2010ARQUIVO

[resenha] Capa iLuv branca, para iPhone 4

Texto do leitor Paulo Nunes.

Nunca gostei de cases pelo motivo óbvio de que os produtos da Apple são quase sempre impecáveis no design, mas vi esta neurose com riscos nos aparelhos surgir após o lançamento do iPod Nano, que comprei e consegui o primeiro arranhão limpando a gordura dos meus dedos sobre ele com um ALGODÃO. Sério, um pedaço de algodão arranhou meu iPod Nano nos primeiros minutos de uso.

Depois disso, também entrei na neura. E fiquei feliz ao descobrir que a tela do iPhone, desde o 3G (não tive a primeira versão), dificilmente arranha, sob as minhas condições neuróticas normais de uso, isto é: nunca repousá-lo diretamente sobre a tela, nunca dividir o bolso da calça onde fica o iPhone com outros objetos quaisquer, muito cuidado ao limpá-la, nunca deixá-lo cair… etc.

Após ver algumas cases numa Premium Reseller da Apple, decidi pela iLuv branca, entre outras opções (iLuv preta com traços coloridos, iSkin, entre outras), pela beleza, simplicidade e preço: o branco é MUITO alvo, sem desenhos, apenas com o nome iLuv na parte traseira. Custou R$ 69,00.

Já tive uma case “genérica” pro meu iPhone 3GS, que usava só para momentos mais “tensos”, como ir à praia, onde o risco de problemas era maior (contato com mesas cheias de areia, por exemplo), e comprei esta com a mesma intenção, apesar de que, mesmo que fosse somente para alguns momentos – sempre uso o iPhone no bolso da calça, sem case nem película, e nunca tive problemas com arranhões na tela – decidi comprar uma case melhor, desta vez.

A textura da capinha atesta a qualidade do produto: extremamente macia, lembra a descrição um outro produto que tenho: “pele-de-pêssego”. O medo de arranhar a lateral do iPhone também foi determinante para que eu comprasse uma case melhor, já que as de silicone tradicional fosco geralmente mancham as partes cromadas dos iProducts (aconteceu com meu iPod Nano e com o iPhone 3G).

Os casos em que os próprios bumpers da Apple supostamente arranharam as bordas do iPhone 4 me preocuparam, mas eu imaginei ser pouco provável que um produto com tal grau de maciez pudesse repetir a proeza. O encaixe é perfeito, porém não tão justo quanto uma case iSkin acrílica que já testei em iPhones anteriores. Como nunca usei outra capa no iPhone 4, não tenho referência comparativa sobre a “justeza” desta capa.

Como o iPhone 4 é mais fino, o conjunto com a case não chega a ficar muito grosso, problema maior do uso de capas para iPhone das gerações anteriores. Ela vem com os orifícios esperados para o manuseio normal sem retirar a case, sem esquecer o do microfone auxiliar, ao lado da entrada do fone-de-ouvido.

No pacote é incluso uma película frontal, garantindo proteção integral. A aplicação é muito simples, uma solução perfeita, para quem vem aplicando plásticos adesivos em diversas superfícies e lutando contra as bolhas há muito tempo: a película vem entre duas outras, que, coladas, dão um aspecto rígido como cartão.

Ao retirar uma face, o conjunto restante ainda está relativamente rígido, permitindo que se segure pelas bordas e se aplique parte adesiva facilmente e sem formar bolhas (desde que a tela do aparelho seja previamente limpa de quaisquer ciscos), e por fim é retirada a “sobrepelícula”. O terror das películas que não usavam este processo simplesmente era controlar a adesividade de um material mole, que grudava nas mãos de quem estivesse aplicando ou aderia antes da hora, formando bolhas.

Mal dá pra notar a existência da película após o processo (eu nem queria a película, só a coloquei por curiosidade, e aprovei), porém, sua superfície fica mais engordurada que a da própria tela (mesmo a tela do iPhone 3G, que ainda não era oleofóbica, ficava perfeitamente limpa depois de um tempo dentro do bolso da minha calça).


Porção frontal com a case e a película

Após 5 dias de uso, não notei qualquer arranhão nas laterais do iPhone. Talvez seja necessário mais tempo ou maior exposição a sujeiras que podem penetrar no espaço entra a capa e o telefone para dizer com certeza, mas acredito que não terei este problema de arranhões.

Considerei uma ótima compra, espero que a resenha sirva para quem pretende comprar ou está indeciso sobre a compra de capas ou películas. :)

Botão Voltar ao topo