2011ARQUIVONotícias

iTunes 10.3 permite baixar aplicativos que não estão mais no seu computador

Imagine a situação: você formatou seu computador e se deu conta (tardiamente) que não fez uma cópia de segurança dos aplicativos baixados na App Store. Ou então simplesmente trocou o velho Windows por um novo Mac e quer ter todos os seus aplicativos de volta no seu iTunes.

Sempre foi possível baixar de novo, gratuitamente, todos os aplicativos que você já adquiriu na loja virtual da Apple, mas nem sempre lembramos de tudo o que já baixamos, o que faz com que muitos fiquem esquecidos eternamente no limbo. Com o futuro iCloud, isso não será mais problema, e para dar um gostinho, a Apple liberou uma prévia no iTunes 10.3, que lista e permite baixar todas as compras já feitas na loja.

Ao abrir a App Store no beta do iTunes, você verá um novo menu, chamado Purchased (Comprado), que lista todas as compras já feitas por você na loja. Ele mostra Aplicativos, iBooks (livros) e, se você tiver uma conta americana e já comprou músicas pela iTunes Store (com gift cards), poderá baixá-las de graça outra vez (este recurso é inédito, pois antes as músicas deveriam ser compradas novamente). Em contrapartida, as canções que você baixou em alguma promoção gratuita não ficam mais disponíveis, ao contrário dos aplicativos.

Você pode escolher se quer baixar individualmente aqueles apps desejados ou se prefere usar um botão muito prático que permite que você baixe todos os aplicativos ao mesmo tempo (ideal para quem está trocando de computador).

É interessante notar que até mesmo aqueles aplicativos que não estão mais a venda, podem ser encontrados e baixados, caso você o tenha adquirido. Porém, isso só vale para os apps retirados pelo próprio desenvolvedor; os barrados pela Apple por algum motivo, estes não existem mais.

Como muitos de vocês já perceberam, essa nova função existe agora também na App Store do atual iOS. Ao abrir o aplicativo, você já pode ver a aba especial na parte de Atualizações, que permite que você baixe os aplicativos comprados diretamente no aparelho.

Outra novidade do novo iTunes é que agora é possível baixar livros no computador, coisa que antes só era possível pela iBookstore no iOS. Você pode também baixar novamente todos os iBooks já adquiridos, caso você ainda não os tenha transferido para o PC.

A versão 10.3 pode ser baixada diretamente da página da Apple (link).

Botão Voltar ao topo