2011ARQUIVOiPadNotícias

Atenção importadores: o iPad 2 3G americano possui configurações diferentes para GSM e CDMA

Está louco para colocar as mãos no iPad 2 e não aguenta esperar? Então saiba qual modelo escolher.

Se você for aos Estados Unidos (ou pedir para alguém) comprar um modelo apenas Wi-Fi, qualquer iPad 2 que você escolher funcionará normalmente no Brasil ou em Portugal, ainda mais que o idioma do sistema pode ser facilmente alterado nos Ajustes. O problema é se você decidir pela versão WiFi+3G, pois há uma pegadinha nos aparelhos americanos.

Nos Estados Unidos há dois tipos de iPad 3G à venda atualmente: a versão AT&T e a versão Verizon, duas grandes operadoras do país. Porém, apenas uma delas (AT&T) é compatível com o sistema GSM, adotado no Brasil e na Europa. A outra (CDMA – Verizon) não pode ser ativada fora dos EUA.

Eu tive a oportunidade de falar com uma brasileira na fila em frente à Apple Store de 5ª Avenida, em NY, que teve a infelicidade de comprar um modelo Verizon para o seu marido. O problema é que, neste período de escassez de estoques, esta versão (CDMA) é a única que resta nas lojas e nem sempre os funcionários estão dispostos a informar que ele serve somente na rede americana. Por isso é preciso tomar cuidado.

Mas o aparelho fica bloqueado fora dos Estados Unidos? Não, suas funções gerais poderão ser acessadas tranquilamente, como Mail, FaceTime, Fotos, web, iBooks, etc, mas não será possível usar a rede 3G no Brasil (ou Europa), porque não há lugar para colocar o micro-SIM da operadora. Ou seja, vira um iPad Wi-Fi de luxo.


Apenas o modelo GSM da AT&T possui entrada para o chip micro-SIM

Por isso, a palavra de ordem para quem estiver procurando um iPad 3G é sempre pedir pela versão AT&T, para poder usá-lo com qualquer operadora do mundo, inclusive no Brasil. Tome cuidado também se você for comprar de vendedores independentes na internet, confirmando que seja realmente o modelo GSM e não o CDMA.

Já os aparelhos comprados em qualquer outro país funcionam tranquilamente no Brasil. Os modelos comprados em Portugal, Espanha e França possuem os tipos de tomadas totalmente compatíveis com o novo padrão brasileiro, o que evita a necessidade de adaptadores adicionais.

Botão Voltar ao topo