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Apple começa a aprovar na App Store aplicativos feitos em JavaScript sem o uso do WebKit

Quem já tentou programar aplicativos para iPhone sabe que a linguagem Objective-C é necessária para realizar projetos mais evoluídos. Porém, com a ajuda de alguns frameworks, é possível também usar outras linguagens para criar apps que rodem no iOS. A novidade do momento é o projeto Impact, que permite escrever jogos para iPhone em JavaScript, muito comum e conhecida na internet.

Isso já era possível com ferramentas do tipo PhoneGap e Titanium, que permitem rodar aplicativos web nativamente no iOS. Porém, eles ficam sempre presos ao WebKit, ou seja, é como se precisassem de um navegador para funcionar. Com o Impact, o sistema usa diretamente o interpretador nativo de JavaScript (JavaScriptCore), com renderização de gráficos em OpenGL.

Claro, há uma limitação técnica e dificilmente poderá ser feito um jogo com a mesma qualidade de Angry Birds, mas pelo menos isso poderá integrar centenas de desenvolvedores que hoje conhecem esta linguagem. A licença custa US$99 e disponibiliza toda a documentação, além de exemplos de código.

Para se ter uma ideia do que pode ser feito, estão disponíveis dois jogos gratuitos na App Store: Biolab Disaster e Drop.

TUAW

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iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

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  • rafaelhbarros

    Ótimo saber disso.

  • Algus Helm

    O gráfico me fez lembrar daqueles joguinhos de nintendinho…

  • Canastrao

    Eu vou baixar para ver a qualidade do software. Objective-C é a pior linguagem de programação que existe atualmente. É muito difícil programar para ele. É como se fosse C++ em modo Very Hard. Javascript é muito mais tranquilo, porém deve perder em muito em velocidade. Seria bom se pudesse usar C++ apenas.

    • Claudecir

      concordo contigo no ponto da dificuldade da linguagem, o obj-c é praticamente uma copia do C++, mas veja bem, toda e qualquer linguagem q se intitular “script” sempre vai ser lenta e dependente de um interpretador… vide exemplos como o shellC do velho unix e portado para o linux, ele é bom, realiza várias funções interessantes, manipula arquivos, faz input de dados, save, functions e tudo mais, só que no quisito velocidade é uma lástima.
      o javascript é a mesma coisa, faz um teste, vai lá no gmail e carrega todos os complementos que existem para ele lá, o seu navegador vai simplesmente travar.

      por motivos como esse é que possivelmente Jobs e Apple mantem a estrutura de aplicativos para o iOS tão bem controlada.

  • Canastrao

    Ah, esqueci de falar… obrigado pela notícia ! Me interessou muito e já estou lendo o site. Muito útil para mim.

  • Bruno

    vale lembrar que o desenvolvedor compilou na mão o javascriptcore e ainda é experimental, testes dele afirmam que em determinados pontos os jogos ficam a 20fps ou seja é bem prova de conceito ainda.

    • Bruno

      e tem consumo extra de memória que um jogo compilado nativamente não teria (bad).

  • SamuEX

    E dá-lhe iPhone 4 Branco!

  • Luks

    iLex, bota um botaozinho “tweet” ai nos posts … sinto falta dele heheheh
    abs

  • Claudecir

    isso é coisa para programador preguiçoso, o cara ter uma puta ferramenta como o obj-C e toda a capacidade de criar gráficos exuberantes e no lugar disso fica criando desenhos grotescos pq está “preso” a uma linguagem… a paaraa ou !!! vai estudar…

    • Canastrao

      Seu comentário não tem nenhum fundamento. Pelo jeito você não tem nenhum estudo da área.

      • Claudecir

        eh, pode ser..

        20 anos de experiência no mercado de tecnologia sendo q mais de 10 deles dedicados a programação e ao ensino em faculdades talvez não tenha me ensinado nada..

        conheça o negócio que eu faço clicando aí nesse link: http://www.coldwell-mobile.com.br/

        • Fabio Catena

          Epic Win \•/

        • JanjaBoy

          Claudecir, você não sacou o nome? “Canastrao”, deve ser piada mesmo!

    • Canastrao

      iLex, realmente os jogos tem uma queda de frame rate ( BIOLAB DISASTER ). O outro jogo não dá para perceber essa queda por ser um jogo bem simples. Sinceramente eu acho que não vale a pena investir na ferramenta por você ficar preso as atualizações do framework de uma terceira. O retorno que você tem é pequeno pela limitação dos programas que você pode fazer. Eu acho que vale mais a pena investir num curso de Objective-C. Pelo menos quem aprende essa linguagem tem um lugar garantido no mercado de trabalho atualmente. É um diferencial.

    • Allan Anderson

      Concordo completamente com o Claudecir, tem muito programador que não quer se dar ao trabalho de manter-se atualizado e prefere ficar na zone de conforto esperando que alguém crie algum framework que o ajude a realizar seu trabalho. Se quer programar para o iPhone aprenda sua linguagem nativa.

  • Já é um começo e achei legalzinho o Biolab Disaster não reparei no consumo extra de memória. Boa dica.

  • Muito boa a dica dos jogos! Valeu!

  • rodrigo

    Faz tempo que vejo e conheço o java. Não estou defendendo ou malhando futuras criticas sobrea linguagem. Não programa em java!!! Porem acredito muito nessa tecnologia e acho que ela tem muito futuro ainda. Atualmente tenho um ERP totalmente e java e funciona que é uma beleza. Ja vi vários jogos tb. Espero que a linguagem aparece mais nos devices da apple até mais que o flash.

    • Hugo Demiglio

      Vale lembrar que não é Java e sim JavaScript. São coisas totalmente diferentes…

      E Java é uma porcaria sim! hehe
      JavaScript é lindo!

  • Roney Cezario

    Será que presta, o gráfico como lembrou o nosso amigo lembra o nintendo.

  • Hand

    Vai chover jogos bostas!

    • Claudecir

      verdade ! esse seria o primeiro sinal ..
      infelizmente a programação de gráficos com java estão ainda na idade da pedra comparados aos gráficos e a estrutura de linguagem que as ferramentas do iOS disponibilizam.

  • Beaguinho

    A imagem do iPhone Branco usado nesse post não corresponde ao legítimo iPhone branco da Apple. A parte do sensor de proximidade/luminosidade ou sei lá que sensor tem ali está ligeiramente diferente ao modelo oficial.

    http://www.apple.com/pr/products/iphone/iphone.html

  • renann

    sei que não tem nada a ver com o post mas alguem me ajuda, pois fui na TIM comprar um micro-sim mas eles só me vendem se eu fizer um plano. Gostaria de saber se isso está certo, caso não esteja como eu devo proceder em relação a isso.

    • Clayton

      Acho que não está certo. Eu já troquei de microchip 2 vezes no meu antigo iphone 4 (ele era um comedor de chip antes de estragar, não sei pq, e olha que eu sou bem cuidadoso com o celular). Só que no meu caso eu troquei na Claro. Eles trocaram sem questionar.

  • Artur

    Eu ainda vou ter um iPhone 4 branco!

    • Mateus

      Somos 2 😀

  • Miguel

    Tinha que ter jogos programados em Pascal kkkkkkkkkkkk

  • Legal a notícia, mas é preciso corrigir uma informação:

    O Titanium não está preso ao Webkit. Os widgets das apps criadas por ele são as widgets nativas do SO; não são criadas em JS para imitar as nativas. Nesse aspecto ele é bem diferente do PhoneGap.

  • PG

    ILex, so corrigindo uma informacao importante: o Titanium nao depende exclusivamente do WebKit para executar. Ele compila codigo NATIVO obj-c a partir do framework deles, ou seja, o programador usa o framework deles pra desenvolver ( javascript) e o Titanium converte e COMPILA utilizando o XCODE do Mac. Por isso é necessario ter um Mac para desenvolver no titanium mobile (iphone)

    Os apps sao nativos e rapidos. É um framework interessante e de facil iniciacao. O maior problema é aquele inerente a qualquer framework: vc precisa esperar a atualizacao do titanium a cada nova versao do iOS.

    Abracos!

  • Picarus

    JavaScript e a linguagem usada para programar para Android,parece que a Apple deu um guinada em sua política com relação aos desenvolvedores, esta facilitando o trabalho multi-plataforma ao invez de tentar obriga-los a permanecer em ferramentas excluivas do iOs.

    O que sera que causou essa mudança.

  • Leandro Melo

    Qual o framework mais simples para se criar um website para iOS ?

  • Vi bastante gente aí confundindo Java com JavaScript… E só pra deixar minha opinião: acho que frameworks desse tipo são pra programadores preguiçosos, e eu vejo a Obj-C como uma ótima linguagem.

  • Leonardo

    Quando teremos widgets na tela principal do ios? Eu gostaria de ter algum no meu ipod.

  • serpalinkewez

    Esse Biolab tá bem parecido com o Super Metroid do SNES