito mais importante (não só para iOS como praticamente todas as àreas do mercado de trabalho).

  • muito massa iLex.
    qual desses é vc? HASUSAHUASSH

    • N√£o seria “quem √© o Chrystiano”?

  • Silvio

    O que bateu a foto rsrsrsrs

  • kwan

    eu queria aprender. o maior problema √© estudar ‘-‘ pregui√ßa (on)

  • kwan

    ser um desenvolvedor (bem dedicado) d√° muito dinheiro? ūüėõ

    • Rpd4

      Um dia postaram os resultados de um app simples, o camera+, esse app rendeu de 5 a 8mil d√≥lares…

      …por dia.

      • Camera+ √© um app simples? Hahaha! S√≥ pra quem olha de fora.

  • Ate que eu queria fazer um app mas ……..

    To sem dinheiro para comprar um Mac

  • Excelente! √Č isso a√≠, tem que investir para ter o retorno..
    Existe um curso em POA também e é muito bom!
    Pra quem t√° na d√ļvida se vale a pena, ou como √© programa√ß√£o para iOS, estou fazendo algumas video-aulas (screencasts) sequenciais sobre desenvolvimento iOS.
    √Č s√≥ conferir l√° no meu blog. O blog √© novo mas postarei sempre que poss√≠vel as aulas..
    http://cassiuspacheco.blogspot.com/

    Parabéns ao BDI, sou fã de vocês, continuem assim!

    Abraços

  • Marcell Ribeiro

    O sal√°rio INICIAL de um programador iOS em uma empresa de desenvolvimento gira em torno de R$ 3.500,00 pelo que eu vi na internet.

    • Lima

      S√°lario INICIAL 3500? N√£o sei onde…

      Trabalho como desenvolvedor IOS, e tenho outros amigos na mesma situação.
      E com 1 ano de experiencia n√£o passou de R$ 1500,00 ainda..

      Pelo menos em BH nunca se acha isso.. xD

      • PJ? CLT? 1 ano de experi√™ncia s√≥ com iOS ?
        A informação que tive girava nesta faixa mesmo de valor: R$3.000 PJ em SP.

        []’s

      • Ent√£o mude de empresa AGORA! Trabalho como Mobile Software Engineer e jamais trabalharia com iOS por esse valor.

      • Michael

        Acha sim Lima o lance é mesmo o lugar que você está trabalhando. Te sugiro realmente procurar outro emprego. Trabalho em BH e sou aluno da primeira turma da IDS. Saí de lá para trabalhar em uma agência aqui de BH ganhando 2.7K. Não adianta pessoas da sua empresa não valorizam o seu trabalho. Move.

        • Diogo Quintela

          Michel boa tarde. vc me daria algumas aulas não ? quero muito a aprender !! de repente estagio sem remuneração ai na sua agência..

      • Eduardo

        Preciso de desenvolverdor para aplicativos de Iphone, interessados enviar email para [email protected]

  • Lucas

    Pera√≠ Galera quem escreve nao Eh so o iLex nao tem outros escritores….

  • DinnoSan

    Queria saber se o ilex foi aprovado no curso rsrs.

  • kyrii

    Tem livros para isso….
    To usando um para criar meu pr√≥prio app do Twitter…..

  • Gabriel

    iLex e o encontros dos leitores do blog de BH n√£o vai rolar n√£o?

  • Monty

    Muito bom! Pena que falta-me um Mac e tempo, mas gostaria muito de brincar em iOS.

    iLex, s√≥ lamento n√£o termos tido a honra de conhec√™-lo, e perdido a oportunidade de cicerone√°-lo por nossos bons butecos, como fez em BSB. Fica para a pr√≥xima! ūüôā

    • Monty, BH est√° nos planos sim e quero muito fazer um encontro a√≠ com voc√™s… quando eu for! ūüėõ
      N√£o tive ainda o prazer de conhecer BH, quem foi fazer o curso foi o Chrystiano. ūüėČ

      • J√° ia perguntar se era ele l√° nos fundos. ūüėõ

      • Monty

        Ops, agora que vi!
        Até lá então!

      • Anderson Lima

        ILex,
        Você e sua equipe serão muito bem vindos aqui em BH.
        Aguardaremos sua visita.

  • BH !!!!!!!!!!

  • xand√£o

    hahah pq n√£o tem no paran√° :/

  • finalmente algu√©m, al√©m do iLex, escreveu um post aqui no blog

  • Mauricio

    Muito bom mesmo, mas eu preciso terminar o me curo de inglês na Cultura Inglesa primeiro, falta pouco, mas para ser desenvolvedor tem que saber bastante inglês e eu não sei tudo.

  • Roney Cezario

    Poxa, que bacana essa reportagem fiquei super feliz. Sou mineiro de coração, vou conferir sim esse curso pois pretendo entrar nessa área, valeu iLex pela matéria um grande abraço a você e o pessoal que fez isso ser possível.

  • Righi

    Bela materia (y)

  • Lucas Sandoval

    Bacana o curso. Pessoal, eles ainda destacaram que “n√£o √© um curso de uma semana que vai te tornar um desenvolvedor experiente”. Nesse ponto eles n√£o mentiram. O interessante de se fazer o curso √© aprender mais r√°pido. E claro, al√©m do curso, o estudante deve devorar livros sobre iOS, dominar ingl√™s, ver os v√≠deos da Stanford, os v√≠deos da WWDC sobre iOS e praticar muito.

  • Lucas Sandoval

    √Č uma pena ver que os brasileiros confundem investimento com gasto. Pagar um curso √© investimento. Um livro? Investimento. Gastar 100 reais na balada? gasto. Gastar um monte comendo bobeira? gasto.

    • Monty

      Dependendo, R$ 100 na balada pode ser um bom investimento! ūüėõ

  • Roney Cezario

    Meu amigo aí de cima falou tudo.
    Excelente comentário abraço.

  • Allan

    ol√°!

    Fiquei interessando em fazer um curso de desenvolvimento de aplicativos.. fiz algumas coisas por conta mas acho q ainda tenho mt a aprender. Vc’s podem indicar algum lugar em S√£o Paulo SP que seja bom para que eu possa me inscrever?

    Desde já agradeço.

    Abraço.

  • FFF

    Gente, eu fiz um em SP que era horrível! A escola chama trainning. Nunca caiam na conversa deles. Eh pifio!! A estrutura eh ruim, o atendimento da escola eh nulo, o material eh tosco e incompleto ( recebi 1 apostila xerocada da iAi, sendo q eram 4 no total). Nao aprendi nem metade do que tava na grade do site. NUNCA caiam na deles! O professor manjava bastante mas a escola eh a pior que eu ja vi na vida.

  • Algu√©m sabe se aqui em Bras√≠lia existe algum lugar que ofere√ßa esse tipo de curso?

  • Muito legal, sem d√ļvida √© um bom investimento, mas para quem n√£o tem um Mac fica dificil colocar o aprendizado em pr√°tica depois.

    • Eu uso um Hackintosh no meu note antigo, um dual core , funciona perfeitamente, por√©m n√£o posso fazer atualiza√ß√£o de SDK nem do Leopard, mas fora isto para estudo vale a pena, preferi fazer assim antes do investimento na m√°quina, que ali√°s chegaram as I5 aqui no Brasil at√© por um pre√ßo razo√°vel A partir de R$ 1800,00 (MAC MINI)

  • Luciana

    O problema de aprender do “zero” apenas tendo exemplos da internet √© que mesmo sabendo ingl√™s fluentemente nem sempre a informa√ß√£o √© clara para quem √© leigo.

    Um mesmo c√≥digo ele pode ter variantes, e quem n√£o entende como ele funciona muitas vezes fica preso ao exemplo e n√£o consegue desenvolver o mesmo c√≥digo para outras situa√ß√Ķes.

    √Č um curso muito bom esse, quase que obrigat√≥rio, mas o duro √© que n√£o fica nos 3.000,00, tem passagens, hospedagem, alimenta√ß√£o…

    Mas quem puder, faça. O mercado já mostrou que é promissor e sabe recompensar quem investe nele.

  • Lucas conceicao

    Putz cara que show de bola, adoraria fazer um curso desse, mas eh mto caro pra mim, tirando as passagens e hospedagem.

    Gostaria muito de fazer pois tenho um ingles qze avancado, e programo em umas 3 linguagens.

    Vou ver o que consigo fazer em casa com windows msmo xD

  • Rodolfo

    Analisando o conte√ļdo do treinamento e o valor do investimento acredito ser um curso de excelente qualidade e vantajoso. Sou desenvolvedor .NET e fiz o treinamento da iAi. √Č vergonhoso, n√£o quero denegrir a imagem da institui√ß√£o, mas os professores s√£o realmente fracos. Desenvolvimento iOS requer conhecimentos s√≥lidos em arquitetura de sistemas m√≥vies e pelo que falaram o instrutor da IDS √© realmente um cara que se preocupa com a engenharia do sistema. S√≥ do camarada falar sobre MVC eu j√° dou moral. Contando os dias para o treinamento de agosto.

    • Tb j√° fiz curso l√°. S√≥ por curiosidad,e quem foi teu professor na iAI?

  • Alexandre Ramos

    Pessoal,

    Posso contrariar mta gente com meu comentário, mas com 10 anos de experiência com desenvolvimento, estou apanhando pra aprender, pra desenvolver pra iOS.

    Acho “quase” imposs√≠vel voc√™ que nunca programou, que n√£o sabe o que √© um IF(), aprender l√≥gica de programa√ß√£o com auxilio do Google e depois iOS.

  • Rodrigo Martins

    Entrei no site do curso e n√£o achei vers√£o mobile. Seria curso para IOS? Ditado aqui no Sul. Casa de ferrero espeto de pau. :p

  • Famoso ficou foi o rapaz da foto, na p√°gina inicial do blog!

  • Aew galera, muito boa a ideia de divulga√ß√£o do curso. Parece ser bastante interessante, estou pensando at√© em fazer o mesmo, pegar um avi√£o e ir l√° buscar mais conhecimento. Pra quem ta afim de ao menos inicar, abaixo est√° o link do meu blog de desenvolvimento.

    http://www.albertolourenco.com.br/

    Valeu, “Blog do iPhone”!!!

  • Fernando Nomellini

    A plataforma tem um imenso potencial de ganhos.

    mais de 14 bilhoes de downloads de apps
    mais de 225 milhoes de contas com cartão de crédito no itunes
    mais de 25 milh√Ķes de iPads vendidos
    mais de 200 milh√Ķes de devices com iOS

    mais bacana 2,5 bilh√Ķes de d√≥lares pagos a desenvolvedores.

    eu também vou entrar neste mercado, comprei um Mac Mini e já ativei minha conta como Apple developer.

  • Profeloy

    A empresa do meu irmão está procurando estagiários para mexer com iOS em são Carlos (sp) e está bem difícil. Nem precisa saber tudo de iOS, basta um conhecimento basico, ter conhecimento de logica de programacao e saber ingles, mas nao acha. Ou seja, esse mercado é promissor pra quem tiver noção de programação e vontade de aprender (acho o mais importante, conhecimento não cai do céu).

  • Lucas conceicao

    Atualmente eu programo bastante em C#, porem gostaria muito de aprender a programar para ios, vcs sabem se com maquina virtual eu consigo simular um mac?

    • Consegue sim, procure por uma imagem j√° pronta para WMWare.

  • Eu recomendo o curso o instrutor √© meu amigo e tive a oportunidade de trabalhar com ele tamb√©m… sabe tudo de iOS…

  • Guilherme Mafra Oliveira

    Também recomendo o curso, já tive oportunidade de fazer outro treinamento com o Cláudio (Instrutor) e também de trabalhar com ele. O cara é guru do iOS.

  • Assim que me formar em Web vou pra BH fazer esse intensivo!

  • O problema do brasileiro √© que ele v√™ gasto ao inv√©s de investimento quando o assunto √© educa√ß√£o.
    R$3000 no curso, mais uns R$4000 num Mac não é nada comparado ao que você PODE ganhar com um aplicativo.
    Pega Tiny Wings, por exemplo: uma unica pessoa desenvolveu o jogo inteiro e hoje ele é um dos mais vendidos da AppStore!

    Pensem que na pior das hip√≥teses, voc√™s ter√£o um √≥timo computador ūüôā

  • Alex iPilot

    Bem que poderiam editar um “iOS para Leigos”…

    Gosto muito da cole√ß√£o original “… for Dummies”. Tenho v√°rios exemplares, at√© “Piano for Dummies”.

  • Olha, eu estive l√° no curso e n√£o tenho background nenhum em inform√°tica. Comecei a estudar l√≥gica de programa√ß√£o, C e Objective-C por conta pr√≥pria, h√° uns 4-5 meses, atrav√©s de ebooks e iTunesU. Tamb√©m fiz um curso de L√≥gica de Programa√ß√£o na iAI, que me deu o impulso inicial.
    Gostei do curso da IDS. Como sou de Porto Alegre, para mim foi melhor um curso assim, seis dias seguidos, que vários fins de semana (mais custos com assagens, etc.). Muita matéria foi coberta e o professor é gente fina!
    Quanto a livros, o melhor para aprender Objective-C √© o do Kochan (Objective-C Programing Language 2.0). E o melhor para come√ßar com iOS √© o “iPhone Programming” do “Big Nerd Ranch Guide”. Lendo esses dois (longos) livros, mesmo algu√©m que n√£o tenha background em TI j√° d√° para ir fazer um curso assim e acompanhar.
    O resto √© tudo esfor√ßo e determina√ß√£o, que s√£o bem recompensados. Meu primeiro aplicativo j√° est√° quase pronto…

  • Eduardo M.

    Ja fiz iOS na IAI e na IDS, e gostei mais na IDS. O instrutor fez toda a diferenca, alem de ser bom e ter didatica, nao era esnobe nem impaciente. Na IAI senti que algumas perguntas de uns 2 participantes eram tratadas com indiferenca ou descaso e o professor respondia pra n fingir q n ouviu, e n eram perguntas inadequadas nao, ao contrario muitas delas eu tambem queria saber sobre pros e contras por exemplo das formas de usar inapp purchase para um modelo especifico de negocio/venda q o prof da IAI chegou a comentar com outros alunos q as perguntas eram quase uma consultoria gratuita pro projeto daquele aluno. Eu fui um desses outros e naongostei daquilo, nem entendi a relutancia em analisar a necessidade do projeto do outro aluno como consultor ao inves de como professor. Na IDS foi ao contrario o Claudio implorava por perguntas de mundo real hehehe pra discutir com a gente as opcoes, e mesmo quando n haviam perguntas elebdava um jeito de propor uma hipotese de problema pra dar dicas de mundo real. Um parecia as vezes querer esconder o ouro, o outro claramente tentava entregar o ouro. A aula de problemas de alocacao de memoria foi um exemplo claro disso, dicas que o Claudio deu no curso da IDS o desenvolvedor que aprende sozinho ou fez na IAI vai levar um bpm tempo apanhando e aprendendo sozinho. Por isso recomendo a IDS. Alem disso temos um iPad na mao durante todo o curso, pode ser um luxo que a IDS faz pros cursos de Mac mas pro curso de iOS eh um senhor diferencial. Eu mesmo rodada mais no iPad que no emulador do Xcode. Recomendo!

  • Daniel

    A simples diferença da IDS chama-se: Cláudio. Instrutor altamente capacitado. Senti que ele possui uma excelente formação e que conhece sobre desenvolvimento mobile. E muito mais que isso, consegue perceber aquele momento em que a turma está dispersa e joga o curso lá pra cima. A IDS é top de atendimento. Hospitalidade mineira com altíssima tecnologia. Sou de SP e moro atualmente em Porto Alegre trabalhando com iOS. IDS agradeço por abrir várias portas para minha carreira.

  • iLex, tem algum que voc√™ recomende aqui em Bsb mesmo?

    Outra coisa, vejam minha situa√ß√£o: fiz curso de Ci√™ncia da Computa√ß√£o e parei h√° mais de 10 anos atr√°s. Mas sempre me mantive “um pouquinho” atualizado em linguagem C, apesar de me lembrar pouco dos comandos. Na parte da l√≥gica, acho que n√£o tenho problemas. Ser√° que d√° pra come√ßar com um curso desses? Quero ver se mudo de √°rea…

    Abraços!

    • Se voc√™ realmente entendia os conceitos ao inv√©s de fazer de conta que entendia, como a maioria sempre faz, voc√™ pode tentar o curso sim.

      Agora se voc√™ j√° tem uma base de l√≥gica de programa√ß√£o e afins, os “comandos” como voc√™ diz, s√£o o de menos. Pense como se voc√™ tivesse que dar instru√ß√Ķes para algu√©m em outro idioma, voc√™ sabe como fazer isso, s√≥ precisa ir em busca das palavras corretas, e para isso a documenta√ß√£o te ajuda.

      Por √ļltimo mas n√£o menos importante, se estiver realmente querendo trocar de emprego para se dedicar a isso, fa√ßa, mas prefira atuar desenvolvendo projetos para clientes e n√£o vivendo das vendinhas mediocres na AppStore.

      • Obrigado pelas dicas, Douglas! Irei segui-las.

        E sobre as vendas na App Store, vc acha que não compensa? Ou é muito trabalho pra pouco retorno?

        Abraço!

        • Lucas Sandoval

          O neg√≥cio √© fazer apps espec√≠ficos de acordo com as necessidades dos seus clientes(empresas). √Č isso que d√° dinheiro.

  • Robson

    Desculpa mas o custo não é mto alto? vcs disseram q tem 6 dias de curso e que ele não é muito abrangente ensinando apenas o básico, este curso não está mto caro não?

  • Ilkui

    Alguém conhece um curso de qualidade que possa recomendar em São Paulo?

  • Michelle

    Algum curso “s√©rio”, para iniciantes no RJ?! Obrigada!!!!

  • Dayane

    Eu gostaria muito de entrar nessa área. Me interessou muito, mas nao tenho nenhuma experiencia. Qual o primeiro passo que devo dar? Começar um curso de ingles, e junto outro curso técnico,? Que aparelho devo comprar de início? algumas dicas ?. Eu queria muito fazzer o curso agora em dezembro, em bh. Mas o custo complica um pouco. Claro que, compensa muito e é um investimento para o futuro, mas se eu soubesse d ocurso antes, teria juntado algum dinheiro. Bom , o que puderem me ajudar com idéias fico feliz. thankss