2011ARQUIVORumores

Boato falso do dia: fotos de um hipotético iPhone 4GS

A mídia ultimamente está sem nenhum filtro para as notícias que aparecem. Se algum site que ninguém nunca ouviu falar diz que o próximo iPhone virá amarelo com coelhinhos (e isso não é de hoje), toda a mídia repete sem pestanejar. Isso porque chamar a atenção com boatos do iPhone é algo extremamente fácil hoje em dia; todo mundo quer saber sobre a Apple e seus produtos revolucionários. O problema é que o leitor acaba ficando com excesso de informação, não sabendo mais o que é verdade e o que é boato, o que influencia até na decisão de compra, pois não tem sentido comprar o novo iPad 2 agora se “um iPad 3 pode sair em setembro” (calma, não vai não).

O boato da semana são imagens de um suposto iPhone 4GS (ainda estão insistindo neste nome?).

As fotos apareceram em um site chinês (que é equivalente ao Twitter) e divulgadas no site Apple.pro, conhecido por vazar informações (algumas verdadeiras, muitas falsas). Nas imagens não se vê nada de significativo, a não ser o que parece ser um iPhone 4 rodando um software de testes dos engenheiros da Apple.

Nenhuma delas evidencia que seja um novo iPhone, até porque ele se parece muito com o atual modelo. Por que então os sites continuam reproduzindo a notícia, como se fosse um rumor provável?

Mas como não poderia deixar de ser, boato sem imagem borrada não é boato sério. Por isso, publicaram também uma imagem de uma foto de tela com o iTunes aberto e o pretenso iPhone 4GS conectado, inclusive mostrando que o programa já é capaz de identificá-lo.

Mas tem um porém aí: se o iTunes já é capaz de identificar o futuro aparelho, então suas imagens já estão presentes nos códigos internos do programa! Basta o site que pretende divulgar seriamente a informação procurar as imagens nos arquivos do iTunes. Pois foi o que fizemos.

Pegamos a versão 10.5 beta do iTunes, a mais recente liberada pela Apple apenas para desenvolvedores. E impressionantemente encontramos a tal imagem. E ela existe desde 2007!

Moral da história: pegaram a imagem do iPod touch de primeira geração e adicionaram a palavra “iPhone” (fácil de fazer no Photoshop). A quem eles pensam que enganam?

As fotos no início do artigo poderiam ser de um iPhone 5? Podem, por que não? Afinal, muitos acreditam (inclusive nós) que o futuro modelo não será muito diferente externamente do atual. E o software de testes parece ser mesmo o usado pela Apple internamente. Mas aí a cogitar que seja de um pretenso “iPhone 4GS” (nome mais que absurdo), aí já é forçar demais a barra.

Talvez a “notícia” apareça em alguns jornais e revistas online nesta segunda-feira. Se acontecer, vocês pelo menos já estarão preparados para “filtrá-la” como se deve. ;)

via MacRumors

Botão Voltar ao topo