Notícias

Produção brasileira do iPad pode atrasar por causa da falta de profissionais no mercado

Muitos estranharam a mudança de prazos anunciada esta semana para a fabricação do iPad no Brasil. Antes se falava em início de produção em julho (leia “Foxconn pede ajuda à Dilma para acelerar a produção de iPads no Brasil“), mas agora voltamos a ouvir o prazo “até o final do ano”. A causa disso pode estar na dificuldade em se encontrar profissionais qualificados no Brasil.

A economia do nosso país está crescendo muito rápido, mas o mercado profissional não está conseguindo acompanhar no mesmo ritmo. A falta de profissionais especializados nas mais diversas atividades está fazendo as empresas terem que buscar candidatos de fora. Para a Foxconn em Jundiaí não é diferente.

Segundo o sempre informativo ministro Mercadante (que ultimamente parece mais um porta-voz da Foxconn, pois é o único que dá as informações sobre a fábrica), a empresa chinesa já contratou 175 engenheiros, mas ainda faltam 200. Todos devem receber treinamento especializado diretamente na China.

Além da escassez de profissionais, as obras de ampliação na unidade de Jundiaí sofreram atrasos e ainda não estão prontas. Uma área de acesso à fábrica precisa ser concluída, o que dificulta o escoamento da produção para a exportação, que é um dos grandes objetivos para os produtos. As obras viárias dependem de processos burocráticos da prefeitura do município.

As perspectivas iniciais de produção do iPad nacional sempre foram para setembro, com início das vendas em novembro/dezembro. Houve a tentativa de acelerar este processo, mas é difícil querer colocar a charrete na frente dos bois, principalmente em um mercado novo como o nosso.

Se o Brasil quiser se tornar um polo mundial de tecnologia e indústria, o governo terá primeiro que investir mais na educação, pois o que esse povo precisa é de estudar mais e se qualificar.

via G1

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel

    Pra onde diabos eu mando meu currículo??

    • Henrique S. Baloneker

      2

    • Michel

      3

    • Daniel Vitor

      4

  • Stefano Angelo

    O texto já fala tudo, educação é base de tudo.

    • thiago

      e isso todo o mundo ja ta cansado de ouvir..falta açao

  • Rodrigo

    Por isso comprei meu iPad 2 agora. Se fosse esperar cair os 30%, ia ser difícil. Produção começa em novembro, iPad nacional lá pra janeiro/fevereiro…Passa um ou 2 meses já tem iPad 3.

  • Marco Antonio

    Pois é povo… agora com certeza vai vir alguém escrevendo igual a um jumento(opa desculpe não pode xingar) justificando que estudo e dedicação ao mesmo é dispensável. Sou Bacharel em Física, tenho pós em eletrônica e uma empresa de tecnologia, ralei igual porco pra estudar… passo, claro que em menor escala, pelo mesmo problema: Encontrar gente competente que tenha conhecimento pra realizar seu trabalho. E já excluo na prova escrita.
    Parabéns a todos que no inicio da vida achou que a mesma era um parque de diversão…. com todo respeito a classe que se não fosse eles o mundo seria um lixo… Nesse mundo novo seu cargo só vai ser de lixeiro.

    • Raul

      hehe Muito bom…

    • Raul

      Faz sentido a Fox querer pagar pouco, como se ela pagasse bem na China.

  • Clovis

    Se o atraso ocorrer somente agora, serã válido posteriomente, quando todo o processo estiver rodando 100%….
    Quem não poderá dizer que se a produção nacional for bem sucedida, exportações poderão ocorrer….
    Torço pra que isso ocorra!!

  • Cristian

    Acho que teremos recall nas primeiras remessas =(

  • guidson

    “Acho que vai dar tempo para concluir uma faculdade, ir a china se qualificar e produzir o iPad 7 (ou sei lá como vão chama-lo)…
    Mas mesmo assim, como vários aqui tenho uma pergunta:
    – Por onde devo começar?
    Um abraço a todos.

  • Gabriel Quadros

    Vamos reconhecer, estava demorando para começarem a adiar os prazos.
    Nem na Dinamarca conseguiriam montar uma fabrica em um espaço de tempo tão curto.
    TUDO no Brasil atrasa, porque agora seria diferente.
    Sem falar que a foxconn nunca deu alguma declaração sobre o assunto, todas as informações são dadas por esse ministro pouco confiável.

  • Rodrigo

    Realizei compra de um Ipad 2. Quando recebida a encomenda, com agilidade usual do entregador de sempre, ou seja: favor assinar a nota antes de eu entregar o produto, percebi que o produto tinha sido retirado da caixa e colocada uma fita com aparência perfeita de um lacre. Quem recebeu a caixa foi minha sogra, a qual nem sabia o que havia dentro da caixa. Rompi somente um lado da fita do lacre, notando que a caixa foi mexida e nada havia dentro. Fiz contato com a empresa Apple pelo telefone e espero pronta solução e investigação do caso, pois foi o segundo produto comprado no site que teve problema de entrega. No anterior, com mesma transportadora, o site informou reevio, pois constataram furto no transporte. Isso, pelo visto, é corriqueiro, assim hoje estarei fazendo BO do furto e pedindo perícia na embalagem, para achar quem está cometendo tais crimes, no transporte. Interessante que há sobre essa fita que parece o lacre uma etiqueta da Jadlog, indicando trânsito, com peso inferior ao indicado na etiqueta de origem (um de 0,34 kg e na origem 1,41 kg). Espero uma solução eficaz e entrega do produto, pois só tenho uma nota fiscal até agora.

    • Vinny JD

      nossa que mancada os caras das rapidão cometa roubando ipads, só faltava essa kkkkkkkk

    • JanjaBoy

      Rodrigo, você pagou à vista?
      Ou tem como bloquear o pagamento?
      Só em ler o ser relato, já me deu raiva, muita raiva!
      Bem, se os nossos governantes dão o exemplo…….

      • Thy

        Realmente fiquei indignado lendo este relato…pior que eles falam pra verificar o produto no momento da entrega…mas isso é um absurdo!!!! se vc quer dar de presente tem que violar a embalagem??? Ou pior no meu caso que moro em apartamento e trabalho o dia todo…é o porteiro que recebe…ele nunca irá abrir a embalagem e conferir os produtos na entrega…
        Acho que vc fez bem em abrir um BO, sugiro que também crie uma reclamação no site Reclameaqui que já me ajudou muito em outros casos….espero que solucionem isso o mais rápido possível…pois depois dos apelidos Lerdão Cometa agora ser Bandidão Cometa não dá!!!!
        PS: Seria interessante no forum ter um tópico só para esses tipos de caso pra que as experiencias sejam compartilhadas.

    • Madmediphone

      Rodrigo este é um medo que me acompanha sempre que faço uma compra pela internet. No momento aguardo a entrega de outro iPad 2 pelas americanas que será recebido pelo porteiro que estiver trabalhando no dia. Só me resta rezar para dar tudo certo.

  • Pierre Freire

    Mas não é montando iPads e iPhones que iremos ser um Polo de tecnologia. Realmente é preciso investir em educação, se for apenas para montar seremos apenas uma China sem suicidio nas fábricas.

    • Diogo

      Se pra montar já faltam profissionais, imagina pra projetar!!

      Espero que esse seja o primeiro passo para a evolução tecnológica e educacional do país. Chega de produzir apenas commodities.

  • Tomoi

    Será que a qualidade será igual?

  • Edguitarra

    Onde me cadastro para trabalhar lá?

  • Edguitarra

    Mandei e-mail até pra China e não me responderam. Como eles querem arranjar profissionais?

  • Paulo

    Irei corre atraz pra manda meu curriculo…

  • Diogo

    375 engenheiros? Então, quantos “montadores” terão essa fábrica?

    • Gabriel Quadros

      Essa quantidade de engenheiros é totalmente surreal!
      Duvido que esta informação esteja correta. Eles estão usando essa desculpa para mascarar algum problema.

      • iJE

        Ou então eles estão contratando engenheiros para montar os seus produtos.

        Essa é uma prática comum no resto do mundo: profissionais com estudos para a fabricação ou montagem de produtos complexos.

        Só no Brasil que existe esse preconceito ridículo que trabalho braçal é somente para pessoas sem estudo…

        • Thiago

          IJE…nao creio que seja preconceito nao, apenas bom senso! Ou vc vai falar que se tivesse estudado no mínimo 5 anos de engenharia, mais alguns em uma especialização, pós, etc, vai trabalhar como montador? Nao desmereco o cargo deste, visto que e fundamental no processo assim como outro com maior qualificação, mas é cada um faz o que foi qualificado pra fazer.

          • iJE

            Se o salário for justo com o meu grau de instrução, por que não?

            Nem toda montagem é algo simples do tipo ” encaixe a peça A no orifício B”. Existem montagens complicadas, como por exemplo maquinário de industria, que o responsável não só precisa saber como montar, mas sim o que está montando, como funciona e o que fazer se não funcionar como deveria.

            Na empresa que trabalho, quando renovou a linha de produção, teve um equipamento importado que a empresa estrangeira mandou o pessoal deles para montar. Eram todos Engenheiros Mecânicos e Eletricistas formados, de macação e ferramentas na mão montando e testando o equipamento.

            Temos que parar com esse preconceito brasileiro que, quanto mais estudo o cara tem, mais “piloto de escrivaninha” é a sua profissão.

      • Diogo

        Acho que esses “engenheiros” na verdade são os montadores… pra que uma empresa que apenas monta os equipamentos precisaria ter tantos engenheiros? Mas, não sei qual o tamanho da Foxconn aqui no Brasil.

        Eles devem estar contratando montadores que falem inglês e aceitem receber R$ 1000, aí fica difícil 😉

  • A questão não é tanto a escassez de profissional e sim que os profissionais qualificados já possuem um bom emprego com ótima remuneração.

    Se eles pagarem bem, tenho certeza que vão conseguir os profissionais, o problema é justamente isso: São poucas as empresas que querem pagar bem para ter um funcionário qualificado
    .
    A maioria faz como a Fox está fazendo: Procurando funcionários com inglês fluente e com alguma qualificação para enviarem por 1 mês para a China fazer os treinamentos… Um amigo trabalha lá e me passou essa informação. A idéia é enviá-los 1 mês pra lá, mas a dificuldade é justamente achar alguém disposto a fazer isso, com ingles fluente e que ainda tope pagar o salário oferecido, que com certeza não será dos maiores. Se fosse, estariam chovendo profissionais lá para trocar de área ou subir na carreira em busca de uma recolocação na fox…

    Acham que vão pagar 3, 4 mil reais pra alguém da linha de montagem? Jamais…

    Justamente essa mente pequena dos empresários brasileiros que me faz temer pela qualidade do ipad brasileiro. Temo que se não investirem em profissionais com o mesmo nivel de trabalho que os chineses conseguem realizar, a produção poderá ser mal vista….
    Lá na China eles ganham uma miséria mas lutam pra ter aquilo, pois não é fácil ter trabalho na china. Aqui no Brasil os brasileiros possuem tantos benefícios do governo e tantos direitos de trabalhador que acabam ficando mais “folgados” e basta o trabalho ficar um pouco mais dificil ou puxado que já reclamam e procuram outro emprego mais “fácil” e assim vão indo….

    Não duvido nada que, para atender este calendário, eles importem mão de obra chinesa… veremos isso nos próximos capítulos… Enquanto isso, estou confiando nessa história e segurando minha vontade de comprar o ipad 2 com o preço mais caro do mundo….

    • Vagner Aniceto

      Concordo Alexandre. Duvido muito que se as condições fossem realmente boas não estaria chovendo profissionais lá.
      O que falta no mercado não é exatamente profissional qualificado, o que não há muito é profissional qualificado que aceite trabalhar sob condições ruins que muitas empresas querem impor.
      Tô cansado de ver isso por aí…

    • Vinny JD

      vão pagar no máximo R$1500,00 chorando ainda

      • JanjaBoy

        Para um engenheiro?
        Depois você ouve o mené falar: ” quem mandou você estudar?”
        Aí tem que ficar calado!!
        Temos que ver que um bandido preso, que tenha 3 filhos, ganha mais que isso. 😉

        • Marco Antonio

          Pago 11.000 para meu projetista/ programador… levou quatro meses pra achar um decente. Se acha 11 paus pouco então eu é que estou errado.
          Falta gente competente sim! Tem ingenheru de monte.. Engenheiro de verdade tem poucos.

          • Neste caso, a sua situação enquadra-se não no problema do salário, e sim de tirar um engenheiro que deve estar ganhando próximo disso, de um outro emprego em que ele tem estabilidade.

            Se eu ganho 11 mil numa empresa, 10 mil que seja, e alguém me oferece 11 mil, não significa que vou sair correndo, pois onde estou posso ter a estabilidade e confiança da empresa.

            Um engenheiro que tem esse salário tem inteligencia suficiente pra saber que não basta apenas um salario maior e sim analisar se a oportunidade vai ser melhor pra vida dele…

            Existem ótimos profissionais por ai, talvez sem tanta experiencia quanto um engenheiro que ganha 11 mil, mas com experiencia suficiente pra entrar em um cargo ganhando esse. O difícil é um empregador ter essa visão de investimento e trazer um funcionário desse. Do contrário, ele continuará ganhando seus 2 ou 3 mil numa empresa estável por ai…

            A falta de funcionarios da Apple certamente não é pra engenheiros e líderes de equipe, e sim para as pessoas que vão agir diretamente na produção. Tenho certeza que gerentes e engenheiros já estão contratados, o problema deles é trazer alguém com ingles fluente, capacidade técnica e inteligencia pra passar por um treinamento rigoroso e desgastante do outro lado do mundo pra receber um salário de chão de fábrica…

            Se eu tivesse ingles fluente, só toparia ir pra uma linha de montagem do ipad, passando por esse treinamento, por no MINIMO 3 mil reais. Agora, que chão de fábrica que ganha isso? Ainda mais no Brasil com leis de proteção ao trabalho repetitivo, esquema de turnos, trabalhos de 6 horas, férias, decimo terceiro, vale sei la o que…. vai ser dificil mesmo acharem mao de obra.

            Mas pra toda vaga, existe a pessoa que pode entrar, então certamente cedo ou tarde vão conseguir encontrar pessoas. Resta saber se elas vão ficar no trabalho mais que 3 meses num país onde a rotatividade nestes setores é muito alta hoje em dia…

          • JanjaBoy

            Marco, o valor que você paga acho justo.
            Fiquei PUTO com a história de que estão pagando R$1500,00 para um engenheiro com fluência em inglês.

        • Jack

          Janja, só queria aqui corrigir aqui um equivoco.
          Sei que essa sua afirmação baseia-se naquele e-mail sobre o auxilio-reclusão.
          Aquele e-mail não trás nada de verídico. Trabalho no INSS e posso lha dizer como ele funciona.
          Só tem direito ao auxilio o segurado de baixa renda (aquele que trabalha com carteira assinada) e vai preso. O valor do beneficio não é por filho e sim um valor que fica entre R$ 600 e R$ 800 para a família toda… Imagina uma situação em que ele é útil:

          Maria é casada com Joao, eles tem dois filho. Joao trabalha e sustenta o lar. Maria é agredida por Joao todos os dias. Será que Maria vai denunciar seu marido e correr o risco de ver seus filhos passando fome?!

          O mundo não é igual pra todo mundo, nem as oportunidades!!!

          • JanjaBoy

            Jack, é que eu acho que safado não teria direito a nada, basta os políticos que temos que sustentar.
            Eu conheç as regras.
            http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

            • Jack

              Janja, respeito sem comentário, é revoltante o tamanho da corrupção neste País.

              Tem um vídeo lá no youtube que um maluco fala, ” a crise não é econômica, e moral”, falou tudo.
              Mas eu acho que o desvalor da conduta de um político que devia dos cofres públicos muito maior do que o desvalor da conduta dos bandidinhos pé de chinelo.

              Mas sabe que eu acho justo o auxílio reclusão justo pois dificílmente um bandido tem carteira assinada.
              Assim este direito só serveria para o criminoso ocasional.

              Veja que de quase 500 mil presos que temos hoje no brasil menos de 2 mil recebem este benefício.
              Ele representa menos de 0,5% do valor total gasto com benefícios pelo INSS.

              PS.. desculpe-me por estar descutindo um assunto alheio ao do post 😉

    • Paulo

      Na China o trabalho e quase escravo, por isso e que estranhei a Foxcon inventar de uma hora para outra abrir fabrica no Brasil, o nosso custo e bem maior que na China !

  • marcio

    o governo tem muito mais coisas pra se preocupar antes do que simplesmente qualificar gente pra fazer iqualquercoisa… tem q ter mais segurança, saude, politicas sociais, educacao basica…

    • O texto não se referia a fabricação de iqualquer coisa. Abra um pouco mais a sua mente e leia sobre a dificuldade que a Petrobrás, por exemplo, está encontrando para encontrar profissionais qualificados no Brasil. 😉

      • Paulo

        Não podemos acreditar em promessa de políticos. Ninguém abre uma fabrica e inicia a produção de qualquer coisa em tão pouco tempo, em especial de produtos que exigem alta especialização tecnológica. A fabrica so deve começar a produzir no ano que vem .

      • iLex, fiz o concurso da petrobrás a uns 3 anos e passei no concurso. Não fui chamado por que passei entre os 100 primeiros e chamaram somente os 50 primeiros.

        Curso superior, inglês avançado, passar períodos em alto mar e mudar para uma cidade litorânera.
        Salário: 2300,00. + 400,00 de alimentação. Na época não trabalhava e toparia qualquer coisa.

        Carreira publica e tudo mais, claro. Se formos pensar no valor em si, acha que compensa mudar de vida dessa forma, por apenas 2800,00? Nem um macbook dá pra comprar. Chance de crescimento? Somente com concursos internos – e sabemos como isso funciona no Brasil.
        Não sei como está hoje os valores para esse tipo de cargo e não digo que o problema de salário se aplique a 100% da falta de profissionais. Podemos supor, pois não encontrei pesquisas, que ao menos metade das vagas em aberto sejam por questões saláriais e exigências que poucos desejam assumir….

        Vejam pelo Google. Exigem MUITO em nivel de conhecimento dos entrevistados, mas já sairam N matérias que eles são um dos melhores em termos de remuneração. Eles sim podem dizer que não acham profissionais qualificados, pois o salário sabemos que são os melhores.

  • Henrique Rossi Altero

    Pena que eu me formo só em 2012 hehe… Só vou dizer uma coisa, 375 engenheiros é gente hein!!!

  • Renato

    Só queria saber quem diz q no Brasil faltam profissionais. Sou Engenheiro Eletrônico e aqui em Manaus existem inúmeros engenheiros com experiência (inclusive eu) no pólo eletroeletrônico e nem se ouve falar dessas contratações.

  • anônimo

    Pessoal,
    essa “desculpa” de não encontrar pessoal qualificado não cola pra mim. Eles receberam meu currículo através de um amigo e fui contatado por telefone pra uma triagem. Depois disso nunca fui chamado pra uma entrevista. Desconfio que foi por causa do salário (única pergunta que a pessoa do RH me fez por telefone). No meu ponto de vista, a Foxconn quer contratar engenheiro especializado mas pagar pouco, então por isso teve dificuldades.

  • Rodrigo

    Quando saio no blog a noticia da fabrica fiquei pensando na qualidade dos produtos. Os chineses tem uma especialização para eletrônicos como nos gaúchos para churrasco.

  • Rodrigo

    E So olhar porcentagem da população que termina uma graduação. O enem o pessoal acha besteira. Graças a ele o governo esta tentando incentivar a população a continuar os estudos. E seguinte fiquei sabendo que estão contratando engenehiros de outros países da América latina.

  • Vi a reportagem ontem no Jornal da Globo e realmente me chamou a atenção essa quantidade absurda de pessoas na Foxconn e a desculpa da rodovia por um detalhe: essa mesma fábrica já faz produtos da Sony e HP no Brasil há algum tempo.
    O esquema montado para essa ampliação da fábrica tá parecendo até que a Apple em si está vindo pro país criar um município secreto dentro de Jundiaí. Pra mim, tem algo mal contado nessa história e com o governo tão envolvido de perto não me cheira nada bem.

  • Dr. Branco

    Iremos ver e comprar produtos da Apple montados aqui apartir de 2012 !

    E aí que quer apostar ?

  • Fabian Ribeiro

    Sou formado em comércio exterior e falo inglês, mas trabalho como operador de máquina. O motivo, parece brincadeira mas onde eu trabalho um simples operador ganha quase 3 vezes mais do que uma pessoa com nível superior/tecnológico.e nao tenho intenção de atuar na área em que estudei por 3 anos.Parece que estamos diante do mesmo problema com a Foxconn.Exigência de mão-de-obra altamente qualificada e salários de gari(nada contra esses últimos,pelo contrário).Assim fica difícil né?

  • Brunolv

    Quem chegou a acreditar que seria ainda em julho só pode acreditar tb em papai noel, coelhinho da páscoa e cia. Desde quando algo no Brasil que dependesse do governo funcionou de forma rápida?

  • William

    Gostei do que li nos comentários, vários engenheiros aqui, Ilex poderia fazer uma enquete para ver o que seus leitores fazem… Voltando ao tema, quase certeza que o problema da foxconn é salário, também sou engenheiro elétrico e como muitos que lêem o blog, sonho em trabalhar para Apple(direta ou indiretamente), porém com esses salários prefiro ficar como consumidor…

  • vitor

    ai meu Deus, da uma luz
    e faz esses iPads serem fabricados ligo aqui.

  • JanjaBoy
  • Janb

    Não tenho pressa. Não é porq um dia irão lançar o iPad 3 que obrigatoriamente tenho que comprar. Vou levando com iPad1 feliz da vida.

  • Como se fosse novidade as coisas atrasarem por aqui… basta ver a quanto anda os preparativos da COPA, pais de lideres malandros é assim mesmo…