Notícias

Veja como o iPod touch também pode servir como instrumento educativo

Muito se fala do poder do iPad como instrumento de educação em escolas e faculdades (conforme já comentamos aqui), mas poucos se dão conta que o mesmo pode acontecer com seu “irmão menor”, o iPod touch, que possui praticamente as mesmas funções do tablet.

O iPod touch custa metade do preço do iPad e ainda assim pode ajudar bastante na educação de crianças. Para demonstrar isso, a Apple realizou um vídeo contando o caso de uma escola elementar no subúrbio de Escondido, San Diego (EUA). A escola possui grande número de alunos filhos de imigrantes, que possuem o inglês como segunda língua, não como primeira. O iPod touch facilita (e muito) a rápida aprendizagem e aprimoramento do idioma.

É uma grande maneira de fazer as crianças aprenderem enquanto se divertem. E nem estamos falando aqui de jogos, mas da forma interativa de educar, o que atrai muito a atenção deles. Ao realizar uma leitura de textos, por exemplo, eles gravam diretamente no iPod (através do Gravador de Voz), permitindo escutarem sua voz e analisarem se ficou bom ou não. Em muitos casos, eles mesmos pedem para repetir a leitura para tentar fazer melhor, o que faz com que o aprimoramento seja imediato (o que não aconteceria se eles lessem diretamente para a professora).

Isso significa que eles estão dominando a própria leitura. Não é mais o professor que diz que talvez eles estejam fazendo algo errado. O iPod touch promove essa experiência positiva de leitura.

Veja o vídeo completo a seguir:

Claro que nos Estados Unidos a Apple facilita muito a compra conjunta de iPods e iPads para as escolas, o que ainda não acontece no Brasil. Mas quem sabe um dia ela muda isso? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • O iPod touch tem muitos aplicativos ótimos, e agora tem o iWork, que ajuda não só as crianças, mas também adolescentes e adultos. Principalmente para fazer trabalhos e você não tem seu computador por perto.
    O preço do iPod é bem acessível, o que garante uma boa diversão bem próxima a do iPhone.

  • Adalberto Bremer

    Quem sabe mesmo… seria muito legal ver principalmente as escolas publicas sendo valorizadas atraves da disponibilização de tecnologia para o aprendizado das crianças. Seria um motivo para evitar a evasão escolar… Será que a Dilma não acompanha o blog? #sugestão

  • Mateus Pinheiro

    Muito legal, gostei da idéia da Batalha de Multiplicação, pois ao mesmo tempo que eles estão se divertindo estão aprendendo matemática.

  • Legal

  • Ricardo

    Muito bom!

  • JanjaBoy

    Com o valor dos impostos arrecadados até agora, daria para fazer alguma coisa diferente dos livros de matemática do Mec.
    O Ministério da Educação pagou R$ 13,6 milhões para ensinar que 10-7=4 (dez menos sete é igual a quatro) para alunos de escolas públicas da zona rural do país.
    Então, fico imaginando como seria um software elaborado, desenvolvido e aprovado pelo Mec!!
    E o custo desse software.
    Para fazer direito, basta não roubar. 🙁

    • Paulo

      Sou favorável ao seguinte teste:
      Distribuição de e-readers com tecnologia e-ink (como o Kindle, que custa US$139) em substituição aos livros didáticos.

      São bem mais leves e práticos, além de que o conteúdo pode ser facilmente atualizado (Geografia, História) ou corrigido (como esse furo nos livros de Matemática).

      Se for realmente viável, o Governo (em conjunto com todos estados e municípios) poderia fazer uma concorrência pública para montagem de milhões desses aparelhos (produção em escala = menor preço), tal como ocorre com as urnas eletrônicas.

      Acho que tablets, além de caros, tem pouca autonomia e são uma fonte de distração (joguinhos, etc.).

      • Alex iPilot

        Mas o Kindle é monocromático, não é? Penso que a cor tem importância fundamental…

        E pode haver um controle dos apps instalados, lembrando que há jogos didáticos, também.

  • O iLex bem que poderia fazer isso, dar um iPod ou um iPad para todos que leem o blog para uma interação melhor. 😛

    • Roberto

      Boa dica, já que o iLex é contra a exclusão digital. não é?

    • Considero isso como uma oferta de doação para o Blog. Muito obrigado, Luiz Fernando, pelas centenas de iPods touch que você vai nos doar. Os leitores ficarão muito felizes. 🙂

      • Não sou muito cuidadoso com iPods. Perdi um 2g, deixei outro 2g cair na água, e meu 4g novo tá com a tela rachada e o canto superior direito quebrado.

        • iRafa

          Lei de Murphy te adora.

  • Luiz

    Acho legal as escolas estarem se informatizando, mas ainda acho o iPad a melhor ferramenta. Esses dias eu estava pensando: por que será que não tem um app nativo de calculadora no iPad? Viajando demais chueguei a pensar que fosse por causa da ideia da Apple de já criar um device específico pra educação. E como muitas escolas não gostam que o aluno faça contas “automáticas”, seria uma solução. Claro que foi muita viagem mesmo, já que o aplicativo poderia muito bem ser bloqueado nas configurações haha

  • André Luis Jacob.

    Eu acho muito legal ver esse tipo de video(como o do iPad sendo usado em diversas areas da educaçao tambem), saber que um “brinquedinho” tencnologico pode vir a ajudar pessoas de verdade, saber que tenho em minhas mão um produto realmente incrivel em diversos aspectos, me faz cada vez mais gostar tanto de tecnologia.

  • iMe

    haja tomada pra carregar as baterias depois…

  • Henrique

    O contador aqui do lado tá doidão uheeuheu

  • Alex iPilot

    “O iPod Touch custa metade do preço do iPad…”

    É o iPod que é caro ou o iPad que é barato???

  • Gustavo

    Muito bom, Realmente excelente ! Creio que aqui no Brasil daria certo nas aulas de idiomas!

  • Gabriel

    Só me dá mais orgulho do meu bichinho hahaha

  • Vinicius

    meu iphone ja foi usado pra colar em prova, ajudou a educação? hahaha

    • Vinny JD

      2

    • JanjaBoy

      E você achou bacana?

    • Gabriel

      GENTE NA MINHA FACUL O POVO USA DEMAIS O IPHONE/IPOD PRA COLAR.

      Estou assustado, achava que era só eu, fora que quase o todos as salas do campus tem wi-fi da rede nacional de educação (sim estudo em Federal).

    • Thy

      lógico que ajudou!!! pois vc aprendeu a questão consultando a fonte da informação e não decorando!
      É mais facil aprender aonde consultar a informação do que ficar decorando tudo…enquanto a educação não mudar este pensamento arcaico é irreal pensar em escolas com dispositivos móveis…

    • Robson

      tbem ja usei 2 vezes o iphone pra colar kkkkkkkkkkkkkkkk GEN TE PENSAVA Q EU ERA O UNICO

    • Vini

      Também já usei pra colar. Colocando um wallpaper com a cola, indo ao banheiro e acessando o 3G… Os modos de se colar com um iPhone são incontáveis, vai da imaginação de cada um!

  • Glauco

    Eu tenho um iPod Touch 4g e ele me ajuda bastante nas minhas aulas na faculdade. Faço Direito e transporto vários livros e códigos comigo para todo lugar, além de apps especializados. Ajuda muito!

  • Thy

    Eu não tenho uma opinião 100% formada com relação a uso de idevices em escolas pois ipods e ipads me parecem muito caros pra servir de gravador e pra instalar software de soletração…. na minha opinião não 100% formada eu acho que netbooks são mais eficientes e baratos…mas isso HOJE. (minha opinião não é 100% formada pois eu não conheço todos os softwares educativos que só existem para iOS)

  • Os idevices são tudo de bom

  • Seria ótimo ver um projeto como este aqui no Brasil.

  • Antonio Carlos KK

    mo raiva muito facil riscar a parte metálica do iPod touch ¬¬’

    • Jedi’

      verdade! o meu tah com 3 meses nunca caiu mais ta cheio de arranhão na parte de tras :@ muito ódio por isso

  • TiãoGavião

    Espero que veja isso no Brasil o mais breve possivel.
    7:30 de Dom. roendo as unhas para segunda, cadê o Leãozinho!? Vem bichano com o titio, kkkkk
    🙂

  • lgrando

    O iPod Touch é muito bom para aprendizado… para quem quer aprender linguas, matematica é um prato cheio….ainda mais com o iTunesU….

    que pena que o meu a bateria nao dura mais nada….

  • Victor Martins

    E ainda tem uma vantagem para os pais que não querem um celular para os filhos tão cedo.
    Os filhos ficam com a sensação de ter um celular.
    E os pais ficam com a sensação que os filhos não tem celular.

    TODOS FICAM FELIZES!!!

  • Madmediphone

    Usar ou não para colar não é muito importante para o sistema de educação , já que uma prova esta mais para avaliar individualmente cada aluno. E cola faz parte do viés ao se avaliar o ensino como um todo.
    Além disso um aluno medíocre mas cedo ou mais tarde se revela como tal.

  • Adan Ney

    Sou Uruguayo e aqui no Uruguay a alguns anos o governo promoveu o programa “1 Criança 1 Computador” entregando de graça 1 netbook para cada criança do pais. Hoje a uns 3 anos do inicio do programa é incrivel ver a facilidade com que crianças de 6 ou 7 anos usam o pc e a quantidade de coisas divertidas que fazem enquanto aprendem. Seria bom ver algo assim no brasil tambem. Abraços

  • Ricardo Varjão

    Sou professor de física e desenvolvo aplicativos de ensino de ciências e matemática para iPad/iPod e iPhone. Abaixo, alguns dos que já estão disponíveis na AppStore.

    Cinemática: http://itunes.apple.com/br/app/cinematica/id483486063?mt=8
    String: http://itunes.apple.com/br/app/string/id492927530?mt=8
    Equation: http://itunes.apple.com/pt/app/equation/id489309507?mt=8
    UnitCircle: http://itunes.apple.com/us/app/unitcircle/id492909564?mt=8