Apple

Há exatos 10 anos o mundo conhecia o Mac OS X, o grande responsável pelo iPhone existir hoje

Acho importante destacar o dia de hoje, que ao contrário do que muitos possam pensar, não diz respeito apenas aos usuários de Macintosh. No dia 24 de março de 2001 era lançado o Mac OS X, sistema operacional que mudou a história da Apple e que permite que tenhamos hoje nossos queridos iPhones e iPads.


Foto: malagent

Mas, não seria exagero dizer que ele influenciou tanto assim o iPhone? Afinal, é verdade que o iOS tem sua base fundamentada no OS X, mas ele não é insubstituível, certo?

A história é muito mais profunda e remonta a fatos anteriores a 2001.

Na verdade, foi graças ao Mac OS X que Steve Jobs voltou para a Apple em 1996. A Maçã estava capenga, atolada em dívidas e tinha um sistema operacional que mais parecia um Frankenstein, em que foram adicionando mais e mais coisas nele durante os anos, transformando-o em um OS pesado e preso ao passado. Eu poderia falar aqui mais sobre o saudoso Copland (quem o usou tem saudade dele), mas isso fugiria do foco do Blog. 😉

A Apple pensou então que o melhor seria comprar de fora um sistema mais avançado que já estivesse pronto, que economizaria bastante tempo em desenvolvimento, e visto que na época ela corria contra o relógio para um falimento que muitos consideravam como certo, parecia o melhor caminho.

Foi então que, entre as várias opções, escolheram um tal de NeXTStep, de uma empresa fundada por… Steve Jobs. O sistema era moderno e sofisticado, como Jobs sempre gostou que seus produtos fossem e no lugar de apenas licenciar o software, a Apple resolveu comprar a empresa toda, levando “de brinde”, seu criador. Por causa da busca por um novo OS (que serviu de base para o atual OS X), Jobs voltou à sua antiga empresa e mudou a história dela.

Leia um trecho do livro “A Cabeça de Steve Jobs“, de Leander Kahney:

A aquisição da NeXT ocorreu por acaso. Amelio estava interessado em comprar o BeOS, um novo e promissor sistema operacional desenvolvido por um ex-executivo da Apple, Jean Louis Gassée. Mas enquanto estavam negociando. Garret L. Rice, um vendedor da NeXT, telefonou casualmente para a Apple e sugeriu que eles dessem uma olhada. Os engenheiros da Apple não haviam sequer considerado a NeXT.

Com sua curiosidade despertada, Amelio pediu a Jobs que apresentasse o seu sistema operacional. Em dezembro de 1996, Jobs fez uma demonstração impressionante do NeXT para Amelio. Diferentemente do BeOS, o NeXT estava pronto. Jobs tinha clientes, desenvolvedores e parceiros de hardware. O NeXT tinha, também, uma série completa de ferramentas de programação avançadas e muito bem conceituadas, o que tornava fácil para outras empresas desenvolverem software para aquele computador e sistema operacional. “O pessoal dele havia passado muito tempo pensando em questões cruciais como redes locais e o mundo da internet – estavam bem à frente de todos os concorrentes da época. Era melhor do que qualquer coisa que a Apple já criara, melhor que o Windows NT e possivelmente melhor do que o sistema da Sun”, escreveu Amelio.

O livro é de leitura obrigatória para todos os que apreciam a história de Steve Jobs (aproveite que ele está em promoção em algumas lojas).

Se não fosse este ato da Apple, em 1996, Jobs não teria voltado à empresa, ela provavelmente teria falido ou sido vendida para outra companhia e hoje, sem dúvida nenhuma, teríamos ainda celulares com teclado físico e telas minúsculas. Por isso tudo, parabéns Mac OS X. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • WEll

    Viva o Tio Stev Jobs

    Parabens ao melhor sistema operacional de todo os tempos

  • Bruno Valente

    Bacana!

    • Tiago Albuquerque

      Ou não. A Next poderia ter crescido e estariamos onde estamos hj, com a Next dona do iPhone pod pad mac …

      • A NeXT não estava tão bem na época. Mas… Tudo seria possível. 🙂

  • Gabriel Quadros

    O livro conta boas historias, mas é bastante repetitivo… Mesmo assim vale a leitura.

  • Matheus

    Parabens mac os x 😀

  • Carlos Arcas Neto

    Vou comprar o livro. Sou muito fã deste homen.
    Deus o ajude no tratamento para o nosso Bem e da Apple.

  • francisco junior

    Se não fosse pelo Steve Jobs a Apple não existiria e nem o iphone e consequentimente não haveria outros celulares “cópia de iphone”?

  • Ricardo

    Só pra constar q fui um feliz usuário do BeOS 😉 Era um OS muito muito bom!

  • Gostei, iLex gostaria de saber se há outro livro que conte a história de Jobs tão bem como este???

    Um grande abraço

    • Leonardo lopes de albuquerque

      O fascinante imperio de esteve jobs da editora universo dos livros escrito por michael moritz. Estou quase acabando de lê-lo

  • Matheus

    cara depende muito, depende de qual é seu ios, vc pode ver qual é seu ios em ajustes-geral e sobre,

    se o seu for do ios 4.1 para baixo pode ter soluçãao, agora se for de 4.1 pra cima, ainda nao lançaram nenhuma ferramenta que desblokeie seu iphone.

    quanto ao ele nao estar reconhecendo o chip, ele so vai aceitar o seu iphone se estiver com o chip original, ou seja o chip que veio com o iphone!

    tenta e fala se deu certo!

  • Nathan Cordeiro

    O Mac OS X é realmente incrível, melhor coisa foi eu migrar para o mac, hardware e software excelentes, como todo produto da Apple. 😀

  • George Villasboas

    O livro recomendado é ótimo. Alem de entrar um pouco nos bastidores da Apple, como detalhes dos lançamentos, surgimento das operações de varejo e surtos de raiva de jobs, nos dá varias visões de negocio muito interessantes.

    Recomendo tb a leitura do iWoz, a autobiografia de Steve Woziak, verdadeiro pai de toda revolução, não somente da Apple, mas de toda uma geração. (considerado o criador do computador pessoal).

    Ficam aí as recomendações. Abracos!

  • Varley Silva

    Ainda sou usuário do Windows, e toda vez que vejo um MAC OS tenho vontade de ter um! Parabéns ao MAC OS X! PARABENS STEVE JOBS!

    • Andre Freitas

      Migrei há menos de 3 meses!
      Estou em lua de mel desde então….
      Tudo é maravilhoso…..

      • Albert Lima

        Eu migrei a quase um ano, e na empresa eu trabalho com o windows, a diferença é gritante! o OS X é muito melhor de se mexer, mais simples, mais objetivo, com design melhor…

        Recomendo!

        • Que coincidência ; ) o mesmo ocorreu comigo. Windows Nunca mais!

  • God bless Jobs!

  • Lí esse livro inteiro, é uma maravilha, ainda mais levando em conta todas as qualidades e todos os defeitos que o Steve Jobs têm. MDemonstra muita sabedoria e simplicidade que ele usou para criar o MacOs e vários outros aparelhos, inclusive fala do falido G4 Cube que na minha opinião, foi uma proposta interessante.

    Outra coisa que gostaria de falar aqui (aproveitando este espaço) é agradecer ao iLex pelo site, sinceramente, diversas vezes eu me interessava por um assunto e sempre que procurava na internet, estava recheado de sites amadores. Admito que quando entrei aqui pensei o mesmo, pois já estava desmotivado em procurar notícias brasileiras sobre o mundo Apple. Mas ainda bem que me enganei, esse aqui não é só um Blog ou um site, minha fonte principal de informações do mundo Apple é aqui e em segundo lugar a revista Mac+ (muito boa também), aqui é minha fonte de informações e acredito que a de muitos brasileiros amantes do undo Apple.

    Não sei se esses elogios o motivam ou não, mas a verdade é que você merece meu enorme respeito meu amigo, parabéns.

    A todas as outras pessoas,
    Boa noite,
    Maxwel

  • Mac OS X amo você e, muito obrigado titio Jobs =] mesmo…

  • JanjaBoy

    Acho que falta um artigo na frase: “…sua base fundamentada no OS X, mas ele não insubstituível,né?”

    E acho que o iPhone tem muito do Newton, Também ou não?

    • Falta um verbo, na verdade…
      Se Jobs não tivesse voltado, dificilmente existiria a Apple e o Newton…

      • JanjaBoy

        Ele ODIAVA o Newton, chamando de “a coisa de escrever”

        • Tinha uma rixa pessoal porque o Newton era a menina dos olhos do cara que tirou o Jobs da Apple, em 85. Tem essa história no livro também… 😉

          • Éverton

            Pelo livro, diz que poderia ser pela rixa pessoal, ou que ele realmente não acreditava que o newton poderia crescer mais, por isso cancelou o device! O que fez muitos o chamarem de louco!

          • JanjaBoy

            JOHN SCULLEY, esse foi o cara.

            • PG

              Ex-Pepsi

            • Ele podia ter ficado vendendo água com açúcar, a gente teria ganhado mais… 😛

    • JanjaBoy

      Não sei o que passou na cabeça.
      Não é um artigo. É só colocar um “é”.
      🙁

  • Thiago Pesuto

    É, também sou usuario de windowns, mas não vejo a hora de ter um Mac OS.

    Parabéns Steve e saude!

    • Ana Clara

      [2]

  • Bruno

    Realmente tenho um MAC OS X e sem querer valar mau de Bill Gates (Que também é uma grande pessoa), o MAC OS X é muito melhor, mais rápido e agora com milhares de aplicativos sendo criados e o melhorando a cada dia, mas realmente JOBS Ë O CARA

  • Marcos

    O que eu mais detesto na Apple é a impossibilidade de rodar sistemas antigos nas máquinas modernas…Só pra se ter uma ideia, se eu quiser instalar o Snow Leopard no meu iMac não dá pra instalar a partir do 10.6!!! Isso é uma cerda!! Gostaria muito de poder instalar o Tiger ( que eu adorava ) numa outra partição aqui, mas é impossível. Nem mesmo através do Parallels isso funciona!!

  • Eduardo

    “Mas, não seria é exagero dizer que ele influenciou tanto assim o iPhone?”

    Tem algo errado nessa frase ou apenas impressão minha?

    • Olha aí o “é” que a gente tava procurando! 😛

      • Vitor Sá

        HUAHUAHUAHAHUA!! Agora está explicado pq não tinha um “é” lá em cima..

        • rferreira__

          geralmente prefiro ler os comentarios do que faze-los mas desta vez, eu tenho que dizer…

          EURI!

  • Madmediphone

    Gosto do IPhone e vou adquirir o IPad 2 ( comprando pela internet 1hora da manhã pois mesmo que leve 2 semanas chega antes que nas lojas físicas aqui do Piauí) mas ainda não tenho disposição para um mac ainda prefiro o windows pois estou familiarizado.

  • 2L

    \o/ JOOBS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • a Apple merece este post e o Steve Jobs tambem

  • Achar que só pelo fato da Apple falir (imaginando) não significaria que hoje teríamos celulares quadradões e teclados físicos….

    Universalmente falando, existe a crença que as idéias impressionantes e evolutivas estão pairando no universo.

    Ou seja, se você tem uma idéia hoje, super-ultra-inovadora, outra pessoa, em algum lugar do mundo, está tendo a mesma idéia, ou semelhante.

    A diferença é que 1 pessoa tem a condição de por em prática e a outra não. Quem aqui nunca imaginou algo inovador, incrível, que não existe, e meses depois (ou até mesmo anos) isso não virou realidade?. Então você pensa “Puxa, se tivesse grana, teria feito isso anos atrás e hoje seria dono da maior empresa do mundo”.

    A diferença de Jobs e outra pessoa super-criativa, é que Jobs pode por as idéias dele em prática. Já essa outra pessoa, em algum lugar do universo, vive em condições que não permite que ele ponha em prática idéias tão boas quanto Jobs.

    Então é simples. Seja pela Apple ou não, hoje teríamos celulares parecidos, pois é uma inovação inevitável. Talvez hoje estaríamos acessando um “blog do wPhone” 🙂

    Por isso, quem tem uma idéia inovadora, corra atrás pra por em prática, pois se você não colocar, alguém irá pensar a mesma coisa e você ficará assistindo.

    • Inconsciente coletivo. A teoria é boa, mas nunca saberemos como seria na prática.

  • Bona

    Nossa! Quase chorei de pensar que td isso poderia nao existir e ainda estaria achando meu N95 “o” celular (sorry Nokia)

    • Andre Rebitte

      Eu também achava o meu N95 “o” celular. Troquei ele no 3G, meu primeiro Idevice, o resto vocês já sabem……

  • Lagpsye

    Virei fã mesmo da Apple e do Jobs depois que comprei meu primeiro iphone o 3g, falando em mac os, nunca tive contato com o sistema da apple, apenas com windows, pois no meu caso uso o pc ou notebook apenas para tarefas simples ou jogos e navegar e não sei qual seria a diferença entre mac os e windows. Qual seria?

    • Vá até uma revenda da Apple e peça uma demonstracao dos recursos num macbook pro. Você vai ver a diferença.

  • PG

    O MacOSX é simplesmtente fantastico! Um dos melhores SOs de todos os tempos, sem duvida! Sou usuario ha 4 anos e nao me canso de jeito nenhum…

  • Marcos F

    Otimo post. Já que alguns corrigiram o português, vou tambem dar um palpite: falência ao invés de falimento.

  • Emerson iPhone4 – Vivo – 4.2.1

    Lendo esse post lembrei dos velhos tempos…
    Na década de 80 eu programava em micros como, Dismac d-8000 e CCE Exato-pro ambos de 8bits e 32Kb de ram, eram uns verdadeiros “caixões de abelha”…travavam constantemente e me deixavam louco, porem tinha um micro que era o sonho de consumo de qualquer programador…sim era ela…uma maça. Era um Apple II também de 8bits só que tinha 64Kb de ram, um avião pra época, o sistema operacional era o MS-DOS da Microsoft, essa cpu era muuuuuuuuuuuito estavel, dificilmente travava, com isso já dava pra perceber que a Apple tinha um diferencial em termos de hardware…só faltava um sistema operacional.
    Pesquisem no google “Apple II” e boa viagem.

    • Marcos

      Cara, eu tive um Apple IIe, e ele nao rodava ms-dos, o mais proximo que vc chegava disto era usando CPM.

    • Frederico

      Ao pessoal das antigas, como o meu caso, vale muito o saudosismo dos sistemas pré-OsX. Quem é daquele período, de usar PowerPCs Performa com sistema 7 e ter que suar para funcionar uma rede entre Macs e PCs, hoje acha graça da facilidade de uso dos novos gadgets da Apple. Quem viu nascer o Quicktime, assinou a Macmania por anos e usou Netscape para navegar, sabe bem o que digo.
      A Apple tem aberto caminhos, se lançado à frente da concorrência e, o mais essencial, é que ela não tem se acomodado no topo, como aconteceu com a Microsoft. Alguns usam seus iphones e ipads como status ou apenas para serem “modernos” mas quem viveu um bom tempo a história de crescimento da Apple, sabe que o melhor valor de qualquer tecnologia é fazer a vida do usuário ser mais simples. Só isso.

  • Pedro Vinicius da Rosa

    Pois é, a agora o Lion vai ficar com cara de ipad/iphone… hehehehehee…. deu tanto certo as apps que o app store já foi incorporado ao Leopard, e quando sair o Lion (estou esperando muito) vai ser impressionante!

  • Pedro

    Concordo com alguns mais acima . Acho meio exagerado também.

    Seria o mesmo que agradecer ao motorista que um dia conseguiu frear o carro e não atropelou o Jobs, e por isto temos o iPhone.

    Também acho que de uma forma ou de outra teríamos um produto muito similar com ou sem Mac OS X.

    Mas estas teorias são assunto para um BAR com uma gelada na mão 🙂

    Todo caso vale a lembrança deste SO incrível.

  • Arthur

    Tenho o livro de Bolso

  • Murilo

    A história da Apple é fantástica, poderia ter acontecido inumeras possibilidades, ter ou não ipod, iphone, ipad, IOS, MobileMe, e outros produtos, mas acho que tudo isso é ocorrência, poderiamos deixar de ter esses produtos sem Jobs no comando, a importancia dele e muito grande, mas isso vem da epoca e de mercado consumidor, a Apple foi a primeira a Lançar video game com alta definição (para epoca) com leitor de cds, também inventou a primeira camera digital, que não deu certo era uma tecnologia avançada para época como foi o newton (digamos o primeiro Ipad da Apple) que também não foi aceito. e tempos depois outras empresas lançaram e foi de grande sucesso ninguem compra maquina de filmes hj e video game de cartucho, então porque isso nao deu certo nas mãos de Maça? hoje o mercado esta diferente tudo se vende quando a tecnologia e design necessitamos de crescar somos consumidores globais de informações, quem não se lambra de 3 anos atraz as redes sociais eram usada por jovens é não era nada formal, hoje são ferramentas de trabalhos, contudo ainda nos que damos o aval se vamos aceitar um produto novo ou nao a Maça pode lançar algo revolucionário e claro que os fãs vão comprar e os outros?

  • Eduardo Paiva

    Parabéns iLex pelo belo texto. Não conhecia a história.

    Grato por mais este aprendizado.

    Forte abraço.