Notícias

Governo do Amazonas quer complicar a implementação de fábrica de iPads no Brasil

Eis uma notícia preocupante que pode colocar em risco os planos da Apple e da Foxconn de implementar uma fábrica de iPads no Brasil. O governo do Estado do Amazonas entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4635) no STF para tentar suspender todas as leis e decretos paulistas que estabelecem incentivos fiscais à produção de tablets, peça chave para a vinda da produção da Apple para o nosso país.

Uma das condições que a Foxconn e a Apple deram para o início da produção de iPads no Brasil foi o incentivo fiscal que o governo se propôs a dar aos tablets fabricados no país (leia “Apple se mostra interessada no incentivo fiscal que o governo brasileiro quer dar aos tablets“). Com isso, o governo de São Paulo rapidamente se agilizou para reduzir também sua carga tributária, afim de atrair os fabricantes.

Mas o governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz, não gostou nada de ver que as fábricas não serão no seu Estado e está entrando com o pedido de inconstitucionalidade contra os paulistas. Para ele, os incentivos fiscais colocam em risco a Zona Franca de Manaus, pois estabelecem uma competição desigual entre os produtos fabricados em Manaus e aqueles fabricados e comercializados em São Paulo.

Apesar de se estar atacando o conjunto normativo de outra unidade da Federação, pretende-se, na verdade, a preservação dos interesses relativos à manutenção das características de área de livre comércio, exportação e importação e de incentivos fiscais conferidos pelos artigos 40 e 92 do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) à Zona Franca de Manaus. (…) A criação de incentivos fiscais no Estado de São Paulo sem observância dos preceitos constitucionais gera uma “competição fiscal institucional” em relação ao Estado do Amazonas e seu pólo industrial, “distorcendo o espírito da Constituição no que respeita às desigualdades regionais, especialmente relacionados à Região Norte e o projeto de desenvolvimento sustentável denominado Zona Franca de Manaus.

Segundo informações recebidas pelo Blog do iPhone ainda em abril, Manaus tentou entrar na briga pela fábrica brasileira, mas não teve chances frente aos fortes incentivos fiscais de São Paulo. Enquanto que em Manaus os fabricantes devem pagar 12% de impostos, em território paulista, com a nova política de isenção, é 0%.

Para Aziz, a redução de impostos na fábrica de Jundiaí (e em todo o estado de São Paulo) é inconstitucional porque afronta os artigos 40 e 92 do ADCT, que asseguram especial proteção à Zona Franca e também os artigos 152 e 155,  parágrafo 2º, XII, ‘g’, da Constituição, que veda a criação de diferença de tratamento tributário e exige celebração de convênios entre os estados para sua concessão.

A discussão é séria e, aparentemente, tem grandes chances do Amazonas conseguir uma liminar, impedindo que São Paulo dê incentivos fiscais aos fabricantes. Se isso acontecer, adeus fábrica de iPads no Brasil e adeus redução de preços. Pelo menos a curto prazo.

Nosso agradecimento à Ana Paula Silva pelas informações

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • FO-DEU

    • Luis Fernando

      Tirando a Copa do Mundo, pra eles não existem mais nada, êh País
      Fudi…
      será que ninguém pode ter nada aqui???? Se fosse pra Construir um Estádio de Futebol…

      • Adriano

        Ele deveria estar preocupado com o desmatamento na amazônia,isso sim!!!

        • Também acho!!

          • João Pedro Vianini de Paula

            Com certeza. Vamos por a hashtag no twitter: #VaiAMerdaOmarAziz e tentar fazer algo por nós mesmos.

            • Cesar

              Vces sao muito inocentes, isso tudo é para conseguir os mesmos insentivos fiscais para a zona franca de Manaus..

      • Jaime

        Concordo!

    • Renan Decarlo

      Simples, só Manaus diminuir os impostos pra 0% também e aí fica tudo intitucionalizado de novo.

      • Gomesneto98

        Não é assim. Este é um exemplo da famosa guerra fiscal. Nenhum Estado pode conceder beneficios fiscais sem o consentimento unanime das outras UFs.
        Este é o verdadeiro motivo pela qual a reforma tributaria nao sai do papel: Governadores

    • Eduardo Coelho

      Zona Franca de Manaus não existe. O que existe é o Polo Industrial de Manaus.
      Videm os produtos fabricados por lá: Não vem mais escrito “Produzido na Zona Franca de Manaus” e sim “Produzido no Polo Industrial de Manaus”.

    • Guilherme

      Em partes não seria contra. De fato é colocar “estrangeirismo” em terras tupiniquis. Gosto dos produtos da Apple. Sou fascinado por eles. Contudo não supera mais o patriotismo pelo país. Mesmo que seja um jogo de interesse, sou muito mais a favor pelo incentivo dos produtos nacionais (que é guardado pela lei descrita) do que uma empresa de Cupertino, instalar-se aqui. O mais interessante é a critica massante em cima do país. Mas não há um cidadão BRASILIERO que apóie a contrução de um país.

      • @EdnilsonRosa

        Me desculpe, Guilherme, mas a que produtos nacionais você se refere? Infelizmente o Brasil aplica quase zero de seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento. Enquanto isso acontecer, não vai existir “produto nacional” algum. No máximo fábricas ou montadoras de produtos estrangeiros, que é o que existe em Manaus. O Governador do Amazonas está fazendo é defender a ZFM, não o produto nacional.

      • Guilherme, até concordaria com você se você estivesse falando de um produto que tivéssemos um similar aqui… mas que eu saiba não temos… é a mesma discussão referente a games, não há por que justificarem os altos tributos para preservar a industria nacional sendo que não temos e jamais teremos produtoras de games do porte das grandes internacionais.

        Como disse o Ednilson, a maioria dos produtos de grandes fabricantes que temos por aqui são apenas montados na Zona Franca e mesmo que alguns deles tenham suas peças fabricadas aqui, a tecnologia e design continuam sendo de lá…

        No mais, nos sobram CCE e Gradiente (que está voltando)…

        Enfim…

      • Adriano Gonçalves Barbosa

        Que produto nacional? Havaianas? O problema desses impostos para “proteger” o país, no meu ponto de vista apenas nos impede de consumir. Veja os carros que o mesmo é praticamente o dobro aqui no Brasil, isso vale para iPhone, iPad, tenis…

    • Alex Ribeiro

      Fodeu nada! 😛

      Os estados podem conceder os benefícios fiscais que acharem convenientes, cada estado é livre para regular sua gestão fiscal. Isso ai é desespero do governo do Amazonas mesmo, vai dar em nada.

      • @EdnilsonRosa

        Não é bem assim. Existe um negócio chamado Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária. São Paulo deveria ter submetido esta questão ao Confaz, que aliás tem se posicionado contra políticas de Guerra Fiscal, como esta. Mas isso não foi feito e o Estado de São Paulo simplesmente fez o que achou que deveria fazer sem ligar para a opinião de ninguém. De certa forma, gostemos ou não, o Estado de Amazonas está com a razão…

        • Cristiano Luna

          E quem vê até pensa que os governos estão preocupados com taxas! Ou até mesmo com as oportunidades criadas.
          Esses ladrões estão lutando é pelas suas propinas, grana por debaixo dos panos que vão receber quando uma empresa se instala em qualquer lugar do país.

    • Cristiano

      No Brasil tudo é negócio!!!!
      Quem sai perdendo como sempre “nós”
      A fabrica não vai se instalar em São Paulo, e muito menos em Manaus.

    • Junior Manoel

      Esse Governador do Amazonas é um F U D I D O com todas as letras, esse traste só faz m…., sou de Belém-PA e mês retrasado ele arrumou confusão com a gente, tanto que é que a Câmara municipal de Belém expediu a ele um documento dizendo que ele não era mais bem vindo ao Pará.

      • Edvaldo Alves

        Junior! Voce está equivocado, o lapso naquela ocasiao foi cometido pelo nosso Prefeito Amazonino Mendes … Que Disse para uma senhora que tinha invadido um terreno na beira do rio, que ela deveria sair do local.. mas ela nao queria entao o prefeito de cabeca quente mandou essa …..(entao morra…). ai foi manchete nacional.

  • Psycho

    Amazonas fura olho.

    • Ricardo

      Amazonas fura olho. (2)

      • Mauricio

        Sou de Manaus mas acho Que o Omar é corrupto

        • Cláudio Henrique

          Omar fura olho.

          • Alcemir

            Sou de Manaus e o Omar é fura olho.

        • Paulo

          Dizer que político é corrupto no Brasil é praticamente uma redundância.

          • JPRos

            Ri muito, apesar de ser verdade =/

          • Gustavo Rezende

            Com raras exceções “político corrupto” é pleonasmo vicioso, como “subir para cima” ou “sair para fora”.

    • [2]

  • Aff, sempre tem um estraga prazeres… ¬¬

  • Fernando Ferreira

    E com isso quem perde é o país como um todo. Realmente não existe nenhum sentimento de brasilidade fora da copa do mundo.

    • Gustavo

      O planejamento público deveria servir para reduzir as desigualdades regionais (tanto que a ZF de Manaus surgiu como uma forma de tentar levar o desenvolvimento para o interior do país). Acredito que o interesse do governador de Amazonas, mais do que evitar que SP dê benefícios à fabricação de tablets, é evitar que isso vire um hábito (já que, se todos os estados dessem isenção, não haveria necessidade de termos uma Zona Franca).

  • Vamos invadir o Amazonas! :p

    • Walter Martinelli

      Vamos construir a fabrica da Apple no Acre, isso sim. Lá não tem imposto.

      • Anderson Antunes

        Onde fica o Acre???? rsrsrs..

        • javar

          Fica no mundo da imaginação, onde Judas perdeu as meias

        • Monica

          Eu tambem não sei voce sabe?Talvez porque nos dois tenhamos estudado em escolas brasileiras , não acha?ekekekeke Me poupe criatura, isso é preconceito e barrismo, O Governador e fara o que for preciso para defender nosso estado.

        • JACKSON

          QUE BRINCADEIRA BOBA EM !!

  • Monty

    Não vai dar em nada. Os incentivos são federais, não estão beneficiando especificamente São Paulo. E o que mais tem (que não parece ser o caso) é guerra fiscal entre estados, e nunca deu nada.

    • Você parece não ter lido a matéria direito. Além dos incentivos federais há também incentivos estaduais em São Paulo. É contra eles que o Amazonas entrou na Justiça.

    • Jorge

      Errado, a lei de incentivo é federal mas o ICMS é estadual. É isso que eles reclamam.

      • Monty

        Então, conforme a ressalva, é o caso! 🙂
        Mesmo assim, é o que eu disse, o que mais tem é guerra fiscal entre estados. Reclamam, reclamam, mas nunca dá em nada.

        • Lincoln

          Discordo de que nunca dá em nada.. o que ocorre é que nesse caso surge uma discussão judicial que pode levar anos e que só termina quando ocorre mudança na legislação complementar que disciplina o direito tributário nacional. No caso específico, por se tratar de disposição constitucional, o estado de São Paulo tem poucas chances.

      • Se você vir a cópia da ADIN que estampa a matéria, verá que AM tenta derrubar a lei e o decreto estadual que lançam incentivos fiscais estaduais no âmbito do estado de São Paulo.

    • PauloAndré

      santa ignorância.

      to falando. Nao sabe nem do que se trata, e emite opinião.

      • Monty

        Paulo, obrigado pelas doces palavras.

        O decreto de SP tratando da alíquota de ICMS para informática foi feito em 2007, há mais de 4 anos, não foi feito para a Apple. Ele só incluiu agora na lista os ‘tablets’, que nem existiam quando o decreto tinha sido feito originalmente. Não é novidade, se está errado agora, já estava errado antes. Mas o fato é que não está errado, pois a legislação de ICMS é estadual, cada estado tem a sua, aí é essa bagunça.

        • De fato, Monty. Mas nenhuma legislação estadual pode confrontar a Constituição. E qualquer estado da federação é titular de ADIN. Portanto, AM está agindo dentro da regra. Se no mérito eles estão certos aí já é outra coisa.

          • PauloAndré

            boa Breno

    • Os incentivos para a Foxconn são federais e estaduais, só assim pra ficar barato.

  • Billxxx

    a zona franca de manaus ja deu o q tinha q da….

    • Luiz Bonfim

      Verdade… Vou sempre a Manaus e a única coisa + ou – barata são os perfumes na Top Internacional. Informática e outras coisas, tudo + caro que Teresina( onde moro) fugindo um pouco do assunto… iPad 1 aqui em Teresina, no Extra: 16gb=899,00

      • Aviso aos navegantes: ZFM não é Free Shop.

        • Luiz

          verdade,mas deveria praticar preços baixos dos importados,pois recebe vários beneficios. Quando o dólar tava R$ 2,30, o booster(da lacoste) custava R$ 140,00…mes passado fui lá e ele tava R$ 142,00.
          ZFM não é freeshop

          • Lacoste? Perfume?! A ZFM tem a função (dentre outras) de baratear insumos para depois baratear produtos cujos insumos não sejam produzidos localmente, e não pra baixar o preço de cosméticos. Por favor, Luiz.

      • gamer de iPad

        lol aqui em montes claros-mg o ipad de 32 gb tá R$2.599,00!!!!! de primeira geração e sem 3G! tem que ser muito burro pra comprar comprei o meu de segunda geração por R$1.899,00.

        • Vinicius Errero

          Mas que porraa, quem é anta de compra por 2.600?

          • Dr. Branco

            Pior que tem gente que compra ! Imagina uma senhora de 70 anos que quer comprar um ipad para o Neto,ela acaba comprando o mais caro por achar que é melhor ou original . Tudo por sua inocência e medo de não agradar !

        • Mr. Mattar

          Comprei o meu por R$900 no EUA ^^ segunda geração!

  • Porque o Amazonas não oferece incentivos melhores que SP pra competir ao invés de atrapalhar?

    • Marcos Almeida

      Foi exatamente o comentário que fiz, mas ganância dos corruptos não tem limites, como bem sabemos, menos impostos é menos dinheiro nas mãos deles.

  • Garibaldo

    Brasil continua um pais lixo….

    e O amazonas ao invés de ajudar só quer ganhar o dele…

    deviam se preocupar mais com os outros roubando recursos naturais do que com fabricas da apple..

    • Rubens

      Acredito que devemos olhar para nosso teto, sou de Manaus morando em SP e ninguém aqui comentou ao fato de SP querer barrar a distribuição dos valores pago pela extração de petróleo maior para os estados produtores. SP quer uma distribuição “igual” então o AM esta fazendo também a parte dele, o único local onde esse tipo de produto pode ter incentivo é a ZF que não corresponde somente ao AM mais outros estados do Norte também.

  • Pedro Alves

    Não da pra falar que o cara não tem alguma razão =/
    Se a moda pega, a Zona Franca vai pro saco.

  • André

    Estava bom demais pra ser verdade. Brasil resolvendo um assunto desse porte e importância rapidamente? Não podia, né?

    • Roney Cezario

      Não tô acreditando no que acabei de ler, mas torço para que as coisas se acertem.
      Oremos

  • Gabriel Quessada

    EBA ! + 1 PONTO PRO BRASIL ! Patriotismo total hein… (vergonha)

  • PauloAndré

    Como usuário, acho ruim. Mas como brasileiro e amazonense, dou meu apoio total ao Governador. Se vc usuário que nao faz idéia o que seja a Zona Franca, nao manifeste opinião pra nao falar besteira.

    Creio que o governo do Amazonas nao quer ‘complicar’. Quer garantir o cumprimento da lei. E não é uma opinão do Governador. É lei, e deve ser cumprida.

    Parabens pelo restante da matéria, iLex.

    • William de Oliveira

      Seu eu fosse Diretor Executivo da Apple eu deixaria as terras tupiniquis e iria abrir minha fábrica na Argentina por exemplo. O Brasil não é e nunca será um país sério.

  • Anderson

    Muita calma nessa hora, Manaus está em seu direito pois esses incentivos deveriam ir para a ZFM e não para SP, muita gente mal informada que lê o blog não faz idéia da necessidade direta que o Amazonas tem com o polo industrial.

    Em Manaus são 700 mil empregos diretos e indiretos em uma população de menos de 2 milhões de habitantes.

    Antes que alguém queira jogar pedra em Manaus por gentileza estudem bem para ter fundamento do que dizem, isso é um assunto sério pois tem dedo (evidente) da presidente Dilma que é a por sinal a presidente onde teve em Manaus a maioria absoluta dos votos e tem seus Senadores e Deputados como base aliada.

    Manaus NÃO quer retirar a fábrica do Brasil, apenas quer que a cidade tenha condições competitivas frente ao sudeste…olhem o mapa e onde Manaus se encontra que entenderão.

    • PauloAndré

      é o que to tentando explicar pra essa geração Restart. Muleque mete a mão no teclado pra escrever besteira, mermão.

      • Elias

        naum é geração restart mais sim pessoas que sabem como funciona as coisas no brasil
        para eu sou de jundiai naum ta tendo nem pessoas aki para a fabrica funciona vai ter no amazonas para amigo acorda geração coca cola … o brasil não é mais pais do futebol e lei foi criada para ser modificada . vai esperando que esta ação de resutado … porque eu vou falar com o supervisor segunda para entra na empresa rsrsrsrsrs isto já era são paulo vai sempre ser o centro das melhores cabeças . abraço e até um dia … coselho ouvi a musica já que vc é da geração coca cola faroeste caboco do legião e vc vai como é o Brasil acordaaaaaaaa.

        • @EdnilsonRosa

          Elias, “são paulo vai sempre ser o centro das melhores cabeças”. Se isso for mesmo verdade, a julgar pela forma que você escreve, não deve ser paulista, então… Abraços!

    • Elias

      há vá…. para com historinha os funcionarios estão até contratados os equipamentos já estão montados . manda os 2 milhoes de pessoas do amazonas cuida da amazonia que já ta de bom tamanho . e deixa que investimento e tecnologia são paulo dá um jeito . está lei é historinha para boi dormi .

      • Lucas Fernando

        Caramba em Elias, esse seu comentário é totalmente sem noção, preconceituoso e mostra uma tamanha ignorância de sua pessoa! É esse tipo de opinião e comentário que torna o Brasil um país ‘emergente’! O Brasil Não é São Paulo e se você parar pra observar (acho muito difícil), muitos produtos tecnológicos que você tem são feitos em Manaus!

  • Jorge

    Não tem o menor cabimento isso…quer dizer que vc não pode dar incentivos fiscais maiores do que os da zona franca? isso sim é anticonstitucional…#nãovaidaremnada #FAIL

    • Anderson

      Brasil deve oferecer igualdade fiscal entre os estados, olha no mapa e vai entender, muito confortável falar isso pra alguém que mora fora da realidade do norte mas compra TV de 42″ fabricada por lá.

  • Braz

    Acho que não vai dar em nada, tendo em vista que isso atrasaria a produção o governo federal ira intervir de alguma maneira…

    • Marcos

      O governo federal tá é se lixando pro iPad, iPhone, Apple e pior, pra nós. Quer é aumentar a arrecadação, isso sim. Não interessa de onde ela venha. Se vier de São Paulo, Manaus ou do Raio que o Parta, tanto faz.

  • Paulo Mateus

    Cara, eu sou apaixonado pela Apple e seus produtos mas também sou de Manaus. Eu gostaria que a Apple tivesse uma fábrica no Brasil mas não as custas de varias famílias desempregadas.
    Eu entendo os dois lados, mas nessa hora temos que dar valor ao que é mais importante. Comer ou Consumir?

    • Daniel

      Mas por que a fábrica em SP tiraria o emprego do pessoal em Manaus??
      O que já existe em manaus vai continuar existindo e o iPad que não é montado no Brasil vai começar a ser montado em SP. Acredito que ninguém será demitido por isso.
      O ruim é essa suposta exceção virar motivo pra retirar impostos pra qualquer empresa fora de Manaus, isso sim.
      Mas de qualquer forma não concordo com esse papo de demissão por causa de construção da fábrica em SP.

      • Paulo Mateus

        O grande problema seria a migração de novas empresas que não iriam para Manaus.
        Por questões logísticas é natural que as empresas se instalem em SP do contrário já teriam vindo pra Manaus.

        • Vinicius Errero

          Aff, lança um emprego em São Paulo, e desemprego em Manaus. fala sério

  • Leo Freitas

    A foto do post ia ficar legal se você traçasse uma linha da mesma cor da fonte cortando o Assembled in Brazil. =D hehehehe

  • PauloAndré

    E viva a liberdade de pensamento.

    Mas lei é lei, não cabe a mim discutir lei. Cabe apenas o cumprimento, e é este o caso.

    Como frisei: se voce nao tem idéia do que seja Zona Franca, nao opine. O que eu to vendo de gente falando besteira… Meu conselho: antes de opinar sobre qualquer assunto, se informe primeiro.

    Sem mais.

    • Jorge

      Por pensamentos como este que temos uma constituição da década de 40 em vigor…lei é pra ser discutida sim, afinal estamos em uma país (teoricamente) democrático onde a discussão de ideias é livre!
      Por conta disso tem gente que ainda dirige bêbado ou assume crime por ser menor de idade, porque algumas leis simplesmente não funcionam e deveriam ser discutidas e modificadas há muito, mas muito tempo!

      • PauloAndré

        se voce nao sabe do que se trata, nao faz idéia do que seja Zona Franca. nao fale besteira.

        sem mais,

        bom dia.

        • Jorge

          Meu ponto de vista foi com relação ao seu pensamento arcaico de que leis devem ser cumpridas e não discutidas…O Brasil inteiro tem problemas não só a sua amada ZNF. Sua defesa constante de ponto de vista mostram um bairrismo desnecesário.

          • O Paulo André pode ter sido infeliz em deixar margem pra más interpretações, mas no fim das contas está certo.

            O assunto é de alta complexidade e muitos dos comentários aqui evidenciam que as pessoas não sabem o mínimo do mínimo dos problemas de guerra fiscal do Brasil e sobre a Zona Franca (que poderia ser em qualquer lugar).

            Lei é pra ser cumprida sim, e debatida também. E é exatamente isto que o AM tenta fazer impetrando uma ADIN: levar ao STF a discussão sobre a constitucionalidade das leis paulistas (as quais, por vivermos numa federação, devem se adequar à Constituição, sempre).

            Uma bobagem, portanto, a irritação nesse debate. É algo que deve ser deixado para os tribunais. Já a discussão da validade ou não da ZFM é algo que não cabe aqui.

            • PauloAndré

              melhor desfecho do Breno “Uma bobagem, portanto, a irritação nesse debate. É algo que deve ser deixado para os tribunais. Já a discussão da validade ou não da ZFM é algo que não cabe aqui.”

          • Francis

            Concordo inteiramente, apesar de não ter idéia do que seja Zona Franca de Manaus e sem querer falar besteira.!!

            • Pedro Trevisan

              Como o povo gosta de brigar e ser o senhor detentor de todos os argumentos de todo o universo, né?

              “Sem mais.

              Bom dia.”

      • P.S: nossa Constituição não é de 1988. Tenho impressão que isso significa que ela é da década de 80, não de 40, mas posso estar errado…

  • Matheus Ribeiro

    Se esse governador ta incomodado, deve ser pq alguma coisa extra vai pro bolso dele. Sempre é assim. #porrabrasil

  • Douglas Duarte

    Sou Amazonense e manaura, leitor assíduo do site, vocês não conhecem a realidade do nosso estado pra falarem que somos estragar prazer, nosso estado diferentemente do estado de Sp e resto do Brasil, não temos vias de interligações, isso tudo devido aos nossos gloriosos políticos, somos ilhados, mas enfim, a ZFM e os funcionários do PIM(polo industrial de Manaus) dependem dessa ADIN para que continuem com seus trabalhos e as empresas continuem no PIM. Caso isso aconteça o que irá acontecer é um êxodo rural e aí sim, preoucupante, com a consequência de acabarem a floresta, então, antes de muitos falarem que somos entragar prazer, venham conhecer a nossa realidade e depois sim, tecer algum comentário.

    • dhiogo

      Quer dizer que o certo é ferrar com os outros ao invés de melhorar o de vocês?? Interessante.

      • PauloAndré

        que ferrar com os outros, cara! Se vc nao sabe do que se trata, nao fale uma blasfêmia dessas…

    • Se é para fabricar em lugar isolado, manda pra Boa Vista em Roraima que lá estão precisando.

      • Jorge

        EEEi e como fica o Acre??????rss

        Abaixo o bairrismo!!!

        • O Acre é chegado no Peru, não ficando assim tão isolado.

      • Lucas Fernando

        Isolados?? Só se vc quis dizer ”distante de São Paulo”, porque aki temos saída pro Amazonas, pra Guiana e pra Venezuela! Enquanto vc ai paga um absurdo pela gasolina, eu vou alí na Venezuela e encho o tanque com menos de 20 reias ;), ou vou pra Ilha de Margarita treinar meu español ou pra Georgetown treinar meu inglês… he he he. CHUPA ESSA MANGA! kkkk

        • Tá bom, então manda a fábrica pra Fernando de Noronha.

        • manaus

          Deixa de ser pobre porra. Tem avião da TAM todo dia saindo de Manaus para Miami sem escalas. São cinco horas de viagem. Manaus só é longe do Rio de São Paulo, pois, do primeiro mundo estamos pertinho

  • Marcos Almeida

    Está aí um dos problemas desse país, fazer melhor ninguém quer, mas atrapalhar que faz é quase que um (mau) hábito.

  • Hudson

    Novidade. No Brasil não existem incentivos sérios para desenvolvimento e fabricação de diversos produtos e quando temos uma chance até mesmo de aumentar o número de empregos, sempre vem alguém e estraga. É impressionante como no Brasil as coisas acontecem. Um “ciuminho” idiota. Como se a Zona Franca só produzisse tablets e telefones.

  • Jorge

    Aqui em São Paulo se dá muito incentivo a fabricas e quem paga a conta é o consumidor. 11% de ICMS é CRIME!!!!!

  • Gilberto Almeida

    Com esses políticos do “brazil”, sinceramente não vejo por quanto tempo a apple vai ficar por aqui.

    Todo mundo quer tirar uma lasquinha.

  • O pior é que o frete de Manaus para o sul/sudeste é caríssimo, e o iPad não sairia tão barato quanto se fosse fabricado em São Paulo.

    • Jorge

      é isso que dá fazer pólo industrial onde deveria ter reserva florestal!!

      • cássio mansini

        falou e disse.

      • Felipe BRagantini

        Boa Jorge

      • Lucas Fernando

        Engraçado, onde vc mora também tinha uma floresta mas tacaram cimento por cima e chamam isso de “Evolução”. Agora vc vem falar em preservação ambiental?

        • zigfrid

          tirando o ambito da questão do tópico um pouco de lado

          só vou lembra uma coisa, aki pra região sudeste temos uma tal terra vermelha, se caso replantarem qualquer parte q a tenha a floresta volta rapidinho (infelizmente é mau utilizada com plantas q acabam com o solo como cana e os malditos eucaliptos)

          ai na amazonia se caso desmatarem mais, o q sobra é areia, um solo extremamente empobrecido, isso tem q ser evitado a todo custo (infelizmente não está ocorrendo como o ideal), pois se continuar desenfreado o desmatamento o q sobrará é apenas deserto igual ao sahara

  • E no fim das contas… iPAD made brazil e pronto! Os cabeças de Dilma são doidos mas nem tanto. Vão perder uma dessa? Creio que nunca!

  • Antonio Ferreira

    Isso se chama ignorancia, no Brasil o privilégio próprio vem antes do bem coletivo, o custo de implantação de uma linha de montagem em Manaus estão muito além do incentivo fiscal, a baixa especialização profissional, bem como os custos de transportes para um estado de Mer… digo, distante como é o Amazonas inviabilizam a competitividade. Eu como empresário tenho clientes em Manaus e alem de suportar fretes ABSURDOS ainda tenho que tolerar prazos de entrega superiores a 30 dias para rodoviários e tarifas surreais para aéreo.

    Se o supra-referido governador se desse ao trabalho de descer do “palanquinho” que se colocou veria as benesses da vinda de uma empresa de tecnologia de ponta para o Brasil que TENDE a trazer outras empresas do mesmo setor caso seja positivo(nessa até o Manaus poderia ganhar produzindo componentes.) mas se veta antes do inicio da atividade ele lesa os consumidores e os empresários.

    • Caio Maia

      Então você não concorda com a Zona Franca de Manaus, não concorda com a política de povoar a região pra defender uma das maiores jóias do mundo. Concorda que a Amazônia é um território sem valor e que não deveria fazer parte do Brasil. Afinal, o iPad é mais importante.

      • Jorge

        povoar e desmatar?

        Não, Obrigado!

      • Alexandre

        Então pq estão vendendo o território do Amazonas pros gringos???

    • Clemar

      Um comentário coerente. Nao regionalista nem de fanático.

    • Ricardo

      Parabéns pelo comentário.
      Se fosse em qualquer outro país, iam fazer de tudo para uma das fábricas mais importantes do mundo ir para os seus países. Aqui no Brasil é isso, querem atrapalhar. Acho que o Governador esqueçeu de ler a Lei que daqui a poucos anos todas as peças devem ser fabricadas no Brasil, e que em Manaus com certeza seria muito beneficiada. Votar errado dá é nisso. E nós consumidores vamos ter que arcar com o produto mais revolucinários dos últimos tempos pagando por ele o preço mais caro do mundo.

    • @EdnilsonRosa

      Mais um que parece não conhecer nada da Zona Franca de Manaus! A que “empresa de tecnologia de ponta” você se refere?? A Foxcom? Ela não passa de uma montadora como muitas outras que já existem em Manaus! Ela não vai desenvolver nada aqui. Só vai montar. E isso muitas outras empresas já fazem em Manaus. Ou você acha que a maioria das TV´s de LCD e outros tantos eletrônicos “made in Brazil” são montados em fábricas muito diferentes da Foxcom?

      • André CLF

        @EdnilsonRosa o maior incentivo para a Foxconn (e não Foxcom) é a mão de obra especializada e não apenas o incentivo fiscal. Não estou nem criticando a competência do senhor governador Omar Abdel Aziz no cuidado educacional, criando assim mão de obra especializada em seu estado, mas é de conhecimento geral que em São Paulo há maior QUANTIDADE de mão de obra. Frisei QUANTIDADE por que também é de conhecimento que a mão de obra de Manaus é mais barata, porem o problema maior para a Foxconn é se o Brasil teria mão de obra especializada bastante.

      • André CLF

        p.s. sou Cearense

    • Daniel Pinho

      Até que enfim alguém falou isso! Será que a Apple teria o mesmo interesse em montar fábrica no Amazonas quanto teria em São Paulo? Como nosso amigo Douglas Duarte mencionou, não há vias de interligação, requisito um tanto quanto básico pra uma montadora de grande porte. Além disso, tem a questão da qualificação técnica dos empregados, já que não é qualquer um que monta um iPad. E pra estes profissionais super-qualificados, seria interessante morar no Amazonas? Teria que subir o salário deles. Fora o lance do frete, que fica muito mais caro, e os prazos de entrega. Galera, simples, infelizmente o Estado do AM não tem estrutura e/ou atrativos para receber a fábrica da Apple, senão teria recebido. E a isenção, salvo engano, é bem específica p/ tablets e derivados; não vai ter um “boom” de fábricas em São Paulo que vai fazer com que a Zona Franca perca as fábricas. Na minha humilde opinião, trata-se de questão política. Explico: com o iPad barato, quem compraria os tablets de péssima qualidade (diga-se de passagem) montados na Zona Franca?… Ninguém. Isso é querer eliminar a concorrência. Só. E quem sai prejudicado, como sempre, são os consumidores. Vivemos numa sociedade capitalista; se não investe em tecnologia e não produz coisa boa, vai perder pro melhor e mais barato. E fim de papo. Os brasileiros merecem a tecnologia de ponta, e não as sobras de produtos medíocres só porque não tem concorrência. Contra a ADIN!

      • Eu não tenho palavras pra descrever tanta bobagem que li em seu comentário, vc devi ser sem sombra de duvidas, mais um aluninho do pré escolar que papai presenteou com um iPhone!!!

        Sai desse estereotipo criança, Manaus é muito maior e desenvolvida do que vc pensa; provavelmente 2/3 dos eletro-eletrônicos que vc usa é fabricado (montado) la, dês de PC a telefones fixos, e o que não falta la é mão de obra QUALIFICADA para produzir tais aparelhos.

        O que não podemos deixar – independentemente de qual região vc for – é concentraram tudo em um único estado e deixar o resto do país morrer a míngua. Volta pra sala de aula!!!

  • Caio Maia

    Ta certo o governo amazonense. Afinal, se foi implementada a Zona Franca de Manaus, o que é uma iniciativa extraordinária, por quais motivos ignorar as leis que a define. Os amazonenses, através do seu representante, têm mais é que defender o que é seu de direito. Se a Apple quer investir no Brasil e quer de beneficiar de isenções fiscais, que vá à Zona Franca de Manaus.

  • Auz

    Burrice é pensar q a liminar do Amazonas vai impedir q os tablets sejam fabricados no Brasil. Há mais de 20 anos fabrica-se produto X em Manaus pra ser vendido mais barato nas regiões centro-oeste, sudeste e Sul do país. Produtos fabricados em Manaus, sao mais caros em Manaus por questões logísticas e políticas. É fácil julgar um caso isolado sem conhecimento de causa. A Zona Franca é responsável pela fabricação de mais de 90% do que todos usam em casa.
    Interesses a parte, quem se beneficiaria com IPads feitos na Zona Franca seriam os mesmos paulistas q agora estão reclamando.
    Ê povinho..

    • PauloAndré

      poise ne? Geração Restart é foda, abre a boca pra falar besteira. Impressionante.

      • cássio mansini

        seu único argumento é “geração restart”? primeiramente vcs tem que colocar na cabeça que o brasil ainda não tem pessoas qualificadas para trabalhar na linha de montagem do iPad. Ou você acha mesmo que uma fabrica da apple iria para ZF, e 200 pessoas seriam contratadas sem nenhuma experiência? acorda pra vida 🙂

    • Miquéias Fernandes Jr.

      EXATO! Quem disse que se o Amazonas conseguir a liminar, o iPad não será mais fabricado no Brasil?
      Ainda tenho que ler gente escrevendo “governador de Manaus”, “Amazonas e terra de índio”.
      Paciência…

      • PauloAndré

        cara… ja li de tudo hoje aqui. “Bairrismo”, “qualificação”. Ta bom.

        Quer ipad barato, filho? Compre direto da fonte. Esse mimimi já deu.

        []s

  • Emerson

    Eles querem é o monopólio, já nao basta o que vocês tem

  • Pedro Goda

    Acho bem dificil que saia uma liminar, ate pela matéria que esta sendo discutida.

    E mais dificil aidna que a ação va adiante, do contrario como se faria ? Ninguem mais da incentivo fiscal pq isso pode de alguma forma ferrar com a Zona Franca?

    Eu apostaria que nao vai dar em nada, sem falar que as zonas de conforto do Supremo sao bem mais proximas de SP do que da AM, mas ai ja e uma questao ate feia de comentar.

  • Bizonia

    Vocês não estão entendem a complexidade do negócio.

    O amazonas não está tentando bloquear a entrada da Apple…. os benefícios dados pelo governo federal já são suficientes a apple vir… o problema e a forma que SP está tirando os impostos, pq não são somente dos Tablets mas todos os produtos eletrônicos com essas características… o problema é que os televisores atuais já possuem características bem próximas dos tablets … e o Amazonas está com medo de perder estas industrias… q são 80% da zona franca…. ou seja seria a morte da zona franca mesmo ela tendo seus incentivos garantidos por mais uns 15 ou 30 anos sei lá

  • Stefano Angelo

    “especialmente relacionados à Região Norte e o projeto de desenvolvimento sustentável denominado Zona Franca de Manaus.”

    Se desenvolveu sustentavelmente?
    Criou-se alguma universidade? Hospital? O salário médio de lá é o maior do país?
    Balela de político, conto para boi dormir.

    Brasil, um país de tolos!

    • Jujasa

      Pra várias das suas perguntas a resposta é sim, sim, e sim.
      Em Manaus existem graduações e muitos cursos técnicos para formação de mão-de-obra específica para as necessidades do distrito industrial.

      O salário médio dos funcionários com formação específica é maior que a média nacional.

      Também gostaria muito de ver Ipads baratos no Brasil, mas as decisões precisam ser tomadas com cuidado e claro, legalmente.

      • Stefano Angelo

        Onde podemos ver e analisar esses números fantásticos?
        1%??? Devemos comemorar???

    • Denizom

      Stefano, a seu saber, a Universidade do Estado do Amazonas, a qual possui um dos maiores índices nacionais de alunos matriculados, é financiada exclusivamente pela Zona Franca de Manaus. Aproximadamente 1% da receita da ZFM é destinada à Universidade.

  • André Toledo

    Ele não ofereceu incentivos fiscais melhores porque na cabeça dele ninguém mais poderia oferecer nada melhor do que Manaus já oferece, e com essa liminar ele esta querendo justamente colocar isso em prática.

    Não somente isso vai adiar a construção da fábrica no Brasil como também irá influenciar no preço dos aparelhos caso a fábrica seja montada em Manaus já que os incentivos lá são significantemente piores que os daqui.

    Esse tipo de política não oferece nada de melhoria para a população em geral do país, talvez para aqueles que ganharem emprego lá em Manaus, só e para mais ninguém… além do que a mão de obra é outro problema, lá não tem a mão de obra especializada necessária o que no estado de SP tem em maior número mesmo que não seja o ideal, isso pode inviabilizar a instalação da fábrica no Brasil.

    Na falta de algo cristão a dizer a respeito do excelentíssimo político em questão, encerro minha opinião por aqui…

    • Marcelo

      Trabalho numa grande multinacional em Manaus a 18 anos e a mão de obra que vem de São Paulo não tem nada de excepcional, tanto é que páramos de contratar engenheiros Paulistas. Pra mim tanto faz se a fabrica vai ser em Manaus ou não, quando quero me atualizar na tecnologia vou pra Miami que é aqui pertinho e custa menos que ir pra São Paulo. O governo do Amazonas está correto, tem que acabar com essa palhaçada de São Paulo achar que é melhor que os outros.

      • Pedro Henrique

        Nós somos, pelo menos no quesito impostos.

      • Max

        O fato é que SP vem a um bom tempo fazendo uma gestão eficiente de seus recursos e pode se dar ao luxo de baixar alguns impostos. Se os outros estados não fazem o mesmo não é nossa culpa.

  • Bruno Portugal

    Oi pessoal eu estou e pensar em comprar um iPad 2 mas ele já vens com a 4.3.5 como faço para meter na 4.3.3 me ajudem abraço 

  • Renan

    Se o governador de Manaus esta tão preocupado assim com a Zona Franca deveria investir em ferrovias que dimuiriam o tempo e o custo do transporte para outras regiões ao invés de tentar prejudicar outros estados.

    • Jujasa

      Já existem vários projetos em discussão sobre mais vias de escoamento de produção, inclusive uma ferrovia.

      • cássio mansini

        O Brasil é movido com projetos.

    • Vitor

      Muitas obras neste país estão em projeto, mas a quanto tempo para sair do papel? … se sair com certeza sairá superfaturado e atrasado.

    • Jorge

      Nisso eu concordo com os que apoiam a ação, “Governador de manaus” é dose…

  • Jujasa

    Eclarecendo vários comentários:

    A Zona Franca de Manaus foi criada para incentivar a geração de emprgo e renda na Amazônia e desta forma, até hoje auxilia e muito na preservação da floresta, isso mesmo já tem vários estudos mostrando q gerando emprego e ocupação, não temos subempregos e exploração ilegal da floresta. Para produzir em “lugar tão isolado”, como diz um comentário anterior, foi concedido um incentivo fiscal.
    A proposta do governo do Amazonas é que os tablets sejam produzidos no Amazonas, como vários outros produtos que todos temos em casa.
    Atualmente moro no estado do Amazonas, sou bióloga e vejo a manutenção da Zona Franca de Manaus de suma importância para o desenvolvimento da região e claro, manutençao de uma floresta em pé!

    • Luiz

      então tudo que vier a ser produzido no Brasil tem de ser em Manaus?
      Pensamento pequeno…Porque o gover no do Amazonas não entra na briga e oferece um pouco de incentivo, para a fábrica ser lá.
      obs.: vou a cada 60 dias ao amazonas e conheço bem a região e seus comflitos.Emprego tem muito,mão de obra,nem tanto.Na realidade sobra emprego em Manaus.

  • Roberto

    Nao da’ em para se preocupar.
    100% certo que Manaus perde essa briga.
    O interesse do Pais nao pode ser colocado em segundo plano pelo interesse de um unico estado.

    Roberto

    • Daniel Oliveira

      Sonha, Roberto!
      Não é interesse pessoal do AM, é LEI.

      Sra. Dilma vai passar por cima da Lei? diz aí!

    • Caio Maia

      Kkkkkkkk
      .
      Mas a Zona Franca de Manaus é justamente o interesse maior do pais.

    • FC

      A notícia está distorcida desde o título. Se Sao Paulo luta por seus interesses porque o AM nao pode? Ficam manipulando a opiniao dizendo que o AM quer COMPLICAR, quando na verdade se quer é manter e gerar os empregos que se tem aqui. Para os geeks que amam seus iPads que em seis meses ficam ultrapassados sugiro que comprem uma passagem p/ Miami e encham o rabo nas Apple Stores da vida.

      • O título expressa a realidade: a vinda da fábrica para São Paulo já era uma coisa praticamente certa. O governador do Amazonas agora quer complicar algo que parecia simples, o que não quer dizer que ele não tenha razão para isso.
        Quer argumentar, por favor, argumente, mas com inteligência, sem desqualificar o trabalho deste Blog.

        • Pablo

          Concordo com o usuário FC de que o título está distorcido dado que o objetivo do Governo do Estado do Amazonas é manter em equilíbrio os incentivos fiscais que realmente ficaram em desvantagem pelo incentivo fiscal que o Governo do Estado de São Paulo fez. Uma das várias consequências desse objetivo é que a adoção das fabricas de tablets em São Paulo se complicou.
          Mas também não posso deixar de concordar com o autor iLex quando ele diz que isso vai prejudicar o consumidor. Infelizmente essa ‘briga’ é entre os 2 governos mas quem vai pagar o pato somos nós consumidores. Como sempre..

      • se “no rabo” a alfândega não pegasse, seria uma boa ideia para os High Sacoleiros…

  • Hugo ão cBeolchi

    Brasil é assim, todo mundo quer ser melhor que o outro. É muito dificil achar pessoa que quer ajudar ao proximo ainda mais quando envolve politica.
    Se o estado de SP conseguiu abaixar os impostos para que a Apple venha para o brasil, é porque está crescendo e está pensando em seu estado e no Brasil em geral. Estado de SP conseguiu, porque Amazonas não ? Se eles tem medo de acabar com a zona franca de manaus, que abaixem os imposto igual o estado de SP fez pra Apple, assim a Apple pode escolher entre SP e Manaus.
    Infelizmente Brasil com politica é muito “si por si” e querem cada vez mais ver mais e mais dinheiro em seus cofres particulares.

  • carlos

    pq esses FDP da politica não ajuda pelo menos um pouco o povo brasileiro ?? vai se preocupar com coisas mais serias libera logo os ipad!! só pq eles não sabem mexer não quer que ninguém mais saiba !! POLÍTICOS DO BRASIL VÃO TODOS PARA O QUINTO DO INFERNO!!

  • Daniel Oliveira

    Os paulistinhas magoados podem começar a chorar, nossos governantes Amazonenses, há décadas SEMPRE derrubam quaisquer medidas que ameacem a ZFM.

    Agora, não sei o porque deste chororô, já que o preço final do produto será o mesmo que seria em SP, é apenas mágoa pessoal dos desfavorecidos fiscalmente.

    Chupa São Paulo!

    • Thiago

      Com ou sem fabrica de iPad, SP será sempre SP.

      • FC

        Claro, a única cidade do mundo privilegiada em ver o ar que respira.

    • Daniel

      Prezado Daniel Oliveira. Você manda nós paulistas chuparmos ? Somos os consumidores do que vocês,produzem. Se pararmos de comprar seu estado some e vira experiência biológica para os eua. Deveria nos tratar com o mínimi de respeito. Qual a razão de sua raiva de sp ? Inveja privavelmente.

      • Lucas Claro

        BOA! O melhor comentário de todos os que eu li até agora;

    • Marcus Malacarne

      Eu não sou de São Paulo, muito menos do Amazonas. Portanto não teria motivos para apoiar um ou outro.

      Mas levando em conta o lado consumidor (que é onde eu estou), eu não consigo encontrar vantagens em produzir na ZFM ao invés de SP.
      Primeiro o ICMS, enquanto no Amazonas será de 12%, em São Paulo será 0%, e segundo no quesito distribuição, creio eu que a região sudeste tenha uma infra-estrutura muito melhor neste quesito. Esses dois detalhes com certeza irão reduzir custos, que podem ser revertidos no preço final (veja bem, eu disse podem, não sei qual será a política de preços da Apple).

      Com relação a geração de empregos, sejá lá qual for o estado que ganha essa briga, vai ser gerado a mesma quantidade de empregos, mudando apenas o endereço, por isso não vejo isso como decisivo na escolha (ambos os estados devem estar carentes de mão de obra especializada).

      Resumindo, ambos os estados querem uma mordida da maçã, e estão brigando por isso.
      Eu não entendo absolutamente nada do que diz respeito a legislação que protege a Zona Franca de Manaus, mas se fosse pra mim escolher, minha preferencia seria por São Paulo.

  • é completamente compreensível essa manobra do governo do Amazonas, tentando defender seus interesses (seu umbigo), como qualquer um faria. Agora resta ao governo federal pesar a importancia de uma fábrica dessas no Brasil.
    Acredito que essa briga é simplesmente politica. Quanto a leis, isso sempre se da um jeito quando um politico quer…

  • Irwing

    Não sei o que Manaus reclama.

    O incentivo é relacionado à produção de Tablets. Outros aparelhos eletrônicos continuam da mesma forma. Continuam sendo produzidos lá em Manaus. Não vejo onde se encaixa essa premissa de que irá gerar desemprego pro pessoal da Zona Franca, uma vez que as empresas já instaladas lá não vão todas parar de fabricas seus equipamentos pra ir fabricar tablets em São Paulo.

    E outra coisa, isso vai gerar emprego pro pessoal de São Paulo também, ou isso também é uma exclusividade da zona franca?

    Pessoal só sabe reclamar, de qualquer forma a fabrica vem para o Brasil beneficiar a todos.

    Vou pedir pro prefeito da minha cidade entrar com uma ação dessas pedindo pra que a Montadora venha pra cá também. #Fail

    Me pergunto, desde quando político se preocupa em cumprir a Lei?! Só se for pra se beneficiar mesmo…

    • Renato

      Realmente é pensar no próprio umbigo. Quem aqui assiste novela no iPad? Quem aqui, joga XBOX no iPad? Quem aqui usa o iPad de geladeira? Acho que ninguem!

      Lei é lei, político é político. Com o Mercadante envolvido nisso, pode apostar que tia Dilma vai ignorar!

      É egoismo criticar os paulistas dessa forma. Da mesma forma que vcs do Amazonas estão preocupados com empregos, nós aqui também. Muita gente precisando, desempregada. Muita gente desempregada, sem dinheiro pra se sustentar, na favela.

      O que é produzido na ZFM são itens praticamente indispensaveis, o iPad é apenas um acessorio, como um cinto numa calça… compra quem quer, compra quem curte. Nao vejo como isso pode ameaçar emprego dos outros.

      • É egoísmo criticar os amazonenses dessa forma. Da mesma forma que os cidadãos de São Paulo estão preocupados com empregos, os do Amazonas também. Muita gente precisando, desempregada. Muita gente desempregada, sem dinheiro pra se sustentar, na favela.

    • Thy

      Ei vc se chama Irwing mesmo? eu achei que eu era o unico!!! rs

      • Irwing

        Bem vindo ao clube 😉

  • lucasvl

    e esse é o Brasil -,-

  • Neto

    Eita Brasil, vocês preferem ter fábrica em São Paulo enquanto um monte de gente corre o risco de ficar sem emprego… Lembre-se que as Tvs, Geladeiras que vocês compram são produzidas aqui em Manaus…

    • Daniel Alencar

      E qual é o problema? Se vem tudo daí, entao, nós podemos ter um fabrica grande em São Paulo

    • Marcus Malacarne

      “enquanto um monte de gente corre o risco de ficar sem emprego”

      Sério, não consigo ver sentido em um comentário desses. Não é uma fábrica que já está lá e fai ser fechada para ser transferida para outro lugar. É uma fábrica nova, que vai gerar novos empregos, porque esses empregos tem que ser gerados no Amazonas e não em São Paulo.
      Levando em conta seu raciocício, se a fábrica for pro Amazonas, um monte de gente corre o risco de ficar sem emprego em São Paulo.

      Lembre-se que eu não sou nem do Amazonas nem de São Paulo, é só uma opinião de quem vê de fora essa briga.

  • Rodrigo Vicentini

    é sempre assim, brasil concorendo com brasil, no final a apple manda essa fabrica pra argentina ou outro pais proximo,.

  • Thiago

    Não acredito!! Ahh, vai cuidar de desenvolver o seu Estado, Omar Abdel Aziz !! Vivemos numa Federação!

    • Mas não é justamente isso que ele tá tentando fazer?

  • E quem perde somos nós brasileiros!
    Uma disputa comercial.. Briga por dinheiro!

    Não pensemos que pela inconstitucionalidade eles estejam defendendo o interesse da população…do povo. Que nada! Querem é encher o bolso de dinheiro!

  • Leandro

    Galera so pensa em si próprio, enxergando o próprio umbigo! Querem mais eh iPad’s a preço de banana com incentivos fiscais, prejudicando quem for. Leem uma noticia dessas, e so ficam nervosos porque vai complicar um pouco pra ter o seu iPad, ou mais caro.
    Acho totalmente válida a iniciativa do Amazonas. O que é certo, é certo.
    E que seja aplicada a lei!

  • Diego

    Eu acho é bom, pois esses empresários só visam dinheiro, só querem lucro, espero que o STF derrube essa medida provisória, isso é palhaçada.

    • HOri

      “Empresário só visa dinheiro”?! Poatz! Então me manda teu currículo que te contrato de graça.

  • SergioPG

    Dane-se, o negócio é aproveitar o dólar baixo e comprar no E.U.A. Viagem pra lá está mais barato que para o Nordeste, experiência própria. Fora que a diversão é muito maior.

    • Brunolv

      Ficar comprando gadgets em vez de ir pra praia c a mulher?
      Não, obrigado!

      • Rakdos

        Acho que ninguém iria viajar exclusivamente pra comprar iPad. Tem praia lá também…

      • Marcus Malacarne

        Já ouviu falar em Miami?
        Lá temos gadges e praia, e pelo que ouço falar, fica mais barato que ir pro Nordeste.
        Não que o Nordeste seja ruim, muito pelo contrário, desde que fui pra Recife/Porto de Galinhas no ano passado, não quero nem saber mais das praisa aqui do sul.

  • Logo agora que estava indo tudo bem.

  • Marcos

    Deixa ver se entendi!

    O pessoal de Manaus acha que as familias de lá merecem mais o trabalho que as familias de São Paulo?!

    Gente em SP até o custo de transporte tanto pra maioria do brasil quanto pra fora é muito mais facil!

    Eu nem de SP sou!

    • Deixa ver se eu entendi:

      O pessoal de São Paulo acha que as familias de lá merecem mais o trabalho que as familias de Manaus?!

  • Diego

    Quem tem dinheiro compra o preço que for, quem nao tem que se f.o.d.a. Vivemos realmente em uma federação, logo, o que é de um Estado nao pode ser tirado de outro. E para o governo de vocês Manaus possui uma fabrica enorme da foxcoon e outra todosnos aparelhos que vocês possuem em casa, são montados no nosso Polo Industrial. Vão ler mais um pouco e depois discutam.

    • JanjaBoy

      Lendo seu comentário vou acender vela para o governador do Amazonas morrer. 😉
      Não imagino você falando a mesma coisa quando o governo federal falou sobre os royalties do petróleo.

      • Luis Cesar

        Concordo. Sou do RJ e acompanhei a questão dos royalties e o quanto os políticos de outros estados babaram para ter o dindin daqui. Isso os jungle boys nem lembram né?

        • JanjaBoy

          Jungle Boy faz eu rir muito!

    • Luiz

      por isso “é tão barato uma tv no Brasil”…

  • JanjaBoy

    O que se vê é uma atitude bem idiota: “se não possor ter, vou melar…”

  • Marcos.garcia

    Esse governador de manaus é praticamente um ecologista!
    Prêmio nobel pra ele na certa!

    • Marcelo

      Primeiro vai estudar truta da ZL, governador é do estado do Amazonas e não da cidade de Manaus…

  • TiãoGavião

    Pra mim, nenhuma novidade!!
    Essa fabrica no Brasil só acredito vendo, mais parece papo de politico antes de eleições. Depois vem aquele papo; não deu para instalar a fabrica por causa de “A” ou “B”, blá, blá, blá….

  • Caio Maia

    Sugiro a todos que discordam dessa atitude do Governo do Amazonas pesquisar sobre a Zona Franca de Manaus e sua importância não só para os amazonenses, mas para todos os brasieliros, para a soberania nacional e até para a floresta.
    .
    Pesquisem e reflitam.
    .
    Entendam a importância de lutar pela Zona Franca de Manaus e pelo cumprimento das leis que a definem.

  • Daniel Alencar

    Por… Que cara retardado! Cara… Esse M… Ciumento, só porque nao ia ser no estado dele agora ele vem querer nos impedir de ter uma fabrica própria da Maçã em nosso país. Isso é um absurdo. Quem deveria permitir ou não essa fabrica no país é a Dilma, não? Estou certo?

    • Caio Maia

      Tsc tsc tcs. Não.
      .
      Releia o artigo do BDI e pesquise sobre a Zona Franca de Manaus.
      .
      Não é questão de ciuminho. Ter um iPad é muito menos importante que comprometer que todo um projeto de soberania nacional.

      • Paulista

        Ah tá… só pq não vai ter uma fábrica de tablet na ZFM a “Soberania Nacional” ficará comprometida!!!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Faz-me rir Caio,da Mata, Maia!!!

        • Caio Maia

          Poisé, só que eu não sou do Norte, não conheço ninguém que more lá e nunca viajei pra lá.
          .
          Pra entender outros pontos de vista basta se informar e fazer um juízo próprio.
          .
          E não, não é só por causa de uma fábrica da Apple que isso afeta a Soberania Nacional. Mas tem todo um contexto.
          .
          Projetos de povoação e desenvolvimento de uma região desabitada são fundamentais pra assegurar um território. Aquilo ali é Brasil e o Brasil precisa cuidar! E isso sim é Geografia.
          .
          É todo um contexto. Se existe uma lei que determina isso e é bem embasada e bem justificada, que se faça cumprir.

  • Beaguinho

    O que parecia bom durou pouco.

  • Rafael

    A Zona Franca de Manaus tem alguns objetivos muito justos que é levar desenvolvimento a uma região distante e muitas vezes esquecida. Além disso, existem estudos que afirmam que o desenvolvimento na região amazônica é um mal necessário, pois apesar de destruir um pedaço da floresta para crescer a cidade, esse crescimento da cidade ajuda a reduzir o ritmo de desmatamento em toda a região, fornecendo infra-estrutura para os órgãos de fiscalização. Isso é comprovado com números, dados coletados dos ritmos de desmatamento e etc. Esses 2 motivos já justificam o protecionismo na região amazônica que é dar qualidade de vida àquela região e proteger os nossos recursos. Acho que isso vale muito mais que o espírito consumista de qualquer brasileiro, em especial os do estado de São Paulo. Agora, o manauara pode agradecer por ter 1 fábrica a menos poluindo seu ar. O de SP já é bem cinza…

  • Gabriel Quadros

    O Senhor governador do Amazonas! Como estão as queimadas da floresta ai no seu estado?

    • E como vão as queimadas no estado de São Paul… opa, não tem mais floresta em São Paulo, deixa pra lá.

      Isso não tem nada a ver com o assunto, Gabriel.

  • Paulista

    mimimimimi dos não paulistanos! SP é sabidamente o estado que empurra esse país pra frente. Du-vi-do que em Manaus exista mais desempregados que em SP-capital… Se somos a locomotiva do país temos todo o direito de receber novas vagas de emprego, pq senão esse país afunda! E tem mais, as melhores faculdades e especializações estão aqui, e nada mais justo das empresas se fixarem da região sul-suldeste, pq aqui tem muito profissional qualificado que com certeza não quer mudar sua moradia lá pra longe! Deixem o turismo para as regiões Norte/Nordeste que neste quesito há potencial de sobra. Cada um no seu quadrado….

    • Caio Maia

      Aiai, essa lenga-lenga paulista não leva você a lugar nenhum, amigo. Falta algo de concreto nos seus argumentos repetitivos. Não adianta usar sempre esse argumento pra todo assunto que se referir a São Paulo. Mais parece uma matraca.

      • Paulista

        De concreto? Se vc acha que SP (junto com alguns – e não todos – outros estado do Sul e Sudeste), não levam esse país nas costas, acredito que vc seja um desinformado. Não é conversinha de paulista, isso é FATO, e fatos não precisam de provas concretas, as provas estão por ai para todos que, querem, enxergar… abra os olhos… E em momento algum critiquei o fato da zona franca ter sido erguida onde foi, pq eu acho isso um erro enorme… logística é tudo, e Manaus, certamente, está longe dos grandes centros consumidores do país, isto se o Sr. entende, um pouco que seja, de geografia…

        • Caio Maia

          Vá além. Tente enchergar através de outro ponto de vista. O que seria de Manaus e consequentemente da Amazônia Brasileira sem a Zona Franca de Manaus?
          .
          É muito fácil analisar isso do conforto de casa sem entender o que se passa no outro lado do país. Você realmente não consegue entender a importância de fixar o homem na floresta de maneira sustentável e digna. Não consegue entender que o mundo funciona também fora de São Paulo. E que São Paulo faz parte de um todo e não é o centro do universo.
          .
          A não ser que você ache que a Amazônia é só um monte de mato e que não é importante para o Brasil. Aí eu não tenho nem o que discutir.

          • Paulista

            Fico comovido com a necessidade do povo amazonense precisar de emprego, e não só o povo de Manaus, afinal a população mundial necessita trabalhar. Porém, o capitalismo selvagem é cruel, e quem, ou o que, não se adequa às necessidades de uma empresa, simplismente RO-DA… e como eu disse, que empresa quer se estabelecer longe de tudo e de todos? Realmente não conheço Manaus e não está nos meus planos conhecer, mas sei que fica longe pacas (é mais rápido viajar para Buenos Aires do que para Manaus, partindo de SP…). Fora que tbém como fora dito, se a Apple pretende exportar seus produtos, imagine o prazo de saída de algum armazém em Manaus até chegar aos EUA… ou até mesmo chegar ao consumidor final em Porto Alegre (por exemplo)… de avião que não irá, aposto. Se o for, esqueça preços reduzidos. ZFM foi uma ilusão, e o efeito alucinógeno acabou faz tempo, a realidade é outra!!!

  • Essa briga entre a Zona Franca de Manaus e São Paulo mostra só a imaturidade do país, onde um estado é rival do outro!

    Temos que pensar pra frente, nunca vamos bater a China fabricando eletrônicos. Ninguém vai! Mas podemos nos destacar em tecnologia/software!

  • Lembramos que existe fabrica que cria e aquela que monta. Em Sao Paulo existe a motorola, a LG a samsumg e outras montadoras de celulares e já existe a de tables em Minas. A constituição esta velha e lei é para ser discutida e cumprida. Vcs estão discutindo em vão. Manaus nao pedera virar Sao Paulo e a floresta esta acabando sim e nenhum político encherga isso. Vamos discutir coisas para melhorar a floresta e nao aumentar empregos por lá. Vamos entao criar uma nova zona franca no sertão da Bahia lá sim precisa de empregos. Abs a todos do fórum.

  • Lincoln

    O que mais me impressiona é esse efeito que a internet proporciona de todos falarem sobre tudo que não compreendem e sequer raciocinarem a respeito… gostaria de saber daqui quem realmente pagou pelo próprio iPhone (e não papai), porque parece que a grande maioria não passou sequer por uma universidade. Somando-se ao bairrismo e ao complexo de cachorro vira-lata dos brasileiros (os quais percebe-se que nunca estiveram sequer fora do próprio estado, quanto mais do país), emitindo opiniões descabidas sobre o país e o modelo federativo adotado, saibam que culpa não é de Manaus nem do Amazonas, mas da Constituição/88 (mais velha do que muitos de vocês), e independente de um fábrica ou não da Apple no Brasil, ela só estará aqui pelo mesmo motivo que está na China: explorar mão de obra barata com isenção fiscal aproveitando o mercado consumidor que paga uma fortuna por produtos que lá fora se vende pela metade do preço. Enquanto isso, quero ver ela desenvolver tecnologia e agregar valor aos produtos e serviços fora dos EUA… exploração do capital e redução dos custos… a conta é simples, basta parar pra pensar.

    • Luiz

      um diz que aqui tem geração restart,o outro desafia aos leitores do blog a provarem sua renda…o que faz vcs pensarem que aqui no blog oi usuários de Iphone e Ipad são adolescentes?? Tenho 41 anos,profissional liberal estabelecido,cearence,conheço Manaus e São Paulo. Acho que a maioria aqui trabalha sim senhor e usa seus gadgets para facilitar sua vida. ora bolas….

  • Nem sou do Amazonas, mas concordo com a ação tomada pelo governador.

    Se fosse ao contrário estariam todos os paulistas aqui dizendo que “os índios querem passar por cima da zona franca de São Paulo, dando incentivos inconstitucionais para fábricas”.

    É uma questão de lei. Lei não se debate, se cumpre. O que se debate é a confecção das leis, mas em nosso país só se abre a boca para reclamar quando elas estão prontas e em vigor.

  • Sinceramente, tem muita gente falando merda aqui, eu sei, mas temos que pensar que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus são mais de 80% para consumo interno, não exportação, e que o iPad em algum momento vai começar a ser exportado do Brasil para outros países. A instalação da fábrica da Foxconn seria melhor em SP devido a maior facilidade de exportação e distribuição do que na ZFM…

  • caradepau

    MEU DEUS

    E por isso que o brasil nao vai pra frente 🙁 tem leis mas não querem cumprir 🙁

    Quem ta criado problema não e o AMAZONAS 🙁

    Que triste ler isso de pessoas que tem um conhecimento 🙁

  • Re.

    O único problema do Brasil é esse, salario baixo e coisas caras, fora que uns pensam, se eles podem roubar e eu n posso então n vou deixar eles roubarem.
    MAS, no Brasil é fácil crescer rápido e ter uma vida boa, e o Brasil ta crescendo demais enquanto o resto do mundo ta em crise.

  • Vitor

    O pessoal poderia além de ficar criticando aqueles que não conhecem a ZFM, serem pró-ativos e ajudar aqueles que não conhecem. Bom, não tenho tempo para ficar pesquisando mas achei um link.:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_Franca_de_Manaus

    “…A ZFM foi criada em 1967 com o objetivo de estimular a industrialização da cidade e sua área adjacente, bem como ampliar seu mercado de trabalho. Trata-se de uma área de livre comércio, em que não são cobrados impostos de importação sobre os produtos comprados no exterior…”

    Não sei até aonde o conteúdo é verídico e completo mas se a ZFM foi criada em 1967 e AINDA precisa de mais investimentos e AINDA está nesta situação precária… Prefiro que este dinheiro vá para SP e não para um Manaus-fim-do-mundo-caro-corrupto-ineficiente-furaolho.

    Na verdade, como fanboy da Apple, pode ser em qualquer estado, desde que a opção ofereça o valor mais barato ao povo brasileiro. Brasil como um todo precisa de oportunidades.

  • Dynho

    Já dizia o poéta lá pelos anos 80:

    Nas favelas, no senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação
    Que país é esse?
    No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
    Na Baixada Fluminense
    Mato Grosso, nas Gerais e no
    Nordeste tudo em paz
    Na morte eu descanso, mas o
    Sangue anda solto
    Manchando os papéis, documentos fiéis
    Ao descanso do patrão
    Que país é esse?
    Terceiro mundo, se for
    Piada no exterior
    Mas o Brasil vai ficar rico
    Vamos faturar um milhão
    Quando vendermos todas as almas
    Dos nossos índios num leilão
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?

  • Alex

    Amigo, a história não é bem essa… a Foxconn tem 2 fábricas já em Manaus, na zona franca. O Governo de São Paulo fez uma manobra para que os iPads fosse fabricados em São Paulo, ferindo desta forma a legislação de incentivos concedida ao Estado do Amazonas.
    O PIM (Polo Industrial de Manaus) é responsável por quase toda fonte de empregos e renda do Estado do AM. A preocupação do governador de lá é pertinente. Hoje são os iPads… Amanhã pode ser as TVs, Eletronicos, etc…

    • Gean

      Parabéns pelo comentário. É exatamente isso que estão tentando evitar.

  • gamer de iPad

    tem que comprar nos estados unidos! melhor dar dinheiro pra um governo que vai investir em educação, ciência e tecnologia, e nos trazer mais produtos como esses, do que dar dinheiro pra esse governo onde 50% já vai ser roubado logo de cara; mais 20% quando chegar nos governos estaduais; outros 20% vão ser desviados quando chegarem nas prefeituras, e os 10% que sobrarem de alguma forma vão ser mal investidos, ou dando bolsa família pra pobre que só quer saber de ter filho e não quer trabalhar, ou pavimentando estradas que não vão durar um ano

  • Augusto

    O legal é que o governador ta puto pela isenção de impostos. Impostos que deveriam ser para incentivar a compra de produtos nacionais… o problema é que nós NÃO temos produtos nacionais desse ramo.
    O certo seria isentar em Manaus também, mas parece que o governador ta mais preocupado com os 12% de impostos do que com a nossa amazonia sendo tomada e vendida.

  • Melo Júnior

    Resta saber se a Foxconn, ou a Apple, ou quem quer que seja, está interessada no estado do Amazonas. Pelo que foi divulgado, houve interesse apenas por São Paulo. Na minha opinião o que o Amazonas quer é atrapalhar!

    • “Pelo que foi divulgado, houve interesse apenas por São Paulo”
      Se você ver bem o texto, verá um link em que o BDI noticia que Manaus estava na luta ainda em abril, mas não conseguiu competir com os impostos.

      • Melo Júnior

        Manaus quis entrar na briga, isso não significa que ela estaria dentre os lugares de interesse da Foxconn!

    • Melo Júnior

      Digo isso, pois além do incentivo fiscal, existem os fatores relevantes que culminam numa decisão como esta. A citar: clima, logística, acho que até IDH da população local eles levam em conta.

  • Gustavo

    Ridículo isso, o governo brasileiro não pode acatar ao pedido do governador do Amazonas. Isso não traria nenhuma vantagem ao estado amazonense, pois a fábrica não se instalaria lá de qualquer jeito devido à falta de incentivo fiscal (não se compara ao paulista). Pelo contrário: o consumidor brasileiro, inclusive o amazonense, deixaria de usufruir da queda dos preços dos produtos da Apple.
    Quer dizer que um estado não pode reduzir os impostos para que um país inteiro seja beneficiado? Isso mais me parece com “dor de cutuvelo” de um governador que perdeu uma ‘disputa’.
    De qualquer modo, o governo do Brasil deve pensar nos benefícios que a fábrica da Foxconn trará ao país e a todos os brasileiros, ou a instalação de novas insdustrias e a geração de empregos é uma exclusividade da zona franca de Manaus?

  • Luiz Gustavo

    Sério, Vocês são problemáticos.

    1 – O Estado de SP foi escolhido porque já havia Fábrica da FOXCONN e foi tido como melhor lugar, estratégicamente falando, pela empresa. E isso não cabe a Estado decidir.

    2 – Estamos falando de princípios constitucionais e não de letra fria da lei, ou seja, se nem o direito a vida é absoluto em alguns casos limítrofes, não é o da diminuição das desigualdades regionais que vai ser. Então não há como saber o resultado até o Supremo decidir.

    3 – Não existe o monopólio da ZFM sobre a produção de eletrônicos.

    4 – A tributação pode ter função extrafiscal, ou seja, que tenha por objetivo, por exemplo, a implementação de uma política pública, ao invés de simples arrecadação para financiamento do Estado. E quem decide é o ente federativo responsável pela tributação.

    5 – A alíquota de IPI que será aplicada é a mesma pra São Paulo ou pro Amazonas, então o que que a Dilma tem a ver com isso? Exatamente. Nada.

    5 – O Caso que se põe, e parece que as pessoas não entenderam, é: a FOXCONN e a Apple resolveram montar uma linha de produção no Brasil visando não só o mercado Brasileiro(que fique claro). Para isso consideraram questões logísticas, fiscais, legislativas, econômicas, dentre outros. Optaram por São Paulo após as supracitadas ponderações e conversas com o Governo Federal e de São Paulo. Ocorre que se alteradas as condições acordadas, há o risco de inviabilizar a produção de produtos da apple.

    6 – Não sei se os que “não são da geração Restart sabem” mas a implementação de uma fábrica ou de uma linha de produção demanda questões burocráticas extremamente complicadas, principalmente no tocante à licenças ambientais, sendo necessários Estudos de Impacto Ambiental, e outras formalidades dispendiosas e demoradas.

    Agora concluindo:

    A minha opinião é: O Governo do Amazonas demorou muito para se manifestar não? A conversa sobre a implementação da linha de produção foi extensa, pública e notória. Quando está tudo certo e todos estão felizes, vem uma ADIn, dizendo que a ZFM está ameaçada pela produção de meia dúzia de produtos e que afetaria a concorrência com os produtos lá produzidos. Sinceramente, Mesmo que os produtos da apple sejam produzidos em Manaus seus concorrentes estão ameaçados, dado que fazem parte do mesmo mercado relevante. Afinal, os que “não são da geração restart” afirmaram que os preços praticados seriam os mesmos independente do local de produção, certo?

    Estamos falando de UMA Isenção fiscal. O Estado de São Paulo não ficou maluco e resolveu abrir mão de seus tributos, até porque não o pode fazer, por não dispor de competência. Arrecadar é obrigatório e não facultativo, salvo em casos de extrafiscalidade.

    Isentando o produto de tributação, certamente o Estado de São Paulo mostrou o caráter extrafiscal e quis criar empregos. Eu não vi o Governo do Amazonas brigando pela fábrica. O que ele realmente quer? Criar empregos ou aumentar a arrecadação?

    O fato é que o Governo do Amazonas quer ganhar no grito aos 47 do segundo tempo. Só que o jogo está perdido, porque caso ele ganhe a ADIn, ou até mesmo a liminar, o mais provável é que a apple desista e aí meu amigo… não ganha São Paulo, não ganha Amazonas, não ganha ZFM, e nem ninguém.

    Luiz Gustavo

    • William de Oliveira

      Rapaz, parabéns por suas sábias palavras.

      Realmente estaremos correndo um sério risco de perdermos essa grande oportunidade de termos uma fábrica no Brasil de uma das maiores empresas eletrônicos do mundo.

      Resta torcer para que Apple não desista da idéia e vá buscar em terras vizinhas, Argentina por exemplo, o local para a sua nova fábrica.

      Será humilhante para nós brasileiros vermos a frase: “Designed by Apple in California – Assembled in Argentina”.

      Cada povo tem os políticos que merecem…. será?!

    • rickricardu

      Faço das susa sminahs palavras. Parabéns pelo Post racional.

  • Hferna

    Solucao simples:
    Ja passou da hora de dividir o Brasil. Ta grande demais.

    Cria um país no sul, outro pro sudeste e por ai vai. Tenho 1000% de certeza que impostos sendo investidos localmente seria muito melhor.

    E ZFM ja deixou de ser competitiva faz tempo. Mas como ela eh a galinha dos ovos de ouros de muito empresario, fica essa coisa. O mundo evoluiu gente, oa chineses estao ai. Globalizou geral.

    Dois fatos:
    – se ja esta dificil achar mao de obra em sp, imagine no AM.
    – isso eh coisa de lobista,

    Gostaria de ver o sr governador eh procupado com o pratimonio brasileiro, NOSSA FLORESTA!!! Essa precisa de atencao pois esta sumindo.

    • Melo Júnior

      Solução simples (pra você):
      Cria dois Blogs, um com tema “separatista”e outro com tema pra quem “curte escrever errado”!! Aí sim, você expõe todas as suas “soluções”!

      • Hferna

        Meu Deus, ta faltando argumento ai???

        #EURI do separatista.

        Nao acetuo quando posto do meu ip4, preguiCa mesmo.

        Mas o fato eh q a ZFM esta atrasada tecnologicamente.

        Me lembrou dos estados que querem particacao no pre-sal e nem tem costa litoranea.

        Todos querem eh entrar no bolo do $$$$$$$$

        Ja disse, coisa de lobista, empresario e politico.

        ACORDA BRASIL.

        • No pre-sal não existe “estado fabricante” ou “estado extrator” de petroleo. O petroleo eh extraido em terras brasileiras no oceano a mais ou menos 300km da costa, muito após os 22km do mar territorial.

          Todos os estados tem direito a participacao no $ do pre-sal, o que ha eh que o RJ, segundo maior estado do Brasil e situado na area costeira do pre-sal (o q nao quer dizer nada), nao quer perder a boquinha dos royalties (dinheiro livre e sem comprovacao de onde sera gasto) anteriormente maiores para ele.

          Não vamos misturar e comentar sobre o que não sabemos.

  • Maldito “empata foda”! 😛

  • kyrii

    Isso é uma piada, além das leis os próprios estados do país vão matar-se para não terem iPad fabricado aqui………

  • Rafael

    Apesar de também querer a fábrica no país, acho que essa contestação tem fundamento. A guerra fiscal é muito ruim para o país, ainda mais quando um estado da federação zera os impostos. O próximo passo vai ser pagar para as fábricas viram para cá.

  • Thy

    Resumo da ópera: Ainda bem que eu já comprei o meu!!!

    • Luiz Gustavo

      hahahahaha… tinha que ter um botão de curtir aqui… que nem no facebook… hahahahahaha

      • Ayrton Reis

        Boa. Ilex, #ficaadica

    • Pedro Trevisan

      Senhoras e senhores, o melhor comentário de todo o post.

      • Ayrton Reis

        Nada Pedro… olha o do Márcio as 14:23… Esse sim, totalmente no contexto do post…

  • Omarbh

    A Apple precisa tanto de incentivo fiscal??? Alíquota zero é dobrar os joelhos demais! É muita falta de dignidade. Assim, sem pagar imposto, fica fácil ter mais dinheiro que o Governo, seja ele qual for. E tolo de quem pensa que insenção de imposto é repassada ao consumidor. No caso, ela só garante que a (altíssima) margem de lucro da Apple seja mantida, sem tornar o preço do produto inviável.

  • Rodrigo

    Amigos
    Antes de mais nada , se existe LEI (se é que vale de alguma coisa) neste pais , ela tem que ser cumprida. Não podemos colocar nossas vontades , de ter um aparelho de qualquer marca que seja , em detrimento de perdas de terceiros , temos que criticar não o AM por se defender , mais este GOVERNO que tanto fala que nunca na HISTORIA DESTE PAIS se fez tanta coisa.
    Devemos cobrar mais desse governo que nos rouba diarimente , que compra tudo e todos e nao ficar somente criando caso por causa de um IPAD.

  • Paulo Medina

    Será que a Foxconn Brasil tratará seus funcionários como os Chineses?
    Constantemente acusada de submeter seus trabalhadores a terríveis condições de trabalho, várias vezes associada ao suicídio de vários de seus empregados, motivados por jornadas de trabalho de 15 horas por dia, sete dias por semana, com salários de apenas US$ 50 por mês.
    (informações internacionalmente conhecidas).

    Esta briga é única e exclusivamente política.
    A Foxconn pode instalar sua fábrica em qualquer lugar, e terá lucro em qualquer lugar, pois ela define o seu “lucro”, “resultado” e em cima disso define seus custos, e sempre tem seu lucro.

    Agora quanto a implantação da fábrica em SP ou AM, para nós usuários e vorazes admiradores da maçã a diferença no preço final dos produtos, se houver, vai ser mínima.

    Eu particularmente não me importaria que a fábrica não fosse implantada em SP ou AM, mas que a implantação desta fábrica no Brasil, viesse com um apelo maior de crescimento e desenvolvimento humano.
    Que gerasse uma melhoria real para a região escolhida no Brasil.

    Vejam os casos quando as montadoras de veículos começaram a ser implantadas em outros estados fora de SP, o ganho efetivo ocorrido em MG (Fiat), RJ (Citroën), BA (ford), RS (GM).

    Bom seria, aproveitar a oportunidade de implementação de uma empresa deste tamanho, para o crescimento de alguma região brasileira.

    Transporte, frete, basta querer, os custo se mantém e até podem diminuir muito, pois hoje já temos a 1a embarcação fazendo cabotagem no Brasil desde maio de 2011. O Jacaranda da Log-In (Logística Intermodal), substitui nas estradas até 2.800 caminhões, e pode sair lá das entranhas do AM e ir até o RS, desembarcando e embarcando produtos no s diversos portos brasileiros.

    Pensem no maior e melhor desenvolvimento possível para todas regiões brasileiras.

    Abaixo um pouco da Foxconn …
    CELULARES
    LG · Apple · Samsung · HTC · Motorola · Nokia · Palm · Qualcomm · RIM · Pantech Curitel · Sony Ericsson
    CONGLOMERADOS
    GE · HCL · Hitachi · LG Electronics · Matsushita · NCR · News Corp. · Philips · Samsung Electronics · Siemens · Sony · Thomson · Toshiba · Vivendi
    HARDWARE
    Acer · Samsung · LG · Apple · Asus · Dell · Fujitsu Siemens · Hewlett-Packard · Lenovo · Quanta · Sony · Toshiba
    REDES COMPUTADORES
    3Com · Alcatel-Lucent · Allied Telesis · Avaya · Cisco · Ericsson · Foundry · Huawei · Juniper · Nokia Siemens · Nortel · ZTE
    PONTO COMS E WEB SERVICES
    Amazon · AOL · eBay · Google · Microsoft · Yahoo!
    TI SERVIÇOS
    Accenture · ACS · Atos Origin · Avanade · BearingPoint · Booz Allen Hamilton · BT · Capgemini · CGI · CPM Braxis · Cognizant · CSC · Compuware · Deloitte · EDS · First Data · Getronics · GMS Consulting · HCL Tech · i-flex · IBM · Neusoft · Safesoft Global · Indra · Infosys · Keane · Logica · PA · Perot · SAIC · Sapient · Satyam · Steria · Syntel · T-Systems · TCS · ThoughtWorks · TietoEnator · Titan · Unisys · Wipro
    MEMÓRIAS
    Samsung Electronics · Hynix · EMC · Fujitsu · Maxtor · NetApp · Seagate · Hitachi · Western Digital · LG
    SEMICONDUTORES
    Samsung · Hynix · AMD · Analog Devices · Broadcom · Elpida · Fairchild · Freescale · Skyworks · Infineon · Intel · Micron · National · Nvidia · NXP · Qimonda · Renesas · Rohm · Sharp · STMicroelectronics · TI · TSMC · VIA
    SOFTWARES
    Activision Blizzard · Adobe · Apple · CA · Citrix · EA · Intuit · McAfee · Microsoft · Nintendo · Novell · Oracle · Red Hat · SAP · Samsung SDS · Sega · Sony · Symantec · Take-Two Interactive · Ubisoft · upLexis
    TELECOM
    3 · América Móvil · AT&T · Bharti Airtel · BSNL · BT · Cablevision · China Mobile · Comcast · Deutsche Telekom · The Walt Disney Company · EarthLink · France Télécom · KPN · KT · NTT · Qwest · RCN · Rogers · SK Telecom · Sprint Nextel · Swisscom · Telecom Italia · Telefónica · Telenor · Telmex · Telstra · Time Warner · Turkcell · Verizon · Viacom · Virgin · Vodafone
    PRODUTOS DE INTEGRAÇÃO VERTICAL
    Apple · HP · IBM · NEC · Sun

  • Rafael T C Camera

    Da uma Graninha pra ele que ele fica quietinho la no estado dele…

  • Cada dia mais eu me envergonho do Pais em que eu moro! Dar licença!

  • Natal

    Alguém quer uma água de côco ai? Ou uma rede pra dormir???
    Até parece que vcs não sabem como funciona as coisas no Brasil… Acordaaaaaaaa! Me deixe viu!!!

  • Diego

    Os empresários só visam dinheiro mesmo, porque o governo não se preocupa em acabar com a pobreza, porque não se preocupa em acabar com os políticos que acabam com o nosso país, essas mordomias que só existe no Brasil, hoje em dia político não faz mais nada a não ser gastar o nosso dinheiro, infelizmente não podemos fazer nada, tudo acaba em pizza. Tem pessoas que querem porque querem um iPad, mas pensem nas famílias que morrem todo santo dia porque não tem um prato de comida, melhorias em nossos salários. Nos outros países é uma burocracia para entrar, sair, até para comprar, aqui no Brasil não, é tudo fácil. O governo da abrigo a qualquer um, agora vai um brasileiro a qualquer país pra você ver se bem recebido, bando de empresários FDP que só visam lucros em cima dos miseráveis.

  • Cassio Rissi

    Tava bom d+ pra ser verdade.

    Apesar de achar q Manaus não tem força para desfazer o que ja foi dicidido pelo governo federal.

  • Marcio

    Amigos será que compensa comprar o iphone 4 agora? ou é melhor esperar o 5? e o 3gs ainda ta valendo a pena?

    • Tiago

      Esse está antenado…

      • Michel Pilla

        NUSSSSS

  • Gurgel

    Lei incostitucional.
    STF vai acabat com essa graça.

  • Amazonas

    Sou do Amazonas, mas isso sim, é uma pu….. de sacanagem!!!! Reduz impostos também Omar!!!!!

  • Dr. Branco

    O resumo disso será uma queda de braço vencida por SP ! Existem tantos motivos para eu ter certeza disso que não tenho tempo de explicar por aqui,mas quem sabe e acompanha o senario político Nacional atual também sabe !

    Podem ficar tranquilos !

  • Perai!!! Zona Franca de Manaus???? Até onde eu sei aqui acabou faz séculos!!! Vou a Manaus no mínimo 2 vezes por ano e não vi nada de letro-eletrônica barato lá!!

  • Francis

    Esse assunto do post mostrou toda a alma brasileira, de norte a sul e de leste a oeste.

  • Rafael

    Alguns pontos básicos:

    1- Sou do Pará e moro em SP. Entendo tanto o bairrismo Amazonense quanto o bairrismo Paulista. O ponto chave nessa história é que a Foxconn deu preferência para fabricar em SP. O resto da discussão é blablabla.

    2 – O governador do AM não está brigando pela Foxconn. Ele está brigando com um todo. Hoje é a Foxconn que está vindo pro Brasil. Amanhã pode ser uma, sei lá, fábrica de carros voadores (zoando), e os incentivos do estado de SP serão novamente realizados. Essa concentração em SP, de fato, não é sadia. Assim como também não é no AM. É preciso uma discussão sadia sobre ICMS, Zona Franca etc. Para quem não sabe, Manaus não é a única ZF no Brasil…

    3- O mais engraçado é ler “Fábrica da Apple”… A Apple não tem fábrica. Quem quer se instalar no Brasil é a Foxconn. Para quem leu outras notícias, sabe também que a Foxconn pode vir a NÃO FABRICAR os futuros iPad3 e iPhone5.

    Sem mais.

    Abraços

    • rickricardu

      Pontos muito bem citados. Concordo com sua opinião!

    • Rodrigo

      Bem
      Seu comentario foi muito bom , mais veja uma coisa , somente o governo federal tem o poder de legislar sobre questões econômicas , sendo assim o estado de SP ao dar 0% sobre o ICMS estaria sim burlando a lei , acho que as pessoas penssam somente no lado delas , tipo para ele dar essa isenção ai , ele vai tributar outra coisa , no fim sempre vai tere alguem que vai pagar essa conta , e esse alguem somos nós mesmos.

  • Bem feito, não venderam o Amazonas pros Estados Unidos agora tá aí dando problema!
    [brincadeira viu gente, antes que alguém me acuse de fascista e separatista :P]

  • Evandro

    Na verdade há argumentos para ambos os lados. Por isso, a decisão liminar, se houver, é um paradigma a ser seguido na causa. Eu acho que não terá liminar favorável….

  • Guilherme

    E depois falam que os empresários no Brasil que são gananciosos… O espirito do empresario é igual no mundo todo, o que muda são os custos…. Essa fabrica vai ser boa para o país todo, tem que levar o estado com menor custo.

  • Michel Pilla

    Onde se vende mais eletronicos? SP ou AM?

    Olha a questão de transporte tb….temos belas rodovias federais né?!

    Amazonas que fique na dele e deixe o pais se desenvolver!!!

    Pq o excelentissimo governador do Amazonas não vai ciudar das florestas q a cada ano que passa estão SUMINDO!!!!

  • Tiago

    Considero absurdas essas isenções fiscais. Zero porcento?! Puxa vida, a Apple tem mais dinheiro em caixa que os EUA, a Foxconn deve sugar seus trabalhadores ate a exaustão e agora eles vem para cá sem pagar um centavo de imposto!? E ainda ficamos discutindo regionalismos porque queremos 600 reais de desconto nos nossos gadgets? Está lento digitar no iPhone!!!

  • Giga

    Não me interessa o que eles pensam, só quero meu ipad com preço justo!! E só a ZONA franca utilizar impostos descentes!

  • Douglas

    Amazonas fura olho -‘-

  • Henrique Braga

    O título da matéria está equivocadíssimo tentando insinuar o Amazonas como o vilão.
    Convém estudar um pouco antes o fenômeno da guerra fiscal e, PRINCIPALMENTE, entender o conceito de “race to the bottom”.

    Manaus está certíssima. Esta situação virou mais uma questão de grife (“teremos uma fábrica da Apple no Brasil”) do que seu real objetivo (empregos e desenvolvimento regional graças à instalação de uma fábrica).

    Além do que, trata-se de uma empresa com um histórico de desmotivação organizacional e altos índices de suicídios entre seus produtores terceirizados.

    Será que o Brasil precisa disso? Será que é necessário abrir mão da captação de impostos e especulação imobiliária em troca de uma infrutífera quantidade de empregos de baixa motivação, receita menor e concorrência ao mercado nacional?

    E qual a diferença entre ser conivente com as isenções fiscais no estádio do Corinthians para a isenção fiscal proposta para a Apple?

    • Rakdos

      Acho que a diferença é que a fabrica tem alguma utilidade para o país, não é só um punhado de grama para ficarem chutando bexiga.

  • rickricardu

    Pessoal, li várias opniões de ambos os “lados” e apoio os 2 cada um nos pontos que ao meu ver são válidos.
    Não vou entrar em mérito de certo ou errado ou o qual lei/resolução/MP etc. é superior à outra, vou deixar para os magistrados.

    Quero levar uma questão que só foi pelo Leitor Antonio ferreira:

    O que a empresa que quer investir no Brasil procura? Ou seja o que a Apple procura no Brasil para ser um bom lugar para produzir seus produtos?

    Se engana uem acha que o movimento de trazer a Apple para SP é somente do estado de SP, esse é um movimento Federal, que busca criar um NOVO Pólo tecnológico no país, mas diferente da ZFM, limitado nos tipo de produtos produzido. (lembrando que o pólo da ZFM entram-se desde empresas que química fina, derivados quimicos para B2B passando por eletrodomésticos, industria automobilistica até eletro eletrônicos)

    Vamos nos perguntar o Porque o governo (federal) está interessado em criar um novo pólo localizado no Suldeste.?

    Fica óbivo dizer quais os interesses do estado de SP em ter um polo em seu território (não vou discutir sobre isso)
    Fica óbivo dizer quais os interesses do estado de AM em ter um polo em seu território (não vou discutir sobre isso)

    Mas onde quero chegar com tudo isso:

    Já existe um quase pólo tecnológico em SP (ele fica no interior do estado e não na Capital), o Estado forneceu incentivos anos atrás (não é algo recente) para trazer algumas empresas para incentivar o crescimento da região (interior de SP e não capital – novamente).

    Em SP podemos encontrar mais de uma montadoras / fabricantes de eletronicos / computadores, Dell, motorola, Siemmens, Nokia e outras podem ser citadas.

    Mas Porque essas empresas não foram se instalar na FZM?

    Vários motivos podem ser citados (os quais não vou discuti-los ,pois quem avalia estes é a empresa – e não nós leitores): Localização geográfica, sistema de distribuição – rodoviária, ferroviária, fluvial, etc; Sistema portuário (para envio e recebimento internacional); Sistema Aero Portuário; Mão de obra local especializada; Condição sócio-economica local; e outros motivos que a empresa julgar importantes.

    Ou seja mesmo sendo FISCALMENTE mais vantajoso ir para a ZFM, para o NEGÓCIO (Leia-se $$$) não é vantajoso!

    Detalhe: AM nunca se opôs a esses incentivos (já existentes em SP) e sempre deixou que as empresas se instalarem pelo Brasil e não na ZFM, pois poderia (ao longo dos anos) aplicar uma política que utilizasse o $$$ angariado na ZFM e melhorasse ela, ficando mais atrativa a empresas investirem e se instalarem na ZFM. ou seja a ZFM não seria viável somente (ou principalmente) pela sua redução nos impostos.

    Retomando:

    Pq a Apple – na verdade FoxxConn – preferre SP à ZFM?
    Pq o governo tb quer isso?

    Cada um responde como desejar.
    Mas somente importam as respostas da Apple E do Governo Fed.

    Antes que alguem me julgue: Eu trabalho em uma empresa de tecnologia. Eu viajo o Brasil INTEIRO de AM, PA, PE, MG, RS todos estados.
    Tenho mutios clientes na ZFM e conheço a ZFM e a cidade de Manaus (acho linda!).
    Mas na minha opnião tudo se resume a: $$$$$.
    Vence quem manda mais. Cada um escolhe suas armas.
    Ma se a Apple achar que aqui não vale a pena investir ela vai investir em outro lugar…..

    • rickricardu

      Perdão esqueci de dizer:

      O que na minha opinião é o motivo da ZFM correr atras do “prejuízo” somente agora?

      Não é somente pela marca, mas sim o que ela REPRESENTA

      A chegada da Apple em um pólo indica que este Pólo preenche diversos requisitos (elevados) para comportar uma produção da Apple.
      É um ponto de mudança, e a região que tiver a Apple instalada irá receber ninvestimentos de outras empresas interessadas em se intalar tb.

      E isso é o que a ZFM precisa, para se renovar que vem ano após ano sendo sucateada em investimentos e melhorias. A depreciação da ZFM de manaus é um feedback meu, da de outras pessoas da minah empresa e dos meus clientes da ZFM….
      Obrigado a todos

    • Caio Maia

      Aí sim um bom argumento, apesar de diferente da minha opinião. Bastante convincente. Tens toda razão.
      .
      Então que venha para o Brasil, seja AM ou SP.

  • zigfrid

    por quanto tempo é esse incentivo fiscal?

  • Italo

    Não acredito que conseguirão alguma coisa. Os interesses atuais não são somente do governo de São Paulo e sim da própria presidente.

  • Mauricio

    A grande verdade é q a Dilma traiu o Am, quando ela quis ser eleita veio aqui prometer emprego através do fortalecimento do Polo Industrial de Manaus e quando foi negociar com a FOXCONN deixou o Am totalmente de fora do processo atropelando toda a boracracia vigente!
    E para os desinformados e fanáticos de plantão q estão falando merda sobre o meu estado, vamos respeitar pq aqui tem gente tbm e tem fãs da Apple tbm. A questão n é se o Omar é corrupto e sim q ele ta defendo o nosso estado, coisa q a bancada do Am n fez em Brasília!

  • george

    Deixa eu entender, a Foxconn vem pra São Paulo e vai pagar 0% de imposto? Eu também vim pra São Paulo e me enchem de impostos: também quero 0% então.

    • Quantos empregos você vai trazer para São Paulo?

      (não estou defendendo nenhum lado, só não pude deixar de lhe mostrar a diferença entre nós mortais e uma grande empresa) 😉

      • Thiago

        Concordo plenamente com sua opinião mas nao se esqueça q os nossos impostos ajudam e muito o governo

    • Fernando P

      Detalhe, a Foxconn nao vem para São Paulo ela ja esta em SP…

  • Glauco Santiago

    Ainda bem que não esperei e minha cunhada trouxe meu iPad2 direto da Inglaterra pra mim, pelo visto por aqui eu nunca vou ter condições de comprar.

    Por isso sou a favor da sabotagem e apoio totalmente o contrabando de eletrônicos pra dentro do Brasil!!!

    Além de não ter tecnologia de ponta, só tem político ladrão. Com o que o iPad concorre hoje no brasil? Daqui a pouco vão querer me convencer a comprar um tablet da Positivo frabricado em Manaus! Fala sério!!!

    • Dr. Branco

      Melhor comentário !

      Ate não existir um preço justo aqui compro tudo de fora e não pago 1 centavo enferrujado para esses ladrões que já me roubam a todo o tempo com impostos que não são nem 1/10 investidos em educação, saúde, segurança e laser para o seu povo !

  • Walda

    iPad fabricado no Brasil? Pode até acontecer, mas dúvido que o preço mude muito.
    PlayStation 3 com selo “Produzido no polo industrial de Manaus” custa R$1.999,00 nas grandes varejistas enquanto os “Made in China” custam $350 nos EUA ou R$1000 na 25 de março

  • Carlos

    No país do futebol ….
    cada um só pensa no seu… não importa se o país vai se beneficiar..é cada um olhando pro próprio rabo..
    Enquanto votarmos nestes energumenos teremos que ficar aqui indignados com estas babaquices feitas por políticos idiotas…

    abraço a todos,
    Carlos
    ==> Brasil o país do futebol, samba e da FALTA de NOÇÃO !!!!

  • LN

    Eu sou de Jundiaí e estava empolgado com a produção de iPads (e quem sabe até outros produtos da Apple, no Brasil) e essa notícia me entristeceu muito. Eu gostaria de entender porque uns feram os outros? A final, não somos todos brasileiros? Não somos nós que, apesar das diferenças, torcemos todos unidos para a mesma Seleção? Não somos nós que rimos, choramos, ficamos alegres e tristes quando gamos ou perdemos? Não somos nós que mandamos o Arnold Schwarzenegger ir se [email protected]# quando ele falou mal do nosso Brasil? Então porque fazemos coisas assim uns com os outros?!

    Não quero entrar na parte política e nem na legal, até porque não sou um expert, mas me entristece ver isso acontecer por causa de dinheiro, em vez de pensarem em nós consumidores eles pensam é no bolso deles. Enquanto a jente soa a camisa pra poder comprar um iPhone, um iPad ou um Mac, eles vão pros Estados Unidos e compram lá.

    Isso é o que eu acho. Uma [email protected] falta de sacanagem! XD

  • Douglas

    Venha de onde vier… Eu quero é o iPhone 5.

  • David0809

    Olha o polo industrial de Manaus esta previsto para acabar em 2012 então ficara livre pêra são paulo..toma Osmar Abdel Aziz

  • Germano Brito

    trata-se da lei de murphy, se pode dar errado, vai dar errado (Y)

  • Wagner

    Puts!” Sou de Manaus e agora fikei mordido com essa atitude do Omar ó ! 😮

    • Leonardo

      Mordido com o Omar? Então tu não sabe nem o que estão discutindo aqui…
      Como disse um colega do site: hj pode ser iPad, amanha tv, celulares…

  • Sergio Ito

    Quer dizer, se vc esta esperando pelo Ipad 2 ou Iphone 5 no Brasil e ainda para esse ano? Pelo jeito vai ficar dificil disso acontecer.

  • Thiago

    Não ha o que temer!
    É uma decisão que cabe ao ministro da ciência e tecnologia, junto com seu comitê e bla bla bla…
    Pelas declarações do Aloísio Mercadante, essas críticas do governo do amazonas não vão interferir em nada.

  • Raphael

    Para um desenvolvimento sustentavel todos devem ceder. Sao Paulo saiu na frente insentando a Foxconn dos pesados impostos cobrados no pais inteiro. Nenhum estado teria nada a reclamar visto que a fabrica ja era prevista para o estado, mesmo antes da isencao (apesar de na epoca ser somente boatos e palpites). O que o governador do Amazonas esta tentando fazer seria monopolizar a “producao” de bens de consumo em territorio nacional, ja que sem forca externa nao concordaria com um acordo igual ao paulista, nao permitindo isencao de impostos menores que sua propria, tornando-o assim o estado mais viavel para producao nacional (por ja possuir uma infraestrutura logistica capaz de aderir a um alto nivel de producao). Os outros estados poderiam conseguir a isencao, mas dificilmente uma que seja menor que a amazonense, tendo nada alem que o mercado consumista para oferecer (no caso de Sao Paulo com suas altas taxas nos pedagios, alem de ser mais viavel construir a fabrica em Manaus para possiveis exportacoes para os EUA).

    Resumindo: todo mundo quer se dar bem….

    • André Gonçalves

      Assim como na época da instalação da Polo de Tecnologia em Ilhéus e Ford em Camaçari na Bahia foram concedidas isenções e não houveram problemas ocorrerá o mesmo com SP. Nenhum estado da Federação pode exigir monopólio em produção de nenhum item pois o próprio pedido esbarraria em ato inconstitucional.

      Por ultimo, fazendo uma avaliação subjetiva, é de interesse do governo federal que essa batalha não se estenda, assim sendo, o processo será rápido.

  • Felipe

    Acho que quem critica a zona franca de Manaus está sendo muito ingrato pelo que já foi útil ao nosso páis. Graças aos incentivos fiscais concedidos foi possivel trazer varias novas tecnologias ao nosso páis, sendo que ao longo dos anos a ZFM foi perdendo o vigor de maior polo do Brasil dando espaço à outros estados, acho que está na hora de dar outra chance ao Amazonas de mostrar seu valor!

  • Marcelo Pardo/psicólogo AM

    Antes de mais nada, gostaria de lembrar para os que desconhecem a geografia nacional, fabricar tablets no Amazonas também é fabricá-los no país, já que o Estado do Amazonas pertence a federação brasileira. O fato do governador do Amazonas, de S. Paulo ou de qualquer outro estado brasileiro gostar ou não de redução de impostos, visando sediar fábricas, é questão irrelevante. O cerne é outro, Nenhum estado do país pode reduzir impostos com fins de incentivos fiscais, inclusive São Paulo, sem que tal medida não seja submetida e aprovada por unanimidade no CONFAZ. A Zona Franca de Manaus, constitucionalmente amparada, possibilita a descentralização do processo industrial que secularmente tem se concentrado no sudeste brasileiro. A Zona Franca tem sido responsável direta por 50% dos impostos federais do norte do país, recolhidos para os cofres da União, além de ajudar a manter intacta 98% da floresta Amazônica em 1,5 milhão de quilômetros quadrados de terras amazonenses, 18% do território nacional e cerca 30% da Amazônia brasileira, e claro, o mais importante, gera empregos diretos e indiretos para aproximadamente 300 mil vagas, impedindo o êxodo para as periferias das capitais do sudeste do país. Por essas e outras questões, Governador amazonense age de forma legalmente correta, econômica e socialmente justa para o Brasil.

  • Gustavo Vaquero

    Simples, retaliamos os caras também. Se ninguém no estado de SP consumir produtos feitos na zona franca de Manaus, eles tão fú….

  • @Leandro71

    Torrar a Amazonia toda pode né…?

    • Valriney – Manauense

      É por causa de ignorantes como vcs que o Brasil está na desgraça que está! Somos um país de diferentes raças, culturas, mas todos irmãos! Não queremos “retirar ou tomar” o que é de SP. Na verdade o que ocorre é um jogo desleal, onde um estado Rico, bem localizado geograficamente, quer retirar os únicos incentivos que fazem o nosso estado ter a capacidade de competir no mercado. Concordo que a Apple, e qualquer outra empresa, se daria melhor em SP, pelos pontos que já citei acima. Mas os estados tem de concorrer entre sí, de maneira saudável e LEAL, mas o que SP e a bancada de políticos FDPs que tem em brasília tem feito aos outros estados menos “privilegiados” é um assalto, a mão desarmada. Mas todos concordamos com uma coisa: SP não “necessita” da Apple, Manaus sim. Outra coisa, os incentivos que cada estado oferece, tem de ter a aceitação dos outros estados da federação, afinal ainda somos um país, e SP tem feito de forma irresponsável, mesquinha essa politicagem, só pra ferrar com os outros. Já morei em SP e gostei muito da cidade, inclusive não vi muito do que se mostra de negativo na mídia, mas a cidade está anos luz, em máteria de estrutura, na frente de Manaus. Eñtão não dá pra entender essa “fome” desebfreada em querer todas as melhores empresas do mundo instaladas lá, é preciso repartir também com os outros estados, para que haja “equilíbrio” na nação, e principalmente, NÓS, cidadãos, precisamos para de entrar neste jogo sujo em os políticos de nossos estados montam, com o intuito apenas de nos enganar no futuro, com a seguinte frase: vcs lembram né?! Foi “EU” que lutou por tal coisa, etc… E lá se vai mais voto jogado no lixo.

      • Francis

        Afora a ofensa no principio do texto, concordo com quase tudo que está escrito, inclusive com a constatação da voracidade do estado de SP em querer tudo para ele, em detrimento dos demais estados da Federação. Chega a ser comovente, para não se dizer coisa pior.

  • Frederico Duarte

    Todos os estados poderiam deliberar sobre a renúncia fiscal que bem entendessem, efetivamente. Contudo, zero por zero de imposto, obviamente as empresas se instalariam todas em SP ou imediações, pela proximidade com fornecedores de vários insumos, rede de transporte, mercado consumidor etc., gerando ainda mais concentração e desigualdade, como uma bola de neve. E, justamente por atrair mais empresas, esta região poderia diminuir alíquotas absurdamente, de modo que nenhuma outra UF pudesse com ela disputar e oferecer condições semelhantes. É o efeito cascata, a bola de neve.

    É conveniente defender a tese da liberdade olhando apenas como consumidor e contribuinte, mas uma visão um pouquinho só mais imparcial revela a irresponsabilidade da guerra fiscal. Além do mais, o produto produzido com alíquota zero depois vai para os demais estados com prejuízo para os cofres públicos, na medida em que deixam de ser recolhidos impostos para o estado de destino, ou prejudica o consumidor se só o de outros estados tiverem de pagar os impostos. O propósito da Zona Franca de Manaus era torná-lá um pólo industrial para exportação, com isenção de impostos nos produtos que seriam exportados, e pequena redução nos comercializados internamente, para fomentar as indústrias.

    Deixemos de lado a velha, famosa e sempre referida Lei de Gerson, em que os interesses pessoais são priorizados. Olhemos para o país, para o futuro. Necessidade de desoneração fiscal efetivamente existe, há necessidade de diminuirmos a carga tributária que carregamos. Mas a redução tem de ser feita de modo linear e com muita responsabilidade, não através de guerra fiscal.

  • TiãoGavião

    Kkkkk……eu li tudo isso!
    Enquanto os mortais discutem o sexo dos anjos. Os donos do poder enchem os bolsos!! Muita filosofia, esse é o nosso planetinha!

  • AgitoB

    Mais um político tentando defender o “ganha pão” dele =/

  • Incentivo e benefício se dá para quem merece e faz por onde.

  • Alex iPilot

    Falaram aí do pre-sal, contra o RJ e a favor da repartição dos royaties…

    Os royalties não são “boquinha” do Rio, como disseram…

    Eles são uma COMPENSAÇÃO FINANCEIRA do ICMS, para tentar equilibrar o que a bancada paulista (maioria) fez na Constituição de 88. SP mudou o texto do ICMS sobre derivados do petróleo e energia (porque ele é o maior consumidor) determinando que o valor para esses casos fique no Estado consumidor, ao invés de ficarem no Estado produtor.

    Por exemplo, se você monta um carro na BA e o vende em MG, o ICMS fica na BA, quando ele sai da fábrica. No caso da energia elétrica (facada no PR) e do petróleo (facada no RJ) os deputados paulistas mudaram as regras e o $$$ fica em SP.

    O RJ reclamou e criaram os royalties. Se quiserem os royalties do RJ, então terão que nos dar nossa parcela do ICMS, dos minérios do Pará, MG, AM, BA…

  • Rodrigo Sander

    Não vou nem entrar no mérito de quem tem razão, SP ou AM, mas no Brasil tudo é feito desta forma. Criam leis inconstitucionais, permitem os investimentos, e depois mudam as regras, voltam atrás etc.
    Como pode um Ministro de Estado incentivar, e se comprometer com uma iniciativa inconstitucional? Quer dizer que os empresários que tem interesse de investir no Brasil não têm a segurança de confiar em ações, nas palavras e nos compromissos assumidos por um Governador ou até mesmo um Ministro de Estado?
    Por essa e por outras que o Brasil é visto aqui fora como o país do “oba oba”, que não é sério e no qual se deve sempre “pagar pedágio” (para não dizer propina) para realizar qualquer coisa.
    Hoje o Brasil recebe investimentos somente devido ao seu tamanho, seu imenso mercado e potencial, não tem ferrovias, portos, aeroportos nem estradas para dar vazão a produção, não tem mão de obra qualificada suficiente, está entre os que tem os impostos mais altos no mundo e está também “bem colocado” no quisito corrupção.
    Pior do que não fabricar mais o iPad ou o iPhone no Brasil, é novamente a imagem que é passada para o mundo. (como se já não bastasse a copa…)

  • Marcelo

    Igualdade???? Que igualdade??? Ou todos esqueceram da MP 512 que nosso ex-presidente Lula editou no final de seu mandato especificamente para que a Fiat se instalasse no estado de Pernambuco em condições econômicas inexistentes em nenhuma outra parte do nosso território nacional?

  • netobarros

    Para os leigos, não é uma briga por EMPREGOS e ESTADOS, e sim que há leis que devem ser cumpridas…
    Tendo em vista que as pessoas que não leem e acham que apenas será para iPad mas não, então o nosso pedido de ADIN no STF é contra a INCONSTITUCIONALIDADE que o Governo de São Paulo está fazendo!
    Essa MP que o Governo de São Paulo quer quebrar a por Lei, prejudicará o Amazonas a pois rege também não somente a Tablets mas em televisor, como receptor e controle remoto, abrindo perigoso precendente Válido até 2023, então ficamos preocupados por causa disso, se fosse SOMENTE A IPADS(Não estaríamos preocupados) mas como dito, sirvirá também pra televisores, receptores e controles remotos, imagina TODAS as empresas de televisores(eu digo todas as empresas que atuam em Manaus indo embora para São Paulo beneficiada por essa MP, empresas como Samsung, Philips, LG, Sony e outras que estão em Manaus indo para São Paulo pois em SP há vias que interligam entre outros lugares do país), tirando as empresas de controle remotos e receptores que ajudarão muito nas tecnologias para a Copa de 2014.
    Então, diretamente nós estamos sendo atingido por essa MP e sendo prejudicados pela MP(Medida Provisória) e não somente então a ”iPad” comentários únicos aqui…

    O modelo de isenções fiscais da Zona Franca de Manaus depende da prorrogação legal para existir. Ao longo dos anos, houve algumas prorrogações e pequenas mudanças no modelo. Uma das principais mudanças aconteceu durante o governo Fernando Collor de Mello, em decorrência do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, lançado em 1991. Collor abriu o mercado brasileiro e provocou a adequação das indústrias sediadas no Brasil aos padrões internacionais.

    Já a garantia de existência dos incentivos fiscais até 2023 foi definido pela Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro. A novidade nessa emenda é que as prorrogações que deveriam acontecer de dez em dez anos passaram a ser de vinte anos.

    Alé dos incentivos fiscais concedidos até 2023 pelo ex-presidente LULA, o Amazonas também tem a ”Lei de Informática (11.077)”, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dia 30 de dezembro de 2004.
    A Lei de Informática concede incentivo fiscal às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no país, localizadas fora da Zona Franca de Manaus, mediante o desconto no recolhimento do IPI referente ao produto a ser fabricado no Brasil.

  • Caradepau

    Gente quem ta criado problema e SP 🙂 fiquei sabendo que fortaleza vai dar 0% e vai pagar 20% pra ir pra lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Sena

    O Omar e um fresco, sei que ele ta PIM (Pólo Industrial de Manaus) mas quando São Paulo concedeu os isentivos fiscais, será que eles não imaginaram que ia da essa cagada????? Sou de Manaus, sei que meu querido governador (de merda =/) que proteger o PIM para gerar mas emprego (porra nenhuma de emprego o Omar quer os impostos) cara, pra mim Manaus tá sem estrutura para receber a Foxconn, nossas estradas, portos e a conexão com a internet tão e são uma bosta!

    P.S eu vi uns cometários sobre o Amazonas, cara o Amazonas não fez nada, quem fez foi o Omar, desgraçado tirando meu sonho de ter um Iphone Made in Brazil

    • Valriney – Manauense

      Sr. Rodrigo Sena,´para sua informação, não só o Governador Omar Aziz, mas outros políticos de nosso estado vem tentando a tempos barrar este tipo de infração, como a que Sp vem fazendo. Agora uma coisa lhe digo com toda certeza: Vc pode ser de manaus, mas não vive a nossa realidade, pois em manaus estão instaladas grandes multinacionais (Honda, Yamaha, LG, Samsung… só pra citar algumas), e não perde em qualidade de mão-de-obra pra nenhum estado, isso posso lhe garantir. Com relação a qualidade da net aqui, realmente não é das melhores (grande parte é culpa do próprio governo federal que não direciona ordenadamente os incentivos, por isso esta desigualdade em que estamos), mas mas existem outros estados em que a realidade neste quesito não é muito diferente. Portanto, lhe aconselho a, antes de sair por aí escrevendo o que lhe vier na cabeça, se informe, leia mais a respeito de seu estado e o quanto evoluimos em INFRAESTRUTURA. Pois é por causa de pessoas como vc: acomodadas, que não lutam por nosso estado e que vendem seu voto a qualquer custo é que estamos vivendo este problema. Portanto LEVANTE-SE E FAÇA ALGUMA COISA DE IMPORTANTE POR SEU ESTADO AO INVÉNS DE SÓ CRITICAR OS POLÍTICOS QUE VC MESMO AJUDOU A ELEGER!

  • Pelo visto o sr Governador colocou todos os seu acessores para responder posts por aqui!

    • Valriney – Manauense

      Não sou acessor de político nenhum Bruno Leite. Sou apenas AMAZONENSE com muito orgulho e me preocupo qdo coisas deste tipo começam a acontecer. Fiquei muito decepcionado com este site, diga-se de passagem, um excelente site, com conteúdo e formador de opinião, que foi infeliz ao publicar esta famigerada matéria desta maneira bairrista e parcial, pois o teor e a essência acabaram se perdendo. Se formos notar, o que a matéria deveria nos informar era que o Governador do Amazonas está tentando brigar para a vinda da Apple pra cá, etc, mais acabou informando que o mesmo político está “atrapalhando” os planos da Apple de vir ao Brasil? Façam-me o favor… Ningué está querendo tirar o que é dos outros. Queremos é que exista “justiça” neste nosso país. E São Paulo (qdo digo isso, falo dos políticos, e não das pessoas que lá moram) está sendo injusto ao oferecer tarifa ZERO a qualquer que seja a empresa… Talvez o próximo passo seja “pagar” pra Apple ir pra lá… O Brasil é mesmo (infleizmente!) um País de TO (LOS) DOS!

  • Anderson Niteroi-RJ

    Discussao iniciada ha quase um ano atras, com assunto norteador a “vinda” da Apple para ILHA DE VERA CRUZ. Nocoes de direito, economia e cultura com excelentes contribuicoes dos Srs Breno Peck, Paulo Andre, Ednilson Rosa e muitas outras(q nada acrescentaram). Quase um ano se passou e de tudo aconteceu, a montadora ficou em SP, falta de mao de obra, ajustes na lei, demora no inicio da montagem e pasmen, o preco dessas “jossas” da Apple continuam absurdos.