2011ARQUIVONotícias

Os atuais rumores sobre um iPod touch 3G parecem ser ligeiramente exagerados

Na última semana, diversos rumores sobre um possível iPod touch com conexão 3G rondaram a internet, com bases em imagens que “comprovariam” as intenções da Apple em fazer uma total reformulação no conceito do seu iPod multitoque. Mas será que as imagens que apareceram realmente justificam um site criar uma notícia como se fosse provável?

Não que alguém aqui duvide que a Apple seja capaz mesmo de reformular todo o iPod (leia “E se o próximo iPod touch viesse compatível com redes 3G?“), mas criar rumor em cima de imagens bobas, também não dá.

A coisa começou quando alguém percebeu que a foto usada no site do iTunes (veja antes que a Apple tire do ar ATUALIZAÇÃO: a Apple já alterou as imagens de seu site), possui um iPod touch com um sinal 3G, coisa que não existe nos dias de hoje.

Mas por que a Apple colocaria (mesmo por descuido) um produto que ainda demoraria mais de um mês para ser lançado? Ou alguém acha que o webdesigner da Apple sabe com antecedência das novidades super secretas da Maçã?

Pois este erro não prova nada, até porque ele é uma repetição do passado. Em 2007, logo depois que foi anunciado, o iPod touch apareceu no site da Apple com um sinal bluetooth, capacidade que ainda demoraria 2 anos para chegar realmente ao aparelho. Todo mundo achou que era uma função escondida que a Apple não tinha anunciado, mas depois se viu que tinha apenas sido o “estagiário” que copiou e colou a imagem da tela de um iPhone.

Não satisfeitos com a imagem do site da Apple, os “blogueiros de plantão” conseguiram outro suposto argumento para defender suas teses (ou pelo menos para gerar notícia): o beta 4 do iOS possui a opção “Usar Celular” quando rodado no iPod touch na nova função “Documentos e Dados”. Ora, isso seria a prova cabal de que o iPod terá antena de 3G, não é mesmo?

A imagem acima não é do iPod touch, como a maioria de vocês deve ter percebido. É do meu iPad 1 Wi-Fi. Bem, ou este Blog está fazendo um furo de reportagem mostrando que a Apple pretende colocar uma antena 3G no iPad Wi-Fi (seria uma ótima matéria para 1° de abril), ou então, a resposta mais óbvia é que o atual beta não está no momento identificando se o aparelho tem ou não conexão pela operadora. O que joga por água abaixo as teorias de conspiração.

Eu ainda acredito na possibilidade levantada no outro artigo, o que não quer dizer que tenhamos o direito de ficar criando história em cima de imagens que na realidade não provam nada. Vamos tomar cuidado para não criarmos expectativas desnecessárias que possam nos frustar no futuro, como foi o caso da máquina fotográfica traseira do iPod, em 2009. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo