Notícias

Agora não é mais possível avaliar aplicativos obtidos com códigos promocionais

Se você for um dos sortudos que conseguir aqui ou no nosso Twitter um dos códigos promocionais que distribuímos de vez em quando, saiba que eles não permitirão mais que o aplicativo receba avaliações na App Store (ou seja, classificá-lo com estrelas e dar sua opinião sobre ele — conheça mais neste artigo). Isso porque a Apple desabilitou a função para apps presenteados pelo desenvolvedor.

O objetivo disso parece ser um esforço da Maçã em melhorar o sistema de classificação no ranking dos mais vendidos, não contabilizando mais os aplicativos baixados através de promocodes entre os títulos pagos. Se o app foi dado pelo desenvolvedor, não deve ser contabilizado.

O efeito vale apenas para códigos promocionais (promocodes) fornecidos por desenvolvedores. Aplicativos comprados com créditos de gift cards continuam valendo, assim como aqueles que estavam de graça quando foram baixados.

via Macstories

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cláudio Júnior

    🙁
    E agora manolo!?

    • Ale

      ué, é só avaliação, nada muda…
      Isso deve ser pra evitar a “compra” de avaliações.

      • Thiago

        [2]

  • Alkefran

    pelo jeito também vai diminuir os promocodes oferecidos pelo desenvolvedor!!

  • Na minha opinião, ótima atitude da Apple. Inclusive, a App Store brasileira vai ser a maior beneficiada, pois cairão por terra alguns apps fraudulentos que sempre figuram ali pelo Top 50. Ex. Um app que prometia “visão noturna”. Nas avaliações deste app dava para ver claramente que muitas delas foram fraudulentas.

    • Wellington

      Eu baixei esse app de visão noturna, é uma merda foda, ridículo mesmo … ainda bem que foi no periodo gratuito, me odiaria pagar qq centavo por ele.

  • Canastrao

    Eu apoio a idéia. Agora o Top Free precisa de uma melhoria no Ranking. Muita coisa com review ruim no topo. Eu acho que podia ter um Top por review.

  • Boa iniciativa mesmo. Os devs devem chiar um pouco, mas é melhor assim!

  • Érico

    é uma iniciativa muito justa. concordo com a nova política da apple.

  • Justo, como o próprio Savignon descreveu, evita que apps fraudulentos continuem vagando por ai pelo Top 25, enquanto outros apps, mais interessantes, não estão sendo apresentados.

  • caio

    quer dizer: GANHAR MAIS DINHEIRO, mas esquecem q tbm significa: menos carisma.

  • Tuaregue

    Finalmente, uma politica da Apple que eu concordo! LOL

  • luiz

    Corretíssimo. Evita viés de cortesia. O cara distribui o programa de graça. Óbvio que será bem avaliado

  • Duarte

    Os devopers davam os seus aplicativos para receberem reviews e poderem chegar ao top 25, por ação das reviews. Se tiram essa possibilidade vai diminuir a oferta de promocodes.

  • Fernando Ferreira

    A única coisa que vai acontecer é a diminuição de promocodes aqui e em outros sites. Não há mais vantagem para o desenvolvedor fazer esse tipo de promoção.

    • Discordo. Os promocodes servem para fazer promoção e chamar a atenção do aplicativo. Brasileiro nunca foi muito de deixar avaliação na App Store. Pergunto aqui quantos já o fizeram, mesmo pagando pelos apps?

      • Fernando Ferreira

        Bom, todos os promocodes que já ganhei até hoje eu avaliei. Em alguns sites havia até a “cobrança” dos ganhadores avaliarem positivamente. Sempre me preocupo em avaliar todos os apps que eu adquiro, seja ele free ou não. Acredito sim que isso terá um impacto em promoções de blogs e sites. Em uma promoção que tenha 20 códigos são 20 avaliações que você deixa de ter com certeza absoluta. Se antes desses 20 uns 5 avaliassem já era alguma coisa. Para um pequeno desenvolvedor tentando emplacar um app isso faz diferença.

        • Concordo com você, certamente esse tipo de promoção vai acabar.

    • Monty

      A nova norma da Apple, altamente positiva, SÓ terá impacto aos desenvolvedores que forneciam promocodes a conhecidos para que estes os positivassem. Não muda NADA aos fornecidos ao blog, por exemplo, que não tinham função de positivar, e sim de publicidade.

  • Mario

    É Como diz o velho ditado: “Cavalo dado, não se olha os dentes…”

  • Marcio Rodrigues

    Ufa! Que susto. Quando vi a imagem e comecei a ler o título “Agora não é mais possível…” já automaticamente completei que não seria mais possível usar a App Store Argentina para comprar apps no Brasil, ainda bem que é apenas isso que o post explicou.
    Essa preocupação não sai da minha mente. Fico pensando que a qualquer momento a Apple não vai mais deixar usuários de um país comprar apps de outro, assim como nós brasileiros usamos conta da Argentina para comprar apps não disponíveis aqui no BR. A justificava poderia ser semelhante a essa do post, isto é, para Apple saber precisamente quais países mais consome, sei lá, algo do tipo.
    Já pensou não conseguirmos mais passar daquela mensagem “Your account is only valid for purchases in the…”, e em seguida vir escrito “Please, use a valid account your own country”. Dá até um frio na espinha só de pensar.

    Será que isso é possível ou estou preocupado à toa???