Notícias

Encontrada função de reconhecimento de voz no código interno do iOS 5

Para nós aqui, não era questão SE a Apple iria lançar um sistema de reconhecimento vocal no iPhone, mas QUANDO, principalmente depois que o Blog teve acesso à informações que garantiram que a Maçã estava realizando testes de sotaques no Brasil (leia “Apple pode estar realizando estudos regionais no Brasil para comando de voz no iOS“). Também descobrimos que a empresa Nuance (especializada em reconhecimento vocal) já trabalha com a Apple desde o iOS 3.

Pois as suspeitas parecem se confirmar no código interno do beta do iOS 5, mesmo a Apple ainda não liberando esta função. O hacker chronic conseguiu habilitar um menu de ajustes internos, onde descobriu diversas informações interessantes.

Através deste menu é possível encontrar uma opção para a função Nuance Dictation, que é a tecnologia que permite ditar um texto e ele ser reconhecido pelo sistema, transformando em palavras escritas. Isso poderia ser ideal para enviar emails, mensagens ou até mesmo em editores de texto.

Outra função prevista seria a ativação do microfone através da barra de espaço, permitindo ditar o texto em todo o aplicativo que utilize o teclado virtual.

Por ainda não estar disponível, pode significar que a função ainda esteja em testes pelos engenheiros da Apple, afim de aprimorá-la. Resta saber se ela estará pronta para o lançamento final do iOS 5, ou se teremos que esperar uma versão 5.1 para utilizar a função.

Para conhecer mais o que pode estar vindo por aí, não deixe de ler nosso artigo anterior.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Izaias

    Que bom aí vai ser mais fácil mandar um i-mail ou um msg.

    • i-mail do iPhone…

      • Naelson

        kkkk… i-mail foi tenso heim?!

  • Walter Wollena

    Seria ótimo ter este recurso no IOS 5 !!!

  • Sergio

    Otimo recurso, principalmente se esteiver dirigindo e tiver que enviar uma msg

    • Sergio

      Leia-se “estiver” dirigindo e ter que enviar uma msg ( ainda acordando…..hehehheh)

  • george harisson

    Muito bom. Poderemos imitar a propaganda do galaxy s2.kkkk

    • Eu não vi a propaganda, mas a busca por voz do Google já tem no iOS também. Estamos falando de algo mais avançado.

  • Ednilson Rosa

    [Off] iLex, diversos sites. como o 9 to 5 Mac, têm dado uma notícia sobre uma nova regra impondo 90 dias entre a mudança entre uma conta e outra no aparelho, quando se habilita o download automático. Nas palavras deles “Apple’s new policy will cut off multiple accounts using automatic downloads as part of their 90-day between switching accounts rule.” Em um dos sites, foi postado inclusive a tela do iPhone com iOS 5 que, ao se fazer a mudança de contra tendo sido habilitado o download automático, informa sobre esta restrição. Você já chegou a experimentar isso, mudando de conta no aparelho com iOS 5 tendo habilitado o download automático? Achei preocupante esta informação!

    • Alex

      Cara, também muitas duvidas a respeito. Por exemplo tenho uma conta brasileira e outra americana, será q escolhendo a americana poderei baixar tds os Apps princ os pagos q havia adquirido pela loja brasileira novamente pela americana?

    • Raphael

      @Ednilson, essa informação dos 90 dias é real e não tem relação com o iOS 5, pois o menu Ajustes > Loja, assim como a App Store, a iTunes Store, iBookstore rodam direto do servidor e não localmente.
      Minutos depois do keynote do Jobs, semana passada, como ele disse que o iTunes nas Nuvens já entraria em BETA imediatamente, eu entrei no novo Ajustes > Loja e sincronizei meus livros no iPhone 4, iPad 1 e iMac . Terminado o sync eu voltei a me logar na Loja brasileira e quando ativei o sync de livros recebi a notificação dos 90 dias.
      O bom, ou menos ruim :-), é que aparente as 3 Lojas têm prazos independentes de 90 dias. Ou melhor, você pode, aparentemente, ativar o sync da iTunes Store em um país, da iBookstore em outro, e da App Store em outro e a tela de prazo de alteração não aparecerá.
      iLex, se tiver mais informações ou vir algo incorreto no que escrevi acima, poste para nós.
      Abraço

      • Pelo contrário, eu também achava que isso era só do beta do iOS 5, mas pelo que você falou, vale também para a sincronzação de iBooks no 4.3.3.
        Vou estudar mais calma para ver como realmente acontece o processo.

        • Ramiz

          uma outra mudança no IOs5 é que o Facetime dos Iphones poderá ser ativado com o Apple ID – assim como nos outros devices, sem necessidade de sms internacional – ótimo para usuários da Oi aqui no Brasil

    • Marcus

      Isso que você comentou é possível verificar até mesmo usando o iOS 4.3.3.

      Desde o dia da keynote do iOS 5, já foi habilitado automaticamente (pelo menos pra quem usa iOS 4.3.3) os botões para ativar/desativar essa função de Transferencia Automática (em “Ajustes > Loja”).
      Se você ativar a função com uma ID Apple, depois tentar ativar com outra ID (de outro país, por exemplo), o sistema apresenta uma mensagem dizendo que o aparelho já está associado a uma ID Apple, e que se você ativar, não poderá fazer o download automático ou descarregar compras anteriores com outro ID por 90 dias.

      No meu caso, tive que deixar ativada a função na minha conta brasileira (principal), já com a outra conta que uso para download de games, deixei desativado.

    • Sândalo Jhony Gomes

      Por via das dúvidas, como eu já tinha ouvido falar disso, eu já baixei novamente na minha conta dos EUA todos os Apps gratuitos q eu tinha na conta brasileira… E todos os q forem gratuitos de hj em diante, vou baixar só pela dos EUA. Pena q tem muitos q estavam em promoção de graça qdo baixei, mas são pagos e não deu pra baixar de novo… Qto mais coisas numa conta só, menos complicado fica…

    • Brunolv

      Não vejo motivo ainda pra entrar em pânico ou sair baixando Apps novamente ou ate pagando de novo pra tentar unificar em uma conta so como alguns desesperados estão fazendo. O que acontece é que na pior das hipóteses você não poderá usar a sincronização automática de aplicativos em uma das contas. Mas você sempre vai poder fazer o logoff e entrar com outra conta na AppStore a hora que quiser.

      Quando o aplicativo tem mais de 200-300 mb por exemplo eu prefiro baixar no meu desktop e depois sincronizar c os aparelhos. Eu não quero ter que baixar 900mb (desktop, iPad, iPhone) ao invés de baixar apenas uma vez de 300mb. Sem contar que as vezes baixava um app que quero só usar no iPhone e quando olhava ele já estava no iPad também estão já faz uns dias que estou com a opção Desligada!

      Pretendo usar os recursos de nuvem para documentos, fotos, emails, contatos, etc, mas para aplicativos não faço a menor questão. Quem tem varias contas pode continuar usando, só não vai poder receber atualização automática em todas as contas ao mesmo tempo.

  • Cassio Rissi

    Vao esperar para lancar junto com o iphone 5 – fato

  • Bacana ms acho q cai no desuso como o VoiceControl 😉 quase nao uso…

    • Yves

      Não responda por todos, eu uso e muito o voicecontrol, não fico tirando um iphone 4 do bolso no meio do onibus, muito pratico dizer “que horas são” ou “ligar namorada” 😀

      • EDUARDO

        Eu uso muito ele no carro (conectado ao Bluetooth) do carro.

        Muito útil no trânsito e em viagens.

        E esse do “que horas Sao” tmb nas minhas caminhadas ouvido podcast

    • Sândalo Jhony Gomes

      Eu uso muito no meu iPod Touch pra ouvir música. Comprei um fone com mic só pra não ter q ficar tirando o iPod do bolso na rua. É uma mão na roda! “Reproduzir lista gospel internacional”. Só sinto falta de poder reproduzir uma música assim. Só funciona pra álbum, artista e lista. Pelo nome da música não tem como…

  • Alex

    Tvz essa função só esteja disponível no iPhone 5….difícil é a Apple arrumar argumentos para n rodar no 4.

    • Ednilson Rosa

      Talvez seja lançada junto com o iPhone 5, mas também funcionando no iPhone 4. Devem estar ainda fazendo os últimos ajustes e, por isso, não anunciaram ainda…

  • Matheus

    Ilex, uma dúvida offtopic, com a funçao de puxar “cortina” no topo da tela, ela não irá interferir quando clicamos no topo para subir o conteudo? Abraço

  • Leandro Melo

    Eu quero o iOS 5 hoje! Apple libera aí! rsrs

  • Eder

    Olá, gostaria mesmo e que a Apple criasse um app que grave as chamadas, trabalho na anti-sequestro em meu estado MT, e quando tinha um Nokia eu usava esse recurso bastante será q um dia vou usufruir em meu iPhone esse mesmo recurso ???????????

  • Luciana

    Eu to com uma dúvida, sei que não tem nada a ver com o post e acho até que já deve ter sido tratada em algum post: eu tendo um iPhone 4 e um iPad, sei que posso comprar um determinado app e rodar ele nos dois, certo?

    Mas como que fica a tela do iPad nesses casos? Por exemplo, Need for Speed, eu compro para o iPhone e ele vai rodar no iPad com boa definição de imagem ou o certo é comprar uma versão dele para iPad?

    Outro exemplo é o iMovie.

    Desculpa perguntar aqui mas talvez a pergunta seja insignificante, pelo menos pra mim é uma duvida e tanto, gostaria de saber como devo proceder para tirar o máximo que posso dos apps.

    Obrigada!

    • Sândalo Jhony Gomes

      Existem apps universais, q vc pode usar nos dois sem problema. Qdo for baixar pelo iTunes, veja na descrição do app se ele é compatível com os dois. Mas os aplicativos só de iPhone também dá pra rodar no iPad, mas em modo de compatibilidade, q fica com a tela toda esticada pra preencher a tela. O Skype, por exemplo, eu tenho q usar assim mesmo, porque não tem pra iPad 😉

    • Madmediphone

      Luciana . Eu tinha um destes need for speed para iPhone . Instalei no iPad 2 mas não adaptou a resolução para a tela do iPad . Aparentemente as versões são Apps distintos.

  • Geovane

    Vamos aos fatos, caso fosse implementada no sistema iOS 5 a Apple não teria divulgado na WWDC deste ano… tenho a certeza que será uma função para o iOS 6, pois assim teremos uma grande novidade para o próximo ano, como foi o iCloud para o iOS 5.

  • Bruno

    Com certeza vão guardar esse aperitivo para a versão posterior a 5.

    • marcio

      acho q não..afinal, a ms ja tinha anunciado isso para a próxima versão do windows phone, o android tem algo semelhante… com a concorrencia, acho q acabou-se o tempo que a apple ia dando as novidades aos poucos…

      • Bruno

        Vamos esperar q vc esteja certo rs

  • Paulo

    Muito bom éssa função.

  • Acho que essa função com certeza virá na versão final do iOS 5 🙂

  • Raiden

    Ilex o android já conta com isso a muito tempo, nao e só o sistema de voz do Google e sim embutido ate no teclado só falar que ele reproduz em texto para se usar no twitter, email etc, tem amigos meus que usam android(eu tinha tbm) que nem digitam mais rsrs

  • zigfrid

    é claro q não está completo a função, por isso não mostraram

    daki 2 meses com o lançamento do Iphone 5 eles vão mostrar com a função funcionando a todo vapor e pra humilhar todos os outros aparelhos

    • Henrique S. Baloneker

      É isso praticamente que eu penso…

      Pra mim, a Apple deixou essa novidade pra ser apresentada juntamente com o novo iPhone 5 em Setembro…
      Na minha opinião, o iPhone 5 sem nenhuma “novidade” a mais, não chamaria tanta atenção como a Apple gosta…
      É uma mera jogada de marketing!

      • zigfrid

        tenho a péssima impressão q é capaz deles dizerem, isso será só pro iphone 5

        • Henrique S. Baloneker

          ……………… será?

  • Otávio Augusto

    Gostei, isso vai ajudar muito!!!

  • TiãoGavião

    Espero que a Apple náo comece com o 5.0, 5.1, 5.2, 5.3!! Se é para fazer, faça completinho. Mesmo que para isso leve mais tempo.
    Sincronização das contas é algo preocupante, Apple que se resolva com esse problema dos games no Brasil, já que tá rolando um monte de rapa pés com o governo brasileiro, resolve isso de uma vez!! Facilitaria a nossa vida, 😉

  • Rafael Costa

    Como ativo esse menu…

  • Eeeee xD estou muito ansioso por essa nova função nao vejo a hora de começar a usar..!!

  • Gabriel Silva

    Acho que até setembro a função esteja inclusa na versão 5.0… Ansioso demais pelo iOS 5! =)

  • digoloureiro

    Em outro tópico perguntei sobre esta função e vi que não teve retorno, mas agora vejo que o BDI estava verificando mais sobre o assunto que para mim, este uso da voz para emails e outras funções seria mto bom!!! espero que esteja no iOS 5!!!

  • Logo logo veremos um recurso de leitura de ebooks….. já pensou um ebook usado como audiobook? demais…