Opinião

Discussão: iOS 5 traz funções que a própria Apple barrou no passado

Este artigo é quase uma continuação de outro que foi escrito aqui na terça passada (leia “iOS 5: cópia da concorrência ou evolução natural?“). Ao mesmo tempo que a apresentação do futuro iOS 5, na última segunda, deixou empolgada a maioria dos usuários, diversos questionamentos éticos ficaram evidentes: a Apple tem o direito de proibir que outros desenvolvedores tragam inovações para o iPhone, só para ela mesmo implementar depois?

Se é bem verdade que a concorrência serviu de inspiração em diversas novidades do novo sistema, é “no próprio quintal” que a polêmica promete ficar mais forte, pois algumas propostas apresentadas pela Apple nesta nova versão foram estranhamente barradas por ela mesma em aplicativos de terceiros na App Store. Concorrência desleal? Roubo de ideias?

O caso mais notório, que muitos lembraram ainda durante a apresentação da keynote de Jobs, foi a nova função que usa o botão de volume para tirar fotos. O aplicativo Camera+ foi retirado por semanas da App Store só porque tinha essa função, o que fez os seus desenvolvedores deixarem de ganhar milhares de dólares (literalmente).

É bem verdade que o aplicativo foi barrado principalmente por manter a função escondida (tipo easter egg), fazendo algo que a Apple proíbe até hoje (alterar as funções nativas dos botões do aparelho). Regras são regras. Mas proibir terminantemente e de repente aparecer com a função como um benefício do iOS, seria justo?

Outro que não está nada contente é o desenvolvedor Greg Hughes, criador do aplicativo Wi-Fi Sync (leia “Sincronização do iPhone por Wi-Fi é rejeitada pela Apple e vai parar no Cydia“). Na época ele enviou o aplicativo para a App Store, mas ele foi sumariamente barrado da loja oficial, mesmo que “tecnicamente não tenha quebrado nenhuma regra do SDK” (como admitiu o próprio engenheiro da Maçã). O app permitia a sincronização com o iTunes pelo Wi-Fi, sem precisar conectar o cabo.

Esta foi outra das novidades (muito bem-vindas) que a Apple apresentou na segunda, deixando Hughes indignado. Segundo ele, foi uma imitação descarada até mesmo no óbvio ícone (que também não é criação dele, pois une dois símbolos padrões: Wi-Fi e sincronização). Ele também reclama que a Apple o copiou até o nome, Wi-Fi Sync, mas aí já é exagero.

Mas Hughes nem pode reclamar tanto: durante um ano inteiro em que ficou disponibilizado no Cydia (loja alternativa de aplicativos para iOS), seu app vendeu mais de 50.000 cópias, ao preço de $9,99. Rendimento nada mal para um estudante.

O novo sistema de notificações não tem inspiração apenas no Android, como alguns insistem. Ele na verdade é um real “copiar/colar” do tweak MobileNotifier (leia “Apple pode estar procurando solução no jailbreak para sistema de notificações“), presente no Cydia, com alguns melhoramentos. Seria uma cópia descarada se seu desenvolvedor, Peter Hajas, não tivesse sido contratado pela Maçã para ajudar no iOS. Indiretamente, a Apple assumiu que gostou da ideia e premiou o profissional por isso.

Aliás, a Central de Notificações (janelinha que puxamos para baixo para ver todos os avisos disponíveis) também parece ser fortemente inspirado em outro conceito do jailbreak, o Element Lockscreen (leia sobre ele aqui), onde todas as notificações ficam agrupadas em uma única tela.

Como diz aquela famosa lei da física-química-jurídico-Chacrinha, “no mundo, nada se cria, tudo se transforma”. Se o iOS 5 viesse com widgets na tela de aplicativos, todos diriam que seria imitação do Android, como se tivesse sido a Google quem os criou. O Mac OS já usa widgets bem antes do sistema do robozinho nascer; quem copiou de quem mesmo?


Widgets existem no Mac desde 2005

Aliás, na época a Apple também foi acusada de copiar descaradamente os widgets de um outro programa, o Konfabulator. A diferença é que este programa foi comprado depois pelo Yahoo que, olhem só vocês, é quem fornece atualmente as informações de Tempo e Bolsa nos widgets da Apple. Ou seja, tudo em casa, diferentemente da Google que copia sem dar satisfação a ninguém. 😉

Com tudo isso, outra pergunta que não quer calar é: com todas estas adaptações oficiais, o jailbreak tem ainda futuro? Só o tempo dirá. Mas seja como for, a Apple está confirmando o que falamos aqui há dois anos: se não fosse os hackers que cutucaram a Apple de vara curta, impedindo que ela comandasse o jogo sozinha, talvez o iPhone não seria o mesmo hoje em dia.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo Cesar Senk Jr

    A melhor função é a de copiar e colar.

    • Alberto

      Adorei…copiar…colar…dá de tudo no cassino do Chacrinha..hahahaah

  • PauloAndre

    Parece um lance meio ‘ditadura’. Mas enfim, isso nao vem ao caso. O fato é que todas as solução vão ser oficiais agora, e consequentemente (pelo menos em teoria) estáveis.

  • Caramba, ótimo post!

  • Realmente, com o iOS5 os cercos diminuiram para os hackers…

    • Stefano Angelo

      Acredito que não. Muitos ainda pensam que o hacker quer apenas aquela musica ou filme sem pagar nada. Não é por ai. A maioria que fazem o JB pra não pagar por Apps, musicas etc nem são hackers de verdade. A maioria dos hackers querem é poder deixar seu “precisoso” do jeito que ele deseja.

    • Thy

      Tem certeza? proucura no google jailbreak ios 5

    • Rafael Nunes

      Acho que o Jailbreak sempre existirá. Como foi dito na própria matéria, o Jailbreak ajudou MUITO no desenvolvimento do iOS. E continuará ajudando, mesmo que indiretamente.

      Cheguei a ler uma matéria com uma declaração da própria Apple falando que o combate ao Jailbreak é “uma briga de gato e rato”, e que eles não sabem se são o gato, ou o rato.

      Se pararmos pra pensar, de fato não dá pra saber quem é quem nesta perseguição. Mas que a Apple está sabendo tirar proveito, está!

  • McKoe

    Como é feio esse papel de fundo no iOS, parece papel reciclado. Preferia aquele de borracha q ia entrar no ios4…

  • Ryus

    Copiar a cópia da cópia… Não tem fim.

  • Paulo Cesar Senk Jr

    Eu concordo plenamente que talvez se não fosse o Jailbreak bem provavelmente não teríamos muitas dos aplicativos hoje em dia.
    No entanto acho que a Apple, está sempre um passo a frente do jailbreak, e sempre em busca de novas formas de reter e atrair clientes.

    • Jean Carlos

      Claro que a Apple está muito a frente de tudo,é ela quem comanda as revoluções.
      Mas ela sempre deixa um passe “voluntariamente” para o JB,para ver o que essas mentes podem criar.

    • Na minha opinião, a apple já tinham essas idéias antes dos hackers, mais por questões de mercado decidiu mante-las em segredo. Assim se vende mais pois, a cada atualização a Apple reinventa a roda. Quem discorda que a Apple vai conquistar um espaço maior no mercado de smartphones depois dessa atualização. É a famosa carta escondida na manga.

  • Nicolau

    O jailbreak sempre foi uma fonte de inspiração da Apple… O jailbreak êh como se fosse um salão dos rejeitados do iOS, onde vão parar aplicativos melhores do que a da própria Apple por isso eu acho q ainda há esperança para o jailbreak

    • Reginaldo Pereira

      Ainda continuo com o jailbreak, ainda faltam muitas implementações a serem feitas pra deixa-lo de lado, só pra citar alguns: sbsettings,celeste, folderenhacer, five icon, iblacklist, ipicMyContacts, mark read, mx tube, Open SSH, remove background, tvout2 e o fantástico WinterBoard precisa mais vida longa ao Jailbreak!

    • Allan

      Justamente meu parceiro, pra quê pagar caro pra uma equipe pensar em inovações se os hackes já dão de graça o que os consumidores querem, concederas a Apple tem gente com seus iOS JB testando inovando e melhorando o que tem no cydia que o povão usa, como o sincronismo wifi simplismente rejeitaram pq era uma idéia muito boa pra eles comprarem depois, é mais fácil e barato copiar aprimorar e colar.

  • Gabriel Rimi

    … complicado esse assunto.. acho um tanto contraditorio mesmo. Se eu fosse um desenvolvedor como os do camera + ou do Wi-Fi Sync me sentiria lesado…

    • Gustavo

      Como cliente do Câmera+ já me sentia lesado de uma boa idéia e funcionalidade.

  • Gabriel Quadros

    O problema é deles, o usuário só sai ganhando.
    Quem se sentiu lesado que mova um processo contra a Apple.

    • Hudson

      Concordo com vc. Hoje o mundo vive de aperfeiçoamento tecnológico.

  • Luigi

    Gostei que a Apple colocou essas coisas no iOS 5 como padrão, assim mostra que ela ta de olho no Jailbreak mesmo, além disso faz com que os desenvolvedores do Cydia façam novos aplicativos pra mostrar o que a Apple poderia fazer no iOS 6, 7, 8…

  • @hugoarthur

    “se não fosse os hackers que cutucaram a Apple de vara curta, impedindo que ela comandasse o jogo sozinha, talvez o iPhone não seria o mesmo hoje em dia.”

    E tenho certeza que o jailbreak vai continuar tem futuro, pq sempre vai surgir novidades, nao creio que vai chegar uma hora que ninguem vai pensar em alguma coisa para desenvolver, sempre vai ter

    • Ronaldo

      Nada como a boa e velha concorrência.

  • Bruno Melo

    Haa, vamos lá.

    Essa “liberalidade” toda da Apple no iOS 5 tem lá suas explicações. Ela (Apple) que não é boba, acredito eu que observou de perto todas as movimentações que aconteciam no Jailbreack. Cada aplicativo,cada possibilidade de novas funcionalidade que esses apps proporcionavam. tudo foi analisado sutil e cuidadosamente. A parti disso, foram para os estudos, para ver se o iPhone poderia suportar essas funcionalidades com perfeição para depois ir abrindo cada “cadeado” que nos fazia sofrer amargamente.Acho q é isso. 😀

  • Edsel

    Enquanto a apple não liberar a transferencia livre por bluetooth o Jailbreak vai ficar detonando com o Celeste Bluetooth.

    • RChiaratti

      Tirou as palavras da minha boca!! Essa melhoria era uma das que eu estava esperando…

      Ainda tem muita coisa interessante no Cydia:
      iBlacklist
      Notifier

      • RChiaratti

        Continuando:
        Winterboard (personalizações)
        SBSettings
        Activator
        Chronus

        Dentre outros. Mas é indiscutível que o JB é cada vez mais dispensável. Essa minha lista teria pelo menos 20 itens há dois anos atras…

      • Gabriel Rimi

        Tenho o Celeste, e é uma solução muito boa para o Bluetooth. Porém, está muiiito quadrado, não recebe suporte e tem uma compatibilidade “nojenta” com a maioria dos celulares. Foi uma compra que eu com certeza me arrependi

    • Rferreira

      Não sinto falta nenhuma de bluetooth!

      Agora, o SBSettings, esse é uma mão na roda!!!!

  • Não pode reclamar tanto? Poxa, kibam descaradamente um app seu e não posso reclamar, ainda mais da maneira como tudo se deu?
    Por essas e outras que não fico nem um pouco ao lado da Apple, apesar de gostar muito dos produtos dela mas isso ai tá na cara que foi concorrência desleal e todo mundo conhece o histórico da Apple de defender suas idéias.
    Tá paracendo aquele moleque que rouba o doce dos outros, pisa, faz o que quer com os menores e ninguém pode reclamar mas quando fazem o mesmo com ele quer chamar o juridico, quer falar de direitos.
    Sinto mas isso ai foi grande desonestidade da Apple, ainda mais no caso do Wi-fi Sync que não quebrava nenhuma regra.
    Tem razão a Apple ser colocada como Evil.

    • Thiago

      Assino em baixo. Se quer barrar um app por ir contra as regras…ok, quem dita as regras é ela mesma, então se ela quiser (como no caso do câmera+) adicionar uma nova função oficial pro botão ela pode! Mas barrar por barrar, pq o cara esta a frente dela nessa idéia, é inaceitável,

  • Luis Menezes

    Ja pararam pra pensar que estes projetos poderiam estar em desenvolvimento qd ela barra estes aplicativos?? Seria interessante né..

    • Gabriel Rimi

      Não muda nada. Se um produto esta sendo desenvolvido por determinada empresa e a concorrência lança um similar antes, a briga fica por conta das patentes…

      • Lucas Barbosa

        Vocês acham mesmo que os engenheiros nunca tinham pensado em usar o WiFi para sincronizar? Com absoluta certeza eles já tem essas e varias outras idéias a serem lançadas no estilo Apple de “conta-gotas tecnológico”, garantindo o apelo de seus produtos ano a ano. A ideia do botão físico para fotos e sincronização WiFi não é nada genial. Genial é o estudante conseguir desenvolver sozinho este tipo de personalização, acelerando o “conta-gotas”, o que obviamente a Apple deu um jeito de barrar.

  • Thiago Dalsoto

    era o Recent/CallLog Delete que fazia o mesmo servico a anos..

  • Leonardo F. M.

    Eu acho que já disse isso aqui uma vez, mas acho que mais do que nunca uma frase do Comandante Rolin é oportuna: “É preciso ser um gênio para criar e muito corajoso para copiar!”

    Será que a Apple barrou e DEPOIS copiou ou ela já tinha algo igual em mente?! Pergunta boa para se fazer, será que o que você pensa, só vc pensa ou outros também podem pensar igual?

    É verdade que a Apple muitas vezes age com parcialidade, mas afinal de contas, tá la escrito na regra, é preciso a aprovação dela, portanto, ela tem o direito de aprovar ou não se quiser fazer isso. É uma questão interessante, afinal, antes do app Store, onde estavam os desenvolvedores? Eles ganhavam dinheiro como? Por acaso eles criavam programas para o iPhone ou para a Apple? O que é interessante é que a Apple criou o App Store e disponibilizou uma ferramenta para ela ganhar dinheiro, mas também para que os desenvolvedores ganhassem dinheiro, acontece que uma vez criado a App Store ela passou a ser direito adquirido do desenvolvedores.
    Mas será que é?

    Analise o seguinte, imagine que você tem uma loja que vende tenis e eu sou um fabricante de sapato, um dia eu chego para você e ofereço a distribuição dos meus sapatos na sua loja e você não aceita. Um mês depois você faz o mesmo acordo com outro fabricante de sapato. Pergunto: Você, o lojista, não tem o direito de escolher de quem vai comprar sapatos para vender ou até mesmo montar uma fabrica de sapato? Eu que sou o fabricante vou reclamar de que?!

    Se a Apple copiou, o desenvolvedor que vá buscar seus direitos!

    • Gostei do seu ponto de vista. Achei sua analogia interessante e relevante. Mas vc não está considerando uma coisa: A Apple não inventou o sapato. A idéia do sapato é de “domínio publico”, se podemos assim dizer. Qualquer empresa do ramo pode criar sapatos. Mas a Apple age como se a idéia do sapato fosse dela, não permitindo “novos” modelos para depois lança-los ela mesma.

      • Leonardo F. M

        É verdade o que você disse! Para produtos quando alguém cria algo novo, que não existe, invenção, a pessoa patenteia para que ninguém copie, ou então, pague a ele o direito de copiar a invenção! Em software acho que existe algo semelhante, eu só não lembro o nome (copyright, acho!!!!), portanto se a pessao criou algo novo e não “patenteou” dançou! Ela se torna domínio público!

        É injusto?! É, mas é assim que funciona, não só com softwares, mas com qualquer coisa! Por que que a apple patenteia tudo que cria, as vezes ela nunca vai usar por ser algo “rídiculo” mas ela patenteia!

    • carlin

      eu citaria uma fraase do próprio Steve Jobs:
      “Good artists copy; great artists steal.”

  • Cristian

    A empresa que processa outras por elas estarem copiando suas coisas, está fazendo o mesmo ! Muito esperta 😉 “Bons artistas criam, grandes artistas roubam”…

  • O jailbreak não terá futuro quando a Apple adotar todas as grandes idéias como SBSettings.

  • Walid Hak

    Levando em conta o lado da Apple seria muito conveniente apenas “pegar” o que é mais usado no jailbreak e passar para um IOS, pois quem criou o aparelho foram eles e não os hackers que ajudaram milhares de usuarios a liberarem o aparelho para novas funções, mas supondo que a Apple disponibiliza-se tudo em um so IOS qual seria a graça de ficar esperando uma nova atualização, demorou praticamente 4 anos e alguns meses pro IOS ficar pelo que tenho visto “perfeito” logico que falta uma coisinha ou outra. Qual a dificuldade de colocar uma camera com flash?! Desde o iphone 3g ja poderia ter isso mas ela vai devagarinho colocando novidades, será jogada de marketing? creio eu que sim… Ta certo que a cada iPhone novo tem um processador mais potente, mas eu acho que ela age certo para manter o lado dela de faturamento, a cada novo iPhone milhoes são vendidos mesmo tendo celulares que tem camera melhor, com quase as mesmas funções mas o publico é fiel, so eu levei umas 10 pessoas a comprarem um iPhone e todas me falam hj que é praticamente impossivel comprar outro tipo de celular que so troca por um mais novo. Fica ai minha opnião!

    • Walter L. M. Jr.

      Entao… e enqto a Apple nao coloca alguns recursos no iOS, independente do motivo, a gnt se vira com JB e os otimos SBSettings, Winterboard, Celeste BT, iBlacklist e uns outros q salvam mto a pele…

  • Rodrigo AR

    Eu já disse aqui mesmo. É óbvio que a Apple tem interesse no jailbreak. É um celeiro de ótimas idéias em desenvolvimento sem nenhuma responsabilidade de assistência pela empresa. Tem pirataria? Claro. Sempre vai existir em qualquer lugar. É inevitável. Então melhor tirar proveito disso. E este espaço aberto atrai compradores que não gostam da idéia de ter um produto engessado.

    Agora, dá para reduzir a quantidade de pessoas que trocam a estabilidade por novas funções. Eu fazia parte deste universo. E tem pouco tempo que eles me laçaram. Minha bateria estava indo pro saco rápido. Simplesmente atualizei, instalei aplicativos gratuitos, comprei no máximo 25 UDS em outros e estou feliz. Com o ios 5 então serei ainda mais.

    Ah, e sem neuras de ficar desligando GPS, Bluetooth, notificações, etc… Tudo ligado. Menos o 3G porque na TIM não faz diferença. Bateria durando 1 dia e meio. 3GS com 1 ano e meio de uso. Antes com o JB estava acabando com menos de 1 dia. E com aquele incômodo liga desliga GPS, etc… Tudo sincronizado com o iPad 2 e estou muito feliz.

  • LTerassi

    Pra mim é assim: “Se beneficia o consumidor, então tudo bem”

    • Thiago

      Pode fazer o que quiser então?? Jogar sujo é tranquilo? “os fins justificam os meios”?
      Tsc tsc

      • Erika

        Os fins n justificam os meios, mas o consumidor tem pelo menos q ganhar algo com isso. Se for o caso a justiça ta aí pra resolver quem roubou de quem 😉

    • HeyMf

      E se voce for o produtor? Como fica?…

  • Lucas Pinho

    Jailbreak é um ‘mal’ necessário. A Apple tem necessidade de pesquisar as ‘necessidades’ dos usuário do iOS na área de ‘beta testers’, vulgo jailbreak. Apple pega o que está mais sendo usado no JailBreak, da um look ‘Made in Apple’ e libera no iOS como solução final.

    O JailBreak é vantajoso para Apple, ele tem uma receita ENORME com a App Store, porém se o Jail Break começar a dar mais prejuízo do que lucro, dai fecha o pau. hahaha

  • Leandro Elias Bichara

    Esse foi o melhor relato dessa atualização.

    No iOS, pra mim, o objetivo principal foi tentar evitar ao máximo a necessidade de jailbreak pelo usuários, mas tudo dentro do que a Apple acredita ser aceitável em suas “idéias e conceitos”, porém acho que em todos os casos ela deveria ter atuado como fez com o desenvolvedor do MobileNotifier e não de forma autoritária, barrando um app e depois apresentando a funcionalidade como novidade.

    iLex, faltou citar também o caso do CallLog / iClarified.

    • Apagar chamadas individuais é uma necessidade de sempre. Não dá pra dizer que é cópia só porque outros adotaram uma coisa que a Apple escolheu não adotar. 😉

  • Sergio

    Se o Jailbreak estava incomodando a maça, o velho ditado “se não pode com o inimigo junte-se a ele”

    • TiãoGavião

      Pura verdade!!!! 😉

    • Lucas

      No caso, não seria: “se não pode com o inimigo, roube as ideias dele”? o.o
      Rsrs

  • Francisco Spadaro

    Para apimentar um pouco mais este debate de quem copiou quem, olha só um link que achei, com o seguinte conteúdo: “O CEO da empresa finlandesa, Stephen Elop, polemizou ao dizer que a plataforma Android deve seu sucesso à Apple”.

    http://info.abril.com.br/noticias/mercado/apple-criou-o-android-diz-ceo-da-nokia-09062011-27.shl

    Eu sou suspeito para falar algo, porque sou assumidamente fã da maça, feliz usuário de ipad, iphone e mac, mas de qualquer forma, divulgo artigo para levantar a discussão, rs…

  • Marcello Pimenta

    Ainda falta o SBSettings e PRINCIPALMENTE My3G pra poder usar tudo o que as operadoras não permitem via rede de dados e não somente pela wi-fi.

    • TiãoGavião

      Esse é o que mais faz falta!!! SBSettings é o que mais uso, ele facilita com seus atalhos, poupa os botões fisicos sujeitos a quebra, gerencia a limpeza de ram, etc, etc…

    • Rafael Nogueira

      O my3g é muito bom também! Mas tomara que saia JB do iOS 5 em pouco tempo depois do lançamento, já que eu realmente preciso do iblacklist… Mas vai dar agonia de esperar o JB com um iOS bom como esse 5 parece ter ficado! Rsrs

      • TiãoGavião

        MuscleNerd já anunciou o jailbreak no iPod com iOS5!!! O mesmo exploit usado no Limera1, Apple não fechou a porta ou deixou aberta, tá lucrando com as idéias 

  • @Leandro71

    Só mostra o quão FDP a apple sabe ser. Ética pra que, né…

  • Glauco

    Só eu que sinto falta de um “CRTL + F” no Safari?

    • Guts

      O “CRTL + F” do Safari fica na parte debaixo do campo de busca.

    • Raul Brandão

      Só você, pois isso já existe.
      Quando você estiver navegando e quiser procurar determinado segmento de texto, digite-o no campo de busca no canto superior direito da tela. Porém, não clique pesquisar, apenas desça o scroll e irá aparecer “Nesta página”.

    • Lucas

      Quando você digita alguma coisa no campo de busca, antes de dar “retorno”, aparecem “sugestões do Google”, mas, se você for descendo, você também vai ver “histórico recente” e “nesta página”, que é o que você quer. 😉

  • Lucas Ramos

    Até porque os concorrentes da Apple não foram até agora capazes de” cutuca-los”! Quem perde é a gente!
    Pow iLex esnobou os estudantes hein HAHAHA

  • Thiago

    Eu trabalho com desenvolvimento de celulares numa concorrente e queria comentar alguns pontos.

    – Desenvolver software “de qualidade” demora, exige muitos testes e várias versões até se chegar em algo com qualidade pra ir pro mercado, bem diferente das apps no cydia (não que elas não tenham qualidade, mas com certeza não tem o mesmo processo de testes e garantia de qualidade).

    – A Apple que desenvolveu o iOS e sua UI, será que é correto dizer que ela copiou uma app do cydia e não o contrário? Quando uma aplicação de terceiro tenta fazer algo integrado ao sistema e usa os conceitos de UI da plataforma e em seguida a fabricante resolve implementar a mesma funcionalidade de forma nativa é natural que ela pareça uma cópia. A Apple deveria fugir dos conceitos de UI que ela mesmo criou só pra não ficar igual a algo que um terceiro desenvolveu? A Apple pode ter desenvolvido alguma coisa sem nem saber que uma solução existia no mundo JB e no final ficar parecendo uma cópia, afinal ela esta seguindo os conceitos que ela mesmo criou e que a tal aplicação também seguiu.

    – Conversando com colegas de trabalho a uns meses atras sobre quais poderiam ser as novas funcionalidades do iOS 5 discutimos algo muito parecido com o iCloud, é comum varias pessoas terem idéias parecidas de forma isolada. Se tivessemos tentando implementar isso no iOS provavelmente teria ficado bem parecido com a solução da Apple (integrar as funcionalidades em apps já existentes).

    – Tava na cara que o iOS ia ter capacidade de sincronização via Wifi um dia, o desenvolvedor foi no mínimo muito ingenuo de achar que a Apple nunca implementaria isso. Por que o iPhone não foi lançado 4 anos atras exatamente como ele é hj? Pq ele só existe hj depois de 4 anos de desenvolvimento continuo. Erra feio quem acha que qualquer empresa conseguiria fazer tudo isso do dia pra noite. O que a Apple sempre fez foi priorizar quais funcionalidades desenvolver primeiro. Ela achou mais importante fazer uma UI nova que fazia bem o pouco que fazia no primeiro iPhone, do que implementar tudo o que outras plataformas tinham e deixar a inovação de lado, foi justamente isso que tornou a plataforma bem sucedida. QUALQUER feature em uma empresa séria demanda tempo e dinheiro pra ser desenvolvido, tudo tem que ser testado, se só agora tem possibilidade de sincronizar via wifi é pq a Apple não achou que era interessante implementar antes, mas com certeza eles tem essa feature na lista a muito tempo.

  • luis

    este post me deixou com vontade de fazer o jailbreak no meu….

  • Dino

    Ótimo post. O blog está de parabéns!

  • Caleb Albuquerque

    Já notaram que a Apple não tá fechando muito a porta pro jailbreak? Fecharam a porta pro desbloqueio de operadora, mas o jailbreak continua “relativamente” fácil… e há muito tempo a Apple já tem condições de saber quando um aparelho tem jailbreak e não faz nada a respeito! Obviamente ela quer o jailbreak funcionando a pleno vapor, para incluir os tweaks mais usados no próprio iOS.
    Quero ver como vai ficar agora a pirataria com o iCloud! Configurações, apps e dados desses apps sendo sincronizados com os servidores da Apple… Como vão sincronizar os apps piratas? Talvez essa seja outra porta tentando ser fechada…

    • Walter L. M. Jr.

      soh q vc lembrou bem… o iCloud vai dificultar um pouco a vida d q mtem JB, mesmo pq apps nao oficiais nao serão sincronizados com a nuvem, e isso vai atrapalharpra caramba… Vai ser a mesma dor de cabeça cm era no iTunes qdo dava pau no back up de iPhone com JB… Era mto tenso e era qse uma tarde inteira pra voltar td no normal…

  • TiãoGavião

    Acho que tudo que foi escrito no artigo já prova que o jailbreak “tem” que ter futuro!!! Da onde a Apple vai tirar(copiar) suas idéias 😉
    Sempre fui um fã do jail por ser um campo fertil de ideias e criatividade para desenvolvedores expurgados pela Apple, pelo visto nem tanto, kkkkkkk

  • Luciana

    O Jailbreak nunca vai acabar, porque ele é que impulsiona a Apple.

    Agora podemos dizer que o jogo saiu da fase 1 e começa a fase 2.

    Os caras inventam novas coisas, a Apple barra, elas vão para o Cydia e depois a Apple lança elas em suas versões do iOS.

    E não nos esqueçamos do Android, porque o Steve Jobs pode até ter inspirado muitas coisas no SO da Apple, mas elas realmente estão presentes hoje no iOS 5 porque o concorrente adotou e virou um sucesso.

    Vamos deixar essa rivalidade de lado, porque quem mais se diverte com isso é a gente mesmo: eles tentam se superar e a gente é que ganha.

    Não é mesmo?

  • “se não fosse os hackers que cutucaram a Apple de vara curta, impedindo que ela comandasse o jogo sozinha, talvez o iPhone não seria o mesmo hoje em dia.” essa frase resumiu tudo. Ë a mais pura verdade, porem esta longe do JB morrer pq existem centenas de tweaks interessantes. meu iphone é nacional, tenho todos os apps comprados, e nao posso ficar sem jailbreak apenas pelo fato de ter que usar o Locktopus. nem mesmo tenho o instalous em meu iphone, meu interesse sempre foram os tweaks. a vantagem no iOS 5 é que alguns desses tweaks vou usar nativamente no iOS. parabens pela materia.

  • Laxus

    Mesmo a maça tentando deixar o jailbreak pra trás de todas as formas, ele vai ser sempre um celeiro de grandes idéias, como vem sendo até hoje. Transpassando e contornando todas as barreiras que a Apple impõe.

  • O iOS evoluiu tanto que não há muito o que criar. A Apple apenas pegou idéias prontas e deu o seu toque especial, que aliás, ficou muito melhor que suas fontes de inspiração. É muito diferente de copiar exatamente como a função é. Quem sabe ela não copia os “widgets” também. Eu adoraria. Estou usando o iOS 5 e está ótimo!

  • Marcus

    Quando eu vi que o iOS 5 traria a opção de tirar foto com o botao de volume, na hora lembrei do Camera+.
    Particularmente eu achei sacanagem com os desenvolvedores, tudo bem eles nao respeitaram as normas do SDK na época, mas a própria Apple implementar isso meses mais tarde, foi meio que sacanagem.
    Ótimo para nós, usuários, que teremos essa função gratuitamente… Mas pelo ponto de vista dos desenvolvedores, foi trairagem da Apple.

    Se for analisar, a cada atualização vários aplicativos de terceiros acabam ficando inuteis, por ser implementado nativamente o que antes era necessario comprar um app para fazer.

  • Rafael Nogueira

    Eu realmente gostei da completa mudança de postura da Apple! Pela primeira vez vemos não só o “cumprimento” de vários pedidos feitos pelos usuários, como principalmente com as opções (personalizações, que antes eram relativamente raras), permitindo escolher formas de notificação, modificar e/ou retirar widget, etc.. Enfim, fiquei muito contente e o iPhone deu um passo GIGANTE!

    A única postura completamente reprovável foi do wifi-sync, já que o app foi proibido mesmo estando dentro das regras de desenvolvimento. E agora utilizado pela Apple! É absurdo!! Agora com relação ao botão da câmera, não vejo nada de errado… Não era permitido e por isso foi rejeitado…

  • Agora eu me pergunto, o cara que desenvolveu o MobileNotifier, foi contratado pela Apple pq ela gostou da ideia ou pq ela achou que era mais barato contratar o cara a pagar um processo gigantesco depois?! hehehe

  • Leandro

    Acredito ser sim ainda útil ter jailbreak. Através dele, alguns desenvolvedores “tornam público” seus trabalhos e chamam atenção da maçã p/ coisas que ela não havia atentado, como o próprio artigo demonstrou. Além disso, as pessoas tem acesso a isso antes, e tem pessoas que prezam por essa antecipação à criação. Os desenvolvedores tem a ganhar, os nascidos de 5meses também, e os nascidos de 9 meses, futuramente, são também premiados.

  • aleft

    Na minha opinião a apple tem todo direito de barrar ou não os aplicativos que lhe convierem, afinal o aparelho onde serão rodados foi criado por ela.
    Isso é capitalismo. empresas tem que dar lucro.
    Se vivessemos num regime socialista. aí sim todos poderiam fazer apps livremente e instalar nos seus iPhones que provavelmente seria fabricado por empresas estatais e provavelmente com menos qualidade.
    Quem garante que a apple, alguns hackers que criam os jailbreaks e até mesmo o pesoal do cydia não estejam todos trabalhando juntinhos por debaixo dos panos. afinal como ja foi dito aqui “a apple não parece estar preocupada em barrar o jailbreak e o cydia é um celeiro de boas ideias”
    Maracutaias empresariais altamente secretas e com contrato de confidencialidade.
    Quem quebra o sigilo é processado ou morto, rs
    Teoria da conspiração.

  • Eric

    Esperar oq. O começo da história de sucesso, tanto da Microsoft quanto da Apple foi o roubo de idéias… Então isso é normal.

  • Christian

    Excelente post, parabéns pelo trabalho!

  • josimar

    Era bom se pudesse enviar e receber vídeos e musicas pelo Bluetooth

  • Vinicius
  • Filipi

    Na verdade, a primeira coisa que eu pensei, quando ela barrou o câmera plus, foi: “ela só não o aprovou, pois será uma opção nativa.”.
    Aposto que com o wifi-sync também não foi aceito, pois ELA queria nativamente no seu sistema.
    Todos nós sabemos que a Apple tem varias coisas que ativara somente nos próximos iOS (talvez planos até o iOS 10), para ter sempre algo novo no iOS.
    Agora essa auto-correção modificável, é uma cópia descarada do ManualCorrect Pro.

  • Julio Junior

    O aplicativo do Cydia mais importante para mim é o iBlacklist que ainda não tem sinal de ter uma versão oficial (gerenciador de chamadas).

  • Sergio Ito

    Mais uma vez parabéns pelo texto. Como disse antes, o mais importante é saber copiar a coisas e o IOS5 vem com cópias muito boas

  • Ana Clara

    OLHA… Será que a Apple barrou o Wifi Sync porque já estava trabalhando “nele”???

    • José

      CERTEZA que todas as funçoes (ou maior parte delas) foram barradas por conta de Apple já estar trabalhando nessas funcões…

  • Wellington

    Por isso que eu digo

    VIVA ao JAILBREAK que proporcionous funções que hoje a APPLE usa para desenvolver oficalmente para o IOS

  • Clovis

    Não existe bonzinho na indústria, vai. A cópia é só um pedaço da história, o que chega pra gente. Briga de patentes, espionagem, vazamento falso, tudo isso existe desde sempre.

    Se ela tem a plataforma e faz questão de ter o controle sobre ela, vai passar por cima. Nesse jogo, quem não tratora é tratorado.

  • DADO

    Concordo em genero e grau…
    A Apple está se aproveitando das ideias dos programadores e lançando com ideia sua mais 200 novos recursos no ios 5.
    Coitado destes programadores que sofreram para criar e agora a Apple (puxou o tapete deles) vai implementar o seu software resolveu lançar como recurso nativo.
    Essa Apple de boba não tem nada. Afinal a maioria deste recursos vinham dos jailbreaks…
    Acredito que o Jailbreak está com os dias contados…

  • Halan

    Não uso o jailbreak. Mas uma coisa é certa, ele nunca irá acabar só pq a Apple acaba adotando as soluções de lá tornando-as oficiais.

    Com novas APIs e iPhones sendo lançados a cada ano, sempre vai ter funções interessantes q a Apple vai proibir e que o jailbreak vem pra salvar a essas funções. Anotem.

  • Igo

    Ironia, Google > Apple, Apple > Jail

    • Walter L. M. Jr.

      Google maior q Apple??? Nao em sistemas mobile q ateh onde eu sei eh o foco desse artigo…

  • Rodrigo F.

    Não nego que a apple é uma empresa excepcional, porém joga pesado para garantir seus interesses/lucros. Certas atitudes, como tentar impedir sorteios de ipad e proibir a circulação de excelentes aplicativos, só para lançá-los posteriormente, é uma atitude lastimável! Jobs é uma máquina de fazer dinheiro e nunca está satisfeito… Olho grande! Deixa a galera ganhar uma graninha também!!!

  • Klerio

    Isso ja acontece a muito tempo…. Ou ninguem lembra do miwy ou pdanet… Q veio agora no ios 4 como “ponto de ascesso pessoal” ou ate mesmo a multitarefa que ja existia no cydia bem antes do proprio ios…pastas, papel de parede, ….entre muitos .o jailbreak sempre inspirou ou ate mesmo entregou de mao beijada muita coisa para apple.. Acho q por isso mesmo o jailbreak nunca vai acabar. Como o proprio geohot afirmou a apple nao é tao “radical” como a sony… Porque ela acaba sempre se beneficiando (perdendo tambem por causa dos apps crackeados) com isso tudo. Uma coisa que me deixaria muito feliz seria se a apple adotace uma maneira de aplicar outros temas,, porq as vezes o mesmo tema fica meio cansativo..

    Parabens … Otimo post

  • Alex iPilot

    Não consigo achar errada a atitude da Apple no caso do app Câmera+… A AppStore é um universo restrito e sujeito às regras da Apple, os desenvolvedores de apps “oficiais” sabem disso e aceitam o fato através de contrato…

  • Pedro

    Esse ios 5 veio pra revoluciona !

  • João Werny

    Vamos ver se agora ao menos a Apple libera o uso das novidades por terceiros, como por ex o Camera + poder voltar a usar o botão para tirar foto, caso nao liberem ai sim virou sacanagem.

  • Juliano do Prado

    Pode ser tambem que esse ja era o um projeto pensado pela Apple, então se eles ja estavam trabalhando nisso porque implementar algo que um desenvolvedor fez?

  • Leônidas

    Por falar e ícone copiado…
    Olha o Cloud ai gente.
    http://pushbrowserapp.com/

  • Leandro Melo

    Adoro a Apple mas deveriam processar eles pelo botão da câmera. Será que vão copiar os vírus do Android?

  • Leandro Melo

    Baixei o ipsw do iOS 5 porem da erro ao descompactar, pesquisei que preciso do iTunes 10.5 e achei, porem depois que instalei meu ruWindows nao abre mais o iTunes. Terrível! Nao quero esperar mais para ter as notificações. Help please!

  • Leonardo Garcia

    O que ficou claro pra mim, foi, que a Apple conseguiu que seu maiores admiradores tivessem dúvidas da sua criatividade.

    Parem para pensar, tudo que voi apresentado na WWDC (fora iCloud), foi, funções que aplicativos de terceiros faziam.

    Quem copiou quem, pouco interessa . Nós, os consumidores, seremos os beneficiados.

    Eu, quem falo aqui, tenho um iOS e um Android, amo incondicionalmente meu iPhone, porém, passei a adminira MUITO meu Android.

    Cópia? Copiem muuuuuuito… Eu amo essa tecnologia.

    abs,

  • Dudu

    Caramba, ótimo post! (2), parabens ilex pelo belo post

  • Claudio

    Que se danem os desenvolvedores. O mais importante é a função em forma nativa. Já pagamos muito por apps.

    • Leandro Melo

      Ótimo incentivo para quem desenvolve apps. Eu nao sou mas reconheço que o sucesso do iOS se deve em grande parte a eles. Muda pra Android Claudio! Abs!

  • Excelente post, realmente quando vi o video da wwdc fiquei pasmo qnd jobs disse que a foto podia ser tirada com um click no botão volume, entretanto, nao tenho do que reclamar, tds as alterações sao muito bem vindas, e claro, os desenvolvedores terão que buscar seu direitos caso tenha resguardado seu trabalho intelectual.

  • Como a Apple ta adotando o conceito PC free, alguém ai q esteja com o iOS 5 notou se apareceu a opção de ouvir rádios via web pelo App music?

  • Overlord

    Será que o Greg Hughes também não foi contratado pela Apple? 🙂

  • “Mas Hughes nem pode reclamar tanto: durante um ano inteiro em que ficou disponibilizado no Cydia (loja alternativa de aplicativos para iOS), seu app vendeu mais de 50.000 cópias, ao preço de $9,99. Rendimento nada mal para um estudante.”

    Eu acho pouco…o cara teve a idéia e o trabalho….ele merece muito mais do que dinheiro… tambem reconhecimento de quem possivelmente usa seus conhecimento….

    Toda essa parafernalia nova no iOS 5 leva a imaginar que o mesmo foi feito nas coxas (usando esses recursos) para tentar barrar o crecimento dos Androids e WP7.

  • Só faltou o SB Settings…..uhauhuaa

  • TiãoGavião

    Já que é para pedir 🙂
    iBlacklist, esse fazzz umaa faltaa!!!
    Quem sabe a Apple passe por aqui, kkkkkkk

  • Wellington

    Uma dúvida, ao mandar email eu vou conseguir anexar algum arquivo (por exemplo um CV .pdf que está no iBooks)?

  • Fernando Rocha

    A primeira ilustração deste tópico para mim foi o melhor………….hauahuhaah

  • Fernando Rocha

    iBlacklist, esse fazzz umaa faltaa!!!

    [2]

  • Sergio

    Esses comentários Jailbreak ~ iOS 5 são ótimos mas, iLex nos mostre mais novidades do novo iOS……

  • carlos

    Estou empolgado com todas as novidades.

    O que não dá são os argumentos de boteco de esquina que a Apple usa e depois simplesmente ignora.

    Lembram qual era o argumento para o botão da camera não poder ser usado? Pode confundir o usuário…

    Agora aconteceu o que? o usuário foi para escola? Depois de seis anos ele aprendeu que um botão pode ter duas funções?

    O OS é da Apple e ela administra como fazer, mas essas comunicações corporativas que são um atentado a inteligencia, ai não dá…

  • Ravem

    Sabem o que faz falta, de verdade? Um app para gravar as ligações telefônicas. No Android tem um monte. No iPhone, não há nenhum…

    • Daniel Nunes de Ávila

      Concordo!

      Mas pq não tem um app alternartivo no cydia tb?

  • rancid

    só falta o facetime via 3G e o iblacklist para eu abandonar o jailbreak.

    copia ae apple.

  • Marcelo

    So queria um “botaozinho” que definisse qlqr MP3 como toque telefonico! O trabalho que da pra criar toques personalizados ja desanima alterar! Sera que vai existir tal funcao no iOS 5?

  • Dentre tantas inovações, gostaria de saber sobre o bluetoth, que até hoje não consigo usar

  • Os bitolados na maçã vão dizer a Apple já sabia, que já tinha pensado em tudo isto e muito mais.

    A questão é.. Para se ter um App disponibilizado na store , a apple te acesso a todo código da mesma, ou seja não existe propriedade intelectual, se eu fosse o estudante citado na reportagem ia para os tribunais requerer seus direitos.

    Acho interessante a idéia de controle de aplicativos por segurança, o que não concordo é com o roubo de idéias!

    • rsandrin

      Concordo com você, chega a dar raiva só de pensar que alguém pode ter esse tipo de opinião. É ser muito cego.

  • rsandrin

    Sinceramente, fico na torcida para o Jailbreak ainda tenha muito futuro, pois como dito no post parece ser a *única* maneira pela qual a Apple resolve acordar e fazer do iPhone e do iOS produtos ainda melhores.

    Agora, a torcida maior é pra que o Brasil tenha uma App/iTunes Store mais completa.

  • Barrilbr

    Sem SBSettings é complicado não fazer jailbreak. Bem que a apple podia botar quick toggles no notification center, no lugar daquele widget da bolsa.

  • !Gray.

    Se o povo pede pq nao? // Mais vai saber pq nao colocaram antes

  • Rodrigo

    post fantástico parabens ao blog…resumindo, de tantas mudanças e copias das copias o negocio ficou massa….não fico sem meu iphone…(jailbreak na veia)

  • Marco

    Só falta UMA COISA no iOS para que eu largue meu jailbrake: a possibilidade de bloquear chamadas indesejadas.
    Seja o call center do banco, telemarketing, alguém pegando no seu pé, uma ex recalcada, é um absurdo algo tão simples, presente em tantos celulares simples, não estar no iPhone.
    Mas isso não é novidade. No dia em que houver uma “blacklist” no iOS largo o jailbrake.
    Algum rumor sobre isso?

    • Marco Toyota

      Ae xara, td bem?

      Eu criei um ring tone ‘null’ e associei ao número indesejável.
      Quando o(a) chato liga, eu fico sabendo pelo log, mas não incomoda no momento da chamada.

      Mas, concordo que seria útil algo que bloqueasse chamada não identificadas ou com determinado prefixo, por exemplo.

  • Jose Guilherme

    Galera!

    Acabei descobrindo por acaso que no aplicativo Tempo do IOS 5, quando voce clica em cima do dia da semana, ele agora mostra a temperatura conforme os horarios do dia.

    Abs!

  • Marco Toyota

    Problemas semelhantes, soluções idem. Problemas gritantes, soluções óbvias.

    É comum surgirem soluções parecidas em diferentes locais, ao mesmo tempo. Ganha quem for mais rápido ou mais poderoso.

    Eu gostaria que meus antepassados tivessem registrado a patente do desenho da circunferencia.
    Minha família estaria trilhionária até o final dos tempos…

  • Direito ela tem. Ela faz as regras. Eticamente? Foi uma sacanagem.