Opinião

[opinião] Um ano se passou e o FaceTime ainda não se tornou o padrão que prometia ser

Em junho completará um ano que a Apple nos apresentou a “revolucionária” (sic) função FaceTime no iPhone 4, prometendo ser um novo padrão nas comunicações por vídeo. Na época, a tecnologia ainda era limitada por só funcionar no novo iPhone, mas a promessa era que, com o protocolo aberto, logo se tornaria popular na indústria, com vários aplicativos compatíveis tanto para iOS quanto para computadores.

Mas sejamos francos: o FaceTime não vingou tanto quanto se esperava, apesar de já estar presente em mais aparelhos, como Macs, iPods touch e iPads 2. O que aconteceu?

Na verdade, apesar da promessa de Jobs, a Apple até hoje ainda não publicou o padrão como aberto, o que impossibilita que ele seja usado por outras empresas ou desenvolvedores.


O FaceTime é baseado em uma série de padrões abertos: vídeo H.264, áudio AAC, e um monte de siglas de sopa de letrinhas. E vamos acabar com isso. Estamos procurando os organismos de normalização e à partir de amanhã vamos fazer do FaceTime um padrão aberto da indústria.

O tal “amanhã” ainda não aconteceu. O protocolo FaceTime ainda não é um padrão aberto, o que impede, por exemplo, que se crie soluções para computadores com Windows.

Segundo John Gruber, quando Jobs falou isso no palco, pegou de surpresa toda a equipe de engenheiros que trabalhava no projeto, que ficaram sabendo apenas naquele momento que o padrão se tornaria aberto. Desde então eles estão trabalhando para torná-lo público, coisa que ainda não virou realidade.

Mas este atraso da Apple dá margem para outros concorrentes crescerem. E me dei conta disso neste sábado, quando visitei minha vó de 99 anos, no interior do Rio Grande do Sul.

Ela queria muito falar com minha mãe, que está no outro lado do Atlântico. Não tive dúvida: peguei o iPad para fazer uma videochamada e colocar as duas em contato. Mas como fazer, se minha mãe não tem como acessar o FaceTime?

Foi o programa Skype quem salvou o dia.

As duas conversaram por 15 minutos, frente a frente mesmo estando fisicamente distantes 10 mil quilômetros. A qualidade de vídeo não foi tão perfeita como a do FaceTime (até porque ainda não há versão do Skype para a tela do iPad), mas mesmo assim foi boa o suficiente para deixar minha avó impressionada com a tecnologia. “Uma benção poder fazer isso hoje em dia”, disse ela.

A experiência me fez inclusive mudar a opinião que tinha a respeito da necessidade da câmera frontal no iPad 2 (leia “Conflito de gerações: quais são as reais diferenças entre o iPad 1 e 2?“). O novo tablet é ótimo para videochamadas, por ter um tamanho que passa mais a sensação de que a pessoa realmente está frente a frente com você.

É o Skype que está respondendo muito bem à necessidade que a Apple criou (e que ainda não foi capaz de suprir). Com a maioria dos computadores do mundo ainda não podendo acessar o FaceTime, é ele quem dá real utilidade à câmera frontal dos novos gadgets surgidos depois do iPhone 4. Com a vantagem de funcionar inclusive na rede 3G.

Se alguém quer uma falha da Apple para poder apontar, eis aqui uma: FaceTime. Enquanto continuar sendo uma função de nicho, disponível apenas para quem possui os dispositivos de última geração, será difícil dizer que é um sucesso.

Parabéns ao Skype por não ter perdido esta oportunidade de nos dar o que a Apple não conseguiu na prática. Espero que, daqui um ano, esta realidade seja diferente.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mauro Elias

    Desisti de usar meu chip OI nele.

    • Daniel Belini

      Nele quem? No iPhone pra usar o FaceTime? Eu tinha Vivo e funcionava perfeitamente, tanto o FT como o compartilhamento, migrei pra Oi e tirando o fato do 3G da Oi ser mais lento que da Vivo, tá tudo normal.

      • Lucinha

        Daniel, você conseguiu usar seu chip portado da Vivo na OI e funcionou o FT? eles dizem que chips portados não funcionam. Portei um Tim que funcionava super bem, na Oi nada, o rapaz la da oi disse que era porque era portado. Tenho um pré pago Tim, e um pré Vivo, ativam na hora que coloco no aparelho. Tenho um antigo OI nativo que está pré agora, coloquei créditos com a promessa que ativariam e tudo mentira, disseram que não é possível.Não se pode acreditar em nada que eles falam mesmo. Tenho impressão que existe alguma briga interna, política sei lá, não tem explicação… se houvesse pelo menos uma luz para os clientes…mas eles não falam nada!

    • Alfredo Lucas

      Iria mencionar isso, pois segundo a OI se o numero foi portado o FT não funciona. Na verdade isso não parece muito claro e sim uma limitação deles. Quando era usuário da claro funcionava normalmente.

      • JP

        Isso é conversa. Pode até ser uma limitação, mas isso é problema deles, nada justifica.

        • Lucinha

          Concordo plenamente!!!

    • cdmax

      Utilizo a Oi e faço FT para iphones e Macs, normalmente…

      • Guilherme Dadnis

        meu problema com o facetime é simples, não tenho com quem usar, só pode de iphone pra iphone… ai eu uso no skype só, de celular pra celular…

      • Oi empresarial aqui e não consigo fazer o Facetime funcionar no iPhone4 🙁

  • Julio Cesar Bianki

    Se usei 10 vezes foi muito.

    • TiãoGavião

      E eu usei com meus proprios Macs, eu falando comigo mesmo, iPhone para os Macs, kkkkkk
      Pode??

      • leandro

        (2)

      • Leonardo F. M.

        6

        • Ao infinito e além! ô trocinho inútil =D

        • FaceTime é ridículo. Já passou o hype. E já deu tempo suficiente para o pessoal competente da Apple ter feito o padrão aberto e clientes para todos os tipos de OS.

        • Digoloureiro

          7

  • Claro que não, “O protocolo FaceTime ainda não é um padrão aberto” e nem todos temos iPhones 🙂

  • JanjaBoy

    Ia comentar exatamente que o FaceTime não funciona em 3G, só se tiver JB e um dos programas para isso.
    Agora….. …..o medo é a Microsoft transfonar o Skype em um produto Microsoft. 🙁

    • Gustavo

      Bem lembrado. Até ri quando vi na internet pessoas com medo dessa fusão, afinal, seria o surgimento da SkyNet (de “Exterminador do Futuro”).. rs..

      De qualquer forma, eu não sei se a MIcrosoft irá impor grandes mudanças. O produto já está fechado e tem um público cativo que não quer mudanças. Eu acredito que, no máximo, haverá a possibilidade da integração Skype-MSN e mais banners chatos.

      • Com a Microsoft, Skype se torna Sky.NET

        • Thy

          Se a microsoft tivesse essa mentalidade o MSN ou Windows LIve Messenger iria só funcionar em windows…

          • Rodrigo

            Porque o MSN pra mac funciona perfeitamente….
            /s

            é absurda a diferença do msn pra windows e o pro mac…

  • Concordo, acho que o Facetime tem um grande potencial, mas a Apple esta perdendo em não torná-lo aberto logo. Sem contar a promessa de que iria funcionar com 3G no futuro. Pelo visto, esse futuro dito por Jobs é algo bem distante mesmo.
    Agora sobre o Skype, porque será essa demora em adaptar o app para iPad? Será que sua nova dona, a Microsoft se importará com isso? Tenho cá minhas dúvidas.

    • Nicolas Umaras

      Creio que a MS vá ciudar do Skype para iOS: é só ver que eles cuidam da versão do messenger para iOS (acho um app muito bem feito).

  • Além do Skype achei o Yahoo Messenger muito bom para vídeos chamadas, qdo vier o MSN com essa função no iPad vai complicar muito a vida da Apple com o seu Facetime fechado.

  • Augusto Rocha

    Sem contar que a versao para mac ainda é paga…

    • JanjaBoy

      Isso deu raiva no talo!!!
      Tinha o beta que funcionava bem, aí, apareceu o pago que é a mesma porcaria.

      O Skype é free, pode não ter uma imagem tão boa, mas é free e funciona em:

      OS – Windows, Mac e Linux

      OS de Celulares – Android, iOS e Sybian

      TV – Panasonic e Samsung

      A Apple tem que correr e rápido!

  • Mas o h264 não é um padrão aberto ou é?
    Tanto que fica a sanha da mozilla por exemplo em adota-lo.
    Acho que o problema já começaria ai também.

    Mas se o que o Gruber disse for certo, deve ser por isso que ainda não foi liberado.

    • Diego

      Ele é aberto, mas é proprietário. Ou seja, o dia que a empresa que o desenvolveu resolver cobrar, fuuuuuuuu. A MPEG LA (dona dos royalties) disse que ele jamais será cobrado do usuário final (mas isso não se aplica à empresas, que querem que o padrão também seja livre para elas)

  • adrianozap

    Ate hoje so fiz video chamada no I4 pelo skype tambem… Nao tenho ninguem proximo com um celular igual pra fazer video chamadas

    • Facasan

      [2]

    • Digoloureiro

      Tai um dos principais problemas do FT não estar atingindo um grande número de brasileiros, pq no nosso caso agora que vc encontra i4 nas lojas, e na minha opniao o FT já teria ido melhor se tivesse mais i4 nas lojas, afinal esta função é mto legal no i4!

  • Paulo Grigoropoulos

    Eu acho que a grande vantagem do FaceTime é ele ser nativo no iOS, nao precisa instalar nada nem deixar um app aberto, gastando bateria. Assim qualquer leigo pode usar e aumentar a base de usuários. E por outro lado a grande falha dele é nao ser utilizável em 3G, imagino que tenha o dedo das operadoras nessa questão.

    • Marcus Malacarne

      O problema é achar pessoas que tenham dispositivos que funciona o FaceTime. Eu por exemplo, nao tenho ninguém do meu círculo de relacionamentos que possuem iPhone/iPod/iPad ou ainda Mac para poder conversar. E acredito que essa situação se repita com a maioria dos brasileiros.

  • Ainda não sei se o meu FaceTime funciona.
    Eu ativei com uma linha (vivo) e depois troquei o chip (vivo corporativo). Agora não consigo salvar um número de telefone para aparecer numa chamada.
    A função FaceTime aparece na agenda.

  • Jean Carlos

    Tenho um iPod touch 4 geração,mas ainda não consegui usar o FaceTime,principalmente por não conhecer alguém que tenha um iGadget,porque moro no interior do RS,e aqui na minha cidade menos de 1% ou apenas eu tenho algo da Apple…4000 habitantes.
    E agora sim,sabia que o iLex era de família rica,com a mãe morando na Europa,Ui. Kkkkkk…

    • 1. Estou longe de ser rico. Tenho já idade para não depender mais de mãe. Por isso, a situação dela (que por acaso também não é rica) não tem necessariamente a ver com a minha.
      2. Questionar sobre minha vida pessoal foge do assunto do tópico, o que é contra as regras.
      3. Achar que morar na Europa é sinal de riqueza é de uma limitação mental prejudicial. Open your mind, conheça novos horizontes. Este mundo é muito pequeno para ficarmos presos à conceitos bobos e limitadores. 😉

  • Ednilson Rosa

    Até mesmo entre usuários do próprio iPhone 4 o Facetime não pegou muito. E a culpa maior disso é o fato de el não funcionar no 3G (além dos inúmeros problemas que muita gente enfrenta até hoje para ativá-lo). Pra que ele seja popularizado, além de ser tornar aberto, precisa funcionar também em 3G e não só no Wi-Fi…

    • Bruno K.

      Engraçado e que o fato de ser disponível só no wi fi alem da procura de sinal aberto você tem que ter pra quem ligar ai complica. Rs

  • Gustavo

    FaceTime é fantástico, mas eu uso mais o Skype, uma vez que posso utilizá-lo na rede 3G, conforme o artigo. É uma pena que o iPhone não se popularizou no Brasil por causa do alto valor (só conheço 3 pessoas que o tem), se não o uso do FT teria se tornado mais comum.
    Atualmente, só uso o FT com uma amiga que está nos EUA, enquanto que uso o Skype com dez vezes mais pessoas.

  • Isso da Apple não ter deixado aberto me pegou de surpresa também, estava achando estranho porque apenas os produtos da Apple podiam usar o Facetime, fui procurar então o código para ver se era possível criar um aplicativo.
    Aí chega a noticia de que a Apple não lançou o código, li em fóruns da Apple que na verdade o “aberto” seria você pode usar o protocolo do Facetime dentro de um outro aplicativo, logo não é possível fazer com outros aparelhos.

    Me decepcionei com isso, porque acreditava que o Facetime seria melhor que as vídeo-chamadas no 3G propostas inicialmente pela Nokia, que pela minha visão estão melhores que o Facetime atualmente (exceto pela qualidad da chamada).

    Thumbs Down for Apple.

  • lucas

    O que mais me irrita e não possibilidade de utilizar o face time na rede 3G! Essa semana quis fazer facetime com meu irmão que estava na rua entre e eu no Mac e ele no iPhone, so que no momento ele nao tinha acesso a rede Wifi! .-. Como mencionado o Skype quebra o galho mais nao atinge a qualidade do Facetime!

    • JanjaBoy

      Faz JB e usa o 3GUnrestrictor ou FaceBreak.

  • @Leandro71

    Ele faz video chamada pra android ne? entao, ja é uma avanço…

  • Cleberson

    Seria tão simples resolver isso.

    Você entra em http://www.me.com e escolhe “Criar um Conta MobileMe para FaceTime”.
    E aí você coloca seu Apple ID, ou cria um novo ID. Pronto, você tem uma Apple ID grátis sem período de validade (assim como a que você pode ter criando para o Find My iPhone).

    Quando quer conversar com alguém, você loga em http://www.me.com, onde aparece simplesmente uma lista de contatos (igual à do FaceTime do Mac OS X) e a visão da sua câmera. Você clica, e liga para qualquer pessoa. Estilo Omegle, ChatRoulette, ShufflePeople…

    Para receber chamadas, nada melhor que um Widget/Gadget rodando na área de trabalho, que simplesmente mostrasse “Fulano (FaceTime) [Atender] [Recusar]”. Clicando em atender, ele abre o site e começa a chamada.

    Não é difícil, é só querer.

  • Fernanda

    Se eu conseguisse usar o FT quem sabe eu podria opinar né…rs rs…tó a quase 1 ano com iphone 4 e nunca consegui ativar.

    Já desisti…uso o skype mesmo…

  • Rodrigo

    Uso o FaceTime acho ótima a qualidade. Liberar para outros devices talvez afetaria o padrão Apple. A popularização Sera natural nas próximas gerações dos aparelhos. Para mim a melhor vídeo chamada e da Apple.

  • Senti um certo tom de desabafo neste post.

    😉

  • maxi

    Isso nao é nada mais nada menos do que mais um dos resultados dessa maneira fechada de ser da Apple…

    A video chamada em si nao e uma coisa muito popularizada e ainda com mais requisitos q o Iphone exige entao…

    minha opiniao…

  • JCRazor

    Primeiro,
    Namorada + Facetime = #Medo

    Segundo,

    Sei que vai parecer meio estranho, mas se o facetime tivesse uma opcao sem o video, ou seja, apenas o audio, eu tenho certeza que seria sucesso absoluto!

    Conversa por video so eh interessante para pessoas que moram longe, ora, quem vai querer falar com um amigo, ou a familia que esta sempre por perto e ficar vendo a pessoa…

    Logicamente, esta eh uma opiniao minha.

    • JanjaBoy

      Esse “modo” sem vídeo seria o EarTime?

    • Sândalo Jhony Gomes

      É só colar uma fita adesiva na câmera, rs 😀

    • Rafael Carvalho

      Ah pq antes do iOS1.1.4 não tinha chamada de voz?!?

    • Monty

      Concordo em gênero e número!

      Videoconversa nunca pegou e nunca vai pegar pois não é o que as pessoas querem, a não ser em casos específicos como disse. Para o dia-a-dia, esquece.

      • João Paulo

        Mas que ideia genial! Uma chamada de vídeo, mas só com áudio! Agora imagine se as pessoas puderem segurar o aparelho que desempenha essa função rrevolucionária perto do ouvido… Será como conversar com alguém a distância!

        • Monty

          E por wi-fi, sem pagar 1 centavo para a operadora, como Viber (só que funcionando), fantástico!

    • Cleberson

      AHEUAEHUEHEAUAEU
      Já ouviu falar em “Skype”? 😛

  • Lucas P.

    Nunca usei o FaceTime (e também não tive nenhum problema em sua ativação), pelos mesmos motivos citados acima…

  • Lfgodoy

    Para vídeochamada uso o Tango, que conversa com qualquer gadget iOS ou Android. Acho melhor que Skype porque ele não precisa ficar aberto em plano de fundo para vc receber uma chamada, salvando sua bateria!

  • Mário J

    Agora….. …..o medo é a Microsoft transfonar o Skype em um produto Microsoft. [2]

  • Guilherme Gomes Nogueira

    Assim que o Face Time foi anunciado e eu testei achei muito bacana e tal… mas depois eu pensei: “ixi, isso vai ficar restrito apenas a usuários Apple. E se eu não conhecer nenhum usuário Apple, não vou poder fazer uso dessa ferramenta”. Dito e feito.
    Duvido muito que isso mude apesar de ter sido dito.
    O Skype não tem rabo preso a nada: Sendo Mac, Windows, Linux, Android ou iOS. Ele está disponível para todas elas. Nesse sentido, o Skype é muito mais funcional do que o Face Time.
    Se a Microsoft, que recentemente comprou o Skype, não estragar o programa, vai continuar sendo uma ótima ferramenta de vídeo chamada.

  • Alexandre Mayer

    Utilizo o Facetime diariamente falando com diversas pessoas, e gosto muito do utilitário, pois a qualidade do som e do vídeo são melhores que o do Skype.

    Alexandre

  • marcio colen

    tenho uma duvida, o facetime so funciona se eu estiver conectado a uma rede wifi? Nao consigo utiliza-lo no iphone 4 a nao ser dessa forma.

  • Ricardo

    O jeito é o Skype mesmo, resta saber o que vai ocorrer com a compra do mesmo pela Microsoft!

  • Andre

    Nesse quesito a Apple ainda tem muito trabalho… Em 1 ano de iPhone só usei o FT uma única vez, digamos q foi uma experiência legal, c o único amigo aqui em POA q tbm tem FT. Já o Skype… Uso semanalmente c minha Mae q mora no nordeste rsrs

  • Andre

    Nesse quesito a Apple ainda tem muito trabalho… Em 1 ano de iPhone só usei o FT uma única vez, digamos q foi uma experiência legal, c o único amigo aqui em POA q tbm tem FT. Já o Skype… Uso semanalmente c minha Mae q mora no nordeste

  • Ilex e amigos do RS,

    Em qual município vcs moram/ foram?
    Moro em Sao francisco de Paula-RS perto de Gramado / canela.

    Deixo aqui meu FT : 5491000955
    Agora estou pela rede EDGE da claro. Que aqui nesse município nao temos 3G (só da vivo).

    Abraços

  • Junior

    Bom aqui em Teresina (capital do PI) são pouquissimas pessoas que tem iphone…. e iPad então, olhe lá… A maioria acha que o iPhone e o iPad são produtos caros e um pouco fútil… então pra mim recurso como FACE TIME, sinceramente, é inútil…

  • Juliano do Prado

    Minha namorada não tem iPhone, e ela mora no Rio de Janeiro, e eu em Goiás, a solução para nos vermos quando eu não estou no computador foi instalar o Skype no iPhone, a imagem não é boa, e a chamada cai de 1 em 1 minuto, acredito que seja por causa da velocidade baixa do pacote de dados EDGE, e das pesoas que conheço somente 1 possui iPhone, o que torna o FaceTime praticamente inutil.

    • Juliano do Prado

      Outra coisa… meu FaceTime fica com mensagem “aguardando ativação” meu plano empresa da Vivo não permite envio de mensagens, acredito que por isso o iPhone não consiga enviar o “cadastro” do meu iphone para o servidor da Apple.

    • JanjaBoy

      Nossa!!
      Usar Skype pelo EDGE, deve ser ruim, muito ruim mesmo.

  • Aqui em Sao Francisco de Paula -RS, fui o primeiro a ter um iPhone 3G da cidade. Depois disso as pessoas ficaram maravilhadas e começaram a comprar … Mas só uns amigos depois das propagandas que fiz. Depois peguei o ip4 ai umas 3 pessoas compraram depois de ver o meu FT funcionando quando eu estava conversando com minha prima e meu irmão que moram em Brasilia. Agora quero um iPad 2 mais vai demorar muito para conseguir um… Mas novamente serei o primeiro a ter um aqui na cidade, pois ninguém tem. E sinceramente, só eu e mais 1 pessoa uma o iPhone com suas milhares funções… Pois o resto só uma como telefone e estatus…

  • Uso o Facetime praticamente todos os dias x)

  • Queria lembra-los que o altos só lançou a atualização de vídeo pro iPhone depois que o i4 já tinha sido lançado no Brasil.
    A Apple precisa divulgar melhor o seu FaceTime, mas acho que quem usa, como eu, concorda que ele praticamente enterrou o skype. Não preciso mais ligar em app enhum pra fazer vídeo chamada! E só discar como uma chamada qualquer!
    Uso FaceTime com Pessoas próximas e distantes e o resultado e ótimo.
    A critica é: em devices com iOS diferentes, as vezes um dos lados fica sem imagem. Isso ocorre muito! Mas só entr 4.3.2 e 4.3, por exemplo.

  • Lukas

    se o preço do mac,do iphone,do ipad,e do ipod touch fossem mais acessìveis,pode ter certeza que ia sim

  • Marco Aurélio

    Eu nunca usei o FaceTime no meu iPhone4. Tenho curiosidade em ver como funciona. Fiquei triste em saber que não roda no 3G, mas quero fazer um teste no Wi-Fi aqui de casa.

  • Joelfefa

    Uso bastante o FaceTime. Simplesmente é mágico. Se mais pessoas tivessem seria melhor ainda, apoio que ele se torne realmente aberto!
    Quando não da pra usar o Face, uso o Skype como vários aqui. Apesar de ser ótimo, o FaceTime, como eu disse… É magico!

  • Dark Knight

    Curtir e muito!

  • A necessidade da wi-fii, e ser uma “tecnologia de nicho” como disse a matéria sao as principais causas

  • Edivaldo

    Três coisas que matam o possivel sucesso do facetime:

    1-Ativação no Iphone 4 depender das operadoras (Vide, sms internacional, portabilidade e outras encrencas);
    2-Não Funcionar em rede 3G;
    3-Estar limitado a Iphone, ipod, ipad e macos (onde ficam os usuarios do windows, linux, android e outos)

    • Edivaldo

      Complementando o ultimo item: Não é pq usamos equipamentos com preço acima da media que devemos nos isolar das outras plataformas, né?

  • Lauro

    O Viber está ganhando muitos adeptos, a cada dia minha lista de usuários do Viber cresce e acho que em breve teremos imagem também, se isso acontecer o FiceTime ficará ainda mais para trás.

  • Fernando Kolba

    Amigos,
    Somente utilizo o Skype quando não disponível o FT para minha contraparte.
    Mas fiquem só olhando… a Microsoft vai ferrar usuários de iPhone como Skype.
    É só verem a raiva pela Apple que transborda de pessoas como a esposa de Gates e do Balmer.
    Tchau Skype… e que venha logo o FaceTime for Windows (como já existe o iTunes e é largamente utilizado).

  • Jonas

    Quando Facetime saio eu vi logo que ia ser o videochat esclusivo para iDevices, so acredito em formatos abertos e compativeis com mais dispositivos quando vir…

    Era porreiro, mas nao sei ate que ponto é que a concorrência iria ou nao aceitar um formato assim..
    A Apple que se apronte ou o Facetime ainda cai em desuso

  • Fabio Oliveira

    Eu so uso pra brincar com minha sobrinha, rs. Ela fica na sala e eu tenho q ficar no meu quarto dando tchauzinho pra ela por varios minutos!

    Tomara q a Apple nos possibilite uma melhor utilizaçao deste recurso, q e otimo!

  • João

    Já consegui usar algumas vezes no meu iPhone, mas… também não é nada demais. Uso o skype porque posso me comunicar com todo mundo, tornando bem mais fácil, mesmo não tendo a qualidade tão boa. Eu fiquei um pouco revoltado quando descobri que não podia ser feita com a rede 3g, mas faz o que né? Ah, também já tentei faz a chamada com amigos que possuem mac, e não deu em nada.

  • Francisco junior

    Eu acho legal o TANGO VÍDEO CALLS. O skype ainda tem aquele problema de acabar com a bateria do iPhone rapidamente como o BDI disse a alguns tempos atras?

  • Samuel

    Uso o skype para video-chamada com freqüência no iPhone 4. O FaceTime só usei para testar. Enquanto não tiver cliente pra outros sistemas operacionais, principalmente para o windows e android, não vejo como deslanchar. Mancada da Apple.

  • rafaelvc86

    iLex poderia fazer um post ajudando aos novatos em jailbreak como fazer um!
    nunca consegui fazer um jailbreak e to muito interessado em fazer agora!

    • Amigo vai no forum do blog que tem bastante informação ou procura no youtube que tem varias formas faceis de fazer Jailbreak no seu celular =)

  • Luiz

    Meu Face Time funciona perfeitamente do meu iphone pra qualquer Smart Phone, em qualquer PC ou MAC e não preciso de operadora.

    Chama-se SKYPE

  • Anderson

    Eu uso o TANGO que funciona perfeitamente.

  • Ronan

    Por favor se alguem que tem usa a operadora Oi ou Tim que usa o facetime normalmente poder postar como fez, ficaria mto grato. Ah e fala também se é Pré ou Pós Pago. Tem muita dúvida com isso, pois me parece que a maioria das pessoas que conseguiram ativar o facetime são de planos Pós Pago.

    • Felipe cruz

      Foi bem simples. Marquei o FaceTime para ativar nos ajustes e qdo vi já estava ativado. O número é pre-pago começando com (51) 8168-xxxx

  • Daniel

    Que bom! É verdade, parabéns ao Skype (que infelizmente, foi comprado pela Microsoft, pode até ser uma boa, mas…). O Fring também nos dá essa opção, de fazer video chamadas. Mas nada mais pratico e divertido como o Skype. 🙂
    Valeu BDI

  • Ramiro

    Google deixa de ser um parceiro para a geolocalizacao, skype comprada pela Microsoft… corre Apple!!!

  • Brunolv

    Ridículo não ter versão para Windows.

    • André Solis

      Isso que eu iria dizer!
      Eu acho que se a Apple quer popularizar MESMO o FaceTime a solução seria criar versões dele para baixar no Windows e em celulares e tablets de outras marcas (quem sabe). Mas duvido que isso acontecerá..

  • Felipe cruz

    Uso o FaceTime bastante. Mas uma coisa me chita atenção. Na apresentação de jobs ele informação que o FaceTime funcionava em wifi e no ano que vem em 3G. E o ano que vem chegou e nada de 3G??? Uso o meu principalmente com os familiares e acho muito útil. Mas sinto falta de uma versão para Windows!!!

  • Rafael Marins

    Ainda tenho esperanças de que a Apple possa atualizar o “status” do FaceTime durante a WWDC!

  • Daniel

    Quem tem skype, não precisa de facetime. É simples, funciona muito bem e é universal.

  • Leandro Melo

    Usei o FT uma única vez na Tim, tanto com número portado como novo, agora o skype já usei inúmeras vezes.

  • Fe-raz -Psn

    Eu uso o facetime com meus amigos quee tem itouch, mas a grabde jogada do skype eh poder fazer conferencias, mensgem de texto, ligacoes paa telefone num preço bem accesivel e USAR O 3G !! No meu macbook eu uso o beta pq eh sanagem 99 cents para n usar..

  • Frederico/Maringá

    iLex, tenta analisar comigo porque o Facetime não se tornou aberto: isso, para mim, é uma carta na manga que o Jobs usará quando for necessário.

    As vendas dos iGadgets estão excelentes, alias, boas até o ponto deles não estarem dando conta da demanda.

    Outra coisa que eu penso é que pela qualidade que o Facetime oferece para um recurso que ninguém deu ainda a devida atenção, eles quiseram deixar por assim para ver quanto do mercado mudaria para a plataforma Apple por causa desse recurso.

    O que me irrita na Apple/Jobs é esse jogo de manipulação, que olhando de uma forma faz sentido mercadologicamente para a Apple se manter lucrativa.

    Porém, por outro lado, vai frustrando quem estava maravilhado com o fantástico mundo que a Apple criou para seus usuários.

    Outras empresas vão mostrando, pouco a pouco, que a Apple tem o lado negro dela. Ela tem o poder de libertar o Facetime para outras plataformas quando ela quiser. Mas ao invés de nos brindar com isso, prefere guardar isso como “munição” para usar quando isso for necessário para ela.

    Por isso, adoro os Gadgets da Apple, mas não me iludo com ela.

  • Edutrl

    Acho que a Apple deve revelar seus novos planos pro Facetime agora em junho.Talvez eles finalmente liberem o FT via 3G e sua versao Windows,mas sem antes lançar novas funçoes exclusivas entre idevices e mac,como chamada de video em grupo.O Fring ja saiu na frente,sendo o primeiro a conseguir essa façanha.Alguem ja testou o Fring com mais 3 pessoas simultaneamente?queria testar p ver,me add no fring:edutrl
    PS. E nao demora muito e daqui ha pouco estaremos ligando p Xbox 360+ Kinect tb

  • Acabei de fazer um Facetime com a minha esposa…….que estava do meu lado……tinha tempo que não usava……o Skype realmente tem muitas vantagens ainda..

  • Alexandre Nóbrega

    Só precisa vir na função 3g e lojico continuar exclusividade apenas mesmo para mac e iphone/ipad essa é o intuito/sacada/jogada da Apple e de ter produtos apple, para poder desfrutar da qualidade do serviços, quem não tiver não tem, meio que virou moda agora “tudo mundo” querer que determinados produtos se tornem um “padrão aberto” o sucesso da apple é devido a escolha de uma exclusividade “padrão fechado” se tudo funcionar igual não será a mesma coisa, possa que a popularização do padrão aberto aumente a popularidade mais não será a mesma coisa que ter algo exclusivo e diferente e com melhor qualidade do que o concorrente.

  • Rafael oliveira

    Eu uso muito chamada de vídeo porem eu uso o do skype .
    Quando meu sobrinho nasceu na maternidade ele me ligou e vi meu sobrinho com 1 dia de vida pelo skype .
    Ele estava conectado pelo 3G que ca entre nos aqui no Brasil e um lixo
    Mais o skype possibilita esse uso e a chamada por incrível que pareça ficou muito boa .

  • Usei uma vez só o FT no meu MacBook Pro. Ainda aguardo o meu iPhone 5 para poder usar o FaceTime, quem sabe até lá alguém próximo a mim também tenha esse recurso. 🙂

  • PedroCarvalh

    Usei o facetime duas vezes na vida, e só no iPhone.

    No iPad nem configurado ele está.

  • Cabral

    Facetime eh pra gente bonita, pq ter q ficar gente feia ate na hora de falar ao celular eh demais… E isso eh pq sou feio tambem.

  • eu devo ser o unico cara do mundo que usa o facetime umas 3x por dia, todos os dias? saduhhsaudhusadhu
    só pq a namorada também tem, fato…

  • Irv

    Tenho vários amigos que possuem iphone mas não uso FT com nenhum pois essa coisa só funciona com wifi.
    O FT só tá tendo serventia para mim de macbook para macbook.

  • Andre

    O programa de video chamdas que eu uso é o TANGO. Eu gosto muito dele. Adorei a matéria iLex, está de parabéns. Senti que a matéria foi imparcial e profissional.

  • Thy

    A visão critica deste blog sobre uma “falha” da Apple me surpreendeu positivamente!

    • Sempre tivemos visão crítica, quem nos acompanha a mais tempo sabe disso.
      O que nem todos aceitam é quando essa visão crítica é favorável a Apple, como o caso do locationgate. Chamam de “fanboy” só porque falamos coisas diferentes do resto da blogosfera; porém, quando os fatos depois se confirmam a nosso favor, estes mesmos não voltam para assumir que estavam errados…

      #éavida

  • Paulo Ricardo

    Prezados,
    Sempre que este tema vem à tona peço a ajuda.
    Tenho o IPhone 4 da Vivo e não consigo utilizar o FaceTime na conexão 3G, ele solicita a todo momento que eu esteja na rede WiFi.
    Por favor, alguém pode me ajudar? O que devo fazer? Muito Obrigado.

    • Amigo,
      Primeiro vc tem q fazer o jailbreak em seu iPhone. Se ele já esta com o JB feito, vc pode instalar uns dos programas para usar o FT via 3G. Eu uso o 3G Unrestrictor.

      • Paulo Ricardo

        André, obrigado pela resposta.
        Ele não esta com o jailbreak e a minha versão é a 4.3.3, Você conhece uma empresa que possa fazer esta instalação?

        • Ricardo,

          Você mesmo pode fazer o jailbreak… É fácil e simples! Aqui no forum do blog tem tutoriais e dicas ensinando a fazer o jail. Tem vários vídeos no youtube…. Procure por “jailbreak iPhone 4 4.3.3” vc vai achar vários sites interessa tes que te ajudara muito! Qualque duvida poste no forum que o pessoal ira te ajudar sem problemas.

          • Paulo Ricardo

            André, obrigado pela informação, vou verificar como se faz a instalação.

  • josé

    pra mim o facetime foi uma mao na roda, como tenho amigos e parentes que moram em outros estados e ateh paises que possuem ipod/iphone/ipad/mac nunca mais gastei com ligações interurbanas rsrs

  • Érico

    é isso aí: Skype e MS rules!!! FT humn?

  • Lucas

    Benção mesmo é ter uma avó viva e lúcida com essa idade! Parabéns iLex!!

  • Rafael oliveira

    JB e para os fracos

  • Romasport

    Eu me arrependo até hoje de ter comprado o facetime para o meu Mac. No meu iphone 4 nunca funcionou desde setembro de 2010. E eu não quero mudar de número (que parece ser a única solução) para fazer videochamadas… no meu macbook pro, sempre aparece mensagem de que não é possível realizar a chamada. Pode até ser algo relacionado a portas no meu router, mas como o Skype sempre funcionou tão bem, tanto no iphone quanto no laptop, não perco meu tempo com o Facetime. A Apple que costuma ter a fama de lançar produtos tão “usáveis”, errou feio, IMHO, com o facetime.

  • joão

    iOS 5, aguarde

  • Davi Batista

    Eu acho que a Apple caminha muito devagar Bluetooth bloqueado em 2011 e a futura câmera do iPhone 5 nem vai chegar a 10mpx já a concorrência já esta nesse nível, tudo bem vamos fazer pouco com muita qualidade, mas a Apple tem tudo para fazer melhor, somente no IPhone 20 que poderei usar o Bluetooth ???

  • Walter Junior

    Esse eh o #fail da Apple esse ano. FaceTime ainda eh pra poucos. Vlw, tio Jobs

  • Juan Péricas

    é mesmo bom meu pai não ficar sabendo disso..
    ele tem um xperia x10 e paga um pau pro android.. qualqr coisinha é motivo de zuação.
    mas eu deixo pq na verdade, q moral ele tem pra fala do meu iphone, se ele quiser mesmo uma comparação posso mostra pra ele a verdade, soh quero deixar meu velho feliz 😉

  • Virtuamigtec

    O mais interessante no Skype é que eu desliguei o 3G do meu aparelho para que o mesmo entrásseis em EDGE e realizei uma chamada de teste e acreditem, funcionou perfeitamente ( Voz ) e pude ouvir e falar sem nessecitar de uma velocidade alta. Já no vídeo somente 3G ou Wi-Fi !!! Alguém tem duvida de que a Apple irá eternamente amarrar esta funcionalidade assim como já faz com o próprio iPhone ?

  • Renan Decarlo

    Codec de vídeo H.264 NÃO é aberto.
    Fikdik

  • Que vovó fofa! 

  • Marcio

    A Apple está deixando escapar um produto excelente….logo,logo o iPhone ficará para trás assim como: Vídeo Betamax, MiniDisc, HD DVD, etc., por pura ganância!

  • Eu sempre converso com um amigo que mora na Argentina e uma Amiga de São Paulo pelo Skype, é ótimo e dá para matar as saudades !

  • Elton Jr.

    Oi, iLex, tudo bem? Tenho um IPad 2 (wi-fi) e um IPhone 4. Consito usar o FaceTime normalmente ligando para o e-mail da ID Apple associada ao IPad, mas o contrário – do IPad para o IPhone – não ocorre, abrindo uma mensagem de que aquele endereço não está disponível. Você poderia me ajudar? O IPad só recebe ligações pelo FaceTime? Obrigado!

  • Henrique

    “benção”

  • @Kevinsano

    Quer um jeito divertido de usar o FT?
    Tem dois aplicativos fodas, FTFUN e o FACELETTE…
    você conversa com pessoas de todo o lugar, o primeiro é mais organizado e bem feitos, você escolhe as pessoas com que quer conversar e vê de onde elas são, já o segundo é aleatório, bem divertido haha

  • O FaceTime é muito bom. O problema é que os iPhones e iPads ainda estão com preços absurdos. Ou seja, não está acessível para a maior parte da população brasileira. Quando os preços começarem a cair, o FaceTime começará a virar padrão.

    É incrível como um iPhone 3GS é o mesmo preço de um iPhone 4, nas lojas. Vai entender…

  • Leandro Gomes

    Eu uso o FT todos os dias, e realmente a qualidade é muito boa!
    Na minha opinião bem melhor que a do skype!

    Outra coisa interessante que eu notei é que quando eu NÃO estou conectado em um WI-FI, e recebo uma chamada pelo FT o aparelho me mostra que eu tenho uma chamada perdida!
    Interessante!!

  • Lucinha

    Pessoal, o FT é muito útil para quem como eu tem parentes fora do país, inclusive netos. É maravilhoso! Na Tim e Vivo funcionam normal até pra mim…rs estou migrando um plano pós Tim para Oi por causa dos 200 mg 3g inclusos. Vou aguardar para ver se vai funcionar, senão na hora do papo com as crianças terei que trocar para um chip pré pago que vou manter se for praeciso para isso.
    Uma senhora…

  • Roch2

    Esta foi a resposta ao chamado feito na ANATEL, ou seja, ja chutaram o balde dizendo que não fornecem o serviço.

    Ridiculos !

    “Após contato com o senhor ROCHA às 16h57 através do meio (11)XXXXXXXX no dia 16/08/2011.Esclarecemos que este tipo de serviço (face time) questionado pelo cliente, a prestadora Oi não disponibiliza. Desta forma sem mais ações a tomar. “