Jailbreak

Quando o jailbreak soluciona problemas: RetinaPad

Não se pode dizer que este Blog é um incentivador do jailbreak (até porque sempre dissemos: se você vive bem sem ele, continue assim), mas sempre apoiamos o direito do usuário de fazê-lo, pois realmente elimina alguns limites chatos impostos no iOS, seja por interesse da Apple ou simplesmente porque ela só quer liberar certas funções quando estiverem maduras e perfeitas. Muitas vezes o jail mostra uma solução para faltas no sistema, como é o caso do app RetinaPad.

Quando foi lançado o iPhone 4, com sua tela Retina com 4x mais resolução, muitos pensaram (eu inclusive) que isso seria ótimo para usar aplicativos dedicados a ele no iPad sem ficar imagens borradas devido à ampliação forçada que o sistema dá em apps não adaptados ao tablet. A resolução da tela Retina é muito próxima da do iPad. Confira:

Mas por uma razão que até agora ninguém soube explicar, não é assim que a Apple fez funcionar. Um aplicativo feito com a resolução da tela Retina, quando visto no iPad, fica com o tamanho do iPhone original, precisando tocar no botão 2x para ampliar a imagem e, consequentemente, perder definição. Por que, raios, não é possível usar a resolução nativa da tela Retina, para ser melhor visualizada no iPad?

A resposta ninguém tem, mas a solução acaba de aparecer para quem tem jailbreak no seu tablet. O aplicativo RetinaPad faz exatamente isso: roda aplicativos de alta resolução em seu tamanho normal, ou seja 640 x 960px. Com isso, ele fica muito mais nítido e sem distorções na imagem, exatamente como deveria ser.

O RetinaPad custa 2,99$ na Cydia Store.

Agora é torcer para que a Apple goste da ideia e a adote em futuras versões do sistema. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme Gonzaga

    Olha muito bom e eu que não vivo sem jailbreak agora tenho motivo pra não viver…

    • Rafael Milagres

      Você vai se matar por causa disso? Fassunão rapaz!

      Brincadeiras à parte, é mesmo muito improvável que o iPad 2 venha com Retina Display? Dizem que ia ficar muito caro produzir uma tela daquele tamanho com essa tecnologia, mas penso que, se conseguissem viabilizar, seria muuuuito mais confortável ler livros no iPad do que é atualmente, por causa da sensação de “papel impresso” que tenho toda vez que olho pra tela do i4.

      Abraços,
      Rafael

      • Daniel Pinho

        Além do que vc já mencionou, o iPad 2 não deve vir com tela Retina por outro motivo. Esta tela foi projetada pra ser visualizada de uma determinada distância, que faz com que os pixels não consigam ser distinguidos por nossa retina ocular. Seguramos o iPhone e o iPad de maneiras diferentes e certamente o iPad fica muito mais distante dos olhos do que o iPhone. Desta forma, colocar a tela Retina no iPad seria um grande desperdício, já que não poderíamos “vê-la”, “aproveitá-la”, a menos que segurássemos o iPad bem próximo ao rosto. O que a Apple pode fazer é encontrar uma resolução maior, porém não 4x maior como a Retina, que provoque o mesmo efeito. Contudo, acho difícil que seja feito pois os desenvolvedores teriam que trabalhar nesta nova resolução de tela, e essa “bagunça” não é muito a cara da Apple (o iPhone passou por 3 modelos até ter a resolução da tela alterada). Abraços

        • Victor Sabioni

          O grande problema, na minha opinião, seria o consumo de bateria que a tela retina causaria no iPad.

    • TiãoGavião

      (2)
      Mas, vou esperar o free, kkkk
      Lei do menor esforço. E viva a net!!

  • Yugi

    Excelente! Mas é claro que a Apple já pensa nisso, o problema é que ela nunca lança as coisas de primeira. Provavelmente vão implemetar isso no iPad 2, só

    • Realmente, demorou 4 anos para a Apple colocar oficialmente Multi-Tarefas e Plano de Fundo no iOS.

  • Muito bom!!

    Agora só falta meu iPad…
    hehe

    😉

  • Eu tive um problema solucionado pelo Jailbreak também. Utilizando o aplicativo do Twitter (oficial), algumas vezes quando damos o zoom em algum tweet (“pinch” em uma linha), o aplicativo parece fechar, mas ele volta.
    A barra superior com o relógio é exibida, mas o aplicativo fica travado, nada funciona sem reiniciar o aparelho a força (Power+home). Com o jailbreak, posso usar o SBSettings em qualquer janela, localizar o processo do Twitter e fechá-lo a força.

    Já me salvou 2x, uma vez que o Jailbreak da versão 4.2 não pode reiniciar o aparelho.

  • Ahiru

    Hein, só um toque, a imagem que mostra o tamanho e resolução das telas está errada (320×480 e 640×960)

    • Ops! Arrumado. 🙂

  • Rapha1996

    iLex, onde eu posso conseguir esse app “Wallpaper” que vc tem? é um webapp do blog? Vlw!

  • Alex iPilot

    Deverá vir na proxima versão do iOS para o iPodão… Alguém aí não já falou no 4.3?

    Bom lembrar que a versão atual é, de fato, o primeiro iOS do iPad… O que havia antes era “quebra galho”…

  • Adisson

    Nao funcionou no iOS 3.2 o cydia reclamou, acho q tem q esta no 4.2.

    :@/

  • Olha, o Jailbreak realmente acaba ajudando em certos pontos onde a Apple deixa a desejar para mim.
    Eu já achei a solução para a maioria dos aspectos negativos que encontrei no meu iPhone4, porem um deles ainda persiste: Enviar musicas por bluetooth;

    Eu até achei dois programas no Cydia, mas ambos não funcionaram (iBluetooth e iBluenova). Acredito que é por causa do iOS 4.1. Alguem sabe uma alternativa a isso?

  • Acho meio óbvio o motivo pelo qual a apple não faz isso!

    Um aplicativo HD (para iPad) chega a custar MUITO mais caro (em %) do que um app para iphone mesmo sendo para retina display…

    O Angry Birds por exemplo que para iPhone tem resolução para retina display:

    iPhone – $0,99

    iPad – $4,99

    Você como vendedor que fica com uma porcentagem da venda deixaria a resolução alterada pelo sistema para o bem do usuário ou faria ele comprar 2 apps?

    😉

    Abs

    • Se a Apple moldasse seus atos preocupada com a comissão que ganharia, certamente não teria barrado vários apps populares na App Store…

  • Bruno

    e qual eh a pegadinha? consome mais bateria? as letras ficam embacadas? deve ter alguma pegadinha pra Apple nao ter implementado isso…

  • Helio

    Olá, não consegui fazer funcionar.
    Ele acusou uma mensagem tipo: retinapad license is missing!
    Alguém tem alguma idéia? Deu certo pra alguém?

    Abraços

    • Você pagou pela licença?

  • Bruno

    iLex, existe a possibilidade de Jailbreak no iPad sem esle estar no iOS 3?

    • Aldrius

      Entre no site http://jailbreak-me.info/index.php
      e coloque as informações do seu device e descubra se ele tem ou não JB!

      Att,

    • Aldrius

      Bem, por isso que eu gosto do JB… o que a apple trava ou não disponibiliza pq não está 100% perfeita o JB faz isso!

      o iphone pra mim não seria a mesma coisa sem o MYWI e outros app’s!

  • Mi

    Alguém indica um tutorial mais simples para fazer o jailbrake no ipad 4.2.1 ??? Tô perdida aqui 🙁