Opinião

Opinião de um sobrevivente ao câncer: as lições que podemos aprender com Steve Jobs

O site Cult of Mac publicou esta manhã um artigo escrito por um homem que vive com um câncer há três anos. Ele dá sua visão sobre o comportamento de Steve Jobs, CEO da Apple, diante da doença que teve (e que suspeita-se que voltou). O texto merece ser traduzido aqui na íntegra, principalmente para os que acreditaram em um tablóide sensacionalista americano que chegou a conclusão falsa de que Jobs teria apenas 6 semanas de vida apenas baseado em uma foto.

Todos nós podemos aprender com o exemplo de Steve Jobs

Por Graham Bower

Para pessoas como eu, e os outros 28 milhões que vivem com câncer, personalidades como Steve Jobs são exemplos incríveis. Quando eu fazia quimioterapia, há três anos, fui muitas vezes tentado a pensar “Por que eu?“. Mas aí eu me perguntava, “Por que Steve Jobs? Por que Lance Armstrong?”. Refleti sobre as coisas notáveis que eles alcançaram após o início do tratamento. O seu exemplo inspirador me ajudou muito mais do que eu posso dizer com palavras.

Steve Jobs prefere não falar sobre seu câncer. Ele prefere se concentrar em seu trabalho. Devemos respeitar sua escolha.

Quando alguém não está bem, a última coisa de que precisa é de um monte de gente fazendo alarde sobre isso. E se optar por manter suas questões de saúde para si mesmo, seus desejos devem ser respeitados. Ninguém tem o direito de saber a condição médica de outra pessoa.

Discutir publicamente o estado de saúde de alguém e especular sobre o seu prognóstico é desrespeitoso e desnecessariamente negativo.

Quando eu fiquei doente e fui submetido à quimioterapia, eu tive a sorte de ser capaz de continuar o meu trabalho diário, administrar uma empresa de pequeno porte. O que tornou isso possível para mim foi a força interior, o pensamento positivo e o incentivo da minha família, amigos e colegas em torno de mim, que tinham a abertura de espírito suficiente para se concentrar no que eu poderia fazer, e não naquilo que eu não podia.

Nenhum de nós está imune a doenças ocasionais. Uma em cada seis pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer em algum estágio de sua vida (uma em cada três os EUA). Todos nós [que temos a doença] precisamos de espaço para começar bem, do nosso próprio jeito, e com a ajuda de profissionais médicos qualificados.

Se você conhece alguém que está vivendo com câncer, a melhor maneira de ajudá-lo é dar foco nos aspectos positivos, dar-lhes o espaço para lhe contar muito ou pouco, de acordo com sua vontade, e ter a mente aberta sobre o que eles são capazes de alcançar .

O ano de 2011 promete ser incrível para a Apple. Vamos nos concentrar nisso e deixar a oncologia para os profissionais.

Texto original em inglês.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • E que Deus abençoe o Steve Jobs! Torcendo e orando pra ele sair dessa!

    • iJunior

      Cara ele é meu MAIOR ídolo, nem posso imaginar o dia que o Steve nos deixar, tbm fico muito preocupado com o rumo que a Apple vai tomar sem ele, Deus queira que esse dia ainda esteja bastante longe de chegar.

  • Algus Helm

    Isso é um exemplo de superação…. enquanto a maioria das pessoas se achariam condenadas e viveriam chorando… outras sacodem a poeira e trabalham para deixar a sua marca…

  • Marcio nascimento

    Pode crer. Comisseração, autopiedade dificulta o tratamento. Tem que bater a mão no peito e encarar a doença de frente. Os resultados na maioria dos casos é bem positivo.

  • Nathan Cordeiro

    Adorei ler este post, muito bom. Assim como muitos, estou torcendo pela melhora de Steve, que Deus o abençoe!

  • Homero Machado

    É isso ai. Belo exemplo. Oremos por ele, é a melhor coisa que devemos fazer. Saúde Steve Jobs.

  • Paulop

    muito bom iLex ,,parabéns ao Job ,, grande incentivo de vida para muitas pessoas,,isso que é a vida–aprendermos com tudo que passamos,,pois tudo nos ensina algo cabe a nos colhermos o que hà de bom,,,

  • Marcus Malacarne

    Ótimo exemplo… Muitas pessoas, quando detectam uma doença do tipo, se entrega totalmente e desiste de lutar. E isso só piora seu estado. O exemplo de Jobs é um magnifico exemplo de superação, de alguém que ao invés de ficar lamentando, levantou a cabeça e foi a luta.
    Desejo melhoras, e torço para que ele vença mais esta batalha.

  • Leandro Melo

    SJobs e um exemplo, quando li o livro da sua história ele subiu ainda mais no meu conceito, embora seja um tanto quanto ignorante com as pessoas, mas e muito profissional..

  • Cassio Rissi

    Estou torcendo muito pela melhora dele…. tb acho ridiculo esses sites sensacionalistas….
    Força Jobs…

  • Allan

    Steve jobs é incrível. Criou o celular e o tablet revolucionários tomara que ele saia dessa.
    @iLex quando vai ser o sorteio dos gift cards

  • Rapha1996

    Melhoras Tio Steve!

  • Walter Junior

    ”O que tornou isso possível para mim foi a força interior, o pensamento positivo e o incentivo da minha família, amigos e colegas em torno de mim, que tinham a abertura de espírito suficiente para se concentrar no que eu poderia fazer, e não naquilo que eu não podia.”

    iCry

  • Victor Carneiro

    Meus Parabéns! a você e ao Jobs.

  • Arnold

    Torço muito p/ o Tio Steve ficar bem mas dessa vez acho difícil, ele está muito debilitado…..tomara que eu esteja errado!!

  • Amílcar Henrique

    Sou médico e fica muito claro que a vontade, determinação ou força interior do paciente, seja como preferem chamar, é fundamental para superar a adversidade da doença e progredir positivamente no tratamento, inclusive no caso de cânceres. Não é o fim da linha, é uma etapa a ser enfrentada e, muitas vezes, há garndes chances de vencer esta batalha, ainda mais no começo, daí a importância essencial da prevenção, aspecto no qual nós, homens, perdemos de goleada para as mulheres, muito mais precavidas e, também por isto, vivem mais que a gente.

  • Kenji

    Jobs….exemplo de vida,de superação
    Esse eh o cara!!
    Mta saúde para ele!!

  • Pablo

    Mas foi confirmado q câncer dele volto?
    Foi esclarecido o motivo da licença dele?

    To por fora ou o pessoal Ta comovido e desejando melhoras a especulações?

  • Leo

    iLex, eu nao entendi cara, te mandei 1 email e 2 comentario falando sobre isso mas sem resposta. Acho só nesse site?

  • Vinicius Covre de Assis

    Que Deus continue abencoando esse grande exemplo, assim como todos aqueles que tem câncer.

  • JanjaBoy

    Não gostei do texto.

    • Bruno

      Ufa! Não havia escrito nada com receio de ser execrado, mas endosso 100% seu comentário. Pelo fato de câncer ser um tema forte, provavelmente QUALQUER texto sobre o assunto sensibilizará as pessoas, mas o fato é que este texto é muito fraco. (não me interpretam mal, lógico que quero a melhora do Steve e do cara que escreveu o texto)

      • JanjaBoy

        Você tocou no ponto; texto fraco.
        Me lembra coisa da Lya Luft.

        • Leonardo F. M.

          Como diz o Faustão: “Quem fala o que quer, tem que ouvir o que não quer!”

          Provavelmente vocês não sabem que tipo de doença é o cancêr, se o texto é fraco ou não, se o autor deste texto é eloqüente ou não, não importa. A questão é a essência da idéia, o compartilhar da dor.
          O câncer é cruel, e publicar qualquer diagnóstico baseado em algumas fotos é cruel pra quem tem a doença.
          Acho que vocês poderiam ter guardado seus comentários pra vocês e respeitar a dor e o sofrimento de quem está lutando pela vida e não ficar julgando friamente a beleza e a técnica, ou não, das palavras.

          Tive uma tia com cancêr que morreu e tenho outro tio que está já a alguns anos com câncer, lutando pela vida. Só que vive sabe que uma simples palavra, ou uma palavra simples mas sincera, pode fazer pela pessoa.

    • Alex iPilot

      Também achei o texto fraco. É preciso diferenciar o “conteúdo” (assunto) da “forma”. O conteúdo é válido, sim, mas a “forma” é muito fraca, cheia de “lugares comuns”…

      Outra coisa, lembro que foi comentado o fato de Steve Jobs ter alterado seu endereço residencial para mudar de Estado e entrar numa fila de transplante MUITO menor… Isso é uma “lição para aprender com Steve Jobs”?

      Na minha opinião, lições de vida podemos aprender com quem tenta sobreviver com a doença sem os mínimos recursos, sem médicos, remédios, sem emprego, sem vida, sem coisa alguma. Falar para “ver o lado positivo” é fácil de barriga cheia…

      • Nao acho tão questionável mudar de endereço para conseguir um fígado que salve sua vida. Ele nao furou nenhuma fila, apenas foi para um lugar onde a fila é menor. Eu faço isso no supermercado toda vez que faço compras, e nem por isso estou sendo antiético ou desonesto.

        Eu DUVIDO ( com letras maiúsculas) que você nao faria o mesmo. Julgar é fácil, e encontrar motivos para atacar o Jobs também (afinal, tem gente que nao gosta dele ser tão citado e adorado), mas com argumento podre e medíocre, não dá, né?

        • Allan

          E mesmo que ele pagasse e fosse a Israel fazer o transplante com um orgão de origem duvidosa…isso é correto? não!

          Agora pense, se seu pai, mãe ou até mesmo filho dependesse de um orgão para sobreviver e vc tivesse a oportunidade de se mudar para um local onde a fila é menor ou até mesmo pagar por um orgão (MUITA gente faz isso) vc não faria???????isso se chama instinto de sobrevivencia…quem não passa por isso não sabe a dimensão do sofrimento da familia…vc faria de tudo pra salvar seu ente mesmo que seja por meios ilegais…comentar isso de fora é facil….

        • Alex iPilot

          Primeiramente: eu não disse que ele “pagou para furar a fila”…

          Segundamente: não duvide, eu FARIA exatamente o mesmo que ele fez, se tivesse dinheiro… E por isso mesmo não sou exemplo para ninguém…

          Terceiramente: quando vc escolhe a sua fila no supermercado sua condição financeira não conta, qualquer um poderia ter escolhido qualquer fila, inclusive a menor. Se quiser usar a figura do supermercado, então a questão seria se vc acharia correto que eu fosse direto ao caixa pagar minhas compras porque sou mais rico que vc. Haveria um caixa para ricos, vazio, e outro para pobres, com fila imensa.

          Esse é exatamente o ponto: ele fez o que QUALQUER UM com dinheiro faria. Eu pergunto: isso é “exemplo”? Não, na minha maneira de pensar.

          Sem dúvida que Steve Jobs é exemplo de muitas outras formas, empreendedor, visionário, etc, etc… Mas a questão aqui é a respeito de sua forma de lidar com a doença, não é?

          Lembro que o escritor Manoel Carlos pretendeu colocar na sua última novela um “exemplo de vida e superação”, na personagem de uma jovem modelo que ficou paraplégica num acidente. A família da jovem, riquíssima, quando a recebeu em casa, comprou uma cadeira de rodas em fibra de carbono, uma minivan adaptada com motorista e uma cama hospitalar que respondia a comandos de voz! Isso é “exemplo” para quem?

          Voltando à questão da fila, que felizmente no Brasil é ÚNICA (pelo menos para aqueles que conseguem chegar nela), é correto que quem tenha dinheiro entre numa fila menor do que quem não tenha?

          • é correto que quem tenha dinheiro entre numa fila menor do que quem não tenha?

            Você está dizendo que as companhias aéreas (internacionalmente falando) são antiéticas ao disponibilizar uma fila menor a quem paga primeira classe? Devemos então julgar estas companhias como sem caráter e exemplo a não ser seguido?
            Sério, em que mundo você vive? Porque quero viver também. No que eu estou não tem nada disso que você prega… 😉

          • Estudemos outro exemplo: uma criança brasileira tem um tumor no sangue e só pode se curar com um tratamento que só existe nos Estados Unidos. Ela não tem dinheiro para isso e irá morrer.
            Isso sensibiliza o povo brasileiro, que em uma enorme campanha de solidariedade, consegue juntar dinheiro para pagar o tratamento. Essa criança viaja para lá, fica três meses e se salva.

            Não é ético isso que ela fez? Afinal, precisou do dinheiro para mudar para um lugar onde tinha cura. É justo com quem ficou no Brasil e morreu por não ter dinheiro? Ou seu argumento é só baseado no “morram os ricos, pois tem pobre morrendo no mundo”?

            Por favor, por falsas moralidades infundadas destas é que o Brasil é o que é.

  • Ednilson Rosa

    Parabén pelo excelente artigo, iLex! Uma pequena correção de ortografia: “uma em cada três nos EUA” (faltou um “n” em “nos”).

  • Jobs merece tudo de bom que a vida tem a lhe oferecer!

    É um ídolo para muitos, inclysive para mim!!

  • Ederlon Soares

    Steve Jobs vai superar essa com certeza 😉 Estaremos rezando/orando por sua saúde 🙂
    Parabéns ao Blog como sempre, jornalismo sério.!!!

  • Mário J

    Jobs é um grande homem, não só pelas suas criações, mas sempre admirei seu modo perfeccionista, seu modo de encarar o trabalho, o otimismo, causar medo e respeito em seus funcionários, admiração do “mundo” enfim, espero que ele saia dessa!

  • Ryus

    “Uma em cada seis pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer em algum estágio de sua vida (uma em cada três os EUA).”

    Considerando verdade, cerca de meros 80 milhões de americanos terão câncer… E incríveis 1,1 bilhão pessoas no mundo!!!

  • Força para Steve Jobs!

    Ah, não tenho certeza, mas em “(uma em cada três os EUA)” não seria “uma em cada três NOS EUA”?

  • Nilton

    Parabéns iLex por trazer assuntos que nos mostram o verdadeiro sentido da palavra Vida !

  • Katia

    Bom, tiramos tbm a lição que mesmo pagando e furando uma fila de espera, não significa uma plena cura.

    Estimo melhoras para ele! Câncer realmente é uma coisa muito triste.

    • JanjaBoy

      Bem lembrado!

    • JanjaBoy

      Verdade!

    • Katia, não quero lhe criticar pessoalmente, apenas julgarei seu comentário: vazio e sem sentido.

      Colo aqui o que já escrevi acima:

      Nao acho tão questionável mudar de endereço para conseguir um fígado que salve sua vida. Ele nao furou nenhuma fila, apenas foi para um lugar onde a fila é menor. Eu faço isso no supermercado toda vez que faço compras, e nem por isso estou sendo antiético ou desonesto.

      Eu DUVIDO ( com letras maiúsculas) que você nao faria o mesmo. Julgar é fácil, e encontrar motivos para atacar o Jobs também (afinal, tem gente que nao gosta dele ser tão citado e adorado), mas com argumento podre e medíocre, não dá, né?

      • Ah, agora os meus dois cents: deixar de ir para um lugar onde a fila é menor, e morrer por causa disso, é uma das coisas mais imbecis que alguém pode fazer. Uma verdadeira morte imbecil.

        Se alguém não conseguiu chegar a essa conclusão sozinho e precisou aprender com o Jobs, melhor ainda, grande lição. 😉

        • Ana Paula

          Concordo com você, iLex

          Quem diz que não mudaria de endereço para buscar a cura, para preservar a vida, está mentindo ou nunca sentiu o medo da morte iminente.

        • Ana Paula

          Eu tive câncer e hoje estou curada.

          O texto representa exatamente o meu sentimento. Nunca parei de trabalhar, a não ser na fase pós operatória da retirada do tumor, que estava no mediastino e precisou de uma cirurgia “peito aberto”.

          As pessoas são curiosas e querem sempre dar uma opinião. Eu via gente me olhando como se estivesse desenganada, mas também via gente que me via como a mesma pessoa de sempre.

          É muito importante a presença da família e dos amigos de verdade (que a doença ajuda a identificar), porém a luta é solitária. É você sozinho na poltrona da qumioterapia. Ninguém pode fazer por você. A força e a vontade de viver aparecem em forma de determinação. Quando a morte ameaça, você percebe que tem muito mais força do que imaginava.

          Mudar de endereço em busca da cura é o mínimo que você será capaz de fazer.

          Este parágrafo do texto resume tudo:

          “Se você conhece alguém que está vivendo com câncer, a melhor maneira de ajudá-lo é dar foco nos aspectos positivos, dar-lhes o espaço para lhe contar muito ou pouco, de acordo com sua vontade, e ter a mente aberta sobre o que eles são capazes de alcançar .”

  • Evandro

    Força Steve pensamento positivo de todos os adoradores da apple!
    Espera que voce volte o quanto antes para nos maravilharmos com o seu magnífico trabalho profissional e na vida !

  • Gabriel Levcovitz

    iLex e leitores do Blog, olha esse site que criaram:

    http://www.getwellsteve.com/

    Vale a pena homenagear o Jobs!

    Abraços

  • Floco

    Desejo melhoras ao Jobs e qualquer um com graves doenças.

    O que desconfio é se nossas atitudes podem nos levam por caminhos tortuosos. Vi o filme Piratas do Vale do Silício e Jobs, o qual adimirava mais, se mostrou não muito diferente do Bill Gates ou Mark Zuckerberg que são talentos que não tem medidas para atingir um objetivo.

    Assim comecei a perceber o humano, o profissional e o opressor. Se olharmos apenas o profissional, esse parecerá perfeito. Se não, veremos grandes forças do bem e do mal na mesma pessoa.

    Viajei….. 🙂

    • Nenhum humano é perfeito. Mesmo Charles Chaplin, um gênio do cinema, tinha uma personalidade muito questionável.
      Erra quem idolatra a pessoa de Jobs, até porque não a conhecemos; o filme é ficção e pode não refletir 100% a realidade.

      O que temos é que apreciar o resultado profissional, como no comercial do Think Different. Os rebeldes, os problemáticos… Gente que mudou o mundo.

  • Matheus Brito

    Sempre com determinação e persistencia o resultado sempre vem

  • É força para o steve e para a familia pois não só ele mas todos sofrem mas pensamento positivo, que vai sair dessa ele, o lance, josé alencar são uns exemplo para nós….

  • Lucas ramos

    1° Parabéns ao Blog, e concordo com o texto, Steve Jobs é meu idolo acho ele é simplismente inovador,” o criador” HAHAHAH E Deus queira que ele melhore, porque se ele partir será um baque para nós que adoramos Steve e para a empresa. Fico preocupado! Mas força de vontade não é o que falta nele!

  • Marcos

    força

  • Matheus

    Melhoras ao mestre Steve.

    Um dos homens com a mente mais brilhante do mundo, temos que agradeçer muito a ele, até pq foi ele que criou o PC e o senhor gafes roubou sua idéia…

    Obrigado jobs, devemos muitos vc

  • Xamddy

    1 dia TODOS MORREM… Parem de endeuzar o cara!!! Ele não é o SUPER HOMEM… Todos os grandes gênios da raça humana 1 DIA morreram. Se 1 dia o Steve morrer, ficaremos tristes… Apenas isso! Como disse o artigo, deixem a doença e o Steve em paz. Tem gente que adora distorcer as coisas!!! O iPhone não é o Steve e muito menos o iPad. São apenas PRODUTOS!!! Outros virão!!!

  • Roney Cezario

    Eu sei o que é muito bem essa doença, e posso dizer que é a pior de todas pois perdi minha mãe a 18 anos. Espero que seja especulação.

  • SamuEX

    Que Deus salve o Jobs.
    Vida terrena é detalhe…

  • Geovane

    Que Deus salve o Jobs, e que ele possa tirar dessa situação forças para continuar brilhando.

  • Marcello Anciães

    1° Parabéns ao Blog, Steve Jobs era o meu ídolo, agora que fiquei sabendo da sua superação o meu ídolo é você iLex, é isso aí vamos em frente, você é o cara!!!

  • sergio

    Ola, bom dia , gostaria de sua permissão para publicar esse artigo em um jornal de circulação local em uma pequena cidade do interior do Paraná, obviamente que dando o crédito a quem o escreveu, aguardo sua resposta por email, grato.

  • Silvana Ferrão

    Nascer, viver, morrer… Assim são as coisas. Essa hora chega pra todos, não importa se você é Steve Jobs ou João da Silva. E o texto fala de lição. E sinceramente, acho que para todos nós, viver a vida o melhor possível, criando, se superando, é fundamental. Afinal, estamos morrendo a cada dia. Cada dia é um a menos para ser melhor. E o nosso melhor é o que fica, nos nossos filhos, nos nossos feitos (criações no caso dele).

  • Alessandro Nogueira

    Steve Jobs e um exemplo para todos nós. Com sua força de vontade e esperança segue seus pensamentos trazendo o que há de melhor no mercado tecnológico. Deus está com ele e esperamos a sua recuperação da melhor maneira possível. O câncer é uma doença muita agressiva e ele como ninguém merece sofrer de maneira alguma. Torcemos muito aqui por ele e todos da APPLE.

  • Henrique

    8 meses depois, e estamos aqui. sem Steve.

  • GuedesTI

    Que Matéria, nossa Arrepio !!! parabéns BDI

  • Bruno Maciel

    É, aconteceu =/