Curiosidades

Aplicativo para iPhone usa realidade aumentada para fazer esculturas virtuais

Se você tem um lado artístico mas não nasceu como dom de esculpir, Konstruct é o aplicativo certo para você. Além de permitir que produza esculturas virtuais utilizando sons, ainda aproveita a realidade aumentada pra executar isso.

Pra começar, basta imprimir o marcador e posiciona-lo em frente a câmera do iPhone – pode ser na parede da sala, do quarto ou até mesmo do banheiro, não importa. Inicie o aplicativo e aponte a câmera para a figura, depois disso qualquer barulho que o aparelho captar vai se transformar em imagem.

O mais interessante, é que dependendo do volume do ruído emitido o tamanho da “escultura” é alterado, e o movimento feito altera a posição da escultura. Para mudar a forma e a cor, basta acessar o menu do app e escolher a de sua preferência.

No vídeo, podemos ver que o usuário assobia para montar sua escultura, porém sem conhecer o mecanismo do app, fica difícil dizer se ele tem tipos diferentes de interpretação para ruídos aleatórios e a voz humana.

Konstruct é apenas um protótipo. Versões melhores virão com novas possibilidades. De acordo com o desenvolvedor, o objetivo é “transformar cidades inteiras em galerias de arte virtuais”, partindo do ponto que podemos montar nossas esculturas em qualquer lugar.

Para os amantes de arte, vale a pena baixar o app, que está de graça na App Store estrangeira (link). Por algum motivo bizarro, ela não está presente na loja brasileira.

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados