Notícias

Toyota resolve investir seu marketing no jailbreak e Apple não gosta

Nesta semana, uma notícia pitoresca rodou a internet: a Toyota estaria com planos de investir seu marketing na comunidade jailbreak (ato de alterar o iOS para instalar coisas que a Apple não permite). Como início, ela teria distribuído um tema gráfico para o sistema, alterando ícones de aplicativos e fundo de tela do aparelho, coisa que só pode ser alterada em dispositivos destravados. Além disso, havia planos de colocar anúncios em aplicativos alternativos instalados pelo Cydia.

A ideia nem parece tão boa, pois o público consumidor da Toyota não é exatamente o mesmo que faz este tipo de alteração em seus celulares, mas seja como for, a Apple não gostou nada disso. Segundo a agência de publicidade responsável pela campanha, a Maçã entrou em contato e pediu para que a Toyota tirasse o tema do Cydia e não investisse seu marketing no jailbreak.

A Toyota quer continuar a manter um bom relacionamento com a empresa de Steve Jobs e resolveu acatar o pedido, retirando o tema de circulação.

Apesar de ser algo considerado dentro da lei, a Apple sempre insistiu de que o jailbreak é algo ilegal, lutando contra ele. Quem quiser alterar os ícones do sistema de uma maneira mais personalizada, não poderá.

via MacStories

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius

    E viva a liberdade de escolha. A Toyota deveria manter essa estratégia. Porém se queimar com a Apple, sairia da proposta do Marketing.

    • Fernando Penteado

      Liberdade de escolha??? rs…
      Bom você realmente pode fazer o que quiser com o seu celular afinal você o comprou, mas a partir do momento que você altera sua funcionalidade principalmente uma que incentive pirataria, este deixa de ser uma opção sua..
      A decisão da corte americana deve ser revista, na minha humilde opinião.

      Outra coisa, você pode fazer o que você quiser com seu aparelho bloqueado, tipo: Jogar na privada, do 15 andar, dar ele para alguém. Alias veja esta ultima opção como a melhor, pois pelo jeito você se incomoda da forma que o aparelho é bloqueado pela Apple, então porque não pega um com Windows???

      • Rodrigo

        Amigo , se ele desbloquear ou não o problema é completamente dele deixe que ele escolha e não fique com raiva por isso , agora como você mesmo falou acho que você que deveria ter tudo na sua vida controlada pela Apple , liberdade sim , pirataria nunca.

      • vinicius

        Porque como eu disse VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA. Compro o iPhone pois gosto dele e ponto. Não concordo que a Apple bloqueia algumas funções, tais como o Bluetooth. As pessoas estão mais preocupadas do que a própria Apple. O aparelho é meu e faço o que eu quero. Nunca desbloquiei o meu iPhone, mais quero faze-lo em breve. Como já foi dito aqui no blog, algumas atualizações da Apple se espelharam em algumas coisas que o JB desbloquearam e fizeram sucesso. Penso em melhorar a minha experiência em relação ao meu celular que paguei caro por ele. E se for preciso fazer o JB para que isso aconteça, farei sem arrependimento.

      • Renato

        Eu concordo com vc Fernando, a maioria usa o JB pra dizer que é só pra liberar funções bloqueadas, como se o aparelho não tivesse funções suficientes que já facilitam muito a vida. Parem com essa hipocrisia e assumam logo que o JB serve pra piratear APPs!!!!

  • acho que a apple está certa mesmo em não permitir isto…afinal eu não gostaria de ter um produto meu modificado por outra empresa e fazendo com que isso chamasse mais a atenção do consumidor

    • Herberth

      Faça determinadas modificações no seu Toyota e você perderá a garantia. Isso é um tiro no pé da Toyota.

  • A Apple tem somente um direito: tentar ao máximo fechar as falhas de segurança em seus aparelhos. Fora isso, os usuários tem total liberdade para fazerem o que bem entenderem em relação a personalização.

  • Ricardo Tuka

    iPhone, o telefone que revolucionou a comunicação móvel, permite uma experiência quase que de um computador que cabe no bolso, milhares de programas para serem baixados, navegação na internet em qualquer lugar, milhares de jogos e muitos deles gratuitos, e tem gente que ainda quer ficar perdendo tempo mudando ícones. Cada uma viu.

    • Absolutamente correto! Quem defende o direito de ‘escolha’, lembre-se do seguinte: você tem o direito de escolher um Android/Symbian/Maemo/WP7/Whatever.

      • Não entendo porque há pessoas que defendem tão veemente de que as pessoas não podem fazer o que quiserem com o aparelho que compram…

        • Lucas Cherubini

          Tudo bem fazer o que quiser, o problema se esse “o que quiser” envolver pirataria. Não envolvendo, nem é problema meu.

          • É disso que eu falo: todo mundo quer ser xerife.

            • Gabriel” Rimi

              Sinceramente…. A pessoa ser contra o JB é algo. Agora, lutar contra ele é cuidar da vida dos outros. Pior é quem acha que Jail é o mesmo que pirataria… além de intrometido é mal informado!
              Mais uma das qualidades do Blog. Sendo contra ou fazendo uso do JB, ele informa os leitores da mesma forma, a discussão fica por parte dos comentários.
              Se você não ve motivo em mudar o tema de seu iPhone, não mude. Agora, falar para mudar pra outro sistema é o mesmo que mudar de casa porque a cor da parede não te agrada mais ;D

            • Iago Macedo

              No que o iLex disse, acho que cada um cuida do seu, se você é contra não use, mas não queira impedir quem quer usar. Acho o iPhone maravilho, já tive três e não troco por nada. Mas ainda assim, acho o JB necessário, o que a Apple faz restringindo ao extremo é sem necessidade. O aparelho ganha muuito mais funções com o JB. Eu sou a favor de que quando a pessoa compra um aparelho, computador, video-game, o que quer que seja, ela tem o direito de fazer o que bem entender, desde que não prejudique o outro.

            • Iago Macedo

              Esqueci de completar, tanto falam em pirataria isso e aquilo alterar sistema isso e aquilo. Mas na real qual a real porcentagem de pessoas que independente da plataforma de uso, tem um computador com TODOS os programas originais e pagos? Acho que pouco menos que 3% tem tudo original. Eu falo sem medo, tenho produtos pirata no meu computador, não por opção, por necessidade. Quando posso tenho o original, mas os valores são incompatíveis com a sociedade brasileira.

              No iPhone, uso desbloqueio em um dos meus, e acho extremamente necessário. Não uso nada pirata nele, todos os Apps que tenho são pagos, faço isso ao baixo preço praticado pela empresa. Pagar 0,99 dolares num aplicativo eu aceito. Agora pagar 1.800 reais num aparelho que lá fora custa a metade ou menos é um absurdo.

            • Luciana

              Colega, dias atrás participei de uma discussão sobre open source.

              Pessoas tentam me convencer que isso é o futuro. Que tecnologia proprietária vai morrer.

              Sinceramente? Se alguém dissesse isso ao Steve Jobs, o que você acha que ele iria responder?

              Sim, porque o Apple rema com braços fortes justamente contra essa maré, e não vejo que ela vá mudar de idéia nem de rumo, já que o maior problema dela hoje é de dar conta da demanda.

              O rapazinho lá da Google diz que vai acabar com a Micro.soft, que o Chrome OS é o “bicho”.

              Será que será mesmo?

              Não vejo as pessoas comprando netbooks daqui a 3 anos. Até iria, se não existissem os tablets.

              Você compartilha da minha opinião ou estou equivocada?

            • Está equivocada. O iOS usa grande parte de código open source, inclusive estando aberto à comunidade.
              Aconselho se informar mais sobre o assunto, é bem interessante por sinal.

            • Felipe B.

              “roubo não por opção mas por necessidade”?
              Então por necessidade é ok?
              Software é um produto na prateleira de uma loja, você pegar o produto que não é de graça e não pagar por ele é roubo! (ainda vai ter um pra me corrigir e dizer furto)
              Se você (que acata o Jailbreak para poder baixar programas pagos, sem pagar) o é favor, creio SIM que alguém tem que dar uma de xerife, bom senso, o nos falta bastante nesse país que em maioria dá uma de João sem braço e que tenta ter lucro a qualquer custo.

            • Moisés Lima

              Adoraria olhar a biblioteca de músicas e vídeos desses patrulheiros da pirataria e ver o quão sólida e pura são as convicções desses moralistas de plantão…

            • Felipe B.

              Moralista, melhor que não ter nenhuma moral ou escolher ignorar.
              Aqui muitos dizem que é ok baixar pirata porque os outros também o fazem, ou coisas do tipo. Prefiro ser moralista ‘xerife’ a concordar com coisas que obviamente são erradas.
              Seria legal ver a reação de alguém ao chegar em casa e não encontrar o próprio computador lá, e mais tarde descobrir que um cidadão o roubou, não por opção, mas por necessidade pois as condições do pais não o permitem ter um. Mas foi uma boa causa o furto, foi pra fazer o trabalho da faculdade.

            • Moisés Lima

              Ninguém tocou no ponto chave dessa questão: Por que a Toyota fez essa campanha?

              Por um motivo simples: A notícia é polêmica e TODOS, repito TODOS os blogs e podcasts e q falam sobre Apple e a grande maioria dos q falam sobre tecnologia fizeram uma matéria sobre o assunto. Muita publicidade praticamente de graça, Toyota 10 x Blogueiros 0. Quanto vcs acham q a Toyota gastaria pra ter o mesmo espaço em todos os blogs q apareceu se tivesse q pagar?

              É claro q a Toyota agora, a pedido da Apple, retirou o tema do ar. O Zumzumzum já foi feito. A Toyota não se queimou muito com a Apple, parecendo até bem razoável retirando o tema do Cydia e ainda dá mais um gás nos Techblogs pois é mais uma notícia o fato da Toyota ter acatado o “pedido” da Apple.

            • Hugo PE

              Isso se chama inveja de alma-sebosa. Eu não faço e não quero que os outros o façam, infelizmente os brasileiros tem disso.

          • Pedro

            E quem é que está falando de pirataria? o.O

            Modificar a aparencia do OS não tem nada haver com pirataria.

            • Thy

              Perfeito! e tem mais, o Joãozinho já baixou o tema e ele pode muito bem disponibilizar como gratis para ser baixado…a Toyota obviamente vai fechar os olhos. Esse é o marketing por osmose…aposto que um monte de gente olhou a foto aqui e curtiu o tema e irá baixá-lo se o Joãozinho disponibilizar para download. Obvio que os donos de um toyota fazem parte de um outro publico mas não significa que só quem tem toyota tem o tema, se fosse assim o número de ferraris no Brasil seria imenso já que muitos possuem o tema da ferrari no iPhone.

            • pedro

              Os donos de scion, marca da toyota p o publico jovem nos EUA, sao o alvo da Toyota, se aqui quem compra corola e tiozinho, la e um carro compacto. Entao nao tem nd a ver a dirmacao de que o publico que faz jailbreak nao e o publico da toyota, pelo contrario e o publico da Scion.

              Abrc.

        • Fernando Penteado

          iLex, fico surpreso com seu comentário…

          Vamos ver seu site, tem conteúdo publico, isto é, todos podem entrar e ver o que quizer…. bom, pelo pensamento seu e de alguns outros, as pessoas que o ajudam $$$ poderiam entrar no seu site e fazer o que fizeram com ele na semana passada, afinal de contas apesar de você ter suado para fazer esse blog (por sinal, muito bom, o melhor que ja vi de qualquer outro assunto) as pessoas pagaram para ajuda-lo a manter o site no ar.

          • Fernando, se você comprar o Blog, poderá fazer o que quiser com ele.
            Consumir não é comprar. Talvez você tenha entendido para o lado da pirataria, supondo que eu disse “se eu compro o aplicativo, posso distribuí-lo com quem eu quiser”. Se for isso que você entendeu, entendeu errado.

            Repetindo a analogia: se você comprar este Blog um dia, poderá fazer o que quiser com ele.

        • Fernando Penteado

          Terminando, isso da a eles o direito, de fazer o que quizerem com o que você fez… afinal de contas eles pagaram… nao foi???

          o ponto que quero chegar é que pessoas foram contratadas pela maça para fazer o que eles tem feito (muito bem, por sinal) e por uma burocracia a apple se vê presa com com gravadoras, ou simplesmente nao quer liberar tudo, para que o iOS nao seja cheio de BUGs e falhas de segurança como é o Windows Mob….

          • Priscila Tales

            Mas Fernando, pensa comigo.

            Deus lhe deu um corpo.

            Você pode tatuar, colocar brinco, raspar a cabeça, e se sentir vontade pode até mandar cortar algum membro do corpo, certo?

            É um direito seu, não é?

            Fazer o que quiser às vezes ultrapassa o limite do ponderável.

            Mas é seu direito.

            Não é mesmo?

            • Hugo PE

              Não liguem, ele deve ter trabalhado na época da ditadura militar, coitado do velho

  • Michel

    Eu comprei. O aparelho é meu e faço o que quero!

    JB NÃO É ILEGAL! é uma forma alternativa de se aproveitar os recursos do MEU aparelho!

    Quer dizer que ninguem nunca fez uma alteração ou nunca instalou um programa de forma alternativa no Windows??? quer dizer, windows pode???

    #hipocrisia

    • Paulo de Almeida

      É a tentativa de colocar rodas de Fusca em uma Ferrari. Pra mim é a mesma coisa que quebrar um sistema perfeito. Se você falou em Windows, pode fechar o tópico.

      • Carlos Maya JF

        Eu li “sistema PERFEITO”??
        Preciso rever meus conceitos de perfeição.
        Porque ultimamente meu iPhone4 tem me dado mais dor de cabeça do que prazer.

        • Andre Leoncio

          Existem falhas mesmo, já tive que resetar o meu algumas vezes, este iphone 4 foi bom mas trouxe muitas falhas junto.

      • Thy

        Perfeito? Então fecha o tópico, ou melhor, fecha o blog!! Porque estamos aqui discutindo o sistema perfeito que não possui nenhuma falha e nunca teve nenhum tipo de problema? Sorte que vc não usa o iphone como despertador…rs

        • Fernando Penteado

          Problemas existem em TODOS os sistemas, e quanto mais funcionalidades forem adicionar ao iOS, mais vulnerável a falhas ele esta…
          Todos aqui compraram o iPhone/iPAD e iPhone sabendo que ele é assim.

          Fico pensando aqui, pessoas que nao ficam contente com a forma que a apple trava seus produtos, os compram apenas por STATUS, melhor dizendo, para se exibir mesmo para os outros, pois não estão contente com o produto da forma que ele vem de fabrica. então facilite as coisas, deixa de ser burro e compre um celular que deixa voce fazer o que você quiser com ele.

        • Leonardo H.

          Eu uso meu iPhone como despertador e nunca me deu nenhum tipo de problema, nem mesmo na época de mudança de horário.

      • Carlos Caldeira

        Sistema perfeito = Bugs no 4.0 (bricando o 3g)=bugs no 4.3 (bateria, camera, flash, etc)

        Pelo menos a microsoft deixa fazer downgrade…

    • Ednilson Rosa

      Você pode fazer o que quiser com seu aparelho. Mas isso não significa que tudo o que fizer é legal. Vc pode instalar programas piratas no Windows. Mas isso certamente é ilegal!! A Apple argumenta que o JB é ilegal pois para fazê-lo é necessário alterar parte do código do IOS, que é protegido por Copyright. Se ela está certa, cabe aos tribunais julgar…

  • Ricardo Tuka

    iPhone, o telefone que revolucionou a comunicação móvel, permite uma experiência parecida com a de um computador, milhares de programas para serem baixados, navegação na internet em qualquer lugar, milhares de jogos, e tem gente que perde tempo mudando ícones.

  • Luis

    Não concordo que “o público consumidor da Toyota não é exatamente o mesmo que faz este tipo de alteração em seus celulares”. Não tenho um Toyota, mas tenho um carro equivalente.

    Trabalho muito, mas posso dizer que não me falta nada…e o meu iPhone foi adquirido em uma viagem ao exterior, porque felizmente eu tenho noção de quanto vale o meu dinheiro, e nunca compraria um aparelho igual aqui no Brasil. E posso dizer, com certeza, que muitos empresários que eu conheço pensam assim.

    Voltando a minha situação, eu comprei o meu aparelho, que é um 3GS, em uma viagem ao exterior, e se não fosse o jailbreak, não poderia utilizá-lo aqui. Então, pra mim, o jailbreak foi essencial. Se não fosse ele, talvez eu estivesse utilizando um celular de outra marca. Todos os aplicativos que eu possuo, seja para uso corporativo ou pessoal, são pagos, comprados na App Store. Não tenho um aplicativo “genérico” no meu aparelho. Então não vejo onde está o crime de fazer o jailbreak no aparelho.

    Crime é tudo aqui custar pelo menos 3 vezes o valor que custa lá fora. Paga quem quer, claro.

    • Eu tinha certeza que alguém iria falar disso.
      Você deve concordar que a absoluta maioria dos que alteram seu sistema (e nem falo de pirataria ou outras coisas, pode ser a coisa mais simples, como alterar os ícones da home) não são o público alvo da Toyota. Ainda mais se considerarmos a média de apenas 8% dos usuários de iPhone que fazem jailbreak.
      Por mais que você discorde disso, é uma verdade.

      • Nestor

        Bom e tenho um Corolla e gosto demais do Jailbreak (activator, backgrounder, ifile – iphonebrowser) faz o iPhone mais versátil, não defendo pirataria, isso é outra coisa. Quem tem e gosta de iPhone e tecnologia livre… Pode gostar do Toyota o carro equivalente.

        • tommartins

          Eu tambem tenho um Corolla e faço jail. não entendi tambem sua afirmação!

          “o público consumidor da Toyota não é exatamente o mesmo que faz este tipo de alteração em seus celulares”

          • Quer que desenhe?

  • Eric

    Eu gostaria de saber pq a Apple insiste que JAILBREAK é ilegal… (Acho q pq tira o dinheirinho facil deles do iTunes). É mesma coisa, eu comprar um carro e não poder mudar a roda… Ou trocar os bancos… Etc Etc… Ridiculo isso. Eu faço JailBreak no meu iPhone e não tenho um aplicativo pirata sequer. Todos meus Apps são comprados na Apple Store. Uso o Jailbreak para usar o SBSettings, o Frash (Flash), o RemoveBG para tirar o LIXO dos APPS que ficam na memória. E outras coisas… O dia que não puder customizar meu iPhone do jeito que quiser, parto para a concorrência. (E garanto que o JailBreak ajuda o iOS ganhar dos concorrentes, que vem beeeem forte por ai).

    • Herberth

      Se a concorrência fizer algo tão bom quanto o iphone, isso pode ser o fim do jailbreak, pois quem quiser usar o seu aparelho como quiser não vai comprar o iphone.

      É… acho que o jailbreak não vai ter fim!

      • Eric

        Olha…. Realmente iOS é mto bom, curto muito meu iPhone e meu iPad. Mas ao mesmo tempo sou realista, nao sou aquela pessoa cega que só pq tenho acho q é o melhor do mundo… O iPhone e iPad é superior a concorrência? Sim é. Mas confesso a vc… Mexi num Samsung Galaxy S esses dias, nossa…. Fiquei impressionado como esta avançado o Android. O unico ponto negativo do Galaxy que achei foi a carcaça do telefone, que parece que vc esta pegando um celular xingling. Mas do resto, o Android é muuuito bom. Não é melhor q o iOS mas enquanto o iOS esta na versão 4, o Android ta na 2. É melhor a Apple correr e melhorar bastante, pq o robozinho filha da mãe ta avançando beeem rapido. E nunca pode se desprezar a concorrencia. A Microsoft desprezava a Apple e olha hoje. A Apple despreza a concorrencia hoje. Tomara q n caia do cavalo.

    • Andre Leoncio

      Eric vc tem razão. Depois de comprar eu faço o que quiser, não deveria ficar preso a eles.

  • TIkutuku

    Sou absolutamente contra qualquer forma de alteração no iOS.(ponto)

    Vamos ao post: Quem a Toyota pensa que é em lançar uma campanha com um tema de um iPhone alterado? Se era pra não querer fazer propaganda da Apple, que fizesse com um Android.

    Acredito que ela gostaria de associar sua marca a um produto de alta tecnologia e q sem duvida é um “should have” de se ter. Se esse era o target da campanha, que usasse a imagem do iPhone como ele é, e não como ela quer que seja.

  • Sam

    Jailbreak é liberdade, minha opinião:

    1º – Empresas como a Toyota , acho que seria um Marketing negativo colocando Cydia…
    2º – Acho que a Apple deveria liberar a mudança dos temas, personalização é tão comum…
    3º – Estou completamente satisfeito com os ícones, mudando perderiam o padrão Apple….
    4º – Que nem o Michel falou, windows pode?
    5º – Apple barra muitos app importantes e interessantes, “claro deve ter seu motivo”…

    Jailbreak hoje, Jailbreak amanhã, Jailbreak pra sempre…

  • sadaN

    Acho uma pena que a Toyota pagou pau…

    Não entendo como a Toyota possa depender da Apple para ter que evitar conflitos. Adoraria ver empresas comprarem briga com a Apple.

    Vai ser frustrante ver o dia que conseguirem impedir o JB, ou que as teams resolverem se aposentar, pois mesmo que oferencendo td que o JB oferece, as outras marcas/OSs nao sao intuitivos e de navegacao obvia qto o iPhone]

    #umapena!

    • Marcus

      Eu acho que a Toyota acabou cedendo por perceber que se mantesse sua campanha, ela seria a mais prejudicada das partes.

      Essa campanha já começou errada. Como o iLex citou, a quantidade de iPhones com JB é de apenas 8%, e é fato que desses que fazem, a grande maioria não são o público alvo da Toyota. E a insistencia nessa campanha certamente prejudicaria futuras parcerias que ela possa vir a ter com a Apple.

      Ou seja, ela não quis arriscar perder futuras parcerias para manter uma campanha publicitaria que atingisse um numero limitado de pessoas (e que na maior parte, não são seus potenciais consumidores).

      • Herberth

        Difícil entender é porque começou com essa besteira. Cada uma…

      • Andre Leoncio

        Eu acho jailbreak uma diversão

  • Concordo com a maioria, cada um faz o quer com seus aparelhos. É opção pessoal, este tema da Toyota, por exemplo exemplo, acho horroroso, mas ha quem goste.

  • Thiago

    Sempre achei esses temas horríveis, não sei como são capazes de investir nisso.

  • D4n

    É aquele tal negócio, seria o mesmo que vc comprar um Toyota e a mesma tentasse a todo custo impedir tanto por meios mecânicos ou pela justiça, que não pudéssemos trocar a cor, pneu, som ou outro item genérico ou configuração que gostaríamos de alterar ou colocar no carro que não fosse exclusivo da Toyota ou original da mesma. Pois é isso que os malas anti jailbreaks querem nos convencer a aceitar. Só faltaria os mesmos virem com o argumento que isso facilitaria a aquisição por exemplo de um pneu recauchutado ou a colocação de um sistema de som roubado ou contrabandeado! Infelizmente uma característica forte da cultura brasileira é a de julgar o próximo o tempo todo! E sempre com parâmetros negativos! Se fossemos agir assim com TD daqui a pouco vão querer proibir o cidadão até de dirigir, com o argumento que muitos dirigem bêbados. Por tanto xerifes, chega de legalismos e de julgamentos. Em vez de quererem ficar restringindo a liberdade justa por causa de uns que são injustos, comecem por vcs a agirem de maneira positiva e sem pré julgamentos.

    • TIkutuku

      Mas esse é o tema. JB não é ilegal e todo mundo sabe disso.

      Concorde vc ou não, qualquer alteração que vc faça no seu carro, e no “qualquer” esta incluído rodas, cor, som, iluminação, etc vc perde a garantia de fabrica!

      A mesma coisa nos iDevices! Alterou o OS, perdeu amigão.

      “Ahhh mas se der qualquer problema e restauro e mando arrumar”. Leia-se: Hipocrisia. Quem sabe o problema q vier a ocorrer não foi causado pelo seu JB?

      Por isso eu deixo pra lá a hipocrisia e sou contra o JB. É tão fácil, corra para os Droids.

      Gosta da Maçã? Aprenda a “aceitar” as regras da mesma!

      Com seu argumento, vc acabou sendo mais um xerife.

  • Realmente esses temas e certas modificações no cydia são horriveis ridiculas, faço uso do mesmo apenas por causa do jb e atualizações.

    Agora gozado que tem um comercial do novo corolla com conexao iPod, sorte que nao colocaram um iPod touch/iPhone com o tema. kkkkkk

  • Ask

    Podemos fazer uma comparativa fácil:
    Pessoas que acham que devemos poder comprar o iPhone e nunca mexer no que não for explicitamente permitido pela Apple, e pessoas que achem que temos a liberdade para fazermos o que bem entendermos com o que nosso dinheiro colocou dentro de casa.

    As primeiras (que acham que estamos engessados e não temos a liberdade de mudar nada) podem se comparar às pessoas que acham que a ditadura é boa; numa ditadura você pode comprar suas coisas, mas ninguém lhe dá garantias (individuais) que você possa dispôr delas e usá-las quando bem entender, nem da forma que entender. Só lembrarmos que nos países árabes onde ainda têm ditaturas, nós vemos mulheres sendo apedrejadas, enforcamentos e empalações em praças públicas.

    Já as pessoas que pensam que podemos modificar aquilo que pagamos, pendem mais para o lado da democracia, onde o que você comprou e pagou (e não ferir nenhuma lei) pode ser usado como você bem entender. Sei que alguns(poucos) aqui vão falar que JB é ilegal. Não é, já está decidido pela suprema corte dos EUA que é plenamente legal de direitos.

    Quais as pessoas que estão mais certas? Sinceramente acho que as democráticas, pois as primeiras sempre tentam interferir nas democráticas, enquanto as democráticas estão se lixando se alguém não quer fazer JB no seu aparelho ou não quer.

  • Alpheu

    Tem gosto para tudo, particularmente não gostei nenhum pouco dessa home com os icones.

  • Dan

    nossa…os ícones default da apple são bem mais apresentados…do que isso ai….na minha opinião não gostei…bom pelo menos os carros da Toyota são 10….

  • Kelvin

    Eu uso o jailbreak sim, mas eu queria entender quais dispositivos legais foram usados nos EUA para afirmar que o jailbreak eh legal, o jailbreak muda toda a configuração de itens patenteados, patente como todo mundo sabe em qualquer parte do mundo é coisa pesada. Afinal modificar o exterior do iphone é uma coisa, mas modificar o interior, icones e tudo praticamente todo o resto possível. Eu n conheço a legislação americana, mas acho que aqui no Brasil n seria tao facil,

  • 2L

    iliegal ou não, faz quem quer e ponto!

    • Herberth

      Expressou-se muito, mas muito, mal.

      • Hugo PE

        Não julgue pra n ser julgado

  • Thiago da Matta

    Jailbreak = pirataria.

    Isso que eu chamo de lavagem cerebral da Apple. E o pior que até alguns leitores do BDI acreditam…

  • Não gosto de Jailbreak. Minha opinião

  • Thy

    Não sei porque tem gente que discute se é ilegal ou não se a Justiça já disse que é legal…não gosta? não faça! não precisa fazer lobby ou bancar o Sr. Politicamente Correto…Vamos parar com essa discussão idiota…daqui a pouco vão fazer um plebicito!!!

  • Marcus Alcazas

    Uso JB mas qdo a apple atualiza o iOS não me incomodo e atualizo meu iPhone tbm, gosto de ter liberdade para sentir o potencial desse aparelho mas gosto tbm da idéia de segurança que a apple me dá com seu sistema fechado, enfim, meu ponto de vista é, se não fosse pelo JB muitos dos recursos vistos hoje no iOS não existiriam, e digo mais, vislumbro o dia em que eu não tenha mais motivo para fazer JB.

  • Ednilson Rosa

    Também não concordo que a Toyota não seja voltada para o público alvo de quem faz jailbreak. Pelo que entendi, não foi a Toyota do Brasil que fez a campanha. No Brasil, Toyota é sinônimo de Corolla e Hilux, e neste caso concordo que não tenha o mesmo público alvo. Mas em outros países, como os EUA, a Toyota tem muitos outros carros voltados a públicos mais jovens e de diferentes faixas de poder aquisitivo. Sem contar, que por lá o próprio Corolla é meio carne de vaca e não tem o status (nem o custo) que tem aqui, onde costuma ser mais comprado por um público mais requintado. Acho que afirmação pode ser válida para o Brasil, mas não em uma perspectiva global. De qualquer forma, acho que a Toyota deu mancada. Sem entrar no mérito, essa é uma questão polêmica e não costuma ser muito bom ter o nome associado a algo cuja legalidade é questionada por muitos.

  • JanjaBoy

    Depois de ver tanta gente contra o JB, e sem saber o que está falando, digo, que gostei muito dos ícones da Toyota.
    Eu já acho que a “cara” do iPhone está datada e é hora da maçã fazer “face lifting”. 😉
    Também acho que não é uma perfeição, bom sistema é, isso sim.

    • Dorinhavasc

      Também gostei dos ícones que a Toyota colocou, simples e discreto. Um face-ligting seria bem vindo, quem sabe no iPhone 5.

  • TiãoGavião

    Tá na mais do que na hora da Apple repensar seus conceitos sobre o jailbreak, empresas de grande porte como essa, já estão divulgando campanhas sobre ele, essa gostei. Jailbreak e todos agradecemos a Toyota!!
    Grande problema da Apple, é que só ela quer ganhar com a AppStore e não aceita que outros como o Cydia possam lucrar tbem…tudo é business!!!

  • Rodrigo

    A Toyota nao deixa alterar nem o pneu da Hilux standart, que é mais fino que a versão SRV, que perde a garantia segundo o gerente da concessionária e ainda quer instigar a usuários de iPhone a fazer JB e perder a garantia. Pimenta nos olhos dos outros é colírio então !!!

    • TiãoGavião

      Fazer Jailbreak NÃO perde a garantia!! Não é contra a lei, nem no Brasil e nem no USA!!!

      • Perde a garantia sim.
        Abrir seu computador também não é contra a lei, mas faz perder a garantia.

  • Leandro

    Faz quem quer o jailbreak. Afinal ninguém vai ser preso por isso!!!

  • Rob

    Acho engraçado esse povo que apóia jailbreak ficar chamando os outros de xerifes que querem se intrometer no que eles fazem.

    Eu, particularmente, não quero me meter em nada, cada um faz o que quer da sua vida, mas tenho direito a liberdade de expressão e vou dizer sim o que penso.

    Essa desculpa de que o aparelho é meu, fui eu que comprei e faço o que quero não cola. Quem compra o aparelho não compra o iOS. Para comprar de fato o iOS, um sistema fechado, teriam de ser gastos milhões de dólares e isso se a Apple quisesse vender.

    O FATO, e não há argumento dos defensores do jailbreak que possa contrariar este fato, é que o iOS é um sistema fechado e de propriedade da Apple, portando protegido por leis de direitos autorais, e assim sendo, somente a Apple possui o direito de modificá-lo.

    Qualquer um que modifique o sistema está infringindo leis de direitos autorais e propriedade intelectual, não importam os motivos que levem as pessoas a fazer isso. E isso é sim ilegal. Se os nobres políticos americanos não conseguem ver isso, é porque eles são totalmente ignorantes no assunto e não entendem nada de software.

    Quanto à questão da pirataria, sei que Jailbreak não é só pirataria, mas é ele quem permite a pirataria, e isso por si só já é motivo suficiente para eu ser contra ele, já que eu odeio pirataria com todas as minhas forças.

    E antes que me chamem de hipócrita, tenho aqui três computadores rodando Windows 7 e Office 2010, todos originais, além de outros programas pagos ou gratuitos. Minhas músicas são todas ripadas de meus CDs originais ou baixadas da iTunes Store (meu cartão brasileiro funciona lá perfeitamente), não baixo filmes e séries da internet, pois vou ao cinema, possuo uma vasta coleção de Blu-rays todos originais, além de assinar SKY HDTV e comprar filmes que aparecem lá pouquíssimo tempo após sairem dos cinemas. E antes que diga que faço isso porque sou rico, não é verdade. Não é preciso ser rico pra ser honesto. Apenas tenho um emprego que me permite ter um gasto mínimo com lazer. Há alguns anos, quando eu não tinha isso, preferia viver sem nada do que embarcar na pirataria.

    Mas voltando ao assunto do tópico, achei isso tudo uma grande falha da motorola. E se querem fazer Jailbreak, que façam, nãop quero convencer ninguém de nada, mas repito, tenho o sagrado direito de expressar minha opinião e ser totalmente contra.

  • Brunolv

    Tem muita, mas muita gente aqui nos comentários que sempre que surge um assunto sobre jailbreak vem dizer que é contra, que é errado, que não ve vantagem, mas no final da frase escreve que Nunca fez na vida!

    Ora, pra falar mal, primeiro façam o jailbreak, procurem guias no Google sobre os melhores apps do Cydia, testem e depois dêem e sua opinião verdadeira ao invés de ficar só repetindo os mesmos comentários tópico após tópico.

    • Eric

      Falou tudo…

      • Poleto

        Já usei JB por um bom tempo, e hj vivo tranquilamente sem ele (a unica função da qual ainda sinto falta eh a de passar arquivos por bluetooth, mas não eh algo que raramente usava)

        Sem contar que meu iphone era bem mais lento qdo estava jailbroken

  • Poleto

    Toda vez essa discussão interminável que não leve a lugar algum…

    Um fato inegável: apesar de mtas pessoas não usarem o JB para instalar apps crackeados, com o JB isso se torna possível, lesando empresas e desenvolvedores

    • Hugo PE

      Não se preocupe, se o aplicativo valer a pena pode ter certeza que o usuário pagará com gosto, com jail ou não. O que não dá é os desenvolvedores ordinários querer ficar rico com um softizinho de merda.

  • Thiago Gonçalves

    Denovo esse assunto? Toda hora os comentários dos posts do iLex tomam esse rumo! Isso é igual política, religião e futebol… Não há como discutir e chegar a uma conclusão, pois depende do ponto de vista de cada um.

  • Anderson

    Só uma notinha: A Apple gasta horas com seu design de interface, cria ícones lindos, daí vem um doido e coloca estes ícones em tons de cinza, horríveis e que não combinam com nada no aparelho.
    Quanto a Toyota, ela usou do bom senso.

  • É até compreensivo essa atitude da Toyota em inter-relacionar o JB com a sua marca –> Scion (http://www.scion.com/) é conhecida pela capacidade de personalização de seus carros..e nada mais personalizavel do que um JB…uhauhuaa

    Pensando bem o tunning seria uma especie de JB…nenhum fabricante gosta que se altere as caracteristicas originais de seu produto… Depois de anos de estudo numa roda, você altera ela e lá se vai td trabalho de engenharia…rs

  • TIkutuku

    iOS’s without JB’s 4ever. Without me fez lembrar q no Sabadão tem U2! #EuVou e meu i4 sem JB tb! 🙂

  • Hendrix

    Não compro um app sequer, me recuso.

    Acostumado com Linux desde sempre, chego a dizer que é impossível que eu pague 2 ou 3 dólares pra utilizar um programa. Aguardo lançarem jb e tá feito.

    O que há de errado nisso, não vi ainda.

    Cydia FTW!

    • Sam

      Isso mesmo sem hipocrisia…
      Se não visa lucro não é pirataria…

  • Hildebrando Junior

    [OFF -TOPIC]
    Bom, Eu tenho um apple device como todos (ou a maioria), não tenho interesse algum em fazer JB, porém não recrimo quem o faça. Cada um decide o que é melhor pra si. Mas será que não é um meio hipócrita as pessoas falarem mal de quem faz JB e consequentemente se dizem contra a pirataria?

    1) “Se não visa lucro não é pirataria” – Só o fato de realizar o ato “ilícito” mesmo que você não ganhe dinheiro vivo com isso já é pirataria. Alguém vai estar deixando de ganhar e vc vai está deixando de gastar. O fato de deixar de pagar por algo que deveria, de certa forma não estaria lucrando com isso?

    2) Das pessoas que recriminam que faz JB, me respondam: Quem nunca fez DL de mp3, mp4 ou arquivo do tipo copyright © na internet? quem nunca baixou um filme? ou nunca acessou um pirate bay ou algo do tipo soucontraJBmasfaçoDL.com
    Acho que os cantores ou whatever dos quais vcs são Big Fans não estão muito satisfeito com isso né?

    E a todos os puritanos que vão pro céu por não usarem nenhum artifício para burlar os meios “e-legais” e seus corações são puros assim como seus HD’s peço que desconsiderem minhas palavras. 🙂

  • Arlys

    Independente se é legal ou ilegal, esse tema da Toytota ficou é muito brega.
    uyahuhauhauhauhauh

  • Renato

    Ninguém quer dar uma de sherife, cada um faz o que quiser com o aparelho, se quiser pegar o aparelho e comer, ou enfiar no……nariz, ou queimar, enfim, faça, não estou nem aí.
    O que eu não aceito, é saber que por causa de pessoas que fazem JB e / ou além disso, pirateiam apps, com essa atitude, forçam a Apple a soltar updates de 6 em 6 meses pra lutar contra isso. Particularmente, não uso JB, estou satisfeitíssimo com as funções do meu Iphone e quando possível compro o app que estiver disponível, fico no meio desse fogo cruzado, tendo que conviver com bugs das atualizações, e ainda escutar que usuários de JB não fazem pirataria. Queria até fazer uma sugestão, se puderem é claro, listem as funções que o JB libera, e sejam sinceros pra dizer quais vcs utilizam!!!

  • leo

    cara esse tema eh muito tosco, tem que ser muito piao pra trocar o tema classico pra esse lixo, cara que teve essa ideia soh pode ser BRASILEIRO, n eh possivel