2011ARQUIVONotícias

Testamos um curso de desenvolvimento de aplicativos iOS, em Belo Horizonte

Na semana passada, pegamos um avião e fomos para a bela capital de Minas Gerais, conferir de perto um curso para desenvolvedores de iOS, a convite da IDS Tecnologia. E depois de 6 dias intensivos, podemos dizer que gostamos muito do que vimos. :)

A IDS é um Centro de Treinamento Autorizado e certificado pela Apple, com diversos cursos como Mac OS X, iWork e Final Cut. E foi justamente por ter este respaldo oficial que quisemos conferir de perto como era o treinamento deles para desenvolvedores, tão raro de se encontrar no Brasil.

O iOS Development Training Program é um curso intensivo de 6 dias, divididos em 3 módulos voltados para quem quer entrar de cabeça no mundo da App Store, abordando desde a lógica de programação (com Objective-C) até a publicação final na loja.

O curso atrai interessados de todo o Brasil. Havia alunos de diversas regiões do país (como Porto Alegre, Goiânia e Macapá) que buscavam dar o primeiro passo como desenvolvedor. O público-alvo não está limitado apenas a desenvolvedores, apesar de ser necessário alguns conhecimentos prévios de lógica de programação. Entre os colegas do curso, havia estudantes, profissionais de design, programadores de outras linguagens e até mesmo um analista judiciário.

A estrutura do curso é muito boa: cada aluno tem à disposição um Mac e um iPad para o desenvolvimento e testes de apps, o que permite uma certa agilidade no aprendizado. A experiência e competência do instrutor foi evidente desde o início, explicando com clareza todos os pontos e respondendo a qualquer pergunta sobre o tema. De fato, Cláudio Pinto ajudou a desenvolver diversos aplicativos que hoje se encontram na App Store.

No primeiro módulo, conhecemos todo o ambiente de desenvolvimento, assim como as ferramentas e linguagens necessárias. Também é apresentada a importância do gerenciamento de memória nos aplicaitvos, que é um dos principais culpados dos crashes que incomodam os usuários.

No segundo módulo, colocamos a mão na massa. Em cima de um projeto real, cada aluno descobre os elementos visuais de um aplicativo, como exibição de textos, imagens, mapas e outros tipos de interatividade. O objetivo é ter condições de ser capaz de ter um aplicativo pronto no final do curso (claro, nada muito elaborado).

No terceiro e último módulo, a brincadeira começa a ficar boa, com o aprendizado do uso de elementos interativos, como o acelerômetro, geolocalização e a câmera do aparelho. Também se aprende noções de compras in-app e uso de banners de publicidade.

No final, já tínhamos todas as noções básicas para começarmos a criar nossos próprios apps. Claro que, mesmo que o curso seja completo e intensivo, não é possível virar um desenvolvedor experiente de uma semana para outra. Mas sem dúvida o curso deu todas as condições básicas para todos ali iniciarem muito bem uma carreira na App Store. Foi como mostrar o caminho das pedras, onde cada um deve continuar estudando e buscando mais conhecimentos para crescer como desenvolvedor.

É bem verdade que, em alguns momentos, o conteúdo pareceu um pouco corrido para o curto tempo que se tinha. Mas no resultado final, ele se demonstrou um dos mais completos que existem hoje no país, cumprindo totalmente o objetivo a que se propõe.

Para quem quer começar com o pé direito a desenvolver apps para o iPhone e o iPad, é um excelente começo.

O curso tem o seu custo, que está dentro da média do mercado: R$3.000 (parcelado). Porém, é voltado para quem realmente está interessado em entrar profissionalmente neste promissor mercado de aplicativos; é um investimento para o seu futuro.

Agradecemos ao pessoal da IDS Tecnologia, que nos permitiu fazer este testdrive do curso e relatar aqui para vocês como ele funciona. Quem estiver interessado, pode obter diretamente no site da empresa todas as informações referentes a este e outros treinamentos. A próxima turma começa no dia 15 de agosto, e as vagas são limitadas.

Bons estudos! :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo