2011ARQUIVO

iOS 4.3: melhorias no Safari parecem não afetar tanto a velocidade em dispositivos mais potentes

Na apresentação da última quarta-feira, foi introduzida como novidade do novo iOS 4.3 a melhoria de performance do Safari Mobile, graças ao chamado Nitro Java Engine, que seria capaz de interpretar melhor comandos JavaScript em páginas de internet.

Mas na prática, parece que a diferença percebida pelo usuário não é tão significativa assim na maioria dos casos. Testes de desenvolvedores estão mostrando que, pelo menos em dispositivos mais potentes como o iPhone 4 e o iPad, o tempo que se ganha é mínimo.

Em nossos testes próprios também constatamos a mesma coisa. Para demonstrar, preparamos uma curta simulação com as duas versões do sistema abrindo sites brasileiros. Apesar de usarmos o Simulador do iPhone (para desenvolvedores), constatamos que a performance não é muito diferente do nosso iPhone 4 real. Reparem como o site da Apple é o mais otimizado.

Por termos testado com pouquíssimos exemplos, nossos resultados podem não ter uma precisão científica. A tendência é que em modelos anteriores, como o iPhone 3GS e o iPod touch 3g, o número de segundos ganhos seja maior. É uma pena, no entanto, que dispositivos mais antigos (que seriam os reais beneficiados) não poderão aproveitar da nova engine. O iOS 4.3 não poderá ser instalado em aparelhos de primeira e segunda geração, como o iPhone 3G.

O iOS 4.3 será liberado publicamente nesta sexta-feira, quando todos os usuários (que não possuam aparelho estrangeiro bloqueado) poderão atualizar pelo iTunes.

Botão Voltar ao topo