Notícias

Rumor do rumor: talvez o iPad 2 nem tenha tela Retina

Hoje a blogosfera que cobre os produtos Apple acordou com o balde de água fria, graças a um artigo do site Daring Fireball (que costuma ter boas fontes com a Apple) duvidando que o futuro iPad mude a resolução de sua tela. De fato, nós mesmos não conseguimos encontrar nenhuma evidência nos arquivos do beta do iOS 4.3.

Este é apenas um rumor baseado em outro rumor? Sem dúvida, mas achamos oportuno publicarmos aqui para que não se crie falsas esperanças a respeito do futuro iPad (como aconteceu no ano passado). Acreditemos que o próximo tablet talvez continue com a mesma resolução atual (o que do ponto de vista dos desenvolvedores, tem todo o sentido), trazendo novidades em outros sentidos. Se depois a realidade for outra, melhor ainda. 😉

Em janeiro de 2010, muitos se decepcionaram com o anúncio do iPad, por causa das expectativas exageradas que foram criadas antes do evento, o que fez muitos não preverem o sucesso que ele é hoje.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • ICampos

    Não vejo o porque de mudar isso, essa resolução já tá boa de +!
    Um processador gráfico melhor e outras melhorias seria mais cabível…

    • ICampos

      *Cabíveis…

      • Gustavo Zanandrea

        A concordância esta com seria por isso esta certo cabível, ok ?

    • TiãoGavião

      (2)
      Concordo.
      O que o Ipad precisa urgentemente é RAM, muito mais. Já temos tablets saindo com 1Ghz de Ram, isso faz mais falta do que resolução de tela. Obvio que não mudaria a resolução, só histórinha inventada por quem não tem o que postar.

      • Pablo Rangel

        1Ghz de Ram ? Me parece que existe uma confusão de conceitos. Você quer mais velocidade de processamento (GHz) ou você quer mais RAM (GB)? Ok..velocidade das memórias também são medias em Hz, mas acredito que não tenha sido isso que queria dizer.

        []s

        • TiãoGavião

          Perdão…eu que troquei as bolas!! Deleta.
          Falta ram sim!!!
          Se alguem não sente falta, eu sinto. Abre umas 5 paginas do browser e um app ou jogo pra ver. Sentia falta no 3Gs e por isso troquei pelo 4, mais processador e mais ram. Já abandonei a Nokia por insistir(insisto, sim.kkk)em hardwares fracos em seus celulares de ponta.

      • Abib

        1 GHz de RAM? Tomou água de bateria?
        Eu acho a resolução do iPad muito boa..
        Aumentar a resolução só iria trazer mais fragmentação para os jogos, já que hoje um jogo pra iPhone 4 fica perfeito num iPad..
        Quem sabe ele apenas mais rápido (não que não seja) e com mais memória já fique de bom tamanho para este passo, como foi o iPhone do 3G para o 3GS..

      • Eu não sei porque tem gente que insiste que “é urgente aumentar a RAM”. Sinceramente nunca senti real falta de RAM no meu iPad.

        • Lucas Rodrigues

          Eu odeio quando o iPad recarrega sozinho as as abas que eu não estou usando no safari. Mais RAM seria bom

          • Alex iPilot

            Pois é, isso é MUITO ruim… Já pesquisei mas não tem como impedir que isso aconteça! Pergunta boa para quem tem JB… Tem como evitar isso através do JB?

            • TiãoGavião

              Só usando outro browser. No Cydia não tem nada, pelo menos que tenha visto. Eu uso o “Atomic Web Browser”, otimo e entra no Orkut na boa.

        • Gustavo Zanandrea

          Concordo com vc ilex, não vejo necessidade de um aumento da ram, para mim esta de bom tamanho. Nunca tive problema, tb. Inclusive deixo tudo ligado bt, wifi, push e jogo games pesados como infinity blade e rage hd. Mru ipad é um foguete, acho que a maioria que pede um aumento de ram deve ser pq não tem um e supõe que necessita de um aumento. Sugiro que as pessoas que falam em aumento de ram testem um ipad antes. Abraço.

        • Wasgner

          Também acho…

          Acho melhor a Apple mandar de brinde uma rã pra esse povo!
          KKKK

          • Gustavo Zanandrea

            Boa !!!!! hahaha.

            • Henrique

              Concordo plenamente! Kkkk
              Melhor coment…

          • TiãoGavião

            Como tem gente que fala besteira, agora quem pede Ram não tem Ipad?? Acho que é ao contrário, kkkkk
            Quer o numero de serie ou fotos?? Eu heim, cada um!!

            • Gustavo

              Acho que vc não leu meu comentário direito “deve ser pq não tem um” . Amigo, acho que vc tem que aprender a interpretar direito as frases antes de dizer que é besteira. E realmente eu acho que o iPad hj, não precisa de aumento de RAM para mim, ele manda muito bem, uso vários Apps pesados sem problemas. Espero que entenda agora, obrigado.

  • ICampos
  • Miguel

    Já estão pensando no iPad 3, ai sim, quem sabe, com tela retina…

  • Max

    Também acho que é bom acalmar as expectativas para não haver decepções, pois a tela retina de 10″ é algo de se supor de ser muito caro para produzir hoje. Seria um avanço absurdo, um divisor de águas na tecnologia pessoal.

  • Alvaro Venino

    Pode mesmo ser por questão de custos. Como o colega acima disse, uma tela retina de 10″ deve ser uma nota, e aplicar isso no iPad por enquanto seria complicado, a não ser que os consumidores prefiram pagar por isso.

  • Diego Antunes

    Na minha opiniao a Apple nunca tera um dispositivo 10′! Eles tem mb de 17′ 15′ 13′ air de 11′ e o iPad completa a linha com 9′. Não descarto um produto intermediário entre iPad e iPhone, mas 10′ acho difícil.

    • Ela não tem 9 e sim 9,7 polegadas. Tá mais pra 10″ que pra 9″ 😉

    • Daniel

      A tela do iPad na verdade é de 9,7″, que está muito mais perto de 10″ que de 9″, e por isso chamamos casualmente de 10″ 😛

      Ah, e 9′ significa 9 pés (mais de 2,7 m), não 9 polegadas 😛

      • Caramba, pessoal hoje acordou com tudo…

      • Gustavo Zanandrea

        Na verdade é 9,6 ” (sendo mais exato) e não 9,7″.

  • Marlon

    Concordo que não virá com tela retina…e eu acho até melhor! Prefiro uma tela com menos resolução (a atual já é excelente!), com uma configuração melhor e com a bateria durando mais!

  • Eduardo Felipe

    Fugindo um pouco do assunto do post, mas na imagem acima onde tem “imagem conceitual” não acredito que o iPad possa ficar assim, se prestarmos atenção veremos que o botão de volume do iPad é do lado direito e na imagem está do lado esquerdo (como no iPod Touch) e também está sem a alavanca do silencioso (como no iPod Touch) o que eu quero dizer é que isso possivelmente é uma montagem que fizeram e que a Apple não é de mudar esses detalhes. Analise todos os iPhones e iPods e veja se esses detalhes mudaram. 😉

    • Daniel

      Analisei, e o botão de sleep no iPod Touch mudou de posição entre a terceira e a quarta geração. É, acho que de vez em quando esse tipo de detalhe muda 😉

  • Será?

    Aquele site/loja que colocou as mãos em um iPhone “5” (ou iPhone 4 CDMA “com compartimento para chip”) publicou uma imagem no fim de semana de uma tela com a tal resolução nova do iPad. O site vende peças para produtos da Apple, me parece ser confiável…

    Além disso, a Apple comentou ainda no ano passado que neste próximo ano fiscal espera ver uma queda em sua margem de lucro, pois seus produtos poderiam ficar mais caros para serem produzidos. Segundo o site que citei acima essa nova tela para o iPad custaria mais de US$200, quase o dobro da tela usada no primeiro iPad.

    Outro detalhe que poucos notaram ontem: após os comunicados à imprensa que a Apple emitiu, Tim Cook e outro executivo da empresa responderam a algumas perguntas bem interessantes. Eles citaram, por exemplo, que separaram quase US$ 4 bilhões para pagar três fornecedores de “peças muito importantes” para seus produtos, dando um exemplo do que a Apple fez em 2005 ao pagar à Samsung por seus chips de memória NAND (para os bons e velhos iPod). Todo esse dinheiro seria pago no decorrer de apenas 2 anos. Aliás, vale lembrar que depois do acordo com a Samsung vários fornecedores acusaram a Apple pela falta de memória NAND no mercado heeeeeee lol.

    Que fornecedores são estes? Que peças “estratégicas e importantes” são estas? Por que separar TANTO DINHEIRO para assegurar o fornecimento destas peças pelos próximos 2 anos? São só DOIS ANOS!

    Por fim, vale lembrar que desde sempre sabemos que uma “tela retina” no iPad é muito, muito difícil. Talvez só na terceira ou quarta geração. Mesmo que dobrem a resolução – e ainda acho que vão dobrar -, o “DPI” do iPad chegaria a 260, não passaria de 300 para ser considerado “retina display”.

    • Daniel

      A suposta tela Retina do iPad seria apenas o dobro da resolução, não um aumento até atingir 300 DPI. O motivo da Apple adotar essa estratégia de duplicar resolução é que minimiza o “estrago” quando se usa aplicações antigas, já que nunca ocorre nenhuma necessidade de arredondamento com frações de pixel.

      E 300 é um valor completamente arbitrário. Para uso prático, qualquer coisa acima de 250 DPI já é indistinguível 99% do tempo, e procurando pixel nem mesmo a tela do iPhone 4 é completamente invisível, mesmo a olho nu e em distâncias típicas. Como um tablet é usado a uma distância maior da tela, ~262 DPI seria mais que suficiente.

      • Concordo com você que o iPad 2 de fato não será uma “tela retina”, e sim uma tela com o dobro da resolução (o que já seria incrível).

        Esse conceito de tela retina foi a própria Apple que deu, com base no fato de que o olho humano, a uma distância de aproximadamente 300 mm de uma tela, pode “processar” o máximo de detalhes de um display com 300 DPI – acima disso, não faz diferença. Abaixo, podemos começar a perceber os pontos, as letras serrilhadas, os cantos não tão arredondados… Na situação descrita nossos olhos captam tudo de maneira perfeita, como se a tela representasse o mundo que nos cerca.

        “Retina display”, ou tela retina, é só “marketing” por trás da tecnologia. É um nome bonitinho para vender mais.

        Mas repito: o conceito da tela retina a Apple que deu, e ela não pode fugir do que criou. Do jeito que ela é perfeccionista – e do que nós, consumidores, esperamos dela -, lançar um aparelho com “260 DPI” e dizer que “ele transforma-se numa tela retina a 500 mm de distância” não rola. Teoricamente seria uma tela ainda melhor que a do iPhone 4, mas acabaria com o conceito que a Apple criou para seu smartphone.

        • Daniel

          Mas é o que estou falando, não tem essa de acima de 300 DPI não fazer diferença. Se você souber que tipo de detalhe procurar, não é difícil enxergar pixels no iPhone 4, mesmo sem olhos de águia. O resto é puro marketing.

          Concordo que a Apple pode ter dado um tiro no próprio pé ao falar tanto na magia do número 300, o que atrapalharia chamar a tela do iPad 2 de Retina, mas na prática ~260 (ainda mais na distância de um tablet) ainda traria uma experiência “perfeita”.

          • Pensei por aqui, e acho que se o Steve-J aparecesse na apresentação do iPad 2 dizendo que “agora 260 DPI também é retina display”, todo mundo aceitaria isso numa boa. Mas tem que ser o Steve.

  • Ah, outra coisa: essa imagem conceitual é bonita, mas… É ANTIGA! 😀

    Já tá correndo por aí novas versões de “capas” para o iPad 2. E nessas novas versões há uma abertura superior, em cima do gadget… Ou para um “display port” ou para um micro USB mesmo. Sem contar a abertura lateral para cartão de memória SD.

    Não sei se faz sentido ter um display port no iPad. Decodificação de vídeo em 1080p deverá ser o padrão este ano para qualquer tablet ou mesmo para bons smartphones, e o novo Apple TV (que hoje só decodifica 720p) TEM que vir este ano capaz de decodificar e exibir 1080p. Para tal, a Apple terá o chip A5, e como fez em 2010 o mesmo chip deverá ser usado no iPad e no iPhone, além do Apple TV.

    Mas… Uma das coisas mais legais do iOS 4.2 é o AirPlay. Passar para uma TV compatível o sinal de áudio e vídeo em alta resolução (só que 720p), SEM FIOS, é coisa do tipo “cacete, estamos no futuro”. Se o iPad 2 tiver mesmo um display port ficarei triste, pois o AirPlay poderia não se desenvolver como merece nos próximos anos, recebendo novas TVs (ou home theaters) compatíveis e evoluindo sua capacidade para transmitir sinal em 1080p.

  • Flavio

    Tomara que melhore ainda mais a resolução !!

    Pois meu Iphone 4 é fantástico com essa resolução !

    E os jogos e definições de imagem tão reais que se pode conseguir assim tem que ter no IPAD justamente pela sua tela bem maor comparado ao Iphone !

    Jogar o Infinity Blade no IPAD com uma resolução como no Iphone será muito show !

  • Rafael Nogueira

    Duas coisas serão garantidissimas sem criar expectativas demasiadas: câmera e + memória (a singela memória foi a grande falha do iPad, na minha opinião) poderiam ter utilizado a mesma do iPhone 4!

    Mas essas duas novidades são mais certas que a morte no iPad 2!

  • Thiago

    Talvez não a tela Retina, mas sim com a resolução próxima a tela Retina do iPhone 4.

  • iLex – só pegando os artigos da madrugada, hein!? hehehe eu li esse artigo às 3h00am! muito bom por sinal! vale a pena ser lido.
    As explicações do cara são muito boas e muito bem escritas.
    Parabéns aos dois.
    até mais

  • Rodrigo Maziero

    Tela de retina com 10″ teria que rancar
    Muitos olhos para a fabricação kkkkkk. Brincadeiras a parte, vou comprar o iPad 2G seja ele como for.

    • Gustavo Zanandrea

      Corrigindo 9,6 “.

  • Max

    Na verdade, tanto o iPhone4 quanto o iPad precisam urgentemente de um refresh no processador gráfico. A resolução deles é muito alta: 640p no iPhone4 e 768p no iPad, comparados com o 3GS que é 480p. E todos tem a mesma GPU. No site do Anandtech, no início de dezembro fez um benchmark com vários smartphones, e o resultado é que utilizando a resolução nativa, o iPhone4 é muito mais lento que o Nexus S e até mesmo que o 3GS. Isso devido à resolução nativa do iPhone4 que é muito maior. Isso requer uma GPU mais potente e mais VRAM. Se é o objetivo da Apple de ter uma plataforma móvel para jogos e multimídia, esse refresh de hardware é mais do que certo tanto no iPhone 5 quanto no iPad2.
    Porém, aumentar ainda mais a resolução do iPad eu já acho improvável pelo custo. Assim, estou esperando que o iPhone 5 seja um iPhone 4 com hardware melhor e mantendo o mesmo design.

  • Moska

    Senhores(as),

    Aparentemente nao vi ninguem dizer nada a respeito, sendo assim, fico muito curioso a respeito do segundo conector de 30 pinos.

    Afinal, vai ter ou não este conector para ser usado em dock e ter visão widescreen?

  • Rapariga

    Eu sou uma pessoa que ficaria decepcionado se não vier com tela melhor…

    Espero que venha pra arrazar.

    • Gustavo Zanandrea

      Na boa, eu tenho um ipad é acho a resolução da tela incrível, não sei pq o pessoal esta tão preocupado com aumento na resolução da tela, aliás já pensou no custo que isso sairia para nós consumidores e o trabalhão para os desenvolvedores de Apps.
      ** Antes que vc peça, tenho um iphone 4 tb e não vejo muita diferença, até pq a tela do ipad tem tecnologia ips.

      • McKoe

        Tbem tenho. Vejo muuuita diferença. E olha q a presbiopia ta chegando…

  • Independentemente da tela eu estou guardando dinheiro para comprar um.

    • Gustavo Zanandrea

      Eu tb, mas espero que fique na mesma faixa de preço.

  • Rodrigo

    Gosto muito do site , leio muitos PostScript , hoje vi esta informação e ontem li em um site americano justamente algo sobre isso , e o informante foi a mesma pessoa , dobrar a resulação do iPad o deixaria fora da realidade em termos de preço de mercado , imaginem só o preço do mesmo no brasil. Possuo o iPad 3G acho muito legal , não é um notebook mais é ótimo no que se propõe.